UMA CIÊNCIA ESPERTA - Disciplina Online



UMA CIÊNCIA ESPERTA

Ai, que fome! Ainda bem que o supermercado está aberto. Saindo do super, sua mãe reclama que seu tênis está furado, e vocês dão uma passada no shopping para comprar outro. Na volta, você tropeça na calçada e rala o joelho. Xi, vai ter que dar uma passadinha na farmácia para comprar um curativo. Para compensar, saindo de lá, sua mãe leva você ao cinema, com direito a pipoca e chocolate. E depois...

Depois, ou antes, tanto faz. Uma ciência muito esperta estava lá, escondidinha, seguindo todos os seus passos. A economia fica ocupadíssima sempre que o assunto é a satisfação das pessoas: ela é a ciência que estuda a melhor forma de atender às necessidades de uma sociedade.

Para viver bem, as pessoas precisam de um monte de coisas materiais, chamados bens - comida, roupas, carros, brinquedos, casas, computadores, etc. E também de coisas não-materiais, os chamados serviços - transporte, educação, comunicação, saúde, lazer, etc.

Para que todas essas coisas existam, as pessoas precisam se dedicar a um trabalho que produza bens ou serviços. No mundo moderno, as mais variadas profissões e tecnologias fazem com que quase nada falte, já que se produz de tudo: de pregos a computadores, de lápis a roupas, de máquinas a brinquedos, etc, etc,etc.

Mas se todo mundo trabalha para oferecer aos outros tudo o que precisam, porque a economia parece não dar conta do recado? Porque ela não dá tudo o que as pessoas querem? Porque existem países pobres e milhões de pessoas que não têm o que comer ou vestir?

[pic]Todos os dias, a economia de um país, de uma cidade, ou mesmo da sua casa, tem que enfrentar um fantasma: o da escassez. É aquela coisa chata, que não deixa a gente ter tudo o que quer. A escassez assombra a economia porque os desejos e necessidades das pessoas são infinitos, mas os recursos para produzir bens e serviços são limitados. Sempre fica faltando alguma coisa para alguém.

Nos países pobres, a escassez de recursos (dinheiro, pessoas para trabalhar, estrutura, etc) é mais séria, e a população sofre muito. Mas também nos países ricos, o acesso às coisas é limitado.

A HORA DA ESCOLHA

Seus pais já devem ter ensinado a você que não se pode ter tudo na vida. Temos que escolher algumas coisas que queremos, e desistir de outras. Governos, empresas e famílias enfrentam isso todos os dias, pois não há recursos suficientes para produzir tudo o que as pessoas desejam e precisam.

Assim, o governo tem que escolher entre investir na educação ou comprar mais material hospitalar. Uma fábrica de automóveis tem que decidir se deve gastar mais dinheiro com publicidade (muito importante para que as pessoas conheçam o produto) ou na renovação de suas máquinas (para produzir mais). Uma família deve escolher entre comprar roupas novas para os filhos, ou guardar o dinheiro para comprar uma televisão.

Como o PataKâmbio do Canal Kids tem um número limitado de brinquedos, você pode escolher uma boneca, um carrinho e/ou um jogo, mas não pode ter todos eles. Você também tem que economizar seus Patakos e não gastá-los à toa para comprar o brinquedo desejado.

[pic]

Será que a economia sempre existiu? O grego Xenofontes foi o primeiro a usar o termo "econômico", que significava oikos=casa e nomo=lei. Porque a casa é o lugar onde a economia acontece: será que tem comida, água, luz, roupas, sapatos, espaço para todos? E dinheiro para pagar tudo isso, será que tem?

Até hoje, a economia pode ser vista como a "Lei da Casa", a forma que dita como os países vão gastar dinheiro e recursos para sustentar seus "moradores". Para isso, países, empresas, famílias e pessoas, como você e outras crianças, precisam economizar, guardar o dinheiro que têm para gastá-lo da melhor forma possível.

Primeiro, com coisas de primeira necessidade : comida, água, roupas, habitação, saúde. Depois, com coisas que nos proporcionam uma vida melhor, mas que não são essenciais para a sobrevivência, como viagens, lazer, videogame, brinquedos, e muitas outras coisas.

[pic]

Economizar significa guardar dinheiro ou recursos (florestas, petróleo, minérios, água, energia, etc), para que eles sejam gastos da melhor forma possível no futuro. Também significa preservar alguma coisa para que ela dure mais, e você não precise comprá-la novamente tão cedo - e gastar mais dinheiro. Poupar é ganhar!

Um dos jeitos de poupar é guardar o o dinheiro em investimentos bancários. É como os adultos economizam para realizar planos e sonhos futuros: pagar a faculdade dos filhos, viajar para o exterior, comprar a casa própria, um carro novo.

Oa bancos pagam aos poupadores todo mês, ou a cada período de dois a três meses, um valor sobre o dinheiro depositado, chamado juro. Por isso, o dinheiro guardado rende, e você ganha um pouquinho a mais sempre.

Existem muitos tipos de investimentos: caderneta de poupança, carteria de ações, etc. Você vai ficar sabendo tudinho sobre eles em breve.

A gente tem vontade de gastar logo o dinheiro que tem, mas poupar não dói nada e você sempre sai ganhando. Você só estará esperando um pouquinho para realizar um super desejo!

[pic]

POUPAR VALE A PENA

O que vale mais a pena, comprar o brinquedo mais barato do PataKâmbio só porque você só tem dinheiro para isso, ou esperar, juntar mais Patakos e comprar o brinquedo que você realmente deseja?

É a mesma coisa que comprar um descaroçador de azeitonas só porque é muito barato. Mas será que você precisa mesmo de um negócio desses? Não é melhor poupar para comprar algo que você realmente goste ou precise? Aliás, se você já ouviu falar na "sociedade de consumo",logo você vai saber porque tem gente que compra descaroçador de azeitona, sim, mesmo sem querer ou precisar.

O que é melhor? Cuidar dos seus brinquedos direitinho, "poupá-los" para que durem bastante, ou ter que gastar mais dinheiro - que sua família pode não ter - para comprar novos? A carteira dos seus pais não é uma fonte infinita de dinheiro (ah, que pena, né? ;-). E o dinheiro é uma delícia de se gastar, mas ganhar que é bom... ele nem nasce em árvore! E se nascesse, não ia valer nada, sabia?

Ah, mas não é só dinheiro e objetos que entram nessa dança econômica...

Se o planeta Terra pudesse gritar bem alto, o que ele diria? "Ei, humanos, se vocês gastarem todas as minhas florestas e arrasarem a terra cultivável com venenos e queimadas, desperdiçarem a minha água potável preciosa, queimarem todo o combustível fóssil, envenenarem a água e o ar, eu vou deixar vocês não mão!"

Pois é, porque o meio ambiente também pode e deve ser poupado, "economizado" mesmo. Os recursos naturais não são infinitos, e sem eles, já sabe: não podemos satisfazer nossas necessidades mais básicas! Sem água, comida e ar limpo, não dá para viver...

De que adianta o mundo ficar rico em dinheiro se perder o seu maior tesouro, não é?

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches