SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS - INPE



VI FORUM DE ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA EM SERGIPE

PARA O SETOR LESTE DO NORDESTE

Aracaju, 21 de maio de 2009.

INTRODUÇÃO

Nos dias 20 e 21 de maio de 2009, realizou-se a VI Reunião de Análise Climática em Sergipe, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH, na qual foram analisadas as condições regionais da pluviometria e os aspectos globais dos oceanos e atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal. A reunião contou com a participação de meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste, do INPE e do INMET e ocorreu simultaneamente via internet com meteorologistas do INPE-CPTEC em Cachoeira Paulista, SP, do INMET em Brasília, DF, assim como usuários em diversos pontos do Brasil.

COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO DURANTE ABRIL DE 2009

A Figura 1 mostra o campo de anomalias pluviométricas sobre o Nordeste durante abril de 2009. Verificou-se anomalias positivas na maior parte da Região Nordeste, com precipitações superiores a 300 mm no norte da Região, com exceção do nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas que apresentaram desvios abaixo da climatologia. A distribuição espacial da precipitação durante o mês foi devido à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao sul da sua posição climatológica, favorecida pelo padrão de temperaturas da superfície do mar dos Oceanos Atlântico e Pacifico.

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES OCEÂNICAS e ATMOSFÉRICAS GLOBAIS.

Indicadores do desenvolvimento de uma fase neutra do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) foram identificados sobre o Oceano Pacífico Equatorial com relaxamento dos ventos alísios próximo a costa leste, conjuntamente com o aparecimento de anomalias positivas de temperatura da água do mar em sub-superfície ao longo do Pacífico equatorial central e leste.

No Oceano Atlântico Tropical observaram-se anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (ATSM) sobre o Atlântico Tropical Sul e anomalias negativas ao norte do equador, situação favorável para a permanência da ZCIT mais ao sul nos meses de abril e maio. O sistema de alta pressão subtropical sobre o Atlântico Sul permaneceu deslocado e mais fraco para sudeste sobre o Atlântico Sul.

PREVISÃO DAS CHUVAS PARA O TRIMESTE JUNHO A AGOSTO DE 2009

A maioria dos modelos oceânicos e atmosféricos do CPTEC/INPE, NCEP, NCAR, COLA e NASA, assim como os modelos acoplados oceano-atmosfera do CPTEC/INPE, ECMWF, UKMET e Météo-France indicam tendência de chuvas normais a acima da média para o setor leste do Nordeste Brasileiro, com as seguintes categorias de probabilidades: 40% acima, 35% normal e 25% abaixo. As condições oceânicas sobre o Atlântico Sul Equatorial, com anomalias de TSM positivas, configuram um padrão prognóstico favorável ao desenvolvimento de pluviometria acima da média para o setor Leste do Nordeste, durante o período de junho a agosto. Neste período observa-se a ocorrência de chuvas intensas em curto espaço de tempo.

É importante ressaltar que a partir do mês de junho, climatologicamente, as chuvas no norte do Nordeste tendem a uma redução significativa, com grande variabilidade espacial e temporal. Acrescenta-se a importância do monitoramento das condições atmosféricas sobre a região e as condições oceânicas e atmosféricas globais.

PARTICIPANTES PRESENCIAIS

- Centro Estadual de Meteorologia da Bahia, CEMBA.

- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA

- Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN

- Instituto Nacional de Meteorologia – INMET;

- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, INPE/CPTEC;

- Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP

- Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, SEMARH/SRH-SE;

- Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

- Universidade Federal de Sergipe – UFS

OBS: O próximo Fórum de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil que abordará as condições de chuva para o Leste do Nordeste e ocorrerá em Salvador- Bahia em junho de 2009. Contato com lucia.tenorio@inga..br

-----------------------

|[pic] |

|Figura 1 – Anomalias pluviométricas observadas em |

|abril de 2009. |

|Fonte: Proclima, INPE-CPTEC, Centros Estaduais de |

|Meteorologia. |

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches