O Dia do Senhor olatina.com.br

O Dia do Senhor Celebra??o Dominical da Palavra de Deus

Ano B - XXXI - N? 1902 - cor branca - 12/10/2021 ANO MISSION?RIO VOCACIONAL

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEI??O APARECIDA

Dia da Padroeira do Brasil e da Crian?a

Deus nos re?ne

3. Sauda??o

Presidente - Amados irm?os e irm?s, com alegria acolhemos todos voc?s que vieram participar desta a??o lit?rgica. Hoje, mais uma vez, Deus nos d? a gra?a de estarmos aqui reunidos para ouvirmos Sua Palavra. E o fazemos na Solenidade da padroeira do nosso Brasil, Nossa Senhora da Concei??o Aparecida, a Imaculada M?e de Deus. Deus que, por interm?dio de Maria, tem muito a nos dizer e oferecer neste dia. Na alegria de pertencermos a Vossa fam?lia, e termos Maria como nossa M?e e intercessora junto ao seu Filho Jesus, saudemos a Trindade Santa, rezando. Em nome do Pai...

Preparar na entrada da Igreja, um espa?o bem bonito com a imagem ou quadro de Nossa Senhora Aparecida e um painel com fotos de crian?as da Comunidade, da Catequese e da Pastoral da Crian?a (onde houver). Para dar in?cio ? Celebra??o, cantar suavemente o refr?o..

Ritos Iniciais

1. Chegada (sil?ncio, ora??o pessoal, refr?o /canto de

ambienta??o)

(Neste momento o animador(a) acende as velas do altar.)

(CD Festa Lit?rgica III)

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza! (bis)

(Terminado o refr?o, todos ficam em p? e inicia-se o canto de entrada)

Prociss?o de entrada como de costume.

2. Canto Inicial (Marcos da Matta - Cristiane da Matta)

1- A tua Igreja vem feliz e unida agradecer a ti, ? Deus da Vida com grande j?bilo, rezar, louvar e a Boa-Nova ao mundo anunciar. ? tua Igreja, Senhor que canta com alegria esta que busca o amor vivenciar todo dia que vai levar salva??o esta ? a nossa miss?o. 2- N?s que fazemos parte desta Igreja que mission?ria ? por natureza te damos gra?as por teu esplendor seremos eco do teu grande amor.

Presidente - A gra?a de Deus nosso Pai, o amor de Jesus nosso irm?o e a for?a do Esp?rito Santo, estejam convosco. Bendito seja Deus...

Animador(a) - Toda a liturgia de hoje ? marcada pelo pedido de intercess?o a Maria, padroeira do Brasil, junto de Deus. Ao pedirmos b?n??os para a nossa P?tria, nos dispomos tamb?m a sermos instrumentos daquilo que pedimos, no empenho incans?vel por um Brasil melhor, mais justo, mais fraterno, mais feliz, solid?rio e com mais empatia, conforme o projeto de Jesus. Trazemos presente em nossas ora??es todas as crian?as, que hoje comemoram o seu dia. (Outros

fatos e acontecimentos vividos na comunidade, na par?quia e

na sociedade - Recorda??o da vida.)

4. Entrada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Presidente - Celebrar a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, no interior do Tempo Comum, faz-nos lembrar de como Maria conheceu os segredos do Reino de Deus, ela estava presente em todos os momentos mais importantes do processo de salva??o. Foi disc?pula de Jesus e, hoje, como M?e da Igreja, ajuda a sua Igreja no Brasil a ser disc?pula e mission?ria. Com Maria, participamos do banquete da Vida pela Palavra e pela Comunh?o Eucar?stica, ao saborearmos dessas alegrias tornamo-nos mais atentos ?s

01

necessidades do povo brasileiro para a festa da Vida. Recebamos com alegria a imagem de Nossa Senhora da Concei??o Aparecida, cantando.

(Jos? Vicente de Azevedo)

Viva a M?e de Deus e nossa, sem pecado concebida. Salve, Virgem Imaculada, ? Senhora Aparecida! 1 - Aqui est?o vossos devotos, cheios de f? incendida, de conforto e de esperan?a, ? Senhora Aparecida! 2 - Virgem santa, Virgem bela, M?e am?vel, M?e querida, amparai-nos, socorrei-nos, ? Senhora Aparecida! 3 - Oh! Velai por nossos lares, pela inf?ncia desvalida, pelo povo brasileiro, ? Senhora Aparecida!

5. Deus nos perdoa

Presidente - Para bem celebrarmos o Mist?rio de nossa F?, pensemos em nossas faltas e omiss?es pelas vezes que pecamos por n?o seguirmos o exemplo de nosso Deus que perdoa sempre (sil?ncio). Cantemos, pedindo perd?o.

(Pe. Jos? Freitas Campos)

1 - Senhor e Filho de Deus, companheiro, irm?o e amigo. Tende piedade de n?s. Tende piedade de n?s. 2 - ? Cristo, Filho do Homem, conheceis a nossa fraqueza. Tende piedade de n?s. Tende piedade de n?s. 3 - Senhor e Filho do Pai, acolhei-nos na vossa casa. Tende piedade de n?s. Tende piedade de n?s.

Presidente - Deus de amor e bondade, tenha compaix?o de n?s, perdoe os nossos pecados e nos conduza ? vida plena. Am?m.

7. Ora??o

Presidente - Oremos - (sil?ncio) - Deus de amor, ao rendermos culto ? Imaculada Concei??o de Maria, M?e de Jesus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel ? sua voca??o e vivendo na paz e na justi?a, possa chegar um dia ? p?tria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esp?rito Santo. Am?m.

Deus nos fala

8. Apresenta??o do Livro da Palavra

(Ir. M?ria T. Kolling, ICM)

1 - Guarda a Palavra, guarda-a no cora??o: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos! Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardar?!

9. Leitura do Livro de Ester (5, 1b-2; 7,2b-3)

10. Salmo Responsorial (44) (CD Festa Lit?rgica III)

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza! (bis) - Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: "Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: ? vosso Senhor! - O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro. - Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, ent?o, no pal?cio real".

6. Hino do Gl?ria

Presidente - Glorifiquemos ao Pai, por ter escolhido Maria para trazer ao mundo a Salva??o que ? Jesus e nos orientar a fazer o que Ele nos ensinou.

(CNBB - Marcos da Matta)

Gl?ria a Deus/ Gl?ria a Deus/ Gl?ria a Deus/ Gl?ria a Deus l? nas alturas. (bis) 1- Gl?ria a Deus l? nas alturas/ paz na terra aos seus amados. Senhor Deus, rei dos c?us,/ Deus Pai todo-poderoso. N?s vos louvamos/ vos bendizemos,/ Adoramos Vos glorificamos. 2- N?s aqui vos damos gra?as/ pela vossa imensa gl?ria. Senhor nosso Jesus Cristo/ ?s o Filho unig?nito,/ Senhor Deus, Cordeiro de Deus,/ Tu ?s Filho de Deus Pai. 3- V?s que tirais o pecado do mundo,/ tende piedade de n?s/ v?s que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa s?plica. V?s que estais ? direita do Pai,/ tende piedade, piedade de n?s. 4- S? V?s sois o Santo,/ s? v?s o Senhor,/ s? V?s o Alt?ssimo,/ Jesus Cristo,/ com o Esp?rito Santo,/ na gl?ria de Deus Pai. Am?m!

11. Leitura do Livro do Apocalipse de S?o Jo?o (12, 1.5.13a.15-16a)

12. Canto de Aclama??o (CD Festa Lit?rgica III)

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis) 1 - Disse a M?e de Jesus aos serventes: "Fazei tudo o que Ele disser!"

