Novena da Padroeira 2017 MIOLO

1? dia

DSeansh?ogruaaAs apoarneocsisdoac: ora??o

1. Acolhida (Prociss?o de Entrada)

2. Sauda??o Lit?rgica p.: Em nome do Pai e do Filho e do Esp?rito Santo. ? Am?m! N?s vos louvamos, Senhor, Deus da Vida, e a Maria, vossa filha escolhida! p.: ? Virgem, a quem veneramos com piedade enternecida e a quem, alegres, chamamos Aparecida, em v?s louvamos ao Deus da Vida, pois sois a M?e do Salvador. ? N?s vos saudamos, ? M?e Aparecida, e vos bendizemos em vosso Tricenten?rio! cantem o c?u e a terra vossos louvores. Am?m!

3. contemplando Maria (Entroniza??o e incensa??o da Imagem. Logo ap?s, fazem-se a contempla??o e a sauda??o jubilar que seguem. Durante a incensa??o da imagem, sil?ncio orante.)

p.: Maria, um profundo sentimento de paz e de gratid?o alcan?a nossa

exist?ncia, porque podemos nos rejubilar em vossos trezentos anos de gra?as e de b?n??os. ? ? Virgem bendita, Senhora Aparecida das ?guas do rio para?ba, levai-nos a Jesus, nosso redentor! p.: Como os raios do sol penetram as nuvens, gal?xias, os espa?os, oceanos e as florestas e alcan?am toda a terra, ? alcan?ai cada cora??o humano com a for?a de vosso amor santo e maternal! p.: Lembramo-nos, ? M?e, do dia feliz em que os humildes pescadores: Jo?o Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, tiveram a gra?a divina e receberam t?o belo presente ? de trazer l? do fundo do rio vossa imagem de Imaculada concei??o, L.: que, com o passar do tempo, o povo chamou de Santinha Aparecida. Mesmo que passem os s?culos dos s?culos, ? sereis nossa M?e, a quem invocamos como Nossa Senhora Aparecida! L.: Sejam benditas as ?guas dos mares, rios e oceanos. Sejam benditas

5

as ?guas que precisam ser respeitadas, as ?guas do rio Para?ba, pois elas guardaram e protegeram ? a imagem bendita da Senhora Aparecida, M?e am?vel e querida! L.: Desde Nazar?, Bel?m, F?tima e Guadalupe, n?s vos saudamos, Senhora Aparecida, pois tr?s s?o os s?culos de vossa presen?a nesta terra de Santa Cruz. ? Bendita seja, hoje e sempre, aquela que foi por Deus escolhida. Am?m!

Sauda??o Jubilar Tr?s pescadores: ? Senhora Aparecida, ? inesquec?vel o dia em que as redes lan?adas nenhum peixe traziam. ? suor do nosso rosto escravo, oprimido e obrigado a conseguir tudo o que o feitor queria. Nossos bra?os cansados, nosso cora??o agoniado e nossos olhos n?o viam o fruto do trabalho. Mas quem poderia saber, sem antes acontecer, o que Deus reservara? Em nosso cora??o se tinha uma confian?a: Deus n?o nos desampara. E mais um pouco de teimosia, j? quase no fim do dia, nas redes um sinal aparecia. Era o corpo de uma imagem, sem a cabe?a, que vinha em outro lance de rede, logo a seguir. Era a imagem da Imaculada, a Virgem Maria; essa palavra brotou de nossos l?bios como verdadeira can??o. A abund?ncia dos peixes que veio a seguir era como uma prociss?o a acompanhar a imagem tirada do rio Para?ba. N?s vos saudamos, ? bendita e querida M?e Aparecida, em vossos trezentos

anos de b?n??os e de gra?as para com nosso Brasil. Am?m!

4. Louvores a Maria P.: Maria, sentimos vossa presen?a em nosso cora??o, em nossa vida, em nossa hist?ria; e tudo fica t?o repleto de alegria, de luz e de amor. ? N?s vos louvamos, M?e Aparecida e Senhora de nossa hist?ria! P.: Sois M?e do povo que vos busca e encontra em v?s a paz, a esperan?a e o alento de que tanto necessita, pois ? dura a luta nesta vida. ? Bendita sejais, ? Senhora de todos os tempos e de nossa hist?ria! P.: Levai, ? M?e santa e amada, at? junto de Deus nosso louvor, nosso amor pela d?diva de poder celebrar vosso tricenten?rio e contar, sem cessar, com vossa presen?a amiga e certa.

