FMS Últimas noticias - Marist Brothers



[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |256 | |

| |P.le M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |13-07-2007 |

| |Tel. (39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |

SELEÇÃO DE NOTÍCIAS APARECIDAS NA WEB

27 de junho – 11 de julho de 2007

Arquivo WEB

Filipinas - 11/07/2007

Primeira profissão no Noviciado da Imaculada Conceição

DEUS VOS ESCOLHEU

[pic]“Deus vos escolheu, não porque sois o povo mais numeroso... ao contrário, sois o menor” (Dt 7,7-9). Este era o tema da liturgia da primeira profissão deste ano, celebrada no dia 19 de maio, na Província das Filipinas. Na presença de Irmãos, familiares, colaboradores leigos na missão e amigos, os Irmãos Joseph Adrian Cagampan, Joey Ponteras, e Mark Xyryx Sionosa consagraram suas vidas a Deus, mediante os votos de castidade, pobreza e obediência, segundo as Constituições do Instituto dos Irmãos Maristas.

A missa, foi celebrada às 9h30 e presidida por Monsenhor José Colin Bagaforo, DD. bispo auxiliar da Arquidiocese de Cotabato, na paróquia de São Carlos Borromeo, à qual pertence o Noviciado. O Ir. John Tan, vice-provincial, recebeu os votos, em nome do Irmão Manuel de Leon.

“Sede como águias; tende olhar de águia”- disse o bispo aos Irmãos Joseph, Joel e Mark, durante sua homilia - “com um olhar de longo alcance, sede capazes de entrever onde quereis chegar no futuro, e de distinguir, inclusive à distância, o chamado de Jesus. Fixai vosso olhar na pessoa de Jesus”.

Depois da Eucaristia, os convidados dirigiram-se ao noviciado para participarem de uma refeição, num clima de fraternidade.

Equador - 10/07/2007

Uso evangélico dos bens

PROVÍNCIA NORANDINA

De 19 a 21 de junho, as equipes de pastoral econômica da Colômbia, Equador e Venezuela, países que compõem a província Norandina, reuniram-se em Los Chillos, à meia hora de distância de Quito, e a 2600 metros de altitude, no Centro de Formação Social Betânia, propriedade da Conferência Episcopal do Equador, para colocar em funcionamento o Plano sobre o Uso evangélico dos bens. Além dos nove Irmãos (três para cada país) que compõem as Equipes de Pastoral Econômica, participaram também os membros do Conselho provincial: ao todo, pois, 15 Irmãos que, sob a coordenação e orientação do Irmão Pedro Ost, do Secretariado para o Uso dos Bens, realizaram uma séria e profunda reflexão sobre o uso evangélico dos bens.

O Irmão Pedro Ost, de início, recordou sucintamente a história sobre o tema, em nosso Instituto: em 1985, o Irmão Charles Howard abordou o tema com a circular sobre a capitalização; em seguida, em 1990, o mesmo superior trouxe o tema da solidariedade como rosto hodierno da caridade, na circular “Um Apelo urgente: Sollicitudo Rei Sociales”. O Irmão Benito Arbués retomou, de alguma forma, o mesmo tema, em sua corajosa circular “A propósito de nossos Bens”, de outubro de 2000. Os capitulares do XX Capítulo geral de 2001, sentiram o mesmo chamamento à SOLIDARIEDADE: como um “fogo que abrasa e consome” (nº 31 de ‘Escolhamos a Vida’).

O Irmão Pedro introduziu-nos no tema com a pergunta: Que idéia me faço quando se fala do uso evangélico dos bens? Ouvidos os depoimentos de cada Irmão, a partir da pergunta, o animador do encontro recordou os princípios a ter presentes, na hora de elaborar ou de implantar, na Província, o Plano do Uso Evangélico dos Bens:

1º Ter consciência de que o uso evangélico dos bens exige a conversão do coração: “Passar as idéias da mente ao coração” para não ficar na imaginação, no apenas possível, sem, todavia, chegar à realidade.

2º A solidariedade e o uso evangélico dos bens implicam em algo mais do que partilhar dinheiro. Nossos bens constituem-se de valores, além do simples dinheiro. São bens que nos pertencem, e, além dos bens econômicos, somos chamados a partilhar igualmente a natureza, nossa vida, nosso tempo, nossos dons e qualidades, nossos recursos humanos e materiais e nossa missão.

Com a metodologia do ver, julgar e agir, seguidos do avaliar, como retro alimentação para tornar a iniciar um novo ciclo do ver, julgar e agir, o Irmão levou-nos a aterrissar em um sério planejamento provincial, com implicações na vida pessoal de cada irmão, na vida comunitária e provincial, no tocante ao uso evangélico dos bens.

Três foram os textos, particularmente utilizados pelo Irmão Pedro, para fundamentar biblicamente o tema: Lc 10,25-37, o bom samaritano; Lc 18, 18-25, o jovem rico; Jo 2,1-12, as bodas de Caná.

Ressoou muito fortemente a afirmação feita, depois da reflexão sobre os textos: “como será difícil para os religiosos que não partilharam seus bens herdar a vida eterna”.

Fruto do encontro foi o estabelecimento de diretrizes gerais, baseadas em princípios, critérios e valores, a ter em conta para que cada setor se debruce sobre a elaboração de um plano para o uso evangélico de bens, em harmonia com as características do país, como uma primeira etapa de conscientização dos Irmãos, comunidades e obras, para conduzir a uma sincera conversão, capaz de fazer passar as idéias da mente ao coração. Espera-se assim que o plano a ser elaborado seja fruto do sentir de toda a Província.

H. Isaac Revilla

Casa Geral - 09/07/2007

Reunião anual da Comissão Internacional do Patrimônio

PATRIMÔNIO MARISTA

[pic]A Comissão, composta de seis membros e um secretário, realizou sua reunião anual de 2007, na Casa geral, nos dias 21 a 26 de junho. O eixo principal da reflexão reportou-se às relações necessárias entre formação, patrimônio e espiritualidade.

A Comissão é feliz em poder entregar à Administração geral, para publicação, a coleção completa dos escritos de Champagnat, acompanhados com notas críticas e índice, trabalho do Irmão Paul Sester. Alegra-se, igualmente, pelo término da tradução ao espanhol do segundo volume das Cartas do Padre Champagnat, pelo Irmão Tony Aragón.

Um curso sobre o patrimônio será dado em língua inglesa, em Roma, de fevereiro a junho de 2008, dirigido pelos Irmãos Aureliano Brambila e Michael Green, ambos membros da Comissão. Esta espera que o curso suscite novas vocações de pesquisadores.

A Comissão agradece ao Conselho geral a atenção que reservou a seus trabalhos. Para terminar, registramos o encontro inter-ramos maristas, na manhã de 25 de junho, permitindo intercambiar sobre publicações recentes, como por exemplo, o tomo I dos documentos do generalato do Padre Colin, intitulado “Colin sup” e o Manual da Terceira Ordem de Maria, primeira regra de vida das Irmãs SMSM.

_________

Ir. André Lanfrey, coordenador da Comissão Internacional do Patrimônio.

Italia - 06/07/2007

Compartilhemos nossa espiritualidade

O SITE MARISTA

O site marista , inaugurado pelos Conselhos gerais das quatro congregações maristas, completa agora seis meses de existência.

O primeiro tema, partilhado por essas congregações e por leigos, foi completado com uma contribuição total de 19 artigos, disponíveis em quatro línguas, inglês, espanhol, português e francês, com exceção dos poemas.

O segundo tema, O(a) marista como pessoa que faz diferença na Igreja e no mundo, acaba de ser incluído no site com um artigo de cada ramo marista. Outros serão acrescentados pouco a pouco, no decurso dos próximos seis meses, enriquecendo nossas abordagens respectivas ao tema proposto.Entretanto, o tema precedente permanece acessível no arquivo, no próprio site.

Quanto ao tema n° 3, Maria, Mãe da Igreja, o que significa isso para um marista?, anunciado no site, ocupar-nos-á, por sua vez, dentro de seis meses, mais ou menos. Ele foi escolhido de acordo com o tema do Festival Marista, a ter lugar em Sídnei, em julho de 2008, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

Você, marista, leigo ou religioso/a, a quem um desses dois temas inspira, pode escrever uma página e enviá-la por e-mail, à vinheta desejada, do site indicado acima. Lembre-se de uma pequena apresentação de si mesmo, com algo de seu país de origem, e o país onde vive, agora, e também sobre seu relacionamento e atividade marista.

Tailândia. - 05/07/2007

Visita aos irmãos maristas na Tailândia

MISSÃO AD GENTES.

A busca do Ir. Michael Flanigan para a escolha de locais para novas missões o leva a vários países e dioceses da Ásia. Uma de suas mais recentes viagens o trouxe a Ranong, na Tailândia, a pedido dos padres maristas, para ver a possibilidade de trabalhar diretamente com eles, ou muito próximo a eles, no ministério que desenvolvem com os refugiados do Burma.

Na missão em Ranong estão os padres John e Joel, respectivamente da Nova Zelândia e das Filipinas, além do seminarista marista Gil, das Filipinas, e dos voluntários maristas Ronald e Alice, que vêm das Filipinas e da Malásia.

[pic]Estes cinco maristas estão realizando um bom trabalho na cidade de Ranong, com um cuidado pastoral em muitos campos, como a assistência às vítimas da Aids, além da educação e de um trabalho social integrado.

Atualmente existem em funcionamento cinco escolas independentes, mantidas por professores burmenses, mas fundadas pelo serviço aos refugiados, dos jesuítas da Tailândia. Os maristas auxiliam na direção destas escolas, onde atualmente também lecionam inglês.

Existe muita tensão entre o povo tailandês e os burmenses, muitos destes são realmente pobres e somente recentemente foram estabelecidas normas para lhes garantir a educação. Desta maneira, estas escolas representam um começo do caminho para a educação das crianças burmenses. Ainda agora, que existe a possibilidade para os burmenses de freqüentarem as escolas tailandesas, muitos escolhem de não irem, por causa do estigma social que eles enfrentam. Uma outra dificuldade é a de manter os adolescentes burmenses na escola, porque cedo, aos 11 anos de idade, eles devem trabalhar para levar dinheiro à família.

Os padres maristas estão procurando uma possibilidade de expandir uma destas cinco escolas, que passaria a oferecer o curso colegial. Mas, esta é apenas uma das inúmeras possibilidades que nos estariam esperando na Tailândia, se este for um dos novos países escolhidos. O Ir. Michael visitou o bispo, dom Joseph Prathan Sridarunsil, SDB, que não apenas gostaria de acolher os irmãos maristas em Ranong para trabalhar com os padres maristas, mas também solicitou ao irmão de voltar a visitá-lo, para ver as inúmeras outras necessidades da diocese de Suratthani.

Brasil - 04/07/2007

Crianças e Adolescentes gritam por direitos sociais

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

[pic]Por ocasião da celebração do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, vários eventos marcaram a data na Província Brasil Centro-Norte. Dentre eles destacamos a atividade realizada em Brasília, sede do governo brasileiro. Cerca de 1000 crianças e adolescentes de várias Cidades vizinhas estiveram presentes, apresentando e defendendo a pauta do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Os Maristas marcaram presença de forma expressiva e significativa! Participaram 60 crianças e adolescentes do Projeto Catavento, uma parceria com a Organização Internacional do Trabalho, O Instituto Marista de Solidariedade e o Centro Marista Circuito Jovem, 05 adolescentes do Ensino Médio do Colégio Maristão e 200 crianças do Colégio Marista de Taguatinga. Durante o evento, aconteceu a inauguração do Centro de Inclusão Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que funcionará na Biblioteca Nacional. O Projeto pretende incluir digitalmente crianças e adolescentes em situação de risco.

Duas crianças do Centro Marista Circuito Jovem leram uma carta para as autoridades locais onde relataram a sua história de trabalho infantil. As autoridades assinaram o termo de cooperação no qual Brasília se propõe a ser a primeira cidade do Brasil a erradicar o trabalho infantil.

UBEE-UNBEC, Gerência Social/IMAS

Casa Geral - 03/07/2007

Esta é a data: 28 de outubro de 2007

OS PRIMEIROS 47 IRMÃOS MARISTAS BEM-AVENTURADOS

João Paulo II, em 24 de junho de 2004, firmara o decreto mediante o qual reconhecia que o Irmão Bernardo era mártir. Desde esse momento, poder-se-ia proceder à beatificação. Entretanto, a causa do Irmão Bernardo tinha sido unida a outras 27 causas, entre as quais, a do Irmão Laurentino, Virgílio e de outros 44 irmãos maristas mártires.

O falecimento do Papa atrasou o processo de todas as causas pendentes. Mas, no dia 18 de dezembro de 2006, Bento XVI firmou o decreto sobre o martírio do Irmão Laurentino e dos outros campanheiros mártires. Faltava, agora, definir o lugar da celebração da cerimônia. No dia 1º de junho de 2007, a Conferência episcopal espanhola comunicava que a cerimônia estava prevista para o domingo, 28 de outubro de 2007, na basílica de São Paulo, fora dos muros.

O Conselho geral marista, há tempo, tomara a iniciativa de organizar o acontecimento e, por isso, constituiu um pequeno grupo, sob a coordenação do Irmão Emili Turú, em estreita colaboração com as Províncias maristas espanholas, para ir prevendo os preparativos. Nas reuniões, decidiu-se elaborar uma logomarca oficial, publicar um texto-síntese para ajudar a compreender os acontecimentos ocorridos na Espanha, do ponto de vista histórico e eclesial, na época em que morreram os Irmãos. Poderá servir de orientação para elaborar subsídios e atividades de animação para escolas, colégios e paróquias; para a preparação de recursos a serem utilizados com os alunos das escolas, de acordo com sua idade; a criação de um tríptico publicitário; a publicação de um número de FMS Mensagem, como preparação à beatificação, e de outro, comemorativo do acontecimento, e finalmente, outros objetos de caráter divulgativo e celebrativo.

Uma vez conhecida a data da beatificação, reuniu-se outro grupo, em Roma, para prever orientações sobre como ambientar a Casa geral, para acolher os que vierem a Roma e quiserem visitá-la. Ainda não podemos entrar em detalhes sobre o programa a ser desenvolvido em Roma, mas, desde já, podemos anunciar que está prevista a acolhida de grupos que vêm conhecer a Casa geral, com um roteiro de visita para eles, de mais ou menos uma hora.

Igualmente haverá um encontro de oração, no santuário marial “del Divino Amore”, no sábado, dia 17 de outubro, às 11h e um convite para almoçar fraternalmente, nas proximidades do santuário. No sábado à tarde, será possível assistir a um espetáculo musical, na grande sala (aula) de audiências Paulo VI , organizado pelas instituições eclesiais que, no dia seguinte, celebrarão as beatificações. No domingo de manhã, pelas 10h, terá lugar a beatificação. Ainda, na segunda-feira, pela manhã, será celebrada uma missa de ação-de-graças, na basílica de S. Pedro.

Por causa dos numerosos grupos (congregações, dioceses, conferência episcopal, etc) implicados na celebração, a elaboração do programa definitivo ainda não foi possível, em seus detalhes.

Mais adiante, nossa página web abrirá um espaço dedicado às beatificações, onde encontrarão as notícias oficiais, relativas a nossos mártires.

Brasil - 03/07/2007

Encontro com o Papa em São Paulo

PASTORAL JUVENIL MARISTA

Vós, jovens, não sois apenas o futuro da igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a igreja se apresentaria desfigurada. (Bento XVI – Mensagem aos jovens. Pacaembu – São Paulo – SP)

O Credo da Pastoral Juvenil Marista (PJM), em determinado parágrafo, reza que Cremos numa igreja Profética e Missionária que acolhe as juventudes, as da terra e luz do mundo.

[pic]A visita do papa ao Brasil, de modo especial o encontro com a juventude no Estádio Pacaembu, em São Paulo, de certa forma quis confirmar de uma vez por todas alguns fundamentos que a PJM trás em sua essência: o forte sentimento de pertença a uma Igreja viva e atuante, que possibilita ao jovem exercer o seu protagonismo.

Percebemos a cada dia nos Meios de Comunicação Social, na mídia escrita e falada, nas pesquisas realizadas nos quatro cantos do mundo, que o jovem é um “ser” alienado, vive no seu “mundinho” e é contra tudo que remete a uma religião etc. Não podemos negar que em partes as pesquisas têm uma parcela de razão, porém também não se pode generalizar. Graças a Deus contamos com uma parcela heróica de jovens engajados e dispostos a assumir com garra e disposição os desafios propostos pela nossa Igreja.

Prova disso foi a presença massiva da juventude em São Paulo no Encontro da juventude com o Papa. Segundo fontes oficiais, quase 40 mil jovens estiveram no estádio Pacaembu, no dia 10 de maio para o encontro histórico com o Papa.

A Pastoral Juvenil Marista do Brasil não poderia deixar de marcar presença nesse evento marcante. Mais de 180 jovens de nossas Unidades Educativas representaram com muita autoridade e competência os jovens que fazem parte da PJM em todo o Brasil.

Queremos destacar aqui a presença de nossa ex-aluna (Colégio marista de Santos) e participante ativa da PJM no grupo de jovens selecionados para saudar e transmitir uma mensagem ao Sumo Pontífice. Marina de Paula Oliveira Rosa, com muita propriedade, em dois minutos relatou a realidade da Educação de nossos jovens no Brasil. Ficamos felizes, pois o tema de sua mensagem foi coerente com o Carisma Marista, que busca evangelizar através da educação das crianças e jovens.

Mais uma vez a PJM mostrou o seu rosto jovem. Mais uma vez presenciamos a força de nossa juventude. Mais uma vez o protagonismo falou mais alto. Destacamos aqui a disposição e a coragem dos jovens maristas em participar deste evento histórico. Destacamos o protagonismo juvenil que a PJM propicia. Destacamos, enfim, a nossa Igreja, aberta aos jovens, com acertos e desafios, mas sempre caminhando em busca do novo Céu e da nova Terra para apresentar aos jovens uma proposta coerente com a mensagem de Jesus Cristo e incentivando-os a serem protagonistas.

Parabéns aos nossos jovens maristas. Parabéns a PJM do Brasil. Muito obrigado Bento XVI pela manifestação de carinho proporcionada aos nossos jovens. Por tudo isso, louvamos ao Senhor!

Podeis ser protagonistas de uma sociedade nova se procurais pôr em prática uma vivência real inspirada nos valores morais universais, mas também um empenho pessoal de formação humana e espiritual de vital importância. Um homem ou uma mulher despreparados para os desafios reais de uma correta interpretação da vida cristã do seu meio ambiente será presa fácil a todos os assaltos do materialismo e do laicismo, sempre mais atuantes em todos os níveis. (Bento XVI – Mensagem aos jovens. Pacaembu – São Paulo – SP)

Ir. João Batista Pereira – Coord. Provincial da PJM - PMBCS

Haiti - 02/07/2007

Visita do Ir. Michael Flanigan

MISSÃO AD GENTES NO HAITI

[pic]O Haiti é uma missão que pertence à província do Canadá, mas que está em processo de passagem à província do México Ocidental. Atualmente estão lá sete irmãos canadenses, um haitiano, um espanhol, um argentino e um do Malavi. Estão lá também dois irmãos haitianos que acabaram de professar seus primeiros votos e estão partindo para o escolasticado de Guadalajara, além dos noviços haitianos que estão na Colômbia.

O Ir. Michael Flanigan visitou recentemente nossos irmãos da Missão Ad Gentes no Haiti, tendo a oportunidade de encontrar todas as três comunidades, além do Ir. Ivon, que vive em Port-au-Prince com os Clérigos de St. Viateur.

Anthony Njolovi, do Malavi, faz parte da equipe da casa do postulantado, em Jérémie. Atualmente existem ali nove postulantes, sendo que cinco deles estão no segundo ano e devem se transferir ao noviciado, e quatro deles estão em seu primeiro ano. Anthony achou difícil, no início, a transição no Haiti, mas está contente com o seu trabalho lá, em meio aos postulantes. Eles formam realmente um bom grupo de jovens. Além de se constituir uma presença de apoio, Anthony é o encarregado das coisas práticas na casa. Quando ele sentir que aprendeu suficientemente bem o francês, também estará ajudando a fazer conferências para os postulantes. A maior parte do tempo ele pratica seu francês e o crioulo barganhando com os comerciantes no mercado.

Os irmãos Ernesto Benavidez, de Cruzeiro do Sul, e Bonifácio Gonzales, de Mediterrânea, se constituem uma presença na comunidade de La Tibolière. Existe uma escola na localidade, mas os irmãos não estão muito tempo envolvidos no andamento dela. Na realidade, a comunidade dos irmãos maristas procura dar um verdadeiro testemunho na cidade, e estão cheios de coisas para fazer. Ernesto passa uma boa parte do tempo arrumando e consertando o precisa ser reparado na casa. Bonifácio faz a mesma coisa e, além disso, ensina espanhol para os postulantes em Jérémie.

Existe no país uma outra comunidade, formada de três irmãos canadenses, localizada em Dame Marie. Também foi visitada por Michael e Anthony. Dame Marie foi a primeira fundação no Haiti.

Enquanto não está ainda determinado quando a missão passará para a província do México Ocidental, os dois provinciais esperam dos irmãos que estão atualmente ali que eles continuem, se assim o desejarem, aderindo assim à cooperação «internacional» na missão.

México - 28/06/2007

“Pai, não se faça a minha vontade, mas sim, a tua.”

PRIMEIRAS PROFISSÕES NA PROVÍNCIA DO MÉXICO OCIDENTAL

Na cidade de Morélia (México), no dia 17 de junho, dia do Senhor, nosso Instituto acolheu, como novos membros, os Irmãos Luís Fernando Delgado Esparza e César Iván Vargas Graciano, mediante a profissão religiosa dos votos de castidade, pobreza e obediência.

A cerimônia religiosa foi celebrada na capela da Visitação de Maria, um templo do começo do século XIX, anexo ao claustro das monjas da Visitação. Os novos Irmãos emitiram seus votos, nas mãos do Ir. Víctor Manuel Preciado Ramírez, provincial do México Ocidental, e na presença de 400 pessoas que foram testemunhas do SIM generoso dos Irmãos César e Luís Fernando.

Com essa celebração os neoprofessos deram mais um passo no processo de sua formação inicial para a vida consagrada marista. Fizeram seu novicado sob a direção do Irmão Antônio Cavazos Bueno, no Noviciado Interprovincial da Assunção, na cidade de Morélia, Michoacán.

O Irmão Luís Fernando é ex-aluno do colégio dos Irmãos, na cidade de Aguascalientes, sua cidade de origem; assim também o Irmão César Iván, ex-aluno do Colégio Morelos, da cidade de Tepatitlán.

Convidamo-los a agradecer essa bênção do Senhor, na vocação desses dois irmãos e continuemos a pedir que o Senhor nos conceda vocações segundo seu coração.

Brasil - 28/06/2007

Assembléia Nacional da Missão Marista no Brasil

MISSÃO MARISTA

[pic]Foi realizada, entre os dias 24 e 27 de maio, em Campinas, a Assembléia Nacional da Missão Marista no Brasil. Na oportunidade, irmãos e leigos maristas, representando todo o Brasil, puderam compartilhar suas experiências locais e, juntos, aprofundar objetivos e identificar desafios comuns no que se refere à Missão Marista, a missão do Instituto.

Os pontos debatidos entre os participantes foram sobretudo a formação, humanização da gestão, inclusão e promoção da vida e da dignidade humana, missão compartilhada e evangelização e solidariedade. A partir de painéis, debates, partilhas em grupo, celebrações e confraternizações foram apontados os desafios na concretização da co-responsabilidade entre Irmãos, Leigas e Leigos para a realização da Missão Marista.

Os participantes escreveram uma carta aberta, que pode ser lida em português, clicando aqui. Nesta carta indicam os desafios a serem enfrentados e superados no âmbito da formação, humanização da gestão, promoção da vida e da dignidade humana, missão compartilhada, evangelização e solidariedade.

Os participantes concluem a carta com as seguintes palavras:

“Irmãos, Leigas e Leigos do Brasil Marista, assumamos com entusiasmo o profetismo da Missão e da Identidade Marista de “Tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, especialmente entre as crianças e jovens pobres. Conscientes da centralidade da proposta de Jesus Cristo, no exercício da presença de Deus, confiantes na proteção da Boa Mãe e inspirados pela vida de São Marcelino Champagnat, nosso Fundador, enfrentemos com simplicidade, audácia e esperança os desafios no caminho da construção do Reino de Deus.”

Carta Aberta ao Brasil Marista

Nós, Irmãos, Leigas e Leigos Maristas, participantes da Assembléia Nacional da Missão Marista (ANMM), realizada em Campinas, SP, de 24 a 27 de maio de 2007, respondemos ao convite para celebrar e aprofundar a adesão, a co-responsabilidade e a busca de novos caminhos para a realização da Missão Marista no Brasil. Partilhamos os processos de preparação para a Assembléia Internacional da Missão Marista que acontecerá em Mendes, RJ, de 3 a 12 de setembro de 2007, ocorridos nas Províncias e no Distrito da Amazônia. Aprofundamos seus objetivos e identificamos desafios comuns, alargando a tenda da fraternidade marista.

O espírito vivenciado durante a Assembléia foi uma resposta concreta ao anseio do Fundador São Marcelino Champagnat, de que todos dissessem, referindo-se aos Maristas: “Vede como eles se amam”. Traduzindo a diversidade do Brasil Marista, integramo-nos como “um coração, uma missão”.

Revisitamos o Presépio, o Altar e a Cruz, lugares Maristas privilegiados e referências do nosso modo de viver o Evangelho. A partir de painéis, debates, partilhas em grupo, celebrações e confraternizações, discernimos os desafios na concretização da co-responsabilidade entre Irmãos, Leigas e Leigos para a realização da Missão Marista.

Desafios a serem enfrentados e superados

Formação

• Desenvolvimento de um programa nacional de formação conjunta Marista para Irmãos, Leigas, Leigos e colaboradores que contemple as especificidades de cada Província e do Distrito nos diferentes contextos e instâncias.

• Formação de gestores a partir de critérios, princípios e valores maristas.

• Mobilização de estruturas e processos de acompanhamento e de animação vocacional para a vida consagrada e para o laicato Marista, contando com a participação de Irmãos, Leigas e Leigos.

• Favorecimento da experiência da presença de Deus, visando ao encantamento ou reencantamento do carisma e ao seu comprometimento.

• Estímulo à formação de multiplicadores do carisma, visando à participação, à reciprocidade e à co-responsabilidade.

Humanização da Gestão

• Definição de políticas nacionais integradas de gestão de pessoas nos procedimentos de admissão, acompanhamento, avaliação e desligamento, sem desconsiderar os processos referidos de formação conjunta.

• Humanização das estruturas organizacionais.

• Fortalecimento de estruturas que favoreçam a participação e o protagonismo.

Promoção da Vida e da Dignidade Humana

• Assumir afetiva e efetivamente a opção pelas crianças e jovens pobres.

• Promoção da educação integral fundada nos valores cristãos e maristas.

• Participação em organismos e espaços de formulação de políticas públicas.

• Fomento e garantia efetivos da missão ad gentes.

• Promoção de processos de inclusão que possibilitem a participação e comunhão dos ex-alunos, ex-irmãos, ex-funcionários, familiares de alunos e colaboradores na vida e missão marista.

• Mobilização de mecanismos para viabilizar que crescente número de pessoas conheça o carisma marista e com ele se comprometa.

Missão Compartilhada

• Fomento de iniciativas de criação de comunidades de Irmãos, Leigas e Leigos com “um coração, uma missão”.

• Abertura das comunidades dos Irmãos à convivência entre Irmãos, Leigas, Leigos e jovens, para o crescimento em conjunto no carisma marista.

• Intercâmbio interprovincial de experiências na missão marista.

Evangelização e Solidariedade

• Garantia da eficácia da pastoral, de modo que alimente a evangelização em todas as unidades maristas.

• Estímulo à promoção da cultura da solidariedade e para a solidariedade.

• Intensificar a dimensão eclesial.

Irmãos, Leigas e Leigos do Brasil Marista, assumamos com entusiasmo o profetismo da Missão e da Identidade Marista de “Tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, especialmente entre as crianças e jovens pobres. Conscientes da centralidade da proposta de Jesus Cristo, no exercício da presença de Deus, confiantes na proteção da Boa Mãe e inspirados pela vida de São Marcelino Champagnat, nosso Fundador, enfrentemos com simplicidade, audácia e esperança os desafios no caminho da construção do Reino de Deus.

Campinas, 27 de maio de 2007.

Gana - 27/06/2007

Noviciado regional de Sabin Akrofrom

PRIMEIRAS PROFISSÕES

No dia 16 de junho, sábado, ocorreu a primeira profissão, no noviciado regional de Sabin Akrofrom, Ghana. Quatorze noviços emitiram seus primeiros votos: 7 da Província marista da Nigéria e 7 do Distrito da África Ocidental. Desses últimos, 3 são do Camarões, 2 do Chad, 1 de Ghana e outro da Libéria. Foi, como de costume, uma cerimônia com as fortes cores africanas, cercados da vegetação exuberante do noviciado, que protegia um pouco do sol implacável dessas latitudes.

[pic]A Cerimônia, com mais de três horas de duração, foi presidida pelo bispo de Kusami, D. Gabriel Anokye, acompanhado por muitos sacerdotes e religiosos, tanto de Kumasi como da diocese de Obuasi, à qual pertence o noviciado. Veio também muita gente dos povoados vizinhos, especialmente de Sabin Akrofrom, presididos por seu chefe tradicional, e de Trede, cujo coral paroquial embelezou a cerimônia com cantos e danças.

Os votos foram recebidos pelo Irmão Christian Mbam, da Nigéria, e pelo Irmão Sylvain Yao, do Distrito da Africa Ocidental. Os neoprofessos encerraram a cerimônia com uma consagração a Maria e um canto de ação de graças em Twi, língua local, enquanto dançavam, expressando sua alegria. Em seguida, com o típico ambiente de hospitalidade africana, foram servidas comida e bebida para todos os participantes.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download