Webnode



REVISÃO DE HISTÓRIA – QUESTÕES TEMÁTICAS

PROFESSOR RODRIGO SIMÃO

1. (Uerj 2013)

[pic]

O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).

Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:

a) clima ameno / índole guerreira dos ameríndios

b) grandeza territorial / integração racial das etnias

c) extensão litorânea / sincretismo religioso do povo

d) natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos

2. (Uerj 2013) O alemão Franz Boaz foi o primeiro a ressaltar a importância do estudo das diversas culturas em seu próprio contexto, a partir das suas peculiaridades. Boaz ressaltava não haver cultura superior ou inferior. Para ele, deveriam ser considerados os fatores históricos, naturais e linguísticos que influenciavam o desenvolvimento de cada cultura em particular.

Adaptado de LUCCI, Elian A. e outros. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do brasil. São Paulo: Saraiva, 2010.

A abordagem apresentada no texto foi desenvolvida a partir do início do século XX e originou uma nova perspectiva das ciências sociais em relação ao estudo das culturas. Essa perspectiva é denominada:

a) relativismo

b) materialismo

c) evolucionismo

d) etnocentrismo

3. (Uerj 2013) A despeito da diversidade e das distâncias regionais, um fenômeno é sempre mencionado quando se trata do Brasil: uma única língua oficial, o português, é reconhecida em todo país. Mas não é a única falada. Estima-se que, antes da colonização pelos europeus, falavam-se cerca de 1.200 línguas indígenas no país. Hoje, restam 181 línguas faladas por povos indígenas.

ARYON DALL’IGNA RODRIGUES

Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.

A realidade sociolinguística no Brasil atual resultou de um conjunto variado de experiências históricas. No contexto das heranças da colonização portuguesa, a situação atual das línguas indígenas, apresentada no texto, decorre diretamente do seguinte fator:

a) extensão territorial

b) miscigenação racial

c) assimilação cultural

d) dispersão populacional

4. (Uespi 2012) A Igreja Católica centralizou ações políticas e não se descuidou de aumentar seu poderio econômico na Idade Média. Teve, também, presença na formulação do pensamento e na construção da cultura da época. Um dos pensadores mais expressivos foi Santo Agostinho, que:

a) era favorável ao fim das crenças baseadas apenas na fé, procurando seguir os princípios das concepções de mundo de Platão.

b) escreveu As Confissões, obra de valor para o catolicismo, responsável pela defesa da razão e da igualdade social entre os seus adeptos.

c) construiu reflexões que influenciaram Calvino e Lutero na efetivação da reforma protestante nos tempos modernos.

d) compartilhou com as teorias de Tomás de Aquino, todas voltadas para defesa da fé absoluta no poder de Deus.

e) criticou os excessos cometidos pelos papas da época, exigiu maior liberdade religiosa e o fim das crenças politeístas.

5. (Uerj 2012) O personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, tornou-se mais conhecido na década de 1930, por meio de anúncios publicitários, como o ilustrado abaixo:

[pic]

Esse anúncio retratava aspectos da sociedade brasileira da época, expressando críticas principalmente às condições de:

a) acesso à escolarização

b) assistência médico-hospitalar

c) salubridade nas áreas rurais

d) integração econômica regional

6. (Ufpb 2012) A regulamentação do uso e da propriedade do solo no Brasil vem sofrendo alterações ao longo da história. Considerando essa temática, é correto afirmar:

a) Durante o período colonial, a posse e a exploração da terra ocorriam por meio da compra realizada por investidores privados.

b) Em 1850, a Lei de Terras determinou a compra como forma de acesso à posse da terra.

c) Na década de 1950, as Ligas Camponesas defenderam a permanência do modelo da grande propriedade rural.

d) Na segunda metade do século XX, a revolução verde na agricultura impôs a reforma agrária ao regime de latifúndio.

e) Em 2011, o projeto de reforma do Código Florestal sugere o aumento das áreas destinadas à prática da agricultura familiar.

7. (Ueg 2012)

[pic]

A tira corrobora uma posição da historiografia brasileira que sustenta o raciocínio de que a Abolição dos escravos, em 1888, foi uma medida

a) expressiva social e juridicamente, já que não preconizou nenhuma indenização pecuniária aos influentes proprietários de escravos.

b) ineficaz politicamente, visto que não conseguiu aumentar a popularidade do Imperador e evitar o advento da República.

c) irrelevante do ponto de vista econômico, uma vez que os imigrantes europeus constituíam a mão de obra mais importante nas lavouras.

d) paliativa, do ponto de vista social, já que a Lei de Terras de 1850 não permitia a emancipação econômica dos negros libertos.

8. (Unesp 2012) Tarsila do Amaral é uma das artistas que melhor traduziu o “espírito de brasilidade”, como se pode observar no quadro Abaporu.

[pic]

Partindo de seus conhecimentos sobre a década de 1920, analise as afirmações.

I. O quadro Abaporu, de 1928, inspirou o Manifesto Antropofágico, e os quadros de Tarsila serviram para divulgar o modernismo brasileiro.

II. As formas ousadas e cores de tons fortes e vibrantes usadas nos quadros de Tarsila traduziram o espírito de brasilidade.

III. Em 1929, a cafeicultura no Brasil, sobretudo a paulista, sofreu um forte abalo com a quebra da bolsa de Nova Iorque.

IV. A cultura cafeeira paulista, buscando as manchas de terras roxas, possibilitou a conservação do solo e a preservação das florestas, minimizando as ações antrópicas.

Estão corretas as afirmações

a) II e III, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) III e IV, apenas.

d) I e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

9. (Ufpb 2012) A pintura é uma manifestação artística que pode ser utilizada como fonte histórica, reforçando uma versão da história. Nesse sentido, observe o quadro do pintor paraibano Pedro Américo:

[pic]

No campo da historiografia, essa imagem:

a) sintetiza o verdadeiro sentimento de toda a nação em relação a Portugal.

b) expõe a luta de classes existente no país no período da independência.

c) expressa o apoio popular ao processo de autonomia política do Brasil.

d) representa uma visão heroica e romanceada da separação política do país.

e) mostra a independência como anseio de grupos subalternos.

10. (Uespi 2012) A cultura não ficou ausente das mudanças trazidas pela modernidade. Surgiu uma sensibilidade diferente, dos tempos do neoclassicismo, que causou admiração e polêmicas. Na arte do século XIX, por exemplo, os impressionistas:

a) procuraram construir novas concepções estéticas, recusadas pelos conservadores e pelos salões de exposição oficiais.

b) seguiram o realismo da pintura de Gustave Coubert, colocando novas cores e cenas expressivas da vida cotidiana.

c) firmaram uma ruptura com os padrões tradicionais, mas foram bem aceitos pelos críticos franceses.

d) negaram o uso de técnicas atualizadas, retomando padrões renascentistas, mas com inovação na escolha das paisagens.

e) tiveram em Manet seu representante principal, o qual foi muito elogiado, na época, pela sua ousadia.

11. (Uespi 2012) Os conflitos militares não se ausentam do mundo contemporâneo. O etnocentrismo resiste, e as crenças religiosas provocam disputas, devastando culturas e mantendo tensões. Recentemente, no Oriente Médio:

a) a violência se fez presente na luta contra as ditaduras existentes, conseguiu reestruturar formas de governo e consolidar as práticas democráticas ocidentais.

b) a intervenção frequente de exércitos europeus ajudou na derrubada de ditaduras, na Líbia e no Egito, sem grandes dificuldades.

c) a luta política se acirrou contra o autoritarismo permanente dos governos, renovou lideranças e sonhos de liberdade democrática.

d) a rebeldia de grupos religiosos muçulmanos organizou tropas para combate às ditaduras da região, embora sem o êxito esperado.

e) as ditaduras não resistiram à pressão dos rebeldes e foram colocadas fora de poder com rapidez e sem maiores violências.

12. (Uerj 2012) O presidente Roosevelt, que governou os E.U.A. entre 1933 e 1945, solicitou a inclusão de Walt Disney na lista de visitas de celebridades hollywoodianas aos países sul-americanos. Após a visita,

Disney retornou aos Estados Unidos e produziu os desenhos animados “Alô, amigos” (1942) e “Os três cavaleiros” (1945), mais conhecido no Brasil como “Você já foi à Bahia?”. Essas criações de Disney pretendiam resumir, no plano simbólico, os laços de afeto e de cooperação que uniam os E.U.A. ao Brasil.

[pic]

As artes são frequentemente utilizadas como instrumento de propaganda política e ideológica. Os desenhos da Disney, por exemplo, foram peça importante para a estratégia geopolítica dos E.U.A. para a América Latina, como se observa no texto acima.

Essa estratégia geopolítica norte-americana foi concretizada na década de 1940 por meio de um conjunto de ações que fiou conhecido como:

a) Aliança para o Progresso

b) Política da Boa Vizinhança

c) América para os Americanos

d) Doutrina do Destino Manifesto

13. (Ufpb 2012) A Democracia é um conceito histórico, portanto, constitui-se e se modifica ao longo do tempo.

Em relação a esse regime político, é correto afirmar:

a) Surgiu na Roma Antiga e estendeu o direito das mulheres à participação política, nos territórios estrangeiros dominados pelos romanos.

b) Foi instaurado, na forma direta, nos EUA, França e Arábia Saudita, como conquista dos movimentos sociais contemporâneos.

c) Ressurgiu e ganhou força durante a alta Idade Média, em contraposição aos reinos descentralizados existentes na Europa.

d) Foi difundido pelos principais filósofos do Egito Antigo, como modelo de governo ideal.

e) Foi implantado no Brasil republicano, sob o modelo conhecido como democracia representativa.

14. (Upe 2012) A América Latina, após a libertação da dominação colonial europeia, tem mostrado “movimentos” buscando novos caminhos. No Século XX, sobretudo na segunda metade, os países desse continente têm sofrido perturbações políticas e econômicas muito frequentes. Sobre o período do texto acima, extraem-se vários elementos que podem ser considerados. Em relação a eles, analise os itens a seguir.

I. Foi somente a partir da década de 1950 que a luta nacionalista, de caráter reformista, tomou contornos mais nítidos em defesa do imperialismo.

II. O Populismo teve seu auge na década de 1950, com Movimentos como o Peronismo, na Argentina, e o Trabalhismo, no Brasil.

III. O Populismo deixou de trazer avanços para o movimento de massas.

IV. A série de golpes militares os quais sacudiram o continente nos anos 1960/70 foi ato do imperialismo, das oligarquias rurais, dos grandes banqueiros e dos industriais.

V. Depois de séculos de alianças com o poder e com as classes dominantes, a Igreja busca novo comprometimento: opção pelos oprimidos, inspirada na Teologia da Libertação.

Estão corretos

a) I, II e III.

b) II, IV e V.

c) I, III e IV.

d) III, IV e V.

e) II, III e IV.

15. (Uerj 2012)

[pic]

Um slogan busca divulgar uma ideia importante de forma simples e direta, além de traduzir valores e intenções, sobretudo se utilizado para fins de propaganda política.

As propostas do governo Médici e do governo Lula relacionadas aos slogans acima estão identificadas, respectivamente, na seguinte alternativa:

a) defesa da segurança nacional − integração sociocultural

b) distribuição equilibrada de renda − socialização da riqueza

c) diminuição das desigualdades jurídicas − democracia racial

d) qualificação da mão de obra fabril − desenvolvimentismo econômico

16. (Uerj 2012) Democracia: governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

O conceito de democracia apresentado acima se relaciona diretamente com a prática de:

a) unidade sindical

b) socialização da riqueza

c) estabilidade constitucional

d) autodeterminação das minorias

17. (Uerj 2012) O Antropoceno, período geológico que começou quando o homem tomou o controle do planeta, acelerou as emissões de CO2 e “desregulou a máquina do mundo”, afirma o glaciólogo francês Claude Lorius, um pioneiro dos estudos sobre o clima, em seu novo livro, Viagem ao Antropoceno. “O homem é um agente determinante da vida sobre a Terra”, explica o especialista de 78 anos.

Adaptado de , 05/01/2011

Ainda que não haja uma data específica proposta para o início do Antropoceno, ele está associado à intensificação da ação humana sobre o ambiente.

Considerando essa associação, o início desse novo período geológico deve coincidir, necessariamente, com o início da Idade que recebeu a seguinte denominação na História Ocidental:

a) Antiga

b) Moderna

c) Medieval

d) Contemporânea

18. (Ufpb 2012) A chamada terceira Revolução Industrial, que remonta ao período pós-Segunda Guerra Mundial, promoveu um conjunto de alterações significativas no processo de produção de mercadorias e no gerenciamento do trabalho. Sobre essas mudanças no mundo da produção, é correto afirmar:

a) O processo produtivo foi reorganizado com o objetivo de utilizar todo tempo livre e as ferramentas do trabalhador.

b) A indústria foi organizada com base na produção em massa, a partir da separação entre trabalho físico e mental.

c) O toyotismo, ou produção enxuta, simbolizou o modelo de administração com máquinas e menos mão de obra.

d) A produção fabril foi progressivamente comandada por trabalhadores com menos qualificação profissional.

e) O trabalho na indústria automobilística reforçou a noção de inferioridade social do trabalhador.

19. (Fuvest 2012) No século XIX, o surgimento do transporte ferroviário provocou profundas modificações em diversas partes do mundo, possibilitando maior e melhor circulação de pessoas e mercadorias entre grandes distâncias. Dentre tais modificações, as ferrovias

a) facilitaram a integração entre os Estados nacionais latino-americanos, ampliaram a venda do café brasileiro para os países vizinhos e estimularam a constituição de amplo mercado regional.

b) permitiram que a cidade de Manchester se conectasse diretamente com os portos do sul da Inglaterra e, dessa forma, provocaram o surgimento do sistema de fábrica.

c) facilitaram a integração comercial do ocidente com o extremo oriente, substituíram o transporte de mercadorias pelo Mar Mediterrâneo e despertaram o sonho de integração mundial.

d) permitiram uma ligação mais rápida e ágil, nos Estados Unidos, entre a costa leste e a costa oeste, chegando até a Califórnia, palco da famosa corrida do ouro.

e) permitiram a chegada dos europeus ao centro da África, reforçaram a crença no poder transformador da tecnologia e demonstraram a capacidade humana de se impor à natureza.

20. (Upe 2012) O pensamento católico marcou as formas de ser e de pensar na Europa, durante a Idade Média. Sobre a produção cultural, ligada ao catolicismo no medievo, marque a alternativa correta.

a) Apesar de, inicialmente, terem sido associadas à heresia, as ideias de John Huss influenciaram o catolicismo romano a partir do século XIII.

b) O pensamento de São Tomás de Aquino contestava a filosofia de Aristóteles, expondo o paganismo presente na obra do pensador clássico.

c) Os mosteiros beneditinos serviram como polos de vulgarização do saber teológico.

d) As primeiras traduções da Bíblia do latim para outras línguas, realizadas com o apoio da igreja católica, datam da alta Idade Média.

e) Em sua obra, Santo Agostinho estabelece um diálogo com o pensamento de Platão.

21. (Ufpb 2012) Nas tradicionais ruas de comércio popular de São Paulo, maior metrópole do Brasil, percebe-se forte presença de imigrantes asiáticos, em especial, chineses e coreanos. Acerca dessa imigração asiática atual, é correto afirmar:

a) A vinda desses imigrantes asiáticos é patrocinada pelos governos daqueles países e tem como principal objetivo a divulgação do ideário socialista.

b) A maioria dos chineses e coreanos migra devido às condições de trabalho parecerem mais atrativas em outras nações do que em seus países de origem.

c) O incentivo a essa imigração chinesa e coreana se deve aos seus vastos conhecimentos no campo tecnológico.

d) A fonte da emigração atual é pautada no ideário asiático de desbravar novas terras e de viver novas aventuras.

e) A perseguição religiosa no Tibet é um dos motivos da grande fuga de coreanos e chineses para outros países.

22. (Uespi 2012) Em fins de 1917, foi fundada a Academia Piauiense de Letras. Nos vinte primeiros anos de sua existência, foram produzidas obras que mereceram o reconhecimento da sociedade de Teresina, entre as quais se pode mencionar “Um Manicaca” (1909) e “Vida Obscura” (1917), cujos autores foram respectivamente:

a) Lucídio Freitas e Celso Pinheiro.

b) Abdias Neves e Lucídio Freitas.

c) Clodoaldo Freitas e Abdias Neves.

d) Abdias Neves e Valdivino Tito.

e) Lucídio Freitas e Antonio Chaves.

23. (Upe 2012) O Romantismo foi um movimento cultural, que marcou a Europa nos séculos XVIII e XIX e que teve repercussão no Brasil do oitocentos. Marcando as artes plásticas, a literatura e a música, o citado movimento influenciou corações e mentes. Sobre a arte romântica na Europa e no Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I. Partindo da Alemanha, o Romantismo teve ampla divulgação na Europa e no Novo Mundo.

II. Dentre os grandes nomes do Romantismo na Europa, podemos destacar Goethe, Flaubert e Vivaldi.

III. No Brasil, as vertentes indianista e nacionalista da poesia romântica contribuíram para a construção cultural da jovem nação independente.

IV. A obra de José de Alencar figura entre as grandes produções do Romantismo brasileiro.

V. Estão entre os poetas românticos brasileiros: Álvares de Azevedo, Olavo Bilac e Fagundes Varela.

Estão corretas

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) I, III e IV.

d) I, II e V.

e) III, IV e V.

24. (Ufpb 2012) Cuba, após mais de meio século de sua revolução socialista, inicia a segunda década do século XXI vivenciando um processo de reformulação em sua política econômica. Nesse contexto, dentre os motivos que contribuem para esse novo momento da história cubana, destacam-se:

a) A abertura econômica e a revisão de conceitos pelo Partido Comunista, após a ascensão de Raul Castro.

b) O enfraquecimento dos movimentos sociais e o fortalecimento do Partido Comunista Cubano.

c) A entrada em massa de migrantes americanos, europeus e asiáticos e a introdução de novos costumes e valores.

d) O crescimento do emprego público e o aumento do poder aquisitivo dos operários do setor industrial.

e) A forte influência da social democracia europeia e a aliança com os países árabes, produtores de petróleo.

25. (Fgvrj 2012) Em 5 de maio de 2011, a união estável de casais do mesmo sexo foi reconhecida pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

a) No caso brasileiro, o reconhecimento da união homoafetiva não implicou o reconhecimento de vínculos familiares entre companheiros do mesmo sexo.

b) O Brasil é o primeiro país sul-americano a reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

c) A decisão do STF concede aos parceiros do mesmo sexo o direito ao casamento civil.

d) A decisão do STF estende direitos tais como pensão, aposentadoria e herança a parceiros do mesmo sexo que optarem pela união estável.

e) Apesar da decisão favorável do STF, a efetivação da união estável entre parceiros do mesmo sexo ainda depende de lei específica votada pelo Congresso e sancionada pelo Executivo.

26. (Ufpb 2012) De acordo com Artigo 216 da Constituição Brasileira, o patrimônio cultural é composto pelos bens de natureza material e imaterial que fazem referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos da sociedade nacional. Com base nessa concepção de patrimônio, é correto afirmar:

a) Os bens culturais de natureza material são a culinária, as festas e as danças.

b) Os bens culturais de natureza imaterial são os palácios, as igrejas e os casarões.

c) O patrimônio cultural é uma das formas de preservação da memória social.

d) O patrimônio cultural limita-se aos bens e modos de vida das elites sociais.

e) Os bens culturais de uma sociedade negam a existência de identidades coletivas.

27. (Fgvrj 2012) Mais de seis meses após seu início, a “Primavera Árabe”, onda de levantes populares que começou na Tunísia e se espalhou por vários países da região, se encontra em um impasse de violência, mortes, frustrações e dúvidas quanto a mudanças.



Sobre a situação atual de países que participaram da chamada “Primavera Árabe”, considere as seguintes afirmações:

I. Na Líbia, após a queda do regime de Muamar Khadafi foram realizadas as primeiras eleições livres.

II. Na Síria, o presidente Bashar Al-Assad renunciou após um curto período de resistência.

III. Na Tunísia, aliados históricos do ex-presidente Zine al-Abidine Ben Ali controlam o governo provisório.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) I e II.

c) II e III.

d) II.

e) nenhuma das afirmações está correta.

28. (Ufpb 2012) O processo de globalização amplia e dinamiza o mercado mundial, reduzindo o tempo e encurtando as distâncias nas transações comerciais. Esse fenômeno tem sido aproveitado, também, pelo narcotráfico. No contexto do processo de globalização, considerando o tráfico e o consumo de drogas, é correto afirmar:

a) O narcotráfico alicia, em diversos países, pequenos vendedores, consumidores, traficantes, empresários, políticos e até autoridades governamentais, para promover seus negócios.

b) Países da América Latina, como Bolívia, Peru e Venezuela, estão fora do alcance do narcotráfico, por serem simples consumidores, sem acesso à informática e aos modernos meios de transportes.

c) Estudos comprovam que o consumo de drogas no Brasil se restringe às camadas pobres da população, por não disporem de acesso à informação sobre os malefícios do uso de entorpecentes.

d) O sistema bancário da América e da Europa, por meio de política de fiscalização, tem barrado a circulação de dinheiro oriundo do narcotráfico intercontinental.

e) A internet é o único recurso do processo de globalização resistente às investidas do narcotráfico, por não se adequar aos esquemas de distribuição e de consumo de drogas.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Um exemplo de embaixada alegórica é apresentado no vídeo Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro, que começa com a narração da seguinte história.

“Dizem que Nossa Senhora tava no meio do mar. Aí vieram os caboclos e lhe chamaram, mas ela não veio não. Depois vieram os marujos brancos, mas ela só balanceou. Aí chegaram os catopês. Eles cantaram, tocaram só com caco de cuia e lata veia. Ela gostou deles, teve pena deles e saiu do mar”.

Trata-se de um mito de reconciliação e integração, bem como de uma compensação simbólica para a experiência histórica de escravidão negra em Minas Gerais. Essa experiência é abertamente expressa em muitos textos musicais das congadas.

José Jorge de Carvalho. Um panorama da música afro-brasileira. In: Série Antropologia. Brasília: Editora da UnB, 2000.

29. (Unb 2012) Do ponto de vista histórico, o texto revela que os escravos africanos e seus descendentes no Brasil preservaram

a) sua cultura religiosa ancestral, mas, em um processo sincrético, mostraram-se receptivos ao cristianismo do dominador.

b) sua identidade cultural ou étnica, embora tivessem de recorrer a disfarces, como o das confrarias religiosas cristãs, das quais é exemplo a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

c) rituais ancestrais de forma pura, mas pagaram alto preço por isso, como demonstram as perseguições que sofreram.

d) seu panteão religioso e seu sistema eclesiástico, embora os tenham adaptado à lógica cristã, como evidenciado na associação entre Virgem Maria e Iemanjá.

30. (Enem 2011)

[pic]

A análise da tabela permite identificar um intervalo de tempo no qual uma alteração na proporção de eleitores inscritos resultou de uma luta histórica de setores da sociedade brasileira. O intervalo de tempo e a conquista estão associados, respectivamente, em

a) 1940-1950 – direito de voto para os ex-escravos.

b) 1950-1960 – fim do voto secreto.

c) 1960-1970 – direito de voto para as mulheres.

d) 1970-1980 – fim do voto obrigatório.

e) 1980-1996 – direito de voto para os analfabetos.

31. (Unicamp 2011) A história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta e direta substituiu a exploração velada por ilusões religiosas.

A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que ele contrai que determinam a sua consciência.

(Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. São Paulo: AlfaÔmega, s./d., vol 1, p. 21-23, 301-302.0

As proposições dos enunciados acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como

a) materialismo histórico, que compreende as sociedades humanas a partir de ideias universais independentes da realidade histórica e social.

b) materialismo histórico, que concebe a história a partir da luta de classes e da determinação das formas ideológicas pelas relações de produção.

c) socialismo utópico, que propõe a destruição do capitalismo por meio de uma revolução e a implantação de uma ditadura do proletariado.

d) socialismo utópico, que defende a reforma do capitalismo, com o fim da exploração econômica e a abolição do Estado por meio da ação direta.

32. (Fuvest 2011) É assim extremamente simples a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduz-se em suma a duas classes: de um lado os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da população espúria dos trabalhadores do campo, escravos e semilivres. Da simplicidade da infraestrutura econômica

– a terra, única força produtiva, absorvida pela grande exploração agrícola – deriva a da estrutura social: a reduzida classe de proprietários e a grande massa, explorada e oprimida. Há naturalmente no seio desta massa gradações, que assinalamos. Mas, elas não são contudo bastante profundas para se caracterizarem em situações radicalmente distintas.

Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil. 20ª ed. São Paulo: Brasiliense, p.28-29, 1993 [1942].

Neste trecho, o autor observa que, na sociedade colonial,

a) só havia duas classes conhecidas, e que nada é sabido sobre indivíduos que porventura fizessem

parte de outras.

b) havia muitas classes diferentes, mas só duas estavam diretamente ligadas a critérios econômicos.

c) todos os membros das classes existentes queriam se transformar em proprietários rurais, exceto

os pequenos trabalhadores livres, semilivres ou escravos.

d) diversas classes radicalmente distintas umas das outras compunham um cenário complexo,

marcado por conflitos sociais.

e) a população se organizava em duas classes, cujas gradações internas não alteravam a

simplicidade da estrutura social.

33. (Ufsm 2011) Leia os textos:

Texto I

"A intensa radiação solar na região equatorial é responsável direta pelas altas taxas de evaporação da água de sua superfície, levando à formação de massas de ar quente e úmido que condicionam os altos índices pluviométricos observados. Assim, elevadas temperaturas, intensa radiação solar e muita chuva caracterizam o clima das regiões tropicais e nos fazem entender as luxuriantes formações florestais e as riquezas dos recifes de corais típicos dessas latitudes. Esses fatores reunidos explicam, ainda, a elevada produtividade associada aos referidos ecossistemas."

UZUNIAN & BIRNER. Biologia. São Paulo: Harbra, 2007. p.820.

Texto II

"É seguramente fácil encontrar casos de correlação íntima entre um fato geográfico e um fato social. A contiguidade* de duas regiões, planície e montanha, onde a ordem dos trabalhos não é a mesma e onde as colheitas amadurecem em datas diferentes, torna disponíveis os trabalhadores que alugarão periodicamente seus braços. A presença de uma grande cidade faz nascer à sua porta cultivos especiais, associados a hábitos igualmente especiais, como o dos horticultores. A ocorrência bem localizada de um produto de primeira necessidade pode engendrar consequências sociais e políticas."

VIDAL DE LA BLANCHE, Paul. As condições geográficas dos fatos sociais.



*contiguidade = proximidade, vizinhança.

O desenvolvimento das ciências neste século XXI oferece uma variedade de explicações sobre os processos que envolvem as relações entre os seres humanos e os ecossistemas.

A História, ciência social, na medida em que estabelece o diálogo e o debate com os demais campos do conhecimento científico, pode confrontar explicações e buscar novas e mais abrangentes formas de entender o conjunto dos processos que envolveram as ações humanas ao longo do tempo e nos diversos espaços.

Como se pode perceber, através das informações da Biologia e da Geografia nos textos apresentados, essa abertura é possível e necessária, porque a História é uma ciência cada vez mais

a) pragmática.

b) experimental.

c) teórica.

d) interdisciplinar.

e) factual.

34. (Unicamp 2011) Em carta ao rei D. Manuel, Pero Vaz de Caminha narrou os primeiros contatos entre os indígenas e os portugueses no Brasil: “Quando eles vieram, o capitão estava com um colar de ouro muito grande ao pescoço. Um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. Outro viu umas contas de rosário, brancas, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dissesse que dariam ouro por aquilo. Isto nós tomávamos nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e o colar, isto nós não queríamos entender, porque não havíamos de dar-lhe!”

(Adaptado de Leonardo Arroyo, A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: INL, 1971, p. 72-74.)

Esse trecho da carta de Caminha nos permite concluir que o contato entre as culturas indígena e europeia foi

a) favorecido pelo interesse que ambas as partes demonstravam em realizar transações comerciais: os indígenas se integrariam ao sistema de colonização, abastecendo as feitorias, voltadas ao comércio do pau-brasil, e se miscigenando com os colonizadores.

b) guiado pelo interesse dos descobridores em explorar a nova terra, principalmente por meio da extração de riquezas, interesse que se colocava acima da compreensão da cultura dos indígenas, que seria quase dizimada junto com essa população.

c) facilitado pela docilidade dos indígenas, que se associaram aos descobridores na exploração da nova terra, viabilizando um sistema colonial cuja base era a escravização dos povos nativos, o que levaria à destruição da sua cultura.

d) marcado pela necessidade dos colonizadores de obterem matéria-prima para suas indústrias e ampliarem o mercado consumidor para sua produção industrial, o que levou à busca por colônias e à integração cultural das populações nativas.

35. (Upe 2011) A História é uma área do conhecimento, que sofreu várias inovações metodológicas no século XX. Essas inovações provocaram mudanças que estão ligadas à eclosão da Escola dos Annales. Nessa perspectiva, é correto afirmar que

a) a Escola dos Annales reafirmou os postulados positivistas, reforçando uma história política como a única perspectiva de análise da sociedade.

b) a produção cultural humana assim como as mentalidades, o imaginário, o cotidiano e a cultura popular foram vistos como novos interesses de estudo dos historiadores.

c) a análise econômica desaparece da pauta de temáticas estudadas pela História após o advento dos Annales.

d) a única preocupação dos historiadores influenciados pelo pensamento dos Annales se refere à cultura.

e) não existem ainda hoje ecos do pensamento dos Annales nos estudos sobre a história do Brasil.

36. (Uerj 2011)

[pic]

Os monumentos históricos possuem relação com a memória, de modo a destacar imagens e valores para a identidade coletiva de povos e sociedades. As fotos acima retratam monumentos históricos brasileiros produzidos em épocas distintas. A comparação entre ambos evidencia uma mudança referente à identidade nacional brasileira.

Essa mudança está mais claramente vinculada à valorização da:

a) tradição democrática

b) integração territorial

c) miscigenação racial

d) diversidade étnica

37. (Uff 2011) “ (...) foi relativamente rápida a tragédia dos Waimiri-Atruahi. Foram derrotados, mas como os Txukahamai, impuseram imensas derrotas a seus inimigos brancos, através de muitos ataques entre 1968 e 1975. Depois disso, a doença, as muitas mortes, a invasão do território pela estrada, pela hidrelétrica, pela mineradora. A história se repete, mais ou menos a mesma, com os Arara, na Transamazônica, com os Parakanã, removidos três vezes em consequência da invasão de seu território pela estrada e pelas águas da hidrelétrica de Tucuruí.”

MARTINS, José de Souza. A chegada do estranho. São Paulo, Hucitec, 1993, p.75.

Se é possível falarmos hoje de uma História do índio no Brasil, é preciso considerar as rupturas e continuidades nos projetos de proteção ou de destruição de comunidades indígenas. Sobre isso, pode-se afirmar que

a) a história da expulsão de comunidades indígenas deve ser analisada não somente pelo seu viés econômico. Trata-se também da destruição de seus valores culturais. Tais valores foram reconhecidos e consagrados pela Carta Magna de 1988.

b) a legislação indigenista do período pombalino inaugurou a política de reconhecimento dos valores culturais dos índios que se manteria, sem alterações, ao longo do Império brasileiro.

c) o emprego de técnicas para disseminar doenças desconhecidas pelos índios é uma prática atual para acelerar o processo de extermínio de comunidades, na maior parte das vezes, assentadas em áreas inférteis e desvalorizadas para o capital.

d) ao contrário das expectativas otimistas e de uma história recente de preservação das comunidades, a população indígena tem diminuído nos últimos anos.

e) a conjuntura a que se refere o autor representa o período de ditadura, quando os projetos de expansão agrícola para as áreas amazônicas foram beneficiados com incentivos fiscais e por uma política agrária que não regularizava as terras pertencentes às comunidades indígenas.

38. (Ufsm 2011) Analise as afirmações sobre as sociedades americanas:

I. Os povos americanos, durante milhares de anos antes da chegada dos europeus, ocuparam a grande variedade dos ecossistemas do continente, desenvolvendo uma multiplicidade de culturas com as especificidades próprias da sua adaptação ao meio ambiente.

II. Astecas e Incas, na medida em que aproveitaram e aprimoraram o legado das inúmeras culturas que os precederam nos ecossistemas da Mesoamérica e América Andina, puderam desenvolver civilizações sofisticadas com alto índice de urbanização.

III. A exploração exaustiva dos recursos naturais, como a devastação das florestas para a extração da madeira usada na construção e ampliação dos templos religiosos, provocou significativas mudanças ambientais que contribuíram para acelerar o declínio da civilização Maia.

IV. É possível encontrar, na história da América portuguesa, registros da ocorrência de alianças entre índios e negros que resistiram à escravidão e construíram alternativas à sociedade e à economia coloniais, como os quilombos, núcleos com ampla adaptação a regiões isoladas e mais seguras no interior, dotados de uma produção mais diversificada e uma sociedade mais horizontal que a da casa grande e da senzala.

Estão corretas

a) apenas I e II.

b) apenas I e III.

c) apenas II e IV.

d) apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

39. (Ufu 2011) [...] devia ser um ponto capital para o historiador reflexivo mostrar como no desenvolvimento sucessivo do Brasil se acham estabelecidas as condições para o aperfeiçoamento de três raças humanas [...].

MARTIUS, Carl F. Ph. von. “Como se deve escrever a História do Brasil”. In: _____. O estado de direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1982. p. 89.

Considerando o texto, escrito por von Martius e publicado em 1845 pela Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, assinale a alternativa correta.

a) O autor demonstra que o branco português não obteve participação tão significativa na formação histórica do Brasil quanto o africano ou o indígena.

b) O autor procura, em uma perspectiva evolutiva da humanidade, demonstrar que a história do Brasil é o resultado do cruzamento gradativo entre brancos, indígenas e africanos.

c) O aperfeiçoamento das três raças no Brasil é resultado de um conjunto de políticas de branqueamento populacional, ao mesmo tempo em que se extinguem as populações africanas e indígenas.

d) O branco teria que aprender a cultura e a língua do indígena para sobreviver no Brasil, assim como deveria aprender a cultura do trabalho com o africano para desenvolver-se economicamente.

40. (Uerj 2011)

[pic]

Os altos salários renderam a Brasília a fama de ilha da fantasia. No chamado entorno da cidade, um milhão de pessoas vivem sem saneamento, utilizam transporte público de baixa qualidade e sofrem com a violência.

Adaptado de O Globo, 21/04/2010

A comparação entre a propaganda comemorativa do cinquentenário de Brasília e o trecho da reportagem explicita aspectos contraditórios do processo de crescimento urbano do Distrito

Federal.

Um dos principais aspectos responsáveis por essas contradições é:

a) inexistência de recursos públicos destinados à infraestrutura habitacional.

b) concentração fundiária derivada da demanda por mão de obra qualificada.

c) retração das atividades industriais ligada à modernização do setor de serviços.

d) intensificação do fluxo migratório associada à insuficiência de postos de trabalho formal.

41. (Unicamp 2011) O primeiro recenseamento geral do Império foi realizado em 1872. Nos recenseamentos parciais anteriores, não se perguntava sobre a cor da população. O censo de 1872, ao inserir essa informação, indica uma mudança, orientada por um entendimento do conceito de raça que ancorava a cor em um suporte pretensamente mais rígido. Com a crise da escravidão e do regime monárquico, que levou ao enfraquecimento dos pilares da distinção social, a cor e a raça tornavam-se necessárias.

(Adaptado de Ivana Stolze Lima, Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, p. 109, 121.)

A partir do enunciado, podemos concluir que há um uso político na maneira de classificar a população, já que

a) o conceito de raça permitia classificar a população a partir de um critério mais objetivo do que a cor, garantindo mais exatidão nas informações, o que era necessário em um momento de transição para um novo regime.

b) no final do Império, o enfraquecimento dos pilares da distinção social era causado pelo fim da escravidão. Nesse contexto, ao perguntar sobre a raça da população, o censo permitiria a elaboração de políticas públicas visando à inclusão social dos ex- escravos.

c) a introdução do conceito de raça no censo devia-se a uma concepção, cada vez mais difundida após 1870, que propunha a organização e o governo da sociedade a partir de critérios objetivos e científicos, o que levaria a uma maior igualdade social.

d) no final do Império, a associação entre a cor da pele e o conceito de raça criava um novo critério de exclusão social, capaz de substituir as formas de distinção que eram próprias da sociedade escravista e monárquica em crise.

42. (Unesp 2011) A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.

[pic]

A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,

a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.

b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.

c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.

d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.

e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.

43. (Uerj 2011)

[pic]

Tropicália

Sobre a cabeça os aviões

Sob os meus pés os caminhões

Aponta contra os chapadões

Meu nariz

Eu organizo o movimento

Eu oriento o carnaval

Eu inauguro o monumento no planalto central

do país

(...)

O monumento não tem porta

A entrada é uma rua antiga, estreita e torta

E no joelho uma criança, sorridente, feia e morta

Estende a mão

(...)

.br

O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do “Tropicalismo”, movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960.

Esse movimento destacou-se, principalmente, pela seguinte proposta:

a) valorização do pluralismo cultural

b) denúncia das influências estrangeiras

c) enaltecimento da originalidade nacional

d) defesa da homogeneização de comportamentos sociais

44. (Udesc 2011) As produções artísticas e culturais, sobretudo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais, evidenciaram novas formas de expressão. Os movimentos artísticos e culturais relacionados à Arte Moderna se opunham à tradição e às formas clássicas e, com isso, marcaram o surgimento de uma arte mais politizada.

Analise as obras a seguir.

[pic]

Assinale a alternativa que contém aquela(s) que representa(m) a Arte Moderna do período abordado.

a) Somente a obra I.

b) Somente as obras II e III.

c) Somente as obras I, II e IV.

d) Somente as obras II, III e IV.

e) Todas as obras.

45. (Uerj 2011) Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.

[pic]

O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

a) taylorismo – produção flexível

b) fordismo – produção em série

c) toyotismo – fragmentação da produção

d) neofordismo – terceirização da produção

46. (Unicamp 2011) A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras.

Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais.

(Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.)

Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como

a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.

b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.

c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.

d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.

47. (Unesp 2011) (...) “Confeitaria do Custódio”. Muita gente certamente lhe não conhecia a casa por outra designação. Um nome, o próprio nome do dono, não tinha significação política ou figuração histórica, ódio nem amor, nada que chamasse a atenção dos dois regimes, e conseguintemente que pusesse em perigo os seus pastéis de Santa Clara, menos ainda a vida do proprietário e dos empregados. Por que é que não adotava esse alvitre? Gastava alguma coisa com a troca de uma palavra por outra, Custódio em vez de Império, mas as revoluções trazem sempre despesas.

(Machado de Assis. Esaú e Jacó. Obra completa, 1904.)

O fragmento, extraído do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, narra a desventura de Custódio, dono de uma confeitaria no Rio de Janeiro, que, às vésperas da proclamação da República, mandou fazer uma placa com o nome “Confeitaria do Império” e agora temia desagradar ao novo regime. A ironia com que as dúvidas de Custódio são narradas representa o

a) desconsolo popular com o fim da monarquia e a queda do imperador, uma personagem política idolatrada.

b) respaldo da sociedade com que a proclamação da República contou e que a transformou numa revolução social.

c) alheamento de parte da sociedade brasileira diante do conteúdo ideológico da mudança política.

d) reconhecimento, pelos cidadãos brasileiros, da ampliação dos direitos de cidadania trazidos pela República.

e) impacto profundo da transformação política no cotidiano da população, que imediatamente apoiou o novo regime.

48. (Espm 2011) Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Art. 46. O Senado Federal compõem-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

(Constituição da República Federativa do Brasil; promulgada em 05/10/1988)

Quanto ao Senado Federal, de acordo com a Constituição citada, é correto assinalar:

a) cada Estado e o Distrito Federal contam com dois senadores;

b) cada Estado e o Distrito Federal contam com três senadores;

c) o mandato dos senadores é de quatro anos;

d) a cada quatro anos, um dos dois senadores de cada Estado e do Distrito Federal é substituído;

e) os senadores não possuem suplentes.

49. (Fuvest 2011) Foi precisamente a divisão da economia mundial em múltiplas jurisdições políticas, competindo entre si pelo capital circulante, que deu aos agentes capitalistas as maiores oportunidades de continuar a expandir o valor de seu capital, nos períodos de estagnação material generalizada da economia mundial.

Giovanni Arrighi, O longo século XX. Dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Edunesp, p.237, 1996.

Conforme o texto, uma das características mais marcantes da história da formação e desenvolvimento do sistema capitalista é a

a) incapacidade de o capitalismo se desenvolver em períodos em que os Estados intervêm fortemente na economia de seus países.

b) responsabilidade exclusiva dos agentes capitalistas privados na recuperação do capitalismo, após períodos de crise mundial.

c) dependência que o capitalismo tem da ação dos Estados para a superação de crises econômicas mundiais.

d) dissolução frequente das divisões políticas tradicionais em decorrência da necessidade de desenvolvimento do capitalismo.

e) ocorrência de oportunidades de desenvolvimento financeiro do capital a partir de crises políticas generalizadas.

50. (Upe 2011) Em todos os modelos, as eleições se decidem por maioria de votos. Nesse sentido, as eleições podem ser de vários tipos: simples, relativo e absoluto. Conforme o tipo adotado, ganha o candidato que obtiver mais votos, com qualquer número, ou é estabelecido um quorum, uma quantidade mínima de votos, para que haja vencedor, e a eleição seja validada, ou, ainda, é exigido metade mais um dos votos válidos.

MARTINEZ, P. Forma de Governo. São Paulo: Moderna, 1992 (adaptado).

No Brasil, já foram praticados, desde a colônia, vários sistemas eleitorais. Nesta perspectiva

I. no tempo da colônia, os nobres podiam eleger, entre eles, representantes dos conselhos locais.

II. na República Velha, a riqueza deixou de ser requisito para votar e ser votado.

III. a Constituição de 1946 manteve a proibição de voto dos analfabetos e das mulheres.

IV. o golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu puseram fim às eleições diretas para presidente.

V. a Constituição de 1988 transformou o Brasil numa democracia de massa: eleger seus representantes tornou-se um direito de todos.

Estão corretas

a) apenas as afirmativas I e IV.

b) apenas as afirmativas I, II e V.

c) apenas as afirmativas I, II, IV e V.

d) apenas as afirmativas III e IV.

e) todas.

51. (Enem 2011) Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.

BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).

O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:

a) República Federalista Norte-Americana.

b) República Fascista Italiana no século XX.

c) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.

d) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.

e) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

52. (Uerj 2011)

[pic]

A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na “Torre de Gustave Eiffel” com 300 m de altura, mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente “Palácio das Máquinas”.

Adaptado de

As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.

Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:

a) cooperação financeira franco-britânica

b) modernização tecnológica da produção

c) consolidação das democracias burguesas

d) uniformização dos padrões de desenvolvimento

53. (Espm 2011) Observe as canções que seguem:

I

Sobre a cabeça os aviões,

Sob os meus pés os caminhões

Aponta contra os chapadões

meu nariz.

Eu organizo o movimento,

eu oriento o carnaval

Eu inauguro o monumento no

Planalto Central do país.

Viva a bossa-sa-sa.

viva a palhoça-ça-ça-ça-ça.

II

Se você disser

Que eu desafino amor.

Saiba que isso em mim

Provoca imensa dor.

Só desafinados

têm ouvidos iguais ao teu.

Eu possuo apenas

o que Deus me deu.

Ambas as canções fazem parte da cultura brasileira e estão vinculadas, respectivamente, aos movimentos musicais:

a) Tropicalismo e Bossa Nova.

b) Clube da Esquina e Bossa Nova.

c) Modernismo e Rock Rural.

d) Bossa Nova e Tropicalismo.

e) Tropicalismo e Jovem Guarda.

54. (Enem 2010) O artigo 402 do Código penal Brasileiro de 1890 dizia:

Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens.

Pena: Prisão de dois a seis meses.

SOARES, C. E. L. A Negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 (adaptado).

O artigo do primeiro Código Penal Republicano naturaliza medidas socialmente excludentes. Nesse contexto, tal regulamento expressava

a) a manutenção de parte da legislação do Império com vistas ao controle da criminalidade urbana.

b) a defesa do retorno do cativeiro e escravidão pelos primeiros governos do período republicano.

c) o caráter disciplinador de uma sociedade industrializada, desejosa de um equilíbrio entre progresso e civilização.

d) a criminalização de práticas culturais e a persistência de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão.

e) o poder do regime escravista, que mantinha os negros como categoria social inferior, discriminada e segregada.

55. (Uece 2010) Acerca da Constituição outorgada em 1937 por Getúlio Vargas, podemos afirmar corretamente que

a) aboliu o cargo de vice-presidente da República.

b) estabeleceu a divisão do país em províncias.

c) instituiu a separação entre a Igreja e o Estado.

d) propiciou o voto feminino.

56. (Ufg 2010) As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois

a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração.

b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.

c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.

d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.

e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo.

57. (Enem 2ª aplicação 2010) De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atear-lhe fogo? Seria, pois, injusto dessa maneira. Todavia, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição.

SAINT-HILAIRE Viagem às nascentes do rio S. Francisco [1847].

Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP,1975 (adaptado).

No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses

a) evitaram emitir juízo de valor sobre a prática da queimada.

b) consideraram que a queimada era necessária em certas circunstâncias.

c) concordaram quanto à queimada ter sido uma prática agrícola insuficiente.

d) entenderam que a queimada era uma prática necessária no início do séc. XIX.

e) relacionaram a queimada ao descaso dos agricultores da época com a terra.

58. (Enem 2010) Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.

CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).

O imperialismo inglês, "destruindo o Paraguai, mantém o status o na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre".

Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.

(DORATIOTO. F. Maldita guerra: nova historia da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado).

Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre

a) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.

b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.

c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.

d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.

e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

59. (Ibmecrj 2009) Diferentemente do que ocorre com os Estados Unidos que possui uma única Constituição desde o final do século XVIII, quando proclamou a sua independência, o Brasil já teve inúmeras Constituições desde o 7 de setembro de 1822. Assinale a alternativa incorreta sobre as diversas Constituições que marcaram a nossa história:

a) A Constituição de 1824, única da fase monárquica, caracterizou-se pela criação de 4 poderes, incluindo o Poder Moderador, de uso exclusivo do imperador.

b) Durante a chamada Era Vargas, duas foram as Constituições postas em vigor: a de 1934 e a de 1937;

c) O texto constitucional de 1946 fixou o mandato presidencial em 5 anos.

d) A Constituição de 1967, já em pleno período ditatorial, estendeu o mandato presidencial para 6 anos.

e) Ainda que a atual Constituição, em vigor desde 1988, não estabelecesse a possibilidade de reeleição presidencial, uma emenda constitucional a modificou para permitir essa prática pela primeira vez em nosso país.

60. (Pucsp 2009) A sétima constituição brasileira acabou de completar 20 anos. Ela foi promulgada em 1988, em meio ao processo de redemocratização do Brasil. Sobre as constituições anteriores a esta, é possível dizer que:

a) A constituição de 1967, a mais democrática de todas, foi redigida durante o governo militar de Castelo Branco e a primeira a afirmar que todos os brasileiros são cidadãos e iguais entre si.

b) O período monárquico só teve uma constituição, que foi outorgada por Dom Pedro I em 1824, e contou com o princípio liberal-iluminista da tripartição dos poderes (executivo, legislativo e judiciário).

c) A constituição de 1891 implantou o sistema republicano no país, eliminou os últimos vestígios da monarquia e estabeleceu o voto secreto e universal para todos os cargos do executivo e do legislativo.

d) O Estado Novo elaborou duas constituições para o país: a de 1934, que garantia plena liberdade de expressão e de participação política, e a de 1937, que suprimia todo direito político.

e) A constituição de 1946, de caráter liberal-democrático, extinguiu a pena de morte, incorporou direitos trabalhistas, restaurou o federalismo e proibiu a reeleição para cargos do poder executivo.

61. (Enem 2009) A definição de eleitor foi tema de artigos nas Constituições brasileiras de 1891 e de 1934. Diz a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891: Art. 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei.

A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que:

Art. 180. São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na forma da lei.

Ao se comparar os dois artigos, no que diz respeito ao gênero dos eleitores, depreende-se que

a) a Constituição de 1934 avançou ao reduzir a idade mínima para votar.

b) a Constituição de 1891, ao se referir a cidadãos, referia-se também às mulheres.

c) os textos de ambas as Cartas permitiam que qualquer cidadão fosse eleitor.

d) o texto da carta de 1891 já permitia o voto feminino.

e) a Constituição de 1891 considerava eleitores apenas indivíduos do sexo masculino.

62. (Enem cancelado 2009) Um aspecto importante derivado da natureza histórica da cidadania é que esta se desenvolveu dentro do fenômeno, também histórico, a que se denomina Estado-nação. Nessa perspectiva, a construção da cidadania na modernidade tem a ver com a relação das pessoas com o Estado e com a nação.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. In: Civilização Brasileira.

Rio de Janeiro: 2004 (adaptado).

Considerando-se a reflexão acima, um exemplo relacionado a essa perspectiva de construção da cidadania é encontrado

a) em D. Pedro I, que concedeu amplos direitos sociais aos trabalhadores, posteriormente ampliados por Getúlio Vargas com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

b) na Independência, que abriu caminho para a democracia e a liberdade, ampliando o direito político de votar aos cidadãos brasileiros, inclusive às mulheres.

c) no fato de os direitos civis terem sido prejudicados pela Constituição de 1988, que desprezou os grandes avanços que, nessa área, havia estabelecido a Constituição anterior.

d) no Código de Defesa do Consumidor, ao pretender reforçar uma tendência que se anunciava na área dos direitos civis desde a primeira constituição republicana.

e) na Constituição de 1988, que, pela primeira vez na história do país, definiu o racismo como crime inafiançável e imprescritível, alargando o alcance dos direitos civis.

63. (Fgv 2009) Observe o quadro.

[pic]

O quadro apresenta:

a) as transformações institucionais originárias da reforma constitucional de 1834, chamada de Ato Adicional.

b) a mais importante reforma constitucional do Brasil monárquico, com a instituição da eleição direta a partir de 1850.

c) a reorganização do poder político, determinada pela efetivação do Brasil como Reino Unido a Portugal e Algarves, em 1815.

d) a organização de um parlamentarismo às avessas, em que as principais decisões derivavam do poder legislativo.

e) a organização do Estado brasileiro, segundo as determinações da Constituição outorgada de 1824.

64. (Enem cancelado 2009) Texto 1

[pic]

Texto 2

A Constituição Federal no título VII da Ordem Social, em seu Capítulo VII, Art. 226, § 7º, diz: “Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício deste direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas”.

Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2008.

A comparação entre o tratamento dado ao tema do planejamento familiar pela charge de Henfil e pelo trecho do texto da Constituição Federal mostra que

a) a charge ilustra o trecho da Constituição Federal sobre o planejamento familiar.

b) a charge e o trecho da Constituição Federal mostram a mesma temática sob pontos de vista diferentes.

c) a charge complementa as informações sobre planejamento familiar contidas no texto da Constituição Federal.

d) o texto da charge e o texto da Constituição Federal tratam de duas realidades sociais distintas, financiadas por recursos públicos.

e) os temas de ambos são diferentes, pois o desenho da charge representa crianças conscientes e o texto defende o controle de natalidade.

65. (Ufg 2007) Não houve preocupação com as consequências da revolução copernicana senão depois de Giordano Bruno ter extraído dela certas consequências filosóficas. Bem depressa Giordano Bruno estava a afirmar a infinidade do mundo. Rejeitava, pois, por completo, a noção de "centro do universo". O Sol, perdido o lugar privilegiado que Copérnico lhe atribuía, era um sol entre outros sóis, uma estrela entre estrelas.

DELUMEAU, Jean. "A civilização do Renascimento". Lisboa: Editorial Estampa, 1994. p. 147. [Adaptado].

O texto refere-se à importância dos pronunciamentos de Giordano Bruno para a constituição da noção moderna de Universo, que se relaciona com

a) a definição de um Universo concebido como fechado e finito.

b) o abandono da ideia de um Universo criado por Deus.

c) a ruptura da concepção geocêntrica do Universo.

d) a percepção de que o Universo é contido numa esfera.

e) a compreensão heliocêntrica do Universo.

66. (Uel 2007) Analise os textos a seguir:

"Onde a ciência clássica tinha sublinhado a permanência, vemos agora mudança e evolução, vemos partículas elementares que se transformam umas nas outras, que entram em colisão, se decompõem e nascem; já não mais vemos trajetórias periódicas que enchiam de admiração o coração de Kant pelo mesmo motivo que a lei moral que nele morava; vemos objetos estranhos, quasares, pulsares que explodem as galáxias e se despedaçam; as estrelas - dizem-nos - afundam-se em black holes que devoram irreversivelmente tudo o que podem apanhar; e o Universo inteiro parece guardar, com a radiação de corpo negro, a recordação da sua origem e do acontecimento que principiou sua história atual."

PRIGOGINE, I. e STENGERS, I. "A nova aliança: metamorfose da ciência", Tradução de Miguel Faria e Maria J. M. Trincheira, Brasília: UNB, 1984, p.164.

"Como poderíamos ser congelados pelo sopro frio das ciências, quando estas são quentes e frágeis, humanas e controvertidas, cheias [...] de sujeitos que estão, por sua vez, povoados por coisas?".

LATOUR, B. "Jamais fomos tão modernos", Tradução Carlos Irineu da Costa, São Paulo: Editora 34, 1997, p.113.

Baseado nos textos e nos conhecimentos sobre História, Cultura e Ciência, considere as afirmativas a seguir.

I. Copérnico retirou da Terra o seu papel de Centro do Universo e teve que enfrentar, naquele momento, adversidades com o poder político instituído, pois o significado de sua explicação expressava claramente uma desestabilização da crença em vigor que articulava os papéis e funções dos seres humanos.

II. A Lei da Gravitação Universal, Newtoniana, construiu um aparato de explicação científica dos fenômenos do mundo. Este modelo de compreensão influenciou pensadores no campo das humanidades, fazendo com que eles procurassem identificar as leis que regem as sociedades.

III. Os cientistas construtores dos modelos explicativos do mundo são produtores e resultantes culturais de seus tempos históricos. O produto de seus ofícios, a ciência, expressa lógica e certezas infalíveis condizentes com suas condições humanas, desta forma, seus autores são frios e calculistas.

IV. As mudanças e as aleatoriedades, fenômenos estudados pela física quântica e por cientistas das áreas de humanas e biológicas, iniciaram um processo de questionamentos da Ciência Clássica que, ao tornar-se a medida irrefutável de experimentos com todos os fenômenos, veio a ser considerada como uma nova "religião".

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I e II

b) II e IV

c) III e IV

d) I, II e III

e) I, II e IV

67. (Fuvest 2007) Das três seguintes formulações - primeiro, a de Copérnico, "a terra não é o centro do mundo", depois a de Darwin, "não nascemos de Deus mas viemos do macaco", e, por último, a de Freud, "não somos senhores de nossa própria consciência" - pode-se dizer que

a) contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição.

b) constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo.

c) fortalecem a posição científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentação empírica.

d) perdem cada vez mais credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia.

e) harmonizam-se com as concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho inteligente sobre a criação do universo.

68. (Ufu 2007) Em 1889, mostraremos aos nossos filhos o que seus pais fizeram, em um século, pelo progresso da instrução, amor ao trabalho e respeito à liberdade; nós os faremos ver, do alto, a encosta abrupta que foi escalada desde as trevas do passado...

BERGER, Georges. "A Exposição de Paris", 1889, Apud BARBUY, H. "A Exposição Universal de 1889 em Paris". São Paulo: Loyola-USP, 1999, p. 51.

Ah! A ciência! [...] Sim, foi essa mesma ciência de que te mostras tão ufano, que constitui tua glória, foi essa mesma ciência que te perdeu.

"Jornal Cidade do Rio", 31/12/1900. Apud SCHWARCZ, L.M., COSTA, A.M. "1890-1914: no tempo das certezas". São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Considere os trechos anteriores e o contexto em que foram escritos e marque a alternativa INCORRETA.

a) No século XIX e início do XX, consolidou-se a convicção na superação de problemas do passado por meio dos progressos das ciências. Os governos da França, Irlanda e Alemanha se engajaram nesse movimento civilizador, difundido igualmente e percebido como positivo e desejável.

b) O otimismo científico marcou um período da história ocidental conhecido como "Belle Époque". Materializado nos avanços técnicos e inventos cotidianos (como locomotivas, telégrafo, navios a vapor, pilhas, luz elétrica etc.), esse otimismo foi sintetizado e muito difundido por meio das exposições universais.

c) No decorrer do século XIX, os conhecimentos científicos se difundiram como elementos fundamentais na busca de compreensão para a maior parte das questões humanas. A medicina e a engenharia, outras áreas, tornaram-se saberes indispensáveis na solução de problemas, até os mais cotidianos.

d) O otimismo científico predominante, mesmo durante a "Belle Époque", não impediu algumas críticas a essa euforia pelo progresso. O engenheiro e escritor brasileiro Euclides da Cunha, por exemplo, questionava a imposição da civilização como um caminho sem volta e lamentava: "estamos condenados ao progresso".

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Cada Questão de Proposições Múltiplas consiste em 5 (cinco) alternativas, das quais algumas são verdadeiras e outras, falsas, podendo ocorrer que todas as alternativas sejam verdadeiras ou que todas sejam falsas. As alternativas verdadeiras devem ser marcadas com V e as falsas, com F.

69. (Ufal 2007) Karl Marx e F. Engels forneceram grande contribuição para a sociologia. Analise e identifique as ideias propostas por esses pensadores.

( ) O modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, acima de tudo, da própria natureza dos meios de vida já existentes e que tratam de reproduzir.

( ) O verdadeiro homem revolucionário é aquele que se submete à ordem econômica visando o estabelecimento de relações harmoniosas e do progresso material.

( ) A organização social e o Estado brotam constantemente do processo de vida de determinados indivíduos; mas destes indivíduos tal como realmente são, isto é, tal como atuam e produzem materialmente.

( ) As relações que fazem de uma determinada classe a classe dominante são também aquelas que conferem o papel dominante à suas ideias.

( ) É a consciência dos homens e suas ideias que determinam as condições de produção e a forma como o Estado deve agir sobre a sociedade.

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[D]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A construção da identidade nacional no período histórico mencionado se dá com a valorização da natureza tropical, como citado corretamente na alternativa [D], em que se faz apologia à paisagem quente e úmida composta pela vegetação exuberante, elementos que destoam da paisagem temperada a qual estava associada à antiga metrópole europeia.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

A ideia de “identidade cultural” formou-se durante o Império, com a preocupação de valorizar os elementos típicos do Brasil, buscando certo distanciamento dos valores tradicionais portugueses. Nesse sentido o elemento indígena e a natureza são ressaltados e valorizados. Vale lembrar que o destaque dado ao índio não significa que ele foi valorizado e a cultura europeia desprezada, apenas que alguns aspectos da cultura indígena, como a bondade e simplicidade são mais valorizados.

Resposta da questão 2:

[A]

A ideia de “relativismo” leva em consideração a posição de quem faz a análise e procura compreender outras possibilidades, considerando que indivíduos em posições diferentes tendem a observar um mesmo fenômeno social sob ângulos diferentes.

Resposta da questão 3:

[C]

O processo de colonização implicou não apenas a conquista territorial, mas a eliminação ou assimilação dos povos nativos. A maior parte das nações indígenas foi exterminada ao longo do tempo. Algumas expressões – ou mesmo palavras–, principalmente do Tupi, foram incorporadas ao vocabulário dos brasileiros.

Resposta da questão 4:

[C]

Aurélio Agostinho (depois Santo) viveu no Império Romano no século IV e foi um dos principais pensadores cristãos da antiguidade; suas obras partiam da ideia de que filosofia e teologia caminham em paralelo. Foi fortemente influenciado pelo neoplatonismo, em seus escritos destaca-se forte preocupação com o caráter moral e com a predestinação.

Resposta da questão 5:

[C]

Jeca – Tatu é uma das personagens que serviu de instrumento de campanha em favor do saneamento e para a educação da população brasileira sobre uma doença tropical que, na época, matava milhões de brasileiros e era negligenciada tanto pela população como pelos governantes: o amarelão.

Resposta da questão 6:

[B]

Durante o período colonial a terra era cedida pelo rei aos donatários, que por sua vez podiam ceder sesmarias a outros colonizadores, originando os latifúndios. Em 1850, com a expansão da lavoura de café – que necessitava de mão de obra – e o fim do tráfico de escravos, a Lei de Terras teve como objetivo impedir que os imigrantes se tornassem proprietários, mantendo-os como trabalhadores braçais.

Resposta da questão 7:

[D]

Não apenas a Lei de Terras, mas a estrutura econômica em sua totalidade não possibilitava que os negros, ex-escravos, se integrassem efetivamente. Ou seja, essa camada expressiva da sociedade permaneceu marginalizada do ponto de vista socioeconômico, além de serem vítimas do preconceito. Vale ressaltar que a referida Lei foi elaborada 38 anos antes da abolição da escravidão e seu objetivo era dificultar o acesso à terra aos imigrantes, que começavam a chegar ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café.

Resposta da questão 8:

[B]

O quadro é uma das obras mais conhecidas de Tarsila do Amaral, pintora fortemente identificada com o movimento modernista, do qual foi uma dos expoentes. Um dos elementos marcantes desse movimento foi a valorização de elementos nacionais e, no caso da pintura de Tarsila, a utilização de cores fortes, refletindo o “espírito nacional”.

A quebra da Bolsa de Nova Iorque ocorreu no final do ano de 1929, porém é verdade que a crise nos Estados Unidos se desenvolveu nos anos anteriores, afetando as exportações de café para aquele país. A crise acentuou-se no ano seguinte, fato que promoveu a ruptura da “política do café com leite”.

Resposta da questão 9:

[D]

O quadro “Independência ou morte”, também conhecido como “o grito do Ipiranga”, foi produzido pelo pintor brasileiro Pedro Américo, em Florença, encomendado por D. Pedro II e concluído em 1888. O imperador sempre foi visto como grande incentivador da cultura e das artes e neste momento investia na Construção do Museu do Ipiranga, hoje denominado Museu Paulista. É um quadro simbólico, que exalta um determinado evento, a proclamação da Independência, destacando a figura do realizador no centro da tela.

Resposta da questão 10:

[A]

O impressionismo supervalorizou o individualismo, a “impressão” que cada indivíduo tem da realidade pôde ser demonstrada na medida em que os artistas fugiram de padrões pré-estabelecidos pelas correntes artísticas tradicionais e, consequentemente, foram forçados a criar novos espaços de exposição de suas obras, uma vez que os salões e galerias tradições boicotaram a nova tendência.

Resposta da questão 11:

[C]

A questão faz referência ao que se convencionou chamar de “Primavera Árabe”, movimentos de luta contra ditaduras e de busca por liberdade política, que promoveu transformações em alguns países do norte da África (e não no Oriente Médio), como na Tunísia, Egito e Líbia, e está em curso na Síria (no momento em que esta questão foi formulada).

Resposta da questão 12:

[B]

O presidente Franklin Roosevelt substituiu o "Big Stick" pela "Política da Boa Vizinhança" que, embora preservando a hegemonia norte-americana sobre a América Latina, assumiu uma feição aparentemente mais cordial. A política de boa vizinhança convinha aos esforços dos Estados Unidos para se recuperar dos efeitos da crise de 1929 sobre sua economia. A retórica da solidariedade e os métodos cooperativos no relacionamento com os países latino-americanos facilitavam a formação de mercados externos para os produtos e investimentos norte-americanos, além de garantir o suprimento de matérias-primas para suas indústrias.

Resposta da questão 13:

[E]

Considera-se que a democracia surgiu na Grécia antiga, em especial na cidade de Atenas e transportada para outras cidades antigas, porém com diversas características que a diferenciam da atual, excluindo as mulheres da participação. EUA e França adotaram esse modelo em diferentes momentos e a Arábia Saudita não é exemplo de democracia. Na Idade Média a democracia não existiu. No Brasil, após a Proclamação da República, foi adotada seguindo o modelo dos Estados Unidos, considerada representativa, pois se baseava na ação de indivíduos escolhidos pelo povo, e não com a participação direta do povo nas assembleias, como na antiga Grécia.

Resposta da questão 14:

[B]

Desde as independências das colônias ibéricas houve movimentos de caráter nacionalista, como o bolivarismo no século XIX ou o populismo no século XX, sempre de crítica ao imperialismo. Os principais representantes do populismo foram Juan Domingo Péron, na Argentina, e Getúlio Vargas, no Brasil, que desenvolveram políticas trabalhistas e promoveram o atrelamento e a alienação dos trabalhadores. O avanço dos movimentos sociais foi decisivo para que as elites buscassem apoio dos Estados Unidos para governos ditatoriais, que pudessem garantir a velha ordem estabelecida.

Uma facção da Igreja Católica, principalmente na América Latina, