Portal do Instituto Claro



|[pic] |Ensino Médio |

| |Revoluções Burguesas |

| |As revoluções e o fim do Antigo Regime |

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem

▪ Identificar as transformações entre o antigo regime e o mundo que surgiu a partir das revoluções burguesas;

▪ Compreender as revoluções burguesas enquanto um acontecimento ocorrido em espaços e tempos diferentes;

▪ Conhecer mais detalhadamente aspectos das revoluções inglesas (Puritana e Gloriosa) e da Revolução Francesa;

▪ Analisar o percurso até a conquista dos direitos dos homens e dos cidadãos, a partir das revoluções burguesas.

Conteúdos

▪ Crise do Antigo Regime;

▪ Revoluções inglesas do século XVII: Puritana e Gloriosa;

▪ Independência dos Estados Unidos;

▪ Revolução Francesa;

▪ Direitos dos Homens e dos Cidadãos;

▪ Separação dos Poderes.

Palavras Chave:

Fim do antigo regime, Burguesia, Revoluções inglesas, Independência dos Estados Unidos da América, Revolução Francesa, Separação dos poderes, Direitos dos homens e dos cidadãos.

Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

Para tomar contato com o tema, ou mesmo utilizar como recurso em sala de aula, sugerimos os conteúdos disponíveis nos seguintes links:

As precursoras revoluções inglesas:

1.

As Revoluções Burguesas:

2.

Revolução Francesa:

3.

Direitos dos Homens e dos Cidadãos:

4.

Leia sobre Teoria da separação dos poderes

5. ; e

6. )

Leia links sobre os direitos no Egito

7. ;

8.

1ª Etapa: Introdução do tema

Professor, você pode introduzir o tema partindo do questionamento sobre quais são, hoje, os direitos pelos quais os homens e cidadãos lutam no Brasil: o direito à uma vida digna, à habitação, à escolarização, ao atendimento médico; para além desses, há quem milita por uma cidade mais arborizada, pelo não desmatamento, na perspectiva de que luta-se pelo direito à vida das gerações futuras. A partir das indicações que surgirem, é possível orientar a reflexão para as causas de outros povos, como aqueles que vivem sob um Estado autoritário e que lutam, por exemplo, pela liberdade de expressão, pelo direitos das mulheres e até pelo direito ao voto.

Este exercício é importante para que os estudantes reconheçam que a conquista dos direitos dos homens e dos cidadãos é um processo que se iniciou nas revoluções inglesas. Foi aplicado na 1ª Constituição dos Estados Unidos da América, de 1787, e espalhou-se pela Europa, selando o início do fim dos antigos regimes, a partir da Revolução Francesa. No entanto, é importante salientar que essas revoluções objetivaram os anseios políticos daqueles que não tinham privilégio dentro da ordem estamental do antigo regime – nobreza, clero e camponeses –, ou seja, a burguesia, e que passaram a exigi-lo. As conquistas da burguesia evoluíram e estenderam-se às requisições populares, mas esse é um processo posterior, não é igual em todos os lugares, e por isso há países, ainda hoje, que estão iniciando suas conquistas pelo reconhecimento e respeito aos direitos dos homens e cidadãos.

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Sugira aos alunos que explorem a atividade interativa “Revoluções Burguesas”, disponível no NET Educação (material de apoio). Durante a exploração do objeto, oriente que os alunos reflitam sobre o processo de derrubada do antigo regime e do papel que tiveram as revoluções burguesas nessa transformação. Solicite que anotem o que entendem serem as mudanças mais significativas no que tange à organização social em cada uma das revoluções, e, em seguida, oriente-os para que analisem quais dessas mudanças contribuíram para a construção das conquistas relativas ao reconhecimento dos direitos dos homens e dos cidadãos, e no que elas diferem dos regimes que existiam anteriormente.

A próxima etapa abordará, a partir das informações obtidas no objeto interativo, as contribuições que as revoluções burguesas deram para o estabelecimento dos direitos dos homens e dos cidadãos, a partir de uma reflexão sobre o direito à igualdade e separação dos poderes. Mas, é necessário salientar que as revoluções dos séculos XVII e XVIII são manifestações da burguesia descontente por não partilhar dos privilégios que tinham os nobres e o clero, ou seja, as conquistas não foram necessariamente estendidas à toda a população.

3ª Etapa: Interpretando os textos

Professor, separe os alunos em grupos de 3 ou 4 e dê a eles os textos que seguem abaixo com as respectivas questões propostas para debate.

TEXTO 1

“A igualdade natural é aquela relacionada aos homens pela Constituição de sua natureza apenas. Esta igualdade é o princípio e o fundamento da liberdade. (…) No estado natural, os homens nascem em igualdade, mas eles não souberam mantê-la: a sociedade os faz perder, e eles não voltam a ser iguais pelas leis”. Artigo sobre a “Igualdade Natural”, da Encyclopédie (Jaucourt).

– Em que sentido a igualdade natural referida no texto se opõe ao direito divino que era a base da monarquia?

– Qual tipo de sociedade deveria ser criada para garantir os direitos dos homens? E como eles são assegurados?

– Temos hoje no Brasil esses direitos garantidos?

TEXTO 2

“Para que não possamos abusar do poder, é necessário que, pela disposição das coisas, o poder detenha o poder” (Montesquieu, “O Espírito das Leis”).

- Pesquise sobre o que signifca a separação dos poderes, e relacione com a frase de Montesquieu (disponíveis nos links 5 e 6)

- Como a separação dos poderes auxilia na garantia dos direitos humanos?

4ª Etapa: Fechamento

Para concluir a atividade, peça que os grupos compartilhem as respostas que encontraram e, em seguida, conduza um debate sobre a atual situação do Brasil em relação ao conteúdo estudado: tipo de regime político, se gozamos do direito à liberdade de expressão, como organizam-se os poderes no sistema brasileiro etc. E, ainda é possível tecer um quadro comparativo com um país de ditadura prolongada, como o Egito até a queda de Mubarak, levando os alunos a refletirem sobre em que as ditaduras diferenciam-se dos sistemas democráticos, no que diz respeito aos direitos dos homens e cidadãos e à separação de poderes. Os links 7 e 8 trazem informações

Sobre situação dos direitos dos homens no Egito:

-----------------------

Revoluções Burguesas

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download