Www5.each.usp.br



Para um aluno de Graduação, inclusive externo à USP, há algumas formas de integrar atividades que envolvam pesquisa. Vc pode participar de uma Iniciação Científica (IC), ou integrar um Grupo de Pesquisa, ou um Núcleo de Apoio à Pesquisa.Abaixo, seguem maiores detalhes a respeito.

Sobre IC Voluntária (Sem Bolsa):

A) Para iniciar uma IC Voluntária a qualquer momento, é suficiente que vc e um Orientador dêem início ao trabalho, sem necessidade de informar-nos a respeito (vc deverá buscar um Professor/Orientador na EACH, que aceite orientá-la numa IC Voluntária!). Note que no arquivo disponível no link , há, dentre outras, algumas regras a serem respeitadas que reforço a seguir:

i) Duração mínima de 6 meses (não há prazo máximo, desde que o aluno esteja regularmente matriculado)

ii) Atualmente, aceita-se que o aluno faça 2 ou mais ICs Voluntárias simultaneamente, caso queira

iii) Ao final da IC Voluntária, deverá apresentar-se em algum evento científico, ou publicar o trabalho, conforme previsto

iv) Uma vez concluída a IC Voluntária, deveremos ser informados conforme explicado no link repassado antes, para que possamos emitir um Certificado de Realização da IC Voluntária, emitido formalmente pela CPq/EACH.

v) Não ter simultaneamente à IC Voluntária uma Bolsa/Projeto de Pesquisa remunerado

Em relação a como realizar o cadastramento de IC Voluntária no Sistema Atena (o docente é quem deve fazer esse cadastro!), veja os passos abaixo:

i) entrar no sistema  e clicar em Atena;

ii) No acesso restrito, clicar em Iniciação, projeto, Outros Fomentos;

iii) Incluir novo projeto, e preencher os campos solicitados.

Sobre IC Financiada (Com Bolsa):

A) Há basicamente 3 possibilidades de IC Financiada (veja abaixo). Em cada uma delas vc deverá buscar um Professor/Orientador na EACH, ou em outra Unidade, que aceite orientá-la numa Iniciação (essas ICs são individuais, e não contemplam Projetos feitos em grupo):

i) IC "intermediada" pela USP (financiamentos Reitoria, CNPq e Santander): Edital divulgado no início de cada ano. Mais detalhes no ítem "B"

ii) IC direta com o CNPq: Cabe ao professor contactar o CNPq, e orientar-se sobre o processo, prazos etc (nós, da CPq, não participamos)

iii) IC direta com a FAPESP: Tb cabe ao professor contactar a FAPESP, e orientar-se a respeito (nós, da CPq, não participamos)

B) No caso da IC "intermediada" pela USP, notar que no site indicado a seguir (Pró-Reitoria de Pesquisa da USP) vc tem acesso aos editais atuais e/ou antigos de IC. Leia-o atenta e integralmente, e vc terá todas as informações referentes ao processo de Iniciação Científica (IC):



Aproveito para já esclarecer abaixo alguns pontos básicos relacionados à candidatura a uma Bolsa PIBIC (lembro que o Edital indica todo o roteiro abaixo de modo mais detalhado e abrangente):

i) Vc deve buscar um Professor que aceite orientá-la numa IC, numa área na qual vc tenha interesse

ii) Encontrado esse Professor, vcs deverão montar um Projeto para inscrever-se no Processo

iii) O Professor irá fazer a inscrição de vcs para o Processo de Seleção, via Sistema Atena

iv) O período de inscrição vai de FEV a ABR de cada ano, e a recomendação é que tudo esteja provideciado o quanto antes

v) O resultado do Processo sai em JUL, e os alunos selecionados iniciam a IC em AGO (o fim da IC será em JUL do ano seguinte)

vi) Os alunos selecionados terão 3 compromissos fundamentais durante a realização da IC: Entrega de um Relatório Parcial 6 meses após iniciar a IC, entrega de um Relatório Final 12 meses após iniciar a IC, e apresentação no Simpósico de IC da USP, aproximadamente 15 meses após iniciar a IC

C) Já no caso das IC diretas, seja com o CNPq ou com a FAPESP, também cabe ao Professor inscrever-se, mas ele o fará diretamente com estes órgãos, e não há prazo para fazê-lo. Portanto, vc pode buscar a qualquer momento um Orientador que a aceite.

Sobre o Programa Ensinar com Pesquisa (PEP) e Aprender com Cultura e Extensão (ACE):

A) PEP: é gerenciado nas Unidades pela Secretaria de Graduação (trata-se de um Programa semelhante à IC, mas que contempla critérios sociais no Processo de Seleção, e cujos Projetos podem ter mais de um aluno). Vc pode orientar-se melhor diretamente na Graduação da EACH, e tb no link 

B) ACE: é gerenciado nas Unidades pela Secretaria de Cultura e Extensão (em alguns casos pode assemelhar-se à IC). Vc pode orientar-se melhor diretamente na respectiva Secretaria na EACH, e tb no link 

Sobre Participação em Grupos de Pesquisa (GPs) ou Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs):

A) No link , é possível consultar a relação de Grupos de Pesquisa associados à EACH etc. Entre em contato com o docente líder do grupo que a interessa, e procure maiores esclarecimentos junto a ele.

Grupos de Pesquisa não recebem "bolsas pagas pela USP". Eventualmente, há projetos de pesquisa realizados pelo Grupo, que obtêm financiamentos de agências de fomento (FAPESP, CNPq, e a própria USP tb...). Esses financiamentos "podem" ser convertidos depois em gastos feitos pelo Grupo (com Bolsas de IC, Mestrado, Doutorado etc), segundo critérios próprios deste Grupo ou da agência que os financia.

B) No link , é possível consultar a Relação de Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP. Estes NAPs costumam ser ainda mais vultosos que os GPs, e recebem financiamento da própria USP. Esse financiamento "pode" ser convertido depois em gastos feitos pelo Grupo (com Bolsas de IC, Mestrado, Doutorado etc), segundo critérios próprios deste NAP. No mais, valem as mesmas observações feitas para os Grupos de Pesquisa.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download