Irp-cdn.multiscreensite.com



Dia 24 de janeiro

Dia da Previdência Social. Dia dos Aposentados. Dia da Constituição. Dia Mundial do Hanseniano.

Santos do Dia: Francisco de Sales/ Feliciano da Úmbria/ Urbano.

Faltam 341 dias para terminar o ano (342 em anos bissextos)

Calígula, morte

41. Morre aos 29 anos assassinado por Cassius Chaerea, um tribuno da sua guarda, o terceiro imperador romano Caio Júlio Augusto Germânico, mais conhecido como Caio César, ou ainda Calígula. Ele é lembrado muito por sua crueldade e extravagância. Depois da ascensão de Tibério ao trono imperial, sua família foi alvo de perseguições. Seu pai morreu em circunstâncias estranhas, e a mãe e os dois irmãos mais velhos foram exilados e assassinados por ordem imperial. Ficou com as irmãs, com quem, segundo consta, mantinha relações incestuosas. Quando o imperador Tibério morreu no ano de 37, o testamento designava-o como herdeiro, em conjunto com Tibério Gemelo, neto do falecido Tibério. Proclamou-se imperador, mandando assassinar Gemelo pouco tempo depois. Extremamente ignorante e mal preparado para governar, espalhou o terror e perseguiu seus inimigos. Calígula tomou diversas atitudes absurdas, como a de nomear Incitatus, seu cavalo de corridas como senador, e se autoproclamar um deus. Ele nasceu em 31 de agosto de 12 em Anzio, Itália, Império Romano.

[pic]

O filme

Em 14 de agosto de 1979, foi lançado na Itália o fime Calígula, contando a ascensão e queda do imperador romano Calígula. Sua conquista do poder através de métodos violentos e sua subsequente insanidade e tirania, que fazia com quem executasse qualquer um que não o agradasse. Dirigido por Tinto Brass (1933 - ), o filme traz Malcolm McDowell no papel principal, e mais Tereza Ann Savoy, Peter O’Toole entre outros.

Depois de muita expectativa, eu assisti Calígula alugado numa fita alugada numa locadora, alguns anos depois do seu lançamento. Mas em 1992, a então recém inaugurada Rede CNT anunciou sua exibição. Porém, a Justiça proibiu. A primeira exibição pública desse longa metragem no Brasil foi feita na 43ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, em outubro de 2008. Achava era que um filme épico, do naipe de Ben Hur, El Cid, etc. Mesmo sabendo que o exótico ator principal, Malcolm McDowell tinha feito Laranja Mecânica, em 1971, outro filme de enredo muito complicado pra mim. Então, acho que Calígula é um filme confuso e polêmico; um chocante pornô.

Por causa de algumas edições pós produção, como a orgia no final, feitas sob a orientação do produtor do filme, o fotógrafo Bob Guccione (1930 – 2010), criador da revista Penthouse, o diretor Tinto Brás renegou a obra, coisa que o escritor Gore Vidal (19025 – 2012), autor do enredo, também fez. É claro que Guccione estava pensando em dinheiro, não em arte propriamente dita. Boa demais é a música assinada pelo compositor italiano Bruno Nicolai (1926 – 1991), entremeadas por peças dos compositores soviéticos Aram Khachaturian (1903 – 1978) e Sergei Prokofiev (1891 – 1953). Utilizei muito a trilha sonora de Calígula na produção de programas que participei quando atuava como sonoplasta no rádio carioca. Tomei a liberdade de publicar aqui um texto de Fernando Alves Medeiros publicado no site mé. Faço minhas as palavras dele:

“A minha geração cresceu ouvindo muito falar de Calígula. Como se o mundo fosse dividido entre as pessoas que tivessem visto o filme e aquelas que ainda não viram.

Calígula, por todos esses anos, tomou para mim proporções realmente folclóricas, virando uma espécie de proibidão clássico, algo como uma experiência extrema em matéria de cinefilia.

No entanto, hoje, vendo-o pela primeira vez, percebo que toda essa sensação que ainda existe em torno dele pouco ou nada se sustenta diante dos seus 156 minutos. Para começar, é difícil saber do que se trata o filme. Se um pornô sofisticado ou épico de realismo chocante. Esse Ben-Hur da putaria é um ambicioso exercício de subversão, cujo poder de novidade se perde já nos seus primeiros minutos. Um filme de época com cenas de sexo explícito, ou cenas de sexo explícito entremeadas por falas e situações, se você preferir.

A câmera burocrática insiste nos planos afastados, mostrando uma opulência fake de estúdio, uma teatralidade distante e vazia. Os cenários têm aspecto de carros alegóricos de carnaval.

Assistimos sem abraçar qualquer coisa. Calígula é pouco hábil em nos envolver. O choque-pelo-choque acaba, a certa altura, nos dessensibilizando. Seus personagens, em regra rasos e sem sal, são monocórdios demais para merecer alguma simpatia. Eles agem como sombras ou comentários em torno de poder e sexo, do que pessoas reais de carne e osso. O protagonista é unidimensional, linear, caricato, às vezes oferecendo algum humor sui generis involuntário.

O imperador Calígula defendido pelo ator Malcolm McDowell é um demente de uma tecla só, um tirano com um quê de infantil. Sem ele, o filme seria um amontoado de cenas pesadas, mas com ele, a organicidade é frágil demais.

Faltou completamente qualquer “tônus dramático”. Calígula fica nessa faceta exterior de “retrato do show de perversões” que era o Império Romano, sem dar qualquer mergulho. Se existe alguma pincelada do contexto da época, ela é jogada em frases curtas na boca dos personagens.

Temos então a sensação que o filme se encomprida demais. Fica repetitivo, cansativo, girando em falso. Nos minutos finais, começamos a perceber que ele quer funcionar, ficando menos desinteressante, com cenas que exploram alguma plasticidade, havendo tensão e movimento. Mas já é tarde.

A conclusão é que Calígula deve ser celebrado mais como um acontecimento dentro do cinema do que um filme capaz de sobreviver ao tempo. Chegamos a ele com curiosidade, motivados pelo sensacionalismo que ele ainda provoca como um ruído de fundo em nossa cultura pop. Mas, depois de visto, pouco ou nada oferece para valer uma segunda olhada.

Imagino que, se Calígula tivesse, dentre seus realizadores, alguém com mais imaginação e com experiência de estúdio, teríamos hoje o clássico que ele nunca foi”. 78 – 89 – 147.

João Pessoa, nascimento

1878. Nasce em Umbuzeiro, (PB), o político João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. Foi para o Rio de Janeiro em 1911, assumindo o cargo de Auditor Auxiliar da Marinha, chegando ao cargo de Auditor Geral em 1918. Em 1920, passou a ministro do Supremo Tribunal Militar. Em 1928, chegou à presidência da Paraíba.

Candidato derrotado à vice-presidência do Brasil na chapa de Getúlio Vargas (1882 – 1954) nas eleições ocorridas em março daquele anos, às 17h30min do dia 26 de julho de 1930, ele foi assassinado em João Pessoa pelo advogado e jornalista João Duarte Dantas (1888 – 1930), seu inimigo político, quando estava na Confeitaria Glória da Rua Nova, em Recife. Ato continuo, o motorista de Pessoa, acorrendo em sua defesa, assassinou Dantas.

João Dantas, o criminoso, havia jurado matar João Pessoa, o homem que, segundo ele, o arruinara politicamente, que mandara vasculhar sua casa, que mandara publicar suas cartas íntimas, que determinara seu exílio em Pernambuco. Falou e disse. O crime é considerado o estopim da Revolução de 1930. Em homenagem, em quatro de setembro de 1930 uma lei estadual mudou o nome da capital do estado da Paraíba para João Pessoa. Enterrado na cidade do Rio de Janeiro, seus restos mortais foram transferidos para seu estado natal em 1977. 74.

Casamento Civil no Brasil: instituição

1890. O Decreto Nº. 181 institui o chamado casamento civil no Brasil, ou seja, o casamento regulado exclusivamente pela Lei Civil e celebrado perante a autoridade leiga. Quando o casamento é realizado sob cerimônia religiosa e reconhecido pela comunidade religiosa, diz-se que é casamento religioso. Antes, durante o período colonial e do Império, só era considerado válido o casamento que fosse celebrado segundo o rito religioso. A Constituição de 1891 só reconheceu como válido o casamento civil. 8

Ernest Borgnine, nascimento

1917. Nasce me Connecticut o ator Ermes Effron Borgnino, também conhecido como Ernest Borgnini. Aos 18 anos, se alistou na Marinha, onde serviu por de 10 anos, dando baixa logo depois da Segunda Guerra Mundial. A seguir, entrou para Escola Randall de Arte Dramática da cidade de Hartford, e em 1949 estreou na Broadway na peça Meu Amigo Harvey. Em 1950 foi para Hollywood, onde trabalhou como coadjuvante em vários filmes sem expressão. Com seu rosto duro e olhos penetrantes, ele ficou famoso por desempenhar papeis de vilão.

[pic]

Em 1953, Ernest Borgnini começou a fazer sucesso, depois de aparecer no clássico A Um Passo da Eternidade, ao lado de Franck Sinatra, Débora Kerr e Burt Lancaster. Em 1955 ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo seu trabalho em Marty. No início da década de 1960, Borgnine estreou na TV na série A Barca dos Birutas. Os filmes mais famosos de sua carreira são O Voo da Fênix (1965), O Imperador do Norte (1967), Os Doze Condenados (1967), Estação Polar Zebra (1968), Meu Ódio Será Sua Vingança (1969), O Destino do Poseidon e Fuga de Nova York. 1981). 4 - 78.

Previdência Social no Brasil: primeira lei

1923. É elaborada a primeira Lei de Previdência Social no país, através do Decreto Nº. 4 682. Conhecida como Lei Elói Chaves, com ela foram criadas as primeiras Caixas de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. É o embrião da Previdência Social brasileira. Antes, as empresas criavam suas próprias caixas de pensões, mas o pequeno número de associados nem sempre viabilizava o sistema.

Em 1933, o governo Getúlio Vargas criou os Institutos de Aposentadorias, entre os quais o IAPI, IAPETC e IAPC. Como nem sempre o trabalhador brasileiro começavam e terminavam a vida profissional na mesma função, esses institutos não prosperaram de maneira ordenada.

Em 1957, um movimento sindical lutou pela criação de um plano único de benefícios. Mas foi em 1960 que o presidente Juscelino Kubitschek (1900 – 1976) sancionou sem vetos a Lei Orgânica da Previdência Social, que mantinha os institutos, fixava um teto de cinco salários mínimos e concedia aposentadoria aos 55 anos de idade.

Em 1966 foi criado o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), fundindo todos os institutos em um só, com a previdência administrada por um ministro de estado e pelo presidente do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), sob a responsabilidade do Governo Federal. 23.25/01/1998.

As Vinhas da Ira, o filme: lançamento

1940. É lançado nos Estados Unidos o clássico do cinema norte-americano As Vinhas da Ira. O filme mostra a cidade de Oklahoma, na época da Depressão, quando o filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar em um pequeno caminhão a família até a Califórnia, onde se dizia “que trabalho lá não falta”. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações e quando chegam à terra prometida descobrem que era um lugar bem pior do que aquele que tinham deixado. As Vinhas da Ira tem no elenco Henry Fonda (1905 - 1982), John Carradine (1906 - 1988) nos papeis principais. Ganhou o Oscar de Direção para John Ford (1904 - 1973) e de Atriz Coadjuvante para Jane Darwell (1879 - 1967). 19 - 36.

Neil Diamond, nascimento

1941. Nasce em Nova York Neil Leslie Diamond, ou então, Neil Diamond, um dos mais importantes cantores, compositores e músicos surgidos na década de 1960. Recordista na vendagem de discos, começou a carreira como compositor de músicas para o grupo The Monkees e gravou seu primeiro disco como cantor em 1966. Em 1973, compôs a trilha sonora do filme Fernão Capelo Gaivota, e em 1980 imprimiu uma nova interpretação para o filme O Cantor de Jazz.

[pic]

Em toda a carreira, Neil Diamond gravou cerca de 60 álbuns. Seus maiores sucessos são: Solitary Man, I‘m a Believer, Girl, You'll Be a Woman Soon, Kentucky Woman, Shilo, Sweet Caroline, Cracklin’ Rose, Song Sung Blue, Long Fellow Serenade, September Morning, Heartlight, e You Don't Bring Me Flowers, em dueto com Barbra Streisand (1942 - ). 41

.

Os Três Mosqueteiros, o filme: estréia

1947. É lançado nos cinemas brasileiros, o filme Os Três Mosqueteiros, um dos mais importantes trabalhos do ator cômico Mário Moreno Reyes, mais conhecido como Cantinflas, nascido numa família pobre do México em 12 de agosto de 1911, ele trabalhou como engraxate, pugilista, toureiro, motorista de táxi e palhaço de circo. Começou no cinema em 1936, no filme Não Te Enganes, Coração.

[pic]

Apareceu em mais de 50 filmes, entre os quais O Circo, Romeu e Julieta, O Porteiro, Cavaleiro Sob Medida, O Extra, El Supersabio, O Mágico, O Bombeiro Atômico e Se Eu Fosse Deputado. São inesquecíveis suas atuações nas superproduções A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956), e Pepe, (1960). Com o bigodinho inconfundível e as calças caindo, Cantinflas fazia um tipo inconfundível. Na opinião de Sir Charles Chaplin (1889 - 1977), era o maior comediante do mundo. Cantinflas morreu aos 82 anos na Cidade do México, em 20 de abril de 1992. 4.

Sir Winston Churchill, morte

1965. Morre aos 91 anos em Londres, o político, militar e estadista Sir Winston Leonard Spencer Churchill. Formou-se em jornalismo e alistou-se na Marinha. Até 1900, participou como militar e correspondente de guerra em várias campanhas nas colônias britânicas. Entrou para a política, elegendo-se senador pelo Partido Conservador. A partir de 1906, participou ativamente do governo. Foi subsecretário de estado das colônias, secretário do interior e chefe do almirantado.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, Churchill voltou ao almirantado, assumindo sucessivamente os cargos de Ministro das Munições, da Guerra, da Aeronáutica e das Finanças. Chegou ao cargo de primeiro-ministro em 1940, tornando-se uma das peças chaves da resistência contra as tropas de Adolf Hitler (1889 – 1945). Com o final do conflito, Churchil tornou-se um dos articuladores nas conferências que decidiram o destino da Europa no pós-guerra.

Voltou à política em 1951, reassumindo o cargo de primeiro-ministro, liderando a Aliança Conservadora contra o comunismo na Europa. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi condecorado pela Rainha Elizabeth II (1926 - ) em 1953, recebendo o título de Sir. Nesse mesmo ano, ganhou o Prêmio Nobel de literatura pelo livro História da Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill nasceu em Oxford, Inglaterra, em 30 de novembro de 1874.

Em 1º de setembro de 2017 foi lançado no Festival de Tellunde, estado do Colorado (EUA), o filme O Destino de Uma Nação (Darkest Hour). Dirigido pelo britânico Joe Wright (1972 - ), o longa metragem tem o ator Gary Oldman (1958 - ) no papel de Sir Winston Churchill nos primeiros dias como primeiro-ministro do Reino-Unido e na ocasião em que o exército nazista de Hitler cercava as tropas inglêsas em Dunquerque, na França, durante a segunda Guerra Mundial. O destino da Europa Ocidental depende de Churchill nos primeiros dias da guerra. O recém-nomeado primeiro-ministro britânico deve decidir entre negociar com Hitler ou lutar contra probabilidades incríveis. Durante as quatro semanas seguintes em 1940, Churchill consolidou seu legado à medida que suas decisões corajosas e liderança ajudaram a mudar o curso da história mundial. No Brasil, O Destino de Uma Nação estreou em 11 de janeiro de 2018. 2 – 19 – 78 – 147.

Constituição Brasileira: a 5ª da República, promulgação

1967. É promulgada pelo Congresso Nacional a Constituição que institucionalizou o governo do Regime Militar instituído em 31 de março de 1964. As principais medidas da nova Carta Magna eram a introdução do bipartidarismo e o estabelecimento das eleições indiretas para a presidência da república. A Constituição de 1967 entrou em vigor em 15 de março de 1967, mas foi praticamente revogada pela edição do AI-5 (Ato Institucional Nº. 5), em vigor a partir de 13 de dezembro de 1968. O AI-5 dava plenos poderes ao chefe do governo militar. Durante sua, o Presidente da República legislava em substituição ao Congresso, com direito de cassar mandatos e suspender direitos políticos. 36.

Segunda Guerra Mundial: soldado japonês se rende depois de 28 anos

1972. O sargento japonês Shoichi Yokoi, nascido em Saori em 31 de março de 1915 é encontrado por caçadores nas matas de Telafofo, Ilhas Guam, oeste do Oceano Pacífico, depois de sobreviver 28 anos como Robinson Crusoé em uma caverna na selva, alimentando-se de peixe e plantas silvestres.

Em 1944, com a retomada da região pelas forças norte-americanas, Yokoi, cumprindo ordens superiores, não se rendeu. Fugiu, para a selva com mais nove soldados japoneses, mesmo após achar folhetos que anunciavam o fim da Segunda Guerra Mundial. Diante da luta pela subsistência, ou outros oito companheiros morreram no isolamento. Shoichi Yokoi morreu em Nagoia, Japão aos 82 anos em 22 de setembro de 1997. 22.25/01/1972.

O Bem Amado, a novela: estreia

1973. Estreia na Rede Globo O Bem-Amado, a primeira novela em cores da televisão brasileira. Quarto trabalho do gênero escrito por Dias Gomes (1922 - 1999), O Bem-Amado narrava as peripécias do prefeito Odorico Paraguaçu, de uma cidade fictícia do interior do Brasil. Populista corrupto, ele se elegeu com a promessa de construir um cemitério.

[pic]

Dirigida por Régis Cardoso (1934 - 2005), O Bem-Amado tinha como principais interpretes os atores Paulo Gracindo (1911 - 1995) como Prefeito, Lima Duarte (1930 -), como Zeca Diabo e Emiliano Queiróz (1933 -) como Dirceu Borboleta. Foi um grande sucesso e umas primeiras telenovelas brasileiras vendidas para o exterior. 137.

George Cukor, morte

1983. Morre em Los Angeles, Califórnia aos 84 anos o cineasta George Cukor. Conhecido como diretor de mulheres, antes de entrar para o cinema foi ator de teatro e diretor de musicais na Broadway. Estreou no cinema em 1930 com o filme Grumpy. Tinha fama de durão, mas sabia como poucos lidar com o temperamento dos artistas, principalmente as mulheres. Trabalhou com Jean Harlow, Greta Garbo, Marilyn Monroe, Joan Crawford, e Katharine Hepburn. Um dos diretores mais premiados da História do cinema, Cukor dirigiu mais de 50 filmes e ganhou 18 prêmios Oscar. Seus filmes mais importantes são David Copperfield (1935), A Dama das Camélias (1936), Romeu e Julieta (1936), A Costela de Adão (1949), Nasce Uma Estrela (1954), Adorável Pecadora (1959), À Meia Luz, My Fair Lady (1964) O Pássaro Azul (1976) e Ricas e Famosas (1981). Ele nasceu em Nova York em sete de julho de 1899. 152.

Computador Macintosh: lançamento

1984. A Apple Computer Inc. lança nos EUA o computador pessoal Macintosh 128K, ou simplesmente Mac - uma máquina de 32 bits equipada com um chip Motorola 6800. É o primeiro e único computador dotado de recursos de desenho, tipografia, mouse e interface gráfica, ao preço de US$ 2,495. O Mac é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som. Embora este não seja o primeiro computador dotado com uma GUI (Graphical User Interface), ou Interface Gráfica, ele é o primeiro PC a popularizar esse revolucionário dispositivo de interação que reúne elementos gráficos como ícones, símbolos, ou qualquer outra definição que represente um indicador visual, em contraste com a interface de linha de comando.  O software original do Macintosh foi parcialmente baseado no sistema operacional Lisa, lançado anteriormente pela própria Apple para o computador Lisa em 1983.

A história da interface gráfica começa na década de 1960, quando uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Stanford liderada pelo doutor em engenharia eletrônica Douglas C. Engelbart (1925 - 2013) desenvolvia o hipertexto, computadores em rede e os precursores de interfaces gráficas.

O nome do PC da Apple deriva de McIntosh, um tipo de maçã desenvolvido pelo fazendeiro canadense John McIntosh em 1760. Essa fruta era muito apreciada por Jef Raskin (1943 – 2005), um especialista em interfaces gráficas que iniciou o projeto do Macintosh no final da década de 1970. Raskin foi o funcionário de número 31 na Apple Computer Corporation, a empresa fundada em 1º de abril de 1976 pelos visionários Steve Jobs (1955 - 2011), Ronald Gerald Tito Wayne (1934 - ) e Steve Wozniak (1950 - ). A Apple mudaria os rumos da informática em todo o mundo. Wayne desistiu logo e vendeu sua parte no negócio por 2,300 dólares. Hoje, se ainda possuísse seus 10%, teria uma fortuna estimada em 200 bilhões de dólares. 41 – 78.

Amador Aguiar, morte

1991. Morre aos 86 anos em São Paulo (SP) o ex-lavrador, empresário e banqueiro amador Aguiar Aguiar, dono do BRADESCO, o maior conglomerado financeiro da América Latina. Fugiu de casa aos 16 anos de idade, só com o diploma primário. Trabalhou como engraxate, biscateiro e tipógrafo em Sertãozinho, pequena cidade do interior de São Paulo. Foi para Birigui em 1926, entrando como contínuo no Banco Noroeste. Em 1927 passou a contador, e um ano depois já era gerente. Em 1943, com 10 000 contos de réis, entrou como sócio do Banco Brasileiro de Descontos, na época uma pequena instituição financeira de Marília chamada Casa Bancária Almeida Irmãos. Este é o primeiro banco prestador de serviços do país. Em 1946, Aguiar transferiu a sede do banco para a capital. Em 1953, transferiu a empresa para a Cidade de Deus, em Osasco, atual sede do grupo. Homem de hábitos simples, transformou o pequeno BRADESCO numa potência financeira. Antes de morrer, doou a maioria de suas ações para a Fundação Bradesco. Amador Aguiar nasceu em Ribeirão Preto (SP), em dois de fevereiro de 1904. 36.

Paulo Villaça, morte

1992. Morre aos 56 anos no Rio de Janeiro em consequência de problemas decorrentes da Aids o ator Paulo Barbosa Villaça. Nascido em Bauru (SP), em 1933, estudou filosofia na Universidade de São Paulo e na École de Hautes Études de Paris. Em 1954 formou-se na Escola de Arte Dramática de São Paulo, e no ano seguinte estreou no teatro em O Caso Oppenheimer. Em 1968 participou na peça Navalha na Carne e protagonizou o filme O Bandido da Luz Vemelha. Paulo Villaça trabalhou em 20 filmes, sendo os mais importantes A Mulher de Todos (1969), Copacaba Mon Amour (1970), A Dama do Lotação (1978), Lúcia MacCartney Uma Garota de Programa (1971), Betto Rockfeller (1971) e Sagarana, o Duelo (1973). Na televisão, ele trabalhou nas novelas Barriga de Aluguel, Helena, Vale Tudo, O Bofe, Os Adolescentes e nas minisséries Quem Ama não Mata e Chapadão do Bugre. Foi enterrado em São Paulo. 78.

Rivaldo: o Melhor Jogador do Mundo em 2000

2000. O meio campista brasileiro Rivaldo Vítor Borba Ferreira (1972 - ), aos 27 anos é escolhido o Melhor Jogador de Futebol do Mundo em 1999. Titular da Seleção Brasileira e do Barcelona da Espanha, ele foi escolhido por 140 treinadores do mundo inteiro. Além de Rivaldo, estiveram entre os mais citados o inglês Beckham e o argentino Batistuta. 46. 02/02/2000.

Porco-Espinafre japonês: criação

2002. Pesquisadores da Universidade de Kinki, no Japão, assustam a comunidade científica ao anunciar a criação de um porco transgênico com um gene de espinafre. Teoricamente, este é o primeiro mamífero com gene de planta do mundo. O cientista Akira Iratani, coordenador da equipe, declarou que a carne desse animal teria 20% menos gordura que a tradicional, e reconheceu que esse suíno transgênico teria pouca, ou nenhuma utilidade, já que apenas 1% dos filhotes nascem vivos.

Embora o feito tenha sido anunciado pelos principais jornais do Japão, a pesquisa teria que ser publicada numa revista especializada, para ser analisada pela comunidade científica, ficando, assim, comprovada sua veracidade. 33.25/01/2002.

Leônidas da Silva, morte

2004. Morre aos 90 por complicações do Mal de Alzheimer em Cotia (SP), o jogador de futebol Leônidas da Silva, o Diamante Negro, creditado como o inventor da jogada conhecida como Bicicleta. Filho de um marinheiro português e de uma cozinheira brasileira, começou a carreira de centroavante no infantil do São Cristóvão Futebol Clube. Passou pelo Sírio e Libanês, Bangu, Peñarol do Uruguai, Vasco da Gama, Botafogo e pelo Flamengo, onde se consagrou.

Leônidas da Silva jogou 149 partidas e marcou 153 gols pelo rubro-negro. O jogador também atuou pela Seleção Brasileira em 1932 pela Copa Rio Branco, em 1934 e 1938 pela Copa do Mundo, e em 1945, pela Copa Rocca. Em 1942, foi para a capital paulista jogar pelo São Paulo Futebol Clube, onde pendurou as chuteiras em 1951. Depois, foi comentarista esportivo de sucesso e ganhador de sete prêmios Roquette Pinto, o mais importante troféu artístico da época.

Também conhecido como O Homem Borracha, Leônidas da Silva foi apelidado de Diamante Negro pelo jornalista Raymond Thourmagen, da revista Paris Match. Em sua homenagem, a Lacta criou o chocolate famoso até os dias de hoje. Leônidas da Silva nasceu no Rio de Janeiro em seis de setembro de 1913. 36.

Orkut, criação

2004. O Orkut é uma rede social filiada ao Google, com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. O nome é uma homenagem ao seu criador, o turco Orkut Büyükkökten (1976 - ), então projetista chefe do Google, uma empresa multinacional de serviços on line e softwares fundada por Larry Page (1973 - ) e Sergy Mihailovich Brin (1973 - ) em Menlo Park, na Califórnia, em quatro de setembro de 1994.

Em sete de agosto de 2008 a empresa anunciou que o Google Brasil passa a ter o controle mundial do Orkut, dividindo a responsabilidade com os indianos. O Orkut foi desativado em 30 de setembro de 2014. 78.

[pic]

[pic]

Dia 25 de janeiro

Dia do Carteiro. Dia dos Correios e Telégrafos. Dia Nacional da Bossa Nova. Santos do Dia: Paulo de Tarso/ Juventino/ Apolo.

Faltam 340 dias para terminar o ano (341 em anos bissextos)

Dia do Carteiro

[pic]

1663. O alferes João Cavaleiro Cardoso é nomeado para o cargo de Correio-Mor do Mar e Correio-Mor de Terra da Capitania do Rio de Janeiro. Com a chegada da Corte de Portugal em 1808, a regulamentação do serviço postal no Brasil foi impulsionada. Este serviço valia apenas para correspondências enviadas para a Corte diretamente de Portugal, que aqui chegavam até Salvador e Rio Janeiro vindas de navio, apenas duas vezes por ano. Este é o marco do inicio dos Correios no Brasil. Nessa época o trabalho era feito por escravos, tropeiros e mascates.

Em agosto de 1822, o ministro José Bonifácio de Andrada e Silva (1763 – 1838) precisava mandar uma mensagem ao então príncipe Dom Pedro (1798 - 1834). O pioneiro Paulo Bregaro foi encarregado da missão. Ele cavalgou sem descanso, e no dia sete de setembro de 1822 encontrou o príncipe em São Paulo, às margens do Riacho Ipiranga. Ao receber a correspondência, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. 20 anos depois, em primeiro de agosto de 1843, por iniciativa de Dom Pedro II (1825 - 1891), o Brasil tornou-se o segundo país a adotar o selo adesivo.

O primeiro selo brasileiro é o Olho-de-Boi, no valor de 30, 60 e 90 réis. Ao longo dos anos, vários serviços foram introduzidos. Em 1931, ocorreu a fusão da Repartição Geral dos Correios e Telégrafos com a Diretoria Geral dos Correios. Nascia o DCT (Departamento dos Correios e Telégrafos). Em 1969, o governo militar resolveu transformar o DCT na ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo). 33.1/01/1993.

Robert Boyle, nascimento

1627. Nasce em Lismore Castle, Irlanda, o físico e químico Robert Boyle, co-fundador da Royal Society (Real Sociedade de Londres) em 1660, e responsável pelo estabelecimento da química como matéria simples séria. Por isso ele é amplamente considerado seu fundador. Boyle ficou conhecido como o primeiro cientista a manter anotações detalhadas dos resultados que conseguia em seu laboratório, e seus estudos tinham como foco os gases. Algumas figuras importantes da comunidade científica consideram que a química não surgiu da alquimia, mas sim de um movimento diferenciado que começou a partir do Século 17, tendo como personagem principal Robert Boyle e seus estudos de base mecanicista, negando qualquer explicação mágica para os fenômenos naturais.

Entre as descobertas científicas de Robert Boyle destacam-se a leis dos gases que têm o seu nome, o enxofre, a acetona e o isolamento do hidrogênio, a prova que o ar é uma mistura e o álcool metílico. O prefixo Alchemy (alquimia) foi eliminado por Boyle e daí em diante esse campo de estudo passou a ser denominado Química.

Suas obras mais notáveis são: The Sceptical Chymist (O Químico Cético) (1661), e a Experiments, Notes, &c., About the Mechanical Origin or Production of Divers Particular Qualities (1675) - e a segunda edição de New Experiments (Novos Experimentos), na qual ele relatou sua experiência com a bomba de vácuo e a lei que ficou conhecida como Lei de Boyle. Ele publicou também, as obras sobre medicina como Memoirs for the Natural History of Human Blood (1684) e trabalhos de teologia como Excellency of Theology, Compared with Natural Philosophy(1674). Robert Boyle morreu em Londres aos 64 anos, em 31 de dezembro de 1691. 29 – 78.

Cidade de São Paulo: fundação

1554. O missionário jesuíta espanhol José de Anchieta (1534 - 1597), com apenas 20 anos de idade, funda a cidade de São Paulo. Depois de prestar relevantes serviços em São Vicente, ele subiu a serra com sua comitiva de 12 pessoas, acampou entre os riachos Tamanduateí e Anhangabaú, na cordilheira de Paranapiacaba e construiu um barracão, onde celebrou a primeira missa. Era o dia da comemoração pela conversão do apóstolo Paulo. Em homenagem à data cristã, o barracão foi batizado pelo próprio Padre Anchieta como Colégio São Paulo, e foi usado para a catequização dos índios. Em 1560 o povoado se transformou em vila, e em 1711 foi elevado à categoria de cidade. 36.

Primeira ligação telefônica transcontinental da História

1915. O inventor Alexander Graham Bell (1847 - 1922) em Nova York, e Thomas A. Watson (1834 - 1934) em São Francisco realizam a primeira conversação transcontinental da História. A histórica ligação telefônica foi completada através de uma rede de cabos de 3 000 toneladas, sustentadas por 130 000 postes.

Alexandre Graham Bell era considerado o pai do telefone até 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos, numa decisão polemica aprovou a Resolução Nº. 269, que reconhece que o italiano Antonio Senti Giuseppe Mucio (1808 - 1889) é, de fato, o autor do invento. 19.

[pic]

Jânio Quadros, nascimento

1917. Nasce em Campo Grande, então estado de Mato Grosso, o professor e político Jânio da Silva Quadros, o 17º presidente do Brasil, e primeiro a tomar posse na nova capital, Brasília. Começou sua carreira profissional e política em São Paulo, formando-se em direito e ministrando aulas. Em 1947, elegeu-se vereador pelo PDC (Partido Democrata Cristão). Político carismático e performático, em 1950 elegeu-se deputado estadual, e em 1953 governador do estado pela primeira vez. Com uma política de moralização e contenção de despesas, obteve um grande apoio popular. Ao terminar o mandato, foi eleito deputado federal pelo Estado do Paraná.

Nas eleições municipais de setembro de 1959, o eleitor paulistano, descrente com a política e revoltado com o baixo nível dos candidatos, resolveu protestar promovendo o maior e mais famoso caso de voto nulo da história política brasileira: a eleição do Cacareco, um rinoceronte levado do Rio de Janeiro, que fora participar da inauguração do zoológico da Barra Funda, em 16 de março de 1958 - e que se tornou uma grande atração. A ideia de lançar o animal como “candidato” a vereador foi do editor de trabalhismo e sindicalismo do jornal O Estado de São Paulo, Itaboraí Martins, que à época ainda era estudante de direito. Para cumprir a obrigação com a Justiça Eleitoral naquele tempo, o eleitor recebia um envelope das mãos do mesário e, dentro dele, colocava uma cédula com o nome do seu candidato. As gráficas imprimiram milhares dessas cédulas eleitorais com o nome do animal, que recebeu mais de 100 mil votos. Já o candidato de verdade mais votado naquela eleição não teve mais que 95 mil votos.  

O rinoceronte ou a rinoceronte, pois dizem que o Cacareco, apesar do nome masculino, era, na verdade uma fêmea. O animal foi devolvido ao Zoológico do Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1959, alguns dias antes da eleição. Em dezembro de 1962, o “rinoceronte vereador” morreu prematuramente na capital carioca, antes de completar dez anos de idade. Seus restos mortais foram levados de volta a São Paulo em 1984 e estão em exibição, desde então, no Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina e Zootecnia da USP.

[pic]

Foi nesse clima que, apoiado pela coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL, meu conterrâneo Jânio da Silva Quadros (1917 – 1992), um político carismático e performático que havia se revelado um bom administrador em São Paulo, foi eleito o 22º presidente da República em três de outubro de 1960, derrotando o marechal da reserva Henrique Batista Duffles Teixeira Lott (1894 – 1984). O novo presidente foi capa da revista norte-americana Time, em sua edição de 30 de junho de 1961. Democrata convicto, Lott, com seus hábitos metódicos e o respeito à hierarquia militar, adotou como símbolo uma espada. Sua campanha contou com técnicas profissionais de marketing político importadas dos Estados Unidos. A batalha pela presidência, travada entre ele e Jânio foi acirrada. Por não concordar com a ditadura que estava se iniciando no Brasil, o marechal se afastaria da vida pública quatro anos depois.

A campanha

Para a campanha presidencial, Jânio adotou como símbolo uma vassoura, em contraponto à espada adotada pelo seu oponente, o marechal Lott. Símbolos da campanha dos dois candidatos, a espada e a vassoura em forma de pequeno broche eram disputados pelos eleitores do país inteiro, que os usavam presas às roupas. Esta era a letra do jingle da campanha de Jânio:

“Varre, varre, varre, varre, varre vassourinha. Varre, varre a bandalheira/ Que o povo já está cansado/ De sofrer desta maneira/ Jânio Quadros é a esperança/ Desse povo abandonado”.

[pic]

Nos palanques, Jânio Quadros adotou uma postura crítica à administração do então presidente Juscelino “JK” Kubitschek, pregando moralismo e transparência nos gastos públicos. Tratado como demagogo pela oposição, ele fazia suas aparições públicas com os cabelos desarrumados, e suas performances nos palanques eram ilustradas por sanduíches de mortadela no bolso do terno amassado; camisa desabotoada no colarinho, gravata torta e talco nos ombros para simular que tinha caspa. Bom conhecedor da língua portuguesa, Jânio era especialista em construir frases de caráter erudito. Assim, ele tentava passar a ideia de que era um homem letrado. Uma teoria de conspiração pretende que, quando renunciou à presidência, aos ser indagado porque, Jânio teria proferido esta frase:

“Fi-lo porque qui-lo”

Jânio Quadros venceu a eleição com 5 626 632 votos - até então a maior votação popular da história do Brasil – e se tornou o primeiro presidente a tomar posse em Brasília. Logo depois da eleição, o presidente eleito viajou para a Europa, só retornando pouco antes de sua posse, marcada para 31 de janeiro de 1961. A respeito dessa viagem, Jucelino Kubitschek declarou ao jornalista Murilo Melo Filho (1928 - 2020) numa entrevista publicada pela Revista Manchete em sua edição de 18 de janeiro de 1961:

“O meu sucessor pensa como eu: a democracia brasileira está de tal modo consolidada que já não é necessário que o candidato eleito tenha de ficar no país, vigilante, para lutar pela sua posse”.

A declaração de Juscelino “JK” Kubitschek procedia, por que lá atrás, em 1956, ele mesmo e seu vice João Goulart quase não assumiram os cargos. Eleito em três de outubro de 1955 com 36% dos votos, JK não obteve a maioria absoluta. Em vista disso, a oposição tentou impugnar o pleito, mas o Movimento Legalista, liderado pelo então ministro da Guerra, marechal Teixeira Lott garantiu a posse, afastando o presidente provisório Carlos Coimbra da Luz (1894 – 1961) e que na qualidade de presidente da Câmara, governou o país entre oito e 11 de novembro de 1955. Naquela ocasião, Luz precisou embarcar no Cruzador Almirante Tamandaré para uma viagem não programada até Santos (SP), onde instalou um governo de emergência. O navio, que na época era o mais bem equipado da Marinha nacional foi alvo de disparos pela artilharia do exército. Porém, este não revidou, atendendo solicitação do próprio Carlos Luz. No entanto, com o apoio do PSD (Partido Social Democrático), foi declarado o impeachment de Carlos Luz no Congresso Nacional, sob acusação de conspiração para não entregar o poder ao presidente eleito. Então, o vice-presidente do Senado Nereu Ramos de Oliveira (1888 - 1958) assumiu em seu lugar, e dois meses depois passou, finalmente, o governo à Juscelino Kubitschek.

O grande comício na Cidade Morena

Na Rua Bernardo Franco Bais, em Campo Grande (MS), existe uma pracinha, agora dotada de calçamento e iluminação. Mas em 1960, ano da campanha presidencial, o local era de terra batida, não havia calçadas nem asfalto. Ali, em meio a poeira, aconteceu um grande comício com o comparecimento de vários políticos udenistas locais. Como convidados especiais, Jânio Quadros e integrantes da coligação que o elegeria.

Naquela noite, eu, meus irmãos e grande parte da molecada da Vila Carvalho conseguimos juntar centenas de vassourinhas douradas. Apostávamos para conferir quem tinha arrematado mais daquelas joinhas de latão. Uma quadra abaixo, na esquina com a Avenida das Bandeiras, a Casa São José, o armazém do meu pai realizou um faturamento recorde naquela noite memorável, pelo menos para mim. E papai não era eleitor da UDN, mas sim, votava no PTB, como bom Getulista que ele era.

Acho que pelo conjunto de todas essas polêmicas movimentações, Jânio Quadros conseguiu a façanha de figurar na capa da revista norte-americana Time em sua edição 30 de junho de 1961. Todavia, durante seu curto governo, ele criou medidas importantes, como as primeiras reservas indígenas do país - entre elas o Parque Nacional Indígena do Xingu (atualmente Parque Indígena do Xingu), em 14 de abril de 1961; e enviou ao Congresso Nacional a primeira proposta de Lei de Reforma Agrária, além de projetos de leis antitrustes - e abriu vários inquéritos e sindicâncias combatendo a corrupção e o desregramento na administração pública. Também assinou um decreto obrigando que todo filme transmitido pela TV fosse dublado.

Por outro lado, Jânio Quadros tomou medidas polêmicas, como a proibição do uso de biquíni pelas candidatas dos concursos de miss nas transmissões de televisão, além de proibir as rinhas de galo, as corridas de cavalos em dias de semana e o lança-perfume em bailes de carnaval. Mas desagradou parte do funcionalismo público ao pretender impor o uso de um inusitado traje de trabalho: uma espécie de farda indiana de mangas curtas chamada de slack. O presidente ficou famoso também pelos inúmeros memorandos apelidados de “bilhetinhos”, que ele utilizava para se comunicar com seus ministros. Quando era governador do Estado de São Paulo, o político mato-grossense já havia polemizado, ao proibir a execução de rock ‘n roll em todos os bailes realizados no estado.

A renuncia

Poucos meses depois, em 25 de agosto, Jânio surpreendeu não só o Brasil, mas o mundo inteiro: ele renunciou ao cargo de presidente da República, deixando este texto de renúncia (Carta Renúncia), entregue ao ministro da Justiça Oscar Pedroso Horta (1908 - 1975) no dia 22 de agosto. Ele havia escrito o documento no dia 19.

“Fui vencido pela reação e, assim deixo o Governo. Nestes sete meses, cumpri meu dever. Tenho-o cumprido, dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções nem rancores. Mas, baldaram-se os meus esforços para conduzir esta Nação pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, o único que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo.

Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração.

Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública.

Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do País, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta à coragem da renúncia.

Saio com um agradecimento, e um apelo. O agradecimento é aos companheiros que, comigo, lutaram e me sustentaram, dentro e fora do Governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes proclamo nesta oportunidade. O apelo é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios para todos; de todos para cada um.

Somente, assim, seremos dignos deste País, e do Mundo.

Somente, assim, seremos dignos da nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno, agora, a meu trabalho de advogado e professor. Trabalhemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria”.

E assim, Jânio Quadros detonou uma crise que mergulhou o país numa depressão econômica e política, culminando numa ditadura que mudaria a história do país. E as tais forças terríveis alegadas por ele jamais foram claramente esclarecidas. A renúncia pegou os auxiliares mais próximos e a população brasileira, desprevenidos. Brasília estava vazia, porque era feriado prolongado: (dias 24, quinta-feira, morte de Getúlio e 25, sexta-feira, Dia do Soldado). A maioria dos políticos estava fora, visitando seus estados de origem. Desse modo, o Legislativo só poderia se reunir na semana seguinte. Jânio Quadros tinha 43 anos de idade, e 13 de carreira política. Antes de viajar de Brasília São Paulo, e depois para Londres, ele disse ao seu assessor de imprensa Carlos Castello Branco (1920 – 1993):

“O Brasil, no momento, precisa de autoridade, capacidade de trabalho, coragem e rapidez nas decisões. Atrás de mim não fica ninguém, mais ninguém que reúna estes requisitos”.

Na noite anterior, na cidade do Rio de Janeiro, o dirigente fluminense Carlos Lacerda (1914 – 1977), governador do então Estado da Guanabara e dono do jornal Tribuna da Imprensa, em um pronunciamento através de uma cadeia de rádio e televisão chamou Jânio Quadros de golpista, alegando que fora convidado a participar de uma provável conspiração articulada por ele para fazer valer, à força, sua vontade diante do Congresso, onde não tinha a maioria. Cientistas políticos acham que o político mato-grossense, erroneamente pensava que no máximo em três meses, o povo exigiria sua volta.

No dia 25 de agosto de 1961, em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli (1910 – 1975) convoca os líderes dos partidos para discutir as denúncias e Jânio se diz descontente: à tarde, a carta renúncia é lida na Câmara.

Segundo alguns analistas, entre as principais causas que motivaram a abdicação de Jânio Quadros, duas se destacam: a primeira seria o isolamento da nova capital, onde as comunicações eram bastante limitadas; havia somente o rádio e os jornais; a televisão em Brasília, cuja implantação começou no governo do general Arthur da Costa e Silva (1902- 1969), só seria inaugurada no governo do seu substituto, em 1969. A segunda razão pode ter sido a política externa praticada por ele; alvo dos maiores ataques, especialmente pelas relações diplomáticas e comerciais com países simpáticos ao regime soviético - notadamente com Cuba, com quem desejava restabelecer vínculos, contrariando o embargo econômico promovido pelos EUA, e a condecoração do ministro da Indústria de Cuba, Ernesto “Che” Guevara (1928 – 1967) com a Grã Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, em 19 de agosto de 1961. Essa atitude nunca foi digerida pelos militares, com quem ele não mantinha bom relacionamento. Em protesto, vários deles devolveram suas condecorações.

Em plena Guerra Fria, o vice-presidente João “Jango” Goulart, que desde 28 de julho de 1961 estava em visita oficial à Europa Oriental, União Soviética e China, - acompanhado de parlamentares e empresários - só ficou sabendo da renúncia do presidente no dia 26 de agosto, em Cingapura. Na volta, Jango aguardou a solução da crise em Montevidéu, capital do Uruguai. Ao retornar ao Brasil, desembarcando no Rio Grande do Sul, ele ficou sabendo que seria impedido de assumir o governo, pois os três ministros militares Odílio Denys (Exército), Gabriel Grum Moss (Aeronáutica) e Sílvio Heck (Marinha) o viam com desconfiança. Para eles, o vice-presidente era subversivo e perigoso para o país, por suas supostas ligações com o comunismo. Além disso, suas imagens ao lado de Mao-Tsé Tung (1893 – 1976) e Leonid Brejnev (1906 – 1982) não eram vistam com bons olhos pela CIA, nem pelos militares brasileiros.

Assim, o presidente do Senado Auro de Moura Andrade declarou vaga a presidência da República. De forma ilegal, a junta militar, informal, formada pelos três militares promoveu a posse de Ranieri Mazzili, presidente da Câmara. Aí estava criado um dos mais graves impasses políticos da história do Brasil.

Em Porto Alegre, Jango foi recebido por seu cunhado, o governador Leonel Brizola, que, apoiado pelo comandante do 3º Exército, general José Machado Lopes (1900 – 1990) já estava liderando o movimento conhecido como Campanha da Legalidade, em favor de sua posse. Parece que havia até uma ameaça de derrubada do avião Caravelle da Varig em que o vice-presidente seguia rumo a Brasília, por um grupo da FAB. A ameaça de guerra civil era um fato sem precedentes na história do Brasil.

A par disso, o Congresso Nacional encontrou uma solução de emergência para absorver o vice-presidente, aprovando a Emenda Constitucional Nº. 4, de dois de setembro de 1961 que transformava o regime presidencialista em parlamentarista. No dia seguinte, os militares aceitaram o compromisso. Dessa forma, João Goulart poderia assumir o governo; afinal, o parlamentarismo restringiria os poderes do presidente da República. Ficou estabelecida também a realização de um plebiscito popular, marcado para seis de janeiro de 1963. Este decidiria a manutenção ou não do novo sistema de governo. Jango aceitou a medida e assumiu a presidência em sete de setembro de 1961, e Tancredo Neves tomou posse como primeiro-ministro.

Como se sabe, o resultado do plebiscito foi amplamente favorável ao presidencialismo. Com 11 milhões e 500 mil votos, ou mais de 80% do total. O parlamentarismo foi rejeitado pelos brasileiros. João Goulart Belchior Marques Goulart recuperou a plenitude do seu mandato, mesmo a contra gosto dos militares, amparado pelo acordo de sete de setembro de 1961.

[pic]

Em julho de 1968, o ex-presidente Jânio Quadros foi detido pelo Exército Brasileiro por ordem do então ministro da Justiça Luiz Antônio da Gama e Silva (1913 – 1979), após fazer declarações à imprensa contra os atos institucionais baixados pelo governo militar em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Enviado para a cidade pantaneira de Corumbá (MS) para confinamento, Jânio ficou hospedado na suíte 606 do Santa Mônica Palace Hotel, de agosto a novembro de 1968, junto com sua mulher Eloá. Segundo consta, o casal só pagou as bebidas que foram consumidas, deixando todas as diárias em aberto. Estas nunca foram pagas por quem fez a reserva. Jânio Quadros alegou à época que nunca pediu para ficar hospedado lá.

Antes de morrer, Jânio Quadros teria admitido em declaração ao seu neto, que a renúncia foi o maior fracasso político da história republicana do pais, e o maior erro que havia cometido. Após passar por um longo período internado em casas de repouso e hospitais, morreu aos 75 anos em estado vegetativo na capital paulista, em 16 de fevereiro de 1999. 18 - 22.11/06/1988.25/08/1988 – 33.07/08/1995 – 41 – 78.

Racionamento na Grã-Bretanha

1918. Começa nos restaurantes mais sofisticados da Grã-Bretanha um racionamento de carne bovina. Durante dois dias da semana, o produto foi substituído por carnes de aves, peixes e por legumes. Os restaurantes populares não foram afetados. Essa medida foi tomada pelo governo por causa da escassez de produtos em decorrência da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), também conhecida como Grande Guerra, Guerra das Guerras ou ainda como a Guerra para Acabar com Todas as Guerras. Em abril de 1918, o Ministério das Provisões sugeriu que a população comesse carne de cavalo. Nos meses seguintes começou a faltar manteiga, carvão, gás e energia elétrica. A falta da cerveja foi a quebra de hábito que mais abalou Londres. Os ingleses tiveram que se virar sem ela. Em junho de 1918 um racionamento geral foi decretado na no país. 36.

Jogos Olímpicos de Inverno: primeira edição

1924. Com a participação de 300 atletas de 16 países, os Jogos Olímpicos de Inverno são realizados pela primeira vez na cidade de Chammonix, na França. Realizados de quatro em quatro anos antes dos jogos de verão, os Jogos Olímpicos de Inverno atualmente reúnem esquiadores, patinadores e jogadores de hóquei no gelo. O Brasil começou a participar da competição a partir de 1992, nos jogos realizados em Albertville, na França. Um fato marcante na história dos Jogos foi um incidente ocorrido em seis de janeiro de 1994. Durante as eliminatórias que definiriam as competidoras norte-americanas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, a patinadora Nancy Kerrigan (1969 - ) sofreu um ataque desfechado a mando da companheira Tonya Harding (1970 - ), que também concorria a uma vaga. O lamentável episódio foi visto no mundo inteiro pela televisão. 36.

Tom Jobim, nascimento

1927. Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o compositor, arranjador e maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, às vezes grafado como Antônio Carlos Jobim, ou apenas Tom Jobim. Nascido no bairro da, Tijuca mudou-se para Ipanema quando ainda era criança. Começou na música tocando violão, adotando o piano aos 14 anos, instrumento que mais tarde o ajudaria a pagar os estudos, atuando em boates de Copacabana. Sua primeira música, - Incerteza (1954) - composta em parceria com Newton Mendonça (1927 - 1960) foi gravada por Mauricy Moura. Nesse mesmo ano, Ernani Filho (1920 - ????) gravou o samba Faz Uma Semana, feita em parceria como clarinetista João Stockler. Seu primeiro sucesso foi Tereza da Praia (1954), composta com Billy Blanco (1924 - 2011), - que seria parceiro também em Sinfonia do Rio de Janeiro - e compôs com Dolores Duran (1930 - 1959) Se é Por Falta de Adeus, e Por Causa de Você. Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes (1913 - 1980).

Algumas das composições de Tom Jobim foram gravadas por Elizeth Cardoso (1920 - 1990) no histórico LP Canção do Amor Demais, de 1958. Este disco é largamente considerado como o precursor da bossa nova. Nesse disco, João Gilberto (1931 - 2019) aparece tocando violão pela primeira vez. Tom Jobim foi um dos participantes do histórico show Noite Brasileira da Bossa Nova no Carnegie Hall de Nova York, em 21 de novembro de 1962.

Garota de Ipanema, a canção

A história de sucesso da parceria de Tom Jobim com Vinícius de Moraes começa na boate Au Bon Gourmet, uma casa noturna situada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, criada pelo empresário Flávio Ramos. Entre agosto e setembro de 1962, se apresentaram ali pela primeira vez reunidos durante seis semanas Tom, Vinicius e João Gilberto, ao lado do grupo Os Cariocas, do baixista Otávio Bailly e do baterista Milton Banana. Estes são considerados o tripé da criação da bossa nova. Nesse mesmo ano, Tom Jobim compôs com Vinícius de Moraes (1913 - 1980) a imortal Garota de Ipanema, considerada a segunda música mais executada do planeta em todos os tempos, atrás apenas de Yesterday, dos Beatles; algo em torno de cinco milhões de vezes. Calcula-se que o número de interpretações gravadas deve ultrapassar 500. A canção teve, também em 1962, sua primeira gravação comercial, feita pelo cantor Pery Ribeiro (1937 – 2012).

Em 2015, a gravadora Doxy Records lançou o disco Um Encontro no Au Bom Gourmet, um registro daquele histórico encontro em dois de agosto de1962, onde foi executado em público pela primeira vez o clássico Garota de Ipanema.

O próprio Vinícius de Moraes esclareceu, em 1965, que uma adolescente chamada Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, - 17 anos à época - mais conhecida como Helô Pinheiro foi a musa inspiradora. Ela morava na Rua Montenegro (agora Rua Vinícius de Moraes) número 22, em Ipanema, e frequentemente passava em frente ao Bar Veloso (1947 – 1967), onde ele e Tom ficavam sentados em mesas dispostas na calçada. Hoje o bar se chama Garota de Ipanema.

[pic]

Em 1967, Tom foi para os EUA, ano em que gravou com Frank Sinatra (1915 - 1998) o disco Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim, trabalho que o consagrou na história da música internacional, e depois o disco individual The Composer of Desafinad Plays. Voltou a gravar com Sinatra em 1994, participando do CD Duets Volume II. Nos EUA, gravou com músicos consagrados como Stan Getz, Ella Fitzgerald e Andy Willians.

As composições mais importantes de Tom Jobim são: Chega de Saudade (1957), Desafinado (1959), Samba de Uma Nota Só (1959), Corcovado, Sabiá, Retrato em Preto e Branco, Se Todos Fossem Iguais a Você, Dindi, Lígia, Luíza, Correnteza, Samba do Avião, Triste (1967), Wave (1967), e Águas de Março (1970). Antônio Carlos Jobim morreu aos 66 anos em Nova York, em oito de dezembro de 1994. 36 – 78 - 108 – 114.

São Paulo Futebol Clube: fundação

1930. Nasce na capital paulista o São Paulo da Floresta, mais tarde São Paulo Futebol Clube, fusão da Associação Atlética das Palmeiras, fundada em nove de novembro de 1902, e o Club Athletico Paulistano, fundado em 29 de dezembro de 1900. Apesar de estar registrado na ata de fundação o dia 25 de janeiro de 1930, para alguns, o correto é 26 de janeiro. Mas o registro teria sido mesmo em 27 de janeiro, de acordo com o jornal A Gazeta Esportiva e a FIFA. Por problemas financeiros, o São Paulo da Floresta teve sua extinção decretada em 14 de maio de 1935, mas um grupo de sócios da entidade criou a Clube Atlético São Paulo em quatro de julho de 1935, transformado em São Paulo Futebol Clube em 16 de dezembro de 1935. 41.

USP, criação

1934. É criada a USP (Universidade de São Paulo), surgida união da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com as já existentes Escola Politécnica, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Faculdade de Medicina, Faculdade de Direito e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Ainda em 1934, havia sido criada a Escola de Educação Física do Estado de São Paulo, primeira faculdade civil de educação física do Brasil, incorporada pela USP anos depois.

A USP é a maior universidade do Brasil e a terceira da América Latina. Sua graduação é formada por 183 cursos atualmente, abrangendo todas as áreas do conhecimento, através de 42 unidades de ensino e pesquisa, e possui cerca de 60 mil alunos. A graduação é composta por 239 programas, atendendo a mais de 30 mil matriculados. Mantida pelo governo do estado de São Paulo, seus alunos não pagam mensalidades. A USP, Universidade de São Paulo é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira. 36 – 41.

Eusébio, nascimento

1942. Nasce na então cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo, África Oriental Portuguesa, o ex-jogador de futebol Eusébio da Silva Ferreira. Conhecido como Pantera Negra, marcou 733 gols em partidas oficiais e 1 137 em toda a carreira. Jogou pelo Sporting Lourenço Marques, Benfica, Rhode Island Oceaneers, Boston Minutemen, Monterrey, Beira-Mar, Toronto Metros-Croatia, Las Vegas Quicksilver, New Jersey Americans e União Toar. Pela Seleção Portuguesa, Eusébio jogou 64 vezes e marcou 41 gols, entre oito de outubro de 1961 e 13 de outubro de 1973. Terminada a carreira de jogador, continuou integrado ao quadro técnico do Benfica, que lhe prestou homenagem com uma festa de despedida, em 25 de setembro de 1973, e com uma estátua na entrada do Estádio da Luz, inaugurada em 1994. 78.

Leny Andrade, nascimento

1943. Nasce no Rio de Janeiro (RJ), a cantora Leny de Andrade Lima, simplesmente Leny Andrade. Participou de programas de calouros em emissoras de rádio e ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música, onde estudou piano durante 12 anos. Iniciou a carreira profissional como crooner da Orquestra de Permínio Gonçalves, passando mais tarde a cantar em boates como Bacará e Bottle's Bar com o trio de Sérgio Mendes no Beco das garrafas, reduto de boêmios e músicos da bossa nova, surgida por volta de 1957. Quem apelidou o beco foi o cronista e homem de teatro, cinema, televisão e música Sérgio Marcus Rangel Porto (1923 – 1968), também conhecido como Stanislaw Ponte Preta - porque moradores tinham o hábito de jogar garrafa nos boêmios que frequentavam aquela travessa sem saída.

Considerada a maior cantora de jazz do Brasil, Leny Andrade morou por muitos anos no México, nos Estados Unidos e na Europa. Em 2007, ela dividiu o Grammy Latino como pianista César Camargo Mariano (1943 - ) pelo CD MPB Ao Vivo. 36 – 78.

Al Capone, morte

1947. Morre em Palm Beach, Flórida aos 42 anos Alfonso “Fiorello” Capone, mais tarde Alfonse Brown Capone, largamente considerado o maior gangster de todos os tempos. Alguns historiadores escrevem que ele teria, na sua infância, perambulado de pés descalços pelas rua da cidade italiana. No entanto, parece que realmente ele teria nascido quatro anos antes, em seis de janeiro de 1895, em Castel Amara, perto de Roma. Mas com certeza, sua família desembarcou de um navio de emigrantes em 1900 na cidade de Nova York, onde começou a carreira criminosa, até chegar a ser considerado O Maior Gangster de todos os tempos.

Alfonse Capone e seu irmão mais velho, Ricardo, juntaram-se a alguns rapazes: Ralph, John Mathew e Franck, e uma moça chamada Mafalda. Mais tarde, essa gente formaria a corte de Al Capone. Seus primeiros companheiros são os rapazes do bando Five Points. Seu primeiro homicídio foi de um chinês, e o primeiro patrão foi Saddie, o Cabra, um dos chefes do bas-fond, local onde existe altos índices de prostituição. Sua carreira, nesse sentido, parece ser promissora. Rapidamente, se junta aos chefões da União Siciliana. Os negócios prosperam, e logo ele fica sob a mira da polícia. Quando ele considera irrespiráveis os ares da cidade de Nova Iorque, resolve mudar de ambiente.

Então, em 1920, Capone foi para Chicago com a mulher, entrando para a família mafiosa conhecida como Mão Negra, encabeçada por John “Papa Johnny” Torrio (1882 – 1957). Em 1925, herdou o controle da gang, assumindo a venda clandestina de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a maior cidade do estado de Illinois tinha 2 700 000 habitantes, dos quais, 900 000 eram emigrantes, onde viviam os maiores matadores do mundo e as mais “eficientes” equipes de gangsteres. Assim, Alfonse Brown Capone, conhecido pelo apelido de Scarface - em português Cara de Cicatriz por causa de uma marca no rosto, encontrou em Chicago uma campo de ação digno dele.

Capone logo se destacou na hierarquia da Máfia. Dominou a cidade de Chicago nos 14 anos em que vigorou a Lei Seca nos EUA, a medida legal que proibiu a venda de bebidas alcoólicas no país a partir de 16 de janeiro de 1920. Sua quadrilha agia com violência, eliminando seus inimigos com tacos de beisebol, revólveres e metralhadoras. Eram comuns as emboscadas, aquela do famoso Massacre do Dia de San Valentin, ou Massacre do Dia dos Namorados em 14 de fevereiro de 1929, quando foram eliminados seis inimigos e um popular que nada tinha a ver com os criminosos. O episódio chocou o país e alertou as autoridades.

Prenda-me se for capaz

Na Chicago de 1930, época da Lei Seca a carreira criminosa de Capone era camuflada por vultosas doações a obras de caridade; e gordas contribuições à ala podre da polícia de Chicago. Ninguém sabia em quem confiar. Na maioria, são pagos por Capone, Moran, Sheldon e outros chefões. E a administração municipal mais corrompida não protegia os comerciantes honestos. Mas pessoas sérias, principalmente negociantes, começam a reagir. Assim, eles se agrupam e formam a Comissão Cívica de Punição e Prevenção do Crime, às vezes chamada de Comissão dos Seis. O coronel Robert Isham Randolph, presidente da Câmara do Comércio era um comerciante ativo e influente. Ele próprio estava cansado de ver a cidade transformada em palco de tiroteios promovidos pelos gângsteres. Então, a Comissão dos Seis contrata Alexander Jamie, um funcionário público incorruptível indicado pelo Ministério da Justiça. Logo, ele começa a aplicar suas ideias. Agora, só precisa encontrar meia dúzia de policiais ficha limpa, o que não é fácil. Mas logo, Jamie descobre que a solução está bem próxima dele. É seu cunhado Eliot Ness (1903 – 1954), um jovem advogado que acabava de se formar e que tinha aceitado uma nomeação no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Em 1927, ele foi designado para Chicago, onde faria valer a legislação da proibição do comércio de bebidas durante a Lei Seca, a maior fonte de renda de Capone.

O advogado George EQ Johnson (1874 - 1949) vai ter um papel preponderante na prisão de vários chefes do mundo do crime. Durante seu breve mandato como procurador dos Estados Unidos, e atuando como Juiz no Distrito Norte do estado de Illinois, Johnson vão condenar Al Capone e seus associados por sonegação de impostos. Eliot Ness recebeu carta branca do juiz George EQ Johnson para criar uma equipe de elite composta de policiai-a e oficiais do Tesouro, que logo foram apelidados de Os Intocáveis. Depois de trabalhar por seis meses, Ness e sua equipe já haviam apreendido mais de um milhão de dólares ou encerrado várias cervejarias clandestinas. Ainda assim, Capone não encerrou suas atividades de contrabando de bebidas. Isso só aconteceria um ano mais tarde, quando Os Intocáveis conseguiram prender Scarface por sonegação de imposto de renda. Em 22 de outubro de 1931, o gangster foi preso e condenado a 11 anos de cadeia. Passou por algumas penitenciárias até ser levado para a prisão de segurança máxima da Ilha de Alcatraz, na Baía de São Francisco, em julho de 1933. Em 1939 foi libertado por boa conduta. Mas com problemas mentais, vegetou até morrer em decorrência da sífilis. Em 1933, a Lei Seca foi encerrada pelo Congresso dos Estados Unidos.

No livro Os Intocáveis (The Untouchables) (1957) co-escrito com o jornalista Oscar Fraoe (1914 – 1994), Eliot Ness diz o seguinte:

"Esses seis homens estavam jogando com a vida, desarmados, para realizar o que três mil policiais e 300 agentes da proibição haviam falhado miseravelmente: A liquidação de uma combinação criminosa que pagou em dólares aos gananciosos e a morte aos gananciosos ou incorruptíveis”. (...) “Inquestionavelmente, seria altamente perigoso. No entanto, eu senti que era natural saltar para a tarefa. Afinal, se você não gosta de ação e emoção, não entra no trabalho policial. E que diabos, imaginei, ninguém vive para sempre!

Em 1934, Eliot Ness tornou-se o principal investigador do Departamento de Proibição do Departamento do Tesouro para o estado de Ohio, e logo ele se tornou diretor de segurança pública de Cleveland, onde montou uma incorruptível e reconhecida força policial na cidade, respeitada em todo o país. Em 1942, ele deixou o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

[pic] [pic]

[pic]

A trajetória dessa icônica equipe foi contada primeiramente na série de TV Os Intocáveis, nos anos 1960, e nos filmes Scarface-Vergonha de Uma Nação (1932) e refilmado em 1983, com Al Pacino no papel de Capone; e Os Intocáveis (1987), com Kevin Costner no papel de Eliot Ness. Al Capone Alfonse Brown Capone nasceu em Nova York em 17 de janeiro de 1899. 1 – 36.

[pic]

Tostão, nascimento

1947. Nasce em Belo Horizonte (MG) o jogador Eduardo Gonçalves de Andrade, conhecido como Tostão. Um dos grandes ídolos do futebol brasileiro, ele foi um dos maiores artilheiros da História do Cruzeiro Esporte Clube. Começou a carreira em Minas Gerais em 1961, no juvenil do América. Foi contratado pelo Cruzeiro como titular em 1963, clube em que atuou até 1972. Lá, ele foi Campeão da Taça Brasil de 1966 e Penta Campeão Mineiro de 1965 a 1969. Convocado para a Seleção Brasileira, consagrou-se como titular absoluto.

[pic]

Tostão Jogou na Copa da Inglaterra em 1966, foi Campeão da Taça Independência em 1972 e Campeão Mundial em 1970, na Copa do México, consagrando-se ao lado de craques como Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto. Mas um fato lamentável abreviou a carreira de Tostão. Uma bolada provocou o deslocamento de retina no olho esquerdo do jogador. Operado, ele ainda marcou presença nos campos por mais três anos. Em fevereiro de 1973, jogando pelo Vasco da Gama, Tostão encerrou a carreira prematuramente aos 27 anos. Fora do futebol, estudou medicina. Formado em 1981, hoje Tostão é cronista esportivo. 41.

Catedral da Sé de São Paulo (SP): inauguração

1954. Com suas torres ainda inacabadas, é inaugurada a Catedral de São Paulo, na Praça de Sé, no centro da capital paulista. Sua História começa em 1589, ano em que já se cogitava a construção de uma igreja Matriz no centro da então pequena Vila de São Paulo de Piratininga. Essa primeira igreja foi inaugurada por volta de 1616 e demolida em 1745. Um novo templo foi edificado e também demolido em 1911. A pedra fundamental do templo atual foi lançada em 1913, e suas torres estilo neogótico foram terminadas em 1967. 36.

Ava Gardner, morte

1999. Num dia como hoje, morria aos 77 anos em Londres, Inglaterra a atriz Ava Lavinia Gardner, uma das mais belas estrelas do cinema norte-americano. Começou a carreira fazendo pontas em filmes da Metro Goldwin Mayer. Em 1946, foi para a Universal, onde estrelou o longa metragem Os Assassinos. Daí em diante, passou a ser reconhecida não só pela sua beleza, mas também pelo seu talento de atriz dramática. Sua vida particular foi marcada por escândalos amorosos. Foi casada com o ator Mickey Rooney, com o maestro Artie Shaw e com o cantor Franck Sinatra.

Ava Gardner esteve no Brasil em 1954 e causou um incidente no Hotél Glória, no Rio de Janeiro, ao destruir o quarto em que estava hospedada. Seus principais filmes são As Neves de Kilimajaro (1952), Mogambo (1953), A Condessa Descalça (1954), A Volta ao Mundo Oitenta Dias (1956), 55 Dias em Pequim (1963), A Noite do Iguana (1964), A Bíblia (1966), A Travessia de Cassandra (1977) e Ano 2000 - Cidade em Chamas (1979). Ava Gardner nasceu em Grabtown, Carolina do Norte em 24 de dezembro de 1922. 4 – 36.

Terremoto na Colômbia em 1999

1999. Um terremoto de 6,2 graus na Escala Richter sacode a zona cafeeira da Colômbia, com epicentro a cerca de 230 quilômetros da capital, Bogotá. O sismo durou apenas 20 segundos, mas arrasou dois terços das construções de Armênia, cidade com 280 000 habitantes. Pelo menos 1 200 pessoas morreram e 200 000 ficaram desabrigados. 78.

Mad Maria, a minissérie, estreia

2005. Estreia na Rede Globo de Televisão a minissérie Mad Maria. Autoria de Benedito Ruy Barbosa (1931 - ) e direção de Ricardo Waddignton (1960 - ), foi gravada na Região Norte do Brasil, e as cenas finais em Passa Quatro (MG). Baseada no livro do escritor Márcio de Souza (1946 - ), a minissérie retrata a construção da lendária ferrovia Madeira-Mamoré, em 1912. No elenco, Fábio Assunção, Ana Paula Arósio, Cássia Kiss, Antônio Fagundes, Tony Ramos, Juca de Oliveira, Cláudia Raia e outros. O último capítulo foi ao ar em 25 de março de 2005. 137.

Lincoln, o filme: lançamento

2013. Num dia como hoje, era lançado no Brasil o filme Lincoln, de Steven Spielberg. Baseado no livro Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln (2005), da biógrafa e historiadora Doris Kearns Goodwin (1943 -), o filme se passa durante a Guerra Civil (ou Guerra da Cesseção) norte-americana, vencida pelo Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

No caderno B do jornal O Globo de seis de janeiro de 2013, Steven Spielberg declarou:

“Até Obama chegar, nunca houve, na presidência, um líder que fosse uma espécie de sucessor ideológico de Lincoln em seu olhar para os negros. Imagino como teria sido diferente, talvez melhor, se ele tivesse vivido 20 anos mais”.

Em dezembro de 2012, o longa metragem Lincoln foi indicado para sete Globos de Ouro, incluindo Melhor Filme, Drama, Melhor Diretor para Steven Spielberg (1946 - ), e Melhor Ator para Daniel Day-Lewis. Recebeu também 12 indicações para o Oscar em 2013, mas ganhou apenas dois: melhor Direção de Arte (Rick Carter e Jim Erickson) e de Melhor Ator Daniel Day-Lewis. 41 – 78.

[pic]

Mary Tyler Moore, morte

2017. Num dia como hoje, morria aos 80 anos após complicações respiratórias resultantes de uma pneumonia em Greenwich Connecticut a atriz e comediante Mary Tyler Moore, famosa por estrelar a série de televisão que levava seu nome: The Mary Tyler show, exibida entre 1970 e 1977. No seriado, ela era Mary Richards, uma mulher de 30 anos, solteira, que trabalhava como produtora de televisão. Antes Mary Tyler já havia feito o papel de Laura Petrie, esposa de Rob Petrie na série Dick Van Dyke Show, em 1961.

Mary Tyler Moore é celebrada como uma grande atriz de televisão; ela apareceu em mais de 60 filmes e séries, mas também estrelou muitos filmes para o cinema. Entre os quais, Avião Foguete X-15 (1961), Positivamente Millie (1967), À Caça de Um Clandestino (1968), Ele e as Tres Noviças (1969), Gente Como a Gente (1980), Seis Semanas (1986), Somente Entre Amigas (1986), Procurando Encrenca (1996), Acerto de Contas (1997), Um Bebê a Caminho (2000) e Contra a Corrente (2009).

Em 1992, Mary Tyler Moore foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Nasceu na cidade de Nova York em 29 de dezembro de 1936. 36 – 41 – 147.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download