MODIFICAÇÕES NO ORGANISMO DA MULHER EM FUNÇÃO DA



MODIFICAÇÕES NO ORGANISMO DA MULHER EM FUNÇÃO DA

GRAVIDEZ[1]

Danieli Ciotti[2]

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand[3]

Durante a   gravidez ocorre uma série de modificações na mulher, tanto físicas como psíquicas, que começam na primeira semana de gestação e continuam durante todo o período gestacional. Embora sejam normais e necessárias, essas modificações fornecem um certo desconforto, ainda mais acentuado nas mulheres que estão passando pela experiência pela primeira vez e, assim, enfrentando muitas novidades em relação ao seu corpo. Contudo, estas alterações fazem com que as gestantes se adaptem às modificações tanto fisiológicas como psicológicas para o enfrentamento do processo de gravidez, do parto, e especialmente, da maternidade (HAMERSKI, 2003, p.13).

Em virtude dessas modificações, e com intuito de contribuir com futuras mamães que visitarem nosso link, vamos descrever as alterações gravídicas mais apontadas pelas mulheres nas atividades que realizamos com grupos de gestantes e de familiares. Ao lado das modificações explicitaremos algumas condutas para minimizar as conseqüências clínicas oriundas destas transformações. Por uma questão de organização, de cunho mais didático, optamos por fazê-lo por trimestres gestacionais.

Io TRIMESTRE

O primeiro trimestre de gestação compreende os primeiros três meses, desde o momento da concepção até a 12a semana. Um dos primeiros sinais de transformação que a mulher vai observar se dá nas mamas, podendo ocorrer um aumento considerado no volume, na firmeza e na vascularização. Cabe salientar, ainda, que a sensibilidade estará aumentada (1).

Os mamilos e as aréolas tornam-se  maiores, mais proeminentes e de coloração  escura. Este fenômeno é chamado de Sinal de Hunter (2). Além disso, ocorre o aparecimento de pequenos nódulos na aréola mamária e há evidência de vasos sangüíneos nas mamas, o qual chamamos de Tubérculos de Montgomery e Rede de Haller, respectivamente. Os tubérculos de Montgomery são glândulas mamárias acessórias ou sebáceas hipertrofiadas. A Rede de Haller resulta da melhor circulação sanguínea que acompanha o desenvolvimento das mamas(2).

É recomendado que a gestante faça uso de sutiã firme, com tiras e base largas, para sustentação das mamas em desenvolvimento. A higiene diária é importante, portanto evitar o uso de sabão nas aréolas e mamilos, bem como o uso de cremes hidratantes nesta área, pois seu uso predispõe a rachaduras, tornando a região mais sensível, fina e delicada, pois removem as células superficiais da aréola(3). No restante da mama o uso de sabonete e hidratantes não é contra-indicado.

As náuseas e os vômitos são comuns no primeiro trimestre da gestação, podendo ser resultantes de mudanças hormonais, razão emocional, secreção gástrica de ácido clorídrico diminuída, entre outros fatores. Podem aparecer em qualquer hora do dia, sendo mais comum pela manhã, ao levantar-se. Para prevenção das náuseas é importante que a gestante evite estômago vazio e/ou sobrecarregado, odores desagradáveis ou alimentos de difícil digestão. É aconselhável uma dieta fracionada, evitando frituras, gorduras e alimentos formadores de gases. A ingesta hídrica é recomendada nos intervalos das refeições. Para as gestantes que apresentam náuseas matutinas é interessante que se alimentem logo que acordam e levantem-se 15 a 20 minutos após, a fim de evitar o reflexo de contração do estômago que se dá com a lavagem da boca com água fria. Esses sintomas geralmente desaparecem no final do primeiro trimestre(1) .

Fraqueza e desmaio acontecem pelas modificações do volume sanguíneo e a tendência do sangue circulante acumular-se nos membros inferiores, seja no início como no final da gestação. Períodos de repouso diurno com os membros inferiores elevados em um ângulo de 450 são importantes, bem como, a posição em decúbito lateral esquerda, o que facilita o retorno venoso dos membros inferiores para o coração. O uso de meias elásticas e pequenas caminhadas também auxiliam a minimizar tais alterações(1) .

A polaciúria, ou seja, a necessidade de urinar freqüentemente (mesmo que não beba maior quantidade de líquido) e em pequena quantidade, poderá estar presente, pois os ureteres podem estar comprimidos pelos vasos sanguíneos dilatados e pela compressão do útero aumentado na borda pélvica, especialmente no lado direito(1). A ingesta hídrica é aconselhável durante a gestação a fim de prevenir infecções urinárias, porém orienta-se que diminua a ingestão de líquidos antes de dormir, para garantir o descanso, pois a nictúria (urinar durante a noite) é bastante comum, sendo importante restringir o uso do café, chás e bebidas alcoólicas.

A mudança na coloração da genitália é nítida, o tom rosado do revestimento mucoso da vagina passa a ter coloração azulada ou violácea, principalmente em virtude do aumento da vascularização sanguínea(1) .

A falta de libido pode ocorrer no primeiro trimestre da gestação, pois no corpo da mulher estão ocorrendo inúmeras modificações. Tal alteração muitas vezes ocorre em virtude da preocupação de machucar o bebê, sendo, pois, fundamental que o casal mantenha um diálogo acerca do assunto, para juntos decidirem a melhor forma de lidarem com a sexualidade nesse período de suas vidas, cabendo esclarecer que nesse período a mulher pode sentir-se insegura, necessitar de mais carinho, aconchego, afeto e sentir que o outro (companheiro) está do seu lado, apoiando e compartilhando essa fase nova da vida.

Muitas gestantes apresentam sonolência no início da gestação, que pode ser resultante da influência da progesterona (hormônio produzido pela placenta) sobre o sistema nervoso central (ação depressora). Esta alteração torna, muitas vezes, difícil até mesmo a concentração no trabalho.

20 TRIMESTRE

O segundo trimestre da gestação compreende o 40, 50 e 60 mês, ou seja, da 13a semana até a 28a semana. Esta é chamada a melhor fase da gravidez. Os desconfortos dos primeiros meses não estarão tão evidentes e a barriga ainda não estará muito grande.

Nesta fase será indispensável a gestante tomar alguns cuidados a fim de evitar tropeços e quedas. As alterações do esqueleto das mulheres grávidas são caracterizadas pelo amolecimento das cartilagens pélvicas e pelo aumento da mobilidade das articulações sacroilíaca, sacrococcígea e da sínfise pubiana. Há um acentuado relaxamento dos ligamentos, provavelmente resultante dos hormônios estrogênio e relaxina (1).

Chegou o momento mais esperado da gravidez: o primeiro pontapé. A “barriga” vai começar a mexer e um clima de muita emoção tomará conta da futura mamãe. É neste período que as pessoas vão perceber sua gravidez, a barriga cresceu e seu bebê já dá sinais de vitalidade, cada movimento será sentido e festejado.

As alterações no peso corporal geralmente preocupam a gestante, por isso é importante que busquem manter uma dieta equilibrada e fracionada, a fim de manterem uma alimentação saudável. O ganho de peso total para uma gestante bem nutrida após 40 semanas de gestação fica usualmente entre 10 a 12,5 Kg. Para um aumento de peso médio de 11 Kg, a mulher poderá ganhar cerca de 1 a 1,5 Kg durante o 1º trimestre, de 5 a 6 Kg durante o 2º e de 4 a 5 Kg durante o 3º. É relevante destacar que cerca de 5 Kg do peso adquirido na gravidez são perdidos no parto com a saída do feto, da placenta e líquido amniótico. Outros 2 a 2,5 Kg são perdidos no pós-parto imediato (até dez dias após o nascimento), em decorrência da eliminação do líquido extracelular dos tecidos (liberação do edema – inchaço). Durante as semanas seguintes continuam ocorrendo reduções, especialmente nas mulheres que amamentam, as quais continuam a perder peso por pelo menos três meses após o parto e geralmente perdem todo o peso que ganharam durante a gravidez(1).

É no 2º trimestre que a gestante vai perceber que seus seios estão preparando-se para a amamentação. As células alveolares tornar-se-ão secretórias e serão capazes de secretar leite, uma pequena quantidade de líquido fino e amarelado chamado colostro está sendo produzida, que é um alimento bastante rico em nutrientes e anticorpos, que antecede o leite materno(1).

As gestantes podem apresentar um acentuado inchaço nas pernas e o surgimento de varizes, decorrentes da dificuldade do retorno venoso ao coração devido à compressão da veia cava pelo útero, deixando o sangue retido nas pernas. A fim de aliviar esses sintomas é aconselhável o uso de meia-calça elástica apropriada para gestante, evitar o uso de roupas muito justas, de ligas nas pernas, bem como não permanecer muito tempo em pé. Ainda, é recomendável fazer descanso de 15 a 20 minutos com os membros inferiores elevados várias vezes ao dia, o que favorece a circulação sangüínea.

3º TRIMESTRE

O terceiro trimestre da gestação compreende o 7º, 8º e 9º mês, ou seja, da 29º semana até a 38º semana.

À medida que a barriga cresce, a gestante tende a jogar as costas para trás, tentando compensar o peso. Com o centro da gravidade deslocado, vai aderir à chamada “marcha do ganso”, ou seja, andará com as pernas ligeiramente abertas, para retomar o equilíbrio. É importante manter uma postura correta, seja andando como sentada. Também deve evitar calçados de salto alto, a fim de evitar tropeços e quedas(5).

Muitas gestantes apresentam estrias que se desenvolvem, freqüentemente, nos seios, abdômen, culotes e coxas. As chamamos de estrias gravídicas, as quais quando recentes são de coloração rósea-clara ou azulada, após o parto assumem um aspecto argêntico, brilhante, de tecido cicatricial. As estrias acontecem porque a pele é preparada pela separação de suas fibras de colágeno pelos hormônios da gravidez e em seguida ela sofre uma tensão (estiramento) provocada pelo útero em aumento(1). As estrias não são totalmente preveníveis, pois sua ocorrência está aliada ao aspecto hereditário. È aconselhável o uso de óleos, como o de amêndoa doce para hidratação da pele.

No último trimestre de gestação, as contrações de Braxton-Hicks tornam-se regulares e podem ser sentidas pela gestante. Essas contrações acontecem durante toda a gestação e servem para a irrigação sangüínea do útero. São, no princípio, muito leves, mas aumentam de intensidade com o avançar da gestação, podendo ser percebidas ao colocar uma das mãos sobre o abdome(1). Tais contrações ocorrem uma a cada hora, em média, e não dilatam a cérvix uterina (colo do útero).

No 9º mês a gestante tem tendência a estar ansiosa, cansada, alegre e com medo. Muitos sentimentos estarão presentes, além de uma intensa vontade de conhecer seu bebê, ver seu rostinho, com quem se parece... É um momento de espera, portanto é recomendável que procure relaxar, ler, passear, enfim distrair-se, pois em pouco tempo poderá desfrutar da presença de seu bebê. Perceberá o quão passou depressa sua gestação e todas as modificações que aconteceram tanto físicas como psíquicas eram necessárias para a realização e concretização do ser mãe.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. ZIEGEL, E,CRANLEY, M. Enfermagem Obstétrica. 7.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

2. RESENDE, J. Obstetrícia. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981.

3. VINHA, AVE. Amamentação materna: incentivo e cuidados. São Paulo: Sarvier, 1983.

4. HAMERSKI, LM. Mulheres em seu primeiro parto: relatando as vivências, expectativas e sentimentos. [Trabalho de Conclusão de Curso] Ijuí /RS: Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; 2003.

5. VAN DER SAND, ICP. (coord.). Estamos grávidos... e agora? Coleção Cadernos Unijuí. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2003.

-----------------------

[1] Este texto trata das modificações gestacionais mais comumente trazidas por gestantes ao Grupo de Gestantes e de Familiares da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

[2] Acadêmica de Enfermagem, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão, vinculada ao Projeto – Grupo de Gestantes e de Familiares: uma alternativa de atenção interdisciplinar, da Unijuí.

[3] Professora Orientadora do Pibex/Unijuí , junto ao Projeto Grupo de Gestantes e de Familiares: uma alternativa de atenção interdisciplinar.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches