Aqui se ensina, aqui se aprende.



|Nome:___________________________________________ nº_____ |Colégio Nomelini |[pic] |

1º Série do Ensino Médio - A( ) B( )

Data: / /2013 – 4º Bimestre

Lista de exercicios

Professor: CELSO FERN ANDO

1. (Uerj 2014) A partir de 2007, quando se anunciou a descoberta de grandes reservas do chamado “pré-sal”, o governo brasileiro passou a defender novas regras para a exploração de petróleo no país. O pré-sal corresponde à camada de rocha que contém petróleo e que está localizada abaixo de uma espessa camada de sal. A Petrobras estima que no pré-sal brasileiro haja reservas em torno de 70 bilhões a 100 bilhões de barris de petróleo. Em agosto de 2009, o ex-presidente Lula apresentou projetos para mudanças no setor petrolífero, sendo um deles a redistribuição dos royalties. No ano de 2011, por exemplo, os royalties somaram R$ 25,6 bilhões.

Adaptado de bbc.co.uk, dezembro de 2012.

A disputa pela redistribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios brasileiros se acirrou no final de 2012, em função de novas regras para o setor votadas no Congresso Nacional.

Essa disputa decorre diretamente da característica político-econômica do país indicada em:

a) controle da União sobre a regulação do acesso às riquezas hidrominerais

b) dependência de capitais estrangeiros no fornecimento de matérias-primas

c) monopólio da legislação federal sobre os insumos para a indústria de base

d) adequação dos padrões tecnológicos na preservação dos recursos ambientais

2. (Unicamp 2013) A imagem abaixo mostra o Arquipelago de Anavilhanas, no Rio Negro, Estado do Amazonas. Observe a imagem e responda às questões.

[pic]

a) O Rio Negro apresenta águas escurecidas, diferentemente de outros rios da região, que apresentam cores claras. Por que este rio apresenta cores escuras?

b) O que explica a grande quantidade de ilhas no canal do rio? Por que parte dessas ilhas é coberta de floresta?

3. (Ufmg 2013) Analise este mapa topográfico hipotético de trecho do território mineiro, no qual se insere uma bacia hidrográfica:

[pic]

A partir dessa análise e de outros conhecimentos sobre o assunto,

a) APRESENTE uma definição de bacia hidrográfica.

b) DESENHE, no mapa topográfico, uma linha contínua ao longo do divisor de águas da bacia do Rio Juruá.

c) ASSINALE com um X, no mapa topográfico, uma localização adequada para a instalação de um distrito industrial cujos efluentes derivados de seus processos produtivos não comprometam a qualidade da água do rio no trecho que drena a cidade de São Joaquim. JUSTIFIQUE a localização do distrito industrial assinalado.

4. (Fgv 2013) Estes rios fazem parte da paisagem e do dia a dia do homem do Nordeste, servindo como fonte de água, áreas de recreação, cultivo de vegetais e criação de animais. O sertanejo apresenta estratégias de sobrevivência durante os períodos de estiagem, que são resultado direto de suas percepções sobre as variações no fluxo de água desses rios. Estes ambientes fazem parte da cultura do sertanejo sendo citados em sua produção artística por grandes escritores como Euclides da Cunha, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.

(.br/2012/09/03/reducao-de-apps-compromete-rios-e--biomas-brasileiros-entrevista-com-o-biologo-elvio-sergio-medeiros)

O texto faz referência a dois elementos naturais de grande importância na região Nordeste. São eles os rios

a) efêmeros e a paisagem de colinas.

b) cársticos e a paisagem de chapadas.

c) intermitentes e a paisagem de caatingas.

d) de talvegue e a paisagem de cerrados.

e) temporários e a paisagem de terras baixas.

5. (Ufg 2013) A tecnologia dos sonares possibilita o conhecimento do relevo submarino. No Brasil, considerando-se a exploração econômica do petróleo na camada geológica denominada “pré-sal”, o relevo submarino predominante corresponde a áreas de

a) elevações, fraturadas, formando dorsais, com profundidade variando entre 1.800 e 3.000m.

b) elevações longas e contínuas, com escarpamentos ladeados por planícies.

c) continuidade continental, relativamente planas, com profundidades que não ultrapassam 200m.

d) continuidade da margem continental, profundas, com lâmina d'água com mais de 2.000m.

e) depressões alongadas e estreitas, com laterais de altas declividades, presentes em zonas de subducção.

6. (Ufg 2013) Analise os mapas a seguir.

[pic]

Os mapas apresentados destacam as unidades de relevo e as bacias hidrográficas do território brasileiro.

A comparação entre a localização geográfica dessas unidades e a rede hidrográfica revela que a bacia hidrográfica do Paraguai, no Brasil, possui a maior parte de sua área associada ao relevo de

a) planície, com rios navegáveis de lento escoamento e pequeno potencial hidrelétrico, com ocorrência de enchentes frequentes no verão.

b) depressão, com rios intermitentes e perenes, em parte navegáveis, com nível muito baixo na estação seca.

c) planície, com rios perenes, navegáveis em grande parte, com elevado potencial hidrelétrico e desembocadura em região litorânea.

d) planalto, com rios em parte navegáveis, com grandes desníveis de altitude e elevado aproveitamento hidrelétrico.

e) depressão, com rios parcialmente navegáveis e de elevado potencial hidrelétrico, com desembocadura em região litorânea.

