O tema é atual



O SURGIMENTO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM GUARAMIRIM

Tiago Carpes do Nascimento

Prof. André Bazzanella

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em História (HID 0131) – Trabalho de Graduação

25/06/09

RESUMO: O relato do surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no município de Guaramirim na década de 1930 é o mote central desse artigo. Trata-se de um relato baseado em pesquisa bibliográfica que efetuei e em depoimentos recebidos de um dos filhos do principal pioneiro dessa denominação religiosa. Para melhor situar o leitor, eu inicio com um breve relato da história do município. Depois vou relatando os fatos relacionados à Assembléia de Deus aos quais tive acesso. Ao final pretendo ter contribuído para trazer à luz, momentos marcantes da história guaramirense que, muitas vezes, passam despercebidos na atualidade.

Palavras chave: Religião; Guaramirim; Assembléia de Deus.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho versa sobre o início dos trabalhos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus na cidade de Guaramirim – SC, nos idos dos anos 1930. Assim sendo trata-se de um pequeno mergulho na história regional. Cláudia de Paiva Fragomeni (Apud JUNGBLUT, 2008) escreve que o estudo da história regional apresenta uma série de dificuldades, sendo que uma das maiores é a falta de fontes documentais e bibliografias adequadas. Pude comprovar isso na prática ao realizar minha pesquisa. Tive de ir pra rua realizar pesquisas e entrevistas com quem cria poder me fornecer os dados necessários para a realização do meu artigo. Foi uma experiência fascinante. Sair da rotina é uma experiência fascinante. Fui agradavelmente surpreendido por uma série de histórias muito interessantes sobre o processo de formação do meu município. Não tenho a pretensão de relatá-las todas, nem mesmo de ser minucioso nas que eu porventura contar, desejando apenas extrair a partir desses relatos, uma base historiográfica para o meu discurso.

O assunto escolhido por mim para servir de tema para minha pesquisa sempre me intrigou. Afinal de contas freqüento os cultos dessa denominação religiosa desde minha mais tenra infância. Ouvia os mais velhos contarem histórias sobre a vida dos missionários pioneiros e isso despertava em mim uma grande curiosidade de descobrir as origens do movimento, contudo embora tivesse bastante vontade de buscar essas informações, faltava-me o estímulo maior que foi afinal proporcionado por esse projeto de pesquisa.

Para além de ser a simples satisfação de uma curiosidade pessoal, esse trabalho acaba ganhando relevância no sentido de questionar as bases da atual historiografia guaramirense, que segundo Silva (2009) é incompleta e parcial, ora vista sob o ponto de vista de uma determinada comunidade, ora de outra. Ouso dizer que esse trabalho seja o pontapé inicial para uma futura publicação, com mais conteúdo, mais relevância e mais profundidade na análise histórica versando sobre o processo de formação do meu município. Esse projeto de publicação ainda não ganhou contornos definidos, mas pretendo iniciar pesquisas mais pormenorizadas no decorrer desse ano, visando sua concretização em breve.

Para realizar esse trabalho, além de uma pesquisa bibliográfica em livros especializados, realizei entrevistas com o Sr. Daniel Graudin da Silva, um funcionário público aposentado, que resolveu pesquisar a fundo a história de Guaramirim. Daniel é filho de André Bernardino, pastor catarinense que foi o pioneiro da igreja Assembléia de Deus no estado de Santa Catarina. Assim, Daniel conhece profundamente a história dessa igreja, além disso, o mesmo possui um dos maiores acervos históricos do município, composto por mapas, documentos, publicações, fotografias, móveis e objetos antigos. Atualmente luta junto à prefeitura requerendo a criação de um museu municipal, que possa preservar a memória local e expô-la para a população. Após ter acesso ao seu acervo engajei-me incondicionalmente em sua luta.

Segundo Silva (2009), a colonização de Guaramirim está ligada ao desenvolvimento de diversas comunidades religiosas. A saber, Luteranos ao leste, católicos ao norte e batistas e posteriormente denominações pentecostais mais ao sul. Dentro desse sul geográfico situa-se a história da Assembléia de Deus. É essa história a que veremos nas linhas a seguir.

2 O INÍCIO E A RELIGIÃO EM GUARAMIRIM

Tratando-se do município de Guaramirim, abordar a temática da religião é remexer nas entranhas da história do município. A história de Guaramirim repousa sobre a história de algumas de suas primeiras comunidades religiosas: Católica, Luterana, Batista, entre outras (SILVA, 2009).

De acordo com Lange (Apud TERNES, LOETZ, GRAUDIN, VICENZI & ZABOT, 2006, p. 28), em 1886 alemães recém chegados da Europa se fixaram na localidade que hoje é conhecida por Brüderthal no dia 06 de julho. Os imigrantes pertenciam a uma antiga dissidência católica que após muitas perseguições, no ano de 1727 unificou seu movimento na cidade de Herrenhut, no que viria a ser a sede desta denominação religiosa, mais conhecida como Comunidade Moravia (ou ainda, Irmãos Morávios) (HARDT, 2009). Essa localidade foi, em Guaramirim na época, o principal pólo dos que professavam a fé luterana.

Ainda no final do século XIX, imigrantes russos e letos, fugindo do comunismo que iniciava seu domínio sob a região, imigraram para Santa Catarina. Eram cerca de 600 famílias, que se espalharam por três pólos principais. A maior parte se fixou na região onde hoje é o município de Urubici. Os demais se dividiram entre Blumenau e Guaramirim (SILVA, 2009). Segundo Silva (2009), esses imigrantes russos e letos eram em sua maioria protestantes. Alguns Presbiterianos, mas a maioria era formada por Batistas. Dentre esses, destacamos a figura de Pedro Graudin, que foi o primeiro pastor da igreja fundada por eles aqui logo após a chegada.

No início os batistas e os luteranos coexistiram fraternalmente. Segundo Silva (2009), não havia diferenças significativas entre as doutrinas e costumes pregados por ambas as igrejas. Mas esse panorama de aparente igualdade iria mudar a partir de 1909, graças ao esforço do pastor Graudin no intuito de levar uma nova mensagem pentecostal.

3 TEMPO DE MUDANÇAS

A Assembléia de Deus é uma igreja evangélica do ramo pentecostal. De acordo com Campos (2005), o pentecostalismo tem sua origem na Bíblia Sagrada, quando esta cita a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo e a principal característica desse ramo do protestantismo é a glossolalia (se expressar em línguas que o indivíduo desconheça). Para ele, o movimento pentecostal foi forte até meados do III século da era cristã, quando então a miscigenação com o paganismo fez com que a Igreja perdesse a muitos dos seus carismas (ou dons) do Espírito Santo.

Para Conde (1982), um dos movimentos dentro do Pentecostalismo de maior destaque foi o “Movimento da Azusa Street”, que teve início em abril de 1906 na rua Azusa em Los Angeles, Califórnia. O seu grande líder era o pastor William Seymor. Foi numa reunião no templo da rua Azuza que dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren se conheceram e planejaram uma viagem misionária para o Brasil. Esses missionários estrangeiros acabaram sendo os fundadores da Assembléia de Deus no Brasil. Após grande repercussão nos Estados Unidos, o movimento pentecostal tomava a direção da América do Sul, onde acabaria causando impacto ainda maior do que nos EUA. Foi em 1911 que os dois missionários suecos aportaram em Belém do Pará.

Segundo Santos (1996, p. 15), “por um breve período [os missionários] congregaram-se com a comunidade batista de Belém, até que suas idéias pentecostais entraram em choque com a doutrina tradicional da igreja hospedeira” e assim em junho de 1911 acabaram rompendo com os batistas e fundando a Missão da Fé Apostólica, que mais tarde (1918) teria seu nome mudado para Assembléia de Deus.

Dois anos antes da chegada dos suecos (1909), o pastor Pedro Graudin na localidade de Jacu-açú teve uma experiência pentecostal, tendo inclusive falado em um idioma que o mesmo não conhecia, faculdade essa que ele não conseguia controlar. Pedro Graudin entendeu então que esse episódio era idêntico ao relatado na Bíblia no novo testamento.

E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? (BÍBLIA, N. T. Atos dos apóstolos 2: 1-12).

Segundo Silva (2009), após essa experiência Pedro Graudin promoveu mudanças na sua igreja. Extinguiu o uso de jóias (dentes de ouro eram a última moda), proibiu as mulheres de cortar o cabelo e o mais polêmico: tirou a cruz de dentro da igreja. Com isso acabou rompendo com os “amigos” luteranos, que até a atualidade ainda tem a cruz como um de seus símbolos denominacionais.

Além disso, Graudin passou a pregar sermões pentecostais gerando uma divisão no seio da igreja batista. Tendo sido hostilizado por seus próprios liderados dentro da própria igreja que ele pastoreava, foi posteriormente expulso (dois meses depois), ainda em 1909. Fato idêntico ao que ocorreria com os missionários suecos. No caso de Berg e Vingren, essa disputa os levou a fundarem a Missão da Fé Apostólica. Diferente dos Graudin, já que segundo Silva (2009) após esse ocorrido a família Graudin deixou de freqüentar qualquer igreja até 1933, ano em que surgiu em Santa Catarina o jovem missionário André Bernardino.

4 GUARAMIRIM ENTRA PROS MAPAS E PRA HISTÓRIA

Conforme relatei mais acima, Berg e Vingren fundaram sua igreja no Pará. Contudo não se limitaram ao norte do Brasil, em pouco tempo já haviam alcançado boa parte do nosso território estabelecendo igrejas e angariando novos fiéis (CONDE, 1982). Em 1931, os missionários suecos estavam estabelecidos na cidade do Rio de Janeiro. Foi nessa cidade que o Itajaíense André Bernardino abraçou a causa pentecostal.

Segundo Santos (1996, p. 17) Bernardino era um jovem católico muito religioso que tencionava ser padre. Aos 17 anos, em 1930, deixou Itajaí e foi para o Rio de Janeiro estudar num seminário com os Irmãos Maristas. Contudo a vida noturna carioca o atraiu para longe do seminário poucos meses depois. Numa das suas “noitadas” acabou contraindo tuberculose. Quando os padres souberam dessa situação, acharam por bem expulsá-lo do seminário.

Assim em agosto de 1930, o jovem catarinense recebeu uma visita inesperada de Berg e Vingren, que haviam sido convidados por um amigo de Bernardino para vir orar por ele. Santos (1996, p. 18) afirma que após a oração André foi curado instantaneamente. Depois disso passou sete meses em companhia dos “crentes” do Rio de Janeiro. Tempo esse que usou para aprofundar seu conhecimento bíblico.

De volta a Itajaí, o jovem André Bernardino da Silva estabelece a primeira igreja Assembléia de Deus em Itajaí e a partir dali se lança num esforço para conseguir novos adeptos para sua nova “religião”. Enfrentando sempre perseguição, principalmente de sacerdotes católicos, a igreja foi expandindo suas fronteiras para além da região de Itajaí. Em breve alcançaria Joinville, Blumenau, Florianópolis e Guaramirim (SANTOS, 1996, p. 18).

De acordo com Silva (2009), um dos fatores que explicam o rápido crescimento do movimento pentecostal nos anos 1930 era o forte apelo popular das reuniões. De acordo com Silva (2009), que é filho de André Bernardino, seu pai era um excelente músico e usava esse talento para cativar as massas. Numa época onde não havia televisão, rádio era artigo de luxo, não havia modernos shoppings ou outra espécie de divertimento “pós-moderno”, a religião era o único programa “divertido” da comunidade e atraía a população com seus cantos e músicas. Silva (2009) também relatou que ao término das reuniões distribuíam balas para as crianças, cativando assim ainda mais a comunidade.

Em 1933, dois anos após a fundação da igreja em Itajaí, “em um culto familiar na cidade de Joinville, André Bernardino [...] afirmou que eram os únicos pentecostais da região. Um presbiteriano [...] protestou, afirmando: - O pregador está enganado! (SANTOS, 1996, p. 31)”. Esse presbiteriano se referia a presença da família Graudin na localidade de Bananal (atual Guaramirim). Segundo Silva (2009), em 15 de março de 1933 Bernardino e mais algumas pessoas tomaram um trem para Bananal. Contudo, quando chegaram na estação foram confundidos com revolucionários integralistas e presos. Horas depois foram liberados e puderam prosseguir viagem.

Chegaram à casa dos Graudin já sendo noite. Mas segundo Santos (1996, p. 31) eram aguardados por Pedro Graudin, que tivera uma “revelação divina” sobre a vinda dos missionários, que ao implantarem a igreja fizeram Guaramirim, que estava entrando para os mapas como cidade, entrar também para a história da denominação em nosso estado.

5 DEPOIS QUE NASCE, CRESCE

Pedro Graudin morreu em 1935. Mas sua esposa Lina, deu prosseguimento ao ímpeto evangelístico do marido, tendo inclusive sustentado o missionário André Bernardino por vários anos, enquanto o mesmo se dedicava a fazer reuniões em locais distantes para pregar as “boas novas” do pentecostalismo e, sobretudo a abrir novas igrejas. Segundo Silva (2009) só em Guaramirim cinco novas igrejas foram implantadas e em pouco tempo lotadas em pouco mais de dez anos.

É um número expressivo se levarmos em conta a população da cidade. A maior parte dos novos convertidos era composta de famílias pobres. Geralmente pequenos agricultores e pescadores. Segundo Silva (2009) se não houvesse uma ajuda externa era impossível sobreviver apenas sendo pastor ou missionário, pois sendo os fiéis muito pobres, os pastores não achavam correto enfatizar a cobrança dos dízimos.

