Artesfera.files.wordpress.com



“Noutros Lugares” - Projeto “Oficina Saramago “Barreiro/Moita

Artesfera – Associação de Artistas Plásticos do Barreiro, Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro, Camerata Musical do Barreiro, Cooperativa Cultural Popular Barreirense, Cineclube, CoralTAB, CoroUTIB, Fórum Barreiro, Fundação José Saramago, Griot - Associação Cultural, Junta de Freguesia do Barreiro,Projéctor – Companhia de Teatro do Barreiro, Livraria Bertrand.

“Sobre o cavalete, o pintor colocou uma tela branca. Olha-a como a um espelho. A tela é o único espelho que não pode refletir a imagem do que está diante de si, daquilo que com ele se confronta. A tela só mostrará a imagem do que apenas noutro lugar é encontrável.”

José Saramago, Cadernos de Lanzarote,p.508, São Paulo, Companhia das letras, 1998.

O Projeto Noutros Lugares, apresentado pela Artesfera – Associação de Artistas Plásticos do Barreiro, está integrado no Projeto “ Oficina Saramago” Barreiro/Moita e inspira-se num texto que José Saramago escreveu nos Cadernos de Lanzarote, em 1998, no qual realiza uma alegoria sobre toda a arte e a relação que o artista estabelece com a obra no ato de criação.

Decorrerá entre os dias 1 a 30 de junho de 2012 e consiste em expor/ instalar arte em ambientes públicos (abertos ou fechados) e realizar intervenções/ ações artísticas efémeras em diversos espaços urbanos na cidade do Barreiro.

Programa

De 1 a 16 de junho de 2012

A Fundação José Saramago, a Cooperativa Cultural Popular Barreirense e a Junta de Freguesia do Barreiro apresentam a Exposição “Levantado do Chão”, de 1 a 15 de junho, na sede da Cooperativa, Rua Miguel Bombarda, horário de abertura das 15h30 às 18h30, todos os dias úteis.

Artesfera - Performance/instalação “ A Origem de Todos os Males” de Carlos Ribeiro, Fórum do Barreiro. Instalação de 2 a 16 de junho e Performance dia 16 de Junho às 10h00.

Artesfera – Exposição da obra “ Reflexões” (Técnica Mista, Colagem e Pintura) de Manuela Sobral, a partir dos temas: povo, política e sociedade, Paços do Concelho, de 2 a 16 de junho.

Artesfera - Instalação “Viagens de chão e azul com Blimunda” de Francisco Palma, baseada nas obras “Memorial do Convento” e “Jangada de Pedra”, Mercado 1º de Maio, de 2 a 16 de junho.

CoralTAB – Flash Mob, Mercado 1º de Maio, dia 2 de junho, 11h00

Cineclube – Ciclo de Cinema “José Saramago” – O Embargo, Auditório da Escola de Santo André, dia 8 de junho, 21h30.

Abertura de Exposição “Oficina Saramago”- trabalhos das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, comissariada pela professora Isabel Tostão, dia 9 de junho, 16h,30, Fórum Barreiro.

CORUTIB – Concerto, Fórum Barreiro, dia 9 de junho, 16h00.

Cineclube – Ciclo de Cinema “José Saramago” – A Maior Flor do Mundo, Fórum Barreiro, dia 9 de junho, sessões contínuas tarde e noite.

Biblioteca Municipal do Barreiro, Livraria Bertrand Cooperativa Cultural Popular Barreirense –“Leituras: apresentação de livros de José Saramago”, no espaço Bertrand Fórum. Dia 16 de junho, 11h30 - “A História do Cerco de Lisboa”, pela professora Carla Marina Santos; 15h30 - “As Pequenas Memórias” pela professora Benilde Abegão; 17h00 - “Ensaio sobre a Lucidez” pela professora Ana Maria Lucas

Associação Projéctor Companhia de Teatro do Barreiro, Biblioteca Municipal do Barreiro, Cooperativa Cultural Popular Barreirense, Griot – Associação Cultural e muitos outros amigos – Poemas de Saramago “como bandos de pardais à solta” - livrariam Bertrand, Fórum Barreiro, dia 16 de junho, 16h00.

Cineclube – Ciclo de Cinema “José Saramago” – A Jangada de Pedra, Cineclube do Barreiro, dia 16 de junho, 21h30.

Abertura de Exposição “Oficina Saramago”- trabalhos das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, comissariada pela professora Isabel Tostão, dia 16 de junho, 16h,30, Fórum Barreiro.

Arteviva Companhia de Teatro do Barreiro - Leitura encenada “A Maior Flor do Mundo”, dia 16 de junho, 16h30,Fórum Barreiro.

De 16 a 30 de junho de 2012

Artesfera – Conferencia-Performance/ instalação “ Obituário”- reflexão sobre a violência humana, de Carlos Ribeiro no Convento da Madre de Deus na Verderena. Instalação de 16 a 30 de junho e Conferencia-Performance no dia 17 às 18h00.

Biblioteca Municipal do Barreiro e Livraria Bertrand –“Leituras: apresentação de livros de José Saramago”, no espaço Bertrand Fórum. Dia 23 de junho, 11h30” -Ensaio sobre a Cegueira” pelo professor Luís Rino; 15h30 - “O Memorial do Convento” pela professora Fátima Correia,17h00 –“As Intermitências da Morte” pela professora Rosário Vaz.

Camerata Musical do Barreiro – Concerto, Convento da Madre de Deus da Verderena, dia 27 de junho às 21h00.

Artesfera – Instalação “ Saramago Amava a Floresta”, de Celeste Beirão, de 16 a 30 de junho no Mercado 1º de Maio.

Artesfera - Escultura “Oculta consciência de não ser” de Fátima Romão, baseada no poema “Espaço curvo e finito”, Fórum Barreiro, de 16 a 30 de junho.

Artesfera - Exposição das obras “Pensamentos” e “A Jangada de Pedra” (Técnica Mista) de D’Souza, Biblioteca Municipal do Barreiro, de 16 a 30 de junho.

Artesfera - Instalação “Todos os nomes” de Joana Raposo, inspirado na obra “Todos os Nomes”, Arquivo Municipal, de 16 a 30 de junho.

Abertura de Exposição “Oficina Saramago” - trabalhos das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, comissariada pela professora Isabel Tostão, dia 23 de junho, 16h,30, Fórum Barreiro.

Arteviva Companhia de Teatro do Barreiro – Leitura Encenada de Excertos dos “Cadernos de Lanzarote, dia 23 de junho, 16h30, no espaço da “Exposição Oficina Saramago”.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download