7. (Fuvest 2013) Observe os mapas.

[pic]

Os períodos do ano que oferecem as melhores condições para a produção de energia hidrelétrica no Sudeste e energia eólica no Nordeste são aqueles em que predominam, nessas regiões, respectivamente,

a) primavera e verão.

b) verão e outono.

c) outono e inverno.

d) verão e inverno.

e) inverno e primavera.

8. (Ufrn 2013) As correntes marítimas são extensas porções de água que se deslocam pelo oceano, quase sempre nas mesmas direções, movimentadas pela ação dos ventos e pela rotação da Terra, causando forte influência no clima.

Observe o mapa a seguir:

[pic]

Considerando as correntes representadas no mapa e a sua influência nas condições climáticas de determinadas áreas, constata-se que

a) a corrente do Golfo, por ser quente, ameniza os rigores climáticos do inverno na porção ocidental da Europa.

b) a corrente do Golfo, por ser fria, contribui para as baixas temperaturas da região Ártica.

c) a corrente de Humboldt, por ser quente, é responsável pelas elevadas temperaturas do Deserto do Atacama, no Chile.

d) A corrente de Humboldt, por ser fria, é responsável pela ocorrência do fenômeno climático conhecido como friagem, na região amazônica.

9. (Ufpr 2013) O recurso água e seu uso estão entre os grandes problemas socioambientais que a sociedade tem como desafio nas próximas décadas. Reservas desse recurso estão localizadas no que se denominam aquíferos, como é o caso do aquífero Guarani. Conceitue o termo aquífero, caracterizando especificamente o aquífero citado, sua distribuição geográfica e os desafios políticos que seu uso impõe.

10. (Ufrgs 2013) O Brasil é um país com grande disponibilidade de recursos hídricos, mas enfrenta o problema de escassez de água potável em alguns lugares.

A esse respeito, considere as seguintes afirmações.

I. As Regiões Sul e Sudeste concentram o maior potencial hídrico e o maior contingente populacional do país.

II. A Região Nordeste possui o menor potencial hídrico do país e o segundo maior contingente populacional entre as demais regiões do Brasil.

III. A impermeabilização do solo urbano e a manutenção dos índices de crescimento populacional, nas grandes cidades brasileiras, garantem a disponibilidade de água potável.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

11. (Fuvest 2013) Observe a imagem e leia o texto.

[pic]

Por muitos anos, as várzeas paulistanas foram uma espécie de quintal geral dos bairros encarapitados nas colinas. Serviram de pastos para os animais das antigas carroças que povoaram as ruas da cidade. Serviram de terreno baldio para o esporte dos humildes, tendo assistido a uma proliferação incrível de campos de futebol. Durante as cheias, tais campos improvisados ficam com o nível das águas até o meio das traves de gol.

Aziz Ab’Saber, 1956.

Considere a imagem e a citação do geógrafo Aziz Ab’Saber na análise das afirmações abaixo:

I. O processo de verticalização e a impermeabilização dos solos nas proximidades das vias marginais ao rio Tietê aumentam a sua susceptibilidade a enchentes.

II. A retificação de um trecho urbano do rio Tietê e a construção de marginais sobre a várzea do rio potencializaram o problema das enchentes na região.

III. A extinção da Mata Atlântica na região da nascente do rio Tietê, no passado, contribui, até hoje, para agravar o problema com enchentes nas vias marginais.

IV. A várzea do rio Tietê é um ambiente susceptível à inundação, pois constitui espaço de ocupação natural do rio durante períodos de cheias.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

12. (Uel 2013) Analise o mapa, a foto e leia os textos a seguir.

[pic]

a) O Brasil apresenta um cenário hídrico privilegiado. Dispõe de um dos maiores complexos hidrográficos superficiais, com aproximadamente 8% de toda água doce que está na superfície do planeta, e subterrâneos, como os aquíferos Guarani e Alter do Chão, conforme o mapa ao acima. Possui a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos; apesar da abundância desse recurso natural no cenário hídrico brasileiro, os órgãos governamentais e não governamentais têm intensificado sua preocupação com relação à sua qualidade e quantidade. Aponte três motivos dessa preocupação e enumere três ações que poderiam ser implantadas para assegurar a qualidade e a quantidade da água destinada ao abastecimento da sociedade e dos ecossistemas naturais.

b) A foto e a manchete do jornal, a seguir, apresentam a ocorrência de enchentes nos últimos anos em Londrina. Cite três alterações ambientais causadas pelo processo de urbanização sobre o solo de uma bacia hidrográfica.

[pic]

Após estiagem de 20 horas, volta a chover em Londrina

Até às 15 horas de quarta, já choveu 264,6 milímetros na cidade.

O número é mais de três vezes maior que a média prevista para todo o mês de junho, de 87 milímetros.

(Jornal de Londrina, 21 jun. 2012, ano 23, n.7172.)

13. (Ufrgs 2013) Considere as seguintes afirmações sobre rios e bacias hidrográficas brasileiras.

I. O rio Amazonas é considerado um rio de planície, navegável e com baixo potencial hidroelétrico.

II. Os rios Negro, Trombetas e Jari estão entre os maiores e mais importantes afluentes do Amazonas, pela margem direita, e dispõem de grande potencial para gerar energia hidroelétrica.

III. Os principais afluentes da Bacia Tocantins-Araguaia têm potencial hidroelétrico, formando a maior bacia localizada totalmente em território brasileiro.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

14. (Ufpe 2013) Observe a figura a seguir, referente a alguns aspectos da Hidrografia de Pernambuco.

[pic]

Sobre o Sistema de Contenção de Enchentes dos Rios Una e Sirinhaém, analise as afirmações a seguir.

( ) A construção desse Sistema envolve riscos, ao considerarem-se os patrimônios arqueológicos e naturais paisagísticos. Há expectativa de que exista uma convergência de riscos para as áreas de inundação, sobretudo a destruição de sítios arqueológicos, porém os riscos são de caráter reversível.

( ) A Barragem de Igarapeba será implantada na Bacia Hidrográfica do rio Sirinhaém, no rio Pirangi, e será construída na Microrregião Geográfica de Garanhuns, de acordo com a Divisão Política e Administrativa do IBGE.

( ) Na região da Barragem de Serro Azul há predominância de atividades agropecuárias, com destaque para a monocultura da cana-de-açúcar e seus derivados, a presença da agricultura familiar e as atividades pecuaristas.

( ) No conjunto de impactos sociais da construção do Sistema de Contenção de Enchentes dos Rios Una e Sirinhaém, a diminuição do tamanho de grandes propriedades fundiárias e a redução do deslocamento de população em áreas de assentamentos agrários figuram como possíveis impactos na estrutura fundiária local.

( ) As cidades de Palmares, Belém de Maria, Catende, Água Preta e Barreiros foram as mais afetadas com as fortes chuvas que ocorreram no ano de 2010. As enchentes foram causadas por chuvas fora dos padrões da estação, decorrentes de Onda de Leste.

15. (Uel 2013) As inovações tecnológicas possibilitam a modificação do espaço geográfico, como é o caso do projeto de transposição do Rio São Francisco.

Sobre essa transposição, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Objetiva solucionar problemas ambientais do semiárido nordestino.

( ) Objetiva aumentar a navegabilidade do Rio São Francisco, com a construção de novas hidrovias.

( ) É necessária porque o semiárido nordestino é desprovido de lençóis subterrâneos.

( ) Pretende sanar a deficiência hídrica de regiões do semiárido, transferindo água para o abastecimento de açudes e rios menores.

( ) Retoma as primeiras preocupações com a seca do semiárido nordestino, que remontam ao período de Dom Pedro II.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.

b) V, F, F, V, V.

c) F, V, V, F, F.

d) F, V, F, V, V.

e) F, F, V, V, F.

16. (Ufg 2013) Leia o texto a seguir.

[...]

Pensei que seguindo o rio

eu jamais me perderia:

ele é o caminho mais certo,

de todos o melhor guia.

Mas como segui-lo agora

que interrompeu a descida?

Vejo que o Capibaribe,

como os rios lá de cima,

é tão pobre que nem sempre

pode cumprir sua sina

e no verão também corta,

com pernas que não caminham.

[…]

MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Recife: Fundaj,

Editora Massangana, 2009. p. 14. (Adaptado).

No trecho do poema, o retirante faz alusão a uma característica comum a vários cursos d'água que drenam o sertão nordestino, que os diferencia em relação ao padrão mais comum no território brasileiro. Essa característica compreende a

a) velocidade do fluxo das águas nas terras altas.

b) perenidade do fluxo das águas durante todo o ano.

c) intermitência do fluxo das águas na estiagem.

d) exogenia do fluxo das águas em direção ao mar.

e) endogenia do fluxo das águas em direção ao interior.

17. (Uel 2013) Leia o texto a seguir.

Água também é mar

E aqui na praia também é margem.

Já que não é urgente, aguente e sente, aguarde o temporal

Chuva também é água do mar lavada no céu imagem

(ANTUNES, A.; MONTE, M.; BROWN, C. Água também é mar. Memórias, crônicas e declarações de amor. EMI, 2000.)

Esse trecho faz menção ao ciclo hidrológico, sendo a chuva apresentada como “água do mar lavada”. Com a tecnologia dos tempos atuais, a água do mar pode ser tratada em grande escala a ponto de tornar-se potável.

Com relação à possibilidade de dessalinização, assinale a alternativa correta.

a) A principal consequência do processo de dessalinização de águas é a salinização de solos produtivos.

b) A salinidade é menos elevada em águas mais quentes, fator que favorece a dessalinização no Oriente Médio.

c) Devido à grande disponibilidade hídrica em todo o território, é desnecessário ao Brasil recorrer ao processo de dessalinização.

d) O processo de dessalinização tem por objetivo principal a retirada de vírus e bactérias das águas por meio de técnicas específicas.

e) O processo de dessalinização pode ser realizado em águas do mar e também em águas continentais salobras.

18. (Ufrn 2013) O Rio Grande do Norte possui, aproximadamente, 80% do seu território com predomínio do clima Semiárido, sendo essa área susceptível à ocorrência de estiagens cíclicas, que tem um impacto sobre sua rede hidrográfica. Considerando esses aspectos, foi implementada uma política que visa assegurar o abastecimento de água para a população por meio da construção de adutoras.

O mapa a seguir apresenta informações sobre a distribuição das adutoras no Rio Grande do Norte.

[pic]

A bacia hidrográfica que abastece o maior número de adutoras do Sertão do Rio Grande de Norte é a

a) Bacia do Apodi-Mossoró.

b) Bacia do Curimataú.

c) Bacia do Trairi.

d) Bacia do Piranhas-Açu.

19. (Fuvest 2013) Observe o mapa.

[pic]

Considere as afirmações sobre o Sistema Aquífero Guarani.

I. Trata-se de um corpo hídrico subterrâneo e transfronteiriço que abrange parte da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

II. Representa o mais importante aquífero da porção meridional do continente sul-americano e está associado às rochas cristalinas do Pré-Cambriano.

III. A grande incidência de poços que se observa na região A é explicada por sua menor profundidade e intensa atividade econômica nessa região.

IV. A baixa incidência de poços na região indicada pela letra B deve-se à existência, aí, de uma área de cerrado com predomínio de planaltos.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

20. (Fgv 2013) Considere o texto.

A extensão da bacia hidrográfica favoreceu penetrações muito grandes e é provável que a colonização portuguesa que rompeu a linha de Tordesilhas pôde penetrar pelo rio principal impedindo a penetração dos colonizadores espanhóis que vinham pelo norte, sudoeste etc. Paradoxalmente, a drenagem foi fundamental como alongado eixo de penetração dos portugueses e isto resultou em grandes conflitos com os habitantes indígenas regionais, o que representou uma história bastante trágica.

(iea.usp.br/iea/boletim/entrevistaazizabsaber.pdf)

O texto refere-se à bacia

a) Amazônica.

b) do Paraguai.

c) do Uruguai.

d) do Paraná.

e) do Tocantins-Araguaia.

21. (Fuvest 2013) No mapa estão assinaladas importantes áreas de conflito envolvendo países da América do Sul.

[pic]

Com base no mapa e em seus conhecimentos,

a) identifique e explique o principal tipo de conflito existente nas duas regiões assinaladas com a letra A;

b) identifique e explique o principal tipo de conflito existente nas duas regiões assinaladas com a letra B.

22. (Ufsm 2013) Campanha popular “Viva o Rio Madeira Vivo”.

[pic]

Constitui(em) argumento(s) contrário(s) à construção das usinas hidrelétricas e da hidrovia do Rio Madeira:

I. As hidrelétricas colocariam em risco um dos redutos de grande biodiversidade do planeta: o Corredor Ecológico do Vale do Guaporé.

lI. As usinas hidrelétricas do Rio Madeira, Santo Antônio e Jirau não seriam apenas grandes projetos de engenharia e arquitetura moderna; constituem parte de um grande projeto para o desenvolvimento sustentável da região, para a integração nacional e melhoria de vida da população.

III. Com a ideia de que, além da hidrovia, outros projetos de infraestrutura e de transporte foram planejados, como a pavimentação da rodovia Cuiabá-Santarém, a consequência seria a expansão da fronteira agrícola sobre a Floresta Amazônica.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas I e III.

d) apenas II e III.

e) I, II e III.

23. (Ufrgs 2013) Considere as afirmações abaixo a respeito da extração e da produção de derivados de petróleo no Brasil.

I. As refinarias de petróleo, no Brasil, estão localizadas próximas às regiões de maior concentração industrial, a fim de atender às necessidades de matéria-prima nesse setor.

II. A atividade petrolífera, no Brasil, é monopólio da Petrobras, empresa que controla refinarias e distribuição de combustíveis e derivados.

III. O Brasil atingiu, em 2009, a autossuficiência e, assim, o país deixou de importar petróleo, já que todas as refinarias estão adaptadas para o refino da produção.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

24. (Upe 2013) Leia a manchete a seguir:

Brasil precisa de investimento em energia limpa.

16/02/2011 - Jornal Folha de São Paulo.

Sobre o assunto tratado, é CORRETO afirmar que a(o)

a) biomassa, também chamada de energia renovável, é um tipo de energia limpa, desenvolvida por meio de plantações energéticas, porém, mesmo quando é produzida de maneira sustentável, emite grande quantidade de carbono na atmosfera.

b) energia limpa é aquela que não emite grande quantidade de poluentes para a atmosfera e é produzida com o uso de recursos renováveis, a exemplo de biocombustíveis como a cana-de-açúcar e as plantas oleaginosas que são fontes de energia originadas de produtos vegetais.

c) Bacia de Campos, no Brasil, possui as maiores reservas de xisto betuminoso que é considerado uma fonte de energia limpa renovável, não se esgota e pode ser aproveitado indefinidamente sem causar grandes danos ecológicos.

d) lenha, energia eólica e energia solar, apesar de se constituírem em fontes de energia não renováveis, são consideradas energias limpas e se destacam por suprirem a maior parte das necessidades brasileiras de eletricidade e por apresentarem uma série de vantagens ambientais.

e) maior potencial de energia limpa no Brasil está instalado na Bacia do Rio Paraná, onde se localizam grandes reservas de gás natural, um biocombustível avançado de transformação geológica, pois dele é possível se obterem hidrocarbonetos.

25. (Unesp 2013) Em 2004, o Governo Federal lançou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), que tem por objetivo promover a diversificação da matriz energética brasileira, buscando alternativas às usinas hidrelétricas com grandes reservatórios e às termonucleares, para aumentar a segurança no abastecimento de energia elétrica, além de permitir a valorização das características e potencialidades regionais e locais.

(.br. Adaptado.)

Indique duas fontes alternativas de energia elétrica que podem ser encontradas no território brasileiro e mencione dois benefícios oferecidos pelo uso delas.

26. (Pucrj 2013)

[pic]

Além da poluição dos mares, por exemplo, a exploração do petróleo proporciona royalties, que são:

a) impostos pagos pelos governos de todos os níveis aos cidadãos, como forma de compensar a destruição ambiental dos oceanos e mares.

b) taxas pagas pelas empresas exploradoras dos recursos dos mares aos municípios, como forma de redução da poluição ambiental.

c) compensações financeiras pagas aos governos pelas empresas exploradoras de recursos diversos em territórios variados.

d) recursos tecnológicos repassados pelas empresas aos governos para que eles despoluam a natureza dos espaços explorados.

e) tarifas compensatórias pagas pelo Governo federal às empresas que exploram petróleo na plataforma continental.

27. (Unicamp 2013) O Congresso Nacional brasileiro aprovou o Projeto de Lei n.º 2565/2011, que altera a distribuição dos royalties da exploração e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluídos entre a União, Estados, Distrito Federal e municípios. Este novo marco regulatório, que trata do regime de partilha das riquezas geradas pela exploração dos recursos naturais no país, vem gerando polêmica. O que se debate é se tais riquezas devem permanecer apenas nos Estados e municípios em que se localizam os combustíveis fósseis ou se elas serão distribuídas também para as outras unidades da Federação que não são detentoras desses recursos.

a) Cite os dois Estados brasileiros mais prejudicados pela aprovação do novo marco regulatório.

b) Apresente os principais argumentos favoráveis à manutenção da legislação atual e os que defendem a distribuição das riquezas produzidas pela exploração dos recursos para todas as unidades da Federação.

28. (Espm 2013) O mapa abaixo está associado aos (às):

[pic]

a) Principais polos industriais brasileiros.

b) Principais bacias produtoras de petróleo e gás.

c) Áreas de extração de minério de ferro.

d) Escudos cristalinos ricos em petróleo e gás.

e) Principais bacias hidrográficas e as respectivas áreas de abastecimento hídrico.

29. (Uerj 2013) Cresce geração de energia eólica no Brasil

A capacidade de geração de energia eólica no Brasil aumentou 77,7% em 2009, em relação ao ano anterior. Os dados divulgados pelo Conselho Global de Energia Eólica mostram que o Brasil cresceu mais do que o dobro da média mundial nesse período: 31%.

O crescimento brasileiro foi maior, por exemplo, que o dos Estados Unidos (39%), o da Índia (13%) e o da Europa (16%), mas menor que o da China, cuja capacidade de geração ampliou-se em 107%.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica, a capacidade instalada desse tipo de energia no Brasil deve crescer ainda mais. Um leilão realizado em 2009 comercializou 1.805 MW que devem ser entregues até 2012.

Adaptado de , 04/02/2010.

[pic]

Nomeie a macrorregião brasileira com maior potencial eólico. Apresente, também, duas vantagens ambientais das usinas eólicas.

30. (Fgv 2013) De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo

a) a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.

b) a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.

c) a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.

d) o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.

e) o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a redistribuição dos royalties no Brasil está associada à ação da União que busca nova regulação sobre as riquezas do subsolo. Estão incorretas as alternativas: [B], [C] e [D], porque a redistribuição dos royalties não está associada aos investimentos estrangeiros; ao monopólio da legislação federal ou à questão ambiental.

Resposta da questão 2:

a) O rio Negro apresenta uma tonalidade mais escura em relação ao rio Solimões (Amazonas), pois carrega grande quantidade de matéria orgânica. O rio drena uma região de baixa altitude e estrutura geológica cristalina muito desgastada pela erosão, portanto a quantidade de partículas minerais (areia e argila) transportadas pelo rio é bem menor do que a do rio Solimões.

b) Trata-se de uma região que se insere na Planície do Rio Amazonas, apresenta baixa altitude e onde prevalece o processo de sedimentação que dá origem a numerosas ilhas, como o Arquipelago das Anavilhanas. As ilhas são ocupadas principalmente pelas Matas de Igapó e de Várzea, tipos de floresta amazônica com alta biodiversidade que estão adaptados, respectivamente, à inundação permanente e a inundação periódica.

Resposta da questão 3:

a) A bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um conjunto organizado e hierarquizado de rios.

b) Eis o desenho:

[pic]

c) Eis a sugestão de localização do distrito industrial:

[pic]

A localização do distrito industrial deveria ser a jusante da zona urbana do município de São Joaquim; assim, os efluentes industriais não comprometeriam a qualidade da água consumida na cidade. Na hipótese de um acidente que resulte em contaminação, a zona urbana estaria protegida. Todavia, é fundamental que os efluentes industriais tenham tratamento antes de serem lançados no rio de modo a não poluir e impactar o ecossistema aquático.

Resposta da questão 4:

[C]

No Sertão do Nordeste, o “domínio morfoclimático da Caatinga”, prevalecem o clima semiárido, os rios intermitentes (temporários), a vegetação de Caatinga (plantas xerófilas), os solos pouco desenvolvidos e o relevo dominado por depressões intercaladas por chapadas, planaltos cristalinos e inselbergs (morros isolados).

Resposta da questão 5:

[D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], as jazidas petrolíferas do Pré-Sal estão situadas na Bacia de Campos, área de extensão da plataforma continental com águas profundas. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o relevo submarino do litoral brasileiro não se encontra próximo à dorsal; [B], porque não ocorrem escarpamentos ou elevações na plataforma continental; [C], porque a profundidade é maior que 200 metros; [E], porque a subducção é o processo de bordas convergentes de placas tectônicas, e o Brasil situa-se no meio da placa sul-americana.

Resposta da questão 6:

[A]

A bacia hidrográfica do rio Paraguai (parte dos territórios dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) localiza-se em sua maior parte na Planície e Pantanal Mato-Grossense. Em rios de planície, o fluxo de água é mais lento, são favoráveis ao uso hidroviário, porém apresentam pouco potencial hidrelétrico.

Resposta da questão 7:

[D]

No Sudeste, predominam climas tropicais (litorâneo, típico e de altitude) e as chuvas estão concentradas no verão, portanto é o período em que os reservatórios das hidrelétricas estão mais abastecidos de água, propiciando maior geração de energia. No Nordeste, o inverno é o período mais favorável à geração de energia eólica devido à maior velocidade dos ventos principalmente no litoral e no Sertão semiárido.

Resposta da questão 8:

[A]

A corrente do Golfo origina a Zona Intertropical e se direciona para o litoral europeu. Como se trata de uma corrente quente, ameniza o rigor do inverno na região costeira atlântica da Europa, reduzindo a amplitude térmica.

Resposta da questão 9:

Aquíferos são formações geológicas com depósitos de água subterrânea, delimitando a zona porosa do estrato rochoso. O aquífero Guarani caracteriza-se pela presença de arenitos originários de sedimentação do período Triássico entremeados por extrusões de basalto de baixa permeabilidade que, embora dificulte a reposição do reservatório, o isola evitando sua evaporação.

O aquífero Guarani abrange uma extensa área, o que o caracteriza como o maior reservatório do planeta, estendendo-se por regiões da Argentina, Uruguai, Paraguai e uma grande porção do centro-sul brasileiro, caracterizando o desafio político para sua exploração e manejo, haja vista seu reservatório abranger áreas de diversos países.

Resposta da questão 10:

[B]

[I] INCORRETA – As duas regiões mais populosas do país são o Sudeste e o Nordeste e, o maior potencial hídrico está associado à bacia Amazônica e, portanto, à região norte.

[II] CORRETA – A região nordeste, em razão da presença do clima semiárido e grande quantidade de rios intermitentes, apresenta o menor potencial hídrico, embora seja a segunda região mais populosa do país.

[III] INCORRETA – A impermeabilização do solo urbano impede ou dificulta a infiltração e, portanto, diminui a disponibilidade de água potável.

Resposta da questão 11:

[B]

As planícies fluviais (as populares “várzeas”) são superfícies planas caracterizadas pelo processo de sedimentação. Ou seja, todos os anos, no período chuvoso, os rios ficam cheios, transbordam e causam inundações naturais que permitem a deposição de partículas minerais e matéria orgânica. Portanto, o uso indicado para as planícies fluviais é a conservação do ecossistema natural (matas ciliares) e a implantação de áreas verdes com finalidade ecológica e de lazer. Porém, não foi o que se verificou na Grande São Paulo, onde a urbanização e a construção de avenidas avançaram sobre as várzeas. A impermeabilização do solo na região metropolitana de São Paulo é o principal fator que ocasiona as grandes enchentes. A água não consegue infiltrar, escoa superficialmente de forma rápida e em grande volume, assim, os rios como o Tietê não conseguem dar vazão e transbordam. O procedimento de retificação dos rios e construção de avenidas no fundo de vales também concorre para os episódios mais severos de enchentes. A afirmação III está incorreta, uma vez que a Mata Atlântica na área de nascente do rio Tietê está preservada.

Resposta da questão 12:

a) Entre os motivos de preocupação quanto à qualidade e quantidade da água no Brasil, estão: poluição da água pelo despejo de esgotos domésticos não tratados, a contaminação pelo uso de agrotóxicos no meio rural e o desmatamento das matas ciliares localizadas no entorno dos rios e reservatórios de mananciais. As medidas necessárias para resolver os problemas seriam, respectivamente:

– o tratamento do esgoto doméstico antes de ser lançado em rios, lagos, reservatórios e no mar;

– maior fiscalização para coibir o uso de agrotóxicos no meio rural para preservar a qualidade da água superficial e dos aquíferos, assim como estimular a agricultura orgânica;

– proibir a ocupação irregular das margens de córregos e das áreas de proteção de mananciais nas áreas urbanas, assim como implantar programas de recomposição das matas ciliares.

b) A urbanização desordenada ocasiona alterações no ciclo da água, como:

– impermeabilização urbana diminui a infiltração da água no solo, aumenta o escoamento superficial e estimula a ocorrência de enchentes;

– a disposição inadequada do lixo também reduz a infiltração de água no solo e agrava as enchentes;

– o aumento do escoamento superficial pode elevar a erosão e conduzir ao assoreamento do leito dos rios.

Resposta da questão 13:

[C]

[I] CORRETA – O Rio Amazonas é um rio de planície e embora apresente baixo potencial hidroelétrico, sua bacia caracteriza o maior potencial brasileiro, ainda que não instalado.

[II] INCORRETA – Os rios Negro, Trombetas e Jari estão situados na margem esquerda do Rio Amazonas.

[III] CORRETA – A maior bacia hidrográfica situada totalmente em território nacional é a do Rio Tocantins-Araguaia, cuja característica é o alto potencial hidroenergético.

