Sent: Saturday, October 27, 2007 10:05 PM



Sent: Saturday, October 27, 2007 10:05 PM

Subject: Concursando de BH

Professor Waldir,

Boa noite!

 

Meu nome é Alexandre e sou um concursando de Belo Horizonte. Conheci o seu site quando fui fazer uma pesquisa sobre taquigrafia.  

Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pela iniciativa e pelo excelente material que você disponibiliza em seu site. Tenho certeza de que está ajudando muita gente, da mesma forma que está me ajudando.  

Estou com um problema, gostaria de ter o seu parecer...  

É o seguinte: Me inscrevi num concurso e a prova será realizada daqui 22 dias. Comecei a estudar hoje, e estou estudando cerca de 8 horas por dia (3 lições por dia) e fazendo todos os exercícios e complemento. Estou planejando estudar nesse ritmo de 8 horas diárias até a data da prova. Será uma prova pratica de 10 minutos com ritmo máximo de 100ppm. Pela sua experiência, existe alguma possibilidade de em 22 dias, estudando as 8 horas diárias eu estar preparado para essa prova????  

Estou perguntando isso, pois estou deixando todas as outras matérias que antes eu estava estudando pra me dedicar à taquigrafia. Será que você pode me ajudar?

 Desde já agradeço.  

Alexandre.

______________________________________________________

Subject: Re: Concursando de BH

Date: Sun, 28 Oct 2007 07:16:57 -0300

Olá Alexandre!

Você dispõe de muito pouco tempo para aprender o método e atingir a velocidade de 100ppm.  Mas você pode, sim, continuar o seu estudo intensivo e até fazer o concurso, pelo menos como experiência. Será uma ótima experiência.  Aproveite esta forte motivação que você está tendo agora e aprenda taquigrafia, que lhe será útil para o resto da vida.  Depois do concurso, você continuará estudando taquigrafia e treinando ditados de velocidade, preparando-se para outros concursos de taquigrafia que certamente virão.

Para você ter uma idéia do tempo de aprendizagem e aquisição da velocidade, veja artigo detalhado sobre o assunto, em Perguntas II, itens 8 e 9.  É claro que ali estou falando sobre um curso normal, de duas aulas por semana, não de um estudo intensivo como o que você está fazendo. 

Dê-me notícias do seu progresso.

Um abraço taquigráfico!

Prof. Waldir Cury

______________________________________

Sent: Tuesday, October 30, 2007 8:32 PM

Subject: RE: Concursando de BH

Professor Waldir, 

Boa Noite! 

Realmente o tempo é muito pequeno, mas como o senhor falou: vale a pena arriscar! Aumentei o meu ritmo de estudo para 12 horas diárias, estou gostando muito do método e utilizo todos os dias das dicas do site. Se não obtiver êxito nesse concurso, obterei no próximo. Deixarei um depoimento no seu site após o prova, vale a pena transmitir a experiência que tenho vivenciado. Estou atualmente na 9a lição, gosto de fazer tudo devagar e caprichosamente. Planejo no final dessa semana acabar as 19 lições. Aos poucos vou superando as etapas!   

Agradeço a sua atenção! 

Abraço taquigráfico! 

Alexandre. 

__________________________________________

Subject: Re: Concursando de BH

Date: Wed, 31 Oct 2007 07:30:45 -0300

Olá Alexandre!

Parabéns pelo seu estudo aplicado!   Já senti que você tem os dois requisitos para aprender taquigrafia (aliás, para aprender o que quer que seja): motivação e estratégia.  A sua estratégia é a melhor de todas: 'estudo intensivo, fazer tudo devagar e caprichosamente'.  Ao aprender taquigrafia, você será um privilegiado, pois ficará de posse de duas ferramentas: a escrita comum (lenta) e a taquigrafia (escrita rápida).  De modo que, independente de concursos, vale a pena aprender taquigrafia.  É uma ferramenta que lhe será útil para o resto da vida.  Já vi muita gente se arrepender de não saber taquigrafia, mas nunca vi ninguém se arrepender de sabê-la.

Um grande abraço!

Prof. Waldir

_______________________________________________

Sent: Monday, November 26, 2007 12:59 PM

Subject: RE: Concursando de BH

Oi professor Waldir!

Estou lhe enviando esse e-mail para dar noticias do meu aprendizado e pedir algumas dicas.

Hoje completo 1 mês de estudo intensivo do método Maron. Finalizei o estudo das 19 lições iniciais e as 41 lições de sinais especiais. Atualmente tenho treinado os ditados que você dispôs no site e decorando os taquigramas. No ditado, evolui para 30ppm e continuo estudando cerca de 7 horas diárias. Nesse ritmo de estudo e na situação atual do meu aprendizado, será que existe a possibilidade de alcançar as 100 palavras por minuto no período de 3 meses ???? (Estou ansioso pra passar num concurso e trabalhar como taquigrafo.) No e-mail anterior tinha lhe dito que estava me preparando para a prova de 100ppm do TJMG. Fiz a prova no dia 18 deste mês, não estava preparado o bastante, mas foi uma experiência muito boa! 

Além das preciosas dicas que encontrei no site, existe alguma dica especial para que eu me desenvolva nessa nova etapa de meus estudos ??

Agradeço a atenção dada! 

Alexandre!

____________________________________________________

Subject: Re: Concursando de BH

Date: Mon, 26 Nov 2007 17:19:46 -0200

Olá Alexandre!Gostei de saber do seu progresso no aprendizado da taquigrafia.  Continue com o mesmo empenho, com o estudo metódico: esta é a dica que eu posso dar-lhe para essa nova etapa do seu estudo, o treinamento da velocidade taquigráfica.  Procure treinar bem cada ditado, treinando bem antes cada palavra da listagem disponível.  E quanto aos taquigramas, faça um estudo 'em rodízio', ou seja, comece na letra 'a' e vá seguindo a listagem até a letra 'z'.  Depois comece tudo de novo.  Como a listagem de taquigramas é grande, só um estudo permanente 'em rodízio' fará com que você vá assimilando os taquigramas a pouco e pouco. Gostaria de ver como está a sua taquigrafia, como estão os sinais.  Você poderá taquigrafar uns cinco trechos de jornais (trechos pequenos, de umas 300 palavras mais ou menos), ou de alguma revista, ou mesmo de algum livro, e enviar para a Caixa Postal, para que eu dê uma olhadinha na sua taquigrafia.  Além dos textos taquigrafados, envie-me também os originais, para que eu possa corrigir comparando.

Para enviar, o endereço é:

Prof. Waldir Cury

Caixa Postal nº 100.268

Niterói – RJ

CEP: 24020-971

Caso você tenha condições, poderá enviar-me também um pequeno vídeo - via-email - com você taquigrafando 1 minuto de 30ppm.

Gostaria também de saber alguns dados seus, como idade, nível escolar, se trabalha, estuda, em que cidade e em que estado do Brasil você mora, etc.

Um abraço taquigráfico!

Prof. Waldir Cury

________________________________________________

Sent: Monday, January 07, 2008 1:48 AM

Subject: RE: Concursando de BH

Caro professor Waldir! 

Me desculpe a demora para responder o seu e-mail, mas fui passar um tempo na roça e isso me impossibilitou de entrar na internet. Retornei hoje a Belo Horizonte e estou te respondendo o e-mail.

Levei o material de estudo da taquigrafia para a roça e consegui evoluir bastante durante esse período. Atualmente estou taquigrafando ditados de 65 palavras por minuto com tradução fluente... Continuo estudando de 8 a 10 horas diárias...

Agora que estou em BH, quero lhe enviar os trechos de jornal taquigrafados e o vídeo através de e-mail ainda esta semana. Gostaria de ter um parecer seu. 

Sobre os meus dados pessoais, tenho 24 anos, sou formado em nutrição e no momento, dedico integralmente o meu tempo a taquigrafia, moro em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Agradeço mais uma vez a caridade que você tem feito... 

Disponibilizando material e auxiliando alunos dedicados a taquigrafia. 

Atenciosamente,

Alexandre Otavio Reis Machado

___________________________________________________________

Subject: Re: Concursando de BH

Date: Sat, 12 Jan 2008 15:40:31 -0200

Olá Alexandre!

Gostei de saber que você está evoluindo nos seus estudos da taquigrafia.  Certamente a tranqüilidade da roça, o silêncio, devem ter contribuído para essa evolução.  Um ambiente tranqüilo ajuda muito na assimilação daquilo que estamos estudando.  Também gostei de saber que você já está taquigrafando ditados de 65ppm e - o mais importante - com uma tradução fluente.

Terei o máximo prazer em analisar os trechos de jornal taquigrafados e o vídeo que você me enviar.  Estou aguardando.

Um abraço taquigráfico!

Prof. Waldir

_________________________________________________

Professor Waldir, 

Boa Tarde!

Completarei no final deste mês 4 meses de estudo intensivo da taquigrafia... na pratica estou conseguindo taquigrafar ditados de 90ppm, e apesar de alguns sinais distorcidos devido a velocidade, também estou conseguindo traduzir.

Estipulei tempo médio de progressão de velocidades para 1 semana, onde estudarei cerca de 60 horas por semana. O senhor acha suficiente essa carga horária de 60 horas por semana para que ocorra a mudança de velocidade semanal? (Li no seu site que normalmente leva 1 mês, mas imagino q a carga horária não seja a mesma) 

Estou lhe enviando nesse e-mail uma gravação de vídeo, onde a imagem não ta muito boa, mas acho que da pra ter uma noção...estou enviando também uma tira de jornal e sua transcrição para a taquigrafia... Poderia dar uma olhadinha ???? 

Você conhece algum site além do da Taquibras onde posso encontrar informações sobre possíveis concursos ???? 

Agradeço desde já a atenção!

 

Alexandre

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download