COLÉGIO DANTE ALIGHIERI - Educacional



COLÉGIO DANTE ALIGHIERI

DEPARTAMENTO DE Língua Portuguesa - Ensino Fundamental

COORD.(A) PROF.(A) Maria Cleire Cordeiro

PROF.(A)

9º ANO________________________

Exercícios de redação

1. Reúna as diversas frases num só período por meio de conjunções e pronomes relativos. Faça as devidas alterações de estrutura.

a) O camembert é um dos queijos mais consumidos no mundo, mas só se tornou popular durante a Primeira guerra, quando conquistou os soldados nas trincheiras.

b) As moscas conseguem detectar tudo o que acontece à sua volta, mas têm olhos compostos que lhe dão uma visão de praticamente 360 graus.

c) Tratava-se de uma pessoa que tinha consciência, por isso seu lugar só poderia ser aquele e lutaria até o fim para mantê-lo.

d) Ele ficava à cata das pessoas, pois queria conversar, mas elas não lhe davam a menor atenção.

e) Ele, que morava numa pensão, era auxiliado em suas pesquisas por uma professora com quem se casaria mais tarde.

f) Era uma fazenda muito grande e bonita por cujos campos gostávamos de caminhar.

g) Era um homem de frases curtas cuja boca só se abria para dizer coisas importantes das quais ninguém queria falar.

2. A coesão das frases abaixo está prejudicada por causa da ausência dos pronomes relativos. Faça a devida conexão, usando as preposições quando o verbo assim o exigir.

a) Enxergo, em atitudes desse tipo, uma questão mais profunda, que é a falta de consciência profissional. Uma sociedade em que acontecem casos assim nunca será respeitada.

b) A escola é o lugar de onde podem sair futuros cidadãos conscientes com quem se poderá construir uma nação mais crítica de si mesma.

c) O lixo doméstico que a maioria dos países não reaproveita é um dramático problema. Imaginemos então o lixo atômico para o qual não há espaço. Ainda não se chegou a uma tecnologia adequada para manuseá-lo. Outra questão muito séria é a do lixo industrial com o qual poucos sabem lidar. São vinte bilhões de toneladas por ano das quais temos de nos livrar.

d) O arrocho salarial que certos governos ignoram leva o trabalhador ao desespero. Além disso, os juros dos quais os comerciantes tanto se queixam anulam as vias de crédito. Este perverso quadro econômico que todos vivenciamos há anos não pode continuar indefinidamente.

e) O envolvimento de menores de ambos os sexos na prática de crimes é uma verdade de que não podemos fugir. Os poderes constituídos deveriam parar e refletir sobre esse fato com o qual os jornais enchem suas páginas diariamente. De nada adiantou o Estatuto da Criança e do Adolescente do qual muitos delinqüentes adultos se valem para incitar menores à prática de roubos e assassinatos.

f) Falta dinheiro para tudo no Brasil, mas as mordomias continuam. A verdade é que os impostos com os quais o governo mantém sua máquina emperrada são mal empregados. Há notícias de que órgãos públicos compram copos de cristal, talheres de prata, porcelanas finas, luxos de que não querem abrir mão, mesmo sabendo das dificuldades pelas quais o povo passa.

g) As pedras portuguesas com que a prefeitura do Rio calçou algumas ruas do centro vivem se soltando. Isso é resultado de trabalho de incompetentes serviços que foram contratados sem nenhum rigor. As ruas se transformaram numa verdadeira armadilha em que você pode torcer o pé ou deixar o salto de seu sapato.

h) Cinco horas da manhã. O despertador do qual Teresa nunca se separa toca. Acende a luz, é hora do banho. Da cozinha, onde deixou a cafeteira ligada, vem um forte aroma de café. As crianças se arrumam para ir à escola. Os cadernos e lápis já estão na pasta da qual cuidam com a maior atenção. O carro na garagem espera a hora da partida. Da casa ao trabalho, Teresa gasta um bom tempo durante o qual conversa com os filhos sem parar. Assim começa o seu dia. Um bom dia.

3. Não se faz uma boa redação sem o uso adequado dos termos de transição. Complete cada item com uma frase que dê seqüência à primeira, considerando o termo de transição presente. Não se esqueça de acrescentar uma informação nova.

Este exercício requer uma resposta pessoal coerente.

a) Não há brasileiro que não anseie sair do subdesenvolvimento. Por enquanto,

b) Tomar uma decisão é sempre difícil. Em primeiro lugar,

c) Sonhar faz parte do dia-a-dia de todos nós. Às vezes,

d) Votar nulo sempre termina por favorecer este ou aquele candidato. No entanto,

e) Se o Brasil não investir em educação e saúde, nunca sairá do subdesenvolvimento. Com efeito,

Retirado de Roteiro de redação – Lendo e argumentando – Ed. Scipione ( modificado)

-----------------------

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches