FMS Últimas noticias



|[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |157 |

| |P.le M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |15-11-2004 |

| |Tel. (39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |

-

|NOTÍCIAS |

Visita à Província da Europa Centre-Oeste

Do dia 12 de setembro a 29 de outubro, aconteceu a visita da Província da Europa Centro-Oeste. Os Irmãos Peter Rodney e Emili Turú, Conselheiros gerais, os Irmãos Romuald Gibson (Nova Zelânida) e Max Méier (Cruzeiro do Sul) visitaram a Província, em nome do Irmão Superior Geral.

Ao final da visita, nos dias 30 e 31 de outubro, houve uma reunião na qual foram reunidos o Conselho provincial, a equipe que havia feito a visita à Província, os Irmãos Seán Sammon, Superior geral, e Luis G. Sobrado, Vigário geral, na Casa provincial de Nimègue.

Novo Conselho provincial em Melbourne

A Província de Melbourne realizou seu Capítulo provincial nos dias 27 a 30 de setembro, no Centro de Retiros do Sagrado Coração de Croydon. O Capítulo foi iniciado com uma pergunta: “Onde Deus está no mundo de hoje?” O tema escolhido para o ano marista das vocações esteve também muito presente. Este Capítulo marca o início do segundo mandato do Irmão Paul Gilchrist, como Provincial. Os Conselheiros eleitos foram os irmãos: John McMAHON, Julian CASEY, Paul KANE, Tony CADD e Tony CLARK.

Novo Conselho Provincial em Sidney

A Província de Sidney (Austrália) realizou, recentemente, seu Capítulo provincial em Mittagong, nos dias 28 a 31 de outubro. Durante o Capítulo, o Irmão John Topsom iniciou seu segundo mandato como Provincial. Um novo Conselho foi eleito. Ele será composto pelos irmãos: Bill SELDEN (vice-provincial), Darren BURGE, Peter CARROLL, Michel GREEN, Neville SOLOMON e Bill SULLIVAN. Os convidados a este Capítulo foram os irmãos Carl Tapp, Provincial eleito da província de Nova Zelândia, Paulo Gilchrist, Provincial da Província de Melbourne, e Brendan Neily, Superior do Distrito de Melanésia.

Durante o Capítulo, os irmãos celebraram o aniversário dos 80 anos de vida do irmão Charles Howard, antigo Superior geral. O irmão Charles era o delegado mais idoso da Província, enquanto que o mais jovem era o irmão Matthew Green, de 34 anos.

Novo Superior do Distrito de Melanésia

Recentemente foi anunciado que o Irmão Ken McDonald havia sido nomeado como o próximo Superior do Distrito de Melanésia. Ken tem 44 anos Ken, e faz 20 anos que está ensinando em Papua Nova-Guiné, onde, depois de rápidos estudos em Sidney, sempre trabalhou nessa região do mundo marista.

Costa do Marfim

No dia 9 de novembro José Luis Elías pôde comunicar-se com a Espanha graças ao sistema de comunicações do Exército Francês; o telefone normal continua cortado para todo o 'território rebelde'. Segundo conta José Luis, os 4 irmãos de Korhogo estão bem e reabriram o Colégio, o que significa que não existem maiores problemas. Continuamos sem saber nada dos irmãos de Bouaké, mas presumimos que estão bem, visto que a revolta maior é em Abidjan, na parte do governo e não naquela dos rebeldes. Aquilo que soubemos, antes que fosse cortado o telefone, é que os rebeldes confiscaram os dois automóveis da comunidade de Bouaké, para poderem andar com eles; isso foi feito sem violência.

(informação enviada pelo Ir. José Antonio Ruiz)

|NOTÍCIAS APARECIDAS NA WEB |

Arquivo na internet

13.11.2004 - Brasil

5 a 8 de novembro de 2004, Curitiba

I ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES MARISTAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

De acordo com os objetivos propostos para o Encontro, os quais podemos resumir em: conhecer-se, partilhar reflexões e planejar o futuro, os temas e atividades foram sendo concretizados ao longo dos dias que duraram o Encontro.

Assim, por exemplo, as apresentações dos diferentes centros representados - 15 minutos para cada – aconteceram durante os dias 5, 7 e 8. O dia 6 foi dedicado inteiramente à reflexão sobre o papel das Instituições de educação superior dentro da Missão marista, hoje. O Irmão Manoel Alves, da Universidade de Brasília, apresentou uma interessante exposição: “Do coração da Igreja ao coração de Champagnat”, seguida de um trabalho em pequenos grupos e em assembléia.

No dia 7, o grupo se deslocou à “Fazenda experimental Gralha Azul”, da PUCPR, para conhecer o trabalho de produção e investigação que está sendo realizado nessa granja de 800 ha. E, finalmente, o dia 8 foi dedicado aos projetos para o futuro: em relação ao grupo presente; em relação às possíveis colaborações entre os centros universitários maristas; em relação a serviços que podem ser prestados ao Instituto Marista.

Seguindo o link indicado abaixo, poderá encontrar a crônica completa do encontro, assim como o álbum de fotos.

11.11.2004 - Espanha

Relembrando os Irmãos mortos em Bugobe

VIII JORNADA DA FAMILIA MARISTA EM SEVILHA

Em 1997, por ocasião do primeiro aniversário de morte dos quatro irmãos marista assassinados em Bugobe, foi relizado em Castilleja da Costa (Província Mediterrânea), uma jornada comemorativa. E assim foi instituída a Jornada da Família Marista. Desde então, ano após ano, no domingo mais próximo do dia 31 de outubro – data do falecimento destes irmãos – realizamos esse encontro.

Neste ano de 2004, a VIII Jornada da Família Marista aconteceu no dia 30 de outubro, no Colégio marista de Sevilha, da qual participaram 150 pessoas entre Irmãos de todas as comunidades, professores, catequistas, famílias e membros das fraternidades.

Nesta ocasião, o tema para reflexão foi centrado na pessoa do Irmão Julio, um dos quatro mártires de Bugobe. Depois das palavras de saudação do Irmão Ignácio Poyatos, Delegado do Provincial na Região de Bética, houve um momento de oração. Em seguida, o Irmão Jesús Saiz falou sobre o caráter e a espiritualidade do Ir. Julio. Por fim, o Ir. Pedro Arrondo, que esteve muitos anos na República Democrática do Congo, falou sobre sua experiência de comunidade ao lado desse irmão. Para concluir essa primeira parte da manhã, foram apresentados uma projeção em “Power Point” sobre os quatro irmãos, assim como um vídeo com a reportagem feita pelas diferentes televisões da Espanha sobre o fatídico acontecimento do dia 31 de outubro de 1996.

Seguiu-se depois o momento de partilha da refeição. Todos que haviam levado algo para comer puseram em comum estes dons, criando assim um clima de família e de muita alegria. Na segunda parte do dia, voltamos para o auditório, onde houve uma mesa redonda, em que um médico contou sua experiência em um hospital da Bolívia, assim como dois jovens que também estiveram fazendo uma experiência nesse país andino.

A Jornada foi concluída com a Celebração eucarística, com uma homilia participada. No momento do abraço da paz, e num gesto simbolizando a partilha da luz, cada um entregava sua vela àquele(a) que abraçava. Com toda certeza esse foi um dia em que a emoção esteve muito presente num ambiente simples, fraterno e alegre.

10.11.2004 - Brasil

ENCONTRO INTERNACIONAL DE INSTITUIÇÕES MARISTAS DE ENSINO SUPERIOR

No dia 05 de novembro, aconteceu no centro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil, a abertura do I encontro Internacional de Instituições Marista de Educação Superior. Participa do encontro um grupo de 40 pessoas procedentes de 10 países diferentes, representando 21 Instituições.

Os objetivos do encontro são:

• Refletir juntos sobre o papel das Instituições Maristas de educação superior dentro da MISSÃO MARISTA.

• Iniciar um processo de conhecimento mútuo, através da informação partilhada.

• Valorizar a possibilidade de futuras colaborações.

O encontro teve início com a apresentação da orquestra da PUC. Em seguida, o Ir. Clemente Ivo Juliatto, Reitor da Universidade, deu as boas-vindas a todos os participantes.

Em nome da Comissão de Missão do Conselho geral, o Irmão Emili Turú, que foi convocado para este encontro, dirigiu algumas palavras à assembléia presente: “Ao longo destes dias – disse - tentaremos um trabalho de mútua colaboração, ajudando-nos a assumir a responsabilidade que nos foi confiada, tal como nos recomenda Vita Consecrata (97): “Dada a importância que assumem as Universidades e Faculdades católicas e eclesiásticas na área da educação e da evangelização, os Institutos que as dirigem devem ser muito conscientes da sua responsabilidade.”

Em seguida lembrou os textos importantes da Missão Educativa Marista, assim como do último Capítulo Geral e acrescentou: “Ao iniciarmos este encontro, nos sentimos parte de uma grande família espalhada pelos cinco continentes. Sabemos que cada um de nós é chamado a dar o melhor de si, ao serviço de uma missão comum. Ninguém pode ficar de fora. Todos somos importantes. Os grandes e pequenos centros universitários, as escolas em seus diversos graus e níveis, os programas educativos para crianças e jovens em situação de marginalização ou em área desatendidas... Formamos um belo projeto coletivo que, através das mais diversas realidades e culturas, busca chegar às crianças e jovens lá onde eles se encontram.”

Para encerrar, agradeceu a todos os participantes, em nome do Ir. Superior general e dos outros membros do Conselho geral, pelo trabalho educativo que está sendo desenvolvido nas Instituições, através de um serviço de animação, de entrega e generosidade.

É importante destacar que o encontro se realiza graças à colaboração da PUCPR, assim como da Província marista de Brasil Centro-Sul, que generosamente acolheu a realização desse encontro.

08.11.2004 – México

Preparando-nos para Reavivar a Chama

ENCONTRO DE ANIMADORES VOCACIONAIS NO MÉXICO OCIDENTAL

Dentro do marco das celebrações do Ano vocacional Marista no Instituto, foi realizado na cidade de Morelia (centro do México), um Seminário dos animadores vocacionais, dirigido aos irmãos que realizam essa função em cada uma das comunidades da Província do México Ocidental. Este evento aconteceu nos dias 14 a 17 de outubro de 2004. Estiveram presentes 25 irmãos. O encontro foi coordenado pelos irmãos da Comissão de Pastoral vocacional da Província, e teve o apoio da prof. Lucía Rostro Rivera, que trabalha na comissão provincial de formação como colaboradora leiga. Contamos também com a presença do nosso Ir. Provincial, Victor Manuel Preciado.

Este pequeno seminário nos permitiu adquirir algumas estratégias úteis para a promoção e acompanhamento das vocações em cada uma das comunidades. Porém, além disso, foi uma ocasião para semear esperança. Todos sabemos que, falando de vocações, não estamos vivendo um tempo favorável. No entanto, voltar a casa que foi para muito de nós o noviciado, permitir-nos refletir sobre a realidade dos jovens com quem convivemos e descalçar-nos para poder pisar o terreno sagrado do acompanhamento vocacional, ajudou a reavivar a chama em muitos dos nossos corações.

No final do encontro, pudemos contemplar um belo mosaico formado com os nomes dos jovens que poderíamos convidar para iniciar um processo de acompanhamento vocacional, este ano. Foram muitos nomes. Deus esteve muito presente, seja na forma destes pequenos pedaços de papéis, seja palpitando aceleradamente em nossos corações cheios de esperança. Os irmãos maristas que estiveram presentes na capela da Casa que foi nosso noviciado, somos testemunhas de que vale a pena ser Irmão marista, hoje. O sonho de Champagnat continua vivo e forte, e necessita que continuemos a ajudar as crianças e jovens a conhecer e a mar Jesus e Maria.

05.11.2004 - Espanha

Três irmãos se comprometem a seguir a Jesus

DIEGO, ISMA E XAVI ASSINAM UM CHEQUE EM BRANCO

Diego Collado, 45 anos, Isma Valls, 27 anos e Xavi Gual, 27 anos, emitiram, no sábado 23 de outubro, seus votos perpétuos na Igreja de Santa Maria de Sants, em Barcelona. Diante das 600 pessoas presentes à Cerimônia, o Irmão Xavier Barceló, Provincial de l’Hermitage, recebeu os votos destes três Irmãos, ao mesmo tempo em que foi a principal testemunha de como eles assumiram um compromisso com Jesus Cristo com total confiança, num gesto de quem assina um cheque em branco. O compromisso assumido para toda a vida, algo que provoca tantos calafrios em uma sociedade que exalta o sentido da provisoriedade, chamou a atenção dos presentes: irmãos vindos de várias comunidades da Catalunha, os jovens dos grupos de pastoral e de escoteiros, professores dos centros educativos, voluntários e voluntárias, pais, sacerdotes, religiosos e religiosas de diversas Congregações.

O sonho de Champagnat é possível ainda hoje na Catalunha, ainda que, segunda as pesquisas, ela seja a região mais secularizada do continente, depois da Holanda. Três jovens, com diferentes experiências vocacionais, nos fazer acreditar nessa possibilidade. Diego disse: “Eu me uno a Santo Agostinho na afirmação que tarde amei, porém nunca é tarde se a felicidade é grande. E desde o meu primeiro sim a Deus, sou consciente que a responsabilidade e compromisso é uma tarefa diária, mas que vale a pena dar ávida por essa causa. Isma lançou um desafio aos presentes: “Vale a pena viver hoje o sonho de Champagnat. Eu me sinto preparado. E você? Xavi disse que ele havia visto Jesus no rosto dos Irmãos de comunidade, nas crianças e nos jovens... Ter os olhos abertos para descobrir a presença de Deus no mundo é o primeiro passo para escutar sua voz que chama.

Depois da cerimônia foi servido um coquetel aos presentes. No coração de cada um, é possível se continuar escutando o sussurro da voz de Deus.

03.11.2004 – Austrália

Ano Vocacional

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Um grupo entusiasmado de jovens maristas, de 16 e 17 anos, das nossas escolas de New South Wales e Queensland, Austrália, se reuniram num sítio, em Mittagong, para um encontro com o objetivo de inaugurar o Ano Vocacional Marista.

O centro do debate do fim de semana foi o tema da decisão de vida. Muitos partilharam suas vidas e as decisões que tomaram em suas próprias caminhadas. Damian e Julie Sligar falaram de seu casamento; Irmã Kate McPhee narrou a sua vida de irmã marista; Irmão Anthony Roberson contou sobre os irmãos maristas enquanto Frei Paul Ghanem, um franciscano, explicou por que escolheu ser um sacerdote religioso.

Momentos de oração e reflexão em pequenos grupos ofereceram aos estudantes a oportunidade de meditar sobre as experiências que anteriormente lhes foram transmitidas, em modo que pudessem aplicar-las em suas próprias vidas. Puderam também contar suas próprias histórias e as suas experiências de fé.

A espiritualidade desses jovens era visível durante o fim de semana. E o papel de Nossa Senhora foi sublinhado numa apresentação.

Um dos aspectos mais notáveis do encontro foi a maneira com a qual os jovens rapidamente se relacionavam uns com os outros. Eles são jovens normais, com uma herança marista. Como acontece normalmente nesses encontros, foi a simples relação humana que se criou que exerceu um impacto profundo nas pessoas que participaram.

Leia mais, em inglês

30.10.2004 – Congo

31 de outubro de 1996

DAR A VIDA POR SEUS AMIGOS

“Meus caros Irmãos, temos de render muitas graças a Senhor por ele nos ter escolhido para levar a luz do Evangelho aos infiéis, pois este favor reverterá em fonte de bênçãos para o Instituto. Se correspondermos aos desígnios de Deus, Ele nos dará tudo o que for necessário o bom desempenho de tão espinhosa missão. (...) Não receio afirmar que um dia teremos mártires no Instituto, o que me enche de alegria e satisfação. Padres e Irmãos serão imolados pelos povos que irão catequizar, darão a vida por Jesus Cristo. (...) Não pensem que esta obrigação seja reservada aos privilegiados que vão àquelas terras longínquas: é tarefa de todos os membros do Instituto. Se não nos foi dado sacrificar-lhe trabalhos, forças e saúde, temos contudo, maior obrigação de cooperar com nossas orações e bons exemplos.” (Vida do Padre Champagnat)

“Uma Igreja que não se recorda mais dos seus mártires de ontem ou não reconhece mais seus mártires de hoje, não pode reivindicar a honra de ser a Igreja de Cristo... Durante nosso século, os mártires reapareceram e seu testemunho não deve ser esquecido por nossa Igreja...(João Paulo II).

“Coloquemo-nos, cada dia, em atitude de discernimento diante daquilo que o Senhor espera de nós. Nossos últimos Irmãos mártires nos impelem a viver com audácia e fidelidade criativa a mensagem de Marcelino, dando-nos, sem reserva àqueles que o Senhor coloca em nosso caminho, particularmente os mais pequenos.” (Escolhamos a vida)

Fotografias

28.10.2004 - Casa Geral

Animação e governo do Conselho geral

UM PROJETO CHEIO DE VIDA

"FMS Mensagem", a revista oficial dos Irmãos Maristas, consagrou seu último número à apresentação do projeto de animação do Instituto, elaborado pelo Conselho geral.

Por ocasião da conclusão dos trabalhos, em 13 de outubro de 2001, os membros do Capítulo enviaram um documento a todos os membros da Congregação. Seu título constitui ainda hoje um convite e um desafio para aqueles que vivem o carisma de Marcelino: “Escolhamos a vida!”

Foi inspirando-se nesse documento que o Conselho geral elaborou seu projeto de animação e governo, que orientará seu mandato até ao final do próximo Capítulo, em 2009.

A revista segue um plano bem articulado. Nela estão descritas as seis Comissões presididas por um Conselheiro geral e coordenadas por um secretário. Cada uma expõe seus objetivos, traça seu programa e indica seu plano de ação. O Superior geral e seu Vigário não participam de nenhuma das Comissões; no entanto são eles que animam, apóiam e orientam a atividade das Comissões e coordenam suas iniciativas.

Na parte final da revista, encontra-se uma descrição dos serviços mantidos pela Administração geral de Roma. Eles constituem o suporte logístico necessário para tudo o que é pensado e decidido, possa ser realizado e chegar aos devidos destinatários.

Nas páginas centrais consta uma entrevista muito interessante com Goyo Dominguez, conhecido por muitos como “o pintor de São Marcelino”. A capa e as várias ilustrações desta revista são obra dele, o que faz dela não apenas algo rico em conteúdo, mas também belo na sua apresentação.

PDF

25.10.2004 – UNICEF

Uma gerra mundial contra as crianças

QUEM NOS MATA, MATA O FUTURO

No dia 18 de outubro, na sala do Montecitorio (Sede do Parlamento Italiano), crianças de uma escola multi-étnica de Roma acolheram 200 mulheres parlamentares representando 107 países do mundo. Elas deram as boas-vindas com essas palavras: “Nós vos lembramos que quem nos mata, mata o futuro.” O Presidente da República italiana dirigindo-se aos parlamentares comentou uma frase que se tornou um refrão para nós maristas: “As crianças não pedem senão para ser amadas.”

A convocação da “Conferência mundial das mulheres parlamentares para a proteção da infância e da adolescência” foi uma bela iniciativa. É lamentável que a poesia do encontro tenha dado lugar à dura realidade dos indicadores. Os dados revelados pela UNICEF ressoaram muito forte na sala, dando a impressão de um relatório de uma verdadeira guerra declarada pelos adultos contra as crianças, nesses últimos anos.

547 crianças morrem cada dia nas guerras: uma a cada dois minutos e meio.

10.000 crianças são mortas cada ano por minas: 27 por dia.

5.000.000 dessas crianças ficam feridas ou mutiladas.

20.000.000 se refugiaram durante esses últimos anos .

300.000 são soldados, mesmo tendo menos de 15 anos.

Habituados como somos a ouvir os indicadores das indústrias e dos estados, esses dados que acabamos de apresentar parecem pequenos. Mas é necessário precisar uma coisa: aqui não se trata apenas de cifras, mas de pessoas, de seres humanos dos quais depende o futuro da humanidade.

Marcelino Champagnat acrescentaria que para salvá-las, Jesus não hesitou em dar sua própria vida por elas.

| BOLETINS MARISTAS |

Arquivo na internet

• Boletim marista 166, 28-10-2004

Últimas notícias 155

• Boletim marista 167, 04-11-2004

Curso Internacional em São Lourenzo del Escorial

O que você não fizer ficará sem fazer

• Boletim marista 168, 11-11-2004

síria (2)

|PUBLICAÇÕES RECEBIDAS |

1. El Hermano Basilio Rueda y su Cátedra Universitaria. Selección de textos sobre el pensamiento educativo del Hermano Basilio Rueda Guzman realizada y presentada por Antonio Martínez Estaún, FMS, Editorial Progreso, Méxido, D. F., 2004, 207 páginas.

2. Educate Witth Mind & Heart. A Workbook on Pastoral Care for South African Schools, Robyn Picas, Sacred Heart College, Gauteng, South Africa 2004, 96 pages.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download