FMS Últimas noticias
|[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |152 |
| |P.le M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |19-08-2004 |
| |Tel. (39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |
- Nota
FMS Últimas notícias será normalmente enviado em dois formatos, um com fotos e outros sem elas. De qualquer forma, esta publicação pode ser consultada na área reservada da página web, destinada exclusivamente aos Irmãos, a que se pode aceder com prévia inscrição.
|NOTÍCIAS |
Roma - Serviço de Comunicações
O IRMÃO ONORINO ROTA SUBSTITUI O IRMÃO LLUÍS SERRA
Em 20 de novembro de 1840, aproveitando a partida de um grupo de 6 Irmãos para a Polinésia, o Irmão Francisco Rivat escreve uma carta aos Irmãos presentes naquelas ilhas, comunicando-lhes, entre outras coisas, a morte do Padre Champagnat... já havia passado seis meses. Se calcularmos os meses de viagem desses bons Irmãos, poderemos imaginar quanto tardaram em tomar conhecimento, na Polinésia, de que o Padre Champagnat havia falecido.
Sem necessidade de remontar-nos a nossas origens, todos somos conscientes de que a área de comunicação sofreu uma enorme transformação entre nós, ao beneficiar-nos dos extraordinários avanços da tecnologia da comunicação. Nesse sentido, o período que vai desde a canonização do P. Marcelino até nossos dias, tem sido especialmente significativo. Um período associado ao trabalho paciente e inovador do Irmão Lluís Serra, que em agosto de 2004, deixa o Serviço de Comunicações que soube ganhar o respeito e o apreço de todo o Instituto Marista. Obrigado Irmão Lluís, em nome dos Irmãos do Conselho Geral, por teu excelente e eficaz serviço.
Ficam como testemunho do teu trabalho os milhares de páginas ricas em conteúdo, elegantemente ilustradas; o uso, já habitual entre nós, da comunicação através do correio eletrônico; um site web, como ponto de encontro dos maristas... Obrigado!
Substitui o Irmão Lluís Serra o Irmão Onorino Rota, da Província Mediterrânea, muito conhecido pela família marista por sua eficaz ação coordenadora durante a canonização do Padre Champagnat. Obrigado também a ti, Ir. Onorino, por tua grande disponibilidade e capacidade de serviço. Estamos seguros de que tuas formidáveis qualidades pessoais não farão senão enriquecer o serviço de Comunicações do Instituto. Bem-vindo e obrigado antecipadamente.
Obrigado também a todas as pessoas que, de maneira discreta, continuarão tornando possível no futuro, com o Ir. Onorino, assim como fizeram no passado com o Ir. Lluís, para que se cumpra o desejo manifestado pelo Irmão Francisco na carta que citamos no início: “Oxalá, queridíssimos Irmãos, que estas linhas que escrevemos possam rapidamente atravessar o espaço imenso que nos separa!”
Ir. Emili Turú,
Presidente do Comitê de Comunicações
Roma – Comisså0 do laicato
O IRMÃO MICHAEL FLANIGAN SECRETÁRIO EXECUTIVO
Com muita alegria quero comunicar-lhes que o Irmão Superior Geral com seu Conselho (C 137.5.4), na sessão de 10 de agosto 2004, nomeou o Ir. Michael Flanigan, da Província dos Estados Unidos, como secretário executivo da Comissão dos Leigos, por um período de três anos, a partir de 20 de setembro de 2004.
O Irmão Michael traz consigo para esse serviço de animação a vitalidade de seus quarenta e sete anos, sua experiência de educador, promotor vocacional e vice-provincial, sua capacidade organizadora e seus dotes para a relação humana, sua habilidade para os idiomas (domina o espanhol e o francês, além da sua língua materna) e seu amor por Jesus e Maria a quem segue de coração como Irmão marista.
Agradecemos a Michael sua disponibilidade para mudar de planos, deixando seu trabalho de Presidente do Colégio Mount St. Michael, no Bronx, e seu trabalho com os jovens, para servir ao Instituto na área de animação dos leigos durante os próximos anos. Agradecemos também à Província dos Estados Unidos e ao Irmão John Klein, seu provincial, pela generosidade com que contribui com mais um Irmão para o serviço da Administração geral do Instituto.
A Comissão sobre os leigos está integrada, a partir de julho, pelos Irmãos Antonio Ramalho, Emili Turù e Pedro Herreros, como responsável. O Irmão Michael, depois de alguns dias de contato em Roma, se integrará como secretário executivo na missão de “alargar o espaço da tenda” do carisma marista que vai se encarnando nas vocações de Irmãos e leigos na Igreja.
Ir. Pedro Herreros
Responsável pela Comissão dos Leigos.
Ano Vocacional Marista
CARTA DO IRMÃO SEÁN E MATERIAIS VOCACIONAIS
O Irmão Seán Sammon, Superior geral, escreveu uma carta por motivo da abertura do Ano Vocacional Marista, que começará no próximo 8 de setembro. Atualmente, está no prelo; será enviado às Unidades administrativas no início de agosto. Intitula-se “Reavivar a chama”; comporta 28 páginas.
A Comissão de Pastoral Vocacional editou um pôster com o lema e o logotipo do Ano Vocacional Marista. Ademais de imprimir-se nas quatro línguas oficiais, atendeu-se a petições suficientemente significativas em outras línguas, tais como o italiano, catalão, malgache e euskera.
Realizou-se uma edição do pôster em tamanho postal, con oração no dorso. Pelas solitações recebidas, a aceitação foi esplêndida e permite augurar que este acontecimento será vivido com autêntico interesse e participação.
Mudanças na Administração geral
SUBSTITUIÇÕES EM DIVERSAS FUNÇÕES
O Ir. Gerard Brereton, secretário-tradutor de língua inglesa, acabado o seu contrato, regressa à sua Província dos Estados Unidos. Sucede-lhe o Ir. Ross Murrin, pertencente à Província de Sydney, Austrália.
O Ir. João Orestes Fagherazzi, secretário-tradutor de língua portuguesa, acabado o seu contrato, regressa à sua Província brasileira do Rio Grande do Sul. Sucede-lhe o Ir. Manoel Soares Silva, pertencente à Província do Brasil Centro Norte.
O Ir. Henri Réocreux, responsável pelos serviços técnicos, acabado o seu contrato, regressa à França, Província de l’Hermitage. As suas funções foram redistribuídas entre o pessoal que permanece.
O Ir. Lluís Serra, diretor das comunicações maristas, acabado o seu contrato, regressa à Catalunha, Província de l’Hermitage. Sucede-lhe o Ir. Onorino Rota, pertencente à Província Mediterrânea (Itália). Muito obrigado aos que partem e bem-vindos os novos.
Nota. Devido a que os e-mails utilizam diversos endereços para chegar a Comunicaciones, recordamos que, a partir do mês de agosto, o endereço publica@fms.it será recebido exclusivamente pelo Ir. Onorino Rota, como novo Diretor. Se alguém deseja dirigir-se ao Ir. Lluís Serra deverá fazê-lo mediante estes endereços: lluis.serra@interfree.it ou lluis.serra@fms.it
A área reservada da nossa web
UM ESPAÇO VIRTUAL PARA IRMÃOS
Abriu-se a área reservada da nossa web para os Irmãos maristas. Nestes momentos, há um pouco mais de 60 inscrições. Ademais de dispor de diversas informações, os usuários podem encontrar secções de participação e diálogo.
As Províncias que o desejem podem incluir os informes dos seus Conselhos assím como algumas publicações na área reservada ou aberta, segundo desejem, para conhecimento de maior número de leitores. Terão de enviar os textos en word ou en PDF a: publica@fms.it
BREVES
- Em 1º de julho celebrou-se o 10º aniversário da morte do Ir. Chris Manion. A sua Província da Europa Centro Oeste dedicou-lhe vários artigos no seu Boletim de nº 15, do mês de junho, alguns dos quais serão incluidos em edições próximas do Boletim marista.
- Os Conselheiros provinciais e os administradores dla Província da China se reuniram durante dois días em Petaling Java, Malásia, para refletir sobre o documento “Uso evangélico dos bens”. Sentiram-se chamados a “pôr os nossos bens ao serviço do Reino e da promoção da Justiça”.
- A Província do México Ocidental celebrou, no dia 17 de julho, em Guadalajara, um segundo período de sessões do seu XIII Capítulo provincial.
- O governo do Estado de Jalisco, México, deu o nome oficial ao centro universitário que os Irmãos possuem na sua capital: “Universidade Marista Guadalajara”.
- Um total de 28 Irmãos jovens emitirão os votos no Distrito da África Oeste: primeira profissão, 1; profissão temporária, 22; profissão perpétua, 5.
- O Ir. Anthony Tan organizou um escritório sobre a missão marista, dirigido pelos Irs. Jeffrey Crowe, Graham Neist, ambos da Província de Sydney, e Robert Teo, destinado a todos os professores da “Marist Stella High School” de Singapura.
- A “Escola Marista de Recklinghausen”, Alemanha, celebrou o 90º aniversário da chegada dos Irmãos a essa cidade. Dito centro educativo converteu-se em colégio episcopal, por ato celebrado no dia 5 de junho.
- A Província Ibérica marista criou um Conselho ampliado de animação provincial, integrado por 17 pessoas, para impulsionar, refletir e avaliar a animação provincial. Celebrou a sua primeira reunião em Lardero.
- O Distrito do Paraguai depende atualmente da Província Cruz do Sul. Para favorecer a sua integração, celebrou-se em Buenos Aires, Argentina, uma reunióão do Conselho provincial com o Superior do Distrito e dois Irmãos Conselheiros.
- O Ir. Dominique Pivert, Paris, se encontra em Bafut, Camarões, para desempenhar a função de supervisor da construção do colégio do segundo grau, de 800 alunos, todos internos.
- Gebetskreis, Maristen-Familie é publicação marista em língua alemã.
“O periódico “The Irish Post” publica uma notícia sobre o Ir. Walfrid Kerins, nascido em 18 de maio de 1840 em Ballymote, devido a que se lhe quer dedicar uma estátua como fundador do Celtic de Glasgow, famoso time de futebol.
|NOTÍCIAS APARECIDAS NA WEB |
14.06.2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Brasil
PROJETO DE REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS NOSSOS COLABORADORES
Durante o período 2000-04, um total de 1100 pessoas participaram do programa Reflexões, um projeto que tem como objetivo proporcionar aos professores e funcionários da universidade e do hospital São Lucas da PUCRS um tempo de escuta, de reflexão e de diálogo sobre a identidade e as metas da instituição. Este programa de formação permanente, coordenado elo irmão Joaquim Clotet, vice-reitor da universidade, oferece três encontros básicos, o primeiro dos quais dura três dias e se complementa com outras atividades. Cada encontro enfoca um tema diferente:
O primeiro encontro apresenta uma reflexão sobre a PUCRS: a visão.
O segundo encontro trata sobre a identidade da PUCRS: a identidade.
O terceiro fortalece o nosso compromisso institucional: o compromisso.
As atividades complementárias pretendem fomentar o diálogo entre fé e cultura. Essas atividades compreendem conferências, reuniões de confraternização, encontros com o reitor no fim do curso e encontros mensais sobre questões de atualidade tais como ciência e fé, ecologia e meio ambiente, missão e papel dos leigos na Igreja, a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, os desenvolvimentos no campo da genética e suas implicações morais, cristianismo e pluralismo religioso.A revista anual REFLEXÕES PUCRS trata destes temas e é distribuída a todos os professores e funcionários da universidade. Organiza-se ainda uma peregrinação, em julho, para Roma.
21.06.2004
Reunião dos novos Provinciais na Casa geral de Roma
SER PROVINCIAL, UMA RESPONSABILIDADE COMPLEXA E ESTIMULANTE
Irmãos que foram nomeados Provinciais, alguns dos quais exercem já há algum tempo, estão atualmente reunidos em Roma, de 16 a 25 de junho, para estar em contato com o Superior geral e seu Conselho assim como para abordar temas de animação e governo próprios de sua função e responsabilidade. Os irmãos Provinciais recebem sua nomeação do irmão Superior geral e seu Conselho, depois de uma consulta aos irmãos da respectiva Província.
Nesta oportunidade, são oito os irmãos Provinciais que assistem ao encontro: Fernando Mejía (México Central), Víctor Preciado (México Ocidental), John Klein (USA), Demetrio Espinosa (Cruzeiro do Sul), Claudino Falchetto (Brasil Centro-Norte), Carl Tapp (Nova Zelândia), Manuel "Manny" de Leon (Filipinas) e Laurentino Albalá (Norandina).
Ser hoje irmão Provincial permite aglutinar os irmãos e comunidades assim como os leigos que partilham da espiritualidade e missão maristas para tornar presente o carisma de são Marcelino ao serviço das crianças e jovens. As áreas geográficas que atendem são normalmente extensas, mas contam com a colaboração de um Conselho que os ajuda na animação e governo de suas Províncias.
Na Casa geral, ademais do tempo dedicado à oração e à convivência, os irmãos Provinciais enfrentam temas de seu interesse referentes ao exercício de sua responsabilidade assim como vão conhecendo os que trabalham ao serviço da Administração geral.
23.06.2004
Decretos da Congregação para as Causas dos Santos
O IRMÃO BERNARDO, MÁRTIR DA FÉ ENTRE OS FILHOS DOS MINEIROS
Promulgaram-se 16 novos decretos, na manhã de 22 de junho na Sala Clementina, em presença do Santo Padre, dos membros da Congregação para as Causas dos Santos e dos postuladores das respectivas causas. O cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação, proferiu um discurso dedicado às vidas dos Servos e Servas de Deus.
Seis decretos se referem a virtudes heróicas, outros seis ao martírio e quatro aos milagres. Entre os decretos de martírio, se encontra o concernente ao servo de Deus o irmão marista Bernardo (Plácido Fábrega Juliá), nascido em Camallera, Girona, em 1889 e assassinado em 6 de outubro de 1934 em Barruelo, vítima da perseguição religiosa na Espanha.
Este decreto significa o reconhecimento de que o irmão Bernardo é um mártir. Atualmente, seu processo faz parte de um conjunto de 27 causas, que abrangem 498 mártires na Espanha, uma das quais corresponde à causa do irmão Laurentino e 45 companheiros mártires, todos eles maristas. Algumas previsões indicam que sua beatificação poderia ocorrer no outono de 2005 ou na primavera de 2006.
Assistiram este ato os irmãos Seán Sammon, Luis García Sobrado, Giovanni Bigotto e Lluís Serra. O Papa, depois de rezar o Ângelus, recebeu a saudação pessoal de cada um dos presentes.
26.06.2004
Ltyentye Apurte School, escola marista para alunos aborígines
DOIS UNIVERSOS CULTURAIS SE ENCONTRAM EM SAINT TERESA, AUSTRÁLIA
Em meados de maio, os alunos maristas da escola primária ‘Our Lady of the Sacred Heart’, de Alice Springs visitaram seus colegas da escola de Saint Teresa, uma pequena localidade situada a uns 80 km, onde praticamente todos seus habitantes são aborígenes australianos. Seus antepassados, incluídos os desta comunidade ao este de Arremete, remontam a uns 40 mil anos e vivem com a dolorosa recordação de terem sido expulsos de suas terras. Chegaram a Ltyentye Apurte, sua terra prometida, depois de haver vagado durante anos pelo deserto. Em 1978, lhes deram as escrituras de propriedade destas terras. Estudar sua cultura, sua língua e sua espiritualidade é enormemente enriquecedor. O governo os ajuda economicamente e com pessoal.
Os alunos desfrutaram falando com os outros, se divertiram juntos e correram pelos pátios da escola ainda que com uma certa timidez, mas desfrutaram destes dois mundos culturais tão diversos. Foi uma forma magnífica de viver a diversidade na harmonia e de criar pontes de diálogo e de amizade, objetivos todos eles dignos de encômio em todo projeto educativo marista.
29.06.2004
A Província marista das Filipinas celebrou seu 5.º Congresso de Educadores maristas
A EDUCAÇÃO MARISTA PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA, A MISSÃO E A SOLIDARIEDADE
A Comissão de Educação da Província marista das Filipinas celebrou recentemente seu 5.º Congresso de Educadores no Family Country Hotel e Convention Center da General Santos City, de 27 a 29 de maio de 2004. Os objetivos do encontro foram: aprofundar nosso conhecimento da educação marista como parte da missão da Igreja, aprovar o programa de formação marista para leigos e adotar o sistema universitário marista.
O congresso reuniu delegados dos cinco diferentes colégios da Província e de uma escola diocesana administrada pelos irmãos. Entre os 105 delegados presentes, havia irmãos e leigos que são diretores de colégio, chefes de departamento, coordenadores, representantes dos professores e do pessoal não docente.
O tema do congresso foi "A educação marista para a formação integrada, a missão e solidariedade". Os temas apresentados foram: ‘A tarefa da evangelização vista a partir de Champagnat’, a cargo do Irmão Manuel de Leon, Provincial; ‘O programa de formação marista de Leigos’, pelo Irmão Rene Reyes, presidente da comissão de trabalho para este programa, ‘A cultura da paz e o diálogo’, pelo padre Albert Alejo, SJ, e ‘Sistema universitário marista’, pelo Irmão Caesar Fernandez, presidente da comissão de educação. A cada conferência seguiu-se uma reunião por pequenos grupos e se ofereceu um relatório para a sessão plenária.
O conceito de um sistema universitário marista havia sido desenvolvido nos dois congressos anteriores. O último congresso havia recomendado que a Comissão de Educação prosseguisse o estudo e investigação do tema e que conscientizasse a todos os membros das comunidades escolares sobre este ponto. A assembléia concluiu com a esperança de que, no transcurso do próximo congresso, esta noção resulte ainda mais clara para todos e se implante logo. O Congresso dos Educadores se realiza cada dois anos e os colégios se vão voltando para albergá-lo.
02.07.2004
Marcelino ia seguidamente em peregrinação para confiar a Maria seus projetos…
INAUGURAÇÃO DA CAPELA REFORMADA DE LEYTRA
Os peregrinos de N.-D. de l’Hermitage gostam de ir à capela de Leytra (N.-S. da Piedade), tão querida do P. Champagnat. Com efeito, Marcelino ali se dirigia em peregrinação para confiar a Maria seus projetos… …
Mas este lugar tendo-se deteriorado progressivamente, uma restauração se tornou necessária. E isto foi feito !
Sábado, 5 de junho, às 10h, realizou-se a inauguração da capela restaurada de Leytra. Eis um extrato das palavras pronunciadas pelo Ir. Auguste Gras nesta oportunidade:
« Este lugar tem uma história ligada à vida dos homens e mulheres de nossa cidade. Uma história longa, pois que a primeira menção desta capela remonta a 1482. A peste era freqüente nesta época. As pessoas atingidas eram excluídas da cidade e viviam em casebres situadas nesta região. Teria sido construída esta capela para os portadores de peste ? Assinala-se que pelo ano de 1630, vinha/se rezar a Maria aqui em Leytra, sob o título de Nossa Senhora da Piedade.
Hoje, a peste ou a cólera praticamente desapareceram. Será que por isso este lugar tornou-se um monumento histórico abandonado ? Bem que poderia conservar sua tradição : oferecer un espaço de paz aos que desejam confiar-se a Maria…»
04.07.2004
III Encontro de irmãos jovens da Província Marista do Brasil Centro-Sul
IRMÃOS JOVENS SE APETRECHAM
Encontraram-se em Curitiba, Brasil, de 10 a 13 de junho, 47 irmãos maristas da mesma idade, todos eles jovens exceto cinco que os acompanharam, para partilhar a vida. Comunicar suas inquietudes, refletir sobre a segunda carta que o Irmão Seán lhes dirigiu, aprofundar a dimensão de seus compromissos e votos, planejar futuros de esperança para sua Província, destinar um tempo à oração, descansar e praticar esporte...finalmente para celebrar a vida. A maioria de votos temporários e o resto de votos perpétuos.
Momentos como este, que constituem um parêntesis nas atividades cotidianas, permitem fortalecer o sentido da fraternidade, desenvolver o potencial juvenil, tomar impulso para continuar com a missão de educar e evangelizar as crianças e jovens, renovar o compromisso pela pessoa e a causa de Jesus de Nazaré, como Maria e como Marcelino.
Deixar-se arrastar pelo ritmo frenético dos acontecimentos sem deter-se para descansar, para submergir-se no silêncio, na contemplação e no diálogo fraterno, mata a vida interior. Estes irmãos jovens o sabem e por isso carregam de vez em quando de maneira especial suas baterias para continuar sendo testemunhos do amor de Deus com profundidade e entusiasmo entre as crianças e os jovens.
07.07.2004
Internet e televisão, duas prioridades educativas
INTERNET É COMO UMA SELVA, COM POSSIBILIDADES E PERIGOS
Os desafios da internet são tais que urge enfrentar a educação em seu uso, é uma primeira conclusão que se depreende das respostas à pergunta: “A educação no uso dos meios de comunicação social, a qual meio deve dar prioridade?”. 53,70 % se inclina pela Internet, seguido de 29,50 % pela televisão. Os diários e revistas alcançam 11,40 % e a rádio, em último lugar, com 5,40 %.
Acredita-se que a pornografia é o principal inconveniente da internet, porém os informes policiais descobrem outros riscos talvez mais perigosos como a pedofilia, os roubos e a droga. Por parte de educadores e psicólogos, sem deixar de apontar as imensas possibilidades que oferece a internet, surge que seu uso pode gerar dependência, que pode anular a dimensão comunitária e criar um mundo virtual dicotomizado da realidade. Os chats, bons caminhos de comunicação, podem derivar em pontos de encontro para crianças e jovens com problemas, como os que se acabam de detectar para meninas anoréxicas.
Fechar por método um computador não educa. É preciso ajudar as crianças se jovens para que aprendam a navegar pela rede sem que sejam vítimas de perigosas tempestades. Os pais têm uma função insubstituível. O fato de não ter domínio de computadores não dispensa da tarefa de acompanhar os filhos no uso educativo dos mesmos.
CORRESPONDENTES DO SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES DO INSTITUTO MARISTA
Apresentamos a rede de correspondentes maristas, nomeados por cada Unidade administrativa. Pode ser que não constem corretamente todos os nomes, ou que haja omissões; por isso agradeceremos qualquer modificação ou correção. Os correspondentes são Irmãos e leigos que proporcionam material informativo e atuam de acordo com as Comunicações do Instituto.
|Unidades administrativas |Países |Correspondentes |
|África Austral / Southern |Angola |Odilmar José Civa Fachi |
|Africa | | |
| |Malawi |John Francis Bwanali |
| |Moçambique | |
| |África do Sul |Mario Colussi |
| |Zâmbia |Chileshe Mwenya |
| |Zimbábue |Ferdinand Dostie |
| | |Leonard Brito |
|Afrique Centre Est |R. D. do Congo, Kenia, República Centro-africana, Ruanda| |
| |e Tanzânia. | |
|América Central |Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua Porto | |
| |Rico | |
|Brasil Centro-Norte |Brasil (Brasil Norte e Rio de Janeiro) | |
|Brasil Centro-Sul |Brasil (Santa Catarina e São Paulo) | |
|Canada |Canadá e Haití |Gabriel Bolduc |
|China |China, Malásia e Singapura | |
|Compostela |Espanha (Castilla e León) e Honduras |José Torres Ballesteros |
| |Portugal |Manoel Silva |
|Cruz del Sur |Argentina, Uruguai |Joaquín José Barón |
|Distrito del Paraguay |Paraguai |Francisco Montori |
| | |Ángel Medina |
|Europe Centre-Ouest |Alemanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Holanda e Irlanda |Nellie Beelen - Netherlands |
|West Central Europe | |John Phillips - Belgium |
|Ibérica |Espanha (Madrid e Norte) e Romênia |Luis Martínez Chasco |
|L’Hermitage |França – Suíça |Gerard Cuinet |
| |Argélia |Xema Rius |
| |Grécia |Ignace Capetanios |
| |Hungría |Rémi Vericel |
| |Espanha (Catalunha) |Manel Castillo |
|Madagascar |Madagascar |Jean Juste Rakotondrazafy |
| | |Jean Bruce Rasamimanana |
|Mediterrânea |Espanha |José María Rius Talens |
| |Itália |Paolo Penna |
| |Líbano |Jean-Claude Robert |
| |Síria |Georges Hakim |
| |Camarões |Francis Verye |
|Distrito da África do Oeste | | |
| |Chad |Carlos Luis García Zamora |
| |Costa do Marfim |José Martín Descarga |
| |Ghana |José María Ferre |
| |Guinéia Equatorial |Julián Inchusta Sagardoy |
| |Libéria | |
|Melbourne |Austrália, India Timor Leste |Gregory McCristal |
| | |Paul Gilchrist |
| | |John McMahon |
|México Central |México |Pedro Flores Aceves |
| | |Tarcisio Cruzaley Díaz B. |
| | |Miguel Ángel Espinosa Barrera |
| | |Luis Felipe González Ruiz |
| Distrito da Coréia |Coréia | |
|México Ocidental |México |Luis Adalberto Dávalos |
|Nova Zelândia |Fiji, Kiribati, Nova Zelândia, Samoa e Tonga | |
|Nigéria |Nigéria | |
|Norandina |Colômbia |Myriam Parra |
| | |Ramon Benseny |
| |Equador |Pau Fornells |
| |Venezuela |Santos Romo |
|Filipinas |Filipinas | |
|Rio Grande do Sul |Brasil (Porto Alegre e Santa María). |Joadir A. Foresti: (Português e Inglês) |
| | |Luís Benício (português e francês) |
| | |Heitor Scomazzon e Paulo Lorenzoni (português, francês|
| | |e espanhol). |
| Distrito da Amazônia |Brasil. |Gentil Meneguzzi |
| | |José María Lucas |
| | |Sebastião Ferrarini |
| | |Edeney Salvador |
| | |Ulysses Castro da Silva |
| | |Erisvaldo Ferreira de Lima |
|Santa Maria dos Andes |Bolívia, Chile y Peru | |
|Sri Lanka e Paquistão |Paquistão |Shanthi Liyanage |
| | |Remigius Fernando |
| |Sri Lanka |Michael de Waas |
|Sydney |Austrália e Camboja |Dominic Sullivan |
| | |Terry Gilsenan |
|Distrito da Melanésia |Ilhas Salomão, Nuova Caledônia, Papua-Nova Guiné e | |
| |Vanuatu | |
|Estados Unidos da América |Estados Unidos e Japão |Doris A. Reischach |
| | |Hank Hammer |
| | |Benjamin Consigli |
| | |Stephen Milan |
|Administração geral |Cuba |Carlos Martínez Lavín |
-----------------------
[pic]
................
................
In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.
To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.
It is intelligent file search solution for home and business.