Leia a seguinte crônica e responda às questões de Língua ...



GAYLUSSAC/2014

3ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO

PRODUÇÃO TEXTUAL

PROF.: MARIA ANNA

ECA PARA 11 E 13 DE JUNHO

TEXTO 1

NÃO BASTA

(Cristovam Buarque)

"Em 25 de abril de 1957, o Editorial do jornal O GLOBO dizia: "De ano para ano, mais se compromete o quadro do ensino no Brasil. Não é apenas a falta de escolas; é também a qualidade da educação ministrada. Se tivéssemos de fazer uma síntese do assunto, poderíamos dizer que hoje, entre nós, ensina-se pouco e mal. Não se fazem necessárias maiores especulações para avaliar o que isso representa para o país nesta fase de inegável progresso material, a reclamar em todos os setores homens capacitados, científica e tecnicamente, a fim de assegurar a aplicação das conquistas mais recentes da ciência e da técnica no processo de desenvolvimento."

O TEXTO ESPANTA PELA ATUALIDADE. PRINCIPALMENTE AGORA, QUANDO, CINQUENTA ANOS MAIS TARDE, O PRESIDENTE LULA LANÇA UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SEM GRANDES NOVIDADES E COM POUCA AMBIÇÃO, SEM O RADICALISMO DE UM SALTO EDUCACIONAL. TRARÁ AVANÇOS - COMO OUTROS PROJETOS JÁ TROUXERAM - E, ASSIM, NINGUÉM SE POSICIONARÁ CONTRA ELE. MAS, MESMO IMPLANTADO EM SUA TOTALIDADE, POUCO CONTRIBUIRÁ PARA QUE, DAQUI A 20 ANOS, O QUADRO EDUCACIONAL SEJA DIFERENTE.

QUANDO O GOVERNO IMPERIAL, POR PROPOSTA DO MINISTRO LIBERAL ANTONIO SARAIVA, APROVOU, EM 1885, A LEI DOS SEXAGENÁRIOS, OS ABOLICIONISTAS NÃO PUDERAM SE DECLARAR CONTRÁRIOS A ELA. MAS AFIRMARAM: "NÃO BASTA! É PRECISO ABOLIR O MALDITO SISTEMA ESCRAVOCRATA." AGORA, COM O LANÇAMENTO DO PDE, NÓS, EDUCACIONISTAS QUE DEFENDEMOS UMA REVOLUÇÃO EDUCACIONAL PARA GARANTIR A MESMA CHANCE A TODOS, REPETIMOS: "NÃO BASTA!"

AS MEDIDAS APRESENTADAS SE DIVIDEM EM TRÊS GRUPOS. AS PRIMEIRAS SÃO MEDIDAS DE APOIO: TRANSPORTE, LUZ NAS ESCOLAS, CUIDADOS DE SAÚDE. SÃO POSITIVAS, MAS NÃO TRARÃO UM SALTO NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. OUTRAS SÃO COMO TERMÔMETRO: INDICAM O TAMANHO DA FEBRE, MAS NÃO PODEM CURÁ-LA. O IDEB - QUE COPIA O IDES, CRIADO EM 2003 E EXTINTO EM 2004 -, A PROVINHA BRASIL E O CENSO SÃO ALTAMENTE LOUVÁVEIS, MAS NÃO MUDARÃO A REALIDADE. SERIA COMO COMEMORAR UM SERVIÇO DE ESTATÍSTICA SOBRE A ESCRAVIDÃO. MOSTRARIA O PROBLEMA, MAS NÃO BASTARIA.

HÁ MEDIDAS REALMENTE VINCULADAS À QUALIDADE: PISO SALARIAL, INCLUSÃO DIGITAL, DINHEIRO NA ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA UNIVERSIDADE ABERTA. TERÃO IMPACTO DIRETO, MAS, AINDA ASSIM, NÃO BASTARÃO. ALÉM DO PISO SALARIAL, É PRECISO IMPLANTAR UM PLANO DE ELEVAÇÃO DO SALÁRIO MÉDIO, E VINCULAR ESSA ELEVAÇÃO À FORMAÇÃO E À DEDICAÇÃO DO PROFESSOR. SÓ O AUMENTO NÃO BASTA. PROFESSOR GANHANDO BEM SEM DEDICAÇÃO NÃO MELHORA A QUALIDADE. A INCLUSÃO DIGITAL NÃO SE FAZ SÓ COM COMPUTADORES, MAS COM O PROFESSOR PREPARADO PARA ENSINAR AOS ALUNOS A USÁ-LOS, EM PRÉDIOS PRONTOS PARA RECEBÊ-LOS.

SE DINHEIRO NA ESCOLA RESOLVESSE, BASTARIAM O FUNDEF E O FUNDEB. E VINCULAR O DINHEIRO AOS ÍNDICES JÁ APRESENTADOS PELA ESCOLA PREJUDICA AS CRIANÇAS DAS CIDADES INEFICIENTES. ALÉM DISSO, O DINHEIRO ADICIONAL É RIDICULAMENTE POUCO PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DE MELHORIA DE QUALIDADE.

O BRASIL ALFABETIZADO É UM EXCELENTE PROGRAMA, MAS JÁ TINHA SIDO CRIADO EM 2003, COM A META DE ELIMINAR O ANALFABETISMO ATÉ 2008. ELE AGORA RETORNA COM UM GRANDE RISCO: O DE UTILIZAR PROFESSORES DE REDE PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS PROFESSORES DIMINUIRÃO A ATENÇÃO DADA ÀS CRIANÇAS, E O ANALFABETISMO PODE DIMINUIR ENTRE OS ADULTOS AGORA, MAS CRESCER NA PRÓXIMA GERAÇÃO. E A COMPLEMENTAÇÃO DO SALÁRIO SERÁ CERTAMENTE INCLUÍDA NO CÁLCULO, NA HORA DE COMPROVAR QUE O PISO SALARIAL FOI ELEVADO.

HÁ DOIS PROGRAMAS MUITO BONS PARA O ENSINO TÉCNICO E O ENSINO SUPERIOR. ESSES, SIM, AJUDARÃO A DAR UM SALTO. MAS A IDÉIA CONTINUA SENDO DE APOIAR UNIVERSIDADES, LONGE DA REFORMA UNIVERSITÁRIA DA QUAL O BRASIL PRECISA. ALÉM DISSO, MAIS UMA VEZ, O ENSINO SUPERIOR E O ENSINO TÉCNICO PREVALECEM SOBRE O ENSINO BÁSICO, ATÉ PEGAM CARONA COM ELE. ESSA É OUTRA RAZÃO PELA QUAL O PDE NÃO BASTA.

É PRECISO ALERTAR O PRESIDENTE LULA PARA AQUILO QUE AS PESSOAS QUE ESTÃO AO SEU LADO NÃO DIZEM: "NÃO BASTA, PRESIDENTE!" É UM AVANÇO, MAS ESTÁ LONGE DO SALTO DE QUE O BRASIL PRECISA, E QUE PODERIA SER O SEU LEGADO."

FONTE:

ACESSADO EM 13/9/2010

1-O TEXTO 1 É UM EXEMPLO DE ARTIGO DE OPINIÃO. APRESENTE DUAS CARACTERÍSTICAS DESTE GÊNERO.

R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- IDENTIFIQUE UMA ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA UTILIZADA POR CRISTOVAM BUARQUE E UTILIZE UMA PASSAGEM DO TEXTO PARA EXPLICÁ-LA.

R.:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-“EM 25 DE ABRIL DE 1957, O EDITORIAL DO JORNAL O GLOBO DIZIA: "DE ANO PARA ANO, MAIS SE COMPROMETE O QUADRO DO ENSINO NO BRASIL.” O ARTICULISTA CITA EM SEU ARTIGO DE OPINIÃO UMA PASSAGEM EXTRAÍDA DE UM ANTIGO EDITORIAL.

A) CARACTERIZE O GÊNERO EDITORIAL QUANTO A SUA FINALIDADE.

R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) DIFERENCIE EDITORIAL DE ARTIGO DE OPINIÃO.

R.:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- “PRISCILLA ANN GOSLYN NASCEU EM UMA PEQUENA CIDADE AMERICANA. DEPOIS DE VIVER MAIS DE DUAS DÉCADAS NO RIO DE JANEIRO, RESOLVEU ESCREVER UM “GUIA” PARA ENSINAR OS TURISTAS ESTRANGEIROS A SE COMPORTAREM COMO VERDADEIROS CARIOCAS, NAS MAIS VARIADAS SITUAÇÕES. OBSERVE, ABAIXO, AS DIVERTIDAS INSTRUÇÕES PARA QUEM DESEJA DAR UM MERGULHO NO MAR.” (FRAGMENTO EXTRAÍDO DO LIVRO DE PRODUÇÃO TEXTUAL)

MODO CORRETO DE ENTRAR N’ÁGUA

(MULHERES)

1. CAMINHE DEVAGAR ATÉ A ÁGUA, AJUSTANDO CONTINUAMENTE A PARTE DE TRÁS DE SUA TANGA.

2. TESTE A TEMPERATURA DA ÁGUA COM A PONTA DOS PÉS.

3. ENTRE UMA ONDA E OUTRA, CAMINHE ATÉ OS JOELHOS E SE AGACHE, MOLHANDO-SE ATÉ A BUNDINHA.

4. REAJUSTE A TANGA.

5.QUANDO A PRÓXIMA ONDA CHEGAR, PRENDA O NARIZ COM OS DEDOS E MERGULHE, VOLTANDO CORRENDO PARA A BEIRA ANTES DA NOVA ONDA.

6. REAJUSTE SUA TANGA.

7.INCLINE O TRONCO E BALANCE A CABEÇA PARA FRENTE E PARA TRÁS TRÊS VEZES, PARA TIRAR O EXCESSO DE ÁGUA.

8. REAJUSTE SUA TANGA AO VOLTAR LENTAMENTE PARA SEU LUGAR.

MODO CORRETO DE ENTRAR N’ÁGUA

(HOMENS)

1.CORRA PARA A ÁGUA E MERGULHE (OU DÊ UMA CAMBALHOTA), ENTRANDO NO MAR SEM PARAR PARA CONSIDERAR A TEMPERATURA OU LIGAR PARA AS ONDAS.

2. NADE OU PEGUE JACARÉ POR VINTE MINUTOS.

3. SAIA DA ÁGUA E AJUSTE SUA SUNGA. BALANCE A CABEÇA PARA SECAR OS CABELOS. (EVITANDO ASSIM A SEMELHANÇA COM UMA FOCA.)

4. CORRA DE VOLTA PARA O SEU LUGAR.

5. APESAR DE ESTAR MOLHADO, RESISTA À TENTAÇÃO DE SENTAR NA CADEIRA DE PRAIA. UM CARIOCA VERDADEIRO FICA EM PÉ OBSERVANDO O MOVIMENTO.

GOSLYN, PRISCILLA A. RAU TCHU BI A CARIOCA* (HOW TO BE A CARIOCA*); O GUIA ALTERNATIVO PARA O TURISTA NO RIO. TRAD. DE CARLOS ARAUJO.7.ED.RIO DE JANEIRO: TWOCAN, 2000.P.88.(FRAGMENTO).

OS TEXTOS INSTRUCIONAIS SÃO INJUNTIVOS, OU SEJA, APRESENTAM COMANDOS A SEREM SEGUIDOS POR SEUS LEITORES. IDENTIFIQUE NO TEXTO ACIMA A MARCA LINGUÍSTICA RESPONSÁVEL POR ESSA IDEIA DE COMANDO.

R.: ___________________________________________________________________________

TEXTO 2

CRITÉRIO

OS NÁUFRAGOS DE UM TRANSATLÂNTICO, DENTRO DE UM BARCO SALVA-VIDAS PERDIDO EM ALTO-MAR, TINHAM COMIDO AS ÚLTIMAS BOLACHAS E CONTEMPLAVAM A ANTROPOFAGIA COMO ÚNICO MEIO DE SOBREVIVÊNCIA.

– MULHERES PRIMEIRO – PROPÔS UM CAVALHEIRO.

A PROPOSTA FOI REBATIDA COM VEEMÊNCIA PELAS MULHERES. MAS ESTAVA POSTA A QUESTÃO: QUE CRITÉRIO USAR PARA DECIDIR QUEM SERIA SACRIFICADO PRIMEIRO PARA QUE OS OUTROS NÃO MORRESSEM DE FOME?

– PRIMEIRO OS MAIS VELHOS – SUGERIU UM JOVEM.

OS MAIS VELHOS IMEDIATAMENTE SE UNIRAM NUM PROTESTO. FALTA DE RESPEITO!

– É MESMO – DISSE UM –, SOMOS DIFÍCEIS DE MASTIGAR.

POR QUE NÃO OS MAIS JOVENS, SEMPRE TÃO DISPOSTOS AOS GESTOS NOBRES?

– SOMOS, TEORICAMENTE, OS QUE TÊM MAIS TEMPO PARA VIVER – DISSE UM JOVEM.

– E VOCÊS PRECISARÃO DA NOSSA FORÇA NOS REMOS E DOS NOSSOS OLHOS PARA AVISTAR A TERRA – DISSE OUTRO.

ENTÃO OS MAIS GORDOS E APETITOSOS.

– INJUSTIÇA! – GRITOU UM GORDO. – TEMOS MAIS CALORIAS ACUMULADAS E, PORTANTO, MAIS PROBABILIDADE DE SOBREVIVER DE FORMA NATURAL DO QUE OS OUTROS.

OS MAIS MAGROS?

– NEM PENSEM NISSO – DISSE UM MAGRO, EM NOME DOS DEMAIS. – SOMOS POUCO NUTRITIVOS.

– OS MAIS CONTEMPLATIVOS E LÍRICOS?

– E QUEM ENTRETERÁ VOCÊS COM HISTÓRIAS E VERSOS ENQUANTO O SALVAMENTO NÃO CHEGA? – PERGUNTOU UM POETA.

OS MAIS METAFÍSICOS?

– NÃO ESQUEÇAM QUE SÓ NÓS TEMOS UM CANAL ABERTO PARA LÁ – DISSE UM METAFÍSICO, APONTANDO PARA O ALTO – E QUE PODE SE TORNAR VITAL, SE NADA MAIS DER CERTO.

ERA UM DILEMA.

É PRECISO DIZER QUE ESTA DISCUSSÃO SE DAVA NUM CANTO DO BARCO SALVA-VIDAS, OCUPADO PELO PEQUENO GRUPO DE PASSAGEIROS DE PRIMEIRA CLASSE DO TRANSATLÂNTICO, SOB OS OLHARES DOS PASSAGEIROS DE SEGUNDA E TERCEIRA CLASSE, QUE OCUPAVAM TODO O RESTO DA EMBARCAÇÃO E NÃO DIZIAM NADA. ATÉ QUE UM DELES PERDEU A PACIÊNCIA E, JÁ QUE A FOME ERA GRANDE, INQUIRIU:

– CUMÉ?

RECEBEU OLHARES DE CENSURA DA PRIMEIRA CLASSE. MAS COMO ESTAVAM TODOS, LITERALMENTE, NO MESMO BARCO, TAMBÉM RECEBEU UMA EXPLICAÇÃO.

– ESTAMOS INDECISOS SOBRE QUE CRITÉRIO UTILIZAR.

– POIS EU TENHO UM CRITÉRIO – DISSE O PASSAGEIRO DE SEGUNDA.

– QUAL É?

– PRIMEIRO OS INDECISOS.

ESTA PROPOSTA CAUSOU UM REBULIÇO NA PRIMEIRA CLASSE ACUADA. UM DOS SEUS TEÓRICOS LEVANTOU -SE E PEDIU:

– NÃO VAMOS IDEOLOGIZAR A QUESTÃO, PESSOAL!

EM SEGUIDA LEVANTOU-SE UM AJUDANTE DE MAQUINISTA E PEDIU CALMA. QUERIA FALAR.

– NÁUFRAGOS E NÁUFRAGAS – COMEÇOU. – NESTE BARCO SÓ EXISTE UMA DIVISÃO REAL, E É A ÚNICA QUE CONTA QUANDO A SITUAÇÃO CHEGA A ESTE PONTO. NÃO É ENTRE VELHOS E JOVENS, GORDOS E MAGROS, POETAS E ATLETAS, CRENTES E ATEUS... É ENTRE MINORIA E MAIORIA.

E, APONTANDO PARA A PRIMEIRA CLASSE, GRITOU: – VAMOS COMER A MINORIA!

NOVO REBULIÇO. PROTESTOS. REVANCHISMO NÃO! MAS A MAIORIA AVANÇOU SOBRE A MINORIA. A PRIMEIRA NÃO ERA PRIMEIRA EM TUDO? POIS SERIA A PRIMEIRA NO SACRIFÍCIO.

NÃO PODIAM COMER TODA A PRIMEIRA CLASSE, INDISCRIMINADAMENTE, NO ENTANTO. AINDA PRECISAVA HAVER CRITÉRIOS. FOI QUANDO SE LEMBRARAM DE CHAMAR O NATALINO. O CHEFE DA COZINHA DO TRANSATLÂNTICO.

E O NATALINO PÔS-SE A EXAMINAR AS PROVISÕES, APERTANDO UMA PERNA AQUI, UMA COSTELA ALI, COM A EMPÁFIA DE QUEM SABIA QUE ERA O ÚNICO INDISPENSÁVEL A BORDO.

O FIM DESTA PEQUENA HISTÓRIA ADMONITÓRIA É QUE, COM TODA A AGITAÇÃO, O BARCO SALVA-VIDAS VIROU E TODOS, SEM DISTINÇÃO DE CLASSES, FORAM DEVORADOS PELOS TUBARÕES. QUE, COMO SE SABE, NÃO TÊM NENHUM CRITÉRIO.

(VERÍSSIMO, L.F. O NARIZ E OUTRAS CRÔNICAS. 3A EDIÇÃO. SÃO PAULO: ÁTICA, 1997.)

5- ”– MULHERES PRIMEIRO – PROPÔS UM CAVALHEIRO.

A PROPOSTA FOI REBATIDA COM VEEMÊNCIA PELAS MULHERES.”

CONSIDERANDO OS TERMOS DESTACADOS, EXPLIQUE O RECURSO EMPREGADO PARA ESTABELECIMENTO DE COESÃO REFERENCIAL NO FRAGMENTO ACIMA.

R.:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- “NÃO É ENTRE VELHOS E JOVENS, GORDOS E MAGROS, POETAS E ATLETAS, CRENTES E ATEUS... É ENTRE MINORIA E MAIORIA.”

EXPLIQUE PARALELISMO COMO MECANISMO DE COESÃO RECORRENCIAL, TENDO POR BASE O FRAGMENTO EM DESTAQUE.

R.:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- (UEPG/PR) - 2010

PERIGO NO AR – ELES MEDEM POUCOS MILÍMETROS, SÃO FEIOS DE DOER E IMPLACÁVEIS NA BUSCA POR SANGUE HUMANO. PARA ESSES PREDADORES, SOMOS SEIS BILHÕES DE PRESAS. [...] A REPRODUÇÃO É O ÚNICO MOTIVO PELO QUAL OS MOSQUITOS PICAM E, PORTANTO, APENAS AS FÊMEAS PROCURAM O SANGUE HUMANO. AS DA ESPÉCIE CULEX, POR EXEMPLO, ATACAM DURANTE A NOITE E, MUITO PROVAVELMENTE, SÃO ELAS QUE FAZEM AQUELE ZUMBIDO AGUDO QUE PERTURBA O SEU SONO.

(SUPERINTERESSANTE, N.175, ABR.2002)

COPIE DO TEXTO OS REFERENTES PRONOMINAIS DE “MOSQUITO”.

R.: ___________________________________________________________________________

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download