MCC – Diocese de Araçatuba | Blog do Movimento de ...



BOA NOITE, QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS!

PARA QUEM NÃO ME CONHECE, MEU NOME É JOSÉ AUGUSTO, TENHO 29 ANOS, SOU FILHO DA D. VANIA E DO SEU FORTUNA; EU VIVI AQUI NA CASA DE SÃO PAULO O 26º CURSILHO DA DIOCESE DE ARAÇATUBA NO ANO DE 2009, JÁ TRABALHEI NA COZINHA NO 7º CURSILHO DE JOVENS, E NO CORREDOR, NO 8º, ANO PASSADO.

A MENSAGEM QUE A ESCOLA VIVENCIAL DE ARAÇATUBA ME PEDIU QUE EU PROCLAMASSE A TODOS VOCÊS NESTA NOITE É, AO MESMO TEMPO, DIFERENTE E PRAZEROSA. DIFERENTE PORQUE ESTAMOS EM UM LOCAL INUSITADO E QUE HABITUALMENTE NÃO É USADO PARA ESSE FIM, É DIFERENTE TAMBÉM POIS POUCO SE ENCONTRA, POR EX. EM ALGUM LIVRO DE RESPONSÁVEIS PELO CURSILHO, OU MESMO NA INTERNET. MAS TUDO ISSO FEZ COM QUE EU BUSCASSE ALGUMAS INFORMAÇÕES DAQUILO QUE EU JÁ VIVI NO MOVIMENTO E, COMO NÃO, DO FUNDO DA MINHA ALMA, GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO.

TODAS AS VEZES QUE EU ME REFERIR À PALAVRA COZINHA, ELA DEVERÁ SER ENTENDIDA COMO UM AMBIENTE SAGRADO, ENCLAUSURADO DENTRO DO CURSILHO TRÊS DIAS, E NÃO SOMENTE COMO UM LOCAL FÍSICO NA CASA SÃO PAULO, DEVENDO SER ESCRITA COM LETRA MAIÚSCULA.

COZINHANDO NO CURSILHO COM JESUS

“Chegada a tarde, aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e comprem o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer.”(Mt 14, 15-16)

PRIMEIRAMENTE, PODEMOS DEFINIR QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA ESPIRITUALIDADE, SEGUNDO O DICIONÁRIO:

Que é da natureza do espírito: vida espiritual.

Relativo à religião, à vida devota: exercícios espirituais.

Que pertence à esfera eclesiástica: o poder espiritual.

Alegórico (por opos. a literal): sentido espiritual.

S.m. Aquilo que é espiritual; o poder espiritual: o espiritual e o material.

Diretor espiritual, confessor, guia de consciências.

POIS BEM, FALANDO EM ESPIRITUALIDADE, UMA PERGUNTA NÃO QUER CALAR: QUAL A RELAÇÃO QUE HÁ ENTRE ALIMENTO ESPIRITUAL E ALIMENTO FÍSICO??

Assim como comer corretamente é essencial à saúde física, devemos alimentar adequadamente nossos espíritos para permanecermos saudáveis e crescermos espiritualmente. Isso se faz lendo ou ouvindo textos bíblicos e outros materiais que edificam a fé. Você não vai aproveitar muito um alimento nem desfrutar uma refeição se simplesmente engolir a comida o mais rápido possível. O mesmo princípio se aplica ao alimento espiritual. Para se nutrir espiritualmente, é preciso tempo para absorver o

que se lê e se aprende. Ele necessita sim ser saboreado, sendo antes bem mastigado.

ASSIM, PODEMOS CONCLUIR QUE É NECESSÁRIO ESTAR NUTRIDO FISICAMENTE SIM, POIS SOMOS SERES VIVOS E PRECISAMOS DO ALIMENTO FÍSICO PARA SOBREVIVERMOS (ARROZ, FEIJÃO... ETC). DEVEMOS TAMBÉM ESTAR NUTRIDOS PELA PALAVRA E PELA EUCARISTIA, E NÓS, COMO IGREJA QUE SOMOS, COMPARTILHANDO DA MESMA FÉ, ESPERANÇA E AMOR SEMPRE ESTANDO A SERVIÇO DA MISSÃO EVANGELIZADORA, QUE CRISTO NOS CONFIOU. LEMBREMOS QUE, POR NOSSO BATISMO, TEMOS O COMPROMISSO DE VIVENCIAR A ESCUTA DA PALAVRA, A COMUNHÃO FRATERNA E O DEVER COM A JUSTIÇA, EM QUE TUDO ISSO NOS ALIMENTA E NOS FAZ EXPRESSAR NOSSA ESPIRITUALIDADE BATISMAL, QUE CONFIGURA O CRISTÃO COM CRISTO, QUE POR AMOR ENTREGA SUA VIDA PARA QUE TODOS TENHAM VIDA.

FALANDO UM POUCO DA CONSTITUIÇÃO DA COZINHA, NORMALMENTE A EQUIPE DA COZINHA É COMPOSTA POR MAIS OU MENOS 16 INTEGRANTES: O CHEFE OU COORDENADOR DE COZINHA E SEUS AUXILIARES. QUEM CONVOCA O COORDENADOR DE COZINHA É O GED (GRUPO EXECUTIVO DIOCESANO). É ELE O RESPONSÁVEL POR DISTRIBUIR AS VÁRIAS FUNÇÕES E TAREFAS DENTRO DE UMA COZINHA: QUEM CUIDARÁ DOS TALHERES, DOS PRATOS E COPOS, DAS PANELAS, DO CAFÉ, DO PREPARO DOS ALIMENTOS, DA ARRUMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO REFEITÓRIO E ETCÉTERA, POIS SÃO MUITAS AS TAREFAS, ALÉM DESSAS CITADAS. AS PESSOAS CONVOCADAS SÓ FICAM SABENDO DE SUAS FUNÇÕES NA TARDE EM QUE CHEGAM À CASA SÃO PAULO, NA QUINTA-FEIRA.

É ÓBVIO QUE O TRABALHO DE QUEM PREPARA UMA REFEIÇÃO TORNA-SE IMPORTANTÍSSIMO A TODOS NÓS, POIS SEM COMBUSTÍVEL NENHUM CARRO PODE ANDAR, SACO VAZIO NÃO PÁRA EM PÉ; O NOSSO ORGANISMO, PARA EXERCER ADEQUADAMENTE SUAS ATIVIDADES, TANTO FISIOLÓGICAS COMO TAMBÉM LER, ANDAR, TRABALHAR, ESCREVER, CONVERSAR, PRECISA DOS NUTRIENTES VINDOS DA ALIMENTAÇÃO PARA FUNCIONAR. ENTÃO, MAIS DO NUNCA, PRECISAMOS QUEM FAÇA ESSA COMIDA PARA NÓS, POIS NÃO HÁ TEMPO, DENTRO DAS ATIVIDADES DOS RESPONSÁVEIS, PARA TANTO (O TRABALHO É MUITO!), JÁ QUE TODAS AS TAREFAS SÃO PRÉ-DETERMINADAS PELO COORDENADOR DAQUELE CURSILHO. POR ISSO É QUE O CHEFE DA COZINHA TAMBÉM DETERMINA UMA FUNÇÃO PARA CADA AUXILIAR, PARA QUE NÃO SOBRECARREGUE NINGUÉM.

CREIO QUE TODOS SAIBAM, MAS O COORDENADOR DA COZINHA POSSUI UM “MANUAL”, QUE É SEGUIDO SEMPRE O MESMO EM TODOS OS CURSILHOS JÁ FAZ ANOS. E POR QUÊ? NÃO SE MUDA O TIME QUE ESTÁ GANHANDO, NÉ... CADA CASA DE CURSILHOS DE CRISTANDADE NO BRASIL POSSUI UM REGIMENTO INTERNO, POR ISSO QUE OS TRABALHOS DA COZINHA NÃO SÃO SEMPRE IGUAIS EM TODAS AS CASAS DE CURSILHOS. SÃO DETERMINADOS COSTUMES QUE MUITAS VEZES ESTÃO RELACIONADOS ATÉ MESMO A CADA REGIÃO ONDE SÃO ADOTADOS. POR EXEMPLO, AQUI NA DIOCESE DE ARAÇATUBA, AQUELE FAMOSO SEGREDO DO FEIJÃO QUE AQUI É PREPARADO, ESTÁ GUARDADO NO MANUAL. TALVEZ, POR EXEMPLO, LÁ NO NORDESTE OU NO NORTE DO PAÍS EXISTEM CULINÁRIAS DIVERSAS: JÁ IMAGINARAM COMO PODERIA SER O CARDÁPIO NA BAHIA, NO AMAZONAS? ESTE MANUAL É IMPRESCINDÍVEL PARA O BOM ANDAMENTO DOS TRABALHOS NA COZINHA, POIS NÃO DEIXA FALHAR NENHUMA ORIENTAÇÃO DE COMO DEVEMOS NOS PORTAR DENTRO DA COZINHA, O QUE CADA UM DEVE FAZER, A RECEITA E AS PROPORÇÕES PARA CADA PRATO, A ARRUMAÇÃO DO REFEITÓRIO, O TRABALHO A SER REALIZADO PELO “LIGAÇÃO EXTERNA”, AS VESTIMENTAS ADEQUADAS PARA SE USAR DENTRO DA COZINHA (NADA MUITO DECOTADO, CALÇAS FECHADAS, NADA CURTO, CABELOS PRESOS), POIS ESTAMOS EM UM AMBIENTE SAGRADO, NÃO DEIXAR POR 1 MINUTO SEQUER O SACRÁRIO “SOZINHO”.

É MAIS FELIZ QUEM SE DEDICA ÀQUILO DE QUE MAIS GOSTA, QUE TEM PRAZER, QUE FAZ BEM, NÃO É MESMO? DA MESMA FORMA, É IMPORTANTÍSSIMO NOS DEDICARMOS AO SERVIÇO PELO NOSSO PRÓXIMO, O QUE NOS FARÁ MUITO BEM, VENDO OS OUTROS FELIZES E ANIMADOS, E É CLARO, NÓS TAMBÉM. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DAS OBRAS DE MISERICÓRDIA QUE A SANTA MADRE IGREJA NOS FEZ CONHECER POR MEIO DA FÉ E DO CATECISMO: DAR DE COMER E DE BEBER ÀQUELES QUE ESTÃO FAMINTOS E COM SEDE, VESTIR OS QUE ESTÃO MALTRAPILHOS OU NUS, CURAR OS DOENTES. TAMBÉM NOS LEMBREMOS DO “SERMÃO DA MONTANHA”, QUE DIZ: “BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO SACIADOS. JUNTO A ISSO, ESTÃO TAMBÉM OS FRUTOS DA SANTA EUCARISTIA: A CARIDADE. É POR ESSA E POR OUTRAS RAZÕES QUE O TRABALHO DA EQUIPE DE COZINHA MERECE UMA DEDICAÇÃO SEM IGUAL. ASSIM COMO QUALQUER PREPARO DE ALIMENTOS EM UMA COZINHA MERECE UM EXTREMO CUIDADO COM A HIGIENE, A ESCOLHA DOS ALIMENTOS, DO CARDÁPIO, A LIMPEZA E O ASSEIO DOS COZINHEIROS E AUXILIARES, TODA A PALAVRA COLOCADA EM ORAÇÃO, JUNTAMENTE AO TRABALHO REALIZADO, TUDO “TEMPERO” ESPIRITUAL QUE ADICIONARMOS A ESSE TRABALHO, TAMBÉM TODAS AS ATITUDES QUE TIVERMOS DENTRO DO AMBIENTE DA COZINHA, REFLETIRÃO, COM TODA A CERTEZA, NO ANDAMENTO DOS TRABALHOS REALIZADOS NO CURSILHO TRÊS DIAS. DEVEMOS LEMBRAR QUE A COZINHA É A ALAVANCA MAIOR DENTRO DO CURSILHO, POR MAIS INCRÍVEL QUE PAREÇA, MAIS NO SENTIDO ESPIRITUAL DO QUE NO SENTIDO FÍSICO.

EMBORA POSSA PARECER POR VEZES UM TRABALHO PESADO E CANSATIVO PARA ALGUNS, VALE LEMBRAR QUE MUITAS PESSOAS, HÁ ANOS, SE DEDICAM A ESTE TRABALHO DENTRO DA COZINHA. RAZÃO MAIOR DISSO É QUE A PRÓPRIA VIDA E O PRÓPRIO TESTEMUNHO DE VIDA DESSAS PESSOAS MOSTRAM A CADA UM DE NÓS QUE SEGUE ESSE TRABALHO, QUE VALE A PENA SEMPRE, QUE O AMOR NUNCA É CANSATIVO, ELE SEMPRE NOS RENOVA E NOS RESTAURA, SENDO SIM RECOMPENSADOR PODER SERVIR AO PRÓXIMO, QUE FEZ CRISTO EM SUA PASSAGEM PELA TERRA. “UMA IMAGEM PODE VALER MAIS DO QUE MIL PALAVRAS”, DIZ O DITADO: MUITAS VEZES, NÃO É PRECISO MINISTRAR UMA MENSAGEM LÁ NA SALA DE MENSAGENS PARA MOSTRAR A SUA VIDA E O SEU TESTEMUNHO. MESMO O PRÓPRIO ATO DE SERVIR NA COZINHA PODE SER CONSIDERADO UMAS DAS MAIORES MENSAGENS E LIÇÕES DE VIDA QUE O CURSILHO PROPORCIONA AOS NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS. EMBORA HAJA COSTUMES DIFERENTES EM OUTRAS DIOCESES, DE LOGO NA NOITE DE ENTRADA JÁ REVELAR O PESSOAL QUE TRABALHA NA COZINHA, ESTA SURPRESA QUE ACONTECE AQUI SEMPRE NO TERCEIRO DIA ABRILHANTA E EXALTA MAIS AINDA O QUE A PALAVRA DE DEUS QUER MOSTRAR A CADA DE UM DE NÓS. ASSIM COMO OCORRE NA CLAUSURA, A SURPRESA-MOR DO CURSILHO, A COZINHA DEVE SER “ENCLAUSURADA”, POIS A SUA REVELAÇÃO PERTENCE A UM DOS MOMENTOS MAIS EMOCIONANTES E REVELADORES DA GRAÇA DIVINA DAQUELES QUE FAZEM O CURSILHO PELA PRIMEIRA VEZ, COMO EMOCIONA SEMPRE TAMBÉM AOS DEMAIS.

O TEMPO, SOMOS NÓS QUEM O FAZEMOS, MEUS IRMÃOS... NÃO EXISTE DESCULPA PARA DIZER QUE NÃO TEM TEMPO PARA ESSA DEDICAÇÃO ÀS COISAS DE DEUS. NA COZINHA NÃO É DIFERENTE: ENQUANTO SE LAVA UM TALHER, SE MEXE O CALDEIRÃO DO FEIJÃO OU SE PREPARA O CAFÉ, UMA ORAÇÃO ESPONTÂNEA OU MESMO LIDA, OU ATÉ MESMO, UM CÂNTICO, PODEM SER ENTOADOS NAQUELE MOMENTO. CABE SIM AO COORDENADOR DA COZINHA VIR TRABALHAR MOTIVADO PARA ESSA TAREFA DE EXTREMA RESPONSABILIDADE, EM TODOS OS SENTIDOS, SE DEDICANDO (COMO TAMBÉM TODA A EQUIPE) E SENDO UM VERDADEIRO LÍDER NESSE AMBIENTE, ASSIM COMO FOI JESUS EM SUA MISSÃO EVANGELIZADORA (POR ONDE ELE PASSOU, DEIXOU MARCAS PROFUNDAS EM QUEM OUVIU COM O CORAÇÃO SUAS PALAVRAS DE VIDA ETERNA...). POR ISSO, O COORDENADOR DEVE DEIXAR BOAS MARCAS E SER TAMBÉM MARCADO PELA SUA ATUAÇÃO DENTRO DA COZINHA.

EXISTEM ALGUNS MOMENTOS NOS QUAIS SE PODE E SE DEVE PARAR O TRABALHO NA COZINHA: 1) DURANTE A CELEBRAÇÃO DIÁRIA DA MISSA, REZADA PELO NOSSO DIRETOR ESPIRITUAL NA CAPELA LOCALIZADA DENTRO DA COZINHA; ESSE É O MOMENTO EM QUE TODOS, SEM EXCEÇÃO, PÁRAM TODAS AS ATIVIDADES QUE ESTAVAM FAZENDO, E TOMAM O ALIMENTO ESPIRITUAL, A EUCARISTIA, VERDADEIRA COMUNHÃO COM O CORPO E SANGUE DE CRISTO; VALE RESSALTAR QUE, DO INÍCIO ATÉ O TÉRMINO DO CURSILHO TRÊS DIAS, O SACRÁRIO PRESENTE DENTRO DA CAPELA DA COZINHA PERMANECE O TEMPO TODO COM A LÂMPADA VERMELHA ACESA, ISTO É, CRISTO JESUS ESTÁ VIVO NO MEIO DE NÓS, BEM GUARDADO NAQUELE LOCAL, ESPERANDO QUE TODOS QUE LÁ FOREM FAÇAM REVERÊNCIA E O ADOREM DE CORPO, ALMA E CORAÇÃO, ORANDO E BENDIZENDO SEU SANTÍSSIMO NOME E SUA GLORIOSA PRESENÇA. 2) OUTRO MOMENTO EM QUE SE PÁRA PARA REZAR É QUANDO CADA INTEGRANTE DA COZINHA, POR SUA PRÓPRIA DETERMINAÇÃO, VAI À CAPELA COM O SANTÍSSIMO, SUPLICAR A JESUS, EM ESPÍRITO E VERDADE, A CONVERSÃO DOS IRMÃOS CURSILHISTAS, DERRUBANDO OS OBSTÁCULOS QUE HÁ NO ENTENDIMENTO E NO DISCERNIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, ENTRE OUTROS PEDIDOS, E TAMBÉM A INTERCESSÃO DE MARIA PELOS TRABALHOS DA COZINHA E PELOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS NOSSOS IRMÃOS MENSAGEIROS E DO CORREDOR; POR EXEMPLO, SE UM INTEGRANTE DA EQUIPE JÁ TERMINOU A TAREFA PARA A QUAL FOI DESIGNADO, PODE IR À CAPELA, SE AJOELHAR E REZAR, OU AINDA PODE AJUDAR OUTRO IRMÃO QUE ESTÁ PRECISANDO DE SUA AJUDA EM OUTRA TAREFA QUE AINDA NÃO TENHA TERMINADO OU QUANDO ALGO ESTÁ MEIO ATRASADO.

TEMOS COMO DITADO POPULAR QUE TODO O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM, NÃO É MESMO? PORTANTO, TRABALHAR NA COZINHA NOS DIGNIFICA, REFLETINDO TODO O NOSSO ESFORÇO EM PROL DE NOSSO PRÓXIMO, OU SEJA, NOSSOS IRMÃOS DENTRO DO CURSILHO. ESSE TRABALHO ESTÁ CERCADO POR TODOS OS SENTIMENTOS CONSOANTES AO PLANO DE DEUS A NÓS: CARIDADE (QUE PODE SER ENTENDIDA COMO AMOR), DOAÇÃO, ENTREGA, SACRIFÍCIO, TRABALHO EM EQUIPE, DEDICAÇÃO, FRATERNIDADE, BONDADE, GENTILEZA, HUMILDADE, COOPERAÇÃO. ESTAMOS TRABALHANDO POR DOAÇÃO E CARIDADE, SEM ESPERAR NADA EM TROCA (PRESTÍGIO, OLHAR DOS OUTROS, SE APARECER, EXIBIR A ÚLTIMA MODA) OFERECENDO TUDO ISSO EM SACRIFÍCIO A DEUS, QUE DEU A VIDA POR NÓS.

NO DECORRER DOS TRÊS DIAS, AS REFEIÇÕES VÃO SE TORNANDO MAIS “INCREMENTADAS” (ÀS VEZES ATÉ MAIS ELABORADAS, OU SEJA, DÁ MAIS TRABALHO PARA PREPARÁ-LAS), MAIS APETITOSAS E SABOROSAS. É COMO ACONTECE COM O CANTO DO “DECOLORES”, A CADA MOMENTO QUE É ENTOADO, ELE VAI FICANDO MAIS ANIMADO E É CANTADO COM MAIOR ENTUSIASMO. NA VERDADE, UMA COISA ANDA CASADA COM A OUTRA. NÓS POPULARMENTE NÃO DIZEMOS QUE A MULHER SEGURA O HOMEM PELO ESTÔMAGO, PELO SABOR DA REFEIÇÃO QUE ELA PREPARA? COM TODO O RESPEITO, PODE-SE DIZER QUE “SEDUZIMOS” NOSSOS IRMÃOZINHOS A CADA REFEIÇÃO SERVIDA. NOSSAS REFEIÇÕES SÃO PREPARADAS COM TEMPERO “SAZON”, COM MUITO AMOR E DEDICAÇÃO. DE ONDE TIRAMOS ESSA DEDICAÇÃO? DE DEUS, É CLARO. O PEIXE MORRE PELA BOCA, NÃO É MESMO? NO NOSSO CASO, SOMOS PESCADORES DE HOMENS E DE MULHERES, SEDENTOS DE DEUS, E FAMINTOS PELA SUA PALAVRA; E COMO PESCADORES, OS NOSSOS PEIXES PESCADOS NÃO MORREM NÃO, E SIM TÊM GARANTIDA A VIDA ETERNA, A SALVAÇÃO.

NOTAMOS NO CURSILHO TRÊS DIAS QUE QUEM SERVE OS NOVOS CURSILHISTAS SÃO AQUELES QUE OS ACOMPANHAM, E NÃO QUEM NECESSARIAMENTE PREPARA A REFEIÇÃO. OBVIAMENTE QUE ISTO FAZ AUMENTAR MAIS AINDA O SUSPENSE SOBRE “DE ONDE VEM O ALIMENTO TÃO APETITOSO QUE ESTAMOS COMENDO? QUEM OS PREPARA PARA NÓS?” INÚMERAS SÃO AS PERGUNTAS QUE SE FAZ À RESPEITO. INICIALMENTE, QUEREMOS MOSTRAR AOS NOVOS CURSILHISTAS QUE, À EXEMPLO DE JESUS CRISTO, ESTAMOS ALI PARA SERVI-LOS DESDE QUE ELES ENTRARAM NA CASA SÃO PAULO. ALÉM DISSO, O PESSOAL DA COZINHA TERÁ SOMENTE AO TÉRMINO DOS TRÊS DIAS, SUA GRANDE OPORTUNIDADE DE MOSTRAR TAMBÉM O ATO DE SERVIR, PASSANDO DE FORMA TEATRAL E ORGANIZADA, SUA MENSAGEM DE CARIDADE.

AQUELES QUE SE SENTIREM ATRAÍDOS, E COM UM FOGO ARDENTE DE VONTADE DE TRABALHAREM NO CURSILHO TRÊS DIAS, DEVEM COMEÇAR PELO TRABALHO NA COZINHA. DIGAMOS QUE EXISTA AÍ CERTA HIERARQUIA, PARA QUE CADA UM, AOS POUCOS, VÁ SE INTEIRANDO DE TUDO O QUE ACONTECE NO CURSILHO. LEMBRANDO SEMPRE QUE A HUMILDADE FAZ PARTE DE QUALQUER TRABALHO AQUI REALIZADO, SEJA QUAL FOR. NENHUM SERVIÇO É MAIS OU MENOS IMPORTANTE DO QUE O OUTRO. E AINDA MAIS: AQUELES QUE SEMPRE TRABALHARAM NA COZINHA, DEVEM SIM SE SENTIR TOCADOS E, SOB ORIENTAÇÃO, TAMBÉM DEVERIAM EXPERIMENTAR O TRABALHO NO CORREDOR, COMO RESPONSÁVEIS. NUNCA É TARDE PARA ISSO. A JUVENTUDE E A VELHICE NÃO JUSTIFICAM DESCULPAS. LOGICAMENTE, QUE CADA UM TEM SUA LIMITAÇÃO E CADA UM DESENVOLVE UM DOM, UM TALENTO EM CADA TAREFA EXECUTADA. ISSO, É CLARO, DEVE SER RESPEITADO E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO. MAS, SE A GENTE NUNCA EXPERIMENTAR, NUNCA VAI SABER.

A COMUNICAÇÃO ENTRE A COZINHA E A COORDENAÇÃO DO CURSILHO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O BOM ANDAMENTO DE TODOS OS TRABALHOS EXECUTADOS PELOS RESPONSÁVEIS. ÀS VEZES, O HORÁRIO DE SERVIR O ALMOÇO OU O JANTAR ESTÁ ADIANTADO OU ATRASADO, A MENSAGEM TERMINOU ANTES, OS PADRES QUE AJUDAM NAS CONFISSÕES JÁ CHEGARAM, FALTOU ALGUMA COISA NA COZINHA, SÃO SERVIÇOS DE RESPONSABILIDADE DO “LIGAÇÃO INTERNA”.

NA SALA DAS MENSAGENS, EXISTEM 3 LÂMPADAS NA PAREDE, CADA UMA COM UMA COR DIFERENTE; UMA DELAS É A AZUL, LOCALIZADA ACIMA DA PORTA DE SAÍDA DA SALA; ELA ESTÁ LÁ PARA INDICAR QUE O CHEFE DA COZINHA ESTÁ NECESSITANDO DE ALGUMA COISA, OU FALAR, DAR ALGUM RECADO. A PESSOA ENCARREGADA PARA ATENDER A ESSE CHAMADO É O “LIGAÇÃO INTERNA”.

PARA CONCLUIR, JÁ COMO EM CLIMA DE ORAÇÃO E AGRADECIMENTOS, QUERO PRIMEIRAMENTE LOUVAR E GLORIFICAR AO SENHOR, PELAS NOSSAS VIDAS, PELO NOSSO TRABALHO, PELAS NOSSAS FAMÍLIAS, PELO NOSSO MOVIMENTO, QUE DAQUI HÁ DUAS SEMANAS, TEREMOS ASSEMBLEIA NACIONAL EM CAMPO GRANDE, E NO DIA 20 PRÓXIMO TAMBÉM TEREMOS ASSEMBLEIA DIOCESANA (EM QUE TODOS ESTÃO CONVOCADOS!). GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO, FAÇAMOS DA COZINHA UM TEMPO TAMBÉM PARA O NOSSO ALIMENTAR ESPIRITUAL, PARA NOSSA VIDA, REFLETINDO UM POUCO SOBRE A NOSSA FÉ, NOSSAS ESPERANÇAS, E TAMBÉM NOS PERGUNTANDO: O QUE TENHO FEITO PARA AGRADAR A DEUS NESTA MINHA CAMINHADA? POSSO FAZER MAIS PELO MEU PRÓXIMO? TENHO SIDO TESTEMUNHO PARA MINHA FAMÍLIA, MEU AMBIENTE DE TRABALHO E PARA A MINHA COMUNIDADE? APROVEITAMOS ESSES DIAS, REFAZENDO SOBRE NOSSAS VIDAS O MÉTODO QUE O CURSILHO NOS ENSINOU, O VJAR – VER, JULGAR, AGIR E PRINCIPALMENTE REVER. LEVEMOS A COZINHA E A NOSSA PARTICIPAÇÃO COMO TESTEMUNHO DE VIDA, QUE FICARÁ PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES, POIS MELHOR AINDA DO QUE A FOTO TIRADA NO QUADRANTE COM TODOS OS IRMÃOS QUE LÁ ESTIVERAM TRABALHANDO, AO REDOR DO FOGÃO, É FICAR NA MEMÓRIA O RESULTADO DE TODO ESSE TRABALHO, COISA QUE NENHUMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA, DA MAIS AVANÇADA QUE EXISTE, É CAPAZ DE REGISTRAR.

DEUS ABENÇÕE!!!

OBRIGADO E BOA NOITE!

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download