Www.jornalolhonu.com



[pic]

SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

[pic]

[pic][pic]

[pic]

Desde o dia 07 de fevereiro ( sexta-feira) já havia gente circulando pelo Clube PLANAT – área naturista do Distrito Federal. Os adeptos do uniforme AO NATURAL, foram chegando e, no sábado, o número já era bem interessante. O boom mesmo foi no domingo, com a solenidade de posse do amigo Elias (presidente do PLANAT) como o novo Presidente da entidade máxima do naturismo brasileiro - a FBRN (Federação Brasileira de Naturismo). Elias terá muito trabalho no biênio 2003 – 2004 e, certamente, vai contar com o apoio não somente de sua Diretoria e do Conselho Maior da Federação, mas, também, de todos e todas os(as) naturistas que pretendem ver nossa prática crescendo mais e mais em terras brasileiras. Parabéns ao novo presidente e todos os demais que foram empossados. O novo vice é o amigo Mariano do SAMPANAT – grupo caçulinha do Estado de São Paulo. A presidência do Conselho Maior está com o amigão Valdir Silveira – Proprietário do Recanto Paraíso, belíssima área naturista no Estado do Rio de Janeiro.

Elias pretende dar um giro em todas as áreas pelo Brasil. Para isso vai precisar de “CAIXA”. Até que a Federação se firme financeiramente, seria bom que déssemos idéias de como garantir as visitas do novo presidente para animar e articular o naturismo pelo Brasil. Que cheguem as idéias!!!!!

João Carlos Lima de Souza

Naturista e ex-frei franciscano

jcnat@.br

Leia nesta edição:

NATURISTeen – “Naturismo: vanguarda ideológica” por Fellipe Barroso ........................... página 5

NATExperiência – “Vivendo no paraíso” por José Ricardo Garcia .......................................... página 6

NATCuriosidades – “Famosos e a nudez”; “Proteção da Natureza e do meio-ambiente” por Johannes W. Ruigt e “Kuat 2003 promete” ......................................................................... página 8

NATnovidades – “Nova diretoria da AGAL” ; “1º campeonato naturista de jogos de praia” e “Guará-nat, nova pousada naturista no estado de São Paulo” ...................................... página 10

De Olho na Mídia – “Gilberto Barros na praia naturista de Tambaba” por Pedro Ribeiro ... página 11

NATEvento – “Entre nessa festa!” por Pedro Ribeiro .......................................................... página 13

NATPersonagem – “A força que vem do Norte” por Pedro Ribeiro ...................................... página 16

NATHumor ...................................................................................................................... página 17 NATPersonagens – “Por força de ofício...” por Pedro Ribeiro ............................................. página 18

NATVariedades – “Anedota” por Joahannes W. Ruigt ........................................................... página 19

[pic][pic]

Bom Dia!!!

Eu Augusto, gostaria de obter algumas informações, caso alguém possa vir me ajudar. É com referência a algumas praias de naturismo, pois vou tirar férias em abril e gostaria de ir p/ um desses lugares.

Por favor, dentro da possibilidade me enviar mapas, fotos e informações generalizadas dessas quatro praias:

Praia do Alto (Ubatuba - SP)

Praia Brava (São Sebastião - SP)

Trindade (Rio de Janeiro - RJ)

Galhetas (Florianópolis - SC)

Forte Abraço

Mário Augusto Barros Lovaglio

mbarros@.br

[pic]Repetimos essa mensagem para poder ajudar ainda mais o leitor.

ECOS DA VIOLÊNCIA POLICIAL NO FÓRUM MUNDIAL

Querido amigo Pedro, boa tarde!

Certo! Quanto à violência policial, deve ser repudiada e punida a qualquer custo por todo e qualquer cidadão brasileiro. As pancadas deveriam ser dadas nos ladrões que drenam os cofres públicos impunemente. Tomara que se tomem as medidas cabíveis neste caso.

Mas quanto ao ato dos jovens, é infelizmente mas sem sombra de dúvidas um delito, está no atual Código Penal.

Lutamos pela aprovação da lei do Naturismo no Senado, e ela pressupõe a criação e manutenção de locais específicos para a prática da nudez social. Se queremos ter nosso direito a ela, temos de preservar o direito de quem não quer ver (por mais hipócrita que isto possa parecer). Se nossa praia

naturista fosse invadida por um grupo de jovens vestidos em arruaça também nos sentiríamos ofendidos, por isso não permitimos a presença de vestidos em nossos clubes e praias naturistas.

Num segundo movimento, talvez em alguns anos ou décadas, sonharemos com a liberdade total para a nudez social, como já acontece em alguns locais do mundo e eu próprio já convivi em Estocolmo por exemplo, ou mesmo com nossa aceitação para gente vestida permanecer entre nós com naturalidade.

Hoje, já estamos felizes com a aprovação do Estado para a nudez social confinada e com a redução de crime hediondo inafiançável de atentado violento ao pudor, a delito leve, para o que estes alegres jovens fizeram em Porto Alegre.

De qualquer forma, bordoadas à parte, eles devem ter-se divertido bastante e vão ter o que contar até para os netos. Quantos de nós cinqüentões de hoje não apanhamos da polícia nas passeatas de 68? E hoje nos orgulhamos disto, apesar de termos perturbado a ordem pública, promovido a bagunça, destruído patrimônio alheio e até colocado vidas em risco. Está certo que o fim justifica os meios, mas é favor não confundir o ato de rebeldia deles com o movimento Naturista, que não envolve nem tem espaço para agressões mútuas.

Naturalmente seus,

Roberto & Lurdes Soares

robertoelurdes@

Olá,

Sugiro reportagens sobre a pratica do naturismo em todos os países do mundo e também mais abordagens sobre as religiões e o naturismo.

Jose Rodrigues de Figueiredo

figueira46@.br

[pic]Sugestões anotadas, Jose. Obrigado

Olá,

Gostaria de receber maiores informações sobre a prática naturista, da qual sou admirador. Procuro formas de praticar o naturismo em minha cidade, Belém, mas não conheço nenhum grupo, resort, sítio, praia oficial, ou simpatizantes. Caso conheçam algum contato ou endereço ficarei muito agradecido, se puderem me enviar, grato.

Jose Mariano Cavaleiro de Macedo Neto

marianomacedo@.br

[pic]Quem puder ajudar, escreva para Jose Mariano.

Olá pessoal do Olho Nu.

Sou naturista e escritor, e estou trabalhando num texto de teatro sobre Naturismo, para isso preciso de mais informações sobre o tema e sobre Luz Del Fuego. Procurei em algumas enciclopédias e não achei nada. Na internet achei muito pouco. Será que vocês podem me indicar filmes e livros sobre estes assuntos?

Obrigado, um abraço a todos.

