Portal do Instituto Claro



|[pic] | |

| |Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio |

| | |

| |Copa do Mundo |

Disciplinas/Áreas do Conhecimento:

História; Sociologia

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem

- Posicionar-se de forma ativa e reflexiva sobre a Copa do Mundo de 2014;

- Identificar a relação entre Copa do Mundo com contexto histórico, promovendo o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre períodos;

- Desenvolver competências para trabalhar colaborativamente, em ambiente virtual;

Conteúdos:

- identidade nacional

- meios de comunicação

- cultura popular, cultura de massas;

E ainda

- Mestiçagem e racismo na composição das seleções;

- O impacto das Copas no meios de comunicação, e vice-versa;

- Amadorismo e profissionalismo no futebol brasileiro;

- Violência nos estádios como forma de controle social;

Palavras Chave:

Copa do mundo, indentidade

Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

- Crie uma sala de aula online para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, compilar e organizar fontes colhidas da Internet, notas de aula, citações, vídeos, websites. Se sua escola não dispõe de um ambiente virtual da aprendizagem, crie uma conta de professor na rede educacional Edmodo . Conhecido como o Facebook da educação, ele é fácil de usar, é gratuito e seguro. Como os alunos não precisam fornecer nenhuma informação pessoal para acessar o ambiente, não há restrição de idade. Um tutorial do programa está disponível em ;

- Criar uma conta no aplicativo Dipity , que permite a composição de linhas do tempo interativas. O acesso a essa ferramenta também é gratuito, e permite trabalhar colaborativamente.

- Os temas deste plano podem ser encontramos no excelente livro do historiador e jornalista Marcos Guterman, “O futebol explica o Brasil”, publicado pela editora Contexto.

- Para uma compilação de artigos, fontes e sites sobre o tema, acesse:

- Para um exemplo de linha do tempo interativa, acesse:

- Consulte também o site

Proposta de Trabalho

1ª Etapa: Início de conversa

Esse plano de aula é um convite a que professores calcem chuteiras com seus alunos e investiguem como as Copas do Mundo espelham os dramas e os conflitos sociais de sua época. Fizemos um roteiro que permite ao professor transitar por diferentes períodos da história, de acordo com seu próprio planejamento. O importante é trabalhar com ao menos três Copas, a fim de compor uma análise comparativa. Para conduzir o trabalho, indicamos algumas aplicações digitais, que hoje devem ser integradas ao ensino, segundo os principais parâmetros sobre aprendizagem no século XXI.

Antes de dar início ao trabalho, consulte o texto disponível no material de apoio (ao final do plano) e organize as seguintes atividades:

- crie um grupo online no programa Edmodo, as orientações estão na área “para saber mais”, utilize o tutorial como apoio

- prepare uma exposição geral sobre o tema, destacando os conceitos e as problemáticas a serem trabalhadas pelos alunos;

- selecione ao menos 3 copas do Mundo para serem trabalhadas nos grupos

2ª Etapa: Proposta e orientações de trabalho

O futebol é um tema apaixonante. Use isso para engajar os alunos em um percurso de leitura, seleção de informações, e composição de um trabalho interativo a ser compartilhado, no mínimo, com sua comunidade escolar. Faça a exposição do tema e, na sequência proponha a atividade que será realizada:

- Divida os alunos em pequenos grupos e atribua uma Copa do Mundo a cada um;

- Na sala de informática ou com o uso de tablets, na própria sala de aula, instrua os alunos a entrarem em seu grupo online do Edmodo e revele a eles como você pretende usar esse ambiente. Nossa sugestão é a de que você o use para registrar as orientações para o trabalho, compartilhar arquivos a serem utilizados pelos alunos, além de permitir que eles apresentem dúvidas e pedidos de orientação, entre uma aula e outra;

- Revele aos alunos que cada grupo deverá compor uma linha do tempo interativa, caracterizando fatos da Copa do Mundo escolhida, assim como fatos do contexto histórico da época. Cada linha do tempo deverá conter fontes iconográficas, textuais e multimídia. Novamente, você provavelmente não precisará ensinar os alunos a fazer isso. Porém, será fundamental que lhes forneça instruções sobre como selecionar fontes de confiança.

- Apresente o aplicativo Dipity e os ensine a editar as linhas do tempo. Nessa etapa, atenção! É provável que os alunos conheçam o aplicativo melhor do que você. Não tenha medo, aproveite os conhecimentos que trazem e acolha a criatividade dos alunos.

- Combine com a turma o prazo para a entrega deste trabalho. Nossa sugestão é de 15 dias. Reserve sua aula seguinte para trabalhar a partir dos materiais produzidos pelos alunos.

3ª Etapa: Orientação e acompanhamento

Seus alunos terão começado a trabalhar sobre os materiais disponibilizados por você. Nesse momento, sua função será orientá-los. Verifique quais fontes eles selecionaram, e de que forma estão organizando as informações na linha do tempo. Resolva as dúvidas. Aponte caminhos para aprofundar a problemática do período, assim como para melhorar a linha do tempo. Em sua próxima aula, os grupos deverão apresentar os resultados à classe.

4ª Etapa: Socialização

Chegou a hora dos alunos revelarem suas linhas do tempo. Eles curtem esse momento. Se sua escola não tiver lousa digital, nem uma sala com projetor, nem um laboratório de informática, ainda assim você poderá seguir em frente. Permita que os alunos compartilhem o link de suas linhas do tempo, e falem sobre os conteúdos que trabalharam, sobre as fontes utilizadas, enfim, que relatem como foi o processo de construção desse trabalho.

Em seguida, faça uma análise comparativa entre as Copas selecionadas, e encaminhe considerações sobre temáticas que poderão fazer parte de nosso cotidiano durante a Copa de 2014. Como sempre, o tempo presente é o que nos interessa.

Para fechar com chave de ouro, reúna as três linhas do tempo em uma única. Faça os ajustes necessários. Capriche no visual e compartilhe com sua comunidade escolar.

5ª Etapa: Avaliação

A proposta dessa trabalho é que você atue como mediador, do começo ao fim do processo de construção da linha do tempo. Como referência para que se perceba a evolução dos alunos, sugerimos os seguintes pontos:

- Desempenho nos meios virtuais oferecidos: o aluno interagiu com os materiais dispobilizados? Atuou no grupo online? Colaborou com a edição do material?

- Utilização de TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) para processar informação multimídia: de que forma o aluno utilizou as fontes iconográficas e textuais? Apenas as inseriu na linha do tempo? Ou chegou a produzir material de sua autoria, como um vídeo, ainda que através de uma ferramenta tradicional, como o Powerpoint?

- Busca, seleção e organização de informações: o aluno chegou elaborar uma estratégias para selecionar informações? Ou apenas transpôs para a linha do tempo o conteúdo básico do que foi disponibilizado por você?

- Utilização dos recursos TIC designados pelo professor para colaborar com os colegas e trabalhar em equipe;

- Utilização dos recursos TIC para criar seus próprios materiais: os alunos foram criativos? Descobriram e inovaram?

Plano de aula: Prof. Rodrigo Abrantes

MATERIAL DE APOIO

Às vésperas de sediar a Copa do Mundo de 2014, é oportuno estimular a reflexão sobre a história dos Mundiais, assim como sobre as relações entre futebol e sociedade ao longo da história. Sem cair em extremos que vão da crítica venenosa, que só enfatiza os usos políticos do evento, à apologia euforizante, que se expressa pela recusa em pensar o futebol, o debate em sala de aula poderá ser uma fonte de estímulo ao estudo da história, além de contribuir para formar um público capaz de apreciar o Mundial de forma qualificada. Comecemos com um pouco de perspectiva.

A paisagem atual do futebol deriva da Globalização, que o afetou profundamente a partir dos anos 1990, quando fronteiras e identidades nacionais cederam lugar à dinâmica do mercado, e grandes times europeus passaram a ser formados pela combinação de jogadores de nacionalidades diversas. Nesse processo, o Brasil tornou-se exportador de talentos, e a maioria de seus melhores jogadores passaram a atuar em solo estrangeiro. Todavia, o futebol permanece como um elemento marcante do laço social mantendo consigo vários elementos tradicionais. Dessa forma, ainda que o comércio de jogadores provoque certa descaracterização nos times nacionais, os brasileiros, diante de sua seleção, não deixaram de se pensar como brasileiros. Ter o “melhor futebol do mundo” continua sendo uma obsessão brasileira, e não há como negar que a Copa de 2014 faz parte de um projeto de afirmação nacional.

A relação entre futebol e identidade nacional nasceu com a Copa. Após a primeira edição do mundial, em 1930, o governo Vargas passou a usar o esporte como uma representação da brasilidade, capaz de superar, como se dizia na época, as diferenças políticas entre integralistas e comunistas. A paixão pelo esporte era vista, dessa forma, como conciliadora de incompatibilidades ideológicas.

Após as vitórias de 1958, 1962, e 1970, a seleção brasileira tornou-se um mito, passando a representar a essência brasileira, com imensa capacidade de gerar orgulho patriótico e nacionalista. Considerada a melhor seleção de todos os tempos, a equipe que venceu a Copa de 1970 gera polêmicas ainda hoje, pois o pensamento crítico nacional tem dificuldade para diferenciar a identificação com a seleção com a ditadura militar vigente na época.

A partir da Copa de 1994, o perfil da seleção brasileira passou a sofrer o impacto da Globalização. Depois de Romário, que teve atuação decisiva naquele Mundial, o grande jogador “brasileiro” foi Ronaldo, que deixou o país aos 17 anos para atuar na Holanda. O “fenômeno”, como é chamado, revelou-se ao mundo na Europa, tornada sede do futebol global, entre jogadores de centenas de países e muitos canais de TV. Desde então, ouve-se o lamento daqueles que acompanharam a seleção de Pelé.

-----------------------

Copa do Mundo

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download