O primeiro local de reunião dos assembleianos de Guaramirim foi na casa do próprio Pedro Graudin. Posteriormente novos locais de cultos foram sendo construídos. Um dos mais importantes foi o da localidade de Caixa d’água. Segundo Silva (2009), foi em Caixa d’água que muitos dos pastores importantes da história da denominação em Santa Catarina surgiram. Nirton dos Santos, por exemplo, que foi pastor presidente da convenção estadual da denominação durante mais de uma década, começou seu ministério na igreja da localidade de Caixa d’Água.

Silva (2009) conta que em localidade de Ponta Comprida, os cultos eram realizados aos finais de semana numa serraria. Os assentos eram simples toras de árvores espalhadas sob a cobertura da serraria. Após as reuniões era necessário “desmontar” a igreja pra que os empregados pudessem voltar a trabalhar.

Outro detalhe que Silva (2009) conta é sobre o horário dos cultos. Como não havia ainda luz elétrica nas igrejas, era preciso usar velhos lampiões de azeite. Para reduzir os riscos de algum incêndio os encontros eram realizados à tarde, a partir das 17 horas. Salvo nos domingos, quando acontecia a Escola Bíblica Dominical às 09 horas da manhã.

Segundo Silva (2009), no início a Igreja em Guaramirim era subordinada a Igreja de Joinville, sendo o pastor de lá o responsável por realizar mensalmente a celebração da “santa ceia” (a eucaristia). No fim dos anos 50 a igreja evangélica Assembléia de Deus de Guaramirim passou a estar vinculada à Igreja de Jaraguá do Sul, ficando o pastor jaraguaense com aquela responsabilidade. Foi apenas em 1998 que Guaramirim obteve a sua desvinculação, passando a ser uma Igreja Independente.

Nas pesquisas que fiz sobe o assunto notei por todo o estado de Santa Catarina onde já existiam igrejas estabelecidas houve vários confrontos entre os membros dessas denominações diferentes. Sobre a implantação da igreja evangélica Assembléia de Deus em São Joaquim, cito depoimento do pastor-missionário Oswaldo Lemos.

Todos os dias, às seis horas da tarde, quando o sino da catedral anunciava a hora da Ave-Maria, um grupo de religiosos saía do templo católico carregando um andor; a procissão parava em frente a nossa casa de cultos e por diversas vezes atiraram pedras no modesto salão – recorda o pastor Oswaldo. (SANTOS 1996, p. 88),

Segundo Silva (2009), quando da chegada dos batistas letos, a igreja desses imigrantes sofreu com certa hostilidade por parte da Igreja Católica, mas nos anos 1930 em Guaramirim, porém, não existem relatos de perseguições contra a Assembléia de Deus. Segundo ele isso se deve ao fato de que André Bernardino e o sacerdote católico local, Pe. Mathias eram muito amigos, não havendo, portanto uma guerra religiosa no município como houve em outros lugares.

Devido então a pouca resistência por parte de outras denominações e a aceitação da comunidade, a Igreja cresceu muito ao longo dos anos. Segundo Silva (2009) na década de 1980, com a chegada de migrantes vindos do estado do Paraná, houve um incremento considerável no número de conversões. Atualmente a igreja conta com pouco mais de 1500 membros e outros tantos congregados (fiéis ainda não batizados), perfazendo um total maior que 3500 convertidos espalhados por doze templos edificados no município.

6 CONCLUSÃO

Concluo aqui o relato histórico que pretendia acreditando ter respondido a questão que originou minha pesquisa, “como surgiu a Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guaramirim?”, pois no me trabalho consegui perceber como se deu o processo de implantação da igreja, que a exemplo de outros lugares se iniciou no trabalho de missionários de fora da localidade, mas contando com a ajuda de líderes religiosos locais. Também foi possível tomar conhecimento de certas pessoas que foram alguns dos personagens responsáveis pelo surgimento e estabelecimento dessa denominação religiosa na comunidade guaramirense.

