Marist Brothers



|[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |195 |

| |P.le M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |21-10-2005 |

| |Tel. (39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |

Notícias aparecidas na web

25.09.2005 - Argentina

Encontro de Fraternidades do Movimento Família Marista

Não se pode viver o carisma do Fundador sem sentir a necessidade de ir às crianças e jovens menos favorecidos

ENTRE OS DIAS 9 A 11 DE SETEMBRO ACONTECEU O ENCONTRO NACIONAL DE FRATERNIDADES DO MOVIMENTO DA FAMÍLIA MARISTA.

Cerca de cinqüenta membros de umas quinze Fraternidades da Argentina realizaram este encontro de três dias aos pés da Virgem de Luján. Foi junto a ela que há mais de cem anos que os Maristas se ajoelharam para pedir-lhe que abençoasse sua missão nestas novas terras.

Atualmente umas vinte e cinco Fraternidades na Argentina desfrutam da experiência de ser marista e viver a espiritualidade do Fundador.

A reunião esteve centrada sobre a experiência de ser marista. Foram partilhadas as experiências comunitárias e apostólicas que cada Fraternidade realiza, escutar as histórias das vocações dos irmãos assessores e assistentes ao encontro; uns quinze irmãos falaram da sua experiência.

Muitas dessas Fraternidades sentiram a necessidade de concretizar sua vivência comunitária através de gestos solidários. Não se pode viver o carisma do Fundador sem sentir a necessidade de ir às crianças e jovens menos favorecidos. Com este pensamento, muitas comunidades além das reuniões de reflexão, encontram-se comprometidas com atividades solidárias concretas: presença nos refeitórios das escolas, recuperação e doação de roupas, apoio a centros educativos maristas ou não, atenção e promoção de centros sociais e de saúde, etc.

Em sua grande maioria essas Fraternidades são compostas por ex-alunos e familiares de alunos e irmãos, professores, funcionários e cooperadores das obras maristas. É uma maneira de viver a vida Marista dentro do projeto de Marcelino.

 

27.09.2005 - Estados Unidos

O furação Katrina e os Estados Unidos maristas

Menos do que isso não seria marista

COMO EM TODA PARTA DA AMÉRICA, OS ESTADOS UNIDOS MARISTAS RESPONDERAM DE VÁRIAS MANEIRAS À CRISE PROVOCADA PELO FURACÃO KATRINA. O ANO ESCOLAR HAVIA APENAS COMEÇADO, E JÁ A MOBILIZAÇÃO EM VISTA DE PRESTAR SOCORRO COMEÇAVA, GRAÇAS À DETERMINAÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS MARISTA. TODAS NOSSAS ESCOLAS COMEÇARAM A FAZER IMPORTANTES COLETAS DE FUNDOS E MATERIAIS PARA AJUDAR AS VÍTIMAS DO FURACÃO. NO MOMENTO EM QUE ESCREVO ISSO, CHRISTOPHER COLUMBUS HIGH SCHOOL (MIAMI, FLÓRIDA), ST. BRENDAN HIGH SCHOOL (MIAMI, FLÓRIDA), OUR LADY OF LOURDES HIGH SCHOOL (POUGHKEEPSIE, NOVA IORQUE), E MARIST HIGH SCHOOL (CHICAGO, ILLINOIS) JÁ INSCREVERAM GRATUITAMENTE ALUNOS VÍTIMAS DO KATRINA. MSGR. PACE HIGH SCHOOL (MIAMI, FLÓRIDA), GUADALUPE REGIONAL MIDDLE SCHOOL (BROWNSVILLE, TEXAS) E MARIST HIGH SCHOOL (BAYONNE, NOVA JERSEY) FARÃO O MESMO NOS PRÓXIMOS DIAS. TODAS AS OUTRAS ESCOLAS MARISTAS MANIFESTARAM SUA PREOCUPAÇÃO EM AJUDAR DE ALGUMA MANEIRA.

Katrina atingiu em cheio o coração dos Estados Unidos, mas deu a nossas escolas maristas a ocasião, uma vez mais, de viver os apelos dos números 152 e 153 da “Missão Educativa Marista: um projeto para hoje”.

152. Educamos pela solidariedade, sobretudo acolhendo, na mesma instituição escolar, crianças e jovens de diferentes contextos sociais e religiosos, assim como educandos desfavorecidos e marginalizados.

153. Educamos para a solidariedade, apresentando-a como “a virtude cristã dos nossos tempos”, como imperativo mora para toda a humanidade, no quadro da atual interdependência global e das penetrantes “estruturas de pecado”.

Quando os Maristas dos Estados Unidos e aqueles do mundo inteiro estendem a mão às vítimas do Katrina, sabemos que o encorajamento de Marcelino a fazer Jesus Cristo conhecido e amado, será vivido e manifestado uma vez mais, como o foi depois do 9 de setembro e do tsunami de dezembro de 2004. Não temos escolha, pois menos do que isso não seria marista.

 

29.09.2005 - Índia

Aconteceu em um vilarejo a 200 quilômetros de Calcutá

Algumas vezes, aos 12 anos, a luta pela vida se torna insuportável

SONIA KHATUN ERA UMA GAROTINHA INDIANA DE 12 ANOS. VIVIA EM MALDA, UM VILAREJO A 200 QUILÔMETROS DE CALCUTÁ. ELA SUICIDOU-SE PORQUE SUA MÃE NÃO TINHA UMA RUPIA PARA LHE DAR A FIM DE COMPRAR A MERENDA ESCOLAR. SONIA E SUA MÃE VIVIAM EM UMA TENDA DE JUTA, UMA DAS TANTAS TENDAS QUE O GOVERNO DO OESTE DE BENGALA, O ESTADO QUE TEM POR CAPITAL A CIDADE DE MADRE TERESA, DÁ AOS POBRES PARA MORAR. AS DUAS MULHERES NUNCA TIVERAM UMA CASA E MORAVAM SOZINHAS.

O último dia de Sonia começou como outros tantos. Nada para comer antes de ir para a escola. A fome se faz sentir e a jovenzinha que não havia comido há alguns dias, pede à mãe uma moeda para comprar alguma coisa. A senhora, que ficou viúva e sem trabalho, não tem nada e não pode lhe dar nem mesmo uma rupia. Ela tenta consolar Sonia e a convencê-la de ir à escola onde, talvez, lhe dariam alguma coisa para colocar na boca.

A menina aparentemente aceita. Pega os seus cadernos e se encaminha em direção à escola. Na estrada, porém, a angústia e a aflição a dominam. Sonia abandona seu percurso, encaminha-se para um edifício em construção e se enforca em uma estrutura de bambu que servia como andaimes para os trabalhadores.

A escola pública na Índia, em diversos estados da União, oferece aos estudantes uma refeição ao dia; mas para Sonia e para outros tantos do seu vilarejo as coisas não eram assim.

Segundo um estudo do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, apesar do impressionante crescimento econômico da Índia, metade das suas crianças é mal nutrida.

 

01.10.2005 - Brasil

2° Congresso Vocacional do Brasil

Para onde queremos ir? E o que vamos fazer?

NOS DIAS 02 A 06 DE SETEMBRO DE 2005, REALIZOU-SE O 2º CONGRESSO VOCACIONAL BRASILEIRO, AO QUAL PARTICIPARAM CERCA DE 400 CONGRESSISTAS ORIUNDOS DE TODAS AS DIOCESES DO BRASIL. ENTRE OS CONGRESSISTAS ESTAVAM DOIS IRMÃOS MARISTAS, LUCIANO OSMAR MENEZES E JOSÉ MARIA QUEIROZ LUCAS.

A primeira reflexão foi feita em torno da Antropologia Vocacional, ou seja, a pessoa humana no contexto sócio-político-cultural e eclesial, destacando-se a vocação pessoal-cristã, o contexto cultural e sócio-político da vocação e o contexto eclesial. Aprofundaram-se também os fundamentos teológicos do método pedagógico vocacional e as etapas da pedagogia da evangelização. Sublinhou-se ainda a importância e o significado da metodologia de planejamento na animação vocacional a partir do magistério da Igreja e dos últimos eventos da pastoral vocacional e as referências e os fundamentos sociais, teológicos e pastorais para o planejamento, incluindo os marcos situacional, doutrinal e operacional.

Em nível concreto, chegou-se à conclusão de que é necessário:

1. fazer uma animação vocacional histórica;

2. ter indicações metodológicas concretas e cultura vocacional, onde respire um clima eclesial de consciência do chamado e recursos humanos;

3. centros de animação vocacional; equipes vocacionais; grupos vocacionais;

4. animadores e animadoras bem preparados; subsídios; meios; instrumentos e recursos econômicos.

1. Além da reflexão dada pelos assessores, o Congresso foi enriquecido pelos trabalhos em grupo, cujo resultados foram, em seguida, apresentados em plenário. Também houve oportunidade de partilhar as experiências vocacionais.

 

03.10.2005 - Espanha

De 29 de outubro a 1 de novembro de 2005, em Guardamar

I Encontro de Presenças e Programas Sociais na Europa Marista

ORGANIZADO PELA EQUIPE CONTINENTAL DE MISSÃO PARA EUROPA E A COMISSÃO DE MISSÃO DO CONSELHO GERAL, FOI PREVISTO UM ENCONTRO DE IRMÃOS E LEIGOS QUE DESENVOLVEM PROGRAMAS SOCIAIS COM CRIANÇAS E JOVENS DESFAVORECIDOS DO CONTINENTE EUROPEU.

O número de pessoas convocadas para o encontro é de até quinze pessoas por Província, irmãos e leigos que trabalhem com crianças e jovens através de programas de educação não-formal e programas sociais, ou seja:

• mediante serviços e programas específicos de titularidade ou gestão marista;

• mediante uma presença comunitária de inserção em um meio desfavorecido;

• mediante um compromisso de ação pessoal a partir da missão comunitária ou provincial.

• Estes são os principais objetivos que foram propostos:

• aumentar nosso conhecimento das presenças e programas sociais na Europa Marista e o conhecimento mútuo entre as pessoas que trabalham nesses ambientes;

• partilhar experiências e vivências a partir do meio em que se realiza a ação educativa e a partir da fé;

• proporcionar alguns elementos de formação pessoal para a melhora de nosso trabalho pessoal e coletivo;

• buscar caminhos de colaboração mútua.

Para atingir esses objetivos foi prevista uma apertada programação, que inclui tanto o trabalho em pequenos e grande grupo, como a participação de algumas pessoas que ajudarão na reflexão: o irmão Benito Arbués, ex-Superior geral do Instituto Marista; o P. Angel Miranda, salesiano, responsável da Asociação “Don Bosco International”, e os irmãos Gregorio Bartolomé, da Província Mediterránea, e Dominick Pujia, diretor do BIS.

 

05.10.2005 - Espanha

6 de outubro de 1934

Não se improvisa um mártir

EM 6 DE OUTUBRO DE 1934, HÁ 70 ANOS, O IRMÃO BERNARDO É ASSASSINADO EM BARRUELO, ESPANHA. TEM 45 ANOS.

A página que abre sua causa sintetiza o acontecimento com estas palavras:

« O bom pastor dá sua vida por suas ovelhas ». Jo 10,11

Em Bernardo pulsava um coração de apóstolo. Em todos os lugares que passou multiplicava as iniciativas :corais, associação de antigos alunos, grupos de ação católica, movimento de apóstolos entre os alunos, portas abertas, entronização de estátuas do Sagrado Coração, vigílias de oração, circulo de estudos, conferências culturais e religiosas, aula para adultos, caixas de poupança para os filhos de mineiros, bolsas de estudos, biblioteca itinerante, grupos de teatro, atividades folclóricas, visita às famílias de mineiros, visitas aos doentes, promoção vocacional, acompanhamento de jovens Irmãos…com o trabalho normal de professor e de diretor.

« Nove horas de aula diárias, escreve ele a um de seus antigos alunos, horas que me parecem minutos, porque encontro minha satisfação em estar no aconchego de crianças e tudo que faço por elas parece-me muito pouco ! »

 

07.10.2005 - Espanha

Laurentino, Virgilio e 44 outros irmãos

Um olhar através da alma

ESSES TRECHOS NOS PERMITEM CONHECER UM POUCO MAIS DA ALMA DO IRMÃO LAURENTINO.

« Durante esses dias cheios de problemas, nos quais todos ou quase todos vivemos horas e dias de profunda in-quietação... tenho pensado constantemente nas pessoas e nas obras da nossa Província que tanto amamos; desejo estar quase que continuamente em comunicação com os irmãos, particularmente aqueles que sofreram por causa dessa desordem.

Como gostaria de poder consolá-los, encorajá-los,... ouvilos e manifestar minha afeição religiosa que, nesses dias de luto, tenho sentido como jamais senti no meu coração de pai.»

«Nesses momentos críticos, que nossa atitude não seja semelhante à daquele que se entrega a lamentações esté-reis... Sejamos religiosos em nossas ações, palavras e sentimentos, particularmente nesses momentos em que o Senhor deseja nos fazer sentir um pouco o peso da sua Cruz adorável... Rezemos, pois, com fervor, continuemos nosso trabalho de maneira intensa e metódica, entreguemo-nos a Deus e às nossas ocupações sem reserva... Nós vivemos um tempo precioso; agora nos sentiremos verdadeiramente discípulos de Cristo. Mil vezes felizes se o Senhor nos julgar dignos de sofrer por Ele.»

Suas últimas palavras aos irmãos que estavam presos com ele algumas horas antes de ser fuzilado são um até logo ao céu: “Que Deus nos ajude, eu fiz o impossível, eu vivi com vocês as dores e as aflições da revolução. Nós nos encontraremos no céu".

 

08.10.2005 - Brasil

Lançamento da Pastoral Juvenil Marista

Declaro oficialmente a implantada a PJM na Província

O MÊS DE AGOSTO FOI, SEM DÚVIDAS, UM MARCO HISTÓRICO PARA A PROVÍNCIA DO BRASIL CENTRO-SUL E DE UM MODO ESPECIAL PARA O SETOR DE PASTORAL. FOI NESTE MÊS QUE ACONTECEU, EM CURITIBA, A III ASSEMBLÉIA DE PASTORAL E A I ASSEMBLÉIA DA PASTORAL JUVENIL MARISTA.

Representantes de todas as unidades se fizeram presentes, dentre eles Assessores, Agentes e Assistentes de Pastoral; alunos e ex-alunos, universitários, diretores e alguns convidados especiais, tais como Rezende Bruno da Casa da Juventude de Goiânia, Pe. Hilário Dick e Antonio Frutuoso, todos expert em Pastoral da Juventude.

O clima que reinou durante os dias de assembléia foi sem dúvidas de muita harmonia e seriedade. Os jovens, a maioria na assembléia, demonstraram o porquê de serem chamados de protagonistas no processo da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

Foi nesta assembléia que, perante mais de 200 participantes, ocorreu o lançamento da PJM. Uma festa digna de ser recordada por muito tempo. Não poderíamos começar esta festa sem antes louvar a Deus pela PJM e ao mesmo tempo entregá-la em suas mãos. Com esta motivação, a Eucarística, celebrada pelo Pe. Hilário Dick, foi o ponto culminante neste dia. Além dos participantes da assembléia, foram convidados alunos e ex-alunos, diretores e coordenadores das unidades educacionais situadas em Curitiba. Ao Ir. Tercílio Sevegnani, Provincial, coube as palavras finais: “declaro oficialmente a implantada a PJM na Província Marista do Brasil Centro-Sul”. Um coquetel foi servido aos convidados, antecedido por um show pirotécnico.

Sabemos que é apenas o começo de um longo processo que teve seu início no ano de 2004 e que estará sempre em constante renovação. Sabemos também que a PJM é apenas um dos programas que abarca o nosso Projeto Provincial de Pastoral. Portanto a nossa missão continua. O trabalho não pode parar. O sucesso deste empreendimento não depende somente dos assessores das unidades, mas depende também dos jovens protagonistas, que estarão dando um toque especial a PJM.

Por este e por tantos outros motivos é que desejamos sucesso e vida longa a PJM.

 

11.10.2005 - Sri Lanka

Processo de reestruturação da Ásia Marista

Para uma maior vitalidade da presença marista na Ásia

DURANTE OS DIAS 3 A 5 DE OUTUBRO, ESTIVERAM REUNIDOS NO NOVICIADO DE TUDELLA (SRI LANKA) UM GRUPO DE QUINZE IRMÃOS, REPRESENTANTES DA VIDA MARISTA NA ÁSIA (2 MEMBROS DO CONSELHO PROVINCIAL DA CHINA; 4 DE FILIPINAS; 4 DE SRI LANKA – PAQUISTÃO, COMO DOIS DO CONSELHO DO DISTRITO DA CORÉIA E 3 MEMBROS DO SETOR DA ÍNDIA), JUNTAMENTE COM OS IRMÃOS SEÁN SAMMON, SUPERIOR GERAL, E OS IRMÃOS PETER RODNEY E EMILI TURÚ, CONSELHEIROS GERAIS.

Esta reunião faz parte de um processo que teve sua origem mais recente na reunião do Conselho geral ampliado, ao final da visita do Conselho geral às Províncias da Ásia em 2003, e que foi se desenvolvendo através de diferentes atividades ao longo desses dois últimos anos.

Durante a reunião foram estudados os relatórios sobre a atividade da região, a partir dos dados apresentados por cada Unidade Administrativa, assim como possíveis modelos de reestruturação. Finalmente, em um ambiente de discernimento, o grupo selecionou com audácia, por ordem de preferência, aqueles modelos que, ao seu parecer, poderão contribuir para dar maior vitalidade à vida e à missão marista na Ásia.

Nos próximos meses o irmão Superior geral dirigirá uma carta aos irmãos dessa região marista, comunicando-lhes o resultado da reunião e convidando-os a expressar sua própria opinião. Dessa maneira se espera que o conselho geral, na sua próxima sessão plenária de janeiro de 2006, possa ter elementos suficientes para tomar uma decisão sobre a configuração futura das Unidades Administrativas da Ásia.

 

13.10.2005 - Argentina

Entrega da Distinção do “Divino Mestre”

Gratidão por duas vidas consagradas às crianças

CADA ANO, O CONSELHO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CATÓLICA - CONSUDEC ENTREGA A PESSOAS QUE SE DESTACARAM POR SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO CATÓLICA: DOCENTES LEIGOS, RELIGIOSOS, SACERDOTES, UMA MEDALHA DE DISTINÇÃO. ESTE ANO, UM IRMÃO MARISTA, RAMÓN GREGÓRIO, E UM LEIGO MARISTA, O SR. AGUSTÍN PAREDA, RECEBERAM, NO DIA 23 DE SETEMBRO, A DISTINÇÃO DO “DIVINO MESTRE”. AO IRMÃO RAMÓN GREGÓRIO POR SEU TRABALHO ENTRE AS CRIANÇAS E JOVENS DAS ESCOLAS MARCELINO CHAMPAGNAT E SANTA MARIA DE BELÉM. FORAM 40 ANOS DE VIDA DEDICADOS COM ESFORÇO, CONSTÂNCIA E MUITO AMOR ÀS CRIANÇAS MENOS FAVORECIDAS.

Graças a Deus ainda lhe resta muita energia para esbanjar e muito amor para dar a uma Argentina tão necessitada de homens e de cristãos do quilate do Sr. Agustín Pereda, vinculado como docente e logo em seguida como diretor do curso primário do Colégio Champagnat de Buenos Aires, durante trinta e sete anos. Agora aposentado, ele foi sempre exemplo de docente e de cristão comprometido com uma missão nem sempre fácil no ambiente exigente que lhe coube desenvolver-se.

Por ocasião do encontro com irmãos, docentes e amigos na intimidade do salão do Colégio Champagnat, e em um clima de família, a Comunidade Marista pode tornar palpável essa gratidão por uma vida dedicada às crianças e jovens argentinos. O irmão Agustín Martinez, na qualidade de vice-Provincial, e o irmão Eugenio Magdaleno como diretor geral do Colégio Champagnat, fizeram a entrega de uma imagem da Boa Mãe a cada um dos homenageados. Quanto ao irmão Ramón sabemos que suas intenções são de continuar com essa obra de amor pelos preferidos de Jesus, Maria e Champagnat.

 

14.10.2005 - Colômbia

A Pastoral Juvenil e Vocacional na Colômbia

Seguiremos construindo caminhos de evangelização para crianças e jovens

NOS DIAS 5 A 8 DE SETEMBRO OS INTEGRANTES DA EQUIPE DE PASTORAL JUVENIL E VOCACIONAL, COMPOSTA PELOS IRMÃOS LEONARDO YEPES, JUAN CARLOS VILLARREAL, CARLOS SAÚL CORZO, CÉSAR ROJAS, WILSON MONTES, HERNANDO OSORIO E A LEIGA SANDRA RODRÍGUEZ, NOS REUNIMOS NA CIDADE DE BOGOTÁ.

Durante esses dias de encontro e reflexão pudemos tratar de tema de vital importância para o desenvolvimento do trabalho de pastoral em nosso país. Iniciamos com um tema de iluminação orientado pelo irmão César Rojas, sobre a espiritualidade juvenil. Em seguida passamos a avaliar todas as atividades nacionais que realizamos durante o ano de 2005 (Páscoa juvenil Remar, III Acampamento nacional de AEM, II Acampamento regional de Semar e o encontro de Timoneiros). Depois disso revisamos o caminhar de cada um dos movimentos, preparamos as próximas reuniões por setores de coordenadores de pastoral, discutimos sobre o que vem sendo feito na pastoral vocacional na Colômbia, e retomamos o plano de formação de animadores de pastoral projetando suas atividades para o próximo ano.

Como sempre, o ambiente de alegria e fraternidade enriqueceu nossa reunião, da qual ficaram para o futuro muitos desafios a cumprir. Com a ajuda do grande Timoneiro, A Boa Mãe e o Guia experimentado, estamos seguros de que continuaremos construindo caminhos de aproximação e evangelização para nossas crianças e jovens.

 

14.10.2005 - Vaticano

Panorama em primeira mão da Igreja católica para Bento XVI

Um dia no Sínodo dos Bispos

O SÍNODO DOS BISPOS ESTÁ-SE CONVERTENDO NA OPORTUNIDADE MAIS ADEQUADA DESDE O INÍCIO DO PONTIFICADO PARA QUE BENTO XVI TENHA UM PANORAMA GLOBAL E EM PRIMEIRA MÃO DA VIDA DA IGREJA NOS DIFERENTES CONTINENTES. NESTES DIAS DE ASSEMBLÉIA SINODAL SOBRE A EUCARISTIA, COMEÇADA EM 3 DE OUTUBRO PASSADO, O PAPA NÃO PÔDE PARTICIPAR DE TODAS AS CONGREGAÇÕES POR CAUSA DE SEUS COMPROMISSOS DE TRABALHO, MAS SALVO ALGUMA EXCEÇÃO, NUNCA PERDE NEM A PRIMEIRA NEM A ÚLTIMA DA JORNADA. A ÚLTIMA, DE 18H ÀS 19H, É A SESSÃO DE INTERVENÇÕES LIVRES, NAS QUAIS CADA UM TOMA A PALAVRA PARA DISCUTIR BREVEMENTE ALGUNS DOS TEMAS DO SÍNODO. É TAMBÉM UMA MANEIRA PARA O PAPA TOMAR O PULSO À VIDA DA IGREJA E AOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA.

O Santo Padre está participando também da oração da manhã e da primeira sessão, que fica interrompida por uma pausa para tomar café. O Santo Padre a aproveita para conversar pessoalmente com os bispos divididos segundo os grupos de trabalho («círculos menores») por idiomas. Este encontro, segundo explicou a Zenit Isidro Catela, porta-voz para os jornalistas de língua espanhola, aconteceu todos os dias em uma sala próxima à Sala das audiências gerais Paulo VI. Participam umas quarenta pessoas. Cada um dos presentes, não só os bispos, mas todos os participantes do Sínodo, saúdam o Papa e conversam com ele durante um minuto. «O Papa preocupa-se por cada um, por sua vida. A cada um consagra totalmente sua atenção durante estes momentos», revela Catela, que, como os outros porta-vozes, também participou destes encontros. Os bispos aproveitam para transmitir-lhe detalhes da vida de suas dioceses.

Enquanto isso, entre 10h30 e 11h da manhã, o restante dos participantes do Sínodo conversa durante o momento para o lanche. É a oportunidade para intercambiar opiniões sobre o Sínodo, saudar velhos amigos ou fazer novas amizades entre os novos rostos episcopais que chegaram a esta assembléia. Outro momento para tomar o café acontece no início da tarde.

Tanto na manhã como na tarde, a pedido da assembléia sinodal, pode-se ter uma hora de adoração ante a Eucaristia, na capela que se encontra no mesmo edifício da sala do Sínodo. A maioria dos participantes estão alojando-se na Casa Santa Mata (a mesma na qual se alojaram os cardeais durante o conclave) ou no Instituto Maria Menina, ambos em território vaticano. No Sínodo participam 252 padres sinodais. Estão vazias as quatro cadeiras dos bispos chineses que haviam sido convidados por Bento XVI e que não puderam vir. A partir da próxima quinta-feira, deverão começar as sessões de trabalho por grupos lingüísticos para começar a redigir as primeiras propostas de «proposições». Estas, depois de ter sido discutidas e corrigidas na assembléia geral deverão recolher as conclusões deste Sínodo.

Se apresentarão ao Papa para que lhe possam servir de base para a redação da carta apostólica pós sinodal. O Sínodo se encerrará em 23 de outubro, Domingo Mundial das Missões .

 

15.10.2005 - Centro-america

Ir. Adolfo Cermeño

Algumas linhas para informar-lhes sobre os últimos acontecimentos por estas terras centro-americanas

ALGUMAS LINHAS, NADA MAIS, PARA INFORMAR-LHES SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS QUE VIVEMOS E CONTINUAMOS VIVENDO POR ESTAS TERRAS CENTRO-AMERICANAS.

Vocês sabem que nesses últimos dias sofremos as conseqüências da passagem do furação Stan. Foram dias de muita chuva que resultou em deslizamentos e transbordamentos de rios. Sua passagem deixou um rastro de destruição e morte.

Atualmente são mais de 300 mortos em El Salvador, e em Guatemala as mortes podem chegar a mais de mil e duzentas. São muitas as famílias que ficaram sem casa e sem nada. Várias aldeias forram arrasadas e soterradas por deslizamentos de terra. As vias de comunicação ficaram seriamente danificadas. Vários povoados, nesse momento, estão isolados, e o acesso torna-se difícil para levar-lhes o socorro indispensável. O que mais necessitam no momento é de alimentos e água potável.

Nossas obras não foram afetadas, porém há três colégios que estão servindo de refúgio para muitas famílias. Em dois deles foram acolhidas mais de duzentas famílias. Há um povoado em El Salvador, onde existe uma comunidade, que continua incomunicável. Os irmãos, com seu veículo, fazem o que podem para transportar comida o mais próximo possível do lugar, que é depois carregada nos ombros pelas pessoas.

Uma vez mais nos encontramos com o mistério da dor, que sempre atinge as pessoas mais pobres e desprotegidas. O interessante é descobrir em todas elas a coragem para continuar pensando que existe um futuro e que vida vale a pena por mais dura que possa parecer.

Agradeço profundamente a todos os irmãos que se interessaram pela situação e pelas doações que nos foram enviadas. O mais duro vem agora: buscar todos os meios para ajudar as pessoas que ficaram desabrigadas, a reconstruir um lugar digno para continuar vivendo e lutando.

Uma vez mais, obrigado, e confio em suas orações para que o Deus misericordioso cumule de consolação aquelas pessoas que mais sofrem.

Fraternalmente,

Ir. Adolfo Cermeño

 

17.10.2005 - Chile

Encontrar-se para ir preparando as missões de verão em Chile

Missionários a caminho

UM GRUPO DE JOVENS PERTENCENTE AO MOVIMENTO MARCHA SE REUNIU EM SETEMBRO, COM O OBJETIVO DE PREPARAR AS MISSÕES DE VERÃO.

Seu compromisso faz parte de um programa organizado por três anos para realizar “Missões em Longaví”, comunidade e paróquia da 7a. Região.

Organizado por seu assessor, Fernando Vargas, o programa de formação missionária implica na concentração em Santiago durante vários sábados neste segundo semestre. Os jovens que vão a Longavì em missão de verão, se comprometem a dar por concluída suas ascensão no Movimento Marcha e a participar do Envio que Movimento lhes faz. Depois, os mais destemidos, iniciarão seu novo percurso nas “CMJ”, ou Comunidades Maristas de Jovens, Movimento Juvenil Universitário com matiz marista, que está entrando no Chile.

Nas missões de Longavì participaram os jovens dos Grupos Espiga de Luz, Sión, Eternidad, Licantrú, Imagekantu, Sarmientos de Vida, e Omilén Kuyén, junto com seus guias, além das comunidades CMJ de Santiago e Valparaíso e alguns dos missionários que participaram das missões do mês de janeiro passado. Espera-se que unos 90 jovens participem dessas missões.

 

18.10.2005 - Espanha

Convivência para animadores e catequistas dos grupos de Amizade e dos grupos de Vida cristã maristas

Sonhando juntos!

DE 30 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO, ACONTECEU A PRIMEIRA CONVIVÊNCIA PARA ANIMADORES E CATEQUISTAS DOS GRUPOS DE AMIZADE E DOS GRUPOS DE VIDA CRISTÃ MARISTAS.

O encontro teve como finalidade propor três objetivos: partilhar um espaço de convivência, refletir e orar juntos sobre e com Jesus como centro de nossa existência como educadores e, por último, confrontar esse agir a partir da ação de Jesus com nossa vida tanto pessoal como comunitária, e em relação aos grupos.

Dissemos acima: “propor”, porque somos conscientes de que alcançar estes três objetivos, é uma tarefa, não somente de todo o curso, senão um caminho de entrega a longo prazo. O que temos claro é que iremos empregar todos os meios necessários para cumpri-los, uma vez que está em jogo nossa felicidade, ganhar a salvação. Para isso elaboramos nosso projeto comunitário anual. Nele já definimos os aspectos que iram refletir nosso ser a partir da nossa ação, como seguidores de Jesus.

Além da convivência, queremos destacar o ambiente de família e de fraternidade que vivemos durante esses dias. Foi muito valorizado por todos, especialmente pelos novos animadores que começam a trabalhar neste curso, dando assim respostas ao chamado que Deus faz para colocar nosso talentos ao serviço dos demais. Tivemos também um momento para pensar em todas aquelas pessoas que colaboraram nos anos anteriores com este projeto de construir o Reino de Deus. Aproveitamos esse meio para dizer-lhes obrigado, publicamente, por sua presença e entrega.

Acreditamos que com o projeto que foi preparado, poderemos tornar realidade desde já nosso lema deste ano: Sonha! O sonho de Jesus de Nazaré é construir um mundo mais justo, mais solidário, criado por Deus para ser vivido a partir do amor, no serviço aos demais.

 

19.10.2005 - Paquistão, América Cental e México

Paquistão, América Cental e México sob a força da natureza

Os irmãos acompanham as pessoas atingidas

TRÊS LUGARES CHAMAM A ATENÇÃO EM CONSEQÜÊNCIA DAS CATÁSTROFES NATURAIS QUE AFETARAM MILHARES DE PESSOAS EM MENOS DE QUINZE DIAS: AMÉRICA CENTRAL, MÉXICO E PAQUISTÃO.

Guatemala

A furacão tropical Stan assolou a América Central. A carta do irmão Adolfo Cerdeño, publicada em nossa página web no sábado 15 de outubro de 2005, oferecia uma informação geral da situação dos irmãos e suas obras. O país mais afetado foi a Guatemala, onde mais de seiscentas comunidades foram atingidas pelo desastre que se abateu sobre todo o país. Alimentos, alojamento, assistência médica e saneamento são as principais necessidades do momento. Chegaram outras informações locais que podem ser lidas na secção do mundo.

México Central

O irmão Fernando Mejía, Provincial de México central, enviou informações detalhadas da situação das comunidades afetadas pelo furacão Stan, na qual pudemos tomar conhecimento de que os irmãos não sofreram danos, porém, numerosas populações e comunidades onde eles trabalham, sofreram muito com a tragédia.

Os irmãos estão colaborando com essas populações levando socorro e ajuda material. Mais detalhes podem ser conhecidos lendo outras informações na secção do mundo.

Paquistão

O irmão Michael De Waas, provincial da Província do Sri Lanka e Paquistão, enviou um breve comunicado onde diz que os irmãos, os postulantes e os aspirantes, assim como suas famílias não foram atingidas pelo terremoto que fez mais de 50 mil vítimas. A região onde vivem os irmãos, situada na província de Penjab, mesmo havendo sentido um forte tremor de terra, não sofreram danos materiais. As áreas mais castigadas por esse pelo desastre se encontra na região norte e montanhas próximas. Conclui o comunicado agradecendo a preocupação manifestada pela Casa geral e pede orações pelas pessoas que perderam suas casas e seres queridos.

México – 20.10.2005

O Furacão Stan em Chiapas

Diagnóstico apresentado pela Cáritas da Diocese de San Cristóbal de las Casas

Chiapas é uma das regiões mais afetadas pela passagem do Furacão STAN durante os dias 3 a 7 de outubro de 2005. Em meio à dor e a impotência, estamos vendo através da televisão a quantidade de pessoas que estão sofrendo em conseqüência das chuvas torrenciais, que são permanentes nessa região. Os rios transbordaram inundando povoados e comunidades, arrasando colheitas, destruindo casas e pontes.

Segundo os dados oficiais, 590 comunidades ficaram sem comunicação, milhares de casas destruídas, e muitas famílias que perderam tudo. Não há água potável, telefone ou energia elétrica. Também foi danificada a rede de antenas de comunicação, pois a telefonia móvel só chega a alguns lugares.

Oficialmente, diz-se que cerca de duzentas mil pessoas foram afetadas, e várias centenas delas se encontram alojadas em 524 albergues montados pelo governo, em escolas e/ou igrejas. Os meios de comunicação mostram os rostos marcados pela dor das pessoas atingidas que perambulam pelas ruas sem ter onde dormir; os albergues estão lotados e danificados.

Das comunidades mais distantes existem pessoas que caminham até 10 horas para implorar ajuda, pois tiveram suas casas destruídas e lhes faltam alimentos, água e medicamento. Calcula-se que o número dos mortos ultrapasse 30 pessoas somente em Tapachula e Suchiate. Na área afetada vivem mais de dois e meio milhões de pessoas, e ainda não se tem o número de desaparecidos.

Das zonas altas da Serra não se tem noticias; oito dias depois da passagem do furacão eles continuam isolados e sem comunicação. Existe a preocupação pelo excesso de água nessa região montanhosa, que pode provocar possíveis deslizamentos e mais perdas humanas.

Nos povoados e comunidades afetadas começam a faltar víveres, combustíveis – gás e gasolina - água potável nas cidades, por causa dos danos no sistema de abastecimento, além do risco de contaminação. Em Tapachula, por exemplo, os supermercados começaram a racionar suas vendas e comércios aumentaram até 400% seus preços e não aceitam mais vender senão à vista. Alguns bancos suspenderam os serviços por "dificuldades no seu sistema" e não contam com alternativas para liberar dinheiro em espécie para os usuários.

Estamos profundamente comovidos com tanta destruição e diante da impotência de não poder ajudar. Este é o drama de Chiapas que estamos vivendo e, como sempre, são as pessoas pobres que vivem na margem dos rios, as mais afetadas pelos açoites da natureza.

Brasil - 21.10.2005

Colégio marista em Rio de Janeiro produz programa de tv

De Olho no Futuro

O Centro de Produções de TV e Vídeo do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro está produzindo um lote de 35 programas de televisão chamado DE OLHO NO FUTURO. A estréia foi no dia 26 de setembro e será exibido semanalmente todas às segundas-feiras, às 19h30min na TV Comunitária – canal 06 da NET-Rio.

O programa é dirigido ao público jovem pois tem o objetivo de mostrar a cada semana o universo de uma profissão diferente, esclarecendo dúvidas sobre a carreira e o mercado de trabalho.

Algumas profissões que já estão na pauta são: gastronomia, jornalismo, engenharia de produção, educação física, medicina, arquitetura, desenho industrial, oceanografia, psicologia, geologia, administração e moda.

O programa terá um quadro com bate-papo entre jovens onde questionamentos e dúvidas sobre as profissões serão levantados, além de uma entrevista com um profissional de cada área que falará sobre os assuntos levantados.

Esta é uma experiência inédita no Brasil: uma escola produzir e exibir um programa de TV regularmente.

PublicaÇOES RECEBIDAS

Internet

|[pic] |A Fragilidade da Razão |

| |Evilázio Teixeira, fms |

| |Editora Universitária da PUCRS (EDIPUCRS),|

| |2005 |

| | |

|[pic] |Bioética - Uma Aproximação |

| |Joaquim Clotet, fms |

| |Editora Universitária da PUCRS (EDIPUCRS),|

| |2004 |

| | |

|[pic] |Folhas no Caminho |

| |Elvo Clemente, fms |

| |Editora Universitária da PUCRS (EDIPUCRS),|

| |2003 |

| | |

|[pic] |Imago Trinitatis |

| |Evilázio Teixeira, fms |

| |Editora Universitária da PUCRS (EDIPUCRS),|

| |2003 |



................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download