APOSTILA Windows - EDUCAÇÃO



Microsoft Excel 2003

INDICE

CAPÍTULO 1 - INICIANDO O EXCEL 3

1 - A tela do Excel 3

2 - CONHECENDO AS BARRAS DO EXCEL 4

2.1 - Painel de controle 4

2.2 - Barra de Menus 4

2.3 - Barra padrão ou de ferramentas de comandos 4

2.4 - Barra de Formatação 4

2.5 - Barra de Fórmulas 5

2.6 - Área de Trabalho 5

2.7 - Barras de Rolagens 5

CAPÍTULO 2 - Os componentes do Excel 6

1 - Pasta 6

2 - Planilha 6

3 - Coluna 6

4 - Linha 6

5 - Célula 7

6 - Selecionando múltiplas células 7

7 - Formatação 8

7.1 - Formatar células 8

7.2 - Formatar Linha 10

7.3 - Formatar Coluna 10

7.4 - Formatar Planilha 10

CAPÍTULO 3 - Manipulação de Dados 11

1 - Sinais operacionais 11

2 - As funções 11

2.1 - Fórmula da soma 11

2.2 - Fórmula da subtração 12

2.3 - Fórmula da multiplicação 12

2.4 - Fórmula da divisão 13

2.5 - Fórmula da porcentagem 13

2.6 - Fórmula do máximo 13

2.7 - Fórmula do mínimo 14

2.8 - Fórmula da média 14

2.9 - Fórmula da data 14

2.10 - Fórmula da condição SE 15

2.11 - Fórmula da condição SE encadeada 16

2.12 - Fórmula ARRED 16

2.13 - Copiar fórmulas absolutas e relativas 17

2.14 - Vínculos com outras planilhas ou arquivos 17

2.15 - Gráficos 18

2.16 - Congelar Painéis 18

2.17 - Manipulando planilhas dentro do arquivo 18

2.18 - Comentários em células 19

3 - Exercício 20

3.1 - Boletim Escolar 20

INICIANDO O EXCEL

Para abrir o programa Excel, usaremos os seguintes passos: (fig. 1)

1.Clique no botão Iniciar.

2. Posicione o cursor do mouse na opção Programas.

3. Posicione o cursor na opção Microsoft Office.

4. Visualize e clique em Microsoft Office Excel 2003.

1 Como abrir o Excel.

1 A tela do Excel

2 Tela do Excel

Para quem já trabalhou com o editor de textos Microsoft Word, a tela da figura 2 lembra um pouco, alguns botões do Word, porém, o que diferencia mesmo são as células, divididas em linhas e colunas.

2 CONHECENDO AS BARRAS DO EXCEL

1 Painel de controle

Fornece o nome do software e também o nome do arquivo que está sendo editado ou que se encontra aberto (fig.3) além dos botões de minimizar, restaurar e fechar.

3 Painel de controle

2 Barra de Menus

Assim como no editor de texto, fornece os menus de comandos do Excel (fig. 4).

4 Barra de menus

3 Barra padrão ou de ferramentas de comandos

Esta barra (fig.5) fornece alguns botões representando os comandos disponíveis nos menus.

5 Barra de ferramentas padrão.

1 Corretor ortográfico

Este ícone é utilizado quando se deseja passar o Corretor Ortográfico na planilha com finalidade de corrigir eventuais erros de ortografia.

2 Ferramenta Pincel

A ferramenta pincel é utilizado para se copiar formatos como cores de fundo, cores de texto, tipos de fonte, etc., de uma célula para outras células. Observando que apenas os formatos e não o conteúdo serão copiados.

Para tanto, é necessário que se escolha, inicialmente, a célula origem na qual está o formato a ser copiado. Clicando no ícone Pincel. Arraste o seletor do mouse para a célula destino e clique novamente o botão esquerdo do mouse. Podemos também selecionar não apenas uma célula, mas uma faixa de células.

3 Classificação crescente e decrescente

Permite a classificação de listas alfanuméricas e numéricas em ordem crescente ou decrescente.

Assim, é preciso que se selecione as células que contenham a lista e basta pressionar os ícones de classificação crescente ou decrescente.

4 Barra de Formatação

Nessa barra encontram-se algumas ferramentas necessárias para formatar textos das células, personalizando as planilhas. Para cada ícone, é possível saber qual é a sua função, apenas posicionando a seta do mouse em cima daquele desejado (fig. 6).

6 Barra de formatação

5 Barra de Fórmulas

Mostra a célula selecionada pelo cursor, bem como a fórmula, função e ainda textos, se usados, em cada célula (fig. 7).

7 Barra de fórmulas

6 Área de Trabalho

É o local onde iremos digitar nas células e trabalhar com colunas e linhas de uma planilha.

8 Área de trabalho

7 Barras de Rolagens

Usadas para que o usuário se desloque pelo texto com o auxílio do mouse, elas podem ser vertical ou horizontal. Você desloca pela planilha clicando nas setas ou arrastando o botão.

9 Barra de rolagens.

Os componentes do Excel

O Excel é composto de cinco partes fundamentais que são:

1 Pasta

É denominada pasta todo arquivo que for criado neste software “Excel”. Tudo que for criado e posteriormente será um arquivo, porém considerado uma pasta.

2 Planilha

Uma planilha é considerada a parte onde será executado todo o trabalho por isso ela é fundamental, se não temos planilha não podemos criar qualquer cálculo que seja.

O Excel possui várias planilhas, (inicialmente temos três planilhas para trabalharmos, mas que posteriormente podem ser alteradas), como mostra a figura 10.

Podemos localizar uma planilha através dos nomes que elas receberam inicialmente PLAN1, PLAN2... Na parte inferior da Área de Trabalho, que recebe o nome de guia de planilhas.

10 Identificação das Planilhas

3 Coluna

É o espaçamento entre dois traços na vertical (fig. 11). O Excel possui colunas representadas por letras de acordo com a ordem alfabética crescente sendo que a ordem vai de A até IV, e tem no total de 256 colunas em cada planilha.

11 Coluna da planilha

4 Linha

Como mostra a figura 12 é o espaçamento entre dois traços na horizontal. As linhas de uma planilha são representadas em números, formam um total de 65.536 linhas e estão localizadas na parte vertical esquerda da planilha.

12 Linha da planilha

5 Célula

As células são formadas através da intercessão (cruzamento) de uma coluna com uma linha e, cada célula tem um endereço (nome) que é mostrado na caixa de nomes que se encontra na Barra de fórmulas (fig. 13). Multiplicando as colunas pelas linhas vamos obter o total de células que é 16.777.216.

13 Célula de uma planilha

6 Selecionando múltiplas células

Para selecionar uma faixa com o mouse, posicione o cursor na célula inicial e em seguida mantenha o botão esquerdo do mouse pressionando enquanto arrasta o retângulo de seleção até a célula correspondente ao final da faixa; pode-se também utilizar a tecla , mantendo-se pressionada e clicando sobre a primeira e depois sobre a célula correspondente ao final da faixa. Enquanto o cursor vai sendo movido, as células marcadas ficam com fundo escuro para que, visualmente, se tenha controle da área selecionada. Quando chegar com o cursor na célula final, o botão do mouse deve ser liberado.

Para selecionar células não-adjacentes, pressione o botão esquerdo do mouse e, enquanto arrasta o retângulo de seleção pressione a tecla , o que faz com que libere o botão esquerdo do mouse para que você possa selecionar um outro grupo de células.

Para desmarcar uma faixa, ou seja, retirar a seleção feita, basta dar um clique sobre qualquer célula da planilha que não esteja marcada.

Para selecionar uma coluna inteira (fig. 11) ou linha inteira (fig. 12), basta clicar, com o botão esquerdo do mouse, na barra que mostra a posição da célula na coluna, como por exemplo, coluna C ou linha 3.

7 Formatação

A barra de formatação (fig. 6) é a maneira mais rápida de formatar células. Contudo, não é a mais completa. O comando do menu Formatar (fig. 14) oferece várias opções de formatação seja, Célula, Linha, Coluna, Planilha, etc.

14 Menu formatar

Na opção Célula, você tem acesso à caixa de diálogo Formatar células, a qual permite uma série de formatações especiais que são oferecidas através das guias contidas na caixa de diálogo. As guias mais utilizadas dizem respeito à formatação de números e ao alinhamento de texto.

1 Formatar células

Na guia Números (fig. 15) temos à esquerda a janela Categoria com a maioria dos formatos de números e à direita a sub-categorias. Para visualizar esses formatos, selecione alguma célula que contenha um número antes de ativar a caixa de diálogo.

15 Guia de números

A guia Alinhamento (fig. 16) permite a criação de efeitos bastante atraentes e que podem tornar o visual de uma planilha muito mais interessante e profissional.

16 Guia de alinhamento

Temos nesta guia a opção do Alinhamento de texto (na célula) Horizontal e Vertical, bem como a orientação do texto com relação a inclinação em graus.

Como mostra a figura 17 a guia Fonte oferece opções de formatação da Fonte, Estilo da fonte, Tamanho, Sublinhado, Cor além da Visualização prévia.

17 Guia Fonte

Na guia Borda (fig. 18), podemos definir o tipo de borda que queremos na célula.

18 Guia de bordas

A guia de Padrões é oferecida como forma de definirmos quais as cores que queremos na célula independente da opção de cor da fonte ou mesmo da fonte (fig. 19).

19 Guia de Padrões

2 Formatar Linha

Para formatarmos uma linha basta clicar no menu Formatar e em seguida a opção Linha para definirmos a Altura, Auto ajuste, Ocultar ou Reexibir a linha selecionada (fig. 20).

20 Formatação de linhas

3 Formatar Coluna

Para formatarmos uma coluna clica-se no menu Formatar e em seguida a opção Coluna para definirmos a Largura, Auto ajuste, Ocultar ou Reexibir a coluna selecionada (fig. 21).

21 Formatação de colunas

4 Formatar Planilha

Para formatarmos uma planilha clica-se no menu Formatar e em seguida a opção Planilha onde podemos Renomear, Ocultar ou Reexibir a planilha selecionada (fig. 22).

22 Formatar planilha

Manipulação de Dados

1 Sinais operacionais

Para as operações matemáticas básicas basta digitarmos os sinais existentes no teclado para podermos efetuar as operações (fig. 23).

|Sinal de * = Multiplicação |

|Sinal de / = Divisão |

|Sinal de + = Adição |

|Sinal de – = Subtração |

|Sinal de ^ = Potenciação |

|Sinal de % = Porcentagem |

23 Sinais operacionais

2 As funções

Nós podemos fazer cálculos com o Excel usando as funções já existentes ou ainda criando novas funções que veremos a seguir.

Um detalhe muito importante é que uma função no Excel deve ser precedida pelo sinal de = (igual), independentemente da função, pois o Software reconhece uma fórmula ou função a partir do momento que for iniciado com o sinal de igual.

A função é um método para tornar mais rápido a montagem de fórmulas que envolvem cálculos mais complexos e vários valores. Existem funções para cálculos matemáticos, financeiros e estatísticos. Por exemplo, na função: =SOMA(A1:A10), significa que a função SOMA, somará os valores do intervalo A1 até A10, sem você precisar informar célula por célula.

A seguir encontraremos uma pequena relação das funções mais utilizadas. O Excel oferece centenas de funções e agora vamos conhecer algumas delas.

1 Fórmula da soma

Ex: =SOMA(A1:A8) .

A fórmula irá somar todos os valores que se encontram no endereço A1 até o endereço A8. Os dois pontos indicam até, ou seja, some de A1 até A8. A fórmula será sempre a mesma, só mudará os devidos endereços dos valores que você deseja somar (fig.24).

Veja outro exemplo:

| |A |B |C |D |E |

|2 | | | | | |

|3 | | | | | |

24 Função SOMA

Neste exemplo estamos somando todos os valores do endereço A1 até o endereço D1. A fórmula seria digitada como no exemplo, e ao teclar ENTER o valor apareceria. No caso a resposta seria 60.

Outra maneira de você somar é utilizando o Botão da Autosoma. Veja o exemplo:

Este é o botão da AutoSoma.

Para trabalhar com o botão da Autosoma você deve fazer o seguinte:

1. Selecionar os valores que desejar somar.

2. Depois clique no Botão da Autosoma e ele mostrará o resultado.

Veja mais um exemplo de Soma (fig. 25). Agora você deseja somar todos os valores dispostos nesta planilha usando uma única fórmula, desta vez você terá que digitar a fórmula.

| |A |B |C |D |E |

|2 |15 |20 |25 |15 | |

|3 |14 |25 |25 |25 | |

|4 |TOTAL |=SOMA(A1:D3) |

|5 | | | | | |

25 Exemplo de Autosoma

Para fazer isto, só basta que você digite a célula inicial (em destaque) e também a célula final (em destaque). Desta forma, você está somando todos os valores numa única fórmula, é o que chamamos de somar matrizes.

Acompanhe mais um exemplo de Soma, onde se deseja somar números dispostos de maneira alternada, ou seja, em endereços diferentes. Veja o exemplo da figura 26:

| |A |B |C |D |E |

|2 |150 |35 |75 |55 | |

|3 | | | | | |

|4 |TOTAL DA ÁGUA |=A2+c2 |

|5 |TOTAL DA LUZ |=B2+D2 |

|6 | | | | | |

26 Autosoma de maneira alternada

Você deseja somar somente os valores de água, então, basta digitar a célula de cada valor, ou seja, a célula do primeiro valor mais a célula do segundo valor e assim sucessivamente. Lembre-se que sempre devo iniciar o cálculo usando o sinal de igualdade (=).

2 Fórmula da subtração

No exemplo abaixo você deseja saber qual o saldo líquido do José. Para isto, basta inserir a célula do salário bruto menos ( – ) a célula do desconto de maneira mais clara quer dizer que para realizar uma subtração no Excel, você só precisa digitar a célula dos devidos valores (inicial e final) acompanhado do sinal de subtração (-), como mostrar o exemplo da figura 27. Para os demais funcionários você só bastaria copiar a fórmula.

| |A |B |C |D |

|1 |FUNCIONÁRIO |SALÁRIO BRUTO |DESCONTO TOTAL |SALÁRIO LÍQUIDO |

|2 |José |800 |175 |=B2-C2 |

|3 | | | | |

27 Fórmula de subtração

3 Fórmula da multiplicação

MULT - Multiplica todas as células fornecidas como argumentos e retorna o produto.

=MULT(núm1;núm2;...)

A maneira para multiplicar é a mesma que você subtrai, basta apenas trocar o sinal de subtração pelo o sinal de multiplicação (*). Ou: digitar a função =MULT(selecionar as células com os valores a serem multiplicados), como mostra a figura 29.

| |A |B |C |D |

|1 |Produto |Valor |Quant. |TOTAL |

|2 |Feijão |1,50 |50 |=B2*C2 |

|3 | | | | |

| |A |B |C |D |

|1 |Produto |Valor |Quant. |TOTAL |

|2 |Feijão |1,50 |50 |=MULT(B2:C2) |

|3 | | | | |

28 Exemplos de multiplicação de células

4 Fórmula da divisão

A fórmula ocorre da mesma maneira que as duas anteriores. Você só precisa trocar o sinal para dividir (/) como mostra a figura 29.

| |A |B |C |

|1 |RENDA |MEMBROS |VALOR |

|2 |25000 |15 |=A2/B2 |

|3 | | | |

29 Fórmula de divisão

5 Fórmula da porcentagem

O cálculo se realiza da mesma maneira como numa máquina de calcular, a diferença é que você adicionará endereços na fórmula. Veja o exemplo:

Um cliente de sua loja fez uma compra no valor de R$ 1.500,00 e você deseja dar a ele um desconto de 5% em cima do valor da compra. Veja como ficaria a fórmula no campo Desconto (fig. 30).

| |A |B |C |D |

|1 |Cliente |Total da Compra |Desconto |Valor a pagar |

|2 |Márcio |1500 |=B2*5/100 ou se preferir: =B2*5% |=B2-C2 |

|3 | | | | |

30 Fórmula de porcentagem

Onde:

B2 – se refere à célula que corresponde ao valor da compra, (*) sinal de multiplicação, 5/100 – é o valor do desconto dividido por 100, ou seja, 5%. Você estará multiplicando o endereço do valor da compra por 5 e dividindo por 100, gerando assim o valor do desconto de 5%.

Se preferir pode fazer o seguinte exemplo:

B2 – célula que corresponde ao valor da compra (*) sinal de multiplicação, 5% - o valor da porcentagem.

Depois para o saber o Valor a Pagar, basta subtrair da célula que corresponde ao Valor da Compra à célula que corresponde ao Valor do Desconto, como mostra no exemplo.

6 Fórmula do máximo

Mostra o valor máximo de uma faixa de células.

Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a maior idade de pessoas em uma tabela de dados. Veja a fórmula apresentada na figura 31:

| |A |B |C |

|1 |IDADE | | |

|2 |15 | | |

|3 |16 | | |

|4 |25 | | |

|5 |30 | | |

|6 |MAIOR IDADE: |=MÁXIMO(A2:A5) | |

|7 | | | |

31 Fórmula de máximo

Onde:

(A2:A5) – refere-se ao intervalo de células onde você deseja ver qual é o maior valor. No caso a resposta seria 30. Faça como mostra o exemplo trocando apenas o intervalo das células.

7 Fórmula do mínimo

Mostra o valor mínimo de uma faixa de células (fig. 32).

Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual o peso idade de crianças em uma tabela de dados. Veja a fórmula no exemplo abaixo:

| |A |B |C |

|1 |PESO | | |

|2 |15 | | |

|3 |16 | | |

|4 |25 | | |

|5 |30 | | |

|6 |MENOR IDADE |=MÍNIMO (A2:A5) | |

|7 | | | |

32 Fórmula de mínimo

8 Fórmula da média

Calcula-se a média de uma faixa de valores, após ter somado os valores e divididos pela quantidade dos mesmos, como mostra a figura 33.

Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a média de idade numa tabela de dados abaixo:

| |A |B |C |

|1 |IDADE | | |

|2 |15 | | |

|3 |16 | | |

|4 |25 | | |

|5 |30 | | |

|6 |MÉDIA IDADE |=MÉDIA(A2:A5) | |

33 Fórmula de média

9 Fórmula da data

Esta fórmula insere a data automática em uma planilha. Veja a figura 34.

| |A |B |C |

|1 |Data |=HOJE() | |

|2 | | | |

|3 | | | |

34 Fórmula de data

Esta fórmula é digitada precisamente como está. Você só precisa colocar o cursor no local onde deseja que fique a data e digitar =HOJE() e ela colocará automaticamente a data do sistema.

10 Fórmula da condição SE

Suponhamos que desejasse criar um Controle de Notas de Aluno, onde ao se calcular a média, ele automaticamente especificasse se o aluno fora aprovado ou não. Então Veja o exemplo abaixo.

Primeiramente, você precisa entender o que desejar fazer. Por exemplo: quero que no campo situação ele escreva Aprovado somente se o aluno tirar uma nota Maior ou igual a 7 na média, caso contrário ele deverá escrever Reprovado, já que o aluno não atingiu a condição para passar. A figura 35 mostra como você deve escrever a fórmula utilizando a função do SE.

| |A |B |C |

|1 |ALUNO |MÉDIA |SITUAÇÃO |

|2 |Márcio |7 |=SE(B2>=7;”Aprovado”;”Reprovado”) |

|3 | | | |

35 Fórmula do SE

Onde:

SE – é a função.

B2 – refere-se ao endereço da média do aluno. Sendo ela que determinará se o aluno passará ou não.

>=7 – é o teste lógico refere-se à condição para o aluno passar, ou seja, para está Aprovado ele deve atingir uma média maior ou igual a 7.

; (ponto e vírgula) (quer dizer então faça) - é o separador de lista, separa o teste lógico da opção para o teste verdadeiro e, a opção verdadeira da opção falsa. O segundo ; (ponto e vírgula) subentende-se senão faça, ou seja, caso contrário, fará outra coisa. Em outras palavras quer dizer se não for verdadeiro então faça isso..

( ) (parênteses) (quer dizer leia) – indica para o programa qual a condição está sendo colocada para aquela fórmula.

“TEXTO” (quer dizer escreva). Sempre que desejar escrever texto coloque entre aspas. – Neste caso ele escreverá TEXTO.

“” – as duas aspas seguidas dão sentido de vazio, ou seja, se caso estiver vazio.

No exemplo temos que, “Aprovado” refere-se à resposta verdadeira, ou seja, se a condição for verdadeira (a nota for maior ou igual a 7) então ele escreverá aprovado. Por isso você deve colocar entre aspas, já que se refere a texto. Enquanto que, “Reprovado” – refere-se à resposta falso, ou seja, caso ele não tenha média maior ou igual a 7, então escreva Reprovado.

Siga esta sintaxe, substituindo somente, o endereço, a condição, as respostas para verdadeiro e para falso. Não esquecendo que deve iniciar a fórmula sempre com: =SE e escrever dentro dos parênteses.

Neste exemplo de agora, faremos um cálculo utilizando a condição SE, ou seja, em vez de escrevermos algo para uma resposta verdadeira ou falsa, faremos um cálculo. Veja o exemplo:

Você tem uma planilha de pagamento e agora você tem que calcular o Imposto de Renda para os seus funcionários. Mas, o cálculo só será efetuado para aqueles funcionários que ganham mais de R$ 650,00, ou seja, se o salário do funcionário for maior que R$ 650,00, então deverá se multiplicado uma taxa de 5% em cima do Salário Bruto, mas somente se ele ganhar mais de R$ 650,00, caso contrário deverá ficar 0 (zero).

Veja a fórmula na figura 36.

| |F |G |H |

|10 |FUNCION |Salário Bruto |TOT. DO IMP. COBRADO PELA EMPRESA |

|11 |Ivan Rocha |1.500,00 |=SE(G11>650;G11*5%;0) |

|12 | | | |

36 Fórmula do SE contendo uma condição igual a zero

Onde:

G11 – refere-se ao endereço do Salário Bruto, >650 – refere-se a condição para que seja feito o cálculo, G11*5% - refere-se à resposta se for verdadeira, ou seja, se no endereço G11 existir um valor maior que 650, então ele multiplicará o Valor do Salário Bruto(G11) por 5% (taxa do Imposto de Renda).

0(zero) – refere-se à resposta se for falso, ou seja, caso no endereço G11 não tenha um valor maior que 650, então não haverá cálculo, ele colocará 0(zero).

Lembrete: Sempre coloque primeiro a resposta Verdadeira.

11 Fórmula da condição SE encadeada

Usada quando há mais de uma condição para inserir. Por exemplo, uma planilha de notas de alunos de uma turma onde a primeira condição é existir nota para o aluno, a segunda condição de ele ser reprovado caso a média seja inferior a 30, a terceira condição é o aluno ficar em recuperação se a média for menor que 60, a quarta condição é que o aluno estará aprovado se a média for maior que 60 ele estará aprovado, como mostra a figura 37.

| |A |B |C |

|1 |Aluno |Média |Situação |

|2 |Alceu Valença |28 |=SE(B2=0; “”;SE(B20;SE(B2 = maior ou igual |

|< = menor ou igual |

|= igual |

|< > diferente |

12 Fórmula ARRED

Calcula-se o arredondamento do resultado de uma operação, depois de realizado as operações contidas entre os parênteses retorna os valores com o número de casas decimais determinados pela condição.

Exemplo: Para efetuar a divisão do valor da célula G4 pela célula G5 como no exemplo, obtém-se o resultado 7,352941 (125 dividido por 17). No entanto o resultado apareça arredondado em duas casas decimais.

Veja na figura 38 como se escreve a fórmula utilizando a função ARRED:

| |G |H |

|4 |125 | |

|5 |17 |=ARRED(G4/G5;2) |

|6 |7,352941 | |

38 Fórmula ARRED

Onde:

ARRED – é a função.

G4 e G5 – refere-se às células de onde efetuará a operação.

2 – refere-se ao número de casas decimais que se deseja. Neste caso o resultado será 7,35.

13 Copiar fórmulas absolutas e relativas

Quando copiamos uma fórmula (=A1*B1) para as linhas abaixo, o Excel entende que as fórmulas devem ser relativas, ou seja, mudam de acordo com as linhas. No exemplo usado (=A1*B1) sendo relativas, mudam para =A2*B2, =A3*B3 e assim sucessivamente.

Mas quando um determinado endereço deve permanecer absoluto, antes de copiar deve-se usar o símbolo $ (cifrão) ma fórmula que queremos copiar.

Na figura 39, a fórmula =A1*B1 queremos que quando copiada para as linhas abaixo o endereço B1 permaneça absoluto ou fixo.

| |A |B |C |

|1 | | |=A1*B$1 |

|2 | | |=A2*B$1 |

|3 | | |=A3*B$1 |

|4 | | |=A4*B$1 |

39 Fórmulas absolutas fixando a linha

Note que o símbolo $ está antes do número 1 que identifica a linha.

Quando copiamos a fórmula para outras colunas, a regra é a mesma, ou seja, devemos colocar o símbolo $ na fórmula na frente da letra que identifica a coluna que deve permanecer fixa (fig.40).

| |A |B |C |D |

|1 | | | | |

|2 | | | | |

|3 |=$A1*A2 |=$A1*B2 |=$A1*C2 |=$A1*D2 |

|4 | | | | |

40 Fórmulas absolutas fixando a coluna

Para fixar coluna e linha usa-se =$A$1*A2, pois assim, quando copiamos esta fórmula para baixo ou para o lado na planilha, o endereço $A$1 sempre ficará fixo.

14 Vínculos com outras planilhas ou arquivos

Podemos vincular uma célula a outra célula localizada em outra planilha ou arquivo é simples

Primeiro temos que abrir todos os arquivos que vamos buscar informações. Estes arquivos devem aparecer relacionados quando selecionamos o menu Janela.

Na célula A1 da planilha que estamos trabalhando queremos buscar os valores contidos em uma determinada célula em outra planilha. Para isso, basta que posicionemos o cursor na planilha atual em A1, digitar = (igual) e com o mouse clicar em Janela, selecionar o arquivo desejado e clicar na célula que consta o valor que queremos buscar, e para finalizar basta dar um Enter. Neste momento na planilha atual aparece o valor constante na outra planilha. Sempre que for alterado o valor de uma planilha, será atualizado na planilha que criamos. Cria-se assim um vínculo. Observe a fórmula que deverá ser parecida com o exemplo a seguir.

='[Faturamento.xls]Plan1'!$A$1

No arquivo Faturamento.xls, na planilha Plan1 célula A1, consta o valor que queremos buscar.

Podemos digitar diretamente a fórmula caso saibamos antes o endereço completo, mas deve-se tomar cuidado para respeitar as regras que o Excel exige. Por exemplo, deve-se começar com o sinal de = (igual), o nome do arquivo entre colchetes [ ], e logo após o nome da planilha e antes da célula, deve constar o sinal de exclamação (!).

15 Gráficos

É com os gráficos que podemos analisar melhor nossos dados.

Para montar um gráfico, basta clicar no menu Inserir e em seguida Gráfico que aparecerá a janela do Assistente de gráfico como mostra a figura 41. Nela tem-se as opções dos tipos de gráficos disponíveis bem como suas formatações.

41 Assistente de gráfico

16 Congelar Painéis

Acessando o menu Janela em seguida Congelar painéis podemos definir que a linha de cabeçalho da planilha permaneça sempre visível mesmo rolando a tela para baixo. Também é possível congelar a coluna imediatamente à esquerda do ponto onde congelamos.

A regra é bem simples. A partir do ponto onde o cursor está posicionado, quando congelar os painéis, será congelado as linhas acima e a esquerda do cursor. Se posicionar o cursor em A2 será congelado a linha 1, porém não será congelada nenhuma coluna, pois à esquerda de A2 não há colunas, mas se posicionarmos o cursor em B2 será congelado a linha 1 e a coluna A, que estão respectivamente acima e à esquerda do cursor.

17 Manipulando planilhas dentro do arquivo

As planilhas dentro de um arquivo (Plan1, Plan2, Plan3...) podem ser copiadas, movidas de lugar, renomeadas, excluídas, etc.

Acesse o menu Editar, em seguida Mover ou copiar planilha que surgirá uma janela Mover ou copiar (fig.42) que mostra as opções para mover a planilha selecionada ou mesmo criar uma cópia e posiciona-la antes de outra planilha.

42 Janela Mover ou copiar

Nesta opção, além de mover a planilha para outro local dentro do próprio arquivo (pasta), também é possível mover ou copiar para outro arquivo (pasta).

Para copiar basta selecionar a opção Criar uma cópia na janela. Para que o Excel entenda que deve manter a planilha original e criar uma cópia em outro local, caso contrário o Excel entenderá que deve mover, ou seja, tirar a planilha do arquivo atual e enviar para outro arquivo selecionado em Para pasta.

Para que os outros arquivos (pastas) estejam disponíveis em Para pasta, eles devem estar abertos. Observe no menu Janela se eles aparecem.

Para criar uma cópia ou mover para o próprio arquivo, basta que o arquivo esteja selecionado em Para pasta, e selecione em Antes da planilha o local que deve ser movido ou criado uma cópia. Após criar uma cópia, basta renomear.

Para renomear uma planilha, dê dois cliques com o botão esquerdo na guia da planilha ou dê um clique com o botão direito e selecione a opção Renomear.

Para excluir uma planilha selecione o menu Editar, em seguida a opção Excluir planilha.

Para inserir planilha selecione o menu Inserir, em seguida a opção Planilha

18 Comentários em células

Recurso muito útil onde se coloca comentários em uma determinada célula ou grupo de células, a fim de saber como se chegou àquele resultado ou como lembrete.

Para utilizar este recurso basta clicar na célula. Em seguida acessar o menu Inserir opção Comentário que aparecerá uma caixa de texto onde digita-se a informação desejada.

43 Comentário em células

Para visualizar o comentário basta passar o mouse sobre a célula que ele aparece.

Para excluir, clique com o botão direito que aparecerá a opção Excluir comentário.

3 Exercício

1 Boletim Escolar

O Boletim Escolar (fig. 44) terá o objetivo de mostrar o quadro de avaliação do aluno, mostrando se ele estará aprovado ou reprovado na respectiva matéria.

44 Boletim Escolar

Depois de montar a planilha devemos começar fazendo o calculo de Total de Pontos Por Matéria, que será encontrado com a soma dos pontos de cada matéria, sendo todos os meses de março a novembro. Como no exemplo: =SOMA(B9:B16).

O Próximo passo será encontrar a Média de pontos de cada matéria, para isso dividimos o Total de Pontos por Matéria pela quantidade de Meses, faça como no exemplo: =B18/8.

A Situação é um cálculo que nos mostra um resultado de aprovação ou reprovação do aluno na matéria, faça a fórmula como no exemplo: temos que tirar a Situação da Média do aluno: =SE(B20>=7;"Aprovado";"Reprovado").

2 MOVIMENTO DO CAIXA DA EMPRESA

Uma planilha de aula representando os gastos e os ganhos da empresa, tendo como objetivo mostrar a estatística do saldo que a empresa obteve no final do mês, semana ou dia.

| |A |B |C |D |

|1 |MOVIMENTO DE CAIXA |

|2 | | | | |

|3 |Data |3 de abril de 2008 | | |

|4 |Local: |Mecânica | | |

|5 | | | | |

|6 |CÓDIGO |DESCRIÇÃO |ENTRADA |SAÍDA |

|7 | | | | |

|8 | | | | |

|9 | | | | |

|10 | | | | |

|11 | | | | |

|12 | | | | |

|13 | | | | |

|14 | |TOTAL/ENTRADA |=soma(C7:C12) | |

|15 | |TOTAL/SAÍDA |=soma(D7:D12) | |

|16 | |SALDO TOTAL |=C14-C15 | |

CÓDIGO serão números que identificam a DESCRIÇÃO do produto (essa descrição pode ser venda, pagamento e compra etc.), você deve observar se essa descrição vai entrar ou sair.

Em seguida deve calcular:

TOTAL / ENTRADA: =SOMA(C7:C12).

TOTAL / SAÍDA: =SOMA(D7:D12).

Para calcular o SALDO / TOTAL: =C14-C15.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download