O CHORO .com



“SENHOR, ME ENSINE A CHORAR!”

Pr. Alexandre Augusto

Data: 17/11/07

Igreja do Evangelho Quadrangular

Itajubá/MG

pastoralexandreaugusto@.br

“LEIA ESTA MENSAGEM, ELA IRÁ LHE MOSTRAR ALGO QUE COM CERTEZA VOCÊ PRECISA SABER, PARA EDIFICAR SUA VIDA”.

TEXTO:

João 11:35

35. Jesus chorou.

1) INTRODUÇÃO

Este é o menor versículo registrado na Bíblia Sagrado, são onze letras formando duas palavras. A primeira delas é o nome que está acima de todos os nomes, JESUS, a outra é uma expressão de sentimento exibida pelos seres humanos quando em estado emocional alterado, o CHORO. O versículo pode ser pequeno, mas o sentido é infinitamente eterno.

É sobre este tão nobre sentimento vindo de ninguém mais do que o próprio Senhor Jesus, que eu gostaria falar com todos nesta mensagem, e pediria a todos que antes de ler as linhas que se seguem você fizesse uma pequena oração, dizendo essa frase: “SENHOR, ME ENSINE A CHORAR!”

Queridos e amados irmãos, agora que já pediste para que Jeová que te ensine a chorar gostaria que conjecturasse comigo sobre o versículo que hora lemos, talvez assim possamos entender a profundidade do choro do Senhor Jesus.

2) CHORO – O PROCESSO FISIOLÓGICO

O choro, ou pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, alegria exagerada, raiva etc.

O sistema límbico, sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso, várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina, são liberadas. Através do sistema nervoso independente (responsável por ações como piscar dos olhos) causarão a contração da glândula lacrimal, liberando a lágrima. Esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano. Pode-se dizer que há alguns tipos de choro: o resultante de algum tipo de emoção espontânea, simulada ou de necessidade, que pode surgir com ou sem motivo.

Esta é a definição fisiológica do choro que todos já sentimos e também já presenciamos, em algum momento de nossas vidas.

3) O CHORO SIMULADO

O choro pode ser uma necessidade gerada pelo organismo, mas nem sempre se desencadeia desse processo. O ser humano tem a capacidade de simular o choro para conquistar um objetivo:Crianças, por exemplo, quando querem chamar a atenção da mãe choram ou gritam.

Os artistas, atores e atrizes, simulam o choro para representar uma dramatização. Um recurso bastante utilizado é uma técnica difundida pelo russo Constantin Stanislavski, e é aplicada em escolas de teatro: "O ator que usa essa técnica pensa em algo pessoal que ajude a desencadear a sua emoção". Há também o "cristalzinho japonês", um produto vendido em farmácias que é à base de mentol. Os atores passam debaixo dos olhos para produzir lágrimas.

Que coisa mais repugnante uma pessoa simular um choro, aí fico pensando o que tem ocorrido em nossos cultos quando olhamos e vemos e vemos várias pessoas enxugando os olhos, e penso “MEU DEUS, É TUDO VERDADE OU NÃO”. Então penso que estes somente provarão o verdadeiro choro que merecem, quando provarem o choro previsto na bíblia diz que lá haverá prato e ranger de dentes (Mt 25:30). Todos nós abominamos uma pessoa falsa.

4) O SIGNIFICADO DO CHORO

Para melhor compreendermos esse sentimento gostaria de compartilhar uma pesquisa realizada por médicos pediatras, e que muito tem a ver com todos nós, “o choro de um bebê”.

Não tem como não notar um choro vindo de um bebê, pois muito chama a atenção de quem estiver por perto.

Uma mãe, que acaba de ter seu primeiro bebê não consegue saber porque muitas vezes o bebê não para de chorar, mas eles precisam se conhecer, pois a convivência fará a mãe descobrir porque o bebê chora de diferentes jeitos, e que cada choro tem o seu significado e qual a maneira de satisfazer suas necessidades. O choro é a forma mais poderosa e eficaz de conseguir chamar a atenção de alguém para o que você está sentindo, o bebê chora não somente porque está com fome ou dor, chora para demonstrar que algo o incomoda e decifrar o choro do bebê é um desafio que mistura intuição, conhecimento e muita percepção da mamãe.

Neste contexto gostaria que você analisasse o seu choro para com Deus, se é que você tem chorado, pois saiba você que como uma mãe conhece o seu filho o Senhor também nos conhece, pois Ele foi quem nos gerou. Então saiba você que seu choro tem um significado e Jeová sabe interpretá-lo, mas cuidado com o choro simulado, Ele tudo sabe, tudo vê, tudo governa, nada escapa aos olhos de Deus.

5) OS DIFERENTES CHOROS E SEUS SIGNIFICADOS

O choro é a primeira forma de comunicação de um bebê com o mundo. Mas nem sempre o choro é só um sinal de dor, pode também ser um chamado para que a mamãe o pegue no colo e logo cessará o choro, talvez pelo calor do corpo da mamãe, ou pelas palavras de carinho.

Agora fico pensando que você muitas vezes tem chorado pelas dores que outros te causam, ou por um desconforto, então vejo Jeová se aproximando de você e te pegando no colo, e dizendo não chores, eis que estou contigo, até a consumação dos séculos, Eu te gerei, Eu te sustento com a destra da minha justiça. Não chores você tem um papai que fará tudo para acalmar o seu choro, pois ele te ama.

❖ Porém existem diferentes tipos de choros. Choros que variam de acordo com a situação em que estejam passando os filhos. Agora veja de que maneira você esta chorando e novamente peça para “SENHOR, ME ENSINE A CHORAR!”. Pois Jeová conhece o choro de seus bebês:

✓ O CHORO DS FOME

Este choro pode ser percebido, pois são gemidos semelhantes a um apelo, porém não cessa com carinhos, somente quando a fome for suprida. Quantas vezes nós temos fome da palavra de Deus, ficamos chorando andando por caminhos incertos e o choro não passa, mas é lógico, você até sabe que é fome, mas foge da casa de Deus e fora da casa do Pai não tem comida. Agora o que dizer de pastores sem responsabilidades, que estão vendo suas ovelhas chorando de fome e ficam só pregando aguinha com açúcar. Pastor, isso não mata fome, suas ovelhas querem sustância, querem comida forte, aprenda a conhecer o choro da fome.

✓ O CHORO DA DOR

Este choro é diferente e você verá, pois ele é como um grito agudo seguido de pequenos intervalos. Quantas vezes nós passamos por momentos que nos fazem sentir extrema dor, então começamos a dar gritos, tentando expressar nossas intimas tristezas e profundas dores, quantas vezes você já viu alguém dizendo “Deus me ajude”, e parece ter somente intervalos de sossego e novamente voltam a ter crises de dor. Por que você acha que pessoas tiram suas próprias vidas, é por estarem passando dores, e dores intensas, às vezes sozinhas gritam e não são ouvidas, mas gritam de dor longe do pai, e só o Pai pode curar sua dor. Se neste momento você chora de dores, venha chorar perto do Pai, Ele só Ele tem o remédio para sua dor.

✓ O CHORO DO DESCONFORTO

Este se apresenta como um choro fraquinho e estridente. Pois é este o que revela para a mamãe que seu filho está com as fraldas sujas, e sabemos que roupa suja certamente incomoda, pois sabemos também que tomar banho e colocar a mesma roupa nos fará sentir ainda sujos. Amados a bíblia nos fala sobre ter vestes brancas, pois em Mt 17:2, Jesus aparece de vestes brancas, em Ap 3:5 relata que ao que vencer ele dará vestes brancas, mas Davi no Sl 51:7 ele pede para que o Senhor o purifique e o torne mais alvo do que a neve sabe por que, é porque ele estava chorando o choro do desconforto, pois havia pecado com Bete-Seba, ficando com as veste sujas, então chorou um choro estridente para Jeová.

✓ O CHORO DA CÓLICA

Este choro é agudo e intenso, normalmente leva a criança a esticar e encolher as perninhas, e fazer cara de dor. Viram! É sempre assim quando muitas vezes você fica perambulando por aí e comendo palavras que não prestam, se enchendo de porcarias, não consegue discernir o que é bom do que é mau, e começa a ter cólicas abdominais, o que promove o seu choro agudo. Mas não poderia deixar de falar de homens que tem a obrigação de dar o bom alimento e não fazem, os pastores, que não só deixam de alimentar suas ovelhas as fazendo chorar, e pior ainda as alimentando com comidas estragadas. Amados, minha falecida mãezinha me dizia que comida estragada mata, e hoje que cresci vejo que é a mais pura verdade. talvez você esteja neste choro por que algo estragado entrou em sua vida te fazendo ter cólicas, mas eu conheço um remédio que médicos não podem receitar, é o bálsamo de Gileade.

✓ O CHORO DO FRIO

Este é um choro copioso, um choro volumoso e abundante de desconforto. Note que o apóstolo Paulo estando em um lugar frio ele escreve uma carta para seu amado Timóteo e diz para ele trazer sua capa que ficou em Trôade, mas que viesse antes do inverno (Tm 4:1 a 22), pois Paulo sabia que o frio de estar ali o faria chorar copiosamente. Amados de Deus! Não quero que chorem de frio por estarem longe da casa de Deus, pois juntos dos irmãos há o calor de Jesus, e você fica sentindo frio andando pelo mundo, de bar em bar, de pecado em pecado, de choro em choro. Saia desta situação. Em João 8:12, Jesus diz ser a luz do mundo, então me lembrei que quando era criança eu me lembro de que meu pai certa vez comprou cerca de vinte pintinhos de granja e os colocou em um viveiro, eu e meu irmão que hoje também é pastor, ficamos felizes, mas meu pai instalou uma lâmpada bem no meio do viveiro e lhe perguntamos o por que daquilo ele nos disse que ao cair à noite ele podem morrer de frio, e para que isso não aconteça, eles irão se achegarem à luz para se aquecerem. Vejo que conosco é a mesma coisa se ficarmos longe da luz morreremos, mas se estivermos na luz então estaremos em vida.

✓ O CHORO DO SONO

Este choro se mostra com a criança agitada e com um choro nervoso.

A bíblia nos diz que aquele que habita no esconderijo do altíssimo, debaixo da sombra do todo onipotente Jeová descansará. Volto a me recordar de minha infância quando eu ia ajudar meu avô no plantio de milho e feijão, então vendo o cansaço que eu estava, meu velho e bondoso vovô, me dizia para ir até a bica d’agua e que descansasse um pouco e então eu ia e logo procurava uma sombra, e quando lá chegava e me deitava debaixo da sombra e a primeira coisa que me vinha era o sono e eram os cochilos mais gostosos da minha vida. Venha se colocar debaixo das asas do Senhor então terá um sono feliz. Uma das qualidades da águia é a de subir bem alto e abrir as suas asas e enquanto voa ela dorme, tendo um sono tranqüilo. Sono tranqüilo é o que muitos crentes não vêm tendo, pois se esqueceram dos braços do papai (Sl 22:12).

✓ O CHORO DA EMOÇÃO OU EMOCIONAL

As características deste choro são a mais intrigante, veja, o choro é longo e triste e vem acompanhado de soluços profundos. Quantas vezes você chorou assim e até disse que Deus não te ouvia mais, que havia se esquecido de você. Mas, se atentarmos para a pessoa de Jeová veremos que Ele nunca nos deixa, você já leu Ísaías 49:15, então leia.

Eu já solucei muito, porém no lugar certo, nos braços do Papai Jeová, pois sei que além de que Ele já me conhece Ele também me faz carícias, procurando afagar meu choro. talvez neste momento enquanto você lê esta mensagem você esta recordando o dia de que você chorou emocionado, com soluços, e seu prato parecia que faria seu coração explodir. Foi assim com Agar no deserto de Berzeba, uma jovem mulher que havia sido explorada pela sua senhora Sara, e agora segura nas mãos de um menino de treze anos, e ambos estão no deserto, se a água e o pão havia se acabado para o menino isto me faz crer que já a muito Agar não bebia e nem comia para dar a seu filho. Diante dessa situação Agar coloca o menino assentado e vai a um tiro de flecha, (90 metros) e vai e começa a chorar, e soluços começam a brotar de dentro para fora, agora ela não consegue nem orar para o Deus de Abraão, mas seu filho vendo ele faz uma oração, pois a bíblia diz que o anjo disse para Agar que o Senhor ouviu a voz do menino de onde ele estava. Saiba que se você não consegue orar por causa de seus soluços, alguém que te ama o fará por você.

CONCLUSÃO

Meditando nesta mensagem agora posso ver o por que de Jeová nos chamar de bichinhos de Jacó, povozinho de Israel (Is 41:14). Ele esta nos mostrando que somos seus filhos e para o pai filho não cresce, pois meu velho pai que Deus ainda tem permitido estar comigo e dou graças por isso, sempre me disse que filho não tem idade para apanhar, e é uma grande verdade. Por isso de vez enquanto o Soberano nos dá umas chineladas.

Gostaria que cada leitor pudesse analisar como tem chorado isso o ajudará a aprender com seus erros, pois o Senhor não nos quer ver chorando.

Mas ainda existe um choro que a medicina pediátrica não sabe falar ou talvez não compreenda, um tipo de choro que não é por fome, por dor, por desconforto, ou por cólica, ou por frio, ou por sono, ou por emoções. Um tipo de choro que quando começa nos faz cair prostrados de joelhos e soluçamos, como crianças emocionadas, e nos contorcemos como se estivéssemos em desconforto ou com cólicas, temos gemidos mais não é fome, este é o choro que quando choramos o Papai chora junto.

Jesus chorou de saudades de Lázaro, também por ver suas irmãs sofrerem com a morte do irmão, e por ter um amigo morto, mas naquele momento todo mundo para e então começam a ouvir os soluços que vinham de Jesus, muitos pensaram “Ele gostava mesmo de Lázaro!”, este não é outro senão o único e maior de todos os tipos de choro eu o chamo de O CHORO DO AMOR.

Peça para o Senhor te ajudar a buscar o CHORO DO AMOR, e então quando você se colocar na presença do Senhor com certeza você se parecerá com uma manteiga próxima de uma chama de fogo, irá se derreter. Chore, mas chore com vontade, chore o CHORO DO AMOR DIANTE DO PAI.

Pr. Alexandre Augusto

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download