O Controle de estoque surgiu para suprir uma necessidade ...



FACULDADE SUDOESTE PAULISTA

Mantida pela ICE – Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda

ENGENHARIA CIVIL

FELIPE JOSÉ EUZEBIO

HIDROLOGIA

AVARÉ-SP

2014

FELIPE JOSÉ EUZÉBIO

LAGOS E LAGOAS

Trabalho apresentado no curso de Engenharia Civil, 5º termo, Matutino para obtenção de nota parcial na disciplina do professor (a) Fabio B. Tonin

AVARÉ-SP

2014

Lago

Lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de água, como rios e glaciares geleiras que deságuem nessa depressão.

Normalmente, a água dos lagos é água doce, mas existem no mundo alguns importantes lagos salgados, como o Grande Lago Salgado da América do Norte ou o Mar Morto no Oriente Médio

Lagoa

Uma lagoa é um corpo de água com pouco fluxo, mas geralmente sem água estagnada, podendo ser natural ou feita pelo Homem (artificial), e é usualmente menor que um lago. Uma larga variedade de corpos d'água feitos pelo homem são classificadas como lagoas, incluindo jardins d'água desenhados para ornamentação, tanques para a produção comercial de peixes e tanques solares para o armazenamento de energia termal.

Diferença entre lago e lagoa

A primeira diferença está no tamanho. Ambos são definidos como uma extensão de água cercada por terra mas os lagos são maiores. O problema é que não existem dimensões mínimas ou máximas para cada um deles, o que pode gerar confusões. Existe outra diferença relacionada à origem de sua formação. "Os lagos geralmente são resultados de transformações em larga escala do relevo terrestre", afirma o geógrafo Mário de Biasi, da Universidade de São Paulo (USP). A maioria dos lagos atuais nasceu durante as glaciações do período Pleistoceno (entre 1,6 milhão e 10 mil anos atrás), quando boa parte da Terra ficava coberta de gelo. O lento deslocamento das geleiras abria grandes depressões no solo, onde a água se acumulava. Isso explica a alta concentração de lagos no hemisfério norte (zona bastante afetada pela glaciação), como os Grandes Lagos, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá.

Outra possibilidade é a elevação de montanhas, como a cordilheira dos Andes, que deu origem ao lago Titicaca, na fronteira entre Peru e Bolívia. Já as lagoas costumam ser resultado de fenômenos localizados. "Um desmoronamento ou mesmo um único castor podem formar uma lagoa", diz Mário. Como não existem limites precisos para diferenciar um do outro, os termos geram confusão e, no final, a escolha do nome depende mais do uso popular. Um bom exemplo é a lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul - apesar de ser a maior do Brasil, ela não é chamada de lago.

Lagos e Lagoas do Brasil

O Brasil é conhecido mundo afora por suas belíssimas praias. Porém, existem lagoas e lagos do Brasil que também são dignos de cartões postais. Com atrações para casais, família ou grupo de amigos, são ambientes ideais para quem está em busca de tranquilidade e paisagens deslumbrantes.

Lagoa Rodrigo de Freitas – Rio de Janeiro (RJ)

Cercada por badalados bairros como Lagoa, Ipanema, Leblon e Gávea, a Lagoa Rodrigo de Freitas encanta os visitantes com suas águas calmas e pela vista encantadora. Sua orla abriga parques, quadras de esportes, pista para caminhada, ciclovia e um centro gastronômico com variados tipos de culinária. Há ainda os passeios de pedalinho para quem deseja relaxar e aproveitar a bela vista que esse ponto da cidade carioca proporciona.

Lagoa do Abaté – Salvador (BA)

A Lagoa do Abate é caracterizada por suas águas escuras, rodeadas por um vasto areal branco, criando um bonito contraste. O visitante pode aproveitar o mergulho refrescante e curtir os mais de 18 mil m² de área preservada, que transformam o Parque da Lagoa do Abaeté em um dos maiores centros de lazer ecológico do Nordeste brasileiro.

Lago Paranoá (DF)

Construído para aumentar a umidade da região de Brasília, o Lago Paranoá é também opção de lazer para os turistas. Os visitantes podem praticar esportes náuticos como esqui aquático, wakeboard, vela e remo. O mergulho também pode ser aproveitado e uma das principais atrações é a Vila Amaury, antigo vilarejo que se encontra submerso no lago. Na orla estão restaurantes, bares e empresas que oferecem passeios de barco pela região.

Lago Negro – Gramado (RS)

Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Um caminho de saibro contorna o lago e serve de trilha para caminhadas. A maior atração do lago são os pedalinhos em formato de cisnes.

Bibliografia











[pic][pic]

-----------------------

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download