Torta de chocolate simples



Torta de chocolate simples

[pic]

 

Esta torta de chocolate é ótima para aqueles "chocólatras" que acontecem de repente, pois ela é preparada rapidamente. Eu acho que ela pede uma base de massa um pouco mais grossa. E, quanto melhor for o chocolate que você comprar, melhor será o sabor.

 

1 base de torta assada

315 ml de creme de leite integral

2 colheres de sopa rasas de açúcar branco refinado

a menor pitada de sal possível

115 gramas de manteiga amolecida

455 g de chocolate para cozinhar da melhor qualidade (70% cacau), em pedaços (N. do T.: os chocolates nacionais não costumam trazer a porcentagem de cacau. Para esta receita, o melhor seria utilizar o chocolate tipo amargo)

100 ml de leite

cacau em pó para polvilhar

 

Poha o creme, o açucar e a pitada de sal em uma panela, e leve à fervura. Assim   que o conteúdo ferver, retire do fogo e adicione a manteiga e o chocolate. Mexa até eles derreterem totalmente. Deixe esfriar um pouco, misturando o leite frio a té obter um creme macio e brilhante. Às vêzes esse creme fica com aspecto de que rachou. Deixe que esfrie mais e bata rapidamente, acrescentando um pouco de leite frio até ficar cremoso. Com a ajuda de uma espátula, coloque toda a mistura dentro da base de massa assada e fria. Dê uma sacudida na torta para distribuir o recheio uniformemente e deixe esfriar por cerca de 1 ou 2 horas até ficar à temperatura ambiente. Polvilhe com o cacau em pó. No final de tudo, a massa deve estar se desmanchando na boca e o recheio deve ficar cremoso e cortar com a manteiga.

 

Massa podre doce

 

Para fazer 2 formas de torta de 30 cm

250 g de manteiga

200 g de açucar de confeiteiro

1 pitada média de sal

500 g de farinha de trigo

4 gemas de ovos

4 colheres (sopa) de leite/água frios

 

Como fazer a massa

Você pode fazer esta massa à mão ou em um processador de alimentos. Transforme a manteiga, o açucar e o sal em um creme. Depois misture a farinha e as gemas, batendo mais um pouco (ou passe de novo no processador). Quando estiver tudo misturado, parecendo migalhas grossas de pão, adicione a água ou o leite frios. Dê umas batidinhas leves com as mãos e junte delicadamente os pedaçois até formar uma bola de massa. Polvilhe ligeiramente com farinha, pressione, bata de leve e aperte dando um formato. A idéia é dar forma de massa aos ingredientes, utilizando a menor quantidade de movimento. Assim ela ficará com uma consistência quebradiça e flocada (quanto mais você amassá-la, mais elástica ela ficará, fazendo com que encolha no forno e fique grudenta - aaah, isso não! ).

 

Deixar descansar

 

Normalmente eu enrolo a massa como se fosse uma salsicha curta e gorda. Depois eu a embrulho em papel celofane e coloco na geladeira para descansar pelo menos 1 hora.

 

Cobrir a forma

 

Corte a sua massa ao comprido em fatias finas (não tente fatiar a massa congelada), com cerca de 5 mm de espessura. Pessoalmente, eu gosto dessa espessura, pois a torta fica bem delicada. Mas, se preferir, você pode deixá-la mais grossa, só levará mais tempo para assar. Acomode as fatias no fundo e nas  laterais da sua forma de torta, ajustando-as como se fosse um quebra-cabeça. Depois simplesmente una os pedaços e nivele tudo. Para ajeitar as laterais,  pressione com o polegar e retire o excesso de massa das bordas da forma, ou deixe qu fique sobrando um pouco - o que dá um aspecto bem rústico, mas eu gosto. Depois de cobrir a sua forma de torta, é necessário deixar a massa descansar novamente por pelo menos 1 hora, de preferência no congelador (eu sempre guardo a minha massa no congelador, pois ela fica bem conservada). Eu costumo cobrir duas formas de torta e congelar uma para o dia seguinte. Você pode fazer mais se quiser, já que não gastará nenhum tempo extra. Apenas, dobre a receita. É muito prático pegar uma torta no congelador, assá-la em alguns minutos e recheá-la com algo simples oou elaborado. E se uma visita inesperada aparecer ou você quiser preparar uma sobremesa bacana, isso tornará tudo mais fácil !

 

Como assar a torta

 

Para começar, eu sempre asso a base das tortas por 15 min a 180o.C, deixando a massa toda cozida e levemente dourada. Depois de ter esfriado completamente,  ela poderá ser preenchida com  qualquer recheio não cozido, como na Torta de chocolate que eu, espero, servirá como uma base para você inventar e variar por conta própria.

 

Com recheios assados, como na Torta de amêndoas ou na Torta de creme de lima e limão, você terá que assar primeiro a massa vazia a 180o C,  por apenas 12 min , de modo que fique só levemente corada, mas inteiramente cozida. Outro modo bastante usado é forrar a base da torta com papel celofane ou papel-manteiga e encher com grãos (você pode usar arroz, lentilhas, ervilhas, o que for). A idéia é comprimir os grãos firmemente para que eles impeçam que as laterais d massa desmoronem. Asse por 5 a 10 min. Sim, é um pouco trabalhoso, e eu só costumo fazer isso quando estou em um dia de azar. Se você retirar a sua base da torta do congelador e levá-la diretamente ao forno preaquecido, provavelmente não terá qualquer problema.

Após assar a torta vazia, acrescente o seu recheio e asse mais até ficar cozido (veja os tempos de cozimento nas receitas).

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download