Um dos objetivos da minha pesquisa era documentar a história que na maioria das vezes é repassada oralmente e sem fundamentação teórica. Tato para satisfazer a minha curiosidade e como para apresentar para as demais pessoas. Acredito que em parte obtive êxito. Pois agora eu sei como foi que a igreja surgiu aqui. Contudo ainda não estou satisfeito. Existe muito material a se pesquisar, há várias fontes documentais e pessoas que fizeram parte dessa história que podem ser mais bem aproveitadas numa futura pesquisa. Segundo Silva (2009) a história da igreja Assembléia de Deus e também a própria história de Guaramirim merecem ser olhadas com mais atenção e a hora é agora. Existem muitas pessoas que podem contar essa história ainda vivendo aqui conosco, mas à medida que os anos vão passando as memórias vão enfraquecendo, as pessoas vão partindo e com isso a história vai virando pó. Isso me leva a conclusão de que essa pesquisa é apenas o pontapé inicial de um resgate histórico maior que precisa ser levado a cabo urgentemente.

Destaco aqui também que no meu projeto de pesquisa eu havia colocado que uma das hipóteses para explicar o surgimento e a permanência da igreja aqui poderia ter sido a perseguição, que a meu ver faria com que os fiéis se agarrassem ainda mais à sua fé. Contudo vimos que aqui se deu ao contrário. Ao invés de perseguição por parte dos católicos (cito eles, pois era sempre a igreja mais forte e com mais adeptos na maioria das localidades), houve uma bonita amizade entre os líderes de ambas as igrejas. Isso é um dado interessantíssimo. Quem dera se em todos os lugares a história pudesse se repetir. Num mundo onde ainda hoje pessoas matam umas as outras em nome da religião, a história da Assembléia de Deus em Guaramirim traz um exemplo de que com diálogo e respeito é possível coexistir pacificamente mesmo assumindo pontos de vista diferentes.

6 REFERÊNCIAS

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. ARC. 5 ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.

CAMPOS, Leonildo S. As origens norte-americanas do pentecostalismo brasileiro: observações sobre uma relação ainda pouco avaliada. REVISTA USP, São Paulo, n.67, p. 100-115, setembro/novembro 2005.

CONDE, Emilio. História das Assembléias de Deus no Brasil. 2ª edição, Rio de Janeiro: CPAD, 1982.

GRAUDIN, D.; LOETZ, C.; TERNES, A.; VICENZI, H.; ZABOT, O. Rodovia do Arroz: um marco em nossa história. Joinville: Ed. Letra D’água, 2006.

HARDT, Horst Dieter. Uma Retrospectiva da História. Disponível em . Acesso em 12 Abr. 2009.

JUNGBLUT, Cesar Augusto. Caderno de Estudos: História Regional. Indaial: Ed. ASSELVI, 2008.

SANTOS, Ismael dos. Raízes da Nossa Fé. Blumenau: Ed. Letra Viva, 1996.

SILVA, Daniel Graudin da. Entrevistas concedidas a Tiago Carpes do Nascimento. Guaramirim, Maio e Junho/2009.

ANEXOS

|[pic] |CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI |

| |Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC |

| |Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: .br |

FICHA 1 - AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE PESQUISA

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

|NOME DO(A) ACADÊMICO(A): |TIAGO CARPES DO NASCIMENTO |Turma: HID 0131 |

|MONITOR(A): |MARINA M. B. GIROLLA |

|TEMA E LINHA DE PESQUISA: |História do surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guaramirim / História Regional. |

| | |

|ASPECTOS A CONSIDERAR |NOTA |

|I – Adequação do tema à linha de pesquisa. | |

|II – Clareza na definição do objeto de pesquisa (questão de pesquisa). | |

|III – Apresentação do tema a partir de obras e autores que tratam da temática. | |

|IV – Articulação entre os autores apresentados e o objeto de pesquisa. | |

|V – Apresentação formal, clareza e coerência na linguagem. | |

| | |

|NOTA FINAL (atribuir nota de 0 a 10 em cada item. A nota final é o resultado da soma das notas obtidas, | |

|dividido por cinco). | |

Data: ____/____/______ _______________________________________

Assinatura do(a) Professor(a) Tutor(a) Externo(a)

|[pic] |CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI |

| |Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC |

| |Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: .br |

FICHA 2 - AVALIAÇÃO DO PROJETO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

|NOME DO(A) ACADÊMICO(A): |TIAGO CARPES DO NASCIMENTO |Turma: HID 0131 |

|MONITOR(A): |MARINA M. B. GIROLLA |

|TEMA E LINHA DE PESQUISA: |História do surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guaramirim / História Regional. |

| ASPECTOS A CONSIDERAR |NOTA |

|I – TEMA: definição do objeto de pesquisa. | |

|II – DELIMITAÇÃO DO TEMA: abrangência da pesquisa. | |

|III – OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: propósitos da pesquisa. | |

|IV – PROBLEMA: relevância do tema. | |

|V – HIPÓTESES: pressuposições da pesquisa. | |

|VI – JUSTIFICATIVA: relevância da pesquisa. | |

|VII – METODOLOGIA: métodos de pesquisa utilizados. | |

|VIII – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: apresentação do tema a partir de obras e autores que tratam da temática. | |

|XI – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: relação das obras e dos autores pesquisados. | |

|X – CRONOGRAMA: previsão para a construção do TG, desde a escolha do tema, até a redação final. | |

|NOTA FINAL (atribuir nota de 0 a 10 em cada item. A nota final é o resultado da soma das notas obtidas, | |

|dividido por dez). | |

Data: ____/____/______ _______________________________________

Assinatura do(a) Professor(a) Tutor(a) Externo(a)

|[pic] |CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI |

| |Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC |

| |Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: .br |

FICHA 3 - AVALIAÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

|NOME DO(A) ACADÊMICO(A): |TIAGO CARPES DO NASCIMENTO |Turma: HID 0131 |

|MONITOR(A): |MARINA M. B. GIROLLA |

|TEMA E LINHA DE PESQUISA: |História do surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guaramirim / História Regional |

| | |

|ASPECTOS A CONSIDERAR |NOTA |

|I – Relação teoria-prática. | |

|II – Respeito ao tempo pré-definido. | |

|III – Clareza na comunicação, postura, habilidade no uso de recursos, domínio do conteúdo e | |

|objetividade. | |

|IV – Conhecimento teórico. | |

|V – Relevância das conclusões apresentadas. | |

| | |

|NOTA FINAL (atribuir nota de 0 a 10 em cada item. A nota final é o resultado da soma das notas obtidas, | |

|dividido por cinco). | |

Data: ____/____/______ ______________________________________

Assinatura do(a) Professor(a) Tutor(a) Externo(a)

|[pic] |CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI |

| |Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC |

| |Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: .br |

FICHA 4 - AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

|NOME DO(A) ACADÊMICO(A): |TIAGO CARPES DO NASCIMENTO |Turma: HID 0131 |

|MONITOR(A): |MARINA M. B. GIROLLA |

|TEMA E LINHA DE PESQUISA: |História do surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guaramirim / História Regional |

| | |

|ASPECTOS A CONSIDERAR |NOTA |

|I – Apresentação formal ( normas de produção acadêmica). | |

|II – Adequação do tema à linha de pesquisa. | |

|III – Clareza e correção de linguagem. | |

|IV – Relevância do tema. | |

|V – Considerações finais. | |

| | |

|NOTA FINAL (atribuir nota de 0 a 10 em cada item. A nota final é o resultado da soma das notas obtidas, | |

|dividido por cinco). | |

Data: ____/____/______ _______________________________________

Assinatura do(a) Professor(a) Tutor(a) Externo(a)

TIAGO CARPES DO NASCIMENTO

HID 0131

O SURGIMENTO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM GUARAMIRIM

Projeto do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Leonardo da Vinci, Turma HID 0131.

Monitor: Marina Mirlis Baader Girolla

GUARAMIRIM

2009

SUMÁRIO

1 TEMA..............................................................................................................................3

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3

3 OBJETIVOS 3

3.1 Objetivo Geral 3

3.2 Objetivo Específico.......................................................................................................3

4 PROBLEMA 3

5 HIPÓTESE 4

6 JUSTIFICATIVA...........................................................................................................4

7 METODOLOGIA............................................................................................................5

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................... 6

9 REFERÊNCIAS..............................................................................................................7

10 CRONOGRAMA...........................................................................................................7

11 ANEXOS........................................................................................................................ 8

11.1 Proposta de Pesquisa.................................................................................................. 8

1 TEMA

O surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guaramirim – SC.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A história do surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guaramirim – SC na década de 1930.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Verificar através de pesquisa bibliográfica e entrevistas, como foi que surgiu no município de Guaramirim – SC, na década de 1930 a Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar os fatos que levaram ao surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no município de Guaramirim.

- Relatar a história do início da referida igreja.

4 PROBLEMA

A religião sempre esteve presente na grande maioria das sociedades ao longo da História, sob as mais variadas formas e estilos. Ela teve inclusive, papel destacado na construção da Civilização Ocidental, tal qual hoje a conhecemos. No Brasil, desde o início do século XX o movimento pentecostal vem ganhando adeptos e inserindo-se cada vez mais no seio da sociedade brasileira. E nosso município não fica fora dessa tendência. Várias igrejas pentecostais têm templos aqui. Dentre essas, uma das mais destacadas é a Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Como foi que essa igreja começou em nosso município? Quais foram os fatores que motivaram a vinda dessa denominação religiosa para nossa cidade? Como foi o processo de implantação dessa igreja? Qual é a história por detrás do surgimento dessa igreja aqui em nosso município?