Wagner Rotta.

wagnerrotta@.br

[pic]Olá, Wagner. É muito bom saber que há alguém escrevendo algo para teatro com o tema Naturismo. Você conhece o livro do Paulo Pereira, “Corpos Nus”? Escreva para ele ppereirahomebridge@.br e talvez possa ajudá-lo. Outras pessoas que tiverem idéias ou material e quiserem ajudar é só escrever.

Olá Pedro,

Gostaria de sugerir a você, que colocasse nas próximas edições um espaço aos leitores para colaborarem em passar informações das praias mais apropriadas para praticarmos naturismo. Seria bem interessante, pois temos que nos comportar como uma família, uns ajudando outros e não guardarmos as informações que possam nos aproximar melhor. Só assim  é que vamos crescer cada vez mais e mostrar que juntos vamos fazer a diferença no nosso ideal.

Outra informação que gostaria de comentar é que a praia Olho de Boi é realmente lindinha, más lá o

que predomina mesmo (sem nenhuma discriminação) são os gays na grande maioria, constrangendo qualquer grupo de naturismo mesmo. Seria melhor que esta praia não fosse lembrada como de naturismo mesmo, pois a nossa filosofia é bem diferente do que se encontra lá.

Já a Ilha do Ventura, realmente é para quem gosta mesmo da filosofia naturista, você se encontra consigo mesmo naquele lugar maravilhoso.

Parabéns para nós com a nova diretoria.

Abraços, naturalmente,

Anderson Carlos da Silva

anderson2307@.br

[pic]A sugestão está anotada e já está lançada. Obrigado. Quanto à praia OLHO DE BOI, o fato de ser freqüentada por muitos gays não a torna menos naturista, desde, é claro, que estes tenham o mesmo tipo de comportamento que deveriam ter todos os freqüentadores, sejam casais, homens ou mulheres sozinhos, adolescentes e até crianças: respeito pelo semelhante, pelo meio-ambiente e pelas regras do Naturismo. Não há qualquer menção nestas regras que discriminem pessoas por sua identidade sexual, seja hetero, homo, bi, assexuado ou abstêmio sexual.

Prezados AMIGOS e profissionais do OLHO NU,

  Parabéns pelo JORNAL sempre inovador, inventivo e dinâmico que vcs sabem fazer!

  Quero deixar registrado que, graças ao serviço de excelência desta equipe, tenho recebido muitas mensagens de NATURISTAS de todo Brasil, graças a publicação de minha foto com texto enviado. Tenho recebido proposta para administrar hotel NATURISTA, que tal?????

 E AÍ GALERAAAAAA, VAMOS PARA O RECANTO PARAÍSO, EM PIRAÍ/RJ, NO CARNAVAL?

 Obrigada e meu carinho,

 Naturalmente,

Sheyla

ferrugem@.br

[pic]Obrigado pelo incentivo, Sheyla.

[pic]

OLHO NU publica gratuitamente anúncios classificados para correspondência entre leitores venda, troca, ou compra de qualquer objeto que tenha ou não relação com o Naturismo. Porém não aceitaremos anúncios de cunho erótico ou pornográfico, por não ser esta nossa linha editorial. Os interessados devem responder diretamente aos anunciantes e OLHO NU não se responsabiliza pela veracidade das informações.

Escreva para jornalolhonu@.br

Prezados Sr.

A exemplo do que enderecei à Pousada de Naturismo localizada em Piraí, após ter recebido uma propaganda deles, e à Presidente e Vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo é que me dirijo a V.Sa. para oferecer e/ou perguntar se conhecem algum outro grupo ou pessoa que estejam interessados na aquisição de uma propriedade cujas características são bastante apropriadas para a prática de Naturismo.

Trata-se de uma propriedade localizada próxima a Nova Friburgo (acesso pela Rodovia Teresópolis-Friburgo ou pela própria cidade de Nova Friburgo). Trata-se de um vale situado a 1000 metros de altitude, cercado por encostas cobertas na sua maioria por vegetação da mata atlântica (apenas uma pequena área coberta por Pinus e Eucalipto). Possui muita área para se construir e estabelecer qualquer tipo de atividade (são quase 100 hectares no total, sendo a maioria com ótima topografia - inclusive apropriada para Haras), sendo que a maioria da propriedade fica longe da vista de qualquer vizinho. Toda a água que abastece as casas (4 casas simples de alvenaria) já existentes nasce dentro da propriedade. Existência de um açude e riacho dentro da propriedade.

Ótimo preço e com documentação 100%.

Maiores informações e detalhes poderei fornecer, caso haja interesse por parte de V.Sa. Agradeceria se recebesse contatos de pessoas ou entidades interessadas.

Atenciosamente.

Sergio Costa

svcosta2000@

O negócio é o seguinte: eu achei muito massa esse Naturalismo e gostaria de saber mais sobre o assunto! E se desse para falar com outros adolescentes da minha idade que participam, para eles me contarem o que acham!

Se possível me responder o mais rápido que puderem!!

Guilherme (14 anos)

gui_br_@

Sou naturista iniciante e gostaria que outros naturistas me escrevessem e/ou enviassem e-mail, visando troca de informações, experiências, fotos, vídeos (profissionais/amadores) e, principalmente, novas amizades. Um grande abraço a todos.

Eduardo ( caixa postal 03588   Brasília-DF  CEP: 70084-970 )

pefvalladao@.br

[pic]

NATURISMO: vanguarda ideológica

Por Fellipe Barroso*

A televisão, quando disposta a mostrar um trabalho bem feito, invade nossa casa com questões interessantes, não muito percebidas pela maioria.

Seriados e novelas de época, além de muitos especiais, procuram mostrar, com fidelidade, o modo de vida na época retratada.

Olhares distantes da cenografia, figurino e maneira de falar poderão perceber os padrões de comportamento que regeram a sociedade ao longo dos tempos. Pequenas atitudes, hoje extremamente comuns, já foram, no passado, violentamente castigadas.

O que há de interessante nisso tudo?

Notar que a civilização não consegue aprender com seus erros. Parece ser um dom do ser humano condenar tudo o que é novo. Talvez porque, para quem não interessa, o novo pode ser ameaçador, modificar os povos de tal a se tornarem incontroláveis, distantes da alienação que ainda vivemos. Ou um mero e persistente erro, que sempre acontecerá.

Felizes aqueles que em seus pensamentos de vanguarda, puderam, mesmo que pagando com a vida, abrir os olhos, lenta e gradativamente, da cega massa mundial.

Este é um dos papéis do naturista. Ainda vítima de preconceitos e acusações sem sentido, caminha pela linha do tempo à espera de um reconhecimento. Este, porém, só virá quando se há um consenso geral, que anda muito em falta. Desvios ideológicos atrapalham a caminhada daqueles com boa intenção, e transformam todos em “presas” fáceis para os setores mais conservadores.

Não seria demais pedir conscientização e raiz naquilo que se faz. Não adianta gritar por “paz e amor”, ou “anarquia”, por exemplo, se nem se sabe o porquê destes gritos. O naturismo não foge à regra.

Diariamente centenas de pessoas em todo o mundo divertem-se despidas de suas vestimentas, e grande parte destas se mostra com atitudes inenarráveis, e por que não, lamentáveis dentro dos nossos ideais.

Base: é a palavra chave e mínima que se pede aos nossos irmãos. Sem uma base ideológica, as coisas perdem seus fins, e tudo não passará de uma “onda do momento”. Onda esta que pode arrebentar na areia cheia de “lixo”, ou seja, a parte que nunca interessou, e por isso a estragou, tornando-a dispensável.

Já que o assunto é ideologia, vamos aproveitar já o ritmo de carnaval e refletir ao som deste samba-enredo. A pessoa narrada sim, era um exemplo de digno seguidor de seus ideais.

G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio

(João Carlos / Carlinhos Fiscal / Quaresma)

Desperta, nasceu!

Cem anos nos pampas, que herança!

Coração vermelho a palpitar

Cavaleiro da esperança!

Luís do proletário carleando a nação

Enfrentou adversários

Fez do verbo o seu canhão

Sonhos d “P” de coragem

Cheios de “C” de paixão

(bis)

Pelas trilhas dessas terras, dessas terras

Expressão de arte e guerra, não se encerra

Igualdade em seu pensar

Bolívia, Rússia, China, um exílio que ensina

Proporciona um novo lar

Fruto de sua batalha

Fêz-se a tropicália

No senado ascender

E a coluna vai embora

Prestes soube e fez a hora

Esperar é perceber

Hoje de cara pintada

Grande Rio irmanada, com imenso prazer

Tocantins se manifesta, a hora é essa

Prestes a acontecer

(Refrão)

Ah! Eu tô maluco, amor!

Ah! Quero reformas, já!

Ah! Quero paz e amar!

Sou Caxias, vou marchar.

*Naturista e estudante

fellipemb@.br

[pic]

Um leitor de OLHO NU passa boa parte do ano morando em um condomínio naturista nos Estados Unidos. Veja seu relato de como é a vida de quem escolheu para morar em um lugar desse tipo e veja umas pequenas amostras da área. Todas as fotos foram retiradas da página da Internet do resort.

VIVENDO NO PARAÍSO

Por José Ricardo Garcia*

    O editor de Olho Nu me pediu para escrever alguma coisa sobre o lugar onde moro.   Estou morando parte do ano em um resort na Flórida, Estados Unidos, chamado ‘Paradise Lakes’.

    Esse resort foi fundado em 1981, mas somente em 1992, quando eu já estava aposentado,  mudei para lá.  O terreno tem cerca de 73  Acres e fica a 27 quilômetros ao norte de Tampa. Nesse terreno existe um condomínio horizontal com trezentos e quarenta residências, e um clube com um hotel, cinco piscinas, sendo uma para ‘Water Volleyball’; uma que é aquecida, durante o inverno; e outra que tem cerca de

23 metros de comprimento com lados curvos e jatos de água sempre aquecida, chamada ‘Conversation Pool’ aonde se pode sentar e passar horas conversando.

Esse clube tem ainda: cinco quadras de tênis, duas ‘jacuzzis’ (Hot Tubs), Sauna, um restaurante,  uma academia com bastante equipamentos, e um ‘Night Club’ com muitas atividades, aonde se pode dançar quase todas as noites.

Esse terreno também tem um lago pequeno, aonde se pode passear de canoa. Mas, não tente nadar nesse lago, porquê os jacarés te comem.

O condomínio tem muitos prédios, alguns com 16 apartamentos, e outros com 12, 10 e 8. Alguns prédios têm apartamentos de dois andares com três quartos. Outros têm apartamentos menores e são de dois ou três andares. Também existem lá muitas casas, algumas pequenas e pré-fabricadas, e outras bem

grandes e luxuosas.

 

O clube foi criado como ‘Clothes Optional’.  A idéia original foi de que algumas pessoas teriam receio de ficar nuas logo que chegassem; como é obrigatório em muitos clubes nudistas.

 

Principalmente nos fins de semana se vêem visitantes com roupa de banho pela manhã; perto do meio do dia as mulheres já tiraram a parte de cima’ e pela tarde todos já se tornaram nudistas.  O idealizador desse clube achou que assim seria de mais fácil adaptação ao nudismo.

Na convenção do condomínio ficou estabelecido que ele é um condomínio nudista, todos  que moram lá deveriam ser nudistas, mas algumas pessoas, que apesar de não serem, moram lá porque é um lugar bonito e seguro.

  

Muitos dos residentes, como eu, estão aposentados, entretanto a maior parte ainda trabalha.  Todas as manhãs há uma procissão de carros de pessoas saindo para o trabalho e de crianças indo para as escolas.

O inverno em Flórida não é tão frio e desagradável quanto no norte dos Estados Unidos, Europa e Canadá.  Por isso, muitas famílias do norte, principalmente os aposentados, têm condomínio de férias, e, procurando um clima mais agradável, moram em Paradise Lakes durante o inverno.

Para uma pessoa aposentada, a vida é muito calma e bucólica.  Logo depois do café da manhã, lá para as oito horas, um grupo de pessoas andam por cerca de 50 minutos.   Eles andam bem depressa, e se tem que esforçar para acompanhar.  Durante a maior parte do tempo andamos sem roupa, mas, nos dias mais frios do inverno, temos que vestir alguma coisa.

Com um outro grupo fazemos um exercício de alongamento.  Esse exercício não é patrocinado pelo condomínio ou Clube. Mas, normalmente um voluntário lidera esse exercício.

Durante o dia todo se pode nadar nas piscinas.  Como em todos os clubes nudistas existem vários chuveiros, alguns externos para tomar banho antes e depois de nadar.

À noite tem sempre atividades no “Night Club”.  Alem das danças com um DJ, eles patrocinam festas em ocasiões especiais, como Halloween, Natal, Ano Novo, feriados nacionais, e até mesmo aniversários.

Paradise fica no condado de Pasco.  Nesse condado, por motivos históricos, os clubes nudistas não são perseguidos.   Logo ao lado de Paradise tem um clube muito antigo, chamado ‘Lake Como’, que tem mais área do que Paradise, mas é bem mais rústico. Nesse condado também existem outros, mas são bem pequenos.

Há cerca de alguns anos está sendo construído um outro clube, cerca de 10 quilômetros ao norte de Paradise, que se chama ‘Caliente’. Ele está sendo planejado para competir com Paradise, e está projetado para ser mais confortável e luxuoso, veremos...

Paradise Lakes fica perto de Tampa.  Existem muitas atividades para os turistas, mas, infelizmente eles têm que estar vestidos.  Não muito longe de lá, tem o ‘Bush Gardens’ (que não tem nada a ver com o presidente), e algumas praias que não chegam perto da beleza das praias brasileiras.

Há cerca de uma hora e meia se chega a Orlando de carro, aonde tem o ‘Walt Disney World’ que todos os brasileiros conhecem.

Informações sobre esse Clube pode ser achado em:  .

*ZeRicardo@

[pic]

Famosos e a nudez:

Fonte: Revista ISTOÉ nº 1742, 19/02/2003

Lembrando aos astros acima que se eles freqüentassem o Naturismo não teriam tais problemas, pois em nosso Movimento a idade pouco importa e a timidez ia desaparecer logo.

PROTEÇÃO DA NATUREZA E DO MEIO-AMBIENTE

Enviado por Joahannes W. Ruigt*

 

Existe uma Carta Circular da INF ,referência 770.724 , datada de 18 de novembro de 1977 , isto quer dizer de mais de 25 anos atrás, que reza o seguinte:

 

“ FAÇA DO SEU TERRENO DE CLUBE UMA RESERVA NATURAL “

 

No passado a INF e o Movimento Naturista tem ativamente tomada parte na conservação da Natureza e na preservação do Meio-ambiente. Nas várias ocasiões já foi feito. Isto resultou no tema do Congresso Naturista de 1970 em Londres onde as leituras e discussões aconteceram visando este assunto.Também foram mandadas diversas Cartas Circulares sobre este assunto na esperança de que as Federações e Clubes iriam tomar providências neste respeito.

 

Nas certas ocasiões isto aconteceu. O INF tomou ativamente parte na ação européia contra a matança de pássaros migratórios , que foram abatidos em grande escala nos paises mediterrâneos para servir de prato fino nas casas e restaurantes. Contudo existe um outro caminho que mais efetivamente pode alcançar um tal objetivo, que é de DECLARAR O TERRENO DO CLUBE COMO RESERVA NATURAL. Iniciativas como estas já foram adotadas por CCBN de Grã-Bretanha, e FBN da Bélgica.

 

Por isso gostaríamos sugerir que você também entra em contato com as Autoridades do Estado e/ou Ong’s nesse respeito.

O INF aplaude a notícia desta Iniciativa e está dando todo seu apoio.

 

 Isto pode levar a 3 conseqüências:

 

1. Se você fizer uma Reserva Natural do seu terreno do Clube, todos os animais e plantas poderão viver e crescer sem confusão e podem ser estudados com toda calma.

 

2. O efeito que tais medidas podem ter nos seus membros e nos filhos deles é muito favorável. Eles ficam cientes que a conservação da Natureza faz parte do Naturismo.

 

3. O impacto que isso dá no mundo fora de tal Clube e no Naturismo em geral também é muito positivo. As Autoridades e a Imprensa como também a população vão notar os variados interesses do Movimento Naturista, tantas vezes mal entendidos. Isto poderia até eventualmente levar às exceções que estão fazendo feitas com respeito à permissão para o Naturismo em Reservas Nacionais, como foi o caso em Aquitaine na França.

 

Assim discutam esta idéia e as medidas em detalhes com seus membros. Isto é de interesse da nossa ideal o Naturismo, mas também de interesse da Mãe Natureza que está em tão grande perigo.

 

Texto encontrado num BULLETIN da INF de 1996 no Arquivo da FBrN na Colina do Sol , Taquara RS

*Naturista holandês que vive na Bahia

davijan@.br

KUAT 2003 promete...

Durante os meses de dezembro de 2002 e janeiro de 2003, o guaraná Kuat lançou uma campanha publicitária para uma nova imagem para a marca, que incluiu a distribuição de quatro formas diferentes das latinhas do refrigerante, trazendo nas embalagens desenhos coloridos e frases descontraídas, com a assinatura "2003 promete".

Segundo o vice-presidente de marketing da Coca-Cola, Fernando Mazzarolo, “a campanha desenvolvida para Kuat mostra irreverência, ousadia e bom humor, e quer mostrar um novo conceito, inspirando vida nova, hora de rever conceitos, traçar metas mais ousadas, mudanças de comportamento e abandono de velhos hábitos”. A lata que importa aos naturistas é de cor roxa, que dizia "Em 2003 vou viver mais próximo da natureza. Vou andar mais pelado”. É pena que a campanha já chegou ao final.

Mais informações no site:

E uma observação positiva. Tem-se notado o aumento do número de campanhas publicitárias usando a nudez natural como tema. O que chamo de nudez natural é aquela que a intenção não é ser erótica (não obstante toda a carga erótica que é impingida à nudez na nossa sociedade). Por exemplo, em campanhas antigas, quando havia a nudez, havia também certa malícia, ou observações através de buracos de fechadura ou de binóculos, etc. Um outro exemplo de nudez natural é esta campanha da Volkswagen.

[pic]

AGAL ELEGE NOVA DIRETORIA

 

Em 16 de fevereiro, num belíssimo dia de sol com água cristalina e temperatura perfeita, a Associação Naturista da Praia da Galheta (AGAL), praia em Florianópolis, SC, teve a sua Assembléia Geral Ordinária para entre outros temas eleger a nova diretoria para o biênio 2003/2004.

 

O melhor da reunião foi o clima de cordialidade e fraternidade entre todos os presentes, o que nos traz uma expectativa de otimismo para novas realizações para o nosso tão amado e querido Parque da Galheta.

 

A nova diretora ficou então assim definida:

 

Presidente: Paulo Schlatter

Vice Presidente: Miriam C. Alles

Secretário: Affonso Alles

Tesoureiro: Suela

Conselheiros: Robereto Figurelli, João, Mara e Reynaldo

 

Informa Reynaldo Pires Ferreira, direto de Florianópolis. Quem quiser se comunicar com a associação é só escrever para seu endereço eletrônico agal@.br Ou então entrar em sua página na Internet:



1º Campeonato Naturista de Jogos de Praia

Esta notícia vem da Paraíba. Mais precisamente da praia de Tambaba. Já estão sendo realizados naquela praia os jogos naturistas com as seguintes modalidades: Vôlei, peteca e frescobol. Os jogos já começaram no dia 22 de fevereiro e vão até dia 23 de março. A essa altura, talvez as inscrições não sejam mais possíveis. Mas para assistir ainda há muito tempo.

Maiores informações no site de Tambaba: .br . Vá lá e divirta-se.

GUARA-NAT, Nova pousada naturista no estado de São Paulo

Alô amigos naturistas, leitores do Jornal Olho Nú. Estivemos presente na inauguração de mais um espaço naturista, uma pousada em Guaratinguetá, SP, bem próxima a rodovia Presidente Dutra (guaranat..br), e contamos com o atendimento cordial de Alberto, Lena e seus colaboradores, que nos fizeram sentir em nossa própria casa. Ficamos muito satisfeitos, com as novas amizades que sempre formamos durante os bate papos, brincadeiras no videoquê, piscina, sinuca, etc... Ficamos muito satisfeitos, pois cada vez mais vemos que o naturismo ganha espaço e respeito, nos proporcionando mais opções para lazer, esta pousada em particular por sua proximidade com a rodovia e ser meio caminho entre Rio e S. Paulo, sem competir com sítios e clubes, serve ainda de descanso p/ quem não tem pressa na viagem e aprecia o naturismo. A abertura foi no dia 15 de fevereiro. Possui Quartos, Suite, Chalé e área para Camping. Ligue para 012-3133.9430 ou 012- 9778.3680, fale com o ALBERTO ou passe um e-mail para  guaranat@.br.

[pic][pic][pic]

Localizada no município de Guaratinguetá-SP, eixo Rio x São Paulo, tem fácil acesso pela BR-ll6 Rodovia Presidente Dutra, ao lado do Restaurante Três Garças e Hotel Resort Clube dos 500 e em frente ao Hotel O Paturi.

  Naturalmente.

     Enviado por Airam

dante21@.br

[pic]

No dia 25 de janeiro de 2003, a Rede Bandeirantes de Televisão exibiu uma reportagem sobre a praia de Tambaba, no litoral da Paraíba. A matéria foi ao ar durante o programa chamado “Sabadaço”, com apresentação de Gilberto Barros, mais conhecido como Leão. O total do que foi exibido sobre o Naturismo durou cerca de 16 minutos com muitas imagens e alguns depoimentos. OLHO NU conferiu a reportagem e conta tudo o que aconteceu de mais importante. E no final uma crítica a respeito do que foi mostrado.

GILBERTO BARROS NA PRAIA NATURISTA DE TAMBABA

Por Pedro Ribeiro*

A reportagem começa com Leão fazendo a apresentação aos telespectadores e localizando geograficamente o local. Primeiramente mostra a pequena praia que vem antes da entrada para a praia de Naturismo e informa que se trata de uma área livre, aberta ao público, e, em seguida dirigindo-se ao acesso ao outro lado diz “aqui começa o portal proibido”. Entrevista o rapaz que está na entrada e que faz papel de segurança e orientador, o qual informa que só pode entrar casais, e homens sozinhos jamais são permitidos. Leão lê a placa instalada na entrada com as regras do Naturismo e invade o lado do Naturismo, sem, contudo, tirar qualquer peça de roupa, nem sequer os sapatos.

Logo aparece no vídeo Rosângela A. Corrêa, a atual presidente da SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba), que serve como anfitriã ao Leão. Rosângela informa que todos os visitantes devem praticar o Naturismo, portanto a nudez deve ser total, top less também não é aceito, e devem seguir o Código de Ética Naturista.

Rosângela: - Foi uma experiência que vi em Tambaba, vi no Naturismo, quem tira a roupa da primeira vez, a sensação é tão boa... é uma máscara que cai, é uma filosofia de vida, é o respeito.

Leão: - Quem fez você tirar a roupa pela primeira vez?

Rosângela: - Foi um guia, conheci em Tambaba... Cheguei na Paraíba com um guia. Cheguei em Tambaba, eu com minha mãe... tirar a roupa... e tirei “na maior”... gostei. Vi o respeito. Me aceitei. Comecei a me amar mais... me aceitar do jeito que eu sou... minha barriguinha...

Leão: - Você e sua mãe?!

Rosângela: - Eu e minha mãe!

Leão: - E a tua mãe?

Rosângela: - Também. Até hoje ela freqüenta Tambaba. Ela com meus filhos, e Tambaba é nossa praia.

Os próximos entrevistados por Leão foram o programador de computadores e evangélico Nealcir Rones de Souza e Alexandre de Albuquerque, estudante de Relações Internacionais: “Não vejo nenhuma conotação sexual no Naturismo. Talvez você encontre mais sexo em Ipanema do que aqui. Sexo nada, nada. É normal pensarem isso, porque associam a nudez ao sexo. Mas a partir do momento que a pessoa tira a roupa e está aqui na praia, desmistifica tudo. Cai essa barreira, caem esses conceitos”.

Voltando a Rosângela, declara: “A curiosidade é normal – mas tem que ser um curioso que nos respeite, que aceite nossa filosofia. O Naturismo não é para ser visto, é para ser praticado. – Nós não estamos numa jaula, num zoológico para sermos observados por pessoas. As pessoas são educadas para tirar a roupa para fazer amor escondidinho no quarto, para tomar banho . Então isso elas têm que aprender, que é uma filosofia de vida e que Naturismo não é só ficar nu. É o respeito pela natureza, pelo próximo e por você mesmo.

A gente não fica observando se o pênis do homem é grande ou pequeno, se a mulher tem barriga, se tem peito caído...

Leão: - É proibido entrar homem sozinho?

Rosângela: - É. Na maioria das áreas naturistas do Brasil é proibido o homem entrar desacompanhado de mulher. É impossível o homem não ter uma amiga, uma namorada, mãe, tia, filha, que venha à praia.

Em outro momento, Rosângela: - É claro que à noite, temos um ventinho e a gente se protege. Existe a diferença entre se proteger e se esconder.

Continuando sua peregrinação pela praia, Leão encontra a professora Rose Barbosa.

Leão: - Há quanto tempo a senhora é naturista?

Rose: - Acho que uns 11 anos.

Leão: - Da onde?

Rose: - João Pessoa.

Leão: - E dá aula em João Pessoa? E qual sua relação com seus alunos e seus colegas? Eles sabem que a senhora é naturista?

Rose: - Alguns alunos sabem. Os colegas, todos sabem... os diretores...

Leão: - E como é o comportamento deles em relação à senhora?

Rose: - Olha, quando é a primeira vez que eles sabem, alguns ficam assim, dão um risinho e tal. Mas aí eu explico o que é o Naturismo e as pessoas entendem. Acho que a partir do momento que você tem argumentos, que você sabe o que é a filosofia do Naturismo, a coisa fica mais fácil. As pessoas aceitam. Você se amando toda a sua vida se torna mais fácil, sua vida afetiva, pessoal, profissional.

Em seguida, Leão faz entrevistas com um casal de jovens, Paulo Silva do Piauí e Nilza Costa da Paraíba, namorados há três anos. E fica impressionado com a convicção da dupla em relação ao Naturismo, principalmente com ele que declara que é a primeira vez que fica nu numa praia naturista. A moça já é praticante há três anos. Depois com um rapaz aparentemente sozinho na área, de nome Paulo rocha, estudante, e finalmente entrevista também o dono da pousada e restaurante de Tambaba, José Cleber Pinto.

A reportagem entremeou as entrevistas com imagens de pessoas na praia, jogando vôlei, mergulhando, tomando sol ou simplesmente andando.

Comentários e críticas:

Considero a reportagem em questão a mais natural já realizada para a televisão. Não houve imagens apelativas do tipo que deslizam câmeras pelo corpo das pessoas de maneira erótica e muitas vezes grosseira. As respostas dos entrevistados foram ótimas, com destaque especial às dadas pela Presidente da Sonata, que representou muito bem o Naturismo. Porém falta ainda criatividade por parte dos entrevistadores, que acabam caindo na mesmice das perguntas de sempre.

No entanto, não concordo com que as imagens das partes genitais dos corpos das pessoas precisem ser digitalizadas para não serem mostradas. O pênis e a vulva fazem parte da anatomia humana e são naturalmente visíveis, aliás como em todos os mamíferos. Ocultar estas partes significa justamente desprezar a filosofia naturista que prega a aceitação integral do corpo humano e pode levar a crer, aos menos esclarecidos, que a nudez dos órgãos sexuais é errada. Sei que o Brasil tem até um comportamento mais liberal quanto a exibição do corpo humano na televisão, em alguns outros países seriam escondidas nádegas e seios também. Em todo o caso, penso que quando a reportagem fosse sobre áreas naturistas não deveria haver este tipo de censura nos programas, nem quando fossem exibidos em horários diurnos (como foi o caso).

De qualquer forma parabenizo à equipe do programa Sabadaço, e ao apresentador Gilberto Barros por terem respeitado em seus enfoques os naturistas e o Naturismo.

*Naturista e conselheiro da FBrN

natpedro@.br

Veja mais fotos do programa na edição virtual na Internet no site do jornal OLHO NU olhonu. .

[pic]

O dia 9 de fevereiro de 2003 vai entrar para a história do Naturismo brasileiro. Foi a primeira vez que uma nova diretoria para a Federação Brasileira foi empossada com tanta festa e esperança. O responsável por este banho de otimismo foi a eleição do novo presidente, Elias Alves Pereira, que com simpatia e maneira descontraída de falar conquistou a todos. Agora sobre ele e sua equipe pesam as responsabilidades de fazer um mandato que corresponda às expectativas de seu eleitorado para o próximo biênio (2003/2004).

A posse foi efetivada em Brasília, não no Palácio do Planalto, mas no PLANAT, o sítio onde se reúnem os naturistas da região central do Brasil. Os detalhes dessa festa que começou no dia 7 efetivamente, você vai ler agora.

ENTRE NESSA FESTA!

Por Pedro Ribeiro*

Elias Alves Pereira é um homem com seus 57 anos de idade e com sua mineirice brejeira sabe cativar as pessoas que estão à sua volta. Empenhado em fazer um bonita festa de congraçamento, não poupou esforços. Muitos dias antes da chegada dos primeiros convidados ao sítio, já estava cuidando de todos os detalhes para que tudo fosse um sucesso. Planejando a infra-estrutura para o número de pessoas que havia confirmado a ida à Brasília, cuidando da divulgação do evento na imprensa e emissoras de rádio e TV, distribuindo os convites para todos os naturistas cadastrados em todo o Brasil, Elias não parou um minuto sequer por mais de duas semanas anteriores.

No dia 7, sexta-feira, quando começaram a chegar os primeiros convidados o trabalho triplicou. Pessoalmente foi receber os convidados que vinham dos mais distantes pontos do país, no aeroporto ou na rodoferroviária, ficando o dia inteiro neste vai-e-vem incansável, até porque os horários de chegada nunca coincidiam. A primeira chegada estava marcada para as 6 horas da manhã na rodoferroviária. Após pegar os convidados os levava até aonde quisessem para então mais tarde recolhê-los e levá-los para o sítio, quando este já estava em condição de recebê-los. Sempre de bom humor e falando ao celular quase uma centena de vezes, tentando solucionar problemas de última hora tais como confirmação da presença da imprensa, ou então saber porque as camisetas do evento ainda não estavam prontas ou o contrato para a filmagem que ainda não estava acertada.

O Clube Naturista Planalto Central, sede da PLANAT, funciona na Fazenda do Engenho, que tem seu acesso na BR 060, estrada que liga Brasília a Anápolis. São cerca de 40 km da praça dos Três Poderes até o sítio, mas ainda dentro do Distrito Federal. Para alcançar a região muitas cidades satélites de Brasília são deixadas para trás. A primeira vista é deslumbrante, pois é uma imensa área verde, com uma grande piscina, um campo de futebol, dois lagos e duas casas. Uma das casas possui vários quartos com diversas camas de solteiro, que funcionaram como uma espécie de albergue da juventude. Foi onde se concentrou o maior número de hóspedes que tinham direito a uma cama. Na outra casa, funciona o restaurante e mais algumas suítes com camas de casal e mais dois banheiros coletivos. Em toda área gramada é possível acampar, e foi justamente aqui que se contou o maior número de visitantes.

Os empregados da fazenda não são naturistas. É uma família grande que cuida de toda a infra-estrutura e do restaurante, jovens em sua maioria. A fazenda possui alguns animais como bois, pavões, galinhas e cachorros. Em toda parte há os avisos que aquela área é naturista e que a nudez total é obrigatória. Nas entradas das casas havia estandartes com as regras internacionais do Naturismo.

Na sexta-feira o número de hóspedes já passava de 20. À noite, muitos jogos de sinuca, truco e conversa. Já havia algumas crianças, mas nenhum adolescente. No sábado a quantidade de hóspedes já estava triplicada e muitas crianças estavam presentes. A piscina era o principal ponto de encontro e de conhecimento. Foi ali que todos começaram a sentir a importância do evento pela quantidade de “forasteiros” presentes. Havia gente das mais variadas partes do Brasil, do norte, nordeste, sul, sudeste e, como não poderia deixar de ser, a grande maioria da região centro-oeste brasileira. Ali na piscina organizavam-se o time de vôlei, os passeios pelas trilhas e, em especial, os banhos na bica, que era um cano que captava água de um rio que passa por dentro da propriedade. A preocupação com a segurança, principalmente com a das crianças, fez com que Elias solicitasse ao Corpo de bombeiros do Distrito Federal dois soldados guarda-vidas para a piscina. No sábado, dois rapazes, e no domingo, um casal.

Os dias foram ensolarados com muito calor e um frescor nas noites. Porém o clima típico da região fazia com que vez ou outra o céu escancaradamente azul se transformasse numa massa cinzenta que se derretia em temporal, para minutos depois estar novamente azul e ensolarado.

No sábado, a reportagem da REDETV esteve no local, fazendo entrevistas e filmando tudo. Passaram horas dentro da propriedade. A equipe, constituída de uma moça (a repórter), e dois rapazes (um cinegrafista e o ajudante), percorreu minuciosamente todos os locais aprazíveis, tendo o cuidado de não gravar imagens de quem não gostaria de aparecer. Cada pessoa que não quis recebeu uma fita vermelha para amarrar no pulso. Esta era a senha para não ser fotografado ou filmado. A matéria foi ao ar, em rede nacional, por volta das 21h20 e durou cerca de um minuto.

No domingo, amanhecido com uma forte neblina, outra equipe da REDETV apareceu bem cedo no sítio, mas desta vez a matéria seria apresentada apenas na afiliada local. Fizeram novas imagens e entrevistas e prometeram voltar mais tarde quando fosse a hora real da posse da nova diretoria. Não voltaram. E o resultado do trabalho não pode ser apreciado pela maioria dos naturistas presentes, por ter sido apresentado apenas no noticiário local. Por volta das 12h outra equipe de TV. Desta vez foi uma afiliada ao SBT. A equipe fez a cobertura da posse, porém avisou que seria apenas também para o noticiário local. No entanto a matéria foi exibida em rede nacional na madrugada de segunda para terça-feira.

Em solenidade pública, Elias Alves Pereira tomou posse de seu cargo de presidência da Federação Brasileira de Naturismo, no domingo, dia 9 de fevereiro, por volta das 14h. O cargo foi transmitido pelo então vice-presidente da FBrN, Márcio Ramalho Braga, que representou a presidenta Maria Luzia de Almeida. Em clima de descontração, a transmissão do cargo mereceu até o uso de gravatas por parte da nova diretoria, que fica agora assim constituída: Presidente: Elias Alves Pereira– Planat– DF; Vice-Presidente: José Mariano Silva Júnior – Sampanat – SP; 1º Secretário: Regina Célia Souza – Planat – DF; 2º Secretário: Márcio Ramalho Braga – Barra Seca – ES; 1º Tesoureiro: Waldyr Viegas de Oliveira – Planat – DF; 2º Tesoureiro: Jaime Batista Belém – Planat – DF. Esse time vai liderar o naturismo brasileiro pelos próximos dois anos. No mesmo momento foi também nomeado o novo time de conselheiros, que trabalhará nos próximos quatro anos: Presidente: Valdir de Souza e Silva – Recanto Paraíso – RJ; Conselheiros: Sérgio Kuhnner de Oliveira – Ex-Rio-NAT – RJ; Pedro Ricardo de Assis Ribeiro – Jornal Olho Nu – RJ; Maria de Lurdes Adams Soares – Massarandupió – BA; Rosângela A. Corrêa – Tambaba – PB e Affonso Alles – Galheta – SC.

O novo time concretizou a primeira reunião para já tratar das principais metas a serem realizadas. Entre outras, ficou decidido que o grupo fará reuniões toda vez que forem necessárias através da Internet, em salas de bate-papo exclusivas; urgência na aprovação da Lei do deputado federal Fernando Gabeira, no Senado Federal; regularização da situação da FBrN junto à Federação Internacional de naturismo (INF); visitar todos os clubes e praias naturistas do Brasil; realizar mais um congresso naturista nacional ainda neste ano e abrir uma página na Internet. Além disso começará a ser estudado a implementação de uma sede fixa em alguma cidade brasileira, que servirá como referência e abrigará documentos e obras relativas ao Naturismo. Também planeja-se a participação da Federação no Congresso Internacional a ser realizado em outubro na Suíça.

Após a solenidade, foi sorteada uma série de brindes para os presentes, trazidos pelas diversas delegações, bonés, chaveiros e exemplares do livro “Corpos Nus” de Paulo Pereira. A presença de muitas crianças abrilhantou ainda mais a festa. Foi uma festa familiar, sem dúvida. No entanto, o número de adolescentes podia ser contado nos dedos de uma das mãos. Alguns pais consultados acham que isso se deva ao fato de que nesta idade eles preferem estar em grupinhos, e na maioria das vezes naturismo não faz parte da vivência destes grupinhos.

Muita paz e confraternização. Este foi o clima que rolou nos dois dias e duas noites de festividade entre os mais de 200 naturistas presentes ao evento. Elias, que conta com o apoio importantíssimo de toda sua família, que esteve presente integralmente, as três filhas, a esposa, o netinho, e os maridos das filhas, que pela primeira vez tiram a roupa em público, conta também com o apoio de quase a totalidade dos naturistas atuantes neste país. Num clima como esse, sua gestão à frente da federação tem tudo para ser vitoriosa. Parabéns.

*Naturista e editor do OLHO NU

natpedro@

[pic]

O Movimento Naturista é pródigo, devido às suas características peculiares, em promover o aparecimento de personagens também peculiares que almejam um ideal maior, com luta e perseverança. Afinal, na sociedade atual, estar imbuído do espírito do Naturismo já é ser diferente de quase a totalidade das pessoas. E estar na linha de frente, na atuação, na vanguarda do Movimento é ser mais diferente ainda. Quando acontecem os Encontros Nacionais de Naturismo, como os Congrenats e, agora, a posse da nova diretoria da Federação Brasileira, há-se a chance de conhecer estas pessoas maravilhosas com seus pensamentos maravilhosos. Foi o que ocorreu. Conheça João, um personagem formidável.

A FORÇA QUE VEM DO NORTE

Por Pedro Ribeiro*

JOÃO CARLOS LIMA DE SOUZA é uma daquelas pessoas que a gente conhece e se encanta já no primeiro momento. Com sua fala doce e coração aberto conquista todos ao seu redor. Talvez seu jeito sereno e equilibrado de falar e se portar venha de sua vocação religiosa, que o levou a se tornar Frei Franciscano, que estudou filosofia e teologia para ser diácono, no caminho da carreira de padre. E é assim que João é chamado carinhosamente no meio naturista: padre. Mas há oito anos que este caminho foi largado por ele, justamente por ter sentido dentro de si uma outra vocação muito forte, que infelizmente era conflitante com a carreira que seguia, a vocação para o matrimônio.

Um filme sobre São Francisco de Assis, de Franco Zeffirelli “Irmão sol, irmão lua”, visto na TV durante a adolescência o inspirou pra seguir a carreira religiosa, como frei franciscano, é claro. Talvez inconscientemente a famosa passagem da vida de Francisco de Assis, quando larga todas suas vestes e sai nu pelas ruas em ato de protesto contra sua família e de amor aos pobres, já fosse um indício de que sua vocação para o Naturismo era o determinante para a escolha da carreira franciscana. João iniciou a realização de sua vocação para o sacerdócio aos 21 anos de idade. Fez sete anos de curso, mais quatro anos de prática.

Hoje tem 39 anos de idade. É casado com Fátima, 48 anos, há cinco anos e meio. Largou a batina para casar, para assumir um relacionamento que o levou a um conflito interno. Conheceu Fátima em um casamento que estava celebrando, em Belém, e onde era convidada. Saiu a primeira vez com ela um ano e meio depois. Esta situação foi exatamente oposta à ocorrida durante sua juventude, quando estava namorando firme e terminou o relacionamento para entrar para o seminário.

Antes de largar a batina já tinha vontade de ser naturista e sentia uma grande angústia por ter uma visão do corpo que não era a mesma que outros religiosos tinham e não se sentia à vontade interiormente por não poder conversar e colocar seus sentimentos entre eles. “Foram três anos de angústia” conta João. Esse modo diferente de compreender o corpo talvez tenha sido originado no hábito de sua mãe, que tinha o costume de ficar nua em casa, sem o menor constrangimento diante dos oito filhos, porém sem ter a menor noção da existência da filosofia naturista. No entanto ele é, hoje em dia, o único naturista da família.

Tomou conhecimento da existência do naturismo através de uma reportagem sobre a praia de Tambaba, veiculada na extinta Rede Manchete, no programa Documento Especial (depois que João tornou-se realmente integrante do Movimento Naturista, acha que aquele programa foi apelativo, no entanto, apesar disso, foi importante para despertar nele um lado que estava oculto). Mais tarde, em um jornal paraense, viu um anúncio de uma associação naturista em Belém, entrou em contato com o presidente. Começou a freqüentar sozinho, mas depois conseguiu convencer a esposa, “a muito custo” por causa também da severa formação religiosa dela.

Participou ativamente do Grunapa (Grupo Naturista do Pará) durante estes anos, mas está na iminência de criar um outro grupo naturista em Belém com os amigos e a esposa.

A paixão pelo naturismo foi tão grande que ele se tornou um estudioso do assunto, inclusive fazendo um trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia, para a Universidade da Amazônia, em Belém, com o título “Meio-ambiente e Naturismo, para reeducar-se em relação a si, ao próximo e à natureza”, concluída em dezembro de 2001. “O Naturismo me fez ver as pessoas de um jeito diferente, me tornou mais próximo, mais fácil de pegar amizade”, declara.

Outras vocações vão surgindo também na vida de João. Presenteou o novo Presidente da Federação Brasileira com uma obra plástica de sua autoria, com técnica mista, de colagem e óleo. Imediatamente o presente foi pendurado na sala de maior freqüência do clube PLANAT, por Elias.

* Naturista e editor do OLHO NU

natpedro@.br

[pic]

[pic]

[pic]

Proprietários de estabelecimentos naturistas conhecem as dificuldades de realmente conseguir cumprir a primeira regra básica de convivência nos clubes: nudez total obrigatória. Na quase totalidade das vezes ela é quebrada não pelos freqüentadores, mas sim por empregados e prestadores de serviços, que acabam ficando muito curiosos e despertando para esse mundo novo para eles. No congraçamento da posse da nova diretoria da FBrN essa escrita se manteve com os repórteres de TV, que por lá compareceram, e com os empregados do sítio. Além desses, devido ao grande número de visitantes, foi necessário pedir auxílio ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal que destacaram dois guarda-vidas pra fazer a guarda da piscina. E estes últimos são os destaques dessa matéria.

POR FORÇA DE OFÍCIO...

Por Pedro Ribeiro*

Da mesma forma que muitos não-naturistas ficam curiosos querendo saber como é a vida dos naturistas em seu “habitat” natural, isto é, o que eles fazem, como agem, como se comportam ou como pensam quando estão reunidos nos clubes e áreas naturistas, muitos naturistas também ficam curiosos em saber como pensam os não-naturistas, que são “obrigados” por motivos diversos a estarem vestidos em meio a uma multidão de despidos.

Para tentar matar essa curiosidade OLHO NU entrevistou os dois soldados do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal destacados, a convite da presidência do PLANAT, para fazer a segurança aquática com equipamentos, no dia ensolarado da posse com muitos banhistas na piscina. Para falar a verdade não eram dois soldados, mas sim um sargento, Paulo César da Silva e sua esposa, a soldado Lecy da Silva Coelho. O casal pertence à corporação do Distrito Federal há 7 anos. Ambos são candangos, ou seja, nasceram mesmo em Brasília. Ele tem 28 anos de idade e ela, 26 e têm 2 filhos.

Quando foram escolhidos pelo chefe da corporação, para o serviço no clube naturista, ficaram empolgados pela chance de conhecer pessoalmente o lugar que já haviam ouvido ou lido a respeito. Sempre tiveram curiosidade em conhecer, mas nunca haviam tido chance antes. Quando chegaram no clube e se depararam com toda aquela quantidade de pessoas despidas, disseram que não tiveram nenhum impacto e que a reação deles foi normal.

Acharam as pessoas bem à vontade e descontraídas, agindo da forma mais natural possível. A curiosidade despertada neles anteriormente já havia levantado a vontade de participar do naturismo. Porém disseram que não se sentiriam à vontade, praticando ali mesmo em Brasília, porque têm medo da reação dos amigos da corporação, medo das “fofocas internas” que poderiam haver caso fossem flagrados por outros colegas, que também tirassem o serviço como o que eles estavam fazendo. Questionados, então, se aquele momento não seria a melhor ocasião para experimentar a participação no Naturismo, já que não haveria outro colega no local, mostraram uma certa inibição para começar e acabavam desconversando.

No entanto, os dois desempenharam bem suas funções, acompanhando os grupos que se dirigiam à bica do rio, e dando muita atenção, principalmente, às crianças que estavam banhando-se na piscina. Mas não houve jeito de convencê-los a tirar a roupa e integrarem-se ao grupo. Pelo menos não nesta ocasião.

[pic] Paulo César e Lecy posam com Elias, o novo presidente da FBrN.

*Naturista e professor

natpedro@

[pic]

ANEDOTA

Por Johannes Wilhelmus Ruigt*

Achei uma pequena anedota no "GNI Informer" (revista naturista norte-americana), que combina com o artigo no Olho Nu 29 de Carlos de Paiva mando-lhe agora. Trata-se da Tal "ereção".

 

     Em Manhattan, Nova York, EEUU, existe um clube onde só homens praticam a Yoga nus no horário de meia noite (Nova York também não dorme). Estas aulas de Yoga são administradas por Jayadev. Ele já pratica a Yoga desde jovem. Ele é um facilitador e Master de Yoga.

 

     Numa pergunta de "quando é que um homem fica com ereção?" Jayadev respondeu:

 "Ereções vêm e vão toda hora nas aulas como acontecem quando vestido de calças durante o dia. Como se diz: Um relâmpago não é trovão. Todo mundo está  concentrado no seu interior  durante os exercícios e as sessões são bem puxadas. No meu ponto de vista ,quando eu vejo isto parece-me que como estou vendo lindas flores se abrindo num jardim mágico."

*Naturista e ceramista aposentado

davijan@.br

Se quiser visitar uma página que fala sobre naturismo e yoga visite o endereço:



-----------------------

1) NEGÓCIOS

2) TROCAR AMIZADE

“Deu o maior frio na barriga”

Bruno Gagliasso, ator, atualmente em “A casa das sete mulheres”, mini-série da Rede Globo de televisão, sobre a primeira vez em que ficou nu em cena.

[pic]

[pic]

“Pintaria o diabo”

Dona Ivone Lara, primeira-dama da escola de samba Império Serrano, que adoraria desfilar nua, mas não o faz por causa de seus 80 anos.

A lata é esta

João, o quarto da esquerda para a direita, com amigos na famosa bica do rio, no Planat.

Você sabe que você é mesmo naturista quando...

Veja mais charges como essa, toda semana em .

Acesse o site do jornal OLHO NU

olhonu.

e veja a outra piada do mês em filme. Vá direto para nathumor.

...você lê a PLAYBOY realmente por causa dos artigos!

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download