Primeira Região Tradicionalista - RS



REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA Nº 111

No ar desde o dia 04 de julho de 2003

Alvorada/RS, 01 de março de 2007

Agora com novo galpão virtual: primeiraregiaors..br

Índice:

Chasques e Notícias

Calendário do MTG

Calendário da 1ª RT -RS

Programação dos Esportes Tradicionalistas da 1ª RT/RS

Programação dos Encontros de Poesia da 1ª RT/RS

Eventos Culturais

Bailes, Fandangos e Domingueiras

Rodeios, Festivais Artísticos e Campeiros

Imprensa Tradicionalista

Construímos tua página

Créditos

Visite a NOVA comunidade da 1ª Região Tradicionalista do RS no galpão virtual do tal de ORKUT. Acesse e participe:

Agora o vivente tem um NOVO AMIGO VIRTUAL no de galpão virtual do tal de ORKUT. Acesse e seja AMIGO da 1ª Região Tradicionalista do RS. É só acessar e participar:

Topo

CHASQUES & NOTÍCIAS

FALTA POUCO! FIQUE LIGADO

Bueno! O nosso parceiro de tradicionalismo Ribamar Santana convida a gauchada para ficarem ligados, pois, no dia 05 de março, acontece mais um lançamento do Pampas Online. Enquanto isto, confira o novo layout, textos e conteúdos do Pampas 11 anos On Line, além da mudanças do nome dos demais galpões virtuais do grupo. Acesse agora .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

IGREJA UNIVERSAL COMPRA RÁDIO E TV GUAÍBA

A direção da Empresa Jornalística Caldas Jr. confirmou ontem a venda das rádios Guaíba AM e Guaíba FM e da TV Guaíba para a Igreja Universal, dona da Rede Record. O grupo gaúcho não revela o valor da transação. Segundo o site , especula-se que o negócio foi da ordem de R$ 100 milhões.

No ar desde março de 1979, a TV Guaíba opera na Região Metropolitana com o canal 2, contando com retransmissoras no Interior gaúcho. A emissora é caracterizada pela programação local, uma vez que não é filiada a nenhuma rede nacional de tevê. A negociação abre a possibilidade de a TV Guaíba passar a integrar a Rede Record, que tem contrato até o final de 2008 com a TV Pampa para a retransmissão de seu sinal no Estado.

Fundada em 1957, a Rádio Guaíba AM foi a primeira do Estado a transmitir do exterior uma Copa do Mundo, em 1958, direto da Suécia. A rádio é voltada essencialmente para jornalismo e cobertura esportiva. Já a Guaíba FM, criada em 1980, é dedicada a programação musical. Juntas, as duas rádios empregam cerca de 130 profissionais.

Para o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ercy Torma, a venda da TV Guaíba representa a perda de um dos últimos canais de tevê independentes do País, que podia apresentar programação local sem se submeter à rigidez das grades de programação das redes nacionais. Por outro lado, ele acredita que os novos proprietários possam garantir investimentos na área de jornalismo da TV Guaíba. "Seria saudável uma ampliação do departamento", afirma.

Sobre a transição nas rádios, Torma defende que as emissoras não sofram alterações, contrariando a expectativa de que possam ser utilizadas para programas religiosos. "Espero que se mantenha a força do jornalismo", sentencia.

Fonte! Jornal do Comércio de Porto Alegre – RS, do dia 22 de fevereiro de 2007.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

REDE RECORD COMPRA RÁDIOS E TV GUAÍBA

A Rede Record, do grupo do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Edir Macedo, comprou as emissoras de rádio e televisão Guaíba, do Sistema Guaíba-Correio do Povo. A venda da emissora AM, da emissora FM e do canal de TV, todos com sede em Porto Alegre, foi confirmada ontem à noite (211/02/07) pelo diretor administrativo-financeiro, Carlos Bastos Ribeiro, que não informou o valor da operação, estimada pelo mercado em R$ 100 milhões.

Ribeiro acrescentou que o jornal Correio do Povo, editado pelo grupo, assim como as operações de Internet não foram incluídos no negócio. O empresário não quis adiantar detalhes da transação, nem confirmar se o anúncio oficial ocorreria hoje, como foi divulgado em vários sites na Internet: - Só posso confirmar que a venda foi fechada, inclui as emissoras de rádio e a televisão e que foi para a Record. O que vai ocorrer daqui em diante ainda está sendo negociado - disse Bastos. O negócio envolvendo um dos mais tradicionais grupos de comunicação do país movimentou a Quarta-feira de Cinzas de profissionais da área e do mercado de publicidade.

A surpresa do mercado deve-se à rapidez com que foi concluída a venda. As negociações teriam começado há cerca de 15 dias. No Rio Grande do Sul, a Rede Record tem como afiliada a TV Pampa. Ontem à noite, o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, disse ainda não ter recebido um comunicado oficial sobre a operação. Mas informou que os contratos de transmissão da Record valem até 2008 para a Capital e até 2009 para o Interior. A Rádio Guaíba AM, no ar desde abril de 1957, é uma das mais antigas do Rio Grande do Sul. A emissora FM foi fundada em 1980. A TV Guaíba, canal 2, foi ao ar em março de 1979. Junto com o Correio do Povo, os veículos eletrônicos pertenciam ao empresário Breno Caldas. O grupo foi comprado em 1986 pelo empresário do agronegócio e economista Renato Bastos Ribeiro.

Fonte! Galpão Virtual do Fórum Nacional pela Democratização da comunicação, do dia 22 de fevereiro de 2006 – .br, que teve como fonte o jornal Zero Hora de Porto Alegre – RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

NASCE MAIS UM GALPÃO VIRTUAL:

.br

Sempre fui um tradicionalista preocupado com os rumos do Tradicionalismo, com as correções das distorções, dos abusos cometidos em nome dele e por isso para poder dar a minha ajuda pessoal idealizei a criação de um GALPÃO VIRTUAL bagual, sem amarras de qualquer espécie, a não ser a minha consciência, mas regulada pela Carta de Princípios de Glaucus Saraiva, que norteia os rumos do Movimento Tradicionalismo Gaúcho.

A idéia de montar um galpão virtual surgiu em meados de novembro de 2006, data de nascimento: dia 06/12/2006 às 08h46min04seg.

Colaboradores permanentes:

Paulo Roberto Rossal Guimarães, mentor e editor;

Marisa Auler Guimarães: colaboradora artística e fotógrafa;

Silvano Ozyrys Auler Guimarães: Desenvolvedor gráfico e Web.

Dentro das premissas acima, coloco a disposição de todos esse espaço pensado para divulgar tudo de bom que acontecer no meio tradicionalista.

Que o Patrão Velho das alturas nos dê inspiração para podermos com as suas graças construir algo que seja digno.

Chasque enviado por Paulo Guimarães, editor do galpão virtual Chasque Pampeano – guimarães@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

ELAS SEGURAM AS RÉDEAS

Segundo o MTG, 10% das entidades tradicionalistas do Estado são lideradas por mulheres. Preconceito à parte, todos concordam que a patronagem feminina é firme e competente

Houve um tempo em que elas nem entravam em um galpão ou sentavam ao redor do fogo de chão. Isso era coisa para homem. Mas, atualmente, a situação é outra. As mulheres não só têm acesso livre no meio gaudério como podem dar ordens.

Antes, a patroa de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) era apenas a mulher do patrão, aquela figura que acompanhava o marido. Agora, mulheres como Neusa da Silva Soares, 48 anos, de Pelotas, assumem o comando e colocam os maridos para trabalhar nas reformas de suas entidades.

Conforme o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), cerca de 10% das 1.450 entidades do Estado - CTGs, DTGs, piquetes e outras - são administradas por mulheres.

- Elas ocupam e devem ocupar esse espaço porque sempre tiveram um histórico de participação. Anita Garibaldi é um exemplo de quem batalhou pelo nosso Rio Grande - explica o presidente do movimento, Oscar Gress.

Apesar de o movimento negar que o machismo ainda ronde os seus galpões, patroas como Terezinha Bilinski Vieira, 69 anos, de Passo Fundo, chegaram a ser desmotivadas a encarar a liderança de entidades. Por homens, claro.

Intérprete da música Morocha ("Mulher para mim é como redomão/ Maneador nas pata, pelego na cara"), que causou polêmica na década de 1980, o músico David Menezes Júnior ainda não teve a oportunidade de se apresentar em um CTG comandado por mulheres. Claro que não é nenhuma retaliação.

- Eu, particularmente, prefiro sempre apostar nas mulheres, que têm maior poder de concentração, de organização, mais pulso, mais determinação para gerir qualquer negócio - afirma Menezes.

Ele lembra que a música era uma brincadeira sobre o machismo exacerbado do gaúcho e não refletia o pensamento dos autores.

Mulher não entrava

Para Manoelito Savaris, conselheiro do MTG, o machismo que se acredita existir no tradicionalismo é o mesmo que possa haver em qualquer outra atividade social.

- Tem mulher presidente de time de futebol? De clubes sociais? Nós tamos avançados nessa questão com relação a outras atividades - ressalta Savaris. Segundo ele, as mulheres começaram a liderar entidades como CTGs a partir dos anos 60.

Na época em que o folclorista Paixão Côrtes e seus amigos fundaram o primeiro CTG do Estado, o 35, em Porto Alegre, em 1948, elas ainda estavam distantes desse meio. Para o primeiro baile, um ano antes, os homens tiveram de arrecadar moças em suas famílias. Se não fossem as irmãs e as primas, só haveria homens ali.

- Mulher não entrava nas reuniões do CTG 35. Era uma tropa de louco declamando. Como iria entrar uma moça lá? - recorda Savaris.

Conseguir roupas apropriadas para que elas fossem aos bailes também foi difícil. Desde o início do século passado as gaúchas não usavam mais os vestidos que hoje chamam de prenda. Tiveram de mandar fazer roupas que se assemelhassem aos vestidos das moças da zona rural - longos e sem decotes.

Para Côrtes, tanto faz o sexo da pessoa que está no comando de uma entidade.

- Não importa se é homem ou mulher, o importante é a consciência de preservar a cultura. Não vejo o tradicionalismo como machista. Mas é indiscutível que na história do Rio Grande do Sul o homem gaúcho sempre esteve à frente das resoluções, lutas, das grandes negociações. A mulher era ligada ao lar, à assistência. Não ia a galpão, não sentava ao redor do fogo de chão - justifica.

Fonte! Jornal Zero Hora de Porto Alegre – RS, do dia 25 de fevereiro de 2007, por Pietro Rubin e Silvana de Castro – .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

BORGHETINHO LANÇARÁ FANDANGO

Está em fase de finalização as gravações do 22º disco da carreira do músico tradicionalista Renato Borghetti. O CD Fandango deve ficar pronto em abril. Em junho também será lançado um DVD de mesmo nome. A gravação foi feita na Fazenda do Gaiteiro em Barra do Ribeiro, localizada a 50 quilômetros de Porto Alegre.

Nesse novo trabalho, o músico segue com o seu reconhecido ritmo instrumental, mas com arranjos contemporâneos: além de gaita, Fandango conta com o reforço de piano, violões e guitarras elétricas, sax, flauta, baixo e bateria. O CD também será distribuído na Europa, onde Renato Borghetti firmou a carreira há um tempão, pela gravadora vienense Quinton Records. Aliás, o gaudério já vai engatar mais uma turnê pelo Velho Mundo sem porteira: no próximo dia 6, Borghettinho e trupe embarcam em um roteiro que inclui shows na Holanda, na Bélgica, na Áustria e na Alemanha.

Fonte! Galpão virtual do blog Roda de Chimarrão, postado no dia 21 de fevereiro de 2007, por Daniel Freitas – .br/rodadechimarrao.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CASA NOVA PARA O LAÇADOR

Entre tapumes e materiais de construção, já é possível enxergar a nova base onde ficará exposta a estátua símbolo de Porto Alegre: o Laçador. O custo do projeto, chamado de Sítio do Laçador, está orçado em cerca de R$ 1 milhão. Esse valor será dividido entre órgãos públicos e empresas privadas.

Em meio as diversas movimentações de engenharia, a que mais chama a atenção, até mesmo pela necessidade de cuidado redobrado, é o deslocamento da estátua para uma área distante cerca de 600 metros da atual localização. A nova casa do Laçador está localizada na Avenida dos Estados, em frente ao Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho (sentido Capital – BR-116). São mais de 4 mil metros quadrados para que a gauchada e os turistas possam matear, prosear e apreciar a beleza do símbolo gaúcho mais conhecido no Brasil e no mundo.

A inauguração é prevista para março de 2007, mês que marca as festividades do aniversário de Porto Alegre.

Você sabia?

- Que o Laçador foi esculpido pelo escultor Antônio Caringi, tendo como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes?

- Que a estátua é o símbolo oficial de Porto Alegre e que a escolha foi feita através do voto popular durante os anos 90?

- Que o objetivo do monumento é representar o tipo físico do gaúcho, suas vestimentas e seu orgulho pelo pago?

- Que a inauguração foi feita em 1954, tendo a missão de oferecer boas vindas boas-vindas aos que chegam à capital do Rio Grande?

- Que a estátua foi feita em bronze e colocada sobre um pedestal de granito?

Fonte! Galpão virtual do blog Roda de Chimarrão, postado no dia 19 de fevereiro de 2007, por Daniel Freitas – .br/rodadechimarrao.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

FAMÍLIA CORREA VAI GRAVAR DVD

Tchê, a homenagem prestada pela Cavalgada do Mar a família Correa na noite desta terça-feira, em Imbé, foi cheia de emoção. Ao ouvirem uma pajada declamada por Liliana Cardoso e composta exclusivamente para a ocasião, Gildinho, Chiquito, Alexandre e João Luiz Correa se emocionaram. Eles também assistiram a um vídeo preparado pela organização, que foi até a localidade de Raio da Pedra, no interior de Soledade, para coletar depoimentos de amigos de infância dos Correa, que começaram a vida trabalhando na roça. Depois, cada homenageado recebeu um troféu do comandante da cavalgada Vilmar Romera. No final, foi aquele gaitaço! Também estiveram presentes o presidente do MTG Oscar Fernando Gress e o colega Paulo Henrique Pinheiro, da Rádio Soledade, que transmitiu ao vivo do local. Durante os intervalos das entrevistas concedidas pelos músicos nas rádios Gaúcha e Farroupilha e na RBSTV, ficou acertado que Os Correa gravarão um DVD ainda este ano, através da produtora "Mídia A". Um verdadeiro presente para todos nós!

Fonte! Galpão virtual do blog Roda de Chimarrão, postado no dia 14 de fevereiro de 2007, por Giovani Grizotti – .br/rodadechimarrao.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

ENTIDADE TRADICIONALISTA DE SÃO BORJA CONTINUA FORA DOS PRINCÍPIOS DO MTG/RS!

Novamente voltamos a bater na mesma tecla. A cidade de São Borja-RS, que pertence à 3ª Região Tradicionalista do Estado do Rio Grande do Sul,  possui uma Entidade Tradicionalista Gaúcha conhecida como PTG João Manoel. No referido Piquete de Tradição Gaúcha, filiado ao MTG/RS, os fandangos realizados no seu interior já contrariavam a Filosofia Tradicionalista e o próprio estatuto do Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS, na semana farroupilha de 2006, fato este que motivou uma matéria publicada no sítio Coxixo Gaúcho, tendo por título: "Deturpação da Tradição Gaúcha na cidade de São Borja". E segundo uma entrevista concedida pelo ex-presidente Manoelito Savaris, ao referido sítio, a entidade sofreu uma advertência do MTG por estar descumprindo as regras do MTG. Mas parece que não adiantou muita coisa, pois dizem que a mesma está, neste ano, promovendo o "carnaval da terceira idade". Mas que tal! Em 2006, na mesma cidade de São Borja, o Centro Nativista Boitatá havia emprestado ao município a sede da entidade para um evento desse tipo - carnaval - e levou apenas uma advertência do MTG. Isso desceu meio que goela baixo, nos tradicionalistas da região. Mas agora o PTG João Manoel também comete o mesmo erro; só que o detalhe é que eles já levaram uma advertência por ocasião da Semana Farroupilha de 2006! O MTG vai mostrar que tem pulso firme ou vai dar apenas mais um outro puxãozinho de orelha? O sítio Coxixogaucho recebeu e-mails de tradicionalistas da região expondo as suas indignações. Quero ressaltar que eles não estão errados pelo fato de estarem indignados. E em uma das reclamações uma das pessoas assim se manifesta: "Direitos iguais e deveres indiferentes! Prendas e peões concorrem nas mesmas condições". Para os tradicionalistas este tipo de acontecimentos sempre traz uma grande revolta, pois CTGs, PTGs e demais Entidades Tradicionalistas devem ser ambientes de respeito e ter suas estruturas utilizadas somente para o culto e a preservação da Tradição Gaúcha e não para ter outros tipos de eventos que não dizem respeito ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Será que na cidade não tem nenhum outro estabelecimento onde poderia acontecer evento como aquele. Por que tem que o mesmo ocorrer em uma Entidade filiada ao MTG/RS? Um povo que não preserva a sua cultura morre a cada geração! Temos que valorizar as nossas raízes, pois são delas que vêm as razões para escrevermos o nosso futuro! (André Trindade - Sítio Coxixo Gaúcho - Endereço Eletrônico: - Correio Eletrônico: coxixogaucho@ -  Itajai/SC

Fonte! Galpão Virtual do Bombacha Larga, de 12 de fevereiro de 2007 – .br

-------------------------------------------------------------------------------------------------

A COERÊNCIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

TRADICIONALISTAS!

Entre a teoria e a prática há, às vezes, uma grande distância. Em que pese as excelentes legislações e regulamentações existentes nas nossas diversas áreas de atuação, nem sempre essas são observadas e obedecidas, como seria de se esperar. O Estatuto do MTG/RS, por exemplo, no seu artigo 2°, estabelece que aquela Entidade tem por objetivo congregar os Centros de Tradições Gaúchas e entidades afins e preservar o Núcleo da Formação Gaúcha e a Filosofia do Movimento Tradicionalista, decorrente da sua Carta de Princípios e expressa nas decisões dos Congressos Tradicionalistas. E, no Parágrafo Único do referido dispositivo, prescreve que a “Carta de Princípios”, aprovada no VIII Congresso Tradicionalista Gaúcho, é Cláusula Pétrea de seu Estatuto, fixando, entre outros objetivos, os de preservar o nosso patrimônio sociológico representado, principalmente, pelo linguajar, vestimenta, arte culinária, forma de lides e artes populares (inciso VI, do art. 2., do Estatuto do MTG/RS). Pois bem. Ao ser anunciada uma determinada programação no sítio do Movimento Tradicionalista Gaúcho, esta deveria estar redigida conforme o linguajar tradicional dos gaúchos, em observância ao que prescreve a sua Diretriz Maior, o seu Estatuto. A forma de o MTG se dirigir ao público gaúcho deve ter por base o pronome pessoal “tu” e não o “você”, sob pena de faltar a Entidade com a devida coerência e pecar pelo mau exemplo. Quanto à falta de atitude na fiscalização e na moralização das Entidades filiadas, no que se refere ao uso correto da tradicional indumentária gaúcha e da execução do genuíno compasso musical gauchesco, por parte de inúmeros grupos musicais que animam os "fandangos" de CTG, os quais desrespeitam a forma tradicional de vestir do povo gaúcho e a sua própria identidade, denunciam esses fatos uma inadmissível omissão de um órgão que tem o dever de preservar as nossas tradições e de, no mínimo, cumprir com o seu respectivo Estatuto. Enquanto isso não ocorre, os verdadeiros tradicionalistas assistem à lamentável decadência do Tradicionalismo, diante dos enormes interesses de um “mercado”, que além de assassinar a cultura nativa do Sul do Brasil também corrompe e dizima consciências nada "tradicionalistas". A prática deve observar a teoria. Do contrário, não haveria sentido algum nas inúmeras previsões, decisões e deliberações aprovadas pelas diversas instâncias do referido Movimento. Os cidadãos tradicionalistas, na condição de reais detentores da cultura gaúcha, exigem o devido respeito e o cumprimento das normas que regem as ações daqueles que se propuseram, sem qualquer interesse econômico, a defender, preservar, cultivar, cultuar e a divulgar as autênticas tradições do Bravo Povo Gaúcho!

Fonte! Galpão Virtual do Bombacha Larga – .br.

------------------------------------------------------------------------------------------------

O TRADICIONALISMO E A AUTÊNTICA TRADIÇÃO GAÚCHA!

Conjunto de usos, costumes, lendas, danças, canções, ritmos musicais regionalistas, entre outros, defendido, preservado e cultuado por Tradicionalistas, por ideal, e pelas diversas Entidades Tradicionalistas, também por dever. Preservar a autenticidade da tradição gaúcha significa manter a Identidade do Povo Gaúcho! A música regional e a indumentária tradicional, por exemplo, devem resistir aos modismos e interesses meramente comerciais. A Cultura Gaúcha é a herança e o patrimônio de um povo altaneiro e heróico. Ao Movimento Tradicionalista organizado cabe, por disposição estatutária e pela força e responsabilidade que tem, cumprir e fazer cumprir as diretrizes filosóficas e morais do Tradicionalismo Gaúcho!

Fonte! Galpão Virtual do Bombacha Larga – .br.

------------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE SOMOS, TRADICIONALISTAS OU CAÇA-CERTIFICADOS?

Todos nós, prendas e peões, quando resolvemos participar de concursos assinamos um Termo de Compromisso onde declaramos total conhecimento de nossos direitos e, principalmente, dos deveres e obrigações que nos cabem. Para conquistarmos um título precisamos passar por uma série de provas: escrita, oral, artística e de vida – o Relatório de Atividades Tradicionalistas. E é aí que verdadeiros tradicionalistas se distinguem de prendas e peões de momento, os chamados “cabides” de faixas e brasões.

As prendas e peões que vivem o tradicionalismo estudam e lêem para conhecer sua própria história e participam de eventos de cunho tradicionalista para aprimorar seus conhecimentos, participar das decisões do Movimento e para fortalecer cada vez mais o tradicionalismo gaúcho. Conhecem e seguem a Carta de Princípios – nosso Documento maior. E realizam projetos pelo simples prazer de colaborar.

Porém, aqueles que participam de concursos, como “por esporte”, estudam apenas o necessário, se preparam somente nas áreas que interessam para o momento e freqüentam Seminários, Encontros e demais eventos tradicionalistas com apenas um intuito: receber um certificado, registrado com uma foto para comprovação em Relatório.

Outros ainda, são um tanto “desnorteados”. Pensam certo de um lado, entretanto, de outro, têm idéias inconseqüentes e irresponsáveis, formando uma consciência um pouco confusa em relação aos seus objetivos enquanto tradicionalistas. Cabe a nós, jovens tradicionalistas, obter essa consciência. Não podemos ser tradicionalistas de vez em quando. Devemos ser tradicionalistas sempre, independente do lugar ou da roupa que vestimos, nossos ideais e princípios são os mesmos em tempo integral (ou pelo menos deveriam ser).E um dos nossos maiores compromissos é transmitir essa idéia para as crianças. Elas começam cedo como prendas mirins, dente de leite, piás, piazitos – e hoje alguns CTGs contam até com a categoria chupetinha –, por esse motivo precisam crescer cientes do cargo que exercem como soldados do Movimento, independente da idade, de tudo sempre se tira algo de positivo. Não é o nosso objetivo criar uma ditadura, onde todos devem seguir regras restritas, muito pelo contrário, o que queremos é que essas crianças tenham uma formação digna e livre, para que ao chegarem à nossa idade estejam conscientes de que o seguimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho depende de nós.

Boa sorte àqueles que tentam fazer a sua parte!

Fonte! Galpão Virtual do Coxixo Gaúcho – .br, de Joinvile – SC, por Carla Gabriela Bender, 1ª Prenda da 3ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

DESABAFO DE UM TRADICIONALISTA

Recebi dois artigos: Um do nosso 2º Vice-Patrão, Edgar Dalbosco – CULTURALISMO, Espaço Tradicionalista, “A Voz da 10ª RT do Paraná”; Outro da Prenda Carla Bender, 1ª. Prenda da 3ª. Região Tradicionalista do MTG/RS 2006/7, in “.br”.

LI, reli e fiquei a pensar sobre a essência de ambos: a criação, a cada dia, de regras rígidas para conduzir os destinos do Movimento Tradicionalista. Nossa regra básica deve ser CARTA DE PRINCÍPIOS, norteadora de Estatuto social para poder nos dar existência legal, ali está nossa FILOSOFIA DE IDA TRADICIONALISTA.

Ambos destacam o interesse pessoal e, Dalbosco dá ênfase ao caça-níquel que se institui. Completo, não só dos CTG e outras entidades, mas de posteiros e laçadores a construir renda vivendo da Tradição e não para a Tradição.

Aqui entre nós, já de alguns anos, a proliferação de regras veio da Invernada campeira, ávida em limitar cada vez mais a arte do laço para transformá-la de uma manifestação cultural em mera disputa pelo prêmio, preocupando-se com detalhes milimétricos da corda e com horários de inscrição. No seu rastro, veio o regulamento artístico e, como lembra o Dr. Admar, 1º Vice-Patrão, não se tem um regulamento para certames artísticos, apenas um para o FEPART – e assim é na CTBG, ou seja, falta uma regulamentação mais simples para estimular novos Grupos!

Vivemos um momento preocupante, a vontade incontida de punir, de punir sem defesa ao acusado que sequer sabe porque está sendo punido. Quando me pedem orientações, ficam pasmos quando digo que não se pode punir por punir, sem observar a lei. Nossa Constituição em outubro fará 19 anos e muitos não sabem o que seja o direito de defesa e o devido processo legal. Acham que isto é só para a Justiça, esquecendo-se que a Constituição regula a vida também das Associações, como a nossa. Parece que estamos revivendo o período da INQUISIÇÃO em que a Igreja queimava na fogueira quem se opusesse a seus passos, sem a menor chance de defesa. Bastava desagradar ao sacerdote.

Onde está a causa de tudo isto?

Em tempos passados, não muito remotos, cada Tradicionalista respeitava ao outro e aos dirigentes pelo simples fato de conviver no mesmo espaço, era o fio de bigode, era a educação ética, o respeito moral.

Era a verdadeira Tradição!

Hoje, na luta pelo poder, na luta pelos holofotes e na busca de vantagens financeiras, a ética, a moral e os bons costumes deixaram de existir e a força passou a tomar conta das ações. Como no Brasil, a cada dia precisamos de mais leis, de mais normas e imposições para que as pessoas cumpram com a sua parte, ainda que o governante não as cumpra. Existem exceções, é claro! O Gaúcho do passado foi fonte de grandes modificações: Revolução farroupilha, Federalista etc.

Hoje, vivemos a falta de fidelidade. O guri, ou a guria, quando nasce se torna Colorado ou gremista, às vezes um outro time e com ele cresce e morre; assim era com os CTGs. Vivemos os dias da infidelidade, como na vida partidária, muda-se para quem der mais!

Transformamos nossos rodeios em tiros de laço, nossos eventos sociais tomaram o lugar dos eventos culturais e só interessa a renda do fandango, transmutado em bailecos onde se entra como se quer, quase pelados, a bebida corre solta, desde que o caixa seja bom, afastando-se as famílias que antes lá se faziam presentes.

Por que?

Porque deixamos de lado nosso ideais para dar asas à busca pelo dinheiro, indispensável à sobrevivência das entidades, mas que não deve ser seu fim imediato e direto.

Se os CTGS não se fracionassem por lutas internas, multiplicando-se sem condições de sobreviver, se não existisse a oportunidade de deixar o CTG para fundar um grupo pequeno e sem compromisso cultural como piquetes e grupo de artes e outros por aí, onde se valoriza apenas a disputa e o prêmio, não precisaríamos estar a esmolar na porta de políticos.

Se cultivássemos a ética e a moral tradicionalista como fonte de nossas ações; se a pilcha deixasse de ser vista como fantasia que só se deve vestir na hora de subir no tablado ou de montar; se as invernadas não sentissem vergonha de usar a identidade externa do gaúcho no seu dia a dia; se recebêssemos bem aqueles que chegam aos nossos CTGS para conhecer, sem deles exigir o uso da pilcha (que nós já não usamos como deveríamos) para adentrar ao galpão, como se fosse possível amar o que não se conhece; se voltássemos a dar ênfase à formação cultural de nossos jovens, inclusive dando-lhes exemplos dignos ao invés de mostrarmos a eles tudo que não deveríamos estar a praticar e mostrar; se voltássemos a reunir sob um mesmo céu azul artes campeiras, esportivas e campeiras, sob o comando cultural e, por fim, se voltássemos a praticar o respeito herdado de nossos antepassados onde um simples olhar do pai era o bastante para o filho sentir que estava errado, poderíamos rasgar todas as regras e, ai sim, estaríamos praticando a verdadeira TRADIÇÃO GAÚCHA pautada no amor, no respeito, na fraternidade, na humanidade e na igualdade.

O galpão deve ser o ponto de encontro do mate da hospitalidade e nunca um campo de batalha.

É hora de meditar e de mudar!

Um forte quebra costela a todos

Fonte! Galpão Virtual Coxixo Gaúcho, de Joinvile – SC, por Antonio Sbano - Assessor Jurídico da CBTG e do MTG-PR – .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

A COZINHA GAÚCHA

A cozinha gaúcha é a mais desconhecida das cozinhas regionais brasileiras. No entanto, é a mais rica, a mais variada, com mais de 200 pratos catalogados. Eu, particularmente, gosto de arroz com galinha. Quando cozinho para mim e para os meus, preparo um arroz com galinha como o que minha mãe preparava lá no Alegrete. É assim: mata-se uma galinha campeira, dessas de pátio, comedoras de milho e que ciscam no terreiro atrás de minhoca. Há várias maneiras de se matar a galinha: eu esquento a água e torço o pescoço dela, que fica corcoveando atirada no pátio, curiosamente atraindo a atenção sexual dos galos do terreiro que se lançam furiosamente sobre a ave agonizante.

Quando ela morre, mergulho-a num balde com água fervendo. Depois de um tempo, depeno a galinha completamente. Depois acendo no chão uma chamarada de gravetos ou papelão para queimar as últimas penugens restantes. Então, corto a metade da cabeça com o bico, as patas e um pedacinho em cima da sambiqueira, e tudo isso vai fora. Abro a galinha pelo fio do lombo e saco-lhe as vísceras e aproveito apenas a moela, o fígado e o coração. O resto vai fora. A carcaça será então lavada cuidadosamente e dividida em partes; o pescoço, as pernas, o peito com jogador e tudo, o rabo e o que resta divido em quatro partes.

Se a galinha é gorda eu aproveito a banha da seguinte maneira: numa caçarola de ferro bem aquecida frito a banha com rodelas bem finas de cebola e alguma cabeça de alho esmagada. Quando a cebola está dourada, é hora de se fritar a carne. Frita-se cada pedaço cuidadosamente, inclusive a moela, o coração e o fígado, para quem gosta. A moela tem que ser aberta, limpa e batida com a faca na palma da mão. Se for necessário, pode-se acrescentar um pouco de água e até um tiquinho de cachaça. Quando tudo está bem frito, douradinho, é hora de se refogar o arroz. Eu hoje uso exclusivamente o arroz parboilizado, que tem mais nutrientes e não lavo nem escorro o arroz porque ele já vem limpo. Refogo bem mexendo com colher de pau.

Aí se põe água quente cobrindo tudo até um dedo e meio de altura. Quando levanta a fervura é hora de se botar o sal, com muito cuidado. Sal a gosto, tampa-se a panela e se abaixa o fogo. Gosto muito da rapa, que é o arroz que queima no fundo da panela. Quando desaparecer cada borbolha da fervura é sinal que o arroz secou e está pronto. Na hora de comer, gosto de colocar um pouco de azeite de oliva extra virgem e de saborear esse delicioso prato com um pedaço de bolachão campeiro...

Há truques especiais. Para quem gosta de dar cor ao arroz, pode-se, na hora em que a banha está fervendo e formando algum torresminho, pôr uma colher de chá de açúcar, o que dá uma cor muito apetitosa.

Fonte! Jornal Zero Hora de Porto Alegre – RS, do dia 19 de fevereiro de 2007. Coluna de Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagundes) - nicofagundes@.br.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

CHASQUE DO REGIS CUNHA

Buenas Valdemar. Estava pesquisando na internet, vi seu noticiário e achei muito interessante.

Moro em Quaraí, fronteira com o Uruguai, e faço um programa de rádio totalmente gauchesco na vizinha cidade de Artigas (apenas uma ponte de 800 m nos separam).

Gostaria de saber se há possibilidade de receber o referido noticiário por e-mail para que possa divulgá-lo no programa e pela internet para que mais pessoas passem a acessá-lo. Um grande abraço, parabéns pelo trabalho.

Régis Cunha - regisbcunha@.br. Fone 55 3423 1664, Quaraí – RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

ALVORADA TRADICIONALISTA

Sendo um projeto para 2007, da prefeitura e secretaria da cultura, o livro Alvorada Tradicionalista já está no forno. Informamos que o prazo para a coleta de dados e fornecimento de informações encerra no final do mês de fevereiro e a previsão para terminar a obra é por volta de 15 de março, devendo o lançamento acontecer na Feira do Livro de Alvorada e posteriormente na Feira do Livro em Porto Alegre E para participar e obter informações, telefonar para Rafael Freitas fone 051.9231.8033 ou chasque eletrônico tradicionalismoemalvorada@.br. Não fique de fora. Não deixe o teu CTG de fora. PARTICIPE!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

COMPRE O LIVRO RAÍZES DE ALVORADA

Bueno! O livro Raízes de Alvorada foi lançado oficialmente no dia 07 de dezembro na Câmara de Vereadores. Antes que termine, compre o seu, pois o número de exemplares é limitado, na Biblioteca Pública Municipal em horário comercial ao preço módico de R$ 25,00. São quase 700 páginas de história da nossa cidade escrita por parcela da população local.

Fonte! Jornal A Semana de Alvorada – RS, do dia 22 de dezembro de 2006, por Valdemar Engroff, coluna Tradição e Cultura.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CHILENA DE PRATA – 22 ANOS DE FUNDAÇÃO

Bueno! Um grupo de casais, moradores do Bairro Jardim Porto Alegre, em Alvorada, sentiu a necessidade de criar algum entretenimento para os moradores da comunidade, uma vez que nada existia na vila para preencher o tempo de lazer. Reuniram se no dia 1º de março de 1985 e decidiram fundar um Centro de Tradições Gaúchas.

Os onze casais fundadores foram: Francisco G. Ramalho, Odil Machado de Oliveira, Lino Ribeiro, Lauro S. Ritter, Polimar Santos, João Batista Costa, Luiz C. Ribeiro, Antônio Natalício, Valdir Motta, João A C Souza e Ivo M. Sala e suas respectivas esposas. O Seu Odil providenciou junto à Habitasul, o empréstimo de uma casa situada na Rua Gonçalves de Magalhães, 366, que serviu de sede provisória para a entidade. Na reunião do dia 8 de março daquele ano, foi escolhido o nome da entidade, sugerido por Lino Ribeiro, aprovado por unanimidade, passando a se chamar CTG Chilena de Prata e neste momento foi formada a Primeira Patronagem, indicada pelo Seu Odil e aceita por todos, ficando assim constituída:

- Patrão: Francisco G. Ramalho

- Capataz: João Batista Costa

- Sota-capataz: Luiz Carlos Ribeiro

- Agregado das Pilchas: Lino Ribeiro

O primeiro churrasco de confraternização foi marcado para o dia 13 de abril na sede da AJIPA, onde foram admitidos os primeiros sócios. Em 16 de abril foi formada a primeira Invernada Artística do CTG, sob a coordenação de Sara Maria Alves da Costa e de Moacir de Paula e Silva, que já era o Chirú das Falas. A Invernada contava com seis pares mirins. Em 12 de junho aconteceu a primeira reunião com o Sr. Prefeito Municipal. Léu Barcellos, onde foi reivindicado um local para a construção do galpão. Em 23 de junho, em reunião com o Prefeito Municipal, foi apresentada a publicação do Extrato do Estatuto no Diário Oficial do Estado. Na ocasião, Léo Barcellos foi convidado para ser o Patrão de Honra do CTG. Em 7 de outubro foi publicado o Decreto Municipal nº 604/85, com cedência de uma área de terras na Rua José do Patrocínio, que depois recebeu o nº 235, para uso e construção do galpão, por tempo indeterminado.

Em 15 de março de 1986 foi concluída a cancha de bochas na sede provisória, com o piso feito de cupim, inaugurada com o Primeiro Torneio de Duplas, na qual foram vencedores, Ênio Gladzick e Gilberto. E a construção do galpão iniciou no mês de abril, sob a coordenação e supervisão de Pedro Mairesse. Em 24 de julho foram doadas as bandeiras do Rio Grande e do Brasil, por Moacir de Paula e Silva. Em 2 de setembro, em reunião de patronagem e alguns sócios, foi escolhido o modelo de bandeira do CTG. Em 13 de setembro, o CTG Chilena de Prata, juntamente com o pioneiro, o CTG Campeiros do Sul, buscou pela primeira vez a Chama Crioula, na Ponte da Figueira, em Viamão. A Chama veio diretamente para o CTG Chilena de Prata, que ainda estava em construção (esteios cravados e com parte do telhado). A chama ficou até o dia 17 de setembro, sendo depois levada até o CTG Campeiros do Sul, sendo extinta no dia 20, data magna Farroupilha. Em 16 de setembro foi realizada a primeira palestra no CTG, pelo professor Zeli, da PUCRS. No mês de dezembro foi rezada a primeira missa crioula, e a primeira confraternização de Natal. Em 7 de março de 1987, foi realizado o primeiro Concurso de Prendas, sendo vencedoras:

- Rossana Ribeiro – prenda adulta

- Tatiana K. Ramalho – prenda juvenil

- Michele Augusto Kaipper

Em 14 de março de 1987 o galpão foi inaugurado, com missa crioula rezada pelo padre Amadeu Canellas, de Porto Alegre. Léo Barcellos e Djanira Barcellos cortaram a fita inaugural e realizou-se o primeiro baile oficial do CTG Chilena de Prata. Em 17 de abril foi empossada a 2ª patronagem da entidade, eleita em assembléia geral pela primeira vez. Em 30 de maio iniciou-se a construção das baias. Em 28 de junho foi feita a apresentação da Invernada Mirim no programa Roda de Chimarrão da TV Bandeirantes. Em 23 de junho, iniciou-se a construção da cancha de bochas (definitiva). Em 5 de setembro foi realizado o primeiro jantar das chinocas de Alvorada. Em 26 de setembro foi realizado no CTG Chilena de Prata o primeiro Fandango Oficial Farroupilha, com a animação do Conjunto Chaleira Preta.

No dia 6 de setembro de 1990 foi realizado o 1º Baile do Departamento de Bocha, com o Grupo Musical Os Araganos. Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 1994, foi realizado o 1º Rodeio Artístico e Cultural Tilintar das Chilenas, promovido pelo Departamento Cultural, na patronagem de Rogério Souza e Sibel, sendo um projeto de José L. Bustamante e Sérgio Spier. Em setembro daquele ano foi realizado o 1º Chá Beneficente para as Invernadas. Nos meses de setembro e outubro foi realizado o 1º Ciclo de Palestras. Em 29 de junho de 1996 foi realizado o 1º Baile de Candeeiro e no dia 17 de julho foi feita a 1ª Campanha de Agasalho e Alimentos não perecíveis, que foram distribuídos em creches e asilos carentes de Alvorada. Nos dias 23 e 24 de maio de 1998, foi realizado o 1º Seminário da Saúde, sendo um projeto da 1ª Chinoca Maria Conceição Bustamante. Além dos eventos artísticos, culturais e campeiros, outros grandes eventos foram realizados, tais como bailes, domingueiras, bailes da prenda jovem, etc.

E o CTG Chilena de Prata, com a posse do patrão Getúlio Silva, em 2001, avançou bastante em termos culturais, pois, em meados de outubro do ano de 2001, depois de sete anos, realizou o 2º Tilintar das Chilenas Artístico e Cultural, com a participação de mais de quarenta entidades tradicionalistas da 1ª RT e outras RTs circunvizinhas. O ano de 2001 também ficou marcado pelo descerramento da 5ª Carta de Princípios do Estado, ocorrida no dia 12 de julho, com a presença de mais de 150 pessoas, além do presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, que proferiu uma palestra, coordenadora da 1ª RT, Líria Ramos, peões e prendas Regionais e de diversos CTGs. E a 1ª Cavalgada Feminina de Alvorada, organizada por Elizabeth Moraes, com o apoio da patronagem, teve tal êxito que foi reconhecida pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande como um Evento Oficial. A mesma foi realizada no dia 8 de julho, com a participação de 37 mulheres, dos diversos CTGs e Piquetes de Alvorada. Também em 2001, o CTG realizou, depois de muitos anos, o Fandango Oficial Farroupilha e a 27ª Festa Campeira, desde a sua fundação. É um CTG que prima pelo campeirismo, não deixando de lado a arte das danças tradicionais, pois a entidade tem invernada mirim, juvenil, adulta e chirú.

Para o ano de 2007, diversos eventos estão para acontecer nesta entidade tradicionalista. O primeiro grande evento é o grande baile de posse da nova patronagem e baile do 22º aniversário, que acontecerá no próximo dia 10 de março, e que será animado pelo renomado grupo Os Bertusse, que estarão neste CTG pela primeira vez. Neste evento o patrão José Adair passará as rédeas da entidade para o recém eleito patrão Sandro.

Bueno! Dos CTGs vivos, o pioneiro dos CTGs de Alvorada, o Campeiros do Sul, foi fundado em 1960, pertencendo num primeiro momento ao município de Viamão e o CTG Chilena de Prata foi o primeiro a ser fundado após a emancipação política e administrativa de Alvorada, que ocorreu em 17 de setembro de 1965. Lema: "Do Jardim Porto Alegre para os Pampas do Rio Grande".

------------------------------------------------------------------------------------------------

ERVA-MATE DO MTG É VENDIDA NA REDE SESI

  O Movimento Tradicionalista Gaúcho e a rede de lojas Super Cesta SESI fecharam parceria para a comercialização da erva-mate Marca Grande, fabricada pelo MTG. O produto, em embalagens de 1 kg no sabor tradicional, já está à disposição do consumidor nos 38 estabelecimentos do SESI no Rio Grande do Sul.

  A comercialização de produtos marca própria tem a finalidade de servir como fonte de receita para o financiamento de atividades culturais nos CTG’s. A expectativa é dispor de R$ 20 mil por mês em cinco anos. Cada entidade poderá receber até 5% do montante disponível no mês para organização de cursos, palestras, seminários, oficinas, publicação de livros, exposições. Não serão destinados recursos para fandangos, rodeios e outros tipos de festa.

  Marca Grande é o nome da linha de produtos marca própria do MTG. Bombachas, camisetas, acessórios para chimarrão e relógio, além da erva-mate, são alguns dos itens já em fabricação.

  Fonte! Chasque enviado por Felipe Basso - Mtb 11557, da EMC - Comunicação Empresarial. Fones (51) 3533.1903 - (51) 9899.1594. Chasque eletrônico felipe@.br. Galpão Virtual .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

ONDE ENCONTRAR A ERVA-MATE MARCA GRANDE?

Bueno! As lojas SESI agora têm a erva-mate Marca Grande. Visite as lojas abaixo e adquire a erva do MTG:

Bagé - Loja SESI

Rua Gomes Carneiro, 1052 – centro

Cachoeira do Sul - Loja SESI

Rua Marechal Floriano, 23 – centro

Campo Bom - Loja SESI

Av. Brasil, 1482 – centro

Canela - Loja SESI

Av. João Pessoa, 850 - centro

Canoas - Loja SESI

Rua Bagé, 58 – Bairro Niterói

Caxias do Sul - Loja SESI

Rua Emilio ribas, 1006 – Bairro Santa Catarina

Charqueadas - Loja SESI

Av. Cruz de malta, 1610

Erechim - Loja SESI

Rua Argentina, 87 – centro

Estância Velha - Loja SESI

Rua Eça de Queiroz, 70- centro

Esteio - Loja SESI

Av. Presidente Vargas, 1426-centro

Gravataí - Loja SESI

Av. Dorival Cândido de Oliveira, 4620 - V. Branca

Guaíba - Loja SESI

Avenida Nestor Moura Jardim, 1206 - Fátima

Igrejinha - Loja SESI

Rua. Gen. Ernesto Dornelles, 250 - centro

Ijuí - Loja SESI

Rua do Comercio, 965 - centro

Lageado - Loja SESI

Rua Francisco Oscar Karnal, 360-centro

Montenegro - Loja SESI

Rua Capitão Cruz, 1761 - centro

Novo Hamburgo - Loja SESI

Rua Teixeira de Freitas, 275 – Bairro Rio Branco

Parobé - Loja SESI

Avenidadas Nações, 795 – Guarujá

Passo Fundo - Loja SESI

Av. Presidente Vargas, 933

Pelotas - Loja SESI

Rua Santos Dumont, 156-centro

Porto Alegre-Loja SESI:

POA-Azenha- Av. Aenha, 693 Lj. 1 – Bairro Azenha

POA-Cavalhada –Av. Cavalhada, 2540 - Bairro Cavalhada

POA-FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 – subsolo Sarandi

POA-Formac – Trav. Leonardo Truda, 20 – centro

POA Partenon – Av. Bento Gonçalves, 4195 – Partenon

POA- Sarandi – Av. Assis Brasil, 6654 – Sarandi

Mercado Público de Porto Alegre

Banca E- Quadra 2 – Ponto do Chimarrão

Banca 16 – Rancho Gaúcho

Rio Grande- Loja SESI

Av. Cidade de Pelotas, 147 – Cidade Nova

Santana do Livramento - Loja SESI

Av. Almirante Tamandaré, 2264

Santa Cruz - Loja SESI

Rua Carlos Trein Filho, 347

Santa Maria- Loja SESI

Rua Walter Jobim, 835 – Bairro Patronato

Santa Rosa - Loja SESI

Rua Guerino rigo, 104 – centro

Santo Ângelo - Loja SESI

Rua Duque de Caxias, 1006- Bairro Dido

São Leopoldo - Loja SESI

Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 87 – centro

Sapucaia do Sul - Loja SESI

Av. Lúcio Bitencourt, 1080 – Bairro Piratini

Uruguaiana - Loja SESI

Rua Domingos de Almeida, 2071 – centro

Viamão - Loja SESI

Av. Liberdade, 1867 – Santa Izabel

Chasque enviado por Suzana Shuschow, do MTG do RS. Outras informações pelo fone 0xx51.3223.5194 ou pelo chasque eletrônico suzana@.br.

------------------------------------------------------------------------------------------------

SURGE A COLUNA JOVEM

Bueno! Conheci Paulo Guimarães, capataz do CTG Raízes do Sul de Porto Alegre – RS através do jornal virtual do CTG, O Chasquito, que por opção, divulga os eventos, as notícias e depoimentos de tradicionalistas do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ele disponibiliza o galpão virtual do CTG .br para que os CTGs coirmãos tenham os seus acontecimentos divulgados. Para nós da coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista, o Guimarães é um parceiro da primeira hora e seria de bom alvitre que, na 1ª Região Tradicionalista do RS, tivesse pelo menos dez pessoas arrojadas como o Guimarães. Assim veríamos os acontecimentos dos nossos CTGs muito mais divulgados.

E como se diz, o jovem é o futuro do tradicionalismo. Eles contestam e dizem que são o presente, no qual concordamos. E o Guimarães, que carinhosamente chamo de “louco”, disponibiliza no galpão virtual do CTG, a COLUNA JOVEM. E ela já teve o chasque inaugural, escrito e muito bem fundamentado pela 1ª Prenda da 1ª Região Tradicionalista do RS - Cristina Silva Borges. E a prenda do CTG Amaranto Pereira, Gabriele Pio deu enfoque no tema o MTG vai à Escola.

Este é o espaço dos jovens tradicionalistas. Ocupem-no sem rodeios e não se façam de rogados!

Atenção jovens da 1ª Região Tradicionalista do RS, do Rio Grande e do Brasil. Quem se animará para escrever a segunda coluna? Não deixem este espaço MORRER!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Topo

CALENDÁRIO TRADICIONALISTA DO MTG DO RS:

Bueno! O MTG já dispõe para todo o Rio Grande do Sul o seu calendário de eventos para o ano de 2007.

➢ Dia 03 de março – sábado – às 9h – Seminário Estadual de Prendas e Peões e o Encontro de Prendas e Diretores Culturais, em Santa Maria, na 13ª RT do RS;

➢ Dia 05 de março – segunda-feira – Inscrições para a Festa Campeira do Rio Grande do Sul – 19ª FECARS;

➢ Dias 10 e 11 de março – Curso de Danças Tradicionais Gaúchas para Instrutores Iniciantes – em local a definir;

➢ Dia 13 de março – terça-feira – Inscrições para o Entrevero Cultural de Peões;

➢ Dias 15 a 18 de março – quinta a domingo – 19ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul – FECARS;

➢ Dia 17 de março – sábado – Seminário da Cultura Campeira, em Gravataí, na 1ª RT do RS;

➢ Dia 17 de março – sábado – às 9h – 2ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, em Gravataí, na 1ª RT do RS;

➢ Dia 17 de março – sábado – às 20h – 5° Cante e Encante o Seu CTG, nas dependências do Parque Ireno Michel, local onde acontecerá a 19ª FECARS, em Gravataí, na 1ª RT do RS;

➢ Dia 31 de março – 1º curso CFOR BÁSICO, em local a definir;

➢ Dias 13 e 14 de abril – sexta e sábado – Entrevero Cultural de Peões;

➢ Dia 21 de abril – sábado – 1° SAT – Seminário de Aprimoramento Tradicionalista;

➢ Dia 21 de abril – sábado – Curso de avaliadores de Prendas e Peões, em Camaquã – RS;

➢ Dia 24 de abril – terça-feira – inscrições para a Ciranda Cultural de Prendas;

➢ Dia 28 de abril – sábado – 3ª Reunião do Conselho Diretor, na Sede do MTG;

➢ Dias 28 e 29 de abril – Curso de Danças Gaúchas de Salão, em local a definir;

➢ 1º de maio – Curso CFORZINHO – participante com idade de 09a 15 anos, em local a definir;

➢ Dia 05 de maio – sábado – 2° SAT – Seminário de Aprimoramento Tradicionalista;

➢ Dia 05 de maio – sábado – Curso para Avaliadores de Prendas e Peões;

➢ Dia 12 de maio – sábado – 3° Reunião dos Coordenadores Regionais, na Sede do MTG, em Porto Alegre – RS;

➢ Dia 19 de maio – sábado – 3° SAT – Seminário de Aprimoramento Tradicionalista;

➢ Dia 19 de maio – sábado – Curso para Avaliadores de Prendas e Peões, em Santa Maria – RS;

➢ Dias 24 a 26 de maio – quinta a sábado – Ciranda Cultural de Prendas, em Santa Maria – RS;

➢ Dia 02 de junho – 2º curso CFOR BÁSICO, em local a definir

➢ Dia 09 de junho – sábado – 4° SAT – Seminário de Aprimoramento Tradicionalista;

➢ Dia 09 de junho – sábado – Curso para Avaliadores de Prendas e Peões

➢ Dias 16 e 17 de junho – Curso CFOR AVANÇADO – 1ª Parte – em local a definir;

➢ Dia 23 de junho – sábado – 4ª Reunião do Conselho Diretor, na Sede do MTG, em Porto Alegre – RS;

➢ Dia 30 de junho – sábado – 38ª Ciranda Cultural de Prendas – fase Regional, nas trinta Regiões Tradicionalistas do RS;

➢ Dia 07 de julho – sábado – 4° Encontro de Coordenadores Regionais, na Sede do MTG;

➢ Dia 07 de julho – 5° SAT – Seminário de Aprimoramento Tradicionalista;

➢ Dias 14 e 15 de julho – Curso CFOR AVANÇADO – 2ª Parte – em local a definir;

➢ Dia 25 de julho – terça-feira – Inscrições para o ENART – PRAZO FINAL;

➢ Dias 27 e 28 de julho – sexta e sábado – 71ª Convenção Tradicionalista Gaúcha – Ordinária, em Passo Fundo, na 7ª RT do RS;

➢ Dia 04 de agosto – sábado – 5ª Reunião do Conselho Diretor, na Sede do MTG, em Porto Alegre – RS;

➢ Dias 04 e 05 de agosto – Curso de Danças Tradicionais Gaúchas para Instrutores Iniciantes – em local a definir;

➢ Dia 07 de agosto – terça-feira – Sorteio de Ordem de Apresentação nas Interregionais do INART;

➢ Dias 18 e 19 de agosto – Sábado e domingo – 1ª Interregional do ENART;

➢ Dia 24 de agosto – sexta-feira – Acendimento da Chama Crioula, em São Nicolau, a 1ª Querência do Rio Grande, na 3ª RT do RS;

➢ Dias 25 e 26 de agosto – sábado e domingo – data reserva;

➢ Dia 29 de agosto – quarta-feira – Lançamento do ENART, em Santa Cruz do Sul;

➢ Dias 01 e 02 de setembro – sábado e domingo – 2ª Interregional do ENART;

➢ Dias 14 a 20 de setembro – Festejos da Semana Farroupilha;

➢ Dias 29 e 30 de setembro – sábado e domingo – 3ª Interregional do ENART;

➢ Dia 29 de setembro – sábado – 5° Encontro de Coordenadores Regionais, na Sede do MTG;

➢ Dia 30 de setembro – 3º curso CFOR BÁSICO, em local a definir

➢ Dias 06 e 07 de outubro – sábado e domingo – 4ª Interregional do ENART;

➢ Dias 20 e 21 de outubro – sábado e domingo – 5ª Interregional do ENART;

➢ Dia 23 de outubro – terça-feira – Sorteio da Ordem de Apresentação da FINAL do ENART;

➢ Dia 27 de outubro – sábado – 6° Encontro dos Coordenadores Regionais, em Passo Fundo – RS;

➢ Dia 27 de outubro – sábado – 6ª Reunião do Conselho Diretor, em Passo Fundo – RS;

➢ Dia 27 de outubro – sábado – 41° Aniversário do MTG, em Passo Fundo – RS;

➢ Dia 27 de outubro – sábado – 12° Acampamento da Juventude Gaúcha e Seminário Estadual do Departamento Jovem do MTG;

➢ Dias 10 e 11 de novembro – Curso de Danças Gaúchas de Salão, em local a definir;

➢ Dias 16 a 18 de novembro – sexta a domingo – FINAL DO ENART, em Santa Cruz do Sul – RS;

➢ Dias 17 e 18 de novembro – sábado e domingo – 8ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha, em Santa Cruz do Sul – RS;

➢ Dia 25 de novembro – sábado – 16° Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha;

➢ Dia 1º de dezembro – 4º curso CFOR BÁSICO, em local a definir

➢ Dia 15 de dezembro – sábado – 7° Encontro dos Coordenadores Regionais, em Caxias do Sul – RS;

➢ Dia 15 de dezembro – sábado – 7° Encontro do Conselho Diretor, em Caxias do Sul

➢ Obs: Calendário com possíveis alterações ao longo do ano, mas permanentemente atualizado nas próximas edições da REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª Região Tradicionalista do RS.

➢ Mais detalhes e informações na sede do MTG, na Av. Guilherme Schell, n° 60, no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre; pelo fone 0xx51.3223.5194; nas páginas do jornal oficial Eco da Tradição (ASSINE! ! !); no galpão virtual do MTG: .br e nas edições futuras da REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA, que também podem ser acessadas no galpão virtual primeiraregiaors..br.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Topo

CALENDÁRIO DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA

Bueno! A Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, a partir do Calendário do MTG, acima exposto, elaborou o seu calendário de eventos para o ano de 2006, conforme segue: AGUARDE PARA 2007.

Topo

CALENDÁRIO ESPORTIVO DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA

Bueno! O Departamento de Esportes da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul elaborou o Calendário de Eventos Esportivos para o ano de 2006, como segue abaixo: aguarde para 2007.

➢ Obs: Se não conseguires informações pelos fones acima dos respectivos CTGs, entre em contato com:

- Ricardo – Diretor de Esportes da 1ª Região Tradicionalista pelos fones 0xx51.3337.1682 ou 051.9236.7312;

- Juliano – responsável pelos esportes do Vale do Gravataí pelo fone 051.9942.5367;

- Rudi – responsável pelos esportes de Porto Alegre pelo fone 051.9138.0618

- Paulinho – responsável pelos esportes de Alvorada pelo fone 051.9947.0282.

➢ Os torneios realizados aos domingos, tem início por volta das 9h.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Topo

A POESIA CRIOULA ESTÁ DE VOLTA AOS GALPÕES

Aguarde para 2007!

.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Topo

EVENTOS CULTURAIS:

AGENDA DE CURSOS DO MTG PARA 2007

Não fique de fora.

CFor Básico

31 de Março

02 de Junho

30 de Setembro

01 de Dezembro

CForzinho entre 09 e 15 anos

01 de Maio

CFor Avançado

1ª Parte: 16 e 17 de Junho

2ª Parte: 14 e 15 de Julho

Danças Gaúchas de Salão

(Lembrando que este ano esta será a mais nova modalidade do ENART)

28 e 29 de Abril

10 e 11 de Novembro

Danças Tradicionais Gaúchas

para Instrutores Iniciantes

10 e 11 de Março

04 e 05 de Agosto

Fonte e informações! Galpão virtual do MTG: .br.

----------------------------------------------------------------------------------------------

CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! O CTG Amaranto Pereira e a Academia de Danças Gaúchas Amaral está convidando a gauchada para participar do tradicional curso de danças de fandango, iniciado no dia 16 de fevereiro, mas com as inscrições ainda em aberto, sendo realizado nas sextas-feiras, com a competência do instrutor Ricardo Amaral. Informações com o Adair pelo fone 051.9999.0294 ou com o próprio Amaral 051.9683.1982. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve, em Alvorada – RS .

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! O CTG Sentinelas do Pago e a Academia de Danças Gaúchas Amaral está convidando a gauchada para participar do tradicional curso de danças de fandango, iniciado no dia 25 de fevereiro, mas com as inscrições abertas até o dia 25 de março, sendo realizado aos domingos, às 19h, com a competência do instrutor Ricardo Amaral. Informações com o patrão Gerson Meireles Jará pelos fones 0xx51.3442.6555 ou 051.9306.8866ou com o próprio Amaral 051.9683.1982. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, na Parada 56, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG TRADIÇÃO

Bueno! O CTG Tradição e os instrutores Júnior e Miriam convida a gauchada para participar do tradicional curso de danças de fandango, que iniciará no dia 15 de março, sendo realizado às quintas-feiras à noite. Informações com o patrão Vilmar Baldoni (Neco) pelo fone 051.9905.3902 ou com o 2º capataz Fernando Santini pelo fone 051. 9276.3511. O CTG fica na Rua Ildo Menegheti, n°360, no bairro Jardim Aparecida, em Alvorada – RS.  

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SENTINELA DO CERRO

Bueno! A patronagem do CTG Sentinela do Cerro, em parceria com o programa Talentos Gaudérios, da Rádio Metrópole AM 1570, de Gravataí, convida a gauchada para participar no dia 18 de março, do 3° Encontro de Talentos Gaudérios – integração dos talentos tradicionalistas da Região Metropolitana. Ao meio dia, baita almoço e após, apresentação dos talentos gaúchos nas diversas modalidades (canto, declamação, gaita, violão, trova, etc....). Informações com o patrão Sílvio pelos fones 0xx51.3262.1163 ou 051.9808.8581 ou com o locutor Evaldo Martins pelo chasque eletrônico evaldomartins2@.br. O CTG fica na Rua Edgar Pires de Castro, 9316, na Zona Sul em Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

Bueno! O CTG Amanhecer na Querência e a Academia de Danças Gaúchas Amaral estão convidando a gauchada para participar do tradicional curso de danças de fandango, que iniciará não dia 18 de março, com inscrições abertas até o dia 1º de abril, sendo realizado aos domingos das 16 às 18h, com a competência do instrutor Ricardo Amaral. Informações pelo fone do CTG 0xx51. 3411.0467 ou pelo chasque eletrônico spiercort@.br, ou com o próprio Amaral 051.9683.1982. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Programa Coisas do Sul

Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva convida a comunidade e os tradicionalistas em geral para participarem no dia 18 de março, a partir das 10h, da gravação do programa Coisas do Sul, programa de TV capitaneado por Volmir Martins, pelo Canal 5, SBT de Porto Alegre. Ao meio dia, churrasco e à tarde, continuação das gravações com apresentações artísticas. Informações pelo fone 0xx51.3411.6048 ou pelo chasque eletrônico producoescsul@.br. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

“CONHECENDO O BAÚ DE MEMÓRIAS”

Bueno! A 2ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista do RS – Cristine Sinara Hertzer convida os tradicionalistas da 24ª RT e regiões vizinhas, para participarem no dia 31 de março, no Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, com a seguinte programação:

- 14h - Recepção e credenciamento

- 14h30min - Abertura e inicio dos trabalhos - responsável: Angelita da Rosa - Diretora Técnica.

O evento é extensivo a todas as categorias. Será fornecido certificado de participação.

Fonte! Chasque enviado por Vera Colombelli, via galpão virtual do Orkut.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

SUBCOORDENADORIA DE ALVORADA

Bueno! A Subcoordenadora de Alvorada CONVOCA os senhores patrões, prendas, peões e demais tradicionalistas para o 3º Encontro da Subcoordenadoria, que será realizado no dia 02 de abril, no galpão do CTG Tradição, Informações com a Subcoordenadora Neida Nunes Ramos pelos fones 0xx51.3442.5565 ou 051.9189.1787. O CTG fica na Av. Ildo Meneguetti, 360, no Jardim Aparecida, em Alvorada – RS.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

UNIÃO GAÚCHA DOS MÚSICOS DE ALVORADA

Bueno! A diretoria da União Gaúcha dos Músicos de Alvorada programou para o dia 08 de abril, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, grande almoço com domingueira, com lançamento oficial da 1ª e da 2ª coletânea do CD dos músicos da Associação. Teremos a apresentação e animação de diversos músicos da Associação. No cardápio, meio galeto, polenta, arroz e saladas diversas. Informações com o presidente Getúlio Silva pelos fones 0xx51.3447.6041 ou 051.9263.0010. a sede do galpão do CTG Sentinelas do Pago fica na Rua Porto Alegre, 216, na Parada 56, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG PIALO DA SAUDADE

Bueno A patronagem e o departamento cultural do CTG Pialo da Saudade programou para o dia 21 de abril, do retorno do encontro de poesias Pialo do Verso Chucro – uma noitada de versos crioulos, a partir das 20h30min. Informações com o patrão Erom pelos fones 0xx51.3496-1101 ou 051.9941.5527 ou pelo chasque eletrônico ero1000ton@.br. O CTG fica na Rua Florianópolis, 720, no bairro Cohab A, em Gravataí – RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRENDAS E PEÕES

O Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, por meio das Prendas e Peões do Rio Grande do Sul – Gestão 2006/2007, tem o prazer de convidar a juventude tradicionalista do Estado para participar do Seminário Estadual de Prendas e Peões, que será realizado no dia 03 de março, no galpão do CTG Sentinelas da Querência, na Rua Silvino Jacob Zimmermann, 115, no bairro Camobi, na cidade de Santa Maria – na 13ª Região Tradicionalista do RS.

Com o objetivo de consolidar nossas ações, resgataremos com espírito jovem, a nossa história e reafirmaremos a importância do companheirismo, da amizade e da união, para formarmos representantes autênticos e conscientes.

Esperamos você amigo (a) para fazermos deste evento mais um marco do tradicionalismo organizado. A Cidade Cultura, localizada no Coração do Rio Grande, lhe aguarda de braços abertos.

Programação:

08h30min – Recepção

09h – Abertura Oficial

9h30min – Encontro das Ex-Prendas e Peões do Rio Grande do Sul

Sessão de Homenagens

10h30min: Prendas – palestra – “A Importância de Trabalhar em Equipe”

Peões: Oficina de Provas Campeiras

Local – Sede Campestre do CTG Sentinela da Querência – na RST 287, faixa nova de Camobi, ao lado do Ginásio Dalla Favera

12h30min – Almoço

13h30min – Encontro Estadual de Prendas e Peões

Prendas – Esclarecimentos sobre o 37° Concurso Estadual de Prendas

Peões – Reinício das Oficinas

15h – Visita aos locais do Concurso Estadual de Prendas

18h – Tertúlia livre e confraternização

Observações:

- O credenciamento será feito mediante apresentação do cartão tradicionalista;

- Todos os participantes receberão um certificado;

- Haverá ônibus disponível para o transporte dos participantes até os locais do Concurso de Prendas e sede campestre do CTG Sentinela da Querência;

Informações:

Mariana Graziella Malmann – 1ª Prenda do RS. Fone 0xx55.3217.8731 ou 055.9978.6625. Chasque Eletrônico: marimallmann@

Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG

Fone: 0xx51.3223.5194 ou no galpão virtual .br.

Comissão Executiva:

Edmar Fischer – Presidente. Fone 0xx55.322238903 ou 055.9978.0050

Luiz Henrique Petry – Vice-Presidente

Marli Mallmann – Secretária

Ivo Vargas – Tesoureiro

Erival Bertolini – Coordenador da 13ª Região Tradicionalista.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

I FESTIVAL DE TALENTOS INDIVIDUAIS DE PORTO ALEGRE

A COMISSÃO DE CULTURA DA REGIÃO LESTE conseguiu em reunião da Temática de Cultura, ocorrida no dia 22/01/2006, aprovar uma das cinco Festas Temáticas que o Orçamento participativo promove em Porto Alegre. Tal festa terá verba garantida e ocorrerá possivelmente no mês de maio ou junho.

O evento programado foi pensado para proporcionar o surgimento de novos talentos e a valorização dos já existentes, pois muitas vezes vemos festivais, rodeios tradicionalistas onde a apresentação dos talentos individuais só são assistidos pelos familiares dos participantes e pela comissão julgadora.

Convidamos desde já a todos os interessados a participarem desse evento que foi pensado, projetado, para dar um valor mais alto para quem às vezes comparece sozinho às suas custas em um festival.

SOLICITAMOS A TODOS OS ÓRGÃOS DO GOVERNO, GOVERNANÇA, INICIATIVA PRIVADA, MTG, IGTF, ETC QUE NOS AJUDEM EM PARCERIA A CONSTRUIR ESSE EVENTO.

Informações sobre o Festival:

COMISSÃO DE CULTURA DA REGIÃO LESTE:

E-MAIL: comissaoculturaleste@.br.

Galpão Virtual: guimaraes.cim.br/comunidadesleste

Guimarães: 0xx51.3338.6777, 051.9987.5880 - e-mail e MSN - guimaraes@guimaraes.cim.br.

Vilma dos Santos – 0xx51.3383.0230

-------------------------------------------------------------------------------------------------

PORTAL STARSHOW

Você sabia que existe um site onde se pode pesquisar rapidamente o telefone de tudo sobre música e eventos? Confira no Portal .br, clique em "Cadastro" a esquerda da página e digite o nome chave de quem você quer pesquisar, por ex. para saber o telefone do cantor "Amado Batista", digite somente a palavra chave "Batista" ou "Amado" e logo abaixo clique em "Consulta Rápida" e você terá "gratuitamente" o telefone de contato. Se você precisa das outras informações (endereço, site, e-mail e contato) clique em "Consulta Completa", para isso, você precisa fazer uma assinatura On Line, por apenas R$ 60,00 por ano.

Chasque enviado por Rogério Meuerann .br

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CENTRO GAÚCHO DA BAHIA

Bueno! Toda última quarta-feira de cada mês, o Centro Gaúcho da Bahia faz um costelão imperdível. Se o vivente ainda não foi, aproveite e marque no seu calendário e traga os seus amigos. Informações pelo telefone 0xx71.3461.1594 ou 0xx71.3461.1033. O Centro Gaúcho da Bahia fica na Rua Mário Bestetti, 25, na Boca do Rio, em Salvador – BA.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

MTG FAZ PARCERIA COM A AMBEP

Bueno! O MTG e a AMBEP – Associação dos Mantenedores Beneficiários da Petrus firmaram uma parceria que envolve o benefício de assistência médica, abrangendo a área médica, odontológica, hospitalar, laboratorial, entre outras. Para se associar, o interessado deverá:

- preencher a ficha “Proposta de Sócio”;

- fornecer 01(uma) foto do titular;

- pagar a contribuição de R$ 60,00 anual à vista;

- prazo de validade 1 ano;

- carteiras para dependentes custo unitário R$ 1,00;

- dependentes: filhos até 21 anos e pais;

- relação de cidades onde possui credenciados, Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Esteio, Gramado, Gravataí, Guaíba, Imbé, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Santo Antonio da Patrulha, Taquara, Tramandaí, Viamão, Balneário Camburiú, Blumenau e Florianópolis.

O atendimento será mediante a apresentação da Carteira do associado (prazo de validade vigente) juntamente com a carteira de identidade. O associado deverá ligar para a empresa conveniada solicitando o valor do desconto a ser concedido pela mesma. Maiores informações com Cloni ou Suzana pelo fone: 0xx51.3223-5194, ou pelo chasque eletrônico suzana@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

MTG OFERECE BIRÔ GRÁFICO

Bueno! Agora o MTG passa a ter um Birô Gráfico, que será administrado pela Danna Produções. Estaremos oferecendo trabalhos de designer, criação, organização de livros, diagramação, pesquisas históricas, assessoria de eventos, orçamento gráficos. Além de podermos orientar os patrões na organização de: seminários, Workshops, Rodeios, projetos na LIC e criação de materiais para divulgação dos Rodeios. Nos concursos regionais e municipais estaremos ajudando e orientando as prendas e peões a fazerem eventos. Informações pelo fone do MTG 0xx51.3223.5194, com Suzana ou pelo chasque eletrônico suzana@.br, ou na sede do MTG, na Rua Guilherme Shell, 60, no bairro Partenon, em Porto Alegre/RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

DEPARTAMENTO DE PIQUETES DO MTG

O Departamento de Piquetes do Movimento Tradicionalista Gaúcho foi fundado em 29/04/2003. E um órgão auxiliar da Diretoria do MTG, e tem por finalidade representar os interesses de seus filiados (Piquetes), defenderem a filosofia do MTG e a sua Carta de Princípios, representarem a entidade maior (MTG) em cavalgadas, desfiles e atividades que esteja qualificado, estimulando e colaborando com a regularização destes eventos.

O objetivo do Departamento de Piquetes é uni-los e abrigar como associados os piquetes da 1ª Região Tradicionalista, auxiliando as entidades filiadas na sua regularização, divulgação de eventos, pugnando pelo culto aos usos e costumes do gaúcho.

Os piquetes interessados em se filiar ao Departamento de Piquetes, devem se dirigir ao MTG, somente às segundas-feiras á partir da 17h, ou pelo telefone 0xx51.3219.5626. Nos demais dias pelo telefone 0xx51.3334.2258 com Celso Matzenbacher, ou ainda pelo chasque eletrônico contacertaltda@.br.

---------------------------------------------------------------------------------------------

SAIBA PARA QUE SERVE A ASSESSORA ÀS ENTIDADES DO MTG

A assessoria serve para atender e orientar os patrões e demais sócios dos CTGs filiados ao Movimento Tradicionalistas Gaúcho. Objetivo é dirimir as freqüentes dúvidas que chegam ao MTG sobre:

- cartão tradicionalista

- ecad

- lista de Destaque

- alteração do estatuto do CTG

- organização do quadro social do CTG

- elaboração, produção e encaminhamento de projetos para a LIC (Lei de Incentivo a Cultura)

- orientação para os Departamentos de Jovens na produção de seus eventos

- orientação na produção de material gráfico e editorial

COMO SOLICITAR A ASSESSORIA NO MTG?

Fale com Suzana Schuwchow

Fone (0xx51) 3223-5194

End.: Rua Guilherme Shell, 60 - POA

E-mail: suzana@.br

Todos os meses, no jornal Eco da Tradição, nós vamos dar algumas dicas sobre os assuntos mais procurados. Não perca!

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ARQUIVO DAS

ENTIDADES NO MTG

- histórico de sua entidade (resumo) no máximo 3 laudas.

- cópia do estatuto atualizado

- eleição de patronagem e conselho com nominata atualizada

- concurso de prendas e peões atualizados

- resumo dos eventos realizados nos últimos meses.

IMPORTANTE

Toda e qualquer atividade social e beneficente, campeira, esportiva e cultural informar a assessoria do MTG para divulgação no Eco da Tradição e para constar no arquivo da Entidade no MTG.

Fonte: jornal Eco da Tradição – órgão oficial de divulgação do MTG/RS, ed. Nº 45, de maio de 2005.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Topo

BAILES, FANDANGOS E DOMINGUEIRAS:

CTG ARMADA GRANDE

Bueno! A patronagem do CTG Armada Grande programou para o dia 03 de março, grande jantar-baile que terá a animação do Grupo Kaminhos. Ingresso individual com o tradicional churrasco, coxa, sobre-coxa, salsichão, quibebe e saladas, ao preço especial de R$ 12,00. Também teremos a apresentação da invernada adulta do CTG. Informações pelos fones : 051.9974.3627; 0xx51.3485.2646(recados) ou 0xx51.3492.1888. O CTG fica na Rua José Garibaldi, 6100, no Passo do Vigário, em Viamão – RS.

-----------------------------------------------------------------------

DTG QUERÊNCIA AZALÉIA – 22ª RT

Bueno! A patronagem do DTG Querência Azaléia programou para o dia 03 de março, grande baile, que será animado pelo Grupo Chão Gaúcho. O CTG fica na cidade de Parobé – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG GINETES DA SAUDADE – 25ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Ginetes da Tradição convida a gauchada para participar de grande baile no dia 03 de março, que será animado pelo grupo Os Monarcas. O CTG fica na cidade de Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG RINCÃO DA ALEGRIA – 5ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Rincão da Alegria convida os tradicionalistas para participarem no dia 03 de março em seu galpão de grande jantar-baile do 46º aniversário, com a seguinte programação: às 18h30min – missa crioula que será rezada pelo padre Alfredo; às 20h – apresentações das invernadas (mirim e juvenil); às 21h – será servido jantar com churrasco, arroz e saladas diversas e às 23h, inicia o grande baile sob a animação do Grupo Sinuelo. O CTG fica na Rua Leonel Prado, 156, na cidade de Santa Cruz do Sul, na 5ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAMPO VERDE – 30ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Campo Verde convida a gauchada para participar no dia 06 de março, de grande baile de abertura do 29º Rodeio Internacional de Campo Bom, que terá a animação do Grupo Chão Gaúcho. O CTG fica na Av. dos Municípios, 1300, na cidade de Campo Bom, na 30ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

SOCEIDADE GAÚCHA DE LOMBA GRANDE – 30ª RT

Bueno! A patronagem da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande convida a gauchada para participar do tradicional baile das terças-feiras. No dia 06 de março, o mesmo será animado pelo grupo Tchê Moçada. Ingressos antecipados com o Valter pelo telefone 0xx51.3593.9055 ou pelos chasques eletrônicos ctglombagrande@.br ou ctglombagrande@.br. Endereço: Rua Albano Guilherme Konrath, 1305, Lomba Grande, em Novo Hamburgo, na 30ª RT do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAMPO DOS BUGRES – 25ª RT

Bueno! Dentro da programação do 15º Rodeio Nacional Campo dos Bugres, o CTG Campo dos Bugres programou para o dia 09 de março, grande baile que será animado pelo grupo Os Monarcas. Informações pelo fone 0xx54.3217.6209. O rodeio será realizado nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CHILENA DE PRATA

Bueno! A patronagem do CTG Chilena de Prata boleia a perna para convidar a gauchada que está com coceira nos pés e com saudade de um bom fandango, para participar no dia 10 de março, de grande baile de 22º aniversário e de troca de patronagem, que será animado pelo renomado grupo Os Bertussi. Informações ou com o patrão José (que repassará o cargo nesta noite) 051.8141.8174, ou com o novo patrão Sandro pelos fones 0xx51.3483.8697 ou 051.9154.6789. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG GOMES JARDIM

Bueno! A patronagem do CTG Gomes Jardim programou para o dia 10 de março, grande jantar-baile que será animado pelo grupo O Som do Povo. O valor do ingresso com jantar custa apenas R$ 12,00. Informações pelo fone do CTG 0xx51.3480.4470; pelo fone do Ivan 051.9981.8849 ou pelo fone do Édson 051.9958.7358 ou pelos chasques eletrônicos evferreira@.br ou evfguaiba@.br. O CTG fica na Estrada Santa Maria, S/N, em Guaíba – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ALMA CRIOULA – 12ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Alma Crioula programou para o dia 10 de março, grande jantar-baile que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Informações pelo fone 0xx51.3031.0663 ou com o Ricardo pelo chasque eletrônico labore.ricardo@.br. O CTG fica na Rua Pelotas, 308, no bairro Mathias Velho, na cidade de Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAMPO VERDE – 30ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Campo Verde convida a gauchada para participar no dia 10 de março, de grande baile oficial do 29º Rodeio Internacional de Campo Bom, que terá a animação do Grupo Chão Gaúcho. O CTG fica na Av. dos Municípios, 1300, na cidade de Campo Bom, na 30ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SAUDADES DA QUERÊNCIA – SP

Bueno! A patronagem do CTG Saudades da Querência convida a gauchada para participar no dia 10 de março, de grande jantar-baile em seu galpão, tendo o tradicional churrasco gaúcho no cardápio. A animação será por conta do Grupo Alma Gaúcha, onde lançarão o seu 5° CD.. O CTG fica na Estrada Bezerra de Menezes, número 150. O acesso é pela Rodovia dos Tamoios, quilômetro 5, no trevo para o bairro Torrão de Ouro II, na bela cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG VAQUEANOS DA TRADIÇÃO

Bueno! A patronagem do CTG Vaqueanos da Tradição programou para o dia 11 de março, almoço com domingueira em seu galpão, com churrasco no cardápio e que terá a animação do Grupo Vozes do Sul. Informações pelo fone do CTG Telefone 051.3374.2023 ou pelos fones do patrão (comercial) 0xx51.3475.3389 ou celular 051.9195.4207 ou pelo chasque eletrônico chicao1rt@.br. O CTG fica na Rua Leopoldo Bretano, 1551, no bairro Humaitá, em Porto Alegre – RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAMPEIROS DO SUL

Bueno! A patronagem do CTG Campeiros do Sul programou para o dia 11 de março, grande almoço com domingueira, que terá a animação do Trio Campeiro. O CTG fica na Av. Maringá, 720, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG MEU PAGO – SP

Bueno! A patronagem do CTG Meu Pago programou para o dia 11 de março, grande domingueira que será animada pelo grupo Vento Minuano. Informações e reservas pelos fones 0xx11.4358.1278 ou 0xx11.4972.5354 ou 011.9690.7326. O CTG fica na Estrada Maria Cristina, 874 - Bairro Eldorado. Cidade: Diadema – SP.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG RINCÃO DOS GUARARAPES – PE

Bueno! A patronagem do CTG Rincão dos Guararapes convida os gaúchos de todas as querências para participarem no dia 11 de março, do 1º Costelão de 2007, a partir das 10h da manhã, nas dependências do 10º Esquadrão de Cavalaria Motorizada, na BR 232, km 07, em Recife. Ingresso para associado R$ 12,00. Para não associado R$ 15,00 e para crianças até 12 anos, R$ 8,00. Grupos de 20 pessoas, ingresso gratuito para duas pessoas. Após o almoço, tertúlia livre, chimarrão de mão em mão. Favor confirmar presença com a patroa Gicele Poerschke pelo fone (81) 9272-1724. O CTG fica em Recife, capital de Pernambuco.

---------------------------------------------------------------------------------------------

SOCEIDADE GAÚCHA DE LOMBA GRANDE

Bueno! A patronagem da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande convida a gauchada para participar do tradicional baile das terças-feiras. No dia 13 de março, o mesmo será animado pelo grupo Marcas, com show de César Oliveira e Rogério Mello. Ingressos antecipados com o Valter pelo telefone 0xx51.3593.9055 ou pelos chasques eletrônicos ctglombagrande@.br ou ctglombagrande@.br. Endereço: Rua Albano Guilherme Konrath, 1305, Lomba Grande, em Novo Hamburgo, na 30ª RT do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG RANCHO CRIOULO – 12ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Rancho Crioulo programou para o dia 15 de março, grande baile que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Informações com o Ricardo pelo chasque eletrônico labore.ricardo@.br. O CTG fica na Rua Inconfidência, 1035, no centro da cidade de Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

CTG GAUDÉRIOS DA SAUDADE – 30ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Gaudérios da Saudade programou para o dia 16 de março, grande baile que será animado pelo Grupo Os Monarcas. O CTG fica na Av. João Pessoa, 75, na cidade de Estância Velha, na 30ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG TIO ÍTIA – 5ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Tio Ítia convida a gauchada para participar no dia 16 de março, do 1° Baile do Fumo, que terá a animação do Grupo Os Boenachos. Valor do ingresso a R$ 5,00 por pessoa, com premiação da 1ª e da 2ª folha de fumo mais comprida. O CTG fica na Linha Cerro alegre Baixo, no 1° Distrito de Santa Cruz do Sul, na 5ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG RODA DE CHIMARRÃO

Bueno! A patronagem do CTG Roda de Chimarrão te convida para participares no dia 17 de março, de grandioso baile que terá a animação de Porca Veia e Grupo Cordiona. Informações com o patrão Celso pelos fones 0xx51.3061.8353 ou 051.9987.6792 ou pelo casque eletrônico falandocom@.br. O CTG fica na Estrada da Serraria, 1835, na Zona Sul de Porto Alegre – RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SENTINELAS DO PAGO – 7ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Sentinelas do Pago programou para ao dia 17 de março, grande jantar baile que será animado por Os Matias e os Veteranos. O CTG fica na Av. Bento Gonçalves, 1047, cidade de Marau, na 7ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SENTINELA DO CERRO

Bueno! A patronagem do CTG Sentinela do Cerro, em parceria com o programa Talentos Gaudérios, da Rádio Metrópole AM 1570, de Gravataí, convida a gauchada para participar no dia 18 de março, do 3° Encontro de Talentos Gaudérios – integração dos talentos tradicionalistas da Região Metropolitana. Ao meio dia, baita almoço e após, apresentação dos talentos gaúchos nas diversas modalidades (canto, declamação, gaita, violão, trova, etc....). Informações com o patrão Sílvio pelos fones 0xx51.3262.1163 ou 051.9808.8581 ou com o locutor Evaldo Martins pelo chasque eletrônico evaldomartins2@.br. O CTG fica na Rua Edgar Pires de Castro, 9316, na Zona Sul em Porto Alegre – RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG UNIÃO E TRADIÇÃO – SP

Bueno! A patronagem do CTG União e Tradição programou para o dia 18 de março, grande domingueira que será animada pelo Grupo Sinuelo Pampeano. Venha saborear o nosso autêntico churrasco gaúcho de Costela, Galeto, Lingüiça e Fraldão, e com acompanhamento de: arroz carreteiro, feijão tropeiro, farofa, maionese, saladas diversas, e muita alegria e hospitalidade. Informações, convites e reservas pelos fones 0xx11.4704-6845 ou pelo chasque eletrônico email@.br. O CTG fica Av. Rosana, 601, em Embu, no Estado de São Paulo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SENTINELA DOS PAMPAS

Bueno! A patronagem do CTG Sentinela dos Pampas programou para o dia 24 de março, grande jantar-baile de aniversário do CTG. No cardápio: churrasco, galeto, arroz, aipim e saladas diversas. Traje: pilcha ou esporte discreto. Ingresso a R$ 13,00 com janta e R$ 7,00 só pro baile. A animação será por conta do Grupo Sul América. Informações pelos fones 051.9725.2574 ou 9964.4231. O CTG fica na Rua Ivo Janson, 31, no bairro Intercap, em Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG PIALO DA SAUDADE

Bueno! A patronagem do CTG Pialo da Saudade programou para o dia 24 de março, grande jantar-baile que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Informações com o patrão Erom pelo fone do CTG 0xx51.3496.1058, pelo fone do patrão 0xx51.3496-1101, pelo céu celular 051.9941.5527 ou pelo chasque eletrônico ero1000lton@.br. O CTG fica na Rua Florianópolis, 720, no Bairro Cohab A, em Gravataí – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Bueno! O CTG Bento Gonçalves da Silva e o programa gaúcho de TV “Coisas do Sul”, convidam as prendas e demais tradicionalistas para participarem no dia 24 de março, do 1º Sarau de Prendas do Programa Coisas do Sul. As inscrições são gratuitas para prendas de 14ª a 16 anos. A animação será por conta de Leandro Berleze e Grupo Beira D’Estrada. Inscrições e informações pelo fone 0xx51.3249.8912. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, na Vila Esplanada, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG GALPÃO DA PEONADA – 25ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Galpão da Peonada programou para o dia 24 de março em seu galpão, grande baile que será animado pelo grupo Os Campesinos de Pelotas. O CTG fica na cidade de Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

35 CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS

Bueno! A patronagem do 35 CTG, o pioneiro de tradicionalismo organizado convida a gauchada para grande domingueira que será realizada no dia 25 de março. A animação será com o Grupo Alma de Campo. Sócios não pagam ingresso. Não sócios pilchados pagam R$ 5,00 e não pilchados pagam R$ 10,00. Informações pelo fone do CTG 0xx51.3336.0035 ou pelos fones do patrão Clóvis 0xx51.3341.5599 ou 051.9129.7033 / 9968.5288 / 9129.7033, ou pelo chasque eletrônico 35ctg@. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300, em Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG BRAZÃO DO RIO GRANDE

Bueno! A patronagem do CTG Brazão do Rio Grande programou para o dia 30 de março, grande baile que será animado pelo Grupo Cheiro de Campo. O CTG fica na Av. Mem de Sá, 561, no bairro Nossa Senhora da Graça, na cidade de Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG BRAZÃO DO RIO GRANDE

Bueno! A patronagem do CTG Brazão do Rio Grande programou para o dia 31 de março, grande jantar dançante que será animado pelo Grupo Cheiro de Campo. O CTG fica na Av. Mem de Sá, 561, no bairro Nossa Senhora da Graça, na cidade de Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

ACTG PORTAL DA SERRA – 30ª RT

Bueno! A patronagem do ACTG Portal da Serra convida a gauchada para participar no dia 31 de março, de um grandioso baile, que será animada pelo renomado grupo Tchê Moçada. Informações com o Maicom Adams pelo fone 051.9665.7951 ou pelo chasque eletrônico tchemocada@. O CTG fica na. O CTG fica na cidade de Dois Irmãos – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAMPEIROS DO SUL

Bueno! A patronagem do CTG Campeiros do Sul programou para o dia 07 de abril, baile, que terá a animação do grupo Nosso Balanço. O CTG fica na Av. Maringá, 720, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

UNIÃO GAÚCHA DOS MÚSICOS DE ALVORADA

Bueno! A diretoria da União Gaúcha dos Músicos de Alvorada programou para o dia 08 de abril, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, grande almoço com domingueira, com lançamento oficial da 1ª e da 2ª coletânea do CD dos músicos da Associação. Teremos a apresentação e animação de diversos músicos da Associação. No cardápio, meio galeto, polenta, arroz e saladas diversas. Informações com o presidente Getúlio Silva pelos fones 0xx51.3447.6041 ou 051.9263.0010. a sede do galpão do CTG Sentinelas do Pago fica na Rua Porto Alegre, 216, na Parada 56, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! O CTG Sentinelas do Pago programou para o dia 14 de abril, grande baile que terá a animação de Volmir Martins e Grupo. Informações com o patrão Gerson pelos fones 0xx51.3442.6555 ou 051.9306.8866. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, na Parada 56, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG QUERÊNCIA FARROUPILHA – SP

Bueno! A patronagem do CTG Querência Farroupilha programou para o dia 14 de abril, grande baile que terá a animação do famoso grupo Os Pampeiros, da cidade de São José dos Campos. Informações pelos fones 0xx14.3453.5046 ou 0xx14.3422.2416 ou 014.9786.1578 ou pelo chasque eletrônico patraodoctg@.br. O CTG fica na Oscar Leopoldino da Silva, 49, na Cidade: Marília – SP.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG UNIÃO E TRADIÇÃO – SP

Bueno! A patronagem do CTG União e Tradição programou para o dia 20 de maio, grande domingueira que será animada pelo Grupo Criado em Galpão. Informações, convites e reservas pelos fones 0xx11.4704-6845 ou pelo chasque eletrônico email@.br. O CTG fica Estrada Maria Cristina, bairro Eldorado, em Diadema, ano Estado de São Paulo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG UNIÃO E TRADIÇÃO – SP

Bueno! A patronagem do CTG União e Tradição programou para o dia 17 de junho, grande domingueira que será animada pelo Grupo Repontaço. Informações, convites e reservas pelos fones 0xx11.4704-6845 ou pelo chasque eletrônico email@.br. O CTG fica O CTG fica Av. Rosana, 601, em Embu, no Estado de São Paulo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

CTG UNIÃO E TRADIÇÃO – SP

Bueno! A patronagem do CTG União e Tradição programou para o dia 07 de julho, grande domingueira que será animada pelo Grupo Os Monarcas. Informações, convites e reservas pelos fones 0xx11.4704-6845 ou pelo chasque eletrônico email@.br. O CTG fica na Av. Rosana, 601, em Embu, no Estado de São Paulo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Topo

RODEIOS, FESTIVAIS ARTÍSTICOS E CAMPEIROS:

CTG CAMPO DOS BUGRES – 25ª RT

15º Rodeio Nacional Campo dos Bugres

Bueno! A patronagem do CTG Campo dos Bugres convida a gauchada para participar nos dias 03 a 11 de março, nas pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista do RS, do 15º Rodeio Nacional Campo dos Bugres. Te aprochega vivente. Maiores informações, programação, premiação, contatos, inscrições, estão disponíveis no galpão virtual do CTG Campo dos Bugres na Internet. Basta acessar .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAMPO VERDE & CTG GUAPOS DO ITAPUI – 30ª RT

29º Rodeio Nacional de Campo Bom

Convidamos todos a participar do 29º Rodeio Nacional de Campo Bom a realizar-se de 08 a 11 de março de 2007 no CTG Campo Verde em Campo Bom - 30ª RT. O evento conta com o apoio do CTG Guapos do Itapuí na organização artística.

Teremos ótimas premiações, tanto nas danças tradicionais quanto nos concursos individuais. Haverá premiação em dinheiro nos concursos individuais para o primeiro colocado de cada categoria e troféus para segundos e terceiros. No truco, um Prêmio Surpresa para o trio campeão.

OBS:

- Inédito! Nos concursos individuais não haverá separação de naipes.

- A comissão avaliadora das danças tradicionais será composta por avaliadores do ENART.

- A ordem de apresentação será conforme a inscrição, exceto nas Danças Tradicionais Adulto que será realizado SORTEIO 2 horas antes do início do concurso.

- As inscrições artísticas poderão ser feitas através do telefone 51 92534499, com Elisandra, a partir do dia 05/03/2007 ou pelo e-mail: elisandra@.br.

- Informações sobre as provas campeiras: fone: 51 3598 5121

Dia 09 de março de 2007 no Parque do Rodeio haverá Grande show com CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO, sendo aberto a todo o público do rodeio.

CTG Campo Verde e CTG Guapos do Itapuí contam com a presença de todos!!

Fonte! Galpão Virtual Guapos – .br, postado no dia 27 de janeiro de 2007.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

34º RODEIO CRIOULO ESTADUAL DE SANTA CRUZ DO SUL – 5ª RT

Bueno! A Associação Tradicionalista de Santa Cruz do Sul (ATS) convida a gauchada para participar nos dias 09, 10 e 11 de março, do 34° Rodeio Crioulo Estadual, que será realizado no Parque de Eventos da cidade. Programação e outras informações estão disponíveis no galpão virtual da ATS - .

As inscrições da parte artística podem ser feitas até o dia 07 de março com Vera pelo fone 051.9814.1939. As apresentações serão por ordem de inscrição e por entidade.

As inscrições da parte campeira podem ser feitas com Jorge Goulart pelo fone 051.9994.8436.

As inscrições, tanto da parte artística e da parte campeira também podem ser feitas via galpão virtual: .

Informações gerais: valor do ingresso para o parque de Rodeio serra de R$ 3,00; a taxa de Inscrição do Tiro de Laço será: até sábado até as 9h R$ 120,00 e após R$ 150,00 (4 armadas) por laçador; Tiro de Laço Piá e Guri será cobrado R$ 15,00 de inscrição (2 armadas); será exigido para equipes a carteira de laçador e no evento será aplicado o regulamento do MTG.

Apoio: este evento tem o apoio de:

ATS (Associação Tradicionalista Santacruzense)

PECELL Informática - Soluções em informática

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul - Junto com você

Qualigraf - Indústria Gráfica

Erva Mate Ximango - Uma grande paixão dos gaúchos

Fonte! Dados os dados do evento foram enviados para este peão por Karine Rohers pelo chasque eletrônico karine@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA E MTG INICIAM PREPARATIVOS

PARA A 19ª FECARS

Na manhã desta sexta-feira (15 de dezembro), aconteceu reunião com integrantes da Prefeitura de Gravataí, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e CTG Aldeia dos Anjos, no Parque Municipal de Eventos Ireno Michel. O encontro iniciou os preparativos para a 19ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), que será realizada de 15 a 18 de março de 2007, no Parque de Eventos.

Na reunião foi decidida a comissão executiva da Fecars 2007, a inclusão de uma nova prova de laço para prefeitos e vice-prefeitos na programação, além de alterações na infra-estrutura, aperfeiçoando as utilizadas nos eventos anteriores.

A primeira vez que Gravataí sediou a Fecars foi em 2002, quando o MTG decidiu que, por cinco anos consecutivos, o evento deveria se repetir na cidade. Em 2003, no entanto, a festa já estava acertada para ocorrer em Palmeira das Missões. A partir de 2004, então, ela passou a ser realizada em Gravataí, seguindo no município até 2008.

Presenças

Estiveram presentes nesta primeira reunião preparatória o vice-prefeito, Décio Becker; o presidente do MTG, Manoelito Savaris; o coordenador da 1ª RT, Nelson Santos; o patrão do CTG Aldeia dos Anjos, Francisco Peretto; o patrão eleito do Aldeia, Itamar Borges; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Largura, e de Serviços Urbanos, Paulo Bones, entre outras pessoas responsáveis pela organização da festa.

Membros da Comissão Organizadora da Fecars 2007:

Presidente – Francisco Peretto

Vice-Presidente – Paulo Bones

1ª Secretária – Rejane de Macedo

2ª Secretária – Viviane Pimenta

1ª Tesoureira – Cloni Maria Saul

2° Tesoureira – Fernanda Schmidt

Diretor Campeiro – Milton Brum

Fonte! Chasque enviado pela Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gravataí – RS – gravatai..br.

------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITOS DISPUTAM PROVA DE LAÇO NA FECARS

A Festa Campeira do Rio Grande do Sul contará com a participação de prefeitos e vice-prefeitos na modalidade prova de laço, em sua 19ª edição. A novidade foi anunciada hoje na primeira reunião da Comissão Organizadora do evento, realizada na sede da prefeitura de Gravataí. A inclusão da categoria tem como objetivo aproximar os representantes municipais da tradição e como um incentivo para a realização de atividades tradicionalistas em suas localidades.

  A FECARS acontece de 15 a 18 de março de 2007, no Parque de Eventos Ireno Michel, em Gravataí. O município tem o direito de sediar o evento até 2008. No próximo ano, um novo edital será lançado, abrindo a possibilidade para que outros municípios realizem o evento. Segundo o presidente do MTG, Manoelito Savaris, “Gravataí um dos municípios que mais apóia o tradicionalismo no Estado”.

  Em 2006, a festa reuniu mais de 50 mil pessoas entre público e participantes. Foram 1,8 mil inscritos nas provas campeiras, 750 competidores nas provas esportivas, etc.

  Fonte! Chasque enviado por Felipe Basso, da EMC Comunicação Empresarial - felipe@.br - .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

ESTRUTURA PARA FECARS ESTÁ SENDO MONTADA

A estrutura do Parque Ireno Michel já está sendo preparada para receber os competidores da 19ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), em Gravataí, de 15 a 18 de março. Promovido pelo MTG e pela prefeitura local, o evento contará com a ampliação da área de acampamento e com numeração já determinada para cada Região Tradicionalista presente festividade. Também será construída uma nova cancha para o jogo de bocha, tetarfe e jogo do osso.

O público terá a disposição 56 banheiros e 46 chuveiros fixos espalhados pelo Parque, além de mais 40 banheiros químicos e duas carretas adaptadas com chuveiros. A expectativa é que aproximadamente 50 mil pessoas, entre visitantes e participantes, compareçam ao local.

Plantão 24 horas

Dois servidores estarão de plantão para verificar se não há venda de produtos ilegais e de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Se algum comerciante infringir as regras terá o seu material apreendido e o estande interditado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará atendimento em turno integral para eventuais emergências. Veterinários, um funcionário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e outro da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) estarão trabalhando no cuidado aos animais que participam das provas.

Fonte! Chasque enviado por Felipe Basso - Mtb 11557, da EMC - Comunicação Empresarial. Fones (51) 3533.1903 - (51) 9899.1594. Chasque Eletrônico felipe@.br. Galpão virtual .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

MODALIDADES ESPORTIVAS DA FECARS

ENCERRAM INSCRIÇÕES DIA 05

  As inscrições para as modalidades de esporte da 19ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) estão abertas até o dia 05 de março. De 15 a 18 de março, em Gravataí, serão disputadas seis modalidades de competição: truco de amostra; truco cego, solo, bocha campeira, tava e tetarfe. As provas iniciam às 17 horas de sexta-feira, com a 1ª rodada classificatória do truco cego e da bocha campeira. As finais acontecem no domingo (18.03) pela manhã. Estão aptas a participar do evento apenas entidades tradicionalistas filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG. Mais informações pelo telefone (51) 3223.5194.

Fonte! Chasque enviado por Felipe Basso - Mtb 11557, da EMC - Comunicação Empresarial. Fones (51) 3533.1903 - (51) 9899.1594. Chasque Eletrônico felipe@.br. Galpão virtual .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

19ª FESTA CAMPEIRA DO RS – FECARS

Programação:

Dia 15 de março – quinta-feira

09h – Recepção e credenciamento das delegações das Regiões Tradicionalistas

17h – Recepção da Chama Crioula no Parque Ireno Michel

18h – Taça Executivos Municipais – provas exclusivas a prefeitos e vice-prefeitos

19h – Reunião da Diretoria Campeira com os responsáveis das Regiões Tradicionalistas, no lonão do truco

20h – Reunião Diretoria de Esportes com os responsáveis das Regiões Tradicionalistas, no lonão do Truco

22h – Espetáculos Artísticos

Dia 16 de março – sexta-feira

08h – Abertura e apresentação das delegações campeiras e dos esportes

10h – Início das provas campeiras na ordem:

- Laço Rapaz – três armadas

- Laço Guri – três armadas

- Laço Piá – três armadas

- Laço Veterano – três armadas

- Laço Vaqueano – três aramadas

- Laço Capataz ou Posteiro – três armadas

- Laço Patrão – três armadas

- Laço Pai e Filho – três armadas

- Laço Prenda – três armadas

- Laço Peão Seleção de dez homens – duas armadas

- Prova de Rédeas Relógio – piá, Guri e Peão

- Gineteada

17h – Início dos jogos de Bocha e Truco Cego – 1ª rodada classificatória

20h – Espetáculos Artísticos

Dia 17 de março – sábado

08h – Continuação das provas campeiras, na ordem:

- Laço Rapaz

- Laço Guri

- Laço Piá

- Laço Veterano

- Laço Vaqueano

- Laço Patrão

- Laço Capataz ou Posteiro

- Laço Pai e Filho

- Laço Prenda

- Laço Diretor Campeiro de RT – cinco armadas - final

- Laço Coordenador Regional – cinco armadas – final

- Laço Peão Seleção de dez homens – duas armadas

- prova de Pealo Paleta

- Prova de Pealo Sobrelombo

- Prova de Pealo de Bolcado

- Prova de Cura de Terneiro

- Prova do Chasque – cinco homens

- Gineteada

Dia 17 de março – sábado

08h – Continuação dos jogos de Bocha e do Truco Cego

- Início do jogo do Truco de Amostra

- Início do Jogo de Solo

- Início do Jogo de Tava

- Início do Jogo de Bocha Campeira

- Início do Tetarfe

09h – Seminário da Cultura Campeira

10h – Passagem de som do Festival Cante e Encante o teu CTG

14h – Início do Laço Vaca Parada

- Piazitos – três armadas

- Piazinhos – três armadas

20h – Festival Cante e Encante o Teu CTG

Dia 18 de março – domingo

08h – Continuação das provas campeiras, na ordem:

- Desempate das provas de laço – concluídas no sábado, para definição das duplas vencedoras e do campeão das modalidades

- Laço Peão Equipe de dez homens – uma armada

- Laço Braço de Diamante – vendedores das FECARS anteriores

- Laço Braço de Ouro da 19ª FECARS

- Laço Vaca parada – finais

08h – Continuação das provas esportivas – finais

19h – Solenidade de encerramento e entrega dos troféus dos Esportes, troféu Laço de Ouro – Marca Grande e Troféu Rotativo

Comissão Executiva

Presidente – Francisco Pereto – 051.9946.2942

Secretária – Rejane Macedo de Azevedo – 051.8418.3128

Diretor Campeiro Adjunto – José Alfredo Tessmann – 051.9982.0111

Diretor dos Esportes – Martim Guterres – 051.9986.3192

Recepção e Acampamento – Carlos Gomes – 051.9717.6623; Gilberto Nazário – 051.9991.6120

Diretor Adm. FCG MTG – Rogério Bastos – 051.9189+1775

Vice-Presidente de Eventos do MTG – João José Ney – 051.9988.1311

Informações

Movimento Tradicionalista Gaúcho – 0xx51.3223.5194. Galpão virtual – .br. Chasque eletrônico – mtg.rs@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG PIALO DA SAUDADE

1° Entrevero Campeiro

Bueno! A patronagem do CTG Pialo da Saudade e os seus departamentos, programou para os dias 24 e 25 de março, de 1° Entrevero Campeiro, onde teremos:

- Prova de Argola;

- Prova da Cadeira;

- Prova de Estafeta;

- Prova de Rédeas;

- Prova de Laço – boi mecânico

- Premiação – troféu para o 1° e 2° lugares de cada modalidade.

Informações com o patrão Erom pelos fones 0xx51.3496.1101 ou 051.9941.5527 ou pelo chasque eletrônico ero1000ton@.br. O CTG fica na Rua Florianópolis, 720, no bairro Cohab A, em Gravataí – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

27º RODEIO CRIOULO INTERNACIONAL DE OSÓRIO

9ª FEIRA AGROPECUÁRIA e 7º LEILÃO DE GADO LEITEIRO

O 27° Rodeio Crioulo Internacional de Osório, será realizado no período de 28 de março a 01 de abril de 2007, no Parque de Rodeios Jorge Dariva, situado no Km 87 da Rodovia RS - 030, no município de Osório. Paralelamente ao evento ocorre a 9ª Feira Agropecuária e o 7º Leilão de Gado Leiteiro.

O Rodeio Crioulo Internacional, a Feira Agropecuária e o Leilão de Gado Leiteiro se completam formando o maior evento do Litoral Norte, e um dos maiores do gênero no sul do Brasil. Desde 1997 o público cresce anualmente reunindo em média 150 mil pessoas.  

O reconhecimento adquirido pelo evento consolidou a aproximação de sua organização às grandes empresas que tem a certeza de uma parceria com ótimo retorno publicitário. A mídia escrita, falada e televisiva, também em parceria, vem oportunizando a divulgação de todas as notícias necessárias para manter o público bem informado sobre os atrativos e os resultados.       

A realização de eventos deste porte gera expressivo desenvolvimento econômico para a região, tendo em vista que a rede hoteleira, os restaurantes e o comércio em geral são extremamente beneficiados.

Estimular o turismo em épocas de baixa sazonalidade do ano também é um dos objetivos dos organizadores deste evento, pois muitos são os visitantes oriundos de todas as regiões do Rio Grande do Sul, de estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, e de países da América Latina.

  Assim, a divulgação de nossas potencialidades atinge um público diversificado promovendo maior circulação de riquezas. Além destes aspectos, temos, sobretudo, a valorização e a divulgação da cultura gaúcha através da realização de provas campeiras e concursos artísticos.

           A demonstração dos hábitos, dos costumes e do folclore do homem do Rio Grande do Sul, aliada a outras atrações como as Feiras e os espetáculos artísticos formam um excelente produto turístico e estabelecem o grande diferencial do evento como um todo.

Anualmente o Rodeio Crioulo Internacional de Osório movimenta mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) dentro do município de Osório, e distribuído entre o comércio local, operadoras e empreendimentos turísticos envolvidos diretamente ou indiretamente com o evento, o que é certamente um dos mais significantes incentivos para a realização deste evento de grande sucesso.

             O projeto é gerenciado pela Prefeitura Municipal de Osório em parceria com as entidades tradicionalistas que participam dentro de suas possibilidades, e buscam recursos para a viabilização do mesmo.

Programação da Artística

SÁBADO – 31 DE MARÇO

•        08 Horas – Recepção e credenciamento

•        8h30min – Início dos concursos artísticos

                       Modalidades: Mirim, Infantil e Xiru.

                       Declamação, Gaitas, Chula, Invernadas e Danças.

•        20 Horas – Concurso de Declamação, Campeão Internacional e Trovas.

     Obs: O concurso de mais prendada prenda será em todas as modalidades.

•        Entrega da premiação - Ao término de cada concurso.

DOMINGO -1º DE ABRIL

•        8h30min – Início dos concursos artísticos

                       Modalidade: Adulto

                       Declamação, Gaitas, Conjunto Vocal, Interprete Vocal, Chula e Invernadas de Danças.

•        18h30min – Encerramento

•        19h30min – Entrega da Premiação

Programação das Campeiras

QUARTA – FEIRA  28/03/2007

•        08:00 Horas – Hasteamento das bandeiras

•        16:00 Horas – Laço Capataz

•        18:00 Horas – Hora da Ave Maria

•        19:00 Horas – Taça Integração (dupla inscrição R$ 50,00) 

QUINTA – FEIRA 29/03/2007

•        08:00 Horas – Hasteamento das bandeiras

•        09:00 Horas – Laço Vaqueano

•        13:00 Horas – Laço em cavalo Crioulo (Dupla inscrição R$ 80,00) inscrições limitadas.

SEXTA – FEIRA 30/03/2007

•        08:00 Horas – Hasteamento das bandeiras

•        08h10min – Taça 150 anos Município de Osório (Dupla inscrição R$ 50,00)

•        18:00 Horas – Hora da Ave Maria.

•        20:00 Horas – 1° Encontro Internacional de Tropilhas e Ginetes da Cidade de Osório.

SABADO – 31/03/2007

•        08:00 Horas – Hasteamento das bandeiras

•        08h10min -  Concurso Internacionais de Duplas

                          -   Prova de Rédias (cancha dois)     

•        18:00 Horas – Hora da Ave Maria

•        20:00 Horas - 1º Encontro Internacional de Tropilhas e Ginetes da Cidade de Osório

DOMINGO –  1/04/2007

•        08:00 Horas – Hasteamento das bandeiras

•        08h10min – Laço Guri

2º ELIMINATÓRIA DO CONCURSO INTERNACIONAL DE DUPLAS.

•        14:00 Horas - Laço Seleção de Estados

FINAL DO CONCURSO INTERNACIONAL DE DUPLAS

PROVA DA ORDENHA

•        18:00 Horas – Hora da Ave Maria

•        19:00 Horas – Final do Encontro Internacional de Tropilhas e Ginetes

Fonte! Galpão Virtual do Evento: .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

14º CANTO MOLEQUE DA CANÇÃO GAÚCHA DE CANDIOTA

REGULAMENTO

Da Organização:

A organização do 14º Canto Moleque da Canção Gaúcha de Candiota, ficará a cargo da Comissão Organizadora, nomeada pelo Sr. Prefeito Municipal através de decreto executivo.

O 14º Canto Moleque contará com estrutura profissional de palco, sonorização iluminação, acomodações no local do evento, sistema de telão, peças de divulgação, alimentação e estruturação.

O 14º Canto Moleque será realizado nos dias 30, 31 de Março e 1º de Abril, durante as comemorações do 15º aniversário do município.

Linhas musicais a serem adotadas: “Música Campeira e Nativista” do Rio Grande do Sul.

Não será fornecida alimentação gratuita para os concorrentes, haverá uma grande praça de alimentação a disposição, junto ao local do evento;

Os concorrentes terão acomodações no sistema familiar e em entidades sociais apoiadoras do evento, devendo trazer colchonetes e cobertas de cama.

Dos Objetivos:

Desenvolver, despertar e cultivar o gosto dos jovens pelos temas regionais, através de interpretação vocal e instrumental da música sul riograndense.

Oportunizar a divulgação de músicas de manifestação riograndense, valorizando o gaúcho e seus costumes através de ritmos tradicionais e de reconhecido domínio popular.

Estabelecer intercâmbio artístico, cultural e integração entre intérpretes, instrumentistas no interesse da cultura e da arte gaúcha.

Promover os artistas amadores (entende-se por amadores, artistas que não se utilizem da música de forma comercial e não possuem registro na Ordem dos Músicos do Brasil).

Do Concurso de Intérpretes:

Poderão participar intérpretes de qualquer parte do Brasil, nas categorias:

1º - Mirim masculino e feminino até 13 anos;

2º - Juvenil masculino e feminino de 14 a 17 anos;

3º- Especial masculino e feminino de 18 a 21 anos;

Inscrição é gratuita; o formulário também pode ser adquirido via internet, através do endereço eletrônico

candiota..br, comunidade oficial do 14º Canto Moleque no Orkut ou pelo e-mail/msn leonirpereira2@;

* Todos os participante devem remeter inscrição (devidamente preenchida) juntamente com 05 (cinco) cópias legíveis das letras das músicas, até o dia 20 de março de 2007 pelos correios, constando: ritmo, autores, disco de gravação (CD, DVD, vinil, fita cassete, etc...), nome dos acompanhantes no palco.

Cada participante Mirim poderá inscrever no máximo 03 (três) músicas por ordem de preferência (Não haverá triagem nesta categoria). Em caso de coincidência, a Comissão Organizadora indicará a música a ser defendida conforme a ordem de inscrição.

O participante Juvenil e Especial, além dos itens acima* deve mandar sua música gravada em CD, na sua própria voz, para a realização da TRIAGEM

Das Apresentações:

As músicas não poderão exceder o tempo de 06 (seis) minutos seu trabalho de palco entre a chamada e apresentação, sob pena de perda de pontos.

A apresentação da música, obedecido o limite estabelecido, fica a critério do concorrente (instrumental, arranjos,etc...).

Não será permitida a interpretação de músicas através de leitura.

Será exigido a comprovação da idade do concorrente em todas as modalidades.

Os concorrentes deverão apresentar-se no palco com indumentárias típicas do Rio Grande do Sul.

Não será permitida troca ou acréscimo de elemento humano ou instrumental após realizada a apresentação classificatória, sob pena de desclassificação sumária, tampouco será permitida a passagem de som no momento da apresentação.

Fica vetado ao concorrente durante sua apresentação a divulgação de seus patrocinadores e outras manifestações, sob pena de desclassificação.

A interpretação deverá ser individual;

O intérprete poderá ser acompanhado por músico amador ou profissional, não sendo permitido o uso de qualquer instrumento eletrônico (exceto contrabaixo);

O intérprete será avaliado nos seguintes itens:

Das Classificações:

Os intérpretes devem contatar a partir do dia 26 com a organização através dos fones: 53 245 5065 (Secretaria Municipal da Cultura) / 53 99530359 (Leonir) / 53 99521591 (Daniel), Internet pela site da Prefeitura de Candiota, ou a comunidade Oficial do 14º Canto Moleque no orkut, para informarem-se sobre seus horários e dias de passagem de palco e apresentações (não serão trocados em hipótese alguma os dias ou horários das apresentações – sendo apresentadas 50 % em cada noite do total dos inscritos mirins e também o mesmo percentual dos classificados conforme triagem para as categorias juvenil e especial).

Para a final, serão classificados 05 (cinco) intérpretes por categoria e modalidade.

O não comparecimento do concorrente imediatamente ao chamado para sua apresentação acarretará sua desclassificação automática.

A passagem de som será determinada previamente para cada concorrente, durante os horários estabelecidos pela comissão organizadora nos dias 30, 31 de Março.

Cada concorrente após ser chamado ao palco terá 10 (dez) minutos para a passagem de som.

Das Avaliações:

A comissão julgadora será composta por pessoas de reconhecida capacidade intelectual e artística.

Será de competência da comissão julgadora escolher:

I) 1º, 2º e 3º lugares intérpretes nas categorias: Mirim Juvenil e Especial;

II) Melhor instrumentista amador;

III) Melhor grupo instrumental;

IV) Grupo melhor caracterizado (indumentária);

V) Destaque do 14º Canto Moleque da Canção Gaúcha de Candiota.

Os intérpretes serão avaliados quanto:

· Linha melódica 2,5 (dois e meio) pontos.

· Afinação de voz - 03 (três) pontos.

· Ritmo 2,5 (dois e meio) pontos.

· Interpretação - 02 (dois) pontos.

A comissão julgadora escolherá dentre os músicos que acompanham o concorrente, o melhor instrumentista amador do festival.

Poderá ser descontado até 02 (dois) pontos se a indumentária do concorrente e acompanhantes não estiver de acordo com usos e costumes do Rio Grande do Sul.

Das Disposições Gerais:

As inscrições serão encerradas no dia 20 de março de 2007, às 14:30 horas.

Para as categorias juvenil e especial, em caso de desistências serão chamados o suplentes em ordem de classificação de triagem.

O festival reserva-se ao direito de usar a imagem qualquer do festival em folders, vídeos e demais materiais de propaganda para edições futuras, sem a prévia consulta.

Possíveis casos omissos a este regulamento, cabe as Comissões Organizadora e Avaliadora o veredicto final.

Ao preencher a ficha de inscrição e mandar sua música para triagem, o intérprete concorda com este regulamento.

Prefeitura Municipal de Candiota

Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Bem Estar

Rua Alcebiades Antunes, 102 - CEP: 96495-000 - Vila Residencial

Fone (53) 245-5065

E-mail: leonirpereira2@

Fonte! Jornal do Nativismo, edição de fevereiro de 2007, de Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ESTÂNCIA ALEGRE – 5ª RT

2º Rodeio Estadual

Bueno! Convidamos as entidades Tradicionalistas para participarem do 2° Rodeio Estadual CTG Estância Alegre que se realizará no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul / RS, com pista de iluminação, dias 20, 21 e 22 de abril, com a seguinte programação:

DIA 20/04/2006 - SEXTA-FEIRA

15:00hs - Recepção aos CTGs Visitantes, inicio das inscrições

18:00hs - Inicio das provas campeiras - Raspadinha Dupla (20% arrecadado)

19:00hs - Taça Estância Alegre (2 taça + 15% arrecadado)

DIA 21/04/2006 - SÁBADO

08:00hs - Laço Equipe (1ª - 2ª Volta)

10:00hs - Hasteamento das Bandeiras

12:00hs - Almoço

13:00hs - Laço Equipe

15:00hs - Duplas do Rodeio (2 volta)

18:00hs - Gineteada em mula

19:00hs - Troféu Taura do Laço (Dupla)

DIA 22/04/2006 - DOMINGO

08:00hs - 3ª Volta Tiro de Laço Equipe

10:00hs - Taça Cidade

11:30hs - Disputa patrão c/ carteira, Pia, Guri e Prenda

12:00hs - Livre Almoço

13:00hs - Final Taça Cidade

14:30hs - Final Equipes Força A-B-C

15:00hs - Final Taura do Laço

16:00hs - Final Dupla Rodeio

17:00hs - Gineteada

18:00hs - Entrega da Premiação

PREMIAÇÕES:

Equipe Força A 13 a 15 armada

1° Lugar - R$ 750,00

2° Lugar - R$ 500,00

Equipe Força B 09 a 12 armada

1° Lugar - R$ 450,00

2° Lugar - R$ 300,00

Equipe Força C 0 a 8 armada

1° Lugar - R$ 200,00

2° Lugar - R$ 100,00

Dupla do Rodeio - R$ 2000,00 em premios

Laço Patrão - R$ 50,00 + Trofeu

Pia 0 a 12 anos - Trofeu 1° e 2°

Guri 13 a 15 anos - Trofeu 1° e 2°

Prendas - Trofeu 1 ° e 2°

Obs.: 0 regulamento será de acordo com o regulamento do MTG.

As armadas serão julgadas.

