Adoração ao Santíssimo Sacramento



ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

HORA SANTA DA FAMÍLIA

[pic]

1. SAUDAÇÃO

Dirigente – Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos e acolhidos por Deus, para este momento de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, pelas Famílias. Rezemos como o Papa Bento XVI, em sua oração no Discurso Inaugural da V Conferência em Aparecida (2007), pedindo para que as nossas famílias “continuem a ser berços onde nasce a vida humana abundante e generosamente, onde se acolhe, se ama, se respeite a vida desde a sua concepção até ao seu fim natural”.

Coloquemos diante de Nosso amado Jesus Eucarístico as famílias do mundo inteiro e em especial cada família que se faz presente.

"Com toda Tradição da Igreja, acreditamos que, sob as espécies eucarísticas (do vinho e do pão), Jesus está realmente presente. Pôr isso, a fé nos pede para estarmos diante da Eucaristia com a consciência de que estamos na presença do próprio Cristo." (Carta Apostólica, MANE NOBISCUM DOMINE, 16 – Ano Eucarístico )

2

[pic]

2 – ACOLHIDA DO DIRIGENTE

Dirigente - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos - Amém!

Dirigente - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

Todos - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Dirigente – Graças e louvores se dêem a todo o momento.

Todos – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

[pic]

3 - MOTIVAÇÃO

Dirigente - Estamos aqui reunidos como família, para celebrar a vida, bendizer ao Nosso Pai que nos ama e nos salva através de Jesus Cristo, e nos conduz por meio do Espírito santo.

Lado 1 - Rendemos graças e louvores a Deus Trindade que é modelo de perfeita comunidade, e também modelo de família.

3

Por isso queremos pedir, que todas as famílias, sejam testemunhas de unidade e amor para o mundo.

Lado 2 - Olhai Senhor por nós, para que sejamos pais e pastores, que o amor seja o laço a nos unir, o respeito seja a maneira com que nos relacionamos, e que Tua palavra e os teus preceitos sejam os principais ensinamentos em nossos lares.

Lado 1 - Que saibamos também sermos filhos. Que a humildade torne possível nosso aprendizado, e a obediência seja amor a escuta da tua voz, e que a cada oração e adoração nossa fé amadureça a ponto de sermos capazes de nos configurar a Jesus Amor – doação.

Lado 2 - Senhor Jesus, nosso irmão mais velho na fé, nos ajude a vivermos como verdadeiros irmãos e irmãs na fé, e que a cada dia, fortaleça em nós, este laço de fraternidade e que juntos busquemos viver teus ensinamentos e realizar a tua vontade. Que nossas famílias busquem inspiração na Sagrada Família de Nazaré, para serem sempre, mais expressão do amor “que tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1cor 13)

Lado 1 - Oremos pelo homem e pela mulher, criados por Deus à Sua imagem e semelhança, para que acolham

4

com fidelidade e amor os desígnios de Deus a respeito do matrimônio e da família.

Lado 2 - Oremos pelos pais, como primeiros catequistas de seus filhos, onde o casal, pai e mãe, ensinam e testemunham a fé cristã e formam seus filhos na mesma fé e os fazem mais solidários.

Lado 1 - Oremos pela Família como geradora de uma sociedade nova, primeira escola de virtudes sociais e dos verdadeiros valores humanos.

Lado 2 - Oremos pelos governantes e políticos, para que estes trabalhem por políticas públicas que valorizem a família e que contribuem para construção de um futuro melhor para juventude e o bem estar da infância.

[pic]

4 - SÚPLICA

Dirigente - Família, viva a alegria de ser a primeira escola da fé e de valores humanos e cristão, comprometida com a evangelização através do anúncio e testemunho da vivência cristã e do Sacramento do Matrimônio.

5

Casal 1 - A família deve ser o local onde a vida é acolhida e celebrada com alegria. Tem a tarefa de ser a “Igreja Doméstica”. Os pais são os primeiros que devem edificar essa Igreja como templo vivo, espiritual, mas também material. Nós vos pedimos Senhor, que nossas famílias sejam verdadeiras Igrejas domésticas, por isto cantamos:

Todos - Ilumina, ilumina nossos pais, nossos filhos e filhas! Ilumina, ilumina cada passo das nossas famílias!

Casal 2 - Senhor, que todas as crianças tenham um lar e sejam acolhidas no seio de uma família, e que pais e filhos possam viver com dedicação e amor, uns para os outros e invistam tempo na convivência para estabelecerem vínculos fortes e duradouros. Nós vos pedimos Senhor, que nossas famílias se comprometam em ajudar as famílias desestruturadas e proteger as crianças abandonadas, por isto cantamos:

Todos - Ilumina, ilumina nossos pais, nossos filhos e filhas! Ilumina, ilumina cada passo das nossas famílias!

6

Casal 1 - Nós te louvamos Senhor, porque como Igreja Doméstica, somos uma pequena comunidade de fé católica, ouvindo e acolhendo com fé, a tua Palavra através das Escrituras e do Magistério da Igreja, por isto cantamos:

Todos - Ilumina, ilumina nossos pais, nossos filhos e filhas! Ilumina, ilumina cada passo das nossas famílias!

Casal 2 - Nós te louvamos Senhor, por teres nos chamado a viver como filhos teus, como irmãos uns dos outros, por nos teres chamado a participar da vocação e missão cristãs; por nos teres dado tantos dons e pela formação católica que recebemos de nossos pais e formadores, por isto cantamos:

Todos - Ilumina, ilumina nossos pais, nossos filhos e filhas! Ilumina, ilumina cada passo das nossas famílias!

7

[pic]

CATEQUESES PREPARATÓRIAS PARA O IV ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

Dirigente – A família, primeira educadora da fé

Casal 1 - A família cristã, Igreja doméstica, participa desta missão. Além disso, a família tem como primeiros e principais destinatários deste anúncio missionário, os seus filhos e familiares

Casal 2 - O principal apostolado missionário dos pais deve realizar-se em sua própria família, pois seria uma desordem e um anti-testemunho pretender evangelizar a outros, descuidando da evangelização dos nossos. Os pais transmitem a fé aos seus filhos, com o testemunho de sua vida cristã e com sua palavra.

Dirigente – A família, educadora da verdade do homem: o matrimônio e a família

Casal 1 – A principal questão que a família de hoje deve encarar na educação cristã dos seus filhos, não é religiosa, mas principalmente antropológica: o relativismo radical ético-filosófico, segundo o qual não existe uma

8

verdade objetiva sobre o homem e, por conseguinte, tampouco sobre o matrimônio e sobre a família.

Casal 2 – Diante desta realidade tão radical e condicionante, a família tem hoje a inevitável tarefa de transmitir aos seus filhos, a verdade sobre o homem.

Dirigente – A família, educadora da dignidade e respeito de toda pessoa.

Casal 1 - Por ter sido feito à imagem de Deus, o ser humano tem a dignidade de pessoa: não é só alguma coisa, mas alguém. É capaz de conhecer-se, de dar-se livremente e de entrar em comunhão com outras pessoas.

Esta relação com Deus pode ser ignorada, esquecida ou removida, mas jamais pode ser eliminada, porque a pessoa humana é um ser pessoal, criado por Deus para relacionar-se e viver com Ele.

Casal 2 - O homem e a mulher têm a mesma dignidade, porque ambos são imagem de Deus e porque, além disso, se realizam profundamente reencontrando-se como pessoas, através do dom sincero de si mesmos. A mulher é complemento do homem assim como o homem o é da mulher.

9

É a “unidade dos dois” que permite a cada um experimentar a relação interpessoal e recíproca. Alem disso, é só a esta “unidade dos dois” que Deus confia a obra da procriação e a vida humana.

