Pripatricio.files.wordpress.com



Web Consult Soluções em Internet

Departamento De Planejamento de Web Marketing

Cliente: #VereadorLambaoNao

Data: 21/08/2012

1. Estudo de Mercado

1. Sujeira não é legal

2. Ocupe Camara

3. Solidários Anônimos

4. Fora Lacerda

Redes Analisadas

Site, Facebook e Twitter

Pontos Importantes

- Nota-se que todos os perfis estão mais preocupados em atingir o público através do Facebook. Apenas dois perfis analisados possuem site e, desses, apenas um com conteúdo relevante.

- O conteúdo de todos os perfis é voltado para denúncia de ações políticas que fogem às regras do TRE-MG, mas apenas um perfil aborda o tema de forma descontraída, atingindo melhor o público.

1.1. Sujeira não é legal

Site: Site Institucional da campanha Sujeira não é legal

Link:

Conteúdo: O site da campanha é bem simples e pouco atrativo. Na página inicial observamos as informações mais importantes, porém com uma má distribuição no espaço. No canto esquerdo do site nota-se os ícones que direcionam os usuários para as redes sociais da campanha. Vale ressaltar que o ícone do Twitter não leva o usuário à página de um perfil, mas sim a página de busca da hashtags #Sujeiranãoélegal porque eles não tem um twitter.

[pic]

[pic]

Link:

Seguidores: 0

Tweets: 4

Conteúdo: A campanha não possui um perfil na rede social. O site direciona os usuários para a página de resultados de busca, que mostra todas as pessoas que estão twittando com a hashtag #SujeiraNãoéLegal.

O resultado mostra que, apesar dos esforços do TRE, a tag não criou força suficiente ou envolvimento do público, porque só tem quatro resultados.

[pic]

[pic]

Link da fan page:

Curtidas: 273

Conteúdo: A fan page da campanha “Sujeira Não é Legal” está no novo formato oferecido pelo facebook, proporcionando um perfil mais personalizado, onde imagem de perfil e capa se adéquam. Seu conteúdo é voltado para as informações que vão contra as regras do TRE-MG, se dividindo entre vídeos, fotos e publicações de texto. Eles não possuem frequência constante nas atualizações, o que leva a pouca interação dos fãs, que atuam mais com curtidas do que com comentários. Nos casos em que os fãs comentam as postagens é comum ver o devido retorno por parte da fan page.

[pic]

1.2 Ocupe Câmara

[pic]

Link:

Amigos: 2.983

Conteúdo: A única forma de comunicação do movimento com o público é o facebook, não possuindo site nem twitter. A campanha possui um perfil e não uma fan page, fugindo das políticas de uso do Facebook: “Não é permitido que os usuários mantenham uma conta sob o nome de uma organização ou usem contas pessoais para fazer propaganda ou promovê-los profissionalmente.” Como consequência, o Facebook pode excluir o perfil sem prévio aviso. Com imagem de perfil e capa pouco atrativas, o perfil tem uma boa frequência de atualizações, inclusive aos finais de semana. A interação por parte dos amigos é grande, nas curtidas, comentários e postagens no próprio perfil, tendo respostas aos comentários quando necessário.

[pic]

1.3 Solidários Anônimos

[pic]

Link:

Amigos: 1.575

Conteúdo: O perfil da campanha está no novo formato oferecido pelo facebook, proporcionando um perfil mais personalizado, onde imagem de perfil e capa se adéquam. A frequência de postagens é grande, com o conteúdo voltado para a denúncia de notícias sobre a política, como as que abordam os assuntos relacionados a ficha limpa. Percebe-se um número expressivo de interações, por parte dos amigos e do perfil, que responde aos comentários quando necessário.

[pic]

1.4 Fora Lacerda

Site: Site institucional Fora Lacerda

Link:

Conteúdo: O movimento Fora Lacerda possui um blog para a apresentação das notícias. Nota-se uma vitrine em destaque, que traz as principais notícias. Os ícones das redes sociais estão em um local bem destacado, ainda no topo do site. Com relação ao conteúdo, percebe-se que, adotando uma linguagem mais descontraída, o movimento aborda assuntos que bombardeiam o candidato Márcio Lacerda. Como exemplo temos a postagem que fala sobre o projeto para fechar supermercados que ajuda madrasta de Burguês, veja:

[pic]

[pic]

Link Perfil 1:

Seguidores: 499

Tweets: 676

Conteúdo: A página do movimento foi lançada para a campanha política e desde então possui uma boa frequência de atualização. A interação é quase nula, vista apenas em poucos retweets por parte do movimento. Nota-se que existe os tweets em que o @foralacerda é mencionado, porém esses não são respondidos, pois na maioria das vezes só são citados e não questionados.

[pic]

[pic]

Link:

Curtidas: 2.163

Conteúdo: A fan page Fora Lacerda possui imagens de apresentação que seguem a identidade visual do movimento. Com o conteúdo todo voltado para protestar contra a candidatura de Márcio Lacerda, a linguagem adotada por eles é mais atrativa, fazendo o uso de imagens ilustrativas como “Eu amo BH sou Fora Lacerda”. A interação, por parte dos fãs, acontece com frequência por meio de curtidas e comentários. Na maioria dos casos não há resposta nos comentários por não ter necessidade. Dentro do movimento, destaca-se a criação de uma fan page paralela que ajuda a personalizar o avatar de quem quiser aderir ao movimento. Que analisaremos a seguir

[pic]

[pic]

Link:

Curtidas: 1.183

Conteúdo: A fan page é uma criação do movimento Fora Lacerda e está com imagens de perfil e capa personalizadas. A proposta é personalizar o avatar das pessoas que quiserem aderir ao movimento, colocando o filtro laranja e o selo “Fora Lacerda” na imagem do perfil. O conteúdo é voltado para a campanha, mais especificamente para a divulgação dos novos “Laranjinhas” (pessoas que aderiram ao movimento). Percebe-se que a campanha está fazendo efeito, observando um número grande de pessoas com as fotos de perfil laranjas.

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download