Resposta da questão 14:

F – F – V – V – V.

FALSA. Os riscos para o patrimônio arqueológico e natural não são reversíveis.

FALSA. A barragem de Igarapeba será implantada na Bacia do rio Pirangi.

VERDADEIRA. A barragem de Serro Azul, cuja construção abrangerá o município de Palmares, abrange uma área de produção agropecuária, com destaque para a monocultura canavieira.

VERDADEIRA. Com a construção das barragens, ocorrerá a realocação da população das áreas atingidas e do tamanho das propriedades latifundiárias.

VERDADEIRA. As “Ondas de Leste” são um fenômeno meteorológico formado nas regiões de ventos alísios, deslocando do oceano para o continente, chuvas fortes e volumosas na região costeira do nordeste.

Resposta da questão 15:

[B]

( V ) O projeto de transposição do São Francisco é uma alternativa para reduzir os desastrosos efeitos da seca no nordeste.

( F ) A transposição do rio São Francisco tem como objetivo a redistribuição da água por áreas secas.

( F ) A região nordeste possui rede de aquíferos.

( V ) O desvio de parte da água do São Francisco tem como objetivo alimentar dois canais artificiais, distribuindo a água nas regiões de deficit hídrico.

( V ) Em 1877, um período de forte estiagem que causou perdas humanas irreparáveis, levou o Império a desenvolver medidas que pudessem atenuar futuras secas.

Resposta da questão 16:

[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], a menção do texto ao rio Capibaribe interrompendo sua descida, refere-se à intermitência do rio, cuja estiagem é predominante no inverno em razão do clima semiárido nordestino.

Resposta da questão 17:

[E]

Como mencionado corretamente na alternativa [E], a dessalinização, processo de retirada de sais e outros minerais da água, pode ser realizada tanto em águas continentais quanto em oceânicas. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a dessalinização das águas não resulta em salinização dos solos; [B], porque a salinidade é mais elevada em áreas cuja temperatura é maior; [C], porque o Brasil adota o processo de dessalinização para a produção de sal marinho e em áreas do semiárido nordestino elevando a potabilidade da água; [D], porque a dessalinização tem como objetivo a retirada de sais e outros minerais.

Resposta da questão 18:

[D]

No Rio Grande do Norte, a bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu abastece o maior número de adutoras.

Observação: apenas pela análise do mapa, não é possível identificar a alternativa correta, sendo necessário o conhecimento da localização da bacia do rio Piranhas-Açu.

Resposta da questão 19:

[B]

As afirmações incorretas são:

II. Os aquíferos com grande volume de água estão localizados em Bacias Sedimentares, visto que a porosidade de rochas, como o arenito, permite o armazenamento de água.

IV. O relevo de planalto (Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná) e a vegetação de Cerrado não são fatores que dificultam a implantação de poços. A menor incidência pode estar relacionada a outros fatores, como: a menor demanda por água em Mato Grosso do Sul, a qualidade da água e as condições geológicas.

Resposta da questão 20:

[A]

A bacia hidrográfica amazônica é a maior do mundo e sua maior parte localiza-se no território do Brasil, uma vez que os colonizadores portugueses penetraram pelo rio principal, com seus principais afluentes estabelecendo missões religiosas e fortes que asseguraram um domínio territorial sobre áreas extensas. Porém, a colonização, mesmo que pontual, inicialmente causou vários conflitos com os povos indígenas locais.

Resposta da questão 21:

a) Os conflitos representados nas áreas de fronteiras Brasil-Paraguai e Peru-Bolívia-Brasil estão associados à questão agrária envolvendo produtores brasileiros e nativos.

b) Os conflitos representados na Bolívia e na fronteira Brasil-Paraguai referem-se à questão energética envolvendo respectivamente a nacionalização de hidrocarbonetos e a revisão do tratado de energia de Itaipu.

Resposta da questão 22:

[C]

O item [II] está incorreto, uma vez que as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, implantadas no rio Madeira, estado de Rondônia, são de grande porte e provocaram diversos impactos ambientais e sociais. Assim, não podem ser consideradas como exemplos de desenvolvimento sustentável. As novas hidrelétricas construídas na Amazônia a partir da década de 2000 integram o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal e objetivam dar conta do aumento da demanda por energia elétrica na região Norte e também no Centro-Sul do país.

Resposta da questão 23:

[A]

[I] CORRETA – O fator locacional das refinarias é o mercado consumidor e, portanto, situam-se próximas aos centros de produção industrial.

[II] INCORRETA – Ocorreu quebra do monopólio da Petrobras na década de 1990, com o governo FHC e, dessa forma, outras empresas petrolíferas participam das licitações para exploração do combustível no país.

[III] INCORRETA – Embora tenha declarado a autossuficiência, o Brasil produz o óleo pesado, importando o óleo leve e alguns derivados de petróleo.

Resposta da questão 24:

[B]

A “energia limpa” refere-se às fontes de energia renováveis e com menor impacto ambiental; são exemplos: energia eólica, energia solar, energia das marés e hidrelétricas. Outro exemplo importante são os biocombustíveis, como o etanol de cana-de-açúcar e o biodiesel (combustível baseado em óleos vegetais como soja, mamona, babaçu, dendê etc.).

Resposta da questão 25:

Entre as fontes alternativas com maior crescimento a partir da década de 2000 no Brasil, encontra-se a energia eólica cuja potencialidade é maior nas regiões com maior velocidade e frequência dos ventos como o litoral do Nordeste (RN e CE) e do Rio Grande do Sul. Com crescimento mais modesto, destaca-se a energia solar com grande potencialidade no Nordeste e Centro-Oeste devido a maior insolação. Minas Gerais e Ceará destacam-se em energia solar. As vantagens é que são fontes renováveis e com menor impacto no meio ambiente. No setor de combustíveis, o biodiesel também apresenta expressivo crescimento.

Resposta da questão 26:

[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], royalties são compensações financeiras pagas pelas empresas produtoras ao governo pelo direito de exploração de determinado recurso. Estão incorretas as alternativas: [A], porque os royalties não são pagos pelos governos, mas aos governos; [B], os royalties são pagos por empresas que exploram recursos, não só dos mares, e este é direcionado ao governo federal e em razão da distribuição estabelecida por lei, aos municípios; [D], porque são recursos financeiros, e não tecnológicos; [E], porque royalties não são pagos pelos governos, mas para os governos.

Resposta da questão 27:

a) A alteração na distribuição dos royalties da exploração de petróleo prejudica os estados do Rio de Janeiro, maior produtor nacional, e do Espírito Santo.

b) Os argumentos favoráveis à manutenção da atual legislação são:

– o respeito aos contratos firmados anteriormente;

– a maior responsabilidade dos estados produtores em relação aos eventuais impactos socioambientais da exploração e transporte de petróleo;

– a dependência dos estados produtores em relação aos recursos dos royalties para atividades econômicas e sociais.

Os argumentos em defesa da alteração na legislação são:

– maior justiça com relação à repartição estadual e regional dos benefícios da exploração de petróleo no país;

– aumento da receita de estados de regiões menos desenvolvidas do país como o Norte e Nordeste.

Resposta da questão 28:

[B]

As áreas destacadas com quadrados no mapa correspondem à exploração de petróleo e de gás natural em Bacias Sedimentares (Amazônica e em zonas recobertas pelo mar, como as bacias de Campos, Santos, Espírito Santo, entre outras).

Resposta da questão 29:

Macrorregião: Nordeste

Duas das vantagens:

• não poluem

• são renováveis

• não demandam grandes áreas para instalação

A região nordeste, em razão de suas condições naturais, apresenta o maior potencial eólico.

A energia eólica apresenta inúmeras vantagens: são renováveis; não emitem gases poluentes e, portanto, contribuem para a redução dos gases estufa; não geram resíduos; permitem que seus parques sejam compatíveis com outras atividades econômicas como a agropecuária; direcionam investimentos para áreas desfavorecidas ou marginais; reduzem a dependência de combustíveis fósseis; aumentam as cotas do Mercado de Carbono; possuem elevada rentabilidade do investimento; apresentam menor custo de produção se comparada às fontes tradicionais.

Resposta da questão 30:

[B]

A decisão do governo brasileiro de implantar usinas hidrelétricas na Amazônia como Jirau e Santo Antônio (rio Madeira) e Belo Monte (rio Xingu) causou controvérsia devido aos impactos socioambientais, como alterações no modo de vida dos povos indígenas e remoção de trechos de floresta amazônica.

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 16/10/2013 às 09:12

Nome do arquivo: lista de exercicios - 1col 4bi 2013

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo

1 125290 Elevada Geografia Uerj/2014 Múltipla escolha

2 123362 Média Geografia Unicamp/2013 Analítica

3 123829 Média Geografia Ufmg/2013 Analítica

4 126209 Média Geografia Fgv/2013 Múltipla escolha

5 125380 Elevada Geografia Ufg/2013 Múltipla escolha

6 124157 Média Geografia Ufg/2013 Múltipla escolha

7 122109 Média Geografia Fuvest/2013 Múltipla escolha

8 122506 Média Geografia Ufrn/2013 Múltipla escolha

9 122767 Elevada Geografia Ufpr/2013 Analítica

10 125668 Baixa Geografia Ufrgs/2013 Múltipla escolha

11 122105 Elevada Geografia Fuvest/2013 Múltipla escolha

12 122901 Média Geografia Uel/2013 Analítica

13 125669 Média Geografia Ufrgs/2013 Múltipla escolha

14 124636 Elevada Geografia Ufpe/2013 Verdadeiro/Falso

15 121880 Média Geografia Uel/2013 Múltipla escolha

16 125379 Média Geografia Ufg/2013 Múltipla escolha

17 121883 Média Geografia Uel/2013 Múltipla escolha

18 122512 Média Geografia Ufrn/2013 Múltipla escolha

19 122101 Média Geografia Fuvest/2013 Múltipla escolha

20 126210 Média Geografia Fgv/2013 Múltipla escolha

21 123447 Elevada Geografia Fuvest/2013 Analítica

22 124437 Média Geografia Ufsm/2013 Múltipla escolha

23 125671 Média Geografia Ufrgs/2013 Múltipla escolha

24 122301 Média Geografia Upe/2013 Múltipla escolha

25 125161 Média Geografia Unesp/2013 Analítica

26 121650 Média Geografia Pucrj/2013 Múltipla escolha

27 123369 Média Geografia Unicamp/2013 Analítica

28 125916 Média Geografia Espm/2013 Múltipla escolha

29 122443 Baixa Geografia Uerj/2013 Analítica

30 126206 Média Geografia Fgv/2013 Múltipla escolha

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download