PRAIAS DO NORDESTE BRASILEIRO
Trabalho do Word:
As praias do nordeste
Raimundo Cursino Alves
Novembro 2008
PRAIAS DO NORDESTE BRASILEIRO!!!
[pic]
SOL O ANO INTEIRO
Um paraíso tropical, banhado pela luz dourada de um sol constante como em poucos lugares no mundo. O calor, acompanhado de brisas constantes, faz do Nordeste do Brasil um local mais que perfeito para quem quer ter o sol como companheiro dos seus dias de viagem. Ele é parte integrante da paisagem, reinando todos os dias do ano. Quem vem não precisa escolher a melhor estação do ano para encontrar o sol. Ele está sempre presente.
SURPRESAS DA NATUREZA
Sol, mar, praias de areia branca, coqueiros, piscinas naturais com peixes multicoloridos, áreas verdes no interior da região repletas de animais silvestres e árvores seculares. É impossível descrever tudo que a natureza do Nordeste do Brasil apresenta como atrativos para conquistar o desejo da sua visita. Melhor que usar todas as palavras é ver ao vivo e em cores este paraíso que mostra como o homem pode conviver harmoniosamente com a natureza, tirando dela o melhor e sem destruí-la.
UMA CULINÁRIA VARIADA E SAUDÁVEL
A riqueza de culturas e a miscigenação de raças presentes no Nordeste do Brasil criaram uma culinária típica que é conhecida em todo o mundo. Reunindo frutos do mar, peixes, carnes e os mais diversos temperos, a culinária do Nordeste mostra um pouco do Brasil e da sua história de colonização. Além disso, sucos e outras delícias, resultado de uma infinidade de frutas tropicais, fazem esta culinária regional se apresentar também como uma excelente opção para quem aprecia uma alimentação feita de comidas mais leves e saudáveis
MUITAS CULTURAS DENTRO DE UMA
O lugar é um só, mais a cultura representa vários Percorrendo os 9 Estados apresentados neste site, é possível encontrar uma infinidade de manifestações culturais presentes na arquitetura, na pintura, nas danças e festas típicas e em tantos outros marcos e eventos. A cultura presente na região Nordeste do Brasil é rica e múltipla. Retratação forte da presença dos mais diversos povos europeus, africanos e de outras partes do mundo. Vir para o Nordeste é viver um mundo totalmente novo, mas que traz profundas lembranças de um passado que a todos pode ser familiar. Ao passar por casarões, praças, teatros e avenidas, ao assistir às festas populares e manifestações folclóricas, ao observar as mais diversas formas de artesanato, a cultura mostra sua força e harmonia. Mostra que para onde quer que você olhe, descobrirá algo novo, fruto do passado revalorizado.
LAZER DURANTE DO SOL E DURANTE A LUA
O entretenimento, o lazer e a diversão no Nordeste do Brasil não têm hora para começar nem para terminar. Se durante o dia todos os encantos ficam ainda mais belos pela presença do sol, quando o astro-rei se põe, a lua vem dar um novo brilho a uma região cheia de diversão. Seja em lugares abertos como as praias ou o campo, nas ruas das capitais, lugares pitorescos ou então em clubes, teatros, restaurantes e uma infinidade de lugares para shows, espetáculos e festas, o Nordeste tem lazer 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano inteiro.
Abaixo algumas praias:
1- Praia de Jericoacoara- Ceará
[pic]
Jericoacoara não é simplesmente encantadora pelas suas dunas, praias e lagoas, mas também pelo seu vilarejo tranqüilo. O lugar era uma antiga vila de pescadores e até hoje conserva as ruas de terra, a arquitetura antiga e principalmente a paz de uma cidade que se esconde atrás de enormes dunas. O nome Jericoacoara deriva do tupi-guarani: yuruco (buraco) e cuara (tartaruga). Buraco das tartarugas, que seria uma referência a uma praia onde acontece a desova das tartarugas marinhas. Além de tudo isso, Jeri, como é chamada pelos moradores, oferece diversas opções para prática de esportes como windsurf, vela, trekking, cavalgada e outros.
Atividades relacionadas: [pic]Cavalgada, [pic]Mergulho, [pic]Sandboard, [pic]Trekking, [pic]Windsurf
ATRAÇÕES
Windsurf, vela, trekking, cavalgada...há muitas opções de diversão em Jericoacoara. Veja algumas das principais:
Pedra Furada
Para chegar a essa rocha em formato de arco, deve-se seguir por uma trilha de 3 km de extensão. O passeio pode ser feito pela praia, quando a maré está baixa, ou saindo da Vila de Jericoacoara, passando por praias, morros e piscinas naturais. O percurso pode ser feito a pé, ou a cavalo, mas sempre com a presença de um guia.
Farol
Funcionando a base de energia solar, o farol, talvez seja o melhor lugar para se ver o nascer do sol em Jericoacoara. Um verdadeiro espetáculo da natureza.
Praia da Malhada
Para quem deseja algo mais naturalista a Praia da Malhada é o lugar ideal. Lá é comum a prática de topless e, eventualmente, de nudismo.
Duna do pôr-do-sol
Enquanto o Farol é o ponto ideal para se ver o nascer do sol, a Duna do pôr-do-sol, como já diz o próprio nome, é o lugar perfeito para assistir ao crepúsculo.
Lagoa da Jijoca
A Lagoa da Jijoca, também conhecida por Lagoa Azul ou do Paraíso, é muito procurada para prática de windsurf e vela. A lagoa fica a 5 km de Jericoacoara.
Praia de Jericoacoara
Nessa praia encontram-se as mais diversas atrações. Entre elas estão dunas de até 30 m de altura, recifes, o farol, a Pedra Furada entre outros. É dessa praia que saem os passeios de bugue para outras atrações um pouco mais distantes.
Praia de Tatajuba
Essa praia tem uma vila de pescadores reconstruída, pois a original foi engolida pelas dunas.
Mangue Seco
Seu principal atrativo são as dunas. Para chegar até Mangue Seco pode-se ir a pé, a cavalo ou de bugue.
Praia do Preá
A praia é reta, com areia fofa e águas azuis. É muito procurada pelos surfistas.
Atividades Noturnas
A noite em Jericoacoara é regada de muito forró e ritmos regionais. É possível encontrar bares para conversar e beber.
2- Lençóis Maranhenses- Maranhão
[pic]
Sem dúvida os Lençóis Maranhenses compõem uma das mais belas paisagens brasileiras. Impressionam pela sua beleza exótica: imagine um grande deserto, com dunas de até 40 m. Agora inclua entre as suas diversas dunas maravilhosas, lagoas azul-turquesa. O Parque, visto de cima, se assemelha a um grande lençol jogado ao vento, dando origem ao nome do Parque. Não é necessário pagar nenhuma taxa para entrar ou acampar no Parque.
Atividades relacionadas: [pic]Bóia-Cross, [pic]Corrida de Aventura, [pic]Mergulho, [pic]Motocross, [pic]Mountain Bike, [pic]Off-Road, [pic]Sandboard, [pic]Trekking
ATRAÇÕES
Lagoa Azul
Uma lagoa azul-turquesa extremamente transparente, que em alguns pontos atinge 1,5 m de profundidade, é o destino desse trekking. São, aproximadamente, duas horas de jipe, no sobe e desce das dunas. Depois, ainda é preciso seguir a pé por trinta minutos.
Atins
Atins é um povoado que fica junto à foz do Rio Preguiças. Para chegar até lá é necessário ir de lancha. Já em terra firme são mais quarenta minutos andando entre dunas e lagoas refrescantes.
Queimada dos Britos
Considerada o oásis do Parque, Queimada dos Britos é uma das mais longas caminhadas. São quatro horas a pé só de ida a partir do povoado de Sucuruju. Recomenda-se iniciar esse passeio de madrugada para evitar o sol forte. É possível pernoitar nas casas dos moradores, sendo necessário, para isso, uma rede. Durante o percurso pode-se refrescar nas diversas lagoas e também às margens do Rio Negro.
Rio Preguiças
O principal rio da região caracteriza-se por suas águas escuras, tranqüilas e repleta de peixes. Além das garças, as palmeiras, sua vegetação nativa, dão um espetáculo durante o percurso do rio. O Rio Preguiças deságua no Atlântico e até a sua foz são duas horas, aproximadamente. O passeio pode ser feito por embarcações que saem diariamente de Barreirinhas ou por lanchas alugadas no porto.
Atividade Noturna
No município de Barreirinhas todos os fins-de-semana há festas regionais, com algumas danças típicas. É possível também ir ao clube de reggae de Barreirinhas.
Santo Amaro
Um vilarejo no extremo oeste do Parque Nacional oferece pousadas charmosas e acesso a lagoas menos populares dos Lençóis Maranhenses. O acesso é apenas de 4x4 e de Barreirinhas até Santo Amaro são cinco horas de viagem, em média. Uma opção para quem quer um roteiro diferenciado.
Rio Cardosa
No caminho de Santo Amaro é possível fazer a descida de bóia-cross do rio Cardosa. As águas calmas e cristalinas proporcionam uma aventura leve, para todas as idades, com cerca de uma hora de duração.
Caburé
A pequena vila de Caburé fica perto da Foz do rio Preguiças, incrustada na areia e com simpáticas pousadas pequenos de chalés. Em uma rápida caminhada é possível ir para a praia ou tomar um banho de rio. Passeios com a lancha voadeira pelo rio garantem aventura e boas fotos.
3- Praia de Ponta Negra - Rio Grande do Norte
[pic]
Ponta Negra é a área mais freqüentada por turistas em Natal.
Ponta Negra é um bairro de Natal; embora a praia concentre estabelecimentos turísticos, o restante do bairro é habitado por moradores, muitos de classes média e baixa.
Até recentemente, Ponta Negra era local de trabalho de pescadores e local de lazer de natalenses (à época, a Praia do Meio era o local mais turístico de Natal); por volta de 1990, o turismo começou a crescer na área. Alguns anos atrás, investidores estrangeiros (principalmente italianos, portugueses e outros europeus) começaram a investir dinheiro na região, trazendo desenvolvimento para a área.
Atualmente, Ponta Negra é a área que mais cresce em Natal. Apesar do grande número de pousadas e hotéis já existentes, vários outros estão sendo construídos; muitas casas são reformadas e adaptadas para se tornarem novos restaurantes, lojas, etc.
A praia de Ponta Negra tem cerca de 4 km de extensão. No extremo sul fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. Caminhando em direção ao norte, percorrem-se primeiramente ao redor de 2 km da av. Erivan Franca, os quais são repletos de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc. Ao final do trecho beira-mar da avenida Erivan França, ocorre uma bifurcação: a avenida sobe uma íngreme colina, em direção ao bairro de Ponta Negra, e o calçadão prossegue por mais 2 km, freqüentados por praticantes de caminhadas (nesse trecho, existe absoluta predominância de pousadas, ocasionalmente entremeadas por barracas).
É proibido escalar o Morro do Careca, mas muitas pessoas o fazem.
Veja abaixo algumas fotos do Morro do Careca, tiradas de várias distâncias.
|[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |
Ambas as calçadas da avenida Erivan França são o local onde a diversão acontece. A área está sempre repleta de turistas, brasileiros e estrangeiros.
As fotos abaixo foram todas tiradas na manhã do dia 2 de dezembro de 2003, e trazem uma pequena amostra do que acontece todos os dias em Ponta Negra.
|[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |
|[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |
|[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |
|[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |[pic] |
Informação úteis sobre Ponta Negra:
- Estacionamento é um problema. É permitido estacionar somente de um lado da pista; além de curta, essa pista tem várias vagas reservadas para táxis, deficientes físicos, polícia, etc. Há alguns estacionamentos privados ao longo da rua, ao custo de aproximadamente R$3,00.
- A maior parte de Ponta Negra fica no topo de uma colina; praticamente todas as ruas que chegam à região da praia são bastante inclinadas. Isso quer dizer que um hotel que fica a 100 metros de distância da praia pode não parecer tão perto como se imagina; entretanto, um efeito inverso também é possível: várias pousadas têm vista para o mar, ainda que estejam um pouco distantes da beira-mar. Veja essas fotos das colinas de Ponta Negra.
- Bancos: existem caixas automáticos do Bradesco, Caixa e 24 horas facilmente localizáveis na beira-mar; no segundo andar do restaurante Beterraba, estão instalados caixas do Banco do Brasil.
- como em outras prais do Nordeste, em Ponta Negra há diversos vendedores ambulantes; leia, em inglês, essa página sobre o comércio de praia em Ponta Negra.
4- Praia Redonda
[pic]
A Praia Redonda está localizada no litoral leste do Ceará. A cidade de Icapuí, faz divisa com o estado do Rio Grande do Norte. Nossa mais ilustre vizinha é a Praia de Canoa Quebrada, que dista 50 Km da Praia Redonda por alfalto, e 30 Km pela praia na maré baixa.
Nossa praia é uma vila de pescadores com mais de 150 barcos de pesca de lagosta. Preocupados com a preservação deste crustáceo que é uma delicia no prato, a nossa comunidade adquiriu um barco, o Mons. Diomedes, e com ele o IBAMA realiza a fiscalização para evitar a pesca predatória.
Contamos hoje com mais de 2.300 hab, distribuídos por aproximadamentes 550 famílias, vivendo da pesca da lagosta, do artesanato -artesanato em madeira, labirinto (uma espécie de bordado), cultivo do cajú, e outras atividades agrícolas. Temos um posto de saúde e uma escola. Somos atendidos por telefone, energia elétrica e água encanada. O acesso à nossa comunidade é por asfalto (4 km a partir da rodovia CE 261) e gozamos de total tranqüilidade.
Na beira da praia contamos com barracas, que são bares e restaurantes, e é possível fazer um passeio no mar a bordo de um barco de pesca, é só falar com algum menino ou com um pescador na beira da praia.
Se você quer passar alguns dias na maior tranquilidade, conhecendo gente boa, tomando banho em águas mornas venha conhecer a Praia Redonda, você não vai se arrepender.
................
................
In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.
To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.
It is intelligent file search solution for home and business.
Related searches
- consulado brasileiro in atlanta ga
- consulado brasileiro em ny
- consulado brasileiro em miami
- consulado brasileiro em miami sede do posto
- valor do passaporte brasileiro nos estados unidos
- tabela do brasileiro 2020
- serie b do campeonato brasileiro tabela
- portugues brasileiro portugues do brasil
- classificacao do brasileiro 2020
- unimed nordeste rs
- praias do algarve
- melhores praias do algarve