LÍNGUA PORTUGUESA
CONHECIMENTOS GERAIS
Número de Questões: 40 (quarenta)
Valor de Cada Questão: 2,5 pontos
Leitura e Cidadania
O Brasil vem reduzindo sua taxa de analfabetismo com velocidade constante nas últimas décadas. Hoje, ela é de 9% da população – 16 milhões de analfabetos absolutos com 15 anos ou mais.
A pessoa que não sabe ler nem escrever se sente profundamente limitada e discriminada. Não consegue entender o jornal, não sabe pegar ônibus nem possui condições para obter um emprego. Sua autoestima é baixa. O indicador de Analfabetismo Funcional informa que 67% dos brasileiros têm interesse na leitura. Mas não existem bibliotecas em cerca de 1.000 municípios dos 5.564. Em 89% deles não existem livrarias. Lê-se pouco.
O governo federal, os governos estaduais e municipais e diversas instituições da sociedade civil promovem ações para fornecer livros, informações e alcançar o brasileiro que está na ponta da linha, em alguma região menos desenvolvida. É um tremendo esforço que envolve pesada logística. Não é fácil. Os resultados estão chegando. Poderiam ter mais velocidade. Porém, é inegável que a situação de hoje é melhor que a de ontem.
O que faz a diferença agora é a tecnologia. Os professores dispõem de recursos impensáveis anos atrás. Eles têm à disposição projetores, computado-res com acesso à internet e a possibilidade de interagir com outros centros de excelência.
O Brasil é um país de dimensões continentais, que se desenvolve apesar dos desníveis de renda entre pessoas e regiões. Algumas delas, como é comum na Amazônia, são de acesso difícil ou quase impossível via terrestre. O ideal seria ter boas escolas, inclusive profissionalizantes, em cada um dos 5.564 municípios brasileiros. Mas, na prática, a realidade é difícil, onerosa e demorada. A cidadania decorre do processo de educação. O homem e a mulher alfabetizados conhecem seus direitos e seus deveres. Vão transmiti-los aos filhos e descenden-tes. Vão ajudar a escolher melhor os governantes e a julgá-los nos momentos adequados.
Isso é cidadania. Não há como falar em cidadão se não houver educação que molde o espírito e prepare o jovem para a aventura da vida adulta, com todos os seus desafios, problemas e incertezas. O Brasil cresceu aos saltos, aos ciclos, mas o seu resultado tem sido extremamente positivo.
Há um pais a ser feito. E uma sociedade a ser construída por cidadãos. Seus habitantes só vão merecer a cidadania plena se cuidarem da educação com o carinho que o assunto requer e a prioridade de que necessita. Inclusão digital é um capítulo importante do processo brasileiro de levar educação de qualidade para todos.
Aqueles 9% de analfabetos deverão desaparecer em pouco tempo. O Plano de Desenvolvimento de Educação estabelece que dentro de 15 anos todas as crianças com até oito anos estarão alfabetizadas no Brasil. É possível, é viável. Restarão os analfabetos funcionais, os que sabem ler e escrever, mas não conseguem entender o texto que está diante deles. E sempre haverá espaço e caminho para evoluir na construção da cidadania.
Texto Adaptado
Jorge Werthein é sociólogo e doutor em Educação.
01. Observe:
I. As novas tecnologias da educação garantem o desenvolvimento da juventude do Brasil em pas-sos rápidos.
II. O curso da vida adulta, para quem recebe educação, é tranquilo, previsível.
III. Há previsão de que o analfabetismo absoluto será, enfim, erradicado no Brasil.
IV. Conclui-se que a luta pela evolução da cidadania continuará, pois não basta saber ler e escrever sem entender o texto.
De acordo com o texto, é correto o que se afirma apenas em:
A) I e II.
B) II e III.
C) I e III.
D) III e IV.
E) II, III e IV.
02. Assinale o item em que a mudança de posição de uma palavra modifica o sentido da frase no texto.
A) Hoje, ela é de 9% da população. (l. 3)
Ela é, hoje, de 9% da população.
B) Em 89% deles não existem livrarias. (l. 13 e 14)
Em 89% deles livrarias não existem.
C) Porém, é inegável que a situação de hoje é melhor que a de ontem. (l. 22 e 23)
É inegável, porém, que a situação de hoje é melhor que a de ontem.
D) Vão transmiti-los aos filhos e descendentes. (l. 39 e 40)
Aos filhos e descendentes vão transmiti-los.
