Universidade de São Paulo - Planos de Aula



Universidade de São Paulo

Nome do aluno: Luiza de Almeida Campos,

N° USP: 7154172

Curso: Pedagogia / Noturno

Disciplina: Metodologia e Fundamentos da Alfabetização em Países de Língua Oficial Portuguesa: uma introdução

Docente: Nilce da Silva

1. A aula será ministrada em uma hora, durante o período de três semanas e contemplará os alunos da classe C4 dos alunos de quatro anos na Integration School - Escola Bilíngue de Educação Infantil e Ensino Fundamental

2. Histórico da escola:

A escola está situada na rua São Pedro Fourier, 189, na região do Morumbi. A clientela é formada por alunos considerados de classe alta e moradores da região do Morumbi. Na unidade de Educação Infantil a escola possui seis salas de aula, uma biblioteca, uma sala de vídeo, três áreas de playgournd, uma sala de professores, um refeitório, um ateliê de artes, um tanque de areia, um canteiro de horta e uma área aonde ficam os coelhos, tartarugas e passarinhos da escola. O funcionamento se dá em dois períodos (manhã e tarde) com aproximadamente sessenta alunos, dez alunos por classe. Na faixa etária entre um e cinco anos.

3. Histórico da sala:

Faço estágio como professora auxiliar na sala da turma do c4, alunos de quatro anos, estágio realizado no período da manhã, iniciado no mês de julho até os dias atuais. A escola recebe seus alunos as oito horas da manhã e inicia sua rotina as nove horas da manhã. O encerramento das atividades se dá a uma hora da tarde. Cada aula tem a duração de aproximadamente quarenta e cinco minutos. A classe na qual faço estágio possui dez alunos, os quais são cinco meninas e cinco meninos.

PLANO DE AULA :

I. Data da elaboração: 21 de setembro de 2011

Data da aplicação das aulas: nas semanas dos dias 4/09, 11/09 e 18/09 sempre às quintas -feiras.

II. Identificação:

Escola – Integration School

Professor(a) – Camila Pena

Professor Estagiário – Luiza de Almeida Campos

Disciplina – Português, música e artes

Turma – C4 (alunos de quatro anos)

Período – Manhã

III. Tema – Cultura típica brasileira

IV. Conteúdo – Fonética, utilizando as parlendas como instrumento para o aprendizado de rimas e poesia musicalizada

V. Objetivos gerais

- Possibilitar que a professora-estagiária identifique o conhecimento que cada aluno tem com referencia a cultura e geografia de seu próprio país.

- Possibilitar que os alunos ampliem seu conhecimento a respeito das características e elementos principais da cultura brasileira.

Objetivos específicos

- Que as crianças aprendam a diferenciar a cultura brasileira das demais culturas no resto do mundo. Que elas não só tenham contato, mas também aprofundem seus conhecimentos a respeito da culinária típica do Brasil, de suas danças e músicas típicas, esportes, monumentos nacionais e etc. Que as crianças possam ampliar seu conhecimento sobre rimas e poesias através do estudo e apresentação das parlendas nacionais.

VI. Desenvolvimento do tema

- Confecção com os alunos de um mapa mundi (utilizando papel craft, tinta guache e pincéis: a professora desenhará no papel o contorno dos países no mapa mundi e as crianças o pintarão) para que assim as crianças possam aprender sobre a localização geográfica do Brasil no mundo. A professora primeiramente conversará com os alunos a respeito do que entendem por cultura brasileira e pedirá para que cada aluno traga de casa algum objeto que remeta ao Brasil. Após a conversa, a professora falará e mostrará figuras e fotos dos principais elementos característicos da história, geografia e cultura brasileira: bandeira brasileira, praias (rio de janeiro), clima tropical, carnaval, samba, cultura indígena, comidas (feijoada, brigadeiro e pão de queijo) e futebol. Após a conversa e explicação básica de tais características, se dará a execução de atividades referentes ao conteúdo aprendido: confecção de máscaras de carnaval, confecção de tiaras indígenas de penas, aula de culinária das comidas típicas brasileiras (brigadeiro e pão de queijo), assistir a filmes que apresentem a cultura brasileira (filme: RIO) e realização de aula de música utilizando pandeiros para se aprender sobre a música brasileira (samba).

VII. Recursos didáticos – lousa, giz, máscaras de carnaval, livros, fotos, computador, filmes, lápis, canetinhas, papel sulfite, desenhos, papelão, cartolina, tecido de feltro, papel collorset, papel cartão, tinta guache, giz de cera, penas coloridas, purpurina, lantejoulas, pincéis, glitter, lápis de cor, tesoura e etc.

VIII. Avaliação – Avaliação diagnóstica, feita com o propósito de acompanhar o aprendizado dos alunos com relação aos conteúdos ensinados.

IX. Atividades de avaliação – Participação dos alunos, resposta à perguntas, jogos de perguntas e respostas, compreensão de gravuras e etc.

X. Referências bibliográficas -

SILVA, Nilce da – Instruções básicas para elaboração de plano de aula (em grupo ou individual ou grupo-individual). São Paulo: USP: 2011 (Nota de Aula)

COMPANY, Grupo Galli. Jogos Smartkids [Internet]. São Paulo: Disponível em educativos/ditado.html. Acesso em: 03 set. 2011.

Filme RIO – Carlos Saldanha, 2010. 20th Century Fox & Sky Studios.

Site . Cláudia Houdelier – Álbum de parlendas Infantis em Português. Acesso em: 03 set. 2011.

Site (filme) . Wikipédia para consulta dos dados do filme RIO.

Site Google Imagens para a procura das fotos e imagens a serem mostradas aos alunos nas aulas. Acesso em: 03 set. 2011.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download