JOGOS DE PERSEGUIÇÃO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO ...



JOGOS DE PERSEGUIÇÃO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Thays Naig Diniz[1]

Fabiana José dos Santos[2]

Priscila Pereira Mondek[3]

Patrícia Menezes dos Santos[4]

Gisele Franco de Lima Santos[5]

O jogo faz parte da vida do homem, sendo tão antigo quanto a própria história dele. E o motivo desta durabilidade é a simplicidade com que pode ser realizado. Está no homem o germe da competitividade, mesmo que seja contra ele mesmo. Este trabalho é oferecido e oportunizado a partir da disciplina de Jogos, Brincadeiras e a Escola ministrada pela professora Gisele Franco com o objetivo de construir um material pedagógico para norteamento das aulas de Educação Física com conteúdo de jogos de perseguição.

Para se entender o conceito de jogos de perseguição é necessário centrar as atenções para os conceitos de jogo e de perseguição, pois não há uma definição exata do termo, por este motivo foi elaborado pelo grupo vários conceitos, contudo para o trabalho escolheu-se aquele que mais traria fidelidade ao sentido pré-conceituado sobre o jogo de perseguição.

A partir do conceito estabelecido fixou-se as pesquisas para a origem dos jogos, obtendo-se assim uma abordagem mais ampla sobre o tema ao qual seria discutido. Classificando-os em dois grandes grupos que seria os jogos com utilização de materiais de apoio, e os jogos sem a utilização de qualquer material. Com base nesta pesquisa determinou-se o eixo, temas, sub-temas e assuntos sobre jogos de perseguição mais adequados para a utilização pelo docente de educação física nas escolas.

Para provar a eficácia do projeto elaborou-se um plano de aula para ser aplicado entre os membros do grupo, verificando-se assim êxito nos resultados obtidos. Utilizando-se do resultado dos jogos pode-se concluir que há a possibilidade de ser aplicado em escolas de diferentes localidades, inclusive de diferentes classes sociais, não importando a estrutura do ambiente onde se realiza a atividade, nem mesmo o material. Sendo assim, um professor de escola pública obterá os mesmos resultados que um professor de escola particular, que tem a sua disposição inúmeros materiais que podem auxiliá-lo na elaboração dos jogos de perseguição.

Palavras-Chave: Jogos de perseguição,conteúdo, Educação Física

-----------------------

[1] Estudante do curso de Educação Física – licenciatura – da Universidade Estadual de Londrina

[2] Estudante do curso de Educação Física – licenciatura – da Universidade Estadual de Londrina

[3] Estudante do curso de Educação Física – licenciatura – da Universidade Estadual de Londrina

[4] Estudante do curso de Educação Física – licenciatura – da Universidade Estadual de Londrina

[5] Docente do curso de Educação Física – licenciatura – da Universidade Estadual de Londrina

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download