Davidgomes6.files.wordpress.com



Agrupamento de Escolas de S. João da Talha

Escola Secundária

Ficha de Avaliação Diagnóstica

Biologia/Geologia 10º ano

Nome: ______________________________ Ano/Turma:_____

OS MÉTODOS CIENTÍFICOS

A construção do conhecimento científico pode ser feita através de diferentes métodos de trabalho que dependem de múltiplos factores: tipo de investigação, personalidade e criatividade do investigador, meios disponíveis,… etc. Um dos métodos muito usado designa-se por método científico e é constituído por uma série de etapas organizadas (fig 1) que a seguir se descrevem.

1. O João costuma observar a sua avó quando ela faz pão. Curioso como é, perguntou-lhe o que faz o pão crescer. A avó explicou-lhe que as leveduras do fermento utilizam o açúcar que ela adiciona à massa e libertam um gás que a faz aumentar de volume. O João ficou intrigado e quer saber se a quantidade de açúcar utilizada na massa terá influência no tamanho final do pão.

1. Qual o problema do João?

A quantidade de açúcar utilizada na massa do pão afecta o tamanho deste?

2. Antes de formular a hipótese o que deve o João fazer?

O João deve fazer uma pesquisa (na internet, com o professor de ciências, em livros,…) que lhe permita saber mais sobre este assunto, para, depois, poder formular a hipótese mais plausível.

3. Formula uma hipótese para o problema do João?

Se adicionar mais açúcar à massa então o pão será maior./Quanto mais açúcar se adicionar à massa maior será o pão.

4. Quais as variáveis envolvidas nesta hipótese?

Quantidade de açúcar adicionado à massa; tamanho do pão.

Nota: Sem referir os termos, variável dependente e independente, perguntar qual das variáveis é que o João irá manipular durante a experiência e qual a que vai ser medida. Discutir quantas variáveis de cada tipo (medida e manipulada) deverá/poderá haver em cada experiência.

5. Apresenta um plano experimental simples que permita testar a hipótese que formulaste.

Preparar massa de pão com diferentes quantidades de açúcar (exemplo: 25, 50, 100, 200g…), moldar o pão e levar ao forno. Medir o pão depois de cozido.

6. Indica alguns cuidados a ter no planeamento e execução desse plano experimental.

As diferentes massas devem ter exactamente os mesmos ingredientes e nas mesmas quantidades. Só deve variar a quantidade de açúcar. A massa deve ser feita da mesma forma, a temperatura de cozedura e a forma devem ser iguais, a posição em que a forma é colocada no forna deve ser igual para todos, …etc. Explorar o conceito de variáveis controladas reforçando que só pode haver uma variável independente/só uma deve variar

Falar também no grupo de controlo que deve existir sempre numa experiência, serve de termo de comparação e contribui para uma maior fiabilidade dos resultados, isto é, permite atribuir as diferenças detectadas entre os diferentes grupos à variável independente. Neste caso poderia usar-se como controlo o grupo em que a quantidade de açúcar é a sugerida pela receita da avó do João.

7. Sugere uma forma de apresentação dos resultados.

[pic]

8. Faz uma previsão dos resultados a esperar se a hipótese estiver correcta.

As massas de pão que levaram mais açúcar originarão pães maiores.

9. Analisa os resultados fornecidos pela professora e apresenta uma conclusão. (não fornecer o dado dos 25g, nesta fase talvez não seja proveitoso introduzir tanta confusão, porque depois torna-se mais difícil/menos linear tomar a decisão de refutar/aceitar a hipótese)

Quanto mais açúcar menor o tamanho final do pão que se obtém.

10. O João deve aceitar ou rejeitar a sua hipótese?

O João deve rejeitar a sua hipótese.

11. O que é que o João poderá fazer para responder ao seu problema?

O João poderá fazer ensaios em que varia a quantidade de açúcar, por exemplo de 10 em 10g para conseguir perceber se existem valores entre as 50 e as 100g de açúcar que permitem obter pães maiores. Também deveria fazer ensaios com valores inferiores a 50 g.

EXPERIÊNCIAS EM Bikini Bottom

Sponge Bob e os seus amigos de Bikini Bottom têm andado muito ocupados a fazer investigações. Lê as que estão descritas nos textos A e B e responde às questões.

A1. Qual a observação inicial?

A concha do Gary está cheia de muco esverdeado.

A2. Qual o problema?

Qual o melhor tratamento?

A3. Quais as hipóteses?

O melhor tratamento deve ser a loção do Dr Kelp.

O melhor tratamento deve ser a aplicação local de algas.

A4. Qual seria a conclusão?

Embora os sintomas do Gary tenham desaparecido, não podemos saber qual dos tratamentos é mais eficaz/qual deles curou o Gary, porque o Bob aplicou os dois tratamentos em simultâneo.

A5. Sponge Bob terá conseguido responder ao problema?

Não. Ele deveria ter utilizado três grupos de caracóis com slimotose. A um deles aplicaria a loção do Dr Kelp, ao outro, as algas e ao terceiro não daria qualquer tratamento (grupo controlo).

B1. Planeia uma investigação que permita testar se o Patrick tem razão.

Deves indicar.

- o problema;

- hipótese;

- variáveis envolvidas;

- experiência;

- previsão de resultados.

Problema: A comida submetida a microondas torna os peixes mais inteligentes?

Hipótese: Se dermos comida feita em microondas aos peixes eles chegam mais rápido ao fim do labirinto./A comida feita em microondas aumenta a capacidade dos peixes para nadar em labirintos.

Variáveis envolvidas: tratamento da comida, tempo necessário para percorrer o labirinto.

Experiência: escolher dois grupos de peixes (com características idênticas entre os dois grupos: idade, peso, sexo, etc), no início medir o tempo que cada peixe demora a percorrer o labirinto e depois alimentar, durante um certo período de tempo, os peixes de um grupo com comida cozinhada com habitualmente e ao outro grupo a mesma comida mas submetida (por exemplo durante 30 segundos) a microondas. Passado algum tempo (por exemplo uma semana) faz os peixes nadarem novamente através do labirinto e regista os tempos gastos por cada um.(Voltar a reforçar a necessidade de controlar todas as variáveis para além da independente que podem interferir com os resultados e o grupo controlo (peixes que receberam comida sem passar pelo microondas)

Previsão: Os peixes que foram alimentados com a comida tratada no microondas levarão menos tempo a percorrer o labirinto(se a hipótese estiver correcta)

-----------------------

Texto A - Slimotose

Sponge Bob reparou que o seu amigo Gary sofre de slimotose, que faz com que a concha fique coberta de por um líquido viscoso e esverdeado. O seu amigo Patrick aconselhou-o a esfregar a concha com algas. A Sandy não concorda com este tratamento e acha que se ele beber a loção Dr. Kelp ficará curado de certeza.

Bob decide testar os dois tratamentos esfregando a concha do Gary com algas e dar-lhe a beber a loção do Dr. Kelp. Após uma semana de tratamento, o Gary estava completamente curado.

Texto B – O Milagre do Microondas

Patrick acredita que se der aos peixes comida que foi exposta a microondas, eles ficam mais inteligentes e conseguem chegar mais rapidamente ao fim de um labirinto.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download