? ? Virgem humilde e serena. Maria, louvamos a v?s! ? Sois a mais bela criatura, ? por causa de vossa humildade. M?e Aparecida, a v?s nosso louvor!

? ? Nossa Senhora Aparecida. Maria, louvamos a v?s! ? A rede dos tr?s pescadores ? foi vosso trono real. M?e Aparecida, a v?s nosso louvor!

P.: ? Pai, ao reverenciarmos a Imaculada Concei??o, sob o t?tulo de Nossa Senhora Aparecida, nestes tr?s s?culos de hist?ria, guiai-nos no caminho de vosso Reino

6

? e conservai-nos na paz, na conc?rdia e na luz de vosso Filho Jesus. Am?m!

5. Palavra de Deus P.: Maria, v?s que trouxestes, em vosso seio bendito, a Palavra encarnada do Pai, ? que ? Jesus, nosso Salvador, P.: ajudai-nos a cumprir em nossa vida a vontade divina, ? servindo com alegria aos pobres e necessitados! P.: Dai-nos um cora??o como o vosso, simples e humilde, como o de Mois?s, forte e libertador. ? Caminhando com Maria, aprendemos a viver a Palavra em cada dia. Assim seja!

(Acolhimento da PALAVRA DE DEUS: fonte de vida, fonte de salva??o)

? C?ntico ? PALAVRA DE DEUS ? An?ncio ? Miss?o de Mois?s ? ?x 3,1-2a.4-8a.9-10

1Mois?s era pastor do rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madi?. Um dia, levou o rebanho deserto adentro e chegou ao Horeb, a montanha de Deus. 2Ali, apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sar?a. 4Vendo o Senhor que Mois?s se voltava para observar, chamou-o do meio da sar?a, dizendo: "Mois?s, Mois?s!" Respondeu ele: "Eis-me aqui". 5Deus lhe disse: "N?o te aproximes daqui! Tira as sand?lias dos p?s, porque o lugar onde est?s ? uma terra santa". E acrescentou: 6"Eu sou o Deus de teu pai: o Deus de Abra?o, o Deus

de Isaac e o Deus de Jac?". Mois?s cobriu o rosto, temendo olhar para Deus. 7O Senhor disse ainda: "Eu vi, eu vi a mis?ria de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores; sim, conhe?o suas afli??es. 8Desci para libert?-lo das m?os dos eg?pcios e lev?-lo daquela terra para uma terra boa e espa?osa, terra onde corre leite e mel. 9O clamor dos israelitas chegou at? mim; e vi tamb?m a opress?o com que os eg?pcios os oprimem. 10Agora, pois, vai! Eu te envio ao fara? para que tires do Egito meu povo, os israelitas". ? Palavra do Senhor. ? Gra?as a Deus.

(Mensagem)

6. Compromisso Solid?rio P.: Desde toda a eternidade, o Senhor voltou seu olhar bondoso e misericordioso para nossa humanidade ? e em seu amor nos fez dele sua imagem e semelhan?a! L.: Ele nos criou com uma dignidade humana e divina, e nada poder? nos tirar o que nos deu o pr?prio Deus. ? ? bem-aventurado quem defende a vida. ? bem-aventurado quem respeita o dom de Deus! L.: Foi Mois?s o enviado de Deus para libertar o povo da opress?o, que sofria no Egito, e ele sem armas e sem ex?rcito ? conduziu um povo inteiro para a Terra prometida, onde corriam leite e mel! P.: O Senhor espera que sejamos libertadores e libertados do ego?smo

7

e da falsidade, do pol?tico que oprime e de quem n?o cumpre a justi?a, pois deseja que se realize agora a Terra prometida de outrora ? e que vivamos de verdade num mundo irm?o, sem ?dio, guerra, injusti?a e domina??o. Am?m!

(Prociss?o da Caridade ? Oferta dos Alimentos)

7. Por Maria a Jesus P.: ? incompar?vel Senhora de todos os povos e todas as na??es, quanto amor, quanta ternura destes ao vosso Jesus, que se fez humano para divinizar nossa humanidade. ? Louvemos ao Deus da Vida, pois nele encontramos ref?gio e acolhida! L.: Como nos encantam os trigais dourados, dan?ando ao sabor do vento, v?s nos encantais com vosso amor maternal, que nos ensina a amar Jesus, noite e dia, sem cessar. ? Louvemos ao Deus, que nos deu seu Filho querido, que se fez o P?o da Vida! L.: Como as ?guas do rio Para?ba guardaram vossa imagem, ? M?e querida, guardai-nos em vosso cora??o materno e bom. ? Vinde, Jesus, Filho de Deus, nascido de Maria! Vinde, Redentor da humanidade, libertador dos que precisam de amor. Am?m!

(Entroniza??o, Exposi??o e Adora??o do Sant?ssimo)

8. Diante de Jesus, P?o da Vida P.: Sede bendito, ? Filho amado do Pai, que nos d? a vida e a salva??o, v?s sois nosso ref?gio. ? A v?s, Senhor, nosso louvor, honra e gl?ria eternamente! P.: Alegrem-se os povos e as na??es que vos respeitam; rejubilam-se os pobres e os humildes com a certeza de vossa miseric?rdia. ? A v?s, Senhor, louvor, honra e gl?ria pelos s?culos sem-fim! P.: A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se a pedra principal. Que maravilhas Ele fez a nossos olhos; alegremo-nos e nele exultemos. ? A v?s, Senhor, nosso amor e gratid?o. Am?m!

9. B?n??o do Sant?ssimo (C?ntico "T?o Sublime", p. 2)

10. Caminhando com Maria P.: Rogai por n?s, ? Senhora Aparecida, ? para que sejamos dignos das promessas de Cristo! P.: Hoje, n?s vos oferecemos, ? Senhora Aparecida, os humildes e pequenos, que vos t?m no cora??o, como tamb?m a vosso Filho Jesus. ? Senhora Aparecida, M?e dos humildes e pequenos, n?s nos consagramos a v?s. Am?m!

(Consagra??o a Nossa Senhora, feita pelos PESCADORES, p. 4)

11. Agradecimentos

8

12. Oferta das Flores P.: ? Maria, qual outra alegria eu poderia ter sen?o essa de me aproximar de v?s e vos oferecer uma flor, um cravo, um cris?ntemo ou jasmim, ? como sinal de gratid?o por tudo o que a Senhora, nestes trezentos anos de hist?ria, tem feito por mim? L.: A orqu?dea, a rosa ou a mais simples flor, por mais belas que sejam, em nada se comparam ? ? beleza de vossa simplicidade e singeleza L.: de quem outra coisa n?o almejou, ? sen?o servir a Deus, nosso Senhor! L.: A flor, a rosa, a margarida e as orqu?deas e tantas outras mais que vos oferecemos e enfeitam vosso trono, ? que se torna belo e enche de admira??o nosso cora??o, L.: ainda manifestam s? um pouco de vossa beleza materna, ? de uma M?e escolhida por Deus, para ser a M?e do Redentor. Am?m!

em vossa vida e dissipe toda treva e inseguran?a. ? Am?m! P.: Maria, em vossa pequenina imagem, v?s nos ensinais que "diante de Deus devemos ser todos humildes". Sustentai-nos suavemente na palma de vossa m?o materna e guardai-nos em vossa santidade. ? Am?m! P.: Que o Senhor vos conduza ao encontro de v?s mesmos e de vossos irm?os e vossas irm?s. Que a chuva fecunde a terra e a gra?a de Deus, vosso cora??o. Que o tempo presente vos seja carregado de paz e vosso futuro, abundante de vida. ? Am?m! P.: O Senhor esteja perto de v?s como vosso grande amigo. Esteja ? vossa frente para vos proteger; esteja ao vosso lado para vos guardar; esteja em vosso cora??o para vos fazer felizes. Ele vos guie no caminho da vida e na certeza de sua paz. Ide, e que Ele vos acompanhe. ? Assim seja, pelos s?culos dos s?culos. Am?m!

13. Envio Mission?rio

(Homenagem do povo ? Entrega das

P.: O Esp?rito do Senhor, que ha- Flores)

bitou no cora??o de Maria, habite

9

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download