Em suma, como surgiu a Assembléia de Deus em Guaramirim?

5 HIPÓTESE

Um dos motivos para o grande progresso das igrejas pentecostais em todo o mundo é o trabalho dos missionários. Pessoas que levam a mensagem da igreja para as regiões mais afastadas. Obviamente que no Brasil e especificamente em nossa região, esse processo deve ter ocorrido de maneira similar.

Igualmente, após a implantação de uma nova igreja em alguma localidade, sempre há de surgir oposição. Isso, de alguma forma leva ao fortalecimento das bases da denominação, já que de acordo com a visão pentecostal a perseguição indica que se está fazendo a coisa certa. É bem provável que em Guaramirim isso tenha ocorrido de forma parecida, pois a exemplo do Brasil, quando o movimento pentecostal aqui chegou, já havia pelo menos duas igrejas tradicionais estabelecidas: Católica e Luterana.

6 JUSTIFICATIVA

A razão de ser dessa pesquisa vem do fato de eu ser membro da igreja em estudo. Sempre tive bastante curiosidade em saber como foi o início do movimento “assembleiano” em minha cidade e embora tivesse bastante vontade de buscar essas informações, faltava-me o estímulo maior que esse projeto de pesquisa me proporcionou.

Além dessa razão pessoal, considero ainda o tema interessante do ponto de vista acadêmico, visto que contribui para lançar luz sobre fatos da história do município de Guaramirim. Afinal ao estudarmos a religião, acabamos por adentrar na própria história da formação da cultura local, visto que a religiosidade sempre tem ascendência nesse aspecto da vida social.

Dessa forma, acredito que essa pesquisa não seja apenas relevante para mim isoladamente, visto que a grande maioria dos meus concidadãos ignora boa parte da história da nossa região. Isso se deve em parte ao descaso, mas não só. Faltam ainda bons materiais de pesquisa, que facilitem o estudo e divulgação do material porventura já existente. A relevância social desta pesquisa consiste então na possibilidade de vir a ser um meio de levar à comunidade as informações que eu vier a coletar.

7 METODOLOGIA

O estudo do tema deste projeto será feito através de pesquisa bibliográfica e na internet a fim de situar o projeto dentro de um determinado contexto histórico-cultural. As informações levantadas serão descritivas e de caráter geral.

Será feita também uma pesquisa de campo, onde entrevistarei pessoas da comunidade que sejam ligadas ao movimento pentecostal e/ou tenham informações e fatos relevantes ao tema.

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Relatos da história de Guaramirim são escassos e superficiais. Em todo caso parece ser consenso que o surgimento do município está ligado à vinda de imigrantes alemães na companhia do pastor Wilhelm Lange nos idos de 1886. De acordo com Lange (APUD TERNES, LOETZ, GRAUDIN, VICENZI & ZABOT, 2006, p. 28) esses imigrantes se fixaram na localidade que hoje é conhecida por Brüderthal no dia 06 de julho de 1886. Os imigrantes pertenciam a uma igreja chamada de Comunidade Morávia, Irmãos Morávios, ou ainda Irmãos Tchecos. Essa religião é uma antiga dissidência católica que após muitas perseguições, no ano de 1727 unificou seu movimento na cidade de Herrenhut, no que viria a ser a sede desta entidade religiosa (HARDT, 2009). Assim vemos que desde o início a religião teve um papel importante na constituição do município.

Sobre o movimento pentecostal podemos afirmar que teve início no ano 1901, quando membros de igrejas evangélicas tradicionais dos EUA tiveram experiências diferentes das que eram aceitas pela igreja da época gerando uma dissidência na doutrina vigente. Um dos pontos debatidos era o “falar em línguas estranhas”, que segundo os pentecostais seria a evidência final do “batismo com Espírito Santo”, prática que após os primeiros séculos do cristianismo havia caído em desuso (CONDE, 1982).

Um dos movimentos dentro do Pentecostalismo de maior destaque foi o “Movimento da Rua Azuza”, que teve início em abril de 1906 na rua Azuza em Los Angeles, Califórnia. O seu grande líder era o pastor William Seymor. Foi numa reunião n templo da rua Azuza que os missionários suecos fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, Daniel Berg e Gunnar Vingren se conheceram e planejaram a vinda para o Brasil. Após grande repercussão nos Estados Unidos, o movimento pentecostal chegava a América do Sul causando impacto ainda maior do que nos EUA.

No Brasil a maior precursora do movimento foi a Assembléia de Deus. Ela foi fundada no Brasil em 18 de junho de 1911, no estado do Pará, por Gunnar Vingren e Daniel Berg. Começou sendo chamada de Missão da Fé Apostólica, mas em 1918 mudou de nome, passando a se chamar Assembléia de Deus (CONDE, 1982).

Em Santa Catarina a Assembléia de Deus veio por intermédio de André Bernardino, que em 1930, com dezessete anos de idade deixa a cidade de Itajaí para estudar com os Irmãos Maristas no Rio de Janeiro. Lá acaba aderindo ao movimento pentecostal e volta a Santa Catarina disposto a iniciar uma obra evangelística em sua terra natal. No dia 15 de março de 1931 ele realiza o primeiro culto da Assembléia de Deus em solo catarinense. Bernardino cria ser o precursor do movimento pentecostal em Santa Catarina, mas posteriormente foi informado de que no interior do estado, mais precisamente em Guaramirim (então Bananal) já haviam pentecostais instalados. Esses pentecostais eram imigrantes letos e russos, antigos membros da Igreja Batista da Letônia. (SANTOS, 1996, p.150).

O pesquisador Daniel Graudin, filho de Bernardino ainda mora em Guaramirim e de posse de anotações de seu avô já participou de simpósios da Igreja Assembléia de Deus, onde contesta a versão oficial de que os primeiros pentecostais de Santa Catarina procedem do seio dessa denominação.

9 REFERÊNCIAS

CONDE, Emilio. História das Assembléias de Deus no Brasil. 2ª edição, Rio de Janeiro: CPAD, 1982.

SANTOS, Ismael dos. Raízes da Nossa Fé. Blumenau: Ed. Letra Viva, 1996.

GRAUDIN, D.; LOETZ, C.; TERNES, A.; VICENZI, H.; ZABOT, O. Rodovia do Arroz: um marco em nossa história. Joinville: Ed. Letra D’água, 2006.

HARDT, Horst Dieter. Uma Retrospectiva da História. Disponível em . Acesso em 12 Abr. 2009.

10 CRONOGRAMA

|Etapas |Fev/09 |Mar/09 |Abr/09 |Maio/09 |Jun/09 |

|Leitura do Manual do TG |12/02 | | | | |

|Elaboração da Proposta da Pesquisa | |10 a 15 | | | |

|Elaboração do Projeto de Pesquisa | |15 a 31 | | | |

|Coleta de Dados | | |01 a 30 |01 a 15 | |

|Construção do Paper | | | |15 a 31 |01 a 19 |

|Entrega do Paper | | | | |25/06 |

|Socialização do TG | | | | |25/06 |

11 ANEXOS

11. 1 PROPOSTA DE PESQUISA

Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Licenciatura em História - Turma: HID 0131

Acadêmico: Tiago Carpes do Nascimento

Proposta da Pesquisa

Tema: O surgimento da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guaramirim – SC.

Linha de Pesquisa: História Regional.

Objeto de Pesquisa:

A religião sempre esteve presente na grande maioria das sociedades ao longo da História, sob as mais variadas formas e estilos. Ela teve inclusive, papel destacado na construção da Civilização Ocidental, tal qual hoje a conhecemos. No Brasil, desde o início do século XX o movimento pentecostal vem ganhando adeptos e inserindo-se cada vez mais no seio da sociedade brasileira. E nosso município não fica fora dessa tendência. Várias igrejas pentecostais têm templos aqui. Dentre essas, uma das mais destacadas é a Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Como foi que essa igreja começou em nosso município? Quais foram os fatores que motivaram a vinda dessa denominação religiosa para nossa cidade? Como foi o processo de implantação dessa igreja? Quais as principais dificuldades encontradas ao longo dos anos? Qual é a história por detrás do surgimento dessa igreja aqui em nosso município?

Autores e Obras que Fundamentam o Objeto da Pesquisa

CONDE, Emilio. História das Assembléias de Deus no Brasil. 2ª edição, Rio de Janeiro: CPAD, 1982.

SANTOS, Ismael dos. Raízes da Nossa Fé. Blumenau: Ed. Letra Viva, 1996.

GRAUDIN, D.; LOETZ, C.; TERNES, A.; VICENZI, H.; ZABOT, O. Rodovia do Arroz: um marco em nossa história. Joinville: Ed. Letra D’água, 2006.

-----------------------

ANEXO V

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Educacional Leonardo Da Vinci

TIAGO CARPES DO NASCIMENTO

HID 0131

[pic]

O SURGIMENTO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM GUARAMIRIM

GUARAMIRIM

2009

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download