Dirigente – A família, transmissora dos valores e virtudes humanas

Casal 1 - A família, nascida da íntima comunhão de vida e de amor conjugal fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, é o lugar primário das relações interpessoais, o fundamento da vida das pessoas e o protótipo de toda organização social.

Casal 2 - A família ajuda que as pessoas desenvolvam alguns valores fundamentais, que são imprescindíveis para formar cidadãos livres, honestos e responsáveis, por exemplo, a verdade, a justiça, a solidariedade, a ajuda ao débil, o amor aos outros por si mesmos, a tolerância, etc.

Dirigente – A família, aberta a Deus e ao próximo

Casal 1 - Consciente desta realidade, a família cristã situa Deus no horizonte da vida dos seus filhos, desde os primeiros momentos da sua existência consciente. É um ambiente que eles respiram e assimilam. Isto os

10

ajuda a descobrir e acolher a Deus, a Jesus Cristo, ao Espírito Santo e à Igreja.

Casal 2 - Esta educação na centralidade do amor a Deus, é realizada pelos pais, sobretudo através das realidades da vida diária: rezando em família nas refeições, estimulando nos filhos a gratidão a Deus pelos dons recebidos, recorrendo a Ele nos momentos de dor em qualquer uma das suas formas, participando na missa dominical com eles, acompanhando-os para receber o sacramento da Reconciliação, etc.

Dirigente – A família, formadora da reta consciência moral

Casal 1 - A família cristã tem o grandíssimo desafio de formar na verdade e na retidão, a consciência moral dos seus filhos, respeitando escrupulosamente sua dignidade e liberdade, de modo que, lhes ajude a formar uma consciência reta sobre as grandes questões da vida humana: a adoração e respeito a Deus Criador e Salvador, o amor aos pais, o respeito à vida, ao próprio corpo e ao dos outros, o respeito aos bens materiais e a honra do próximo, a fraternidade entre todos os homens, o destino universal dos bens da criação, a não discriminação por motivos religiosos, sociais ou

11

econômicos. Pontos firmes deste ensino, são os preceitos do Decálogo e as Bem aventuranças.

Casal 2 - Os pais devem educar hoje, seus filhos, com confiança e valentia nestes valores essenciais, começando pelo mais radical de todos: a existência da verdade e a necessidade de procurá-la e segui-la para realizar-se como homens. Outros valores chave, hoje são o amor à justiça e a educação sexual clara e delicada, que leve a uma valorização pessoal do corpo, e a superar a mentalidade e a praxe que o reduz a objeto de prazer egoísta.

Dirigente – A família, primeira experiência de Igreja

Casal 1 – A família é a primeira experiência de Igreja, que recebe uma pessoa, pois nela a pessoa recebe uma primeira e elementar iniciação à fé, recebe os sacramentos mais importantes e tem a primeira experiência da caridade.

Casal 2 – Uma experiência particularmente intensa de Igreja em família acontece quando pais e filhos participam na Missa do domingo. Nela, ao reunir-se com outras famílias e outros irmãos na fé, escutam a Palavra de Deus, rezam pelas necessidades de todos os necessitados e se alimentam de Cristo imolado por nós.

12

A fé cresce e se desenvolve com estas experiências tão bonitas que dão sentido à vida ordinária, infundem paz no coração.

Dirigente – Colaboradores da família: a paróquia e a escola.

Casal 1 – A família não dá conta de si mesma para realizar sua missão. Necessita a ajuda do Estado. É obrigação da sociedade civil, tutelar os direitos e deveres dos pais e dos que intervêm na educação, colaborar com eles, completar quando não é suficiente o esforço dos pais e de outras sociedades.

Casal 2 – Família, escola e paróquia são três realidades que ficam integradas e unidas pela educação que devem receber os filhos. Quanto maior seja a mútua colaboração e intercâmbio, e mais afetuosas sejam as relações, mais eficaz será a educação dos filhos.

Dirigente – A família e o modelo de Nazaré.

Casal 1 – A família de Nazaré viveu como uma família a mais desse povo. Quer dizer, de uma maneira singela, humilde, pobre, trabalhadora, amante das tradições culturais e religiosas da sua nação, profundamente religiosa e afastada dos centros de poder religioso e civil.

13

Casal 2 – O segredo é viver «essa» vida com o mesmo amor e perseverança que a Sagrada Família.

Dirigente – A família, destinatária e agente da nova evangelização.

Casal 1 – A tarefa evangelizadora da família cristã se faz, especialmente necessária e urgente, nos lugares onde uma legislação anti-religiosa pretende inclusive impedir a educação na fé, ou onde cresceu a incredulidade ou penetrou o secularismo, até o ponto de fazer virtualmente impossível, uma verdadeira crença religiosa.

Casal 2 – A família tem um modo específico de evangelizar, feito não de grandes discursos ou lições teóricas, mas mediante o amor cotidiano, a simplicidade e o testemunho diário. Com esta pedagogia, transmite os valores mais importantes do Evangelho.

[pic]

CÂNTICO - Glória a Jesus

Glória a Jesus na Hóstia Santa,

Que se consagra sobre o Altar,

E aos nossos olhos se levanta,

Para o Brasil abençoar!

14

Que o Santo Sacramento

O próprio Cristo Jesus,

Seja adorado e seja amado,

Nesta Terra de Santa Cruz!

5 – ATO DE FÉ

[pic]

1º MOMENTO:

A FAMÍLIA DIANTE DO DEUS DE MISERICÓRDIA.

Dirigente - Neste primeiro momento, diante de Jesus Sacramentado, nós vamos colocar nossa vida e nossas famílias, com todas as alegrias, mas também com todas as dificuldades e tristezas que vivemos no dia-a-dia.

Ó família, escuta o Senhor teu Deus, deixa a sua voz penetrar-te, abra o teu coração. Torna-te aquilo que és: o Santuário da vida.

Lado 1 - Nós pedimos Senhor: Ajude-nos, pela Sua Santa presença entre nós, a apresentarmos nossas vidas e nossas famílias; e nos anime Senhor, na busca da Santidade.

Por isso cantemos!

Todos - Tu és Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará.

15

Lado 2 - Nós vos agradecemos Senhor Jesus, por estes momentos na Vossa Presença. Por acolher nossas famílias, orientar com Vossa palavra, animar com a Eucaristia. Agradecemos por ajudar nossas famílias a serem reflexo da Sagrada Família de Nazaré, verdadeiras fontes de amor e vida! Obrigado Senhor, por acompanhar nossas famílias.

Todos - Tu és Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará.

Lado 1 - Nós vos agradecemos Senhor, pelos nossos sacerdotes, que se dedicam à nobre causa das famílias. Confortai-os e ajudai-os sempre! Obrigado porque, em cada um deles, nossas famílias podem encontrar a palavra, o conselho, o afeto e o impulso para seguir fiéis a Jesus na vida matrimonial e na Igreja.

Todos - Tu és Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará.

Lado 2 - Nós vos agradecemos Senhor, por todos os agentes de pastorais, movimentos e serviços da Igreja, que trabalham fortemente para promover a família e defender a vida em todas as suas etapas. Obrigado Senhor, pelas pastorais, movimentos e serviços da Igreja.

16

Todos - Tu és Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará.

[pic]

NOSSA ESCUTA

Dirigente - “O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, esforçando-se em atenções recíprocas. Sede: zelosos, diligentes e fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor; alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração". (Rm 12, 9-12)

[pic]NOSSA RESPOSTA

Lado 1 - Coração misericordioso de Jesus, ajudai-nos a entender melhor as nossas fraquezas, e as fraquezas de todos os que estão próximos de nós, para não cairmos na tentação do julgamento precipitado!

Todos – Jesus, manso e humilde de coração fazei nosso coração semelhante ao vosso!

17

Lado 2 - Coração misericordioso de Jesus nos dê força e coragem para assumirmos nossa missão na família, buscando superar todas as dificuldades, pela sua Graça e confiantes em sua Bondade.

Todos - Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!

Lado 1 - Coração misericordioso de Jesus alarga nossos corações, para que nossas famílias sejam sempre mais fiéis à missão, de darem testemunho de seu Amor ao mundo

Todos - Jesus, manso e humilde de coração; fazei nosso coração semelhante ao vosso!

Lado 2 - Coração misericordioso de Jesus coloca em nossas famílias a coragem necessária, para nunca desistirem de praticarem a caridade e a misericórdia.

Todos – Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!

18

[pic]

NOSSO SILÊNCIO

Dirigente - Cada um, com os olhos e o coração fixos em Jesus Caminho, Verdade e Vida, presente no Santíssimo Sacramento, adoremos, em silêncio, o nosso Deus. Deixemos ressoar em nós a bondade misericordiosa de Deus, meditando interiormente: "Criai em mim um coração que seja puro; dai-me de novo um espírito decidido".  (SI 50)

(Breve pausa, silenciosa, para adoração pessoal diante do Santíssimo Sacramento)

Dirigente - Agora, vamos unir nossa voz a voz dos anjos, santos e santas todos, para dizermos juntos:

Todos – Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o Céu e a Terra proclamam vossa Glória. Hosana nas alturas. Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

[pic]

NOSSA ORAÇÃO

Dirigente - Façamos juntos, nossa oração diante do Senhor.

19

Todos – Senhor Deus, escutai propício as nossas súplicas e perdoai os nossos pecados, dando-nos, ao mesmo tempo, o perdão e a paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Todos - Pai Nosso, 3 Ave-Marias.

Dirigente - Graças e louvores sejam dados a todo o momento! (3 vezes)

Todos - Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Dirigente - Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Todos - Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

[pic]

CÂNTICO Jesus Está Aqui

Jesus está aqui. Aleluia!

Tão certo como o ar que eu respiro.

Tão certo como o amanhã que se levantará.

Tão certo quanto eu te falo e tu podes me ouvir.(2 vezes)

20

[pic]

2° MOMENTO

A FAMÍLIA DIANTE DO MISTÉRIO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

Dirigente - Agora, neste momento, vamos agradecer e louvar o Senhor por todos os dons que recebemos, pelas nossas famílias e comunidades e, principalmente, por Ele se fazer ainda mais próximo de nós, pelo mistério do Santíssimo Sacramento.

Todos - Nós pedimos Senhor: Coloque em nossa voz, palavras de gratidão e de louvor verdadeiros, por tudo o que o Senhor tem feito em nossas vidas e na vida de nossas Famílias. Queremos louvar, Senhor, principalmente pela presença amorosa do Senhor, através do Santíssimo Sacramento.

[pic]

NOSSA ESCUTA

Dirigente - "A família cristã tem, hoje mais que nunca, uma missão nobilíssima e iniludível, como é transmitir a fé, que implica a entrega a Jesus, morto e ressuscitado, e a inserção na comunidade eclesial. Os pais são os primeiros evangelizadores dos filhos, dom precioso do

21

Criador (Cf. GS 50), começando pelo ensinamento das primeiras orações. Assim se vai construindo um universo moral, enraizado na vontade de Deus, no qual o filho cresce nos valores humanos e cristãos que dão pleno sentido à vida". (Carta do Papa Bento XVI por ocasião do Encontro Mundial das Famílias 2006)

[pic]

NOSSA RESPOSTA

Lado 1 - Damos graças, Senhor, por ter nos criado pelo Amor e para o Amor e por ter colocado em nossas vidas essa busca incansável do Amor.

Todos – Graças e Louvores sejam dados a todo o momento! Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Lado 2 - Damos graças, Senhor, pela nossa Família que, apesar das dificuldades diárias, se fortalece pela oração e pela sua presença santa na Eucaristia.

Todos – Graças e Louvores, sejam dados a todo o momento! Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Lado 1 - Damos graças, Senhor, pelo seu Sacramento Santo, sua presença real e próxima de nós, que nos

22

congrega numa única Família, dos filhos e filhas de Deus.

Todos – Graças e Louvores, sejam dados a todo o momento! Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Lado 2 - Damos graças, Senhor, pela força que vem a nós pelo Santo Sacramento da Eucaristia, e que nos impulsiona, a sermos uma família de evangelizadores.

Todos – Graças e Louvores sejam dadas a todo o momento!  Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

[pic]

NOSSO SILÊNCIO:

Dirigente - Cada um, com os olhos e o coração fixos em Jesus Caminho, Verdade e Vida, presente no Santíssimo Sacramento, adoremos, em silêncio, o nosso Deus. Acolhamos em nossa vida esta presença amorosa de Deus, que se dá a nós pela Eucaristia, meditando em silêncio: "Fica conosco, Senhor!" (Breve pausa, silenciosa, para adoração pessoal diante do Santíssimo Sacramento).

Dirigente - Agora, vamos unir nossa voz a voz dos anjos, santos e santas todos, para dizermos juntos:

23

Todos – Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o Céu e a Terra proclamam vossa Glória. Hosana nas alturas. Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

[pic]

NOSSA ORAÇÃO

Dirigente - Façamos juntos nossa oração diante do Senhor

Todos – Ó Deus, Pai de todos os dons, nós vos proclamamos, fonte de tudo o que temos e somos; ensinai-nos a reconhecer, vossos imensos benefícios, e amar-vos de todo o coração e com todas as forças. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (Missal Romano, p. 931).

Todos – Pai Nosso, 3 Ave-Marias.

Dirigente - Graças e louvores, sejam dados a todo o momento! (3 vezes)

Todos – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

24

Dirigente - Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Todos - Como era no princípio, agora e sempre.

Amém.

[pic]

CÂNTICO – Podes Reinar

Senhor, eu sei que é teu este lugar

Todos querem te adorar, toma tua direção

Sim oh vem, oh Santo Espírito os espaços, preencher

Reverência à Tua voz, vamos fazer.

Refrão: Podes reinar, Senhor Jesus, oh sim

O Teu poder teu povo sentirá

Que bom, Senhor, saber que estás presente aqui

Reina, Senhor, neste lugar.

Visita a cada irmão o meu Senhor

Dai-lhe paz interior

E razões pra Te louvar

Desfaz toda tristeza, incerteza, desamor

Glorifica o Teu nome, Oh meu Senhor!

                             

25

[pic]

3° MOMENTO

A FAMÍLIA DIANTE DOS COMPROMISSOS COM A COMUNIDADE.

DIRIGENTE - Nós sabemos Senhor, que cristãos verdadeiros não ficam de braços cruzados. Por isso, agora, queremos colocar-nos diante do Vosso Mistério, para que nos anime a trabalhar para a promoção da vida e do Reino de Deus. E que sejamos discípulos-missionários Vossos, para renovar a nossa comunidade.

Todos – Nós pedimos Senhor: Ajude-nos, pela Sua presença Santa entre nós, a colocarmos em prática os anseios de nossa Igreja Diocesana e que nossas famílias sejam evangelizadoras de outras famílias.

[pic]

NOSSA ESCUTA

Dirigente - "Todos os membros da família, cada um segundo o dom que lhe é peculiar, possuem a graça e a responsabilidade de construir, dia após dia, a comunhão de pessoas, fazendo da família uma “escola de

26

humanismo mais completo e mais rico”: é o que vemos surgir com o cuidado e o amor para com os pequenos, os doentes e os anciãos; com o serviço recíproco de todos os dias; com a co-participação nos bens, nas alegrias e nos sofrimentos". (FAMILIARIS CONSORTIO, 21)

[pic]

NOSSA RESPOSTA

Lado 1 - Queremos Senhor, pedir a coragem necessária para tornarmos, nós e nossas famílias, verdadeiros evangelizadores.

Todos – “Queremos ser uma Igreja que forma o Povo de Deus, renova a Comunidade e transforma a Sociedade.”

Lado 2 - Queremos Senhor, conhecer e colocar em prática, de coração aberto, nossa condição de Discípulo Missionário como prioridade de nosso serviço-doação.

Todos – “Queremos ser uma Igreja que forma o Povo de Deus, renova a Comunidade e transforma a Sociedade.”

27

Lado 1 - Queremos Senhor, pedir por todos os que se empenham, para que a evangelização continue acontecendo em nossa comunidade, de modo especial, Senhor, pedimos pelos membros do Conselho Missionário Paroquial, para que nunca desanime em sua missão de promover a Família.

Todos – “Queremos ser uma Igreja que forma o Povo de Deus, renova a Comunidade e transforma a Sociedade.”

Lado 2 - Queremos Senhor, confiar que sua Graça ajude a transformar cada família em um ambiente propício para o crescimento dos valores da justiça, da paz, da honestidade, da bondade, enfim, os valores do Evangelho.

Todos – “Queremos ser uma Igreja que forma o Povo de Deus, renova a Comunidade e transforma a Sociedade.”

[pic]

NOSSO SILÊNCIO

Dirigente - Cada um, com os olhos e o coração fixos em Jesus Caminho, Verdade e Vida, presente no Santíssimo

28

Sacramento, adoremos em silêncio, o nosso Deus. Coloquemo-nos diante de Jesus Sacramento como quem deseja servir e não ser servido, meditando em silêncio: "Eu vos escolhi para irdes e produzirdes muitos frutos!”

(Breve pausa, silenciosa, para adoração pessoal diante do Santíssimo Sacramento)

Dirigente - Agora, vamos unir nossa voz a voz dos anjos, santos e santas todos, para dizermos juntos:

Todos – Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o Céu e a Terra proclamam vossa Glória. Hosana nas alturas. Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

[pic]

NOSSA ORAÇÃO:

Dirigente - Façamos juntos, nossa oração diante do Senhor

Todos – Ó Deus, quisestes que a vossa Igreja fosse o sacramento da salvação para todas as nações, a fim de que a obra do Salvador continuasse até o fim dos tempos. Despertai nos corações dos vossos fiéis, a consciência de que são chamados a trabalhar pela salvação da humanidade, até que de todos os povos

29

surja e cresça, para Vós, uma só família e um só povo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém (Missal Romano, p. 903)

Todos – Pai Nosso, 3 Ave-Marias.

Dirigente - Graças e louvores sejam dados a todo o momento! (3 vezes)

Todos – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Dirigente - Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Todos - Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

[pic]

CÂNTICO - Um coração para amar

Um coração para amar, pra perdoar e sentir,

para chorar e sorrir ao me criar tu me deste.

Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater, ansioso por entender as coisas que tu disseste.

Eis o que eu venho te dar,

eis o que eu ponho no Altar.

Toma Senhor, que ele é teu.

Meu coração não é meu.

30

[pic]

4° MOMENTO

A FAMÍLIA DIANTE DO COMPROMISSO DE PROMOVER A PAZ.

Dirigente - Também queremos pedir, Senhor, pela Paz. Diante do Senhor, neste Sacramento do Altar, queremos pedir a paz entre nós, nossas famílias, nossas comunidades, nossa Diocese. Pedimos a Paz para o mundo inteiro.

Todos – Nós pedimos Senhor: Faça de nós e de nossas famílias, instrumentos verdadeiros de paz para o mundo, e não nos deixe desanimar, nesta busca pela paz.

[pic]

NOSSA ESCUTA

Dirigente - "A vós, porém, que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam. (...) Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda, sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande.

31

Sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bondoso também para com os ingratos e maus.Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso". (Lc 6, 27-28.35-36)

[pic]

NOSSA RESPOSTA

Lado 1 - Jesus, Príncipe da Paz, faça-nos verdadeiros promotores da Paz em nossas vidas, em nossas famílias, em nossa comunidade. Não nos deixe Senhor, nunca, desistirmos da Paz.

Todos:  Senhor, faça de nós instrumentos de Sua Paz!

Lado 2 - Jesus Príncipe da Paz pedimos a abertura de coração, para todos aqueles que apostam na violência e na guerra, a fim de que percebam o seu erro e voltem sua vida para a Paz.

Todos:  Senhor, faça de nós instrumentos de Sua Paz!

Lado 1 - Jesus, Príncipe da Paz, nós sabemos que a paz é fruto da justiça. Pedimos por todos aqueles que sofrem injustiças, de modo especial, pelos excluídos da

32

sociedade, que encontrem em Deus, sua fonte de esperança.

Todos:  Senhor, faça de nós instrumentos de Sua Paz!

Lado 2 - Jesus, Príncipe da Paz, somente o diálogo constrói a paz! Ajude-nos a buscar a unidade e a comunhão, entre todos nós, entre nossas famílias, entre nossas comunidades, para sermos autênticos promotores da Paz.

Todos:  Senhor, faça de nós instrumentos de Sua Paz!

Lado 1 – Jesus, Príncipe da Paz, sabemos que a paz é fruto da justiça, e que a justiça provém da solidariedade. Que nossa Igreja, possa favorecer e estimular as relações de solidariedade e de fraternidade.

Todos:  Senhor, faça de nós instrumentos de Sua Paz!

[pic]

NOSSO SILENCIO

Dirigente - Cada um, com os olhos e o coração fixos em Jesus Caminho, Verdade e Vida, presente no Santíssimo Sacramento, adoremos, em silêncio, o nosso Deus.

33

Apresentemo-nos diante do Príncipe da Paz, meditando interiormente: "Felizes os que promovem a paz !"

(Breve pausa, silenciosa, para adoração pessoal diante do Santíssimo Sacramento)

Dirigente - Agora, vamos unir nossa voz a voz dos anjos, santos e santas todos, para  dizermos (cantarmos) juntos:

Todos – Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o Céu e a Terra proclamam vossa Glória. Hosana nas alturas. Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

[pic]

NOSSA ORAÇÃO:

Dirigente - Façamos juntos nossa oração diante do Senhor:

Todos – Ó Deus, que cuidais de todos com carinho de pai, e lhe destes a mesma origem, concedei-lhes formarem, na paz, uma só família, amando-se uns aos outros como irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (Missal Romano, p. 909)

34

Todos – Pai Nosso, 3 Ave-Marias.

Dirigente - Graças e louvores sejam dados a todo o momento! (3 vezes)

Todos – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Dirigente - Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Todos - Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

[pic]

CÂNTICO - Oração Pela Família

Que nenhuma família comece em qualquer de repente

Que nenhuma família termine por falta de amor

Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente

E que nada no mundo separe um casal sonhador

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte

Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois

Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte

Que eles vivam do ontem e o hoje em função de um depois

Que a família comece e termine sabendo aonde vai

E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai

Que a mulher seja um céu de ternura aconchego e calor

E que os filhos conheçam a força que brota do amor

35

Abençoa Senhor as famílias Amém.

Abençoa Senhor a minha também.

Abençoa Senhor as famílias Amém.

Abençoa Senhor a minha também.

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida

Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão

Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida

Que as famílias celebrem a partilha do abraço e do pão

Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos

Que o ciúme não marque a certeza do amor entre os dois

Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho

Seja firme esperança de um céu aqui mesmo e depois

Que a família comece e termine sabendo onde vai

E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai

Que a mulher seja um céu de ternura aconchego e calor

E que os filhos conheçam a força que brota do amor

Abençoa Senhor as famílias Amém

Abençoa Senhor a minha também

Abençoa Senhor as famílias Amém

Abençoa Senhor a minha também

36

Dirigente – Graças e louvores se dêem a todo momento.

Todos – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

Dirigente – Graças e louvores se dêem a todo momento.

Todos – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

Dirigente – Graças e louvores se dêem a todo momento.

Todos – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

Dirigente - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos - Amém!

37

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches