FMS Últimas noticias



|[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |153 |

| |P.le M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |17-09-2004 |

| |Tel. (39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |

|NOTÍCIAS |

Curitiba - Brasil

I ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE INSTITUICÕES MARISTAS

DE EDUCACÃO SUPERIOR

De 4 a 9 de novembro de 2004, acontecerá na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba (Brasil), o I Encontro de Representantes de Instituições Maristas de Educação Superior (ou centros de formação universitária).

Os objetivos deste encontro convocado pela Comissão de Missão do Conselho Geral são os seguintes:

• Refletir juntos sobre o papel das Instituições Maristas de educação superior dentro da MISSÃO MARISTA.

• Iniciar um processo de conhecimento mútuo, através da informação partilhada.

• Valorizar a possibilidade de futuras colaborações.

Até o dia 1 de setembro estavam inscritas 28 pessoas provenientes de 10 países distintos, representando 20 centros universitários maristas.

Oportunamente informaremos sobre este encontro, o primeiro deste tipo a acontecer no Instituto Marista.

El Salvador

IR. JULIÁN GOÑI, EDUCADOR EMINENTE

A Assembléia Legislativa da República de El Salvador, no dia 17 de junho de 2004, homenageou o Ir. Julián Goñi com o título de Educador Eminente de El Salvador, por seu trabalho e perseverança durante sua longa carreira como professor de crianças e jovens.

|NOTÍCIAS APARECIDAS NA WEB |

12.07.2004 - Malaui

A atmosfera religiosa está sempre presente nos colégios maristas hoje.

APOSTOLADO DOS IRMÃOS MARISTAS EM MALAUI

Início do apostolado dos Irmãos Maristas nas escolas no Malaui

Em 1946, os irmãos chegaram de Zimbábue ao Malaui a convite de D. Fady, bispo da Diocese de Lilongwe. Depois, eles trabalharam nas escolas e centros de formação de professores. Mtendere Mission, hoje Escola Secundário de Mtendere no grande Campus de Mtendere, foi o berço dos irmãos no Malaui.

Em 1949, receberam dos Padres Brancos a responsabilidade do Saint John’s Teacher Training College em Likuni. Este centro de formação de professores então se transferiu para Lilongwe, e em 1975 os Irmãos Maristas o entregaram à Diocese de Lilongwe. Hoje, nos prédios de Likuni funciona uma escola secundária.

Em 1953, os Padres Brancos da Diocese de Chipata, na província oriental da Zâmbia, passaram a direção da Chassa Secondary School aos Irmãos Maristas, que administram a escola em nome da Diocese.

A pedido dos Padres Montfortianos de Zomba Catholic Secondary School, os Irmãos Maristas assumiram esta escola em 1954. Administram a escola em nome da Diocese de Zomba.

St. Charles Lwanga Secondary School em Balaka foi o último centro de acolhida dos Irmãos. Foram os Padres Montfortianos da Diocese de Mangochi que convidaram os irmãos a virem trabalhar aqui.

Enquanto os irmãos trabalhavam no setor público, eles também abriram uma casa de formação em Mtendere em 1949, alguns anos depois de sua chegada em Malaui. Mais tarde, o juvenato tornou-se uma escola secundária privada.

Colaboração entre os missionários e o governo

No princípio todas as escolas pertenciam aos missionários católicos ou protestantes. Eles tinham seus próprios sistemas de recrutamento de professores nos Centros de Formação de Professores que deles haviam criado. Num certo momento, o governo decidiu ajudar os missionários na sua nobre função e lhes ofereceu professores e subsídios.

16.07.2004 - Casa Geral

Um projeto de alegria e esperança

A ANIMAÇÃO E O GOVERNO DO INSTITUTO MARISTA

O Irmão Seán Sammon, junto com os irmãos do Conselho geral, dirigiu-se aos irmãos e leigos que trabalham na Administração geral para comunicar os pontos mais importantes da última sessão plenária. A mahã de 6 de julho destinou-se íntegralmente a dar informações e a pedir sugestões e a colaboração das pessoas implicadas em ajudar o Conselho geral em sua ação de animação e governo. Trataram-se temas tais como a Conferência de Provinciais, que terá lugar no próximo ano em Sri Lanka; um relatório sobre o Colégio Internacional de Roma; as novas orientações do BIS (Secretariado internacional de Solidariedade) que se concentram especialmente na educação pela justiça e a defesa das causas justas além de continuar com os projetos e seu financiamento; a assembléia internacional sobre a missão marista, prevista para 2007; o Ano Vocacional Marista, que iniciará em 8 de setembro próximo; os cursos de animadores de comunidade e de formadores; o manual da administração geral… Estes temas serão proximamente matéria informativa de um Boletim marista para nossos leitores.

O Irmão Seán afirmou que o projeto do Conselho geral, de acordo com as linhas do XX Capítulo geral, se centraliza sobre a paixão por Jesus, a proclamação da Palavra de Deus às crianças e jovens pobres, e a missão partilhada entre irmãos e leigos. A presença de Maria é essencial para a identidade do irmão marista. Com estes valores de base, a ação de animação e governo adquire consistência e significado.

19.07.2004 - Austrália

Em Alice Springs, Northern Territory, Austrália

MISSÃO PARTILHADA ENTRE IRMÃOS E LEIGOS

Alice Springs encontra-se no coração da Austrália, rodeada de um imenso deserto de areia vermelha que constitui uma paisagem impressionante. É o ponto de partida das visitas a destacados destinos turísticos, incluído Ayers Rock -o Uluru, na língua aborígine. Nesta pequena localidade de 30.000 habitantes, há uma comunidade marista que dirige uma escola que tem as instalações dispersas em diferentes zonas da cidade segundo o nível educativo.

Cada mês, os irmãos com alguns professores e pais de família realizam uma reunião conjunta para partilhar sua missão. A oração, a reflexão, o intercâmbio, a refeição são momentos que propiciam o encontro.

A associação ‘Marist Laity Australia’ está aberta a todos os ramos da Sociedade de Maria na fidelidade ao projeto original. Ademais dos Irmãos Maristas, fundados por S. Marcelino Champagnat, estão os Padres Maristas, as Irmãs Maristas e as Irmãs Missionárias da Sociedade de Maria. Seus objetivos se resumem nestas três palavras: formar, informar e transformar. Está aberta a gente de todo tipo e condição. O sonho marista continua entusiasmando muita gente e serve de inspiração a indivíduos e grupos que queiram percorrer o caminho de crescimento humano e espiritual.

23.07.2004 - Kumasi

Uma festa cheia de ritos, de música e de cor

14 JOVENS AFRICANOS APOSTAM POR SER IRMÃOS MARISTAS

Oito noviços fizeram seus primeiros votos em 19 de Junho, no noviciado internacional de Kumasi, uma obra partilhada pela Província marista da Nigéria e o Distrito da África do Oeste. Este ano, só um dos novos professos pertence ao Distrito: um camaronês. Os outros 7 são nigerianos. Para o ano próximo preparam-se 4, cada um de uma nacionalidade: Costa de Marfim, Libéria, Camarões e Nigéria.

Foi uma linda cerimônia, ao ar livre, à qual, como de costume, estiveram presentes o bispo, grande número de sacerdotes, praticamente todas as comunidades religiosas da cidade, e muitos amigos e conhecidos do bairro e da paróquia. Muitos deles vestiam roupas e mantos tradicionais, de um colorido impressionante. Uma verdadeira festa africana, cheia de ritos, de música e de cor, que se prolongou com uma refeição na qual participaram todos os convidados.

A Província da África Centro Este recebeu em 20 de junho os seis novos professos, cinco dos quais procedentes da República Democrática do Congo e um da República Centro Africana. As circunstâncias sociais e políticas, por vezes adversas, não são obstáculo para que os jovens escutem a Palavra de Deus em sua vida e a respondam com generosidade. O carisma de Marcelino está vivo no coração dos jovens.

26.07.2004 - Espanha

Novos caminhos para a identidade marista na Europa

GRUPO DE TRABALHO SOBRE A IDENTIDADE MARISTA

Um grupo de irmãos, designado pelos Provinciais da Europa, se reuniu em Madri (Xaudaró) no domingo, 18 de julho para planejar a realização da linha de ação aprovada em Aravaca (Madri), em novembro passado, ao concluir a visita do Conselho geral à região da Europa: “Este grupo de trabalho terá como objetivo facilitar o aprofundamento e uma melhor compreensão da identidade do irmão e do leigo maristas”.

Constituem o grupo os irmãos Maurice Goutagny (Hermitage, coordenador), Stephen Smyth (Europa Centro Oeste), Ernesto Tendero (Ibérica), Ventura Pérez (Mediterrânea) e Diamantino Duque (Compostela), que não pode assistir. Participou também o irmão Pedro Herreros, Conselheiro geral e presidente da Comissão do Laicato.

Elaborou-se uma proposta consistente “num plano de reflexão, de animação e de acompanhamento de processos e ações que se consideram convenientes para facilitar o descobrimento de novos caminhos de identidade e dinamizar os caminhos já iniciados”. Dita proposta, que inclui a realização de um “Foro europeu sobre a identidade do irmão e do leigo maristas”, será apresentada na reunião dos irmãos Provinciais da Europa que se realizará em setembro próximo.

28.07.2004 - Brasil

Dentro do programa “Reflexões” da PUCRS de Porto Alegre

60 PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS MARISTAS DO BRASIL VISITAM A CASA GERAL

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil, está marcada por sua orientação universitária, pelo sentido cristão e por sua pertença marista. Esta peregrinação a Roma, levada a cabo de 18 a 24 de julho, pretendeu cumprir estes objetivos. Como cultura, as cidades de Roma e de Florença, ofereceram atrativos de indubitável interesse. Como católicos, a visita à Basílica de são Pedro assim como a audiência com o papa João Paulo II, realizada na Aula Paulo VI, foram dois momentos culminantes para sublinhar o caráter pontifício da PUCRS. A visita à Casa geral ocorreu no dia 22 de julho com um programa pleno de atividades, das que cabem destacar duas conferências: “A missão do marista hoje”, proferida pelo Irmão Pedro Herreros, Conselheiro geral (informações concretas podem encontrar-se na Comissão de Missão na web marista), e “O educador universitário marista”, a cargo do Irmão Lluís Serra, Diretor de Comunicações do Instituto. O grupo estava encabeçado pelo Irmão Joaquim Clotet, Vice-reitor da PUCRS.

A visita às dependências da casa, o almoço fraternal e a Santa Missa na grande capela completaram a agenda do dia. Os participantes do programa manifestaram um grande interesse e identificação com os valores maristas.

05.08.2004 - Venezuela

Nos Teques, Venezuela

ENCONTRO DA EQUIPE CONTINENTAL DA MISSÃO PARA AMÉRICA

Nos dias 23 e 24 de julho ocorreu na casa marista dos Teques (Venezuela) um encontro da Equipe Continental da Missão para América, formado pelos irmãos Emili Turú (Conselho geral), Juan Miguel Anaya (Secretário), Michael Flanigan (Canadá-Estados Unidos), Landelino Ortego (Arco Norte), Wellington Mousinho de Medeiros (Brasil) e Max Meier (Cone Sul).

Durante este encontro realizou-se o trabalho preparado previamente por várias subcomissões: pastoral juvenil; estudo sobre modelos de gestão das obras maristas; formação para pessoas em atividade social. Na próxima CLAP do mês de agosto apresentar-se-ão aos irmãos provinciais da América algumas propostas vinculadas a essas três grandes áreas de ação para o continente americano.

Ademais desses grandes temas trataram-se outros como: a preparação da Assembléia Internacional da Missão para 2007; o próximo encontro de representantes de centros maristas de educação superior; assim como informações relativas a outras Equipes continentais.

Uma relação mais ampla deste encontro poder-se-á consultar proximamente nesta mesma página web, no ítem da comissão da Missão.

11.08.2004 - Itália

Reunião de profesores maristas da Itália

NA ESCOLA SE ENSINA O QUE SE É

Entre os dias 6 a 19 de julho de 2004, aconteceu em Fiuggi uma reunião para os professores das seis escolas maristas da Itália, com o tema, “Escolas maristas e Reforma. Livremente, mais de cem professores responderam ao convite”.

Na Itália, o sistema educativo está passando por mudanças profundas, porém, a maior preocupação é conseguir responder às exigências educativas e às perguntas sobre o sentido da nossa sociedade atual. Os participantes da reunião, Irmãos e leigos, decidiram não ficar na janela, como espectadores, mas arregaçar as mangas e trabalhar.

O tema da reunião assinalou que um educador marista não deve ter medo das mudanças e novidades, senão, perceber as reformas como desafios, de maneira que se possa indicar com uma linguagem atual, de que maneira é possível alcançar um desenvolvimento humano e cristão.

No aprazível centro das Termas de Fiuggi, entre as mais famosas da Itália, os relatores desenvolveram os temas: o Caminho de Formação do Professor (Ir. Onorino Rota), a Nova Legislação da Educação, que está preste a entrar em vigor na escola italiana (prof. Piero Cattaneo) e a Educação Intercultural (prof. Antonio Nanni).

Todos os participantes gostaram da reunião, seja pelos conteúdos e dinâmica proposta, mas, sobretudo, pelo clima de família no qual foi vivido o encontro. A possibilidade de confrontar a experiência que tem alguns professores de Córdoba (Espanha) neste tema da reforma, muito contribui para alargar os horizontes e demonstrar como o coração marista não tem fronteiras.

14.08.2004 - México

A atividade do Cepam em Guadalajara - México

CONHECER E COMPRENDER MARCELINO PARA PODER AMÁ-LO

No Cepam foram organizados, nesses últimos tempos, dois cursos, cujas finalidade era dar a conhecer e compreender melhor a personalidade de Marcelino e ajudar os participantes a se tornarem animadores entusiastas para que, de volta às suas Províncias, se comprometam com o trabalho apostólico.

Neste primeiro curso, denominado "período a", ocorrido entre 10 e 30 de julho, participaram os dez Irmãos (como se pode ver na foto): seis brasileiros, três mexicanos e um argentino. O número de Irmãos que participa desta iniciativa é sempre reduzido, para poder facilitar o clima de família e criar um ambiente de trabalho sério. Trata-se de uma modalidade que não apenas ajuda a "estudar" Marcelino", como também a "vivê-lo".

O segundo curso foi organizado para um grupo de nove Irmãs Maristas provenientes de oito nações diferentes. Durante cinco dias (de 02 a 06 de agosto), elas se detiveram em aprofundar a figura do Padre Champagnat em relação com a Sociedade de Maria.

18.08.2004 - Espanha

Peregrinação européia de jovens

TESTEMUNHAS DE CRISTO POR UMA EUROPA DA ESPERANÇA

“Europa, volta a encontar-te. Sê tu mesma. Descobre tuas origens. Reaviva tuas raízes”. Era o convite que João Paulo II lançava em Santiago de Compostela em 1982. Hoje, foram mais de 30 mil jovens que responderam a esse convite, aderindo à iniciativa da “Peregrinação Européia” que teve sua culminância entre os dias 5 a 8 de agosto de 2004. Encontrar-se em Santiago, na Galícia, descobrindo a própria identidade, o rosto histórico, cultural e espiritual da velha Europa sempre nova e cada vez maior. Encontrar-se em Santiago no primeiro ano santo composteliano do milênio para tornarem-se homens e mulheres de esperança.

Reuniões, catequese, oração, amizade e um forte convite: “Queridos jovens, sentinelas do futuro, trabalhai para que a luz de Cristo, com vossos ideais, vosso trabalho e vossa oração, possa iluminar o caminho da Europa com renovada fé e esperança”. É o começo do caminho, que seguindo a estrela, os levará à Colônia, para celebrar a próxima Jornada Mundial da Juventude.

22.08.2004 - Norandina

Encontro em Noradina

OLHEMOS PARA O FUTURO COM REALISMO E ESPERANÇA

Encontro de jovens Irmãos

Aconteceu entre os dias 02 e 09 de julho, em La Rochela-Manizales, o encontro dos 17 Irmãos de votos temporários e recém-professos da Província de Norandina (Venezuela-Colômbia-Equador). Os Irmãos César Rojas e Ramón Benseny, com a colaboração da Irmã Astrid Maria Zapata. Animaram o encontro.

Os temas trabalhados durante estes dias num ambiente de oração, reflexão e partilha, foram: Afetividade e sexualidade na vida religiosa, Missão apostólica e Projeto de vida pessoal. Todos os participantes partilharam muito da sua experiência apostólica e comunitária em cada um dos lugares lá onde se encontram.

Não há porque não dizer que houve “renhidas” disputas de futebol cheias, isso sim, de bom humor e esportividade.

Assembléia dos Irmãos da Colômbia

Convocados pelo Irmão Laurentino Albalá, Provincial, e com o apoio do Conselho provincial em exercício, aconteceu na “Casa Champagnat” de Cali, entre os dias 18 e 20 de julho, a Assembléia dos Irmãos da Colômbia. Entre outras coisas podemos ressaltar a capacidade de escuta e confiança sinceras. Nossa vida de fidelidade ao Senhor e ao Carisma marista, o futuro de nossas obras e comunidades, nosso estilo de vida comunitário, além de outros temas, constituíram o centro das diferentes contribuições e reflexões dos Irmãos.

25.08.2004 - Venezuela

Conferência Latino-americana de Provinciais

A VITALIDADE MARISTA NA AMÉRICA LATINA: CULTIVANDO A VIDA

Nesta quinta-feira passada, 19 de agosto de 2004, teve início na casa marista de Los Teques (Venezuela), a X CLAP (Conferência Latino-americana dos Provinciais), que acontecerá até o próximo dia 28. Participam deste encontro os Provinciais, Vice-provinciais e Superiores de Distrito da América Latina. Participam também, como convidados, o Irmão Superior Geral com seu Vigário geral e dois Conselheiros gerais. O Provincial do Canadá (com um Irmão tradutor) e o Conselheiro provincial dos Estados Unidos também foram convidados, além de seis leigos (três mulheres e três homens).

Durante a oração de abertura do encontro, os trinta e cinco participantes foram acolhidos com as palavras de boas-vindas do Irmão Laurentino Albalá, Provincial de Norandina e Coordenador da CLAP, e pelo Irmão Superior geral, Seán Sammon. Cada Provincial e Superior de Distrito apresentou um símbolo que expressa o caminhar destes anos.

Durante esses dez dias, os participantes se debruçarão sobre os desafios e sinais de vitalidade da vida e missão maristas em seu continente, começando por uma avaliação das linhas de ação da IX CLAP de 1999, em Cochabamba.

O espanhol e o português são as línguas ouvidas na sala de trabalho, sem necessidade de tradução, sinal de como o espírito renova sua presença entre os que se dispõem a ouvi-lo, como em Pentecostes.

27.08.2004 - Síria

Centenário dos Irmãos Marista em Alep

CONTINUAR SENDO SEMEADORES DE ESPERANÇA

Em agosto de 1904, quatro Irmãos maristas chegam à Alep para dirigir a escola dos armênios católicos da rua Telal. Mais tarde, eles colaboraram com os gregos católicos, dirigindo a Escola São Nicolau, e também com os jesuítas, trabalhando na escola deles na velha cidade. Em 1932, eles constroem sua própria escola, o Colégio Champagnat, na rua Fayçal (atualmente chamado de Escola Georges Salem). Depois, em 1948, eles se mudaram para o bairro Mohafazat. Em 1967, data da tomada do colégio, eles passam a trabalhar na escola Amal. Em seguida começam a trabalhar com escoteiros, na catequese, no acompanhamento de jovens e na solidariedade com os pobres. Em agosto de 2004, celebram os seus Cem Anos de presença em Alep.

O Logotipo que enfeita as celebrações foi inspirado no da canonização. Nele pode ser visto, em segundo plano, as casas alepinas abertas para acolher os Irmãos. As diferentes cores nos lembram a diversidade cultural da cidade. Os dois braços simbolizam a chegada dos Irmãos, mas sobretudo seu enraizamento na cultura do povo. Com um coração sem fronteiras, os Irmãos maristas trabalham para semear a Esperança através de sua ação educativa.

29.08.2004 - Pesquisa

A responsabilidade pessoal é intransferível.

A FAMÍLIA, LUGAR PRIVILEGIADO PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL

A educação sexual constitui uma prioridade para as crianças e jovens de hoje. A quem a responsabilidade de proporcioná-la?

Os resultados da pesquisa foram majoritariamente favoráveis a que sejam os pais os que devem dar aos filhos a educação sexual (72,2% sobre um total de 198 respostas).

A tendência moderna de deslocar para a escola a educação em todas áreas que apresentam alguma dificuldade familiar ou social, faria pensar que os professores e professoras alcançariam um resultado importante. Porém não tem sido assim, já que somente 8,1% estão dispostos a dar a eles a responsabilidade primeira da educação sexual. É um dado que faz pensar. Interessantes são os demais resultados: 16,7% crêem que é responsabilidade de cada um, enquanto 3% acreditam que essa educação deve ser dada através dos livros e vídeos.

Deve-se fazer uma observação: a educação faz referência aos valores e inclui o conhecimento das informações básicas. No entanto, a informação pode ser completa porém em si mesma não garante uma referência clara aos valores. Cada país, cada cultura e cada religião podem ter maneiras diferentes de afrontar o desafio da educação sexual. Porém, seja como seja, as crianças e jovens devem ser atendidos neste assunto através de uma pedagogia fundada na verdade e no amor. Um diálogo entre família e escola pode dar ótimos resultados.

Uma nova pesquisa foi publicada e os convidamos para participar dela.

| BOLETINS MARISTAS |

Internet

• Boletim marista 157, 19-08-2004.

Marino Primiceri, Irmão maior das crianças de rua em Goma, República Democrática do Congo

• Boletim marista 158, 07-09-2004

100 anos da presença marista em Síria

REPÚBLICA ÁRABE DA SÍRIA - Al-Jamhuriya al'Arabiya as-Suriya

|PUBLICAÇÕES RECEBIDAS |

1. Historia del Instituto de los Hermanos maristas, Hno. Luis di Giusto, Provincia Marista Crus del Sur, Argentina, 2004, 264pp.

2. Centenário da Presença Marista em Garibáldi - Escola Santo Antônio, 1904-2004, Ir. Nadir Bonini Rodrigues, Porto Alegre, 2004, 203pp.

3. Fé & Cultura – Temas, Érico João Hammes (org.), PUCRS, Porto Alegre 2004, 155pp.

4. Revista "Maristas Cruz del Sur", Publicación de la Provincia Marista Cruz del Sur, No. 1 - Los Jóvenes Hoy, Junio 2004, 52pp.

5.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download