13. Proclama??o do Evangelho de Jesus Cristo segundo S?o Jo?o (2, 1-11)

14. Partilha da Palavra

Nossa resposta

15. Profiss?o de F?

Presidente - No Deus que nos deu Maria como M?e da Igreja e intercessora nossa, professemos nossa f?. Creio em Deus Pai...

16. Ladainha

Presidente - Elevemos as nossas ora??es a Deus Pai, por intercess?o da M?e Aparecida, suplicando pelas nossas necessidades.

02

(Marcos e Cristiane da Matta)

M?e das voca??es, escuta os filhos teus, intercede por n?s a Deus. (bis) 1 - Que sejamos perseverantes, intercede por n?s. Que sejamos confiantes, intercede por n?s. Que em todos os dias, intercede por n?s. Seja presente /a alegria, /Roga por n?s, roga por n?s, intercede por n?s. 2 - Que tenhamos lealdade, intercede por n?s. Com a f? e a caridade, intercede por n?s. Que busquemos a unidade, intercede por n?s. Do Evangelho: /a verdade. /Roga por n?s, roga por n?s, /intercede por n?s. 3 - Que sejamos acolhedores, intercede por n?s. Com os pobres sofredores, intercede por n?s. Que falemos mais do amor, intercede por n?s. Mais da gra?a /que da lei. /Roga por n?s, roga por n?s, /intercede por n?s. 4 - Que sejamos seguidores, intercede por n?s. E tamb?m propagadores, intercede por n?s. Uma igreja em sa?da, intercede por n?s. Que defende /a f? e a vida, /Roga por n?s, roga por n?s, / intercede por n?s.

A??o de Gra?as

19. Louva??o

Presidente - Louvemos ao Pai por todas as pessoas que cuidam com carinho especial de nossas crian?as nas Igrejas, nas escolas, creches e orfanatos e outras institui??es, assim como nas fam?lias de nosso Brasil.

(Pe. Zezinho)

1 - Minh'alma d? gl?rias ao Senhor. Meu cora??o bate alegre e feliz. Olhou pra mim com tanto amor, que me escolheu, me elegeu e me quis! E, de hoje em diante, eu j? posso prever: todos os povos v?o me bendizer! O poderoso lembrou-se de mim! Santo ? seu nome sem fim! 2 - O povo d? gl?rias ao Senhor, seu cora??o bate alegre e feliz: Maria carrega o Salvador porque Deus Pai sempre cumpre o que diz. E, quando os povos aceitam a lei, passa de Pai para filho o seu dom: das gera??es Ele ? mais do que rei: Ele ? Deus Pai; Ele ? bom!

Deus nos faz irm?os

17. Apresenta??o dos Dons

Durante o coment?rio entram pela nave da Igreja pais, catequistas, professores, cuidadores, com crian?as de diversas faixas et?rias (onde for poss?vel), formam um semic?rculo ao redor do altar, enquanto se canta.

Animador(a) - As crian?as brasileiras s?o o nosso futuro. ? necess?rio que cuidemos delas com zelo, amor, aten??o, respeito e carinho que Maria teve com seu Filho Jesus. Apresentemos ao Altar do Senhor a vida de todos os pais, catequistas, professores e cuidadores no compromisso de amar, cuidar e defender as crian?as que est?o sob a responsabilidade de cada um.

(Pe. Zezinho)

1 - Um dia uma crian?a me parou, olhou-me nos meus olhos a sorrir. Caneta e papel na sua m?o, tarefa escolar para cumprir. E perguntou no meio de um sorriso: o que ? preciso para ser feliz? Amar como Jesus amou sonhar como Jesus sonhou. Pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e ao chegar ao fim do dia eu sei que eu dormiria muito mais feliz. (bis)

Coleta Fraterna

18. Canto das Oferendas (Jos? Ac?cio Santana)

1 - ? M?e, por interm?dio do teu nome, queremos nossos dons oferecer. O povo n?o tem p?o e passa fome, espera a nossa oferta acontecer. Maria, medianeira divinal! Se pedes teu Jesus atender?, repete o teu apelo maternal assim como nas bodas de Can?. 2 - Pedido de um materno cora??o, o filho certamente escutar?. Jesus por tua santa intercess?o, em vida nossos dons transformar?.

Neste momento, em sil?ncio, os ministros trazem o P?o Consagrado, onde houver, para o altar, conforme o Doc. 108,

CNBB - Roteiro 2. Este n?o ? momento de Adora??o!

20. Pai Nosso

Presidente - Rezemos, confiantes, a ora??o que nos une como irm?os, em Cristo. Pai Nosso...

21. Momento da Paz

Animador(a) - A liberdade e a paz dependem de cada um de n?s. No compromisso de lutarmos por justi?a, rezemos em sil?ncio pela paz.

22. Canto de Comunh?o (onde houver)

(Pe. L?cio Floro - Pe. Lucas)

1 - Na festa da vida sem par, Can? p?e a mesa pois n?o! Na mesa n?o pode faltar nem vinho, nem risos, nem p?o! Maria, que ? M?e, ali vai. Os noivos t?m M?e em Can?. Jesus quer saber a hora do Pai, Maria lhe diz: "? j?". Maria, Maria, vem p?r, M?e querida, Jesus, p?o da vida, na mesa do altar! Maria, Maria, sem Ti n?o h? festa: ? vem, fica nesta, pra nada faltar! 2 - O vinho j? est? bem no fim sem ele alegria n?o h?: n?o pode ficar triste assim a festa do amor em Can?. De manso Maria correu: e diz a Jesus o que quer: e o vinho sobrou a festa cresceu! Deus fez, s? por ti, Mulher! 3 - Escutem o que Ele disser e fa?am o que Ele mandar. Assim esta santa mulher ensina a palavra escutar. Nas talhas a ?gua se faz um vinho que espanta os hebreus: assim sempre tem uni?o, festa e paz, o povo que escuta a Deus. 4 - Maria em Can? revelou Jesus a que veio e quem ?. E a f?, esta m?e revelou em Pedro, Tiago e Andr?. Seus filhos em torno do altar, ? M?e te rezamos assim: "Ajuda-me a crer! Ensina-me amar!" E a festa ser? sem fim!

03

23. Ora??o

Presidente - Oremos - (sil?ncio) - Alimentados com a Vossa Palavra (e pela Comunh?o) n?s vos suplicamos: da? ao Vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Concei??o Aparecida, irmanarse nas tarefas de cada dia para a constru??o do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Am?m.

Deus nos envia

24. Breves Avisos

25. Homenagem ? Padroeira do Brasil

Animador(a) - Em um gesto de gratid?o por todos os benef?cios recebidos de Deus por intercess?o de nossa M?e Aparecida, apresentemos a Ela nosso carinho pelas m?os dos pequeninos de nossa Comunidade.

Enquanto se canta, as crian?as colocam flores em um vaso bonito que dever? estar pr?ximo ? imagem de Nossa Senhora Aparecida (onde for poss?vel).

(Agnaldo Oliveira)

Vinde, vamos todos, com flores ? porfia, com flores a Maria, que M?e nossa ?. (2x) 1 - Mas o que mais te agrada, do que o l?rio e a rosa, recebe, ? M?e piedosa, o nosso cora??o. 2 - Em troca te pedimos, defende-nos, Senhora, agora e na ?ltima hora, tua poderosa m?o. 3 - Recebe, ? M?e querida, as nossas lindas flores, por elas teus favores queremos alcan?ar.

26. B?n??o

Presidente - O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enrique?a com sua b?n??o. Am?m. - Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a prote??o da Virgem, por quem recebestes o autor da vida. Am?m. - E v?s, que vos reunistes hoje para celebrar sua Solenidade, possais colher a alegria espiritual e o pr?mio eterno. Am?m. - Aben?oe-vos o Deus de amor, Pai e Filho e Esp?rito Santo. Am?m. - Confiantes na intercess?o materna de Maria ao povo brasileiro, ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Gra?as a Deus.

27. Canto Final (Pe. Zezinho)

M?e do c?u morena, Senhora da Am?rica Latina, de olhar e caridade t?o divina, de cor igual ? cor de tantas ra?as. Virgem t?o serena, Senhora destes povos t?o sofridos, patrona dos pequenos e oprimidos, derrama sobre n?s as tuas gra?as. 1 - Derrama esperan?a sobre n?s, ensina o povo a n?o calar a voz. Desperta o cora??o de quem n?o acordou. Ensina que a justi?a ? condi??o de construir um mundo mais irm?o, e faz o nosso povo conhecer Jesus.

Meditando a Palavra de Deus

As leituras nos ajudam a ver Maria, a m?e do Salvador, como mulher que intercede junto ao filho ao ver a falta do vinho, como disc?pula criativa e mission?ria, e como mulher forte. Por isso, agora glorificada e invocada como Nossa Senhora Aparecida, ela pode inspirar seus filhos ? mesma atitude e fortaleza, ajudando-nos no caminho de sermos disc?pulos e mission?rios do Senhor. Ela ? m?e que conhece a vida dos seus filhos e os espera no rio, envolta na lama. Ela n?o est? distante, est? no meio das lutas e busca os seus filhos sem medo para renovar a esperan?a, sem temer sujar-se de lama. No encontro com a imagem, os pescadores se encheram de uma "presen?a que lhes preencheu a vida e lhes deu a certeza que n?o estavam sozinhos em suas buscas e luta", representada na pequena imagem de Maria. Assim tamb?m a Igreja e cada crist?o s?o chamados a se colocarem no meio das lutas e buscas do nosso mundo, para ser sinal da presen?a de Deus e de esperan?a em meio a tanta desesperan?a, e mesmo desespero - ? que a bondade de Deus nos alcan?a sendo ela mais forte que as situa??es de morte. A Igreja e cada crist?o s?o convocados a serem presen?a solid?ria na vida dos irm?os, especialmente dos mais necessitados. A atitude de Maria ? um n?o a acomoda??o, ? falta de criatividade, ? tristeza comodista. Aparecida refor?a em todos a din?mica de ir ao encontro e colocar-se no lugar daqueles que mais precisam. Na nossa condi??o hist?rica, o Brasil n?o poderia ter padroeira mais inspiradora para "arrega?ar as mangas" em prol de um Brasil mais justo, solid?rio, alegre (vinho novo) e esperan?ado. Mesmo que pare?a de as coisas "n?o ter mais jeito", a f? nos diz que para Deus "nada ? imposs?vel" e que Ele confia no sim de cada um. Esta atitude ? necess?ria no mundo das rela??es familiares, humanit?rias, dos trabalhos profissionais, das op??es econ?micas e pol?ticas. O Brasil espera um novo engajamento de todos, crist?os leigos e leigas, inspirados pela Senhora Aparecida. Ela foi e sempre ser? s?mbolo dessa humanidade que realiza o projeto de Deus e faz o "que Jesus mandou". Nossas Comunidades se parecem com Maria do Evangelho, com a mulher do Apocalipse, e com Ester que luta pela vida de seu povo? Deus pode se encantar com nossa Igreja se aprendermos da M?e de Jesus que nos ensina: a beleza da fidelidade ? nova alian?a realizada por Seu Filho e nosso Senhor, Jesus o Messias, enviado do Pai. Que o Senhor renove nosso desejo de optar sempre e, em primeiro lugar, pela vida.

(Roteiros Homil?ticos do TC - CNBB)

C?RIA DIOCESANA DE COLATINA Rua Santa Maria, 350 - Edif?cio Jo?o Paulo II CEP 29700-200 - Colatina - ES Fone: (27) 2102.5000 E-mail: diadosenhor@.br Site: .br Site Santu?rio: .br

04

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download