E) Vão ajudar a escolher melhor os governantes e a julgá-los nos momentos adequados. (l. 40 e 41)
Vão ajudar a escolher os governantes e a julgá-los melhor nos momentos adequados.
03. O trecho “os que sabem ler e escrever, mas não conseguem entender o texto que está diante deles.”
(l. 60 e 61):
A) explica um elemento da afirmação anterior.
B) adiciona elementos à afirmação anterior.
C) introduz oposição à afirmação anterior.
D) corrige a afirmação anterior.
E) anula a ideia anteriormente expressa.
04. Os “analfabetos funcionais” (l. 59 e 60) têm conheci-mento:
A) sistemático e amplo
B) limitado e analítico
C) crítico e subjetivo
D) limitado e utilitário
E) prático e crítico
05. O texto em estudo é:
A) uma narração, pois o autor aborda fatos em 3a pessoa.
B) uma notícia elaborada em linguagem simples e formal.
C) um artigo opinativo em linguagem compreensível e formal.
D) um editorial em linguagem formal e erudita.
E) uma crônica argumentativa bem fundamentada.
06. Escreva (V) ou (F), conforme seja verdadeira ou falsa cada afirmação a seguir:
I. Em “A pessoa que não sabe ler nem escrever se sente profundamente limitada e discriminada.” (l. 6 e 7), a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por descriminada, uma vez que são formas variantes............................( )
II. Em “...o brasileiro que está na ponta da linha...”
(l. 18), utilizou-se metonímia............................( )
III. As palavras há (l. 42) e caminho (l. 62) são formas verbais flexionadas no tempo presente do modo indicativo................................................( )
IV. Em “...com o carinho que o assunto requer e a prioridade de que necessita.” (l. 51 e 52), a palavra “que” exerce a mesma função sintática nas duas vezes em que foi utilizada........................( )
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V – F – V – F D) V – V – F – F
B) F – V – F – F E) V – F – F – V
C) F – F – V – V
07. Assinale o item em que a função sintática do termo destacado está corretamente indicada:
A) “O Brasil é um país de dimensões continen-tais...” (l. 29) – objeto direto
B) “Seus habitantes só vão merecer a cidadania plena se cuidarem da educação...” (l. 49 e 50) – comple-mento nominal
C) “...do processo brasileiro de levar educação de qualidade...” (l. 53 e 54) – adjunto adnominal
D) “Aqueles 9% de analfabetos deverão desaparecer em pouco tempo.” (l. 55 e 56) – objeto indireto
E) “Restarão os analfabetos funcionais...” (l. 59 e 60) – objeto direto
08. Temáticas como a abordada no texto assim como a linguagem nele empregada podem ser encontradas, em literatura, nos autores:
A) Realistas D) Simbolistas
B) Românticos E) Barrocos
C) Parnasianos
09. O sistema de transportes coletivos da cidade “Povo Feliz” oferece duas alternativas para pagamento
das passagens. Pode-se comprar um bilhete diário por R$ 2,50 ou uma cartela com trinta tíquetes por
R$ 69,75. Ao optar pela aquisição da cartela, um usuário estará fazendo uma economia mensal de:
A) 17%
B) 15%
C) 13%
D) 9%
E) 7%
10. Um jogador de basquete, quando converte um arremesso de dentro do garrafão, assinala 2 pontos e de fora do garrafão 3 pontos. Se, em uma partida, Oscar acertou 14 arremessos e marcou 34 pontos, então o número de lances de 3 pontos que ele conquistou foi:
A) 5
B) 6
C) 7
D) 8
E) 9
11. Por morar perto da FA7, o professor Hercílio, todos os dias, caminha de sua casa até a Faculdade. Na quarta- feira da semana passada, após caminhar 1/5 do caminho, percebeu que havia esquecido seu telefone celular. Consultando seu relógio, verificou que, se continuasse caminhando, chegaria cinco minutos adiantado, mas, se voltasse até sua casa para pegar o telefone, chegaria um minuto atrasado. Assim, podemos afirmar que o tempo que o mestre costuma gastar para ir de casa à Faculdade é:
A) 10 minutos
B) 12 minutos
C) 15 minutos
D) 18 minutos
E) 20 minutos
12. No vestibular 2009.1, a equipe do professor Moura, formada por 4 professores, corrigiu 1000 redações em 5 dias. Agora, como o número de candidatos aumentou para 1400, a equipe foi acrescida de três professores. Se for mantido o mesmo ritmo de trabalho, poderemos esperar que todas as redações estejam corrigidas em:
A) 7 dias
B) 6 dias
C) 5 dias
D) 4 dias
E) 3 dias
13. João e José são dois garotos travessos que possuem o condenável hábito de mentir. João mente nas quartas, quintas e sextas-feiras e fala a verdade nos outros dias da semana. José mente aos domingos, segundas e terças-feiras, dizendo a verdade nos outros dias. Certo dia, os dois afirmaram “amanhã é dia de mentir”. Podemos garantir que o dia em que foi feita tal declaração era:
A) terça-feira
B) sábado
C) quarta-feira
D) domingo
E) sexta-feira
14. Na figura abaixo, o triângulo RST e o quadrado PQRS foram construídos em planos perpendiculares. Sabendo que RT = 6cm, TS = 8cm, e SR = 10cm, podemos garantir que a medida TQ, em centímetros, é igual a:
A) 10
B) 2[pic]
C) 2[pic]
D) 4[pic]
E) 12
15. Sílvio lança simultaneamente quatro dados comuns e observa que, multiplicando os números representados nas faces voltadas para cima, obtém 144. Assinale a alternativa que não pode representar a soma dos pontos obtidos.
A) 14
B) 15
C) 16
D) 17
E) 18
16. O artista plástico Dante Diniz emprega uma bisnaga de tinta para pintar 50cm2 de madeira. Para pintar externamente uma caixa da forma de um paralelepípe-do reto retângulo (sem tampa) de 8cm de compri-mento, 4cm de largura e 3cm de altura, ele gastou duas bisnagas e mais uma porção da terceira. O percentual de tinta utilizado da terceira bisnaga foi:
A) 22%
B) 15%
C) 12%
D) 8%
E) 5%
17. “Entre 1348-1350, alastrou-se pela Europa um surto de peste bubônica, provavelmente vinda de um navio procedente do Oriente, que dizimou entre 25 e 35% da população europeia.”
(NETO, José Alves de, TASINAFO; C. Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo. 2007.)
Sobre o fenômeno da peste negra e suas consequên-cias, assinale o item verdadeiro:
A) A peste atingiu, unicamente, os núcleos urbanos que não possuíam nenhuma estrutura de saneamento.
B) A grande quantidade de mortes entre os campo-neses afetou a produção agrícola dos feudos.
C) Os nobres não foram infectados, pois, nos castelos, havia um alto índice de limpeza e saneamento.
D) Os servos que sobreviveram foram compensados com a liberdade e, assim, houve uma retomada da produção agrícola.
E) A aliança entre europeus e os povos árabes permitiu a descoberta de uma cura para a doença.
18. A história dos hebreus é um registro de deslocamen-tos, desde Abraão, o patriarca dos hebreus que partiu de Ur, na Mesopotâmia, até a diáspora.
Sobre a história dos deslocamentos dos hebreus, assinale o item correto:
A) O êxodo, comemorado pela páscoa hebraica, marca a saída dos hebreus de Ur guiados por Abraão.
B) A diáspora marca a fuga do cativeiro egípcio, liderada por Moisés.
C) Após o cisma, os hebreus foram conquistados e levados como escravos para a Babilônia.
D) Durante o domínio romano, ocorreu o êxodo e os hebreus foram dispersos pelo mundo.
E) O Movimento sionista foi caracterizado pela chegada dos hebreus à terra prometida, guiados por Josué.
19. “A etiqueta foi um importante instrumento para definir as regras da vida social. Os hábitos da aristocracia foram se instaurando lentamente e depois se tornaram comuns entre os diferentes grupos sociais. Da introdução dos talheres a hábitos de higiene, a sociedade do Antigo Regime redefiniu práticas sociais.”
(RIBEIRO, R.J. A etiqueta no Antigo Regime. São Paulo: Moderna, 1998.)
Sobre a evolução dos hábitos de etiqueta, assinale os itens abaixo:
I- O refinamento passou a fazer parte da elite mercantil e da nobreza, como forma de se diferenciar dos camponeses.
II- A cultura, a educação e novos hábitos passaram a distinguir pobres e ricos.
III- Pelas boas maneiras é possível discernir, com precisão, os graus da sociedade.
Assinale a opção correta:
A) Estão coretos apenas os itens I e II.
B) Estão coretos apenas os itens I e III.
C) Estão coretos apenas os itens II e III.
D) Todos os itens estão corretos.
E) Todos os itens estão falsos.
20. Os princípios estabelecidos no “Bill of Rights” fundaram, na visão de muitos estudiosos, o regime Monarquista Constitucional. O monarca reina, mas não governa, como acontecia no regime absolutista.
Sobre a estrutura política estabelecida na Inglaterra após a Revolução Gloriosa, assinale o item correto:
A) O rei tinha o direito de indicar nobres para as forças armadas e elementos do clero para dirigir as universidades.
B) Foi estabelecida a tolerância a todos os cultos e extinta a Igreja Anglicana.
C) O Parlamento devia ser composto por dois terços de puritanos e apoiar militarmente o combate às heresias.
D) O rei devia ser subordinado ao Parlamento e lhe era proibido criar novos impostos.
E) Foi promovida a pacificação interna da Inglaterra e mantida a supremacia papal.
21. “As possíveis descobertas de metais preciosos necessitavam de práticos ou especialistas para saber se os metais encontrados eram verdadeiros e diagnosticar as condições para sua extração.”
(FARIA, S.C.Borba Gato. Dicionário do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Objetiva 2001, p. 79.)
A respeito do ciclo minerador, ocorrido durante o século XVIII, no Brasil colonial, é correto afirmar que, nesse período:
A) ocorreu uma pesada carga de taxas e impostos sobre o trabalho livre, com o objetivo de isentar de tributos o trabalho escravo.
B) a sociedade tornou-se essencialmente rural, e praticamente não existiam núcleos urbanos.
C) Portugal adotou uma política de isenção fiscal para incentivar a ocupação e a exploração da região mineradora.
D) a carga fiscal atingiu apenas os faiscadores, pois os grandes proprietários das lavras eram isentos.
E) houve o deslocamento do eixo econômico da Colônia para o Centro-Sul, especialmente para o Rio de Janeiro, por onde entravam escravos e suprimentos, e por onde saía o ouro das minas.
22. “O fim da escravidão no Brasil, segundo o entendimento de Joaquim Nabuco, autor de O Abolicionismo (1883), se daria de forma inédita, representando uma experiência ímpar frente a todas as nações que já haviam extinguido o trabalho servil.”
(MARSON, I.; TASINAFO, C. Ricardo. O abolicionismo: consi-derações sobre a história do livro e seus argumentos. Brasília;
Ed. UNB, 2003.)
Sobre o processo de extinção da escravidão no Brasil, analise os itens abaixo:
I- As leis Rio Branco (1871) e Saraiva Cotegipe (1885) representaram, na prática, o fim da escravidão, uma vez que libertaram a maioria dos escravos produtivos.
II- Após a década de 1880, a questão abolicionista passou a ser foco de uma discussão nacional, envolvendo vários setores das classes médias urbanas.
III- Os cafeicultores do Oeste Paulista foram os mais prejudicados pela abolição, uma vez que suas lavouras eram fundamentadas, principalmente, no trabalho escravo.
Assinale a opção correta:
A) Apenas o item I está correto.
B) Apenas o item II está correto.
C) Apenas o item III está correto.
D) Estão corretos apenas os itens I e II.
E) Estão corretos apenas os itens I e III.
23. Em 1906, já ao fim do governo de Rodrigues Alves, havia uma superprodução de café e os preços despencaram. Buscando uma alternativa que estancasse o preço do produto, reuniram-se, na cidade paulista de Taubaté, os presidentes dos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Nesse encontro, conhecido como Convênio de Taubaté, ficou determinado que:
A) os governos estaduais iriam incentivar a produção de cana-de-açúcar para substituir o café no rol das exportações.
B) o governo federal conseguiria uma moratória e um empréstimo perante os credores internacionais.
C) os governos estaduais assumiriam a responsabili-dade de comprar os estoques excedentes de café, como forma de tirá-los do mercado, diminuindo sua oferta para aumentar os preços.
D) o governo federal deveria incentivar o consumo interno através de uma política de subsídios.
E) os governos estaduais assumiriam o prejuízo e os bancos estaduais indenizariam os cafeicultores.
24. Nas eleições presidenciais de 2002, a campanha de Luís Inácio Lula da Silva foi marcada por um apelo à esperança, e muitos viram nele a possibilidade efetiva de mudanças.
Sobre o governo Lula 2002-2009, podemos afirmar corretamente que:
A) a denúncia de que deputados recebiam um “mensalão” para compor a base do governo afetou a popularidade do presidente.
B) o principal programa do governo, o “Fome Zero”, teve grande repercussão na mídia nacional, porém não conseguiu grande repercussão no exterior.
C) a economia conseguiu manter sua estabilidade, inclusive, não foram renovados acordos com o FMI, uma antiga reivindicação dos setores nacionalistas.
D) o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) encontra-se fundamentado em um acordo financeiro entre o governo federal e os credores internacionais.
E) a aproximação da eleição presidencial em 2010 inibe o governo de promover inaugurações de obras vinculadas ao PAC (Programa de Acelera-ção do Crescimento).
25. No período pós-Segunda Guerra Mundial, especial-mente a partir da década de 50, aparecem, em vários países, complexos industriais e empresas multinacio-nais. As indústrias químicas e eletrônicas crescem. Os avanços da automação, da informática e da biotec-nologia são incorporados ao processo produtivo, que passa a depender cada vez mais de mão-de-obra espe-cializada e vem provocando a ampliação do desem-prego estrutural.
Esses fatos concretizaram o(a):
A) Primeira Revolução Industrial
B) Segunda Revolução Industrial
C) fim do Socialismo Real na Europa
D) bipolarização da Guerra Fria
E) Terceira Revolução Industrial
26. A proposta de se criar uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) surge em 1994. O Objetivo central é a completa eliminação das barreiras comerciais de países americanos. Com relação ao exposto, afirma-se:
I. A orientação dos Estados Unidos na formação do bloco consiste em dividir o conjunto latino-ame-ricano, apresentando propostas diferenciadas para distintos grupos de países.
II. O bloco abrange todo o continente americano, com exceção do México.
III. As melhores ofertas comerciais são reservadas para o Brasil e para a Argentina, enquanto as piores destinam-se a pequenos países da América Central e do Caribe.
É correto dizer que:
A) somente I é verdadeira.
B) somente II é verdadeira.
C) somente III é verdadeira.
D) I e II são verdadeiras.
E) I e III são verdadeiras.
27. Considere as pirâmides etárias abaixo.
Pirâmides etárias da população mundial (2000)
[pic]
[pic]
As pirâmides representam a estrutura etária da população mundial e são resultantes da interação de dois elementos básicos: o crescimento vegetativo e a expectativa média de vida.
A esse respeito assinale a alternativa correta.
A) A pirâmide I é representativa de países ricos e maduros, com elevado crescimento vegetativo anual.
B) As taxas de natalidade e de mortalidade são mais elevadas na pirâmide I.
C) A pirâmide II é representativa de países pobres e jovens, com baixo crescimento vegetativo anual.
D) A expectativa média de vida é maior na pirâmide I; já na pirâmide II, esse índice é muito baixo.
E) A expectativa média de vida é maior entre os homens, tanto na pirâmide I como, principalmente, na pirâmide II.
28. O setor agropecuário no Brasil vem passando por um processo de modernização, com uma crescente mecanização das atividades agrícolas. Sobre os efeitos dessa modernização, é possível afirmar de modo correto que:
A) a atividade rural passou a ser a que mais consome energia elétrica no Brasil.
B) a economia rural, tradicionalmente produtora para exportação, passou a priorizar a produção para consumo interno.
C) a importação de produtos alimentícios teve progressiva redução, graças ao constante aumento da produção agropecuária no Brasil.
D) as regiões brasileiras tiveram elevado desenvolvi-mento agrário, anulando-se as diferenças econômi-cas que sempre existiram entre elas.
E) a população economicamente ativa ocupada no setor agropecuário teve uma constante redução nos últimos cinquenta anos.
29. Analise o texto.
“Outro fator responsável pela paisagem quase desértica de alguns trechos dos sertões rústicos é a estrutura geológico-litológica de certas áreas. [...] Na linguagem seca da ciência, os solos dessas áreas seriam considerados solos litólicos.”
(Aziz Ab'Saber. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 90.)
Os solos rasos e pedregosos de grandes áreas dos sertões nordestinos, inclusive no estado do Ceará, resultam da decomposição das rochas em que predomina o(a):
A) intemperismo químico.
B) erosão eólica.
C) erosão pluvial.
D) intemperismo físico.
E) erosão por ravinamento.
30. Observe os mapas.
[pic]
Fontes: Rebouças, in Patrimônio Ambiental Brasileiro, 2003 e Simielli, Geoatlas, 2005.
A correspondência existente entre as áreas dos principais estoques subterrâneos de água e as áreas de bacias sedimentares pode ser explicada, dentre outros, pelo fato de:
A) a porosidade ser, em geral, maior em terrenos sedimentares, possibilitando maior armazenamento.
B) o grau de fraturamento ser, em geral, maior em terrenos sedimentares, possibilitando maior infiltração.
C) as bacias sedimentares estarem localizadas em áreas de maiores volumes anuais de precipitação.
D) as bacias sedimentares serem constituídas por terrenos mais antigos, armazenando mais água.
E) as bacias sedimentares apresentarem materiais mais impermeáveis, facilitando a infiltração.
31. Considere as informações do relatório da FUNCEME do período de 1º de janeiro a 9 de abril de 2009 no Estado do Ceará.
|CHUVAS |
|Macrorregiões – médias pluviométricas |
| |Normal |Observada |(%) |
|1. Litoral Norte |614,3 |819,8 |33,4 |
|2. Litoral de Pecém |530,8 |645,3 |21,6 |
|3. Litoral de Fortaleza |614,9 |599,4 |-2,5 |
|4. Maciço de Baturité |587,2 |529,3 |-9,9 |
|5. Ibiapaba |636,3 |779,1 |22,4 |
|6. Jaguaribana |480,2 |597,8 |24,5 |
|7. Cariri |586,3 |923,3 |57,5 |
|8. Sertão Central e Inhamuns |430,6 |572,5 |30,7 |
|Média normal do Estado: 541,4 |Média do Estado: 690,8 |Desvio: 27,6% |
|FONTE FUNCEME – PERÍODO DE 1º DE JANEIRO A 9 DE ABRIL |
Fonte:
Com base nas características climáticas do Estado do Ceará e no quadro acima, é correto afirmar que:
A) as informações sobre o quadro chuvoso representam uma realidade constante no clima cearense, já que a média normal de chuvas do Estado, até 9 de abril, ainda não foi alcançada.
B) Neste ano de 2009, apenas as regiões do Litoral de Fortaleza e do Maciço de Baturité ainda conti-nuam com índices pluviométricos abaixo do espe-rado.
C) Ainda que não se tenha o resultado consolidado da quadra chuvosa, que termina em janeiro, a média divulgada desde o primeiro dia do ano até 9 de abril é de 27,6% abaixo do normal de chuvas.
D) Percentualmente, as maiores médias pluviomé-tricas cearenses até 9 de abril de 2009 ocorreram no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité.
E) Em 2009, apenas o Sertão Central e Inhamuns não atingiram médias pluviométricas acima do normal, pois correspondem às áreas mais semi-áridas do Ceará.
32. As afirmações seguintes relacionam-se à degradação ambiental e ao processo de desertificação no Estado do Ceará.
I. O processo de desertificação ocorre em áreas representativas do sertão, nos domínios do clima semi-árido.
II. Entre os fatores que se destacam no processo de degradação das terras de regiões áridas, semi- -áridas e subúmidas secas, merecem destaque as condições climáticas.
III. Os impactos ambientais podem ser identificados por meio da destruição da biodiversidade, da diminuição de recursos hídricos e da perda física e química do solo.
IV. Existem, no Estado do Ceará, áreas degradadas, predispostas à desertificação, como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha e Brejo Santo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I, III e IV.
B) I, II, III e IV.
C) I, II e III.
D) II e IV.
E) II, III e IV.
As questões que se seguem relacionam-se ao texto abaixo:
US President Barack Obama has changed many things since he took office. One of the latest is the end of an 18-year ban on media coverage of returning American war dead. (1) Since 1991, no American news network has been allowed to televise coffins of US military personnel returning from foreign wars. George Bush senior imposed the ban in 1991 during the first Gulf War. (2) He said he wanted to protect families from the grief of seeing their loved ones return in coffins. Neither President Bill Clinton nor President George W. Bush ever changed the _______. President Obama made it an election promise to overturn the ban. (3) He said it was for families to choose whether or not to allow the media to film the return of their fallen heroes.
News cameras were present at Dover Air Force Base in Delaware on Sunday April 5th for the arrival of the remains of Phillip Myers. The 30-year-old airman was killed in Afghanistan the day before by a roadside bomb. (4) Nearly 40 members of the press were present at the ceremony. Their cameras remained silent as prayers were said and there was no flash photography. The Pentagon says that 4,262 members of America’s military have died in Iraq since the invasion in March 2003. Another 673 have been killed in Afghanistan. Vice President Joe Biden said the ban had allowed coffins to be "snuck back into the country" to hide the cost of the war on terror. (5)
33. Leia as seguintes frases:
I. TV cameras have not filmed America’s returning war dead since 1991.
II. Families can now decide to allow cameras to film returning coffins.
III. The media took no photos of Phillip Myers’ coffin.
É correto o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) II e III, apenas.
34. Segundo George Bush (pai), qual foi a razão pela qual ele impôs a proibição de filmagem do retorno de caixões com militares mortos durante a primeira Guerra do Golfo?
A) Para preservar as famílias da dor ao verem os caixões de seus entes queridos mortos na guerra.
B) Tratava-se de uma estratégia durante a guerra do Golfo para ocultar o real número de americanos mortos em combate.
C) Para retaliar um grupo particular de jornalistas que havia exposto irregularidades em sua campanha eleitoral.
D) Para evitar que as imagens que retratam as baixas militares abalassem o moral da nação em tempo de guerra.
E) Para ceder a pressões de uma organização de familiares de militares americanos mortos em combate.
35. Observe no interior do texto a numeração 1, 2, 3, 4 e 5. A frase “Eight colleagues carried the flag-draped coffin past seven of Mr. Myers’ family.” pode ser inserida coerentemente, observando-se o contexto em:
A) (1)
B) (2)
C) (3)
D) (4)
E) (5)
36. A linguagem figurada contida no trecho “Their cameras remained silent as prayers were said and there was no flash photography.” (l. 21 a 23) pode ser inter-pretada de que forma?
A) Os jornalistas não falaram nenhuma palavra no momento das orações.
B) Os jornalistas não trouxeram câmeras de filmagem para a cerimônia.
C) Os jornalistas não filmaram nada no momento das orações.
D) Os jornalistas que tinham câmeras de filmagem foram expulsos do local da cerimônia.
E) Os jornalistas podiam filmar a chegada do caixão, mas sua presença não era permitida durante as orações.
37. Assinale a opção em que não se indicou corretamente o sinônimo da palavra do texto:
A) latest (l. 2) – most recent
B) coverage (l. 3) – closing
C) overturn (l. 13) – reverse
D) invasion (l. 25) – attack
E) hide (l. 28) – conceal
38. A palavra que preenche corretamente a lacuna da frase “Neither President Bill Clinton nor President George W. Bush ever changed the _______.” (l. 10 a 12) é:
A) media
B) journalists
C) election
D) policy
E) promise
39. Considerando-se o contexto, a expressão sublinhada no trecho “The 30-year-old airman was killed in Afghanistan the day before by a roadside bomb.” (l.18 a 20) pode ser substituída por qual das opções abaixo sem que haja mudança de sentido?
A) killed
B) was killing
C) has killed
D) has been killing
E) had been killed
40. Assinale o item em que o termo modificador NÃO é um substantivo:
A) media coverage
B) war dead
C) news network
D) foreign war
E) flash photography
El Consejo de Ministros aprueba hoy un cambio histórico en la regulación del aborto en España. Veinticuatro años después de que dejaran de ser delito algunas interrupciones voluntarias del embarazo, una nueva normativa comienza su andadura y será enviada al Parlamento.
El aborto quedará incluido dentro de una Ley de Salud Sexual y Reproductiva que reconoce de forma explícita el derecho de la mujer "a la maternidad libremente decidida" y obliga a los poderes públicos a llevar a cabo las prestaciones recogidas en la norma. La interrupción voluntaria del embarazo pasa así a considerarse un derecho jurídicamente exigible, dentro de los límites establecidos, y deja de ser una concesión del Estado tutelada por terceros -médicos y jueces sobre todo-. Todo un cambio conceptual.
Habrá aborto libre durante las primeras 14 semanas y sistema de indicaciones -por grave riesgo para la vida o salud de la madre o anomalías fetales- hasta la semana 22, como recogía el informe del comité de expertos del Gobierno presentado en marzo.
Pero el texto del anteproyecto presenta algunas novedades y numerosas precisiones. Entre otras, se dispone que las mujeres podrán interrumpir su embarazo por malformaciones fetales que se descubran después de la semana 22 aunque la anomalía no sea incompatible con la vida del feto siempre y cuando éste padezca una enfermedad extremadamente grave e incurable. En este caso, será necesario que un comité médico formado por varios especialistas, autorice la intervención.
Con esta solución se pretende solventar el problema de las decenas de mujeres que en los últimos años han tenido que viajar a Francia en avanzado estado de gestación para interrumpir sus embarazos en supuestos en los que el feto tenía diagnosticada una enfermedad incurable con graves y dolorosos padecimientos. El modelo francés está basado también en comités clínicos que se pronuncian sobre la gravedad de la dolencia.
Se ha precisado la obligación de la red sanitaria pública de garantizar lo que a partir de ahora pasa a ser considerado un derecho -ahora no llega al 3% el número de abortos que se practican en hospitales públicos- y elimina la pena de prisión para las mujeres que se sometan a esta intervención fuera de los supuestos legales. Así quedará la nueva regulación según el anteproyecto.
Según el anteproyecto la mujer no tendrá que pedir permiso a _______ para interrumpir su _______ durante este plazo. El único requisito, imprescindible, es que un centro público o privado fornezca a la embarazada información por escrito sobre ayudas a las madres, centros de información sobre anticoncepción, derechos laborales vinculados a la maternidad.
El contenido exacto de estos datos será determinado por el Gobierno a través de un reglamento. Una vez que recibe la información, la mujer tiene un periodo de reflexión de tres días para pensar si quiere seguir adelante con el aborto o no. Antes de este plazo no puede realizarse la intervención.
33. Considerando as ideias apresentadas acima, assinale a opção que apresenta o título adequado para o texto.
A) El derecho a decidir la maternidad
B) Los derechos de la mujeres españolas
C) Los cambios de la ley del aborto
D) El aborto en España y Francia
E) El gobierno español favorece el aborto
34. De acordo com o texto, o que leva as mulheres espanholas a se deslocarem para a França para a prática do aborto?
A) Na França, o aborto pode ser praticado legalmente, mesmo que se trate de um estado avançado de gestação.
B) As taxas cobradas na França são mais baratas que na Espanha.
C) Independentemente da idade da mulher, o aborto é permitido até a 22 semana de gestação.
D) A legislação francesa permite o aborto sem autorização das autoridades sanitárias, se for diagnosticado que o feto tem uma doença incurável.
E) Há um grande incentivo por parte do governo francês para a prática do aborto.
35. O trecho “... y elimina la pena de prisión para las mujeres que se sometan a esta intervención fuera de los supuestos legales...” (l. 46 a 48) significa:
A) foi eliminada a prisão para as mulheres que se submetam ao aborto nas primeiras 14 semanas de gestação.
B) a pena de prisão está descartada para mulheres que respeitem a nova legislação.
C) a condenação de mulheres pela prática do aborto precisa de regulamentação do governo.
D) está eliminada a possibilidade de prisão das mulheres que pratiquem o aborto.
E) o aborto praticado sem a autorização judicial é passível de prisão.
36. Segundo o texto, a mulher espanhola pode praticar o aborto, atualmente,:
A) somente com idade superior aos 22 anos.
B) em qualquer situação, desde que tenha o consentimento de um membro de sua família.
C) até a 22a semana de gestação, bastando que se dirija a uma unidade hospitalar.
D) até 14 semanas de gestação, a mulher tem absoluto poder para decidir se quer interromper sua gravi-dez.
E) em qualquer situação, tendo aprovação das autoridades sanitárias do governo espanhol.
37. Segundo o texto, em que se baseia o modelo francês com relação à permissão da prática do aborto?
A) Depende exclusivamente do desejo da mulher.
B) Permite que as mulheres pratiquem o aborto em qualquer situação, desde que tenham autorização da família.
C) O aborto é permitido desde que seja autorizado por profissionais de saúde.
D) O modelo francês segue as orientações da União Europeia.
E) Prioritariamente, é considerada a responsabilidade pela integridade física da mãe.
38. Considerando os espaços em branco nas linhas 51 e 52, indique a alternativa que respectivamente apresenta as palavras que preenchem as lacunas corretamente.
A) gobierno – trabajo
B) nadie – embarazo
C) alguien – permiso
D) familia – proceso
E) cualquiera - derecho
39. A expressão destacada na frase que se segue “... Antes de este plazo no puede realizarse la intervención.”
(l. 63 e 64) pode ser substituída por:
A) el proceso
B) el aborto
C) el suceso
D) el hecho
E) el modelo
40. As palavras la, sea e del (l. 27 e 28), se classificam respectivamente como:
A) pronome, verbo, artigo
B) artigo, pronome, artigo
C) pronome, pronome, artigo
D) artigo, verbo, artigo
E) pronome, pronome, pronome
-----------------------
55
60
T
R
01
05
10
15
20
25
30
35
40
45
50
55
60
01
05
10
15
20
25
Q
P
01
05
10
15
20
25
30
35
40
45
50
S
................
................
In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.
To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.
It is intelligent file search solution for home and business.