DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL

AUTORAL

DIREITO UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

E P?S-GRADUA??O LATO SENSU LEI D IAVM

PELA

IDO NA??O RUBRO-NEGRA: O PROGRAMA DE S?CIO-TORCEDOR DO PROTEG FLAMENGO

DOCUMENTO

THIAGO OLIVEIRA SANTOS

Orienta??o Prof?. Jorge Vieira

Rio de Janeiro 2014

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES P?S-GRADUA??O LATO SENSU IAVM

NA??O RUBRO-NEGRA: O PROGRAMA DE S?CIO-TORCEDOR DO FLAMENGO

Apresenta??o de Monografia ao Instituto A Vez do Mestre- Universidade Candido Mendes, como requisito parcial para obten??o do grau de especialista em Marketing.

Rio de Janeiro 2014

AGRADECIMENTOS

A minha fam?lia, pelo carinho e apoio, e a minha noiva pelo incentivo em atingir mais este grau acad?mico.

Muito Obrigado!

DEDICAT?RIA

? Deus, em primeiro lugar, por me dar for?as para mais essa jornada e entendimento para desempenhar bom papel neste curso.

Aos meus pais, por serem sempre presentes em todos os momentos da minha vida e pela dedica??o que sempre prestaram.

A meu av? Jonas (em mem?ria) pelo exemplo de for?a e dedica??o que sempre me ensinou.

A minha noiva, Tamy Elicia, por, me apoiar desde o final da gradua??o e novamente na P?s, por ser companheira sempre presente, amiga e meu porto seguro.

RESUMO

O programa de S?cio Torcedor Na??o Rubro-Negra, lan?ado pelo Clube de Regatas do Flamengo em Mar?o de 2013, estabeleceu efetivamente esta pr?tica ap?s algumas tentativas n?o t?o bem sucedidas, tais como o Cidad?o Rubro-Negro, de 2009. Programas de S?cioTorcedor t?m se tornado um fen?meno no Brasil e no Mundo. De t?o importante, influenciou o maior clube do Pa?s, no que se trata de n?mero de torcedores, a n?o ficar de fora dessa tend?ncia de relacionamento clube e torcedor. Entender como aplicar a??es de Marketing Esportivo no contexto do torcedor-consumidor ? fator determinante para sucesso dentro e fora de campo. A presente pesquisa possui abordagem descritiva dos conceitos de marketing, das a??es mercadol?gicas empregadas pelos clubes, bem como os perfis de torcedores e o s?ciotorcedor em si. Complementando, s?o apresentados breves estudos sobre os casos de sucesso do Sport Lisboa e Benfica, de Portugal, l?der mundial, e do Sport Clube Internacional e o Gr?mio de Football Porto-Alegrense, l?deres nacionais. Estes estudos, juntamente com a defini??o dos programas de s?cio-torcedor, visam a analisar, comparativamente, e identificar no programa lan?ado pelo Flamengo pontos fortes, fracos, cr?ticas e oportunidades. Investir na rela??o com os torcedores e entender como torn?-los consumidores ativos, proporcionandolhes valor, s?o pontos essenciais para os clubes e uma grande oportunidade para profissionais de comunica??o e marketing, dada a import?ncia sempre crescente da gest?o empresarial e arrecada??o de receitas nos clubes brasileiros.

Palavras-Chave: Marketing Esportivo ? Flamengo ? S?cio-Torcedor

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download