Rio de Janeiro



ATIVIDADES REMOTAS – EDUCA EM CASA

PROFESSOR:Fabricio TURMA: 701

SEMANA 4 – 22/03 A 26/03

EXPANSÃO MARÍTIMA

A expansão marítima foi um movimento europeu que tinha como objetivo alcançar territórios ainda não conhecidos e um novo caminho para as Índias Orientais.

Parte importante da base econômica europeia, desde os tempos de Roma, se baseava em comércio com a China e outros países do Oriente, por meio do que conhecemos como “rota da seda”. A rota da seda é um trajeto, tanto marítimo quanto terrestre, que dava acesso ao mercado citado, através da passagem pelo Mar Mediterrâneo.

No ano de 1453, no entanto, forças militares muçulmanas tomam o mar mediterrâneo por guerra, colocando pesados impostos pela importação de produtos, gerando grande prejuízo para a economia europeia. Por esse motivo, os Estados Nacionais europeus precisaram achar outra alternativa para alcançar o Oriente. Dessa necessidade, surgem as grandes navegações que culminaram na chegada ao Novo Mundo, hoje conhecido como América – além de outras descobertas marítimas. Como fatores estimuladores da Expansão Marítima Europeia, também, podemos citar:

a- a expansão da fé cristã, ponto muito importante levando em consideração o contexto histórico da época. A retomada de Jerusalém, em movimento que ficou conhecido como Cruzadas (retomar o controle da passagem pelo mediterrâneo, e cristianizar o máximo possível de pessoas);

b- o esgotamento de metais preciosos na Europa, devido ao longo tempo em

que essas reservas foram exploradas, gerando necessidade de achar outros lugares onde esses metais pudessem ser obtidos.

Os Estados nacionais europeus, movidos por esses principais motivos, passam a financiar as navegações, com interesse em descobrir novas terras, encontrar novos comércios e novas fontes de ouro e prata e abrir rota alternativa para as Índias Orientais. Esse financiamento aconteceu com a parceria entre a monarquia e burguesia de cada país – os reis possuíam poder legal e influência para autorização desse financiamento, enquanto a burguesia possuía os recursos financeiros necessários para a consolidação desse projeto. Os primeiros países a dar início a esse movimento foram Espanha e Portugal, seguidos de França, Holanda, e Inglaterra.

É importante registrarmos, no entanto, que o descobrimento de uma rota para as Índias Orientais não foi exatamente uma grande navegação – mas sim um conjunto de pequenos avanços que, combinados, culminaram na passagem pelo Cabo da Boa Esperança, no Sul da África.

Vasco da Gama é o primeiro navegador a conseguir fazer a travessia do Cabo da Boa Esperança, que antes era denominado de Cabo das Tormentas, pois ali várias embarcações afundavam, devido ao local ser o encontro dos oceanos Atlântico e Índico. Após sua conquista e chegada até as Índias Orientais, se estabelece um forte vínculo de comércio – os europeus pagam com ouro e prata por especiarias, panos, e outros produtos produzidos no Oriente.

Durante essa exploração, a civilização europeia fez contato com diversas nações africanas, gerando, inicialmente, um intenso comércio entre as duas regiões, que mais tarde culminaria na compra e venda de escravos. Importante citar, no entanto, que a escravidão africana era totalmente diferente da forma como os escravizados foram usados na América. No continente americano, o escravizado era tratado legalmente como um bem, propriedade do seu senhor, ao ponto de ser destituído socialmente de sua condição humana. Na África, a instituição da escravidão nunca rebaixou o escravizado a tal condição tão objetificadora.

As grandes navegações também acontecem no sentido oposto. Se parte dos navegantes acreditava que se podia chegar as Índias dando a volta no continente africano – mesmo que ainda não soubesse onde era seu fim – havia uma outra ideia: a de chegar até as Índias dando a volta ao mundo. Essa ideia foi colocada em prática por Cristóvão Colombo, primeiro europeu continental a chegar no Novo Mundo.

ATIVIDADE.

1- “Para o conjunto da economia europeia, no século XVI, caracterizada

pela produção em crescimento e pelo aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços…”

O efeito a que o texto se refere foi provocado:

a) pelo grande afluxo de metais preciosos.

b) pela ampliação da área de produção agrícola.

c) pela redução do consumo de produtos manufaturados.

d) pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.

e) pelo deslocamento do eixo comercial para o mediterrâneo

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download