TAXA DE INSCRICÃO:

Equipe R$ 120,00 Sexta-feira

Equipe R$ 150,00 Sábado (Inscrição até Sábado às 15 horas)

Dupla Rodeio R$ 40,00

Piá e Guri R$ 10,00

Prenda R$ 10,00

Raspadinha R$ 20,00

Trio R$ 30,00

Patrão R$ 10,00

Taça Cidade R$ 30,00

Troféu Taura do Laço R$ 30,00

INFORMAÕES:

Ingressos - R$ 2,00

Restaurante (Café, Almoço e Janta)

Praça de Alimentação

INFORMAÕES: (51) 9103-5362 c/ Léo Correia - Patrão CTG

CAMPEIRA:

(51) 8144-1388 c/ Sergio Almeida

(51) 9846-3204 c/ Juliano

(51) 9.995-4118 c/ Tiago Bagiotto

ÁREA DO COMÉRCIO:

(51) 8115-9072 c/ Edgar

(51) 8144-1388 c/ Sergio Almeida

ACAMPAMENTO:

(51) 8144-1388 c/ Sergio Almeida

SEGURANÇA:

(51) 9811-7873 c/ Romualdo Castro

PORTARIA:

(51) 9659-7616 c/ Felipe Flores

Fonte! Galpão virtual da Associação Tradicionalista Santa Cruz – .

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ESTÂNCIA DE SAPUCAIA – 12ª RT

Bueno! A patronagem e os departamentos do CTG Estância de Sapucaia boleia a perna para convidar a gauchada dos CTGs coirmãos para participar nos dias 19 e 20 de maio, do 20º Rodeio Artístico Cultural e do 10º Rodeio Artístico Estudantil. Informações e contato pelos fones 051.8412.6862, 051.9715.3140 ou 051.9915.1859. O CTG fica na Rua Luiz Gama, 143, no bairro Bela Vista, em Sapucaia do Sul, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Topo

CHASQUES DA IMPRENSA TRADICIONALISTA

BLOG DA RÁDIO RURAL AM 1120

Bueno! A Rádio Rural AM 1120 está com o seu blog na Internet. O endereço é .br/blogradioruralam. O espaço, que permite a participação dos ouvintes, divulga os principais eventos da cultura regional gaúcha e mostra os bastidores da Rádio Rural.

Chasque enviado pelo Coordenador Geral da Rádio Rural – Marcelo Machado – marcelo.machado@.br.

Sintonize a Rádio Rural na faixa AM 1120; pela antena parabólica no Canal Rural, modificando o áudio até sintonizar a rádio ou na internet pelo galpão virtual .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CLIC RBS LANÇA BLOG SOBRE TRADICIONALISMO

O portal do grupo RBS na internet, o clicRBS, lançou um blog dedicado ao tradicionalismo. Chamado "Roda de Chimarrão", a página será atualizada

diariamente, com informações e fotos sobre a cultura gaúcha. O espaço surgiu durante a cobertura dedicada pelo portal à Semana Farroupilha de 2006, mas agora vai receber notícias permanentemente. Dicas de bailes, rodeios e o dia-a-dia de prendas e peões do Estado, do Brasil e do Mundo vão estar no blog. O endereço é .br/rodadechimarrao.

Chasque enviado por Giovani Grizotti – giovani.grizotti@.br.

------------------------------------------------------------------------------------------------

GALPÃO VIRTUAL VEJA SÃO JOSÉ – SP

Bueno! O galpão virtual Vejo São José – .br, de São José dos Campos – SP é um galpão de notícias e possui uma penca dos mais renomados colunistas e entres os quais, FREDY ANDRADE, cria de São José dos Campos, mas de pais mineiros, torcedor fanático do São Paulo FC, adora a tradição e a cultura do Rio Grande do Sul, mesmo sem nunca ter pisado em solo riograndense. Ele tem como desafio trazer a cada sexta-feira, algum assunto que aborde o tradicionalismo gaúcho ou alguma entrevista sobre o mesmo tema. Visite a página e leia a coluna de Fredy Andrade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

“DESGARRADOS DA QUERÊNCIA” LEVA A CULTURA

A OUTROS RINCÕES

Já está circulando nas principais bancas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul o novo jornal mensal “Desgarrados da Querência”. Em formato tablóide, com 20 páginas, o jornal nasceu movido pelas sementes dos ideais que a Revolução Farroupilha lançou nos solos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina há 170 anos e pela saudade da querência que o gaúcho deixou em busca de novos desafios.

A união dos três Estados do Sul também está representada na equipe que faz o jornal. A jornalista, Véra Regina Friederichs e o representante comercial Harlei Darski Pacheco, residentes em Joinville, são gaúchos. O projeto gráfico e diagramação são do joinvilense Marcelo Duarte e a impressão, da Grafinorte, de Apucarana, Paraná. Os ideais farroupilhas que inspiraram o jornal surgem como um modelo urgente na construção de uma nova sociedade.

Segundo a deputada Leila Fetter, do Legislativo gaúcho, o que se pretende lembrar é a força de uma luta que conseguiu ser forte e coerente no desafio das imposições que lhe eram trazidas pelo poder central. “E mais: não se tratava, e tanto o registro a História, de uma rebelião sem projetos ou líderes. Havia a idéia de uma sociedade igualitária, de modo a permitir que diferenças de cor, credo ou outras não tornassem as pessoas desiguais dentro da nova estrutura sócio-política que se começava a construir”, afirmou a deputada.

Em síntese, é preciso que os ideais de liberdade e igualdade, sustentáculos de uma democracia plena não sejam esquecidos em momento algum. É como diz o hino do RS: “sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra”. Modelo que haverá de fazer parte do dia a dia da gente gaúcha. Gente que tem ajudado a consolidar a sociedade que todos querem, na valorização do ser humano e na cristalização da cidadania, nesse pampa gaúcho e em toda a parte por onde os desgarrados da querência levarem esta cultura na sua bagagem.

Os leitores do “Desgarrados da Querência” vão encontrar “causos”, “o desgarrado” (reportagem sobre gaúchos que deixaram o RS, sendo hoje vencedores); informações sobre o pingo (cavalo), o cusco (cachorro), eventos; indumentária; o chimarrão; CTGs; cursos de dança gaúcha; futebol (a eterna rivalidade entre Internacional e Grêmio) fotos do site .br; solidariedade; saúde animal; horóscopo gaudério; História em Quadrinhos: A Guerra dos Farrapos; culinária campeira; poesia; música cifrada para violão; lendas; medicina campeira; literatura, história; cultura; etc.

Os colunistas são o advogado; jornalista e escritor Carlos Adauto Vieira; o tradicionalista Ciro Harger e o historiador Jadir Anchieta.

“Desgarrar”, no Dicionário Gaúcho Brasileiro, de Batista Bossle, significa apartar-se dos companheiros, perder-se, separar-se, mudar-se do seu pago. Por isso o nome do jornal, que já está registrado, é “Desgarrados da Querência”. É uma homenagem a todos aqueles que tiveram a coragem, mesmo com o coração partido, de buscar novos pagos sem esquecer das suas raízes e do legado farroupilha.

EXPEDIENTE, PRODUÇÃO E DIREÇÃO - Friederichs Editoração e Material Jornalístico Ltda. CNPJ: 06816475/0001-37

Tel./fax: (47) 3454-6755.

REDAÇÃO, EDIÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL - Véra Regina Friederichs • DRT SC/0777. verajornalista1@.br.

CONTATO COMERCIAL - Harlei Darski Pacheco • (47) 9978-3521 -

tiocometa@.br.

PROJETO GRÁFICO DE DIAGRAMAÇÃO - Marcelo Duarte • (47)9933-3089

mdu@.br.

ILUSTRAÇÕES - Paulo Sérgio

IMPRESSÃO - Grafinorte • Apucarana/PR

TIRAGEM - 10 mil exemplares.

---------------------------------------------------------------------------------------------

MANUAL FARRAPOS

Bueno! O Manual Farrapos é um guia de endereços e telefones dos CTGs do Brasil, tradicionalistas, conjuntos gaúchos e músicos regionalistas. Recebeu o título de "Guia Oficial de endereços do Tradicionalismo Gaúcho" da CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha) e o Selo "ISO TCHÊ" do MTG do Rio Grande do Sul.

Periodicidade: Anual, tiragem em junho/2006. Circulação: Nacional, dirigida para CTGs, músicos, prefeituras, promotoras de eventos e prestadores de serviços para eventos e entidades e personalidades tradicionalistas.

Chasque enviado pelo sue diretor Rogério Mauermann. Informações pelo fone 51-3476.3827 ou na página .br.

--------------------------------------------------------------------------------------------

RIO GRANDE TCHÊ – RÁDIO REAL DE CANOAS

Bueno! A Rádio Real de Canoas, que o vivente poderá sintonizar na faixa 540, realiza com o tradicionalista e defensor ferrenho da trova, Sr. Derly Silva, aos sábados, das 8 às 10h, o programa Rio Grande Tchê. Um programa diversificado que toca a autêntica música do Rio Grande, com a participação do ouvinte e também trás chasques e notícias dos eventos tradicionalistas da Região. Sintonize e participe pelo fone 0xx51.3472.4000.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

ODILON RAMOS NO CANAL 6 DA NET

Bueno! O meu amigo Odilon Ramos estréia no dia 28 de setembro o programa “Gauderiadas”, na POA TV – Canal 6 da Net. O programa vai ao ar sempre às quartas-feiras, a partir das 12h30min. A Agenda Gaudéria é o espaço de divulgação dos eventos tradicionalistas. Portanto, mande a programação do TEU CTG para nós, pois o Odilon utilizará a Rede de Informações da 1ª Região Tradicionalista neste espaço de divulgação de tudo o que acontece no nosso meio tradicionalista.

------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA CANTA RIO GRANDE

Bueno! O Programa Canta Rio Grande é uma opção de qualidade na televisão gaúcha, que cresce com sucesso sob a força do trabalho e a vontade de realizar. Profissionais, equipamentos e um grande investimento no talento que levam a todo o Rio Grande do Sul, todos os domingos, com apresentação de Alexandre Bittencourt e Marila Campos, pelo canal da Rede TV, a rede que mais cresce no Brasil, com reprise aos sábados às 10h.

Leve o programa para o seu evento. Informações com o Departamento Comercial pelo fone 0xx51.3233.4017 ou 051.9971.5779 ou 051.9996.9180 ou pelo chasque eletrônico cantariogrande@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 PROGRAMA DE TV: COISAS DO SUL

Bueno! Os domingos de manhã do Rio Grande do Sul, em matéria de programa de televisão, estão mais “gauchescos”, pois está no ar o programa Coisas do Sul, apresentando pelo SBT – canal 5 de Porto Alegre a partir das 9h da manhã, com a presença de vários artistas gaúchos, que apresentam a autêntica música e arte do Rio Grande do Sul. A apresentação é por conta do amigaço Volmir Martins e pela prenda Flávia Nogueira. Contatos: 0xx51.3249.5742 ou 051.9193.8463 ou pelo chasque eletrônico producoescsul@.br. Assista o programa Coisas do Sul – um programa que veio para ficar!

------------------------------------------------------------------------------------------------

JORNAL BUENAS CHE

Bueno! No ano em que completara seu décimo quarto aniversário o Buenas Chê vem com novidades. Com o objetivo de encurtar o tempo de ausência e do fortalecimento das notícias da tradição gaúcha, o Buenas dobrará as suas edições. E no lugar de circular somente uma vez por mês, estará presente na casa dos tradicionalistas de quinze em quinze dias. Assim os CTG’s e os promotores terão assegurado uma cobertura maior de seus eventos, e o Buenas certamente mais dinâmico. Sem dúvida uma ótima notícia para os amigos leitores e que fazem da tradição gaúcha o seu lado prazeroso de viver a vida embalada por bailantas e tropeiradas.

Fonte: Jornal tradicionalista Buenas Che, edição 141, de fevereiro de 2005, o seu editorial, por D. Machry.

---------------------------------------------------------------------------------------------

ECO DA TRADIÇÃO – ÓRGÃO OFICIAL DO MTG

Bueno! Para assinar o jornal Eco da Tradição, órgão oficial de divulgação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o vivente paga apenas R$ 40,00 por ano, por doze edições, sendo encaminhado via correios para todos os pagos do Brasil. Para assiná-lo, entre em contado com o MTG e fale com a prenda Tatiane Guimarães pelo fones 0xx51.3223.5194, ou vá até a sede do MTG, que fica na Rua Guilherme Shell, 60, no bairro Partenon, em Porto Alegre, ou pelo chasque eletrônico ecodatradicao.mtg@.br.

E ATENÇÃO: Os CTGs do Rio Grande do Sul, ao atualizarem as suas obrigações (anuidade) com o MTG, receberão de cortesia uma assinatura do jornal. No entanto, não receberão os seus exemplares pelos correios e para terem direito, deverão participar dos encontros regionais, onde estes exemplares lhe serão entregues pelos Coordenadores Regionais.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

JORNAL DO NATIVISMO

Bueno! O Jornal do Nativismo foi o primeiro jornal que trás notícias da cultura do Rio Grande do Sul que eu assinei. Vi, conheci, gostei e já sou assinante por uma penca de anos, em torno de dez. Hoje colaboro, na medida do possível com este magnífico jornal, que não tem fronteiras, pois é de circulação nacional e de periodicidade mensal. Para assiná-lo, basta o vivente entrar em contato com os meus amigos e Diretores Paulo de Freitas Mendonça ou sua sócia Salete Maria Mattje pelo telefone 0xx51.3336.8131 ou pelo chasque eletrônico nativismo@.br. O jornal também está com página na Internet. Basta acessar .br. Lá encontrarás formulário para a assinatura, que por ano custa apenas R$ 50,00 ou então a R$ 100,00 por dois anos de assinatura.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

©CHASQUITO nº 32 – FEVEREIRO DE 2007 NO AR....

Bueno! O Jornal Virtual do CTG Raízes do Sul, atualmente é mandado para mais de 3500 endereços eletrônicos, tendo assim uma forca de penetração muito grande no meio tradicionalista, ajudando a divulgar os eventos verdadeiramente culturais. O CHASQUITO ON LINE, SEMPRE ATUALIZADO, nele você encontrará:

➢ Eventos Raízes do Sul - relação dos eventos culturais do CTG Raízes do Sul.

➢ Notícias - aqui encontrarás sempre as últimas noticias do meio tradicionalista com a instantaneidade que lhe é peculiar, etc.

➢ Chasque do Dorotéo: coluna com os artigos enviados pelo Dorotéo Fagundes;

➢ Chasque do Guimarães: coluna com os artigos do Guimarães;

➢ Resumo dos Rodeios-resumo simplificado do mês em curso;

➢ Calendário de rodeios-calendário anual completo;

➢ Eventos outros CTGS-outros eventos como bailes, cursos de fandango, etc.

Divulgue seu evento: local para divulgação dos eventos

Nos dias de hoje informação é tudo e o CHASQUITO é mais de toda a comunidade Tradicionalista do que nosso, aproveite esse meio de divulgação e envie o seu Evento ou Notícia.

Convidamos a todos a visitarem o GALPÃO VIRTUAL do CTG Raízes do Sul: .br, que está cada vez melhor e funcional. Informações com o Editor Guimarães pelos fones 0xx51.3338.6777 ou 051.9987.5880, ou ainda pelo chasque eletrônico ctgraizesdosul@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Topo

CONSTRUIMOS TUA PÁGINA

Bueno! O meu amigo, declamador e tradicionalista alvoradense Fernando Araújo, coloca o seu nome a disposição de todos para a construção de páginas na Internet. O Fernando é o responsável pela atualização da página oficial da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul – primeiraregiaors..br e da página deste peão – valdemargauderio..br. Possui também uma página na Internet onde enfoca a Poesia Gaúcha. Lá o vivente poderá encontrar a poesia que está procurando, pois tem mais de 250. Acesse juntandorimas..br. Contatos pelo fone 0xx51.447.2801 ou pelo chasque eletrônico winter-rs@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CONSTRUIMOS A TUA PÁGINA II

Bueno! Silvano Ozyrys Auler Guimarães componente da Invernada Juvenil do CTG Raízes do Sul, coloca o seu nome a disposição de todos para a construção de páginas na Internet. É responsável pela atualização da página do Corretor de Imóveis e Seguros Paulo Guimarães - guimaraes.cim.br e da página do CTG Raízes Do Sul– .br. Contatos pelo fone 0xx51.3338.8738 ou pelo chasque eletrônico silvano@guimaraes.cim.br.

Topo

CRÉDITOS:

Valdemar Engroff – Diretor de Divulgação da 1ª RT/RS

Fones: 0xx51.3443.4125(do rancho) / 051.9966.5164 (preso à guaiaca)

Chasques Eletrônicos: valdemar@.br; gaucho.valdemar@.br; gaucho.valdemar@

Ajude a construir o GALPÃO VIRTUAL OFICIAL DA 1ª RT/RS:

primeiraregiaors..br

Acesse também o galpão virtual deste peão:

valdemargauderio..br

E o galpão virtual do capataz das atualizações Fernando Araújo:

juntandorimas..br

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download