ACAPO-Atual - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
ACAPO-ACTUAL
BOLETIM INFORMATIVO MENSAL DA ACAPO
N.º 100 – JANEIRO DE 2018
Edição disponível em formato eletrónico no sítio Web acapo.pt, e em Braille e carateres ampliados nas Delegações da ACAPO
Coordenação Editorial: Marta Pinheiro – Direção Nacional
Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas, sugestões ou simples mensagens!
Siga-nos no facebook!
ACAPO-Actual
ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
Av. D. Carlos I, 126-9.º
1200-651 Lisboa
Telf.: 213 244 500; Fax: 213 244 501
E-mail: actual@acapo.pt
Sítio Web: acapo.pt
Índice
1. O que fizemos 3
1.1 Conferência debate implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 3
1.2 ACAPO participa em projeto sobre turismo acessível em Cabo Verde 4
1.3 Comemorações oficiais do Dia Mundial do Braille 4
1.4 Delegação de Coimbra celebra o Braille 5
1.5 Delegação do Porto assinala Dia Mundial do Braille 5
1.6 Braga sensibiliza alunos de escola profissional 5
1.7 Alunos dos Açores mais conscientes da deficiência visual 5
1.8 Delegação de Vila Real realizou uma atividade de estimulação cognitiva 6
1.9 Associados de Vila Real visitam Mercado Municipal 6
2. O que vamos fazer 6
2.1 Pague as suas quotas através do Multibanco 6
2.2 Revista Louis Braille edita n.º24 6
2.3 Festejos de Carnaval na ACAPO 7
2.4 Aprenda a fazer um bolo em 5 minutos! 7
2.5 Quer aprender a jogar xadrez? 7
2.6 Poetas declamam “para uma pessoa especial” 7
2.7 Usufrua de uma tarde terapêutica na Delegação do Porto 8
2.8 Delegação de Vila Real altera dinâmica das atividades ocupacionais 8
3. Volta a Portugal 8
3.1 Cultura acessível nos teatros portugueses 8
3.2 Locus Acesso torna museus mais acessíveis 8
3.3 Prémio "António Dornelas" 8
4. Volta ao Mundo 9
4.1 Pessoas cegas proibidas de escalar o Evereste 9
4.2 União Europeia ratifica Tratado de Marraquexe 9
4.3 Fórum Europeu da Deficiência lança Bolsa de Estudos 10
5. As nossas formações 10
6. Os nossos parceiros 12
6.1 UEST…tudo de novo! 12
6.2 Instituto de Implantologia 12
7. O que disseram sobre nós 12
8. Diretório ACAPO - Os nossos contactos 14
Direção Nacional 14
Açores 14
Algarve 14
Aveiro 14
Braga 15
Castelo Branco 15
Coimbra 15
Guarda 15
Leiria 15
Lisboa 15
Porto 15
Viana do Castelo 15
Viseu 16
Vila Real 16
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Coimbra 16
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Lisboa 16
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Porto 16
Centro de Produção Documental 16
1. O que fizemos
1.1 Conferência debate implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
No passado dia 16 de janeiro, o Mecanismo de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD), em parceria com a Assembleia da República, organizou a conferência “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: As respostas de Portugal”. A conferência, organizada com o propósito de divulgar publicamente o Relatório de Atividades desta estrutura nacional, contou com as presenças do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, da Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, do Vice-Presidente da Assembleia da República e Membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, José Manuel Pureza e da Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. Para além destas personalidades estiveram ainda presentes os membros do Mecanismo, entre os quais a ACAPO, representada pelo seu Presidente, Tomé Coelho. O Presidente da Direção Nacional da ACAPO referiu que se tratou de um “importante dia” para o Mecanismo, onde “teve a oportunidade, num local simbólico, de dar a conhecer a sua existência e o intenso trabalho que desenvolveu durante este ano”. Tomé Coelho recordou ainda que o Mecanismo é uma estrutura criada por uma Resolução do Conselho de Ministros e que se destina “a monitorizar a aplicação, no nosso país, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, uma obrigação que decorre do seu artigo 33.º”. O Me-CDPD procura agora o apoio de todos os Grupos Parlamentares para que venha a ser acolhido no quadro da Assembleia da República, uma solução que lhe iria conferir um caráter independente e dotá-lo de condições técnicas e humanas ao seu bom funcionamento.
1.2 ACAPO participa em projeto sobre turismo acessível em Cabo Verde
Conforme noticiado na anterior ACAPO-Actual, desde o dia 22 de janeiro, a ACAPO encontra-se em Cabo Verde no âmbito do lançamento do projeto ACCEDERE (Acesso à Cultura em Cabo Verde e Desenvolvimento Turístico e de Representação das Pessoas com Deficiência), do qual é parceira. Até 2 de fevereiro, o presidente e o tesoureiro da Direção Nacional da ACAPO, Tomé Coelho e Augusto Hortas, encontram-se a ministrar formação a 10 dirigentes e colaboradores da FECAD, Federação Cabo-verdiana de Associações de Pessoas com Deficiência, promotora do projeto, sobre autorrepresentação, advocacy, lobby e fundraising. Com este momento formativo, pretende-se apoiar a definição de modelos de autorrepresentação, de planos de ação com vista à promoção do turismo inclusivo e de estratégias de angariação de fundos. De referir, que no dia 22 de janeiro, na Cidade da Praia, realizou-se a cerimónia oficial de abertura deste projeto, que contou com a presença da embaixadora da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira.
1.3 Comemorações oficiais do Dia Mundial do Braille
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Braille, no passado dia 4 de janeiro realizou-se o seminário "Literacia Braille no Século XXI", no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. A organização do seminário partiu de uma iniciativa do Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leria. A ACAPO, enquanto representante do Núcleo, esteve presente neste seminário onde o Presidente da Direção Nacional, Tomé Coelho, foi responsável pela moderação do 3.º painel sobre “O impacto da literacia Braille na construção identitária da pessoa".
Resumo do Seminário Literacia Braille no Século XXI
1.4 Delegação de Coimbra celebra o Braille
Este ano, no Dia Mundial do Braille (4 de janeiro) a Delegação de Coimbra da ACAPO esteve envolvida em duas atividades das quais foi coorganizadora. Durante a manhã, um grupo de formandos do DAEFP (Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional) visitou um espaço museológico do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Refira-se que toda a visita foi acompanhada por alguns jornalistas que quiseram documentar o evento [ver secção “O que disseram sobre nós”]. Durante a tarde, a Biblioteca Municipal da Lousã recebeu uma conferência sobre as novas utilizações do sistema Braille, por meio da tecnologia. No final da sessão, a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, parceira do evento, entregou a três estabelecimentos da Lousã ementas em Braille: o Café Beirão, o Café do Parque Carlos Reis (ARCIL) e à loja EnCAIXArt.
1.5 Delegação do Porto assinala Dia Mundial do Braille
Dia 4 de janeiro, a Delegação do Porto da ACAPO juntou-se às comemorações do Dia Mundial do Braille com a organização de diversas atividades de âmbito cultural. Para além da presença de muitos associados, neste dia a Delegação recebeu também os alunos da Escola da Torrinha que desfrutaram das diversas atividades espalhadas pela sede da Delegação. Esteve patente uma exposição de material tiflotécnico da empresa UEST onde foram mostrados alguns produtos de apoio para pessoas com deficiência visual e esclarecidas todas as dúvidas sobre a sua utilização. Ao final da manhã, teve lugar o lançamento do livro “Vivo na Cor”, em parceria com a Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro. Também o Grupo de Manualidades da Delegação aproveitou esta oportunidade para divulgar e vender alguns dos seus trabalhos.
1.6 Braga sensibiliza alunos de escola profissional
No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Sara Pinheiro, finalista do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, cujo tema é "Cegueira: Uma maneira diferente de ver", realizou-se no dia 5 de janeiro, uma palestra sobre esta temática com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a deficiência visual e transmitir-lhe conhecimentos sobre as técnicas de guia. Esta ação, desenvolvida pela Delegação de Braga da ACAPO, foi dirigida a 77 alunos desta escola.
1.7 Alunos dos Açores mais conscientes da deficiência visual
Nos dias 8 e 12 de janeiro, a Delegação dos Açores da ACAPO organizou na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, uma ação de consciencialização dirigida a duas turmas do 7.º ano de escolaridade. Ambas as sessões foram subordinadas ao tema “orientação e mobilidade das pessoas com deficiência visual”. Com esta sessão, a Delegação “assume a responsabilidade de ensinar o público sobre a forma como devem ser apoiadas nas suas deslocações as pessoas com deficiência visual, contribuindo para um maior respeito pela sua dignidade”. Nas sessões, que contaram com a participação de 45 alunos, foram abordados os seguintes assuntos: cegueira e baixa visão, doenças da visão e prevenção de problemas do foro visual, e técnicas de guia. No final da sessão, todos os alunos puseram em prática os ensinamentos transmitidos pela equipa da Delegação, e circularam, utilizando vendas e bengalas, nos corredores e pátios da escola.
1.8 Delegação de Vila Real realizou uma atividade de estimulação cognitiva
A Delegação de Vila Real da ACAPO organizou no passado dia 12 de janeiro uma atividade de Provérbios Populares Portugueses com o objetivo de trabalhar competências e melhorar a estimulação cognitiva dos utentes da delegação. Foi uma atividade que contou com a participação muito interessada dos elementos do grupo.
1.9 Associados de Vila Real visitam Mercado Municipal
No passado dia 26 de janeiro a delegação de Vila Real, no âmbito das suas atividades ocupacionais, visitou o Mercado Municipal de Vila Real com o objetivo de promover atividades de vida diária instrumentais, mais concretamente, a mobilidade na comunidade.
2. O que vamos fazer
2.1 Pague as suas quotas através do Multibanco
Os associados da ACAPO que queiram efetuar o pagamento da sua quota por Multibanco, podem solicitar, via telefone (21 324 45 00), ou e-mail (dn@acapo.pt) a respetiva referência. A ACAPO espera desta forma contribuir para que pagamento de quotas se realize de forma mais cómoda, célere e segura para os seus associados.
2.2 Revista Louis Braille edita n.º24
Brevemente será publicada a edição n.º 24 da Revista Louis Braille. Como sempre a revista contará com temas relacionados com a deficiência visual em áreas diversas, como o desporto, cidadania, direito ou tecnologia. A partir desta edição, a Revista passará a ser dirigida por Jerónimo Nogueira, designado pela Direção Nacional da ACAPO. “A Revista Louis Braille de hoje é um projeto diferente daquele com o qual colaborei nos anos 90. Com a existência de um website, facebook e boletim informativo ACAPO-Actual, que dão conta das atividades desenvolvidas pela ACAPO, a Revista pode debruçar-se mais profundamente sobre a deficiência visual.” O novo diretor explica ainda que a partir do 2.º trimestre a “revista passará a dar também voz às pessoas com deficiência visual que se têm notabilizado em várias áreas do conhecimento”. Sublinha ainda que é “importante estudar a viabilidade de recomeçar a editar a revista noutros suportes (Braille e tinta)”.
Releia as edições anteriores da Revista Louis Braille
2.3 Festejos de Carnaval na ACAPO
• Delegação de Coimbra
Dia 10 de fevereiro, a Delegação de Coimbra da ACAPO vai festejar o Carnaval com diversas atividades, sobretudo dirigidas aos seus associados. Neste dia estarão em exposição alguns trajes tradicionalmente utilizados nesta época festiva. Todos os interessados poderão contribuir para esta exposição com o empréstimo de alguns trajes, devendo apenas informar a Delegação no momento da inscrição. Às 15h00, realizar-se-á um desfile e concurso de máscaras e o melhor disfarce será premiado pelo júri da prova. Os participantes poderão preparar-se para a prova de forma autónoma ou solicitar apoio à Delegação. Para isso apenas terão de estar presentes meia hora antes do início do desfile. Para obter todas as informações sobre estas atividades, nomeadamente, taxas de participação, contacte os Serviços Administrativos da Delegação.
• Delegação do Porto
No dia 10 de fevereiro a Delegação do Porto vai estar em festa. O Carnaval vai ser festejado com muita música, dança, convívio e um almoço servido na Delegação. Saiba mais junto dos Serviços Administrativos.
2.4 Aprenda a fazer um bolo em 5 minutos!
No próximo dia 14 de fevereiro irá realizar-se nas instalações da delegação do Algarve um workshop de culinária com o tema “Aprender a fazer um bolo em 5 minutos”. O workshop será dinamizado pela terapeuta ocupacional Rita Sousa e tem como principal objetivo promover a participação dos associados e utentes da ACAPO nas atividades da instituição e promover a partilha de conhecimentos, estratégias e alguns produtos de apoio relacionados com a utilização da cozinha. O início do workshop será às 15h00 e terá um limite de 6 participantes, pelo que se agradece a confirmação da sua inscrição até 8 de fevereiro.
2.5 Quer aprender a jogar xadrez?
Será já no próximo dia 24 de fevereiro (sábado) que a Delegação de Coimbra terá a segunda sessão de aprendizagem de Xadrez. Depois de saber qual a disposição das peças no tabuleiro, os aprendizes passarão para a movimentação de cada uma das peças. Esta atividade inicia-se com um almoço, que começará às 13h00 e o horário previsto para o início desta sessão será às 14h30. As inscrições decorrem, como é habitual, junto dos serviços administrativos até ao próximo dia 21 de fevereiro.
2.6 Poetas declamam “para uma pessoa especial”
No dia 9 de fevereiro, na Delegação do Porto decorre a sessão de “Um Sentido na Poesia” sob o tema “Para uma pessoa especial”. A partir das 21h00, a Delegação estará de portas abertas para receber os poetas e músicos habituais. Mais informações através do e-mail anunciacaovelho@acapo.pt.
2.7 Usufrua de uma tarde terapêutica na Delegação do Porto
No dia 17 de fevereiro a Delegação do Porto oferece aos seus associados uma tarde de massagens terapêuticas, com a duração de 30 minutos. Estarão presentes três terapeutas e as sessões são coletivas. Faça a sua marcação nos Serviços Administrativos da Delegação.
2.8 Delegação de Vila Real altera dinâmica das atividades ocupacionais
A partir do próximo mês de fevereiro, a delegação de Vila Real procederá a uma alteração na dinâmica das atividades ocupacionais, introduzindo as semanas temáticas. Na primeira semana do mês serão realizadas atividades relacionadas com a culinária; na segunda semana a temática será subordinada à mobilidade na comunidade, com a realização de atividades no exterior; a terceira semana será dedicada à estimulação cognitiva; e por fim, na quarta semana serão promovidas atividades de motricidade fina. A delegação apela à participação de todos os que se queiram juntar a si nestas atividades.
3. Volta a Portugal
3.1 Cultura acessível nos teatros portugueses
Nos meses de fevereiro e março, os espectadores com deficiência visual podem continuar a usufruir de programação cultural com audiodescrição. Lisboa e Porto são, por agora, as cidades que disponibilizam este recurso de acessibilidade.
Conheça a programação
3.2 Locus Acesso torna museus mais acessíveis
A Locus Acesso organiza mensalmente visitas de âmbito cultural acessíveis a pessoas com deficiência visual a diferentes espaços, em vários pontos do país. Dia 3 de fevereiro a visita será ao Museu Arqueológico do Carmo, dia 17 ao Museu do Dinheiro e dia 24 ao Museu Nacional de Arqueologia. Os interessados que necessitem do apoio de acompanhante para chegar ao local poderão requerê-lo à Locus Acesso, que se disponibiliza a marcar um ponto de encontro mais conveniente. Mais informações: locusacesso@ ou 91 153 16 27.
3.3 Prémio "António Dornelas"
As candidaturas ao Prémio "António Dornelas", que distingue estudos nas áreas do trabalho, emprego, formação profissional, relações laborais, segurança social, solidariedade e inclusão das pessoas com deficiência, estão abertas até ao dia 31 de janeiro. Podem candidatar-se estudantes, investigadores e docentes do ensino superior com artigos/papers, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, em qualquer área de intervenção do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Pretende-se que os trabalhos galardoados promovam a reflexão, análise e avaliação das políticas públicas ou fomentem a inovação em algumas áreas ou nas metodologias estatísticas.
Consulte o regulamento do Prémio
Fonte: INR
4. Volta ao Mundo
4.1 Pessoas cegas proibidas de escalar o Evereste
A União Mundial de Cegos e a Federação Nacional dos Cegos (Estados Unidos) declararam a sua oposição a uma legislação do Governo do Nepal que proíbe que escaladores cegos participem em expedições ao Monte Evereste, alegando razões de segurança. “A Federação Nacional dos Cegos está surpreendida e dececionada com esta proibição”, disse Mark Riccobono, presidente da Federação Nacional dos Cegos. “Apesar da ampla evidência das nossas capacidades, a sociedade continua a restringir, arbitrariamente, o que podemos fazer. Estas baixas expetativas continuam a criar barreiras que nos impedem de participar plenamente na sociedade”. Fredric Schroeder, presidente da União Mundial de Cegos, juntou-se ao coro de críticas a estas medidas e afirmou que “escalar o Monte Evereste é desafiador e perigoso mas é surpreendente que as pessoas assumam que isso é demasiado para uma pessoa cega o tentar fazer. Poucas pessoas cegas tentarão escalar o Monte Evereste - como poucas pessoas com visão plena o tentarão - mas as autoridades turísticas nepalesas devem reconhecer que não têm conhecimentos para justificar a exclusão de pessoas cegas à tentativa de alcançar o aparentemente inatingível, especialmente porque já foi feito".
Website União Mundial de Cegos
Website da Federação Nacional dos Cegos
4.2 União Europeia ratifica Tratado de Marraquexe
A União Europeia finalmente ratificou o Tratado de Marraquexe, a 18 de janeiro. 597 membros do Parlamento Europeu, dos 627, votaram a favor do Tratado e apenas 8 membros votaram contra e 25 abstiveram-se. A CEO da União Mundial de Cegos (UMC), Penny Hartin, parabenizou os membros da União Mundial de Cegos da Região Europeia pelas suas intensas campanhas ao longo dos anos para promover a ratificação deste Tratado. "Estamos extremamente entusiasmados ao ouvir esta notícia e felizes pelo facto da maioria dos membros da UE ter votado em favor da ratificação do Tratado", afirma Penny Hartin. "Graças a esta legislação, a adaptação e o intercâmbio transfronteiriço de livros com direitos autorais serão assegurados para atender às necessidades das pessoas com deficiência visual”. Mais de 90% de todos os materiais publicados não podem ser lidos por pessoas com deficiência visual, levando a uma "fome de livros". As regras de direitos autorais em vigor na maioria dos países impedem a capacidade de reproduzir materiais publicados em formatos acessíveis, como Braille, carateres ampliados e edições de áudio. O Tratado de Marraquexe assinado em Marrocos, a 28 de junho de 2013, é um acordo internacional juridicamente vinculativo que cria exceções obrigatórias à lei nacional sobre os direitos autorais para proteger os direitos humanos de pessoas com dificuldades de acesso ao texto impresso. Até à data, 33 países ratificaram o Tratado. Uma adição de 25 países da UE será uma conquista importante para a União Mundial de Cegos e para os direitos das pessoas com deficiência visual.
Tradução do Tratado de Marraquexe
4.3 Fórum Europeu da Deficiência lança Bolsa de Estudos
O Fórum Europeu da Deficiência e a Oracle, abriram um concurso para atribuição de uma bolsa no âmbito das TIC para pessoas com incapacidade. A bolsa de estudos será atribuída com base num projeto ou tese em que as necessidades de pessoas com incapacidade em termos de acessibilidade às TIC sejam tidas em consideração e que promovam soluções inovadoras para melhorar o seu acesso. A bolsa destina-se a estudantes com deficiência inscritos num programa de ensino superior na área das TIC. Podem ser estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento. A bolsa terá a duração do ano académico de 2017/2018 e terá um valor pecuniário de 7 000€. A candidatura deverá ser submetida através do formulário até 31 de janeiro.
Mais informações
5. As nossas formações
No nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, em Coimbra, Lisboa e Porto, vai encontrar cursos de formação profissional em diversas áreas. Se faz parte dos seus objetivos o acesso, manutenção ou progressão no emprego, contacte-nos!
• Porto
Orientação e Mobilidade - Aperfeiçoamento
Carga horária: 25 horas
Data de início: 01-02-2018
Data de fim: 28-02-2018
Horário: A combinar com o formador
Utilização Sistema Operativo MAC
Carga horária: 50
Data de início: 17-02-2018
Data de fim: 14-04-2018
Horário: 10h30-13h30/14h30-17h30
• Lisboa
Datas a anunciar
Formação Inicial
Curso de Serviços Administrativos e Atendimento ao Público - 2900h;
Formação Contínua
Curso de Introdução às TIC para Pessoas com Deficiência Visual - 50h;
Curso de Utilização de Leitores/Ampliadores de Ecrã em Sistema Operativo Windows 10 - 25h;
Curso de Utilização de Leitores de Ecrã - 25h;
Utilização de Dispositivos móveis IOS - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em Word - Nível 1 - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em Redes Sociais - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em Internet e Correio Eletrónico - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em PowerPoint - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em Excel - nível 1 - 25h;
Curso de Grafia Braille para a Língua Portuguesa (nível I) - 50h;
Curso de Grafia Braille para a Língua Portuguesa (nível II) - 50h;
Curso de Comunicação Língua Portuguesa - 25h;
Curso de Comunicação Assertiva e Técnicas de Procura de Emprego para pessoas com deficiência Visual - 25h;
Curso de Orientação e Mobilidade - aperfeiçoamento - 25h;
Curso de Orientação e Mobilidade - 50h;
Curso de Desenvolvimento de Competências de Autonomia para a Empregabilidade Nível I - 200h;
Curso de Desenvolvimento de Competências de Autonomia para a Empregabilidade Nível II - 200h;
6. Os nossos parceiros
6.1 UEST…tudo de novo!
A UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, Lda. é uma empresa que se dedica à venda de produtos e prestação de serviços para pessoas com deficiência visual. Mantém desde 2009 uma loja aberta ao público, situada na Estação de Metropolitano Jardim Zoológico, antiga estação Sete Rios, em Lisboa, estando os seus produtos ainda disponíveis nas 13 Delegações da ACAPO.
Sugestão para este mês: Jogos de Tabuleiro Luduscience
Nestes dias frios e cinzentos desfrute do aconchego do lar e aproveite para se divertir junto da família e/ou amigos.
Pode escolher entre o Jogo do Semáforo, Salto do Cavalo, Rastros, Torre de Hanói, LudusBraille, Moinho, entre outros.
Vantagens para associados da ACAPO:
Os associados efetivos da ACAPO com quotas em dia beneficiam de um desconto de 10% nas compras de produtos tiflotécnicos, na loja UEST.
Horário de funcionamento:
10h00 às 19h00 (hora para almoço entre as 13h00 as 14h00)
Contactos UEST
Morada: Estação de Metropolitano do Jardim Zoológico, Atrium Norte, Loja 6, 1500-423
Telefone: 21 727 65 05
E-mail: loja@uest.pt
Facebook: uest.online
6.2 Instituto de Implantologia
Desde abril de 2010, os associados da ACAPO e seus familiares diretos usufruem de condições especiais no acesso aos serviços de um dos mais conceituados institutos de medicina dentária do país. O protocolo com o Instituto de Implantologia garante descontos de 20% no serviço de imagiologia, 15% de higiene oral, ortodontia e medicina dentária geral e 10% em implantologia e reabilitação oral estética. Para mais informações sobre este acordo, poderá contactar o Instituto através do telefone 217 210 980, do e-mail md@institutodeimplantologia.pt ou o Departamento de Relações Públicas da ACAPO para o telefone 213 244 500 ou e-mail rp.dn@acapo.pt.
7. O que disseram sobre nós
Tema: Parque dos Talentos vai lançar o livro "Vivo na Cor" em braille
Onde: Notícias de Aveiro Online
Quando: 2 de janeiro de 2018
“Para comemorar o dia do Braile no próximo dia 4 de janeiro, o Parque dos Talentos vai lançar o livro "Vivo na Cor" em braile. Este livro pretende promover o acesso à leitura para muitos deficientes visuais que necessitam de publicações especiais.”
Conheça a notícia na íntegra
Tema: Portugal tem "dados passos muito significativos" no ensino do Braille - ACAPO
Onde: TSF
Quando: 3 de janeiro de 2018
“O presidente da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), afirmou hoje que ainda existe "um défice de professores" com preparação suficiente para o ensino da escrita Braille, mas reconhece que têm sido dados "passos muito significativos".”
Conheça a notícia na íntegra
Tema: Presidente da ACAPO Açores quer melhorias no ensino de braille nas escolas da região
Onde: Rádio Atlântida Online
Quando: 4 de janeiro de 2018
“O presidente da Delegação dos Açores da ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal defende que as escolas da região deveriam melhorar o ensino de braille. Outra das reivindicações tem a ver com os poucos produtos alimentares e medicamentos que têm este sistema de escrita.”
Conheça a notícia na íntegra
Tema: Mais de 350 manuais escolares foram adaptados a braille neste ano letivo
Onde: Jornal de Notícias
Quando: 4 de janeiro de 2018
“Mais de 350 manuais escolares foram adaptados para o formato em braille neste ano letivo, destinados a apoiar 56 alunos cegos que frequentam as escolas públicas e privadas em Portugal, segundo dados do Ministério da Educação avançados à Lusa.”
Conheça a notícia na íntegra
Tema: Ouvir e tocar para conhecer o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Onde: Diário de Viseu
Quando: 5 de janeiro de 2018
“«Conheço o mosteiro ainda a ver. Quando ainda estava inundado e já depois de recuperado. Assisti a um espectáculo de música e dança, há cerca de cinco anos». Manuela Durão, secretária da direcção da Delegação de Coimbra da ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, fez parte do grupo que ontem visitou o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, com direito a explicações de uma guia, possibilidade de tocar em algumas peças da exposição e réplicas de outras.”
Notícia apenas disponível na versão impressa do jornal
Tema: Sensibilização para a linguagem Braille
Onde: Diário “As Beiras”
Quando: 8 de janeiro de 2018
“Decorreu na Biblioteca Municipal da Lousã a celebração do Dia Mundial do Braille, uma iniciativa organizada pela Delegação de Coimbra da associação ACAPO, com apoio da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã e da Biblioteca Municipal da Lousã.”
Notícia apenas disponível na versão impressa do jornal
8. Diretório ACAPO - Os nossos contactos
Direção Nacional
Av. D. Carlos I, 126, 9.º andar
1200-651 Lisboa
dn@acapo.pt
21 324 45 00
Açores
Rua de Santa Catarina, 53 A
9500-240 Ponta Delgada
acores@acapo.pt
296 28 67 77
Algarve
Rua António Bernardo da Cruz, nº 15 Lj
8000-316 Faro
algarve@acapo.pt
289 806 693
Aveiro
Av. 25 de Abril, Mercado Municipal, sala 6 – 1º piso
3750-101 Águeda
aveiro@acapo.pt
234 624 070
Braga
Rua Cruz de Pedra nº 114
4700-219 Braga
braga@acapo.pt
253 267 766
Castelo Branco
Rua Ruivo Godinho, 27 r/c A
6000-275 Castelo Branco
castelobranco@acapo.pt
272 321 380
Coimbra
Rua dos Combatentes da Grande Guerra S/C 113
3030-181 Coimbra
coimbra@acapo.pt
239 792 180
Guarda
Centro Comercial São Francisco, Largo São Francisco, piso 1 loja 11
6300-754 Guarda
guarda@acapo.pt
271 213 955
Leiria
Av. Adelino Amaro da Costa, Lote 20, Loja E, Arrabalde da Ponte
2415-367 Leiria
leiria@acapo.pt
244 849 850
Lisboa
Rua Rodrigues Sampaio 146, 2º esquerdo
1150-282 Lisboa
lisboa@acapo.pt
213 182 910
Porto
Rua do Bonfim, nº 215
4300-069 Porto
porto@acapo.pt
225 899 100
Viana do Castelo
Rua Nova de São Bento, 5 a 11
4900-472 Viana do Castelo
viana@acapo.pt
258 813 597
Viseu
Rua D. Nuno Álvares Pereira bloco B1 r/c esquerdo
3510-096 Viseu
viseu@acapo.pt
232 419 750
Vila Real
Rua Francisco Sales Costa Lobo, JT 5 r/c direito, nº7A
5000-260 Vila Real
vilareal@acapo.pt
259 338 330
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Coimbra
Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 113
3030-181 Coimbra
formacao@acapo.pt
239 792 180
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Lisboa
Av. João Paulo II, lt. 531, 2.º A
1900-726 Lisboa
formacao@acapo.pt
21 837 10 72
Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Porto
R. de Camões, 219- 4º dtº
4000-145 Porto
formacao@acapo.pt
222 012 222
Centro de Produção Documental
Av. João Paulo II, lt. 531, 2.º A
1900-726 Lisboa
producao@acapo.pt
21 837 10 72/91 214 12 08
................
................
In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.
To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.
It is intelligent file search solution for home and business.
Related download
- media kit 2019 público
- uma história do jornalismo em portugal até ao 25 de abril
- jornais regionais
- tabela publicidade
- tabela 18 jn
- revista latina de comunicación social
- por favor leia com atenÇÃo
- context of this supplementary report
- proposta pedagógica para acompanhamento produção
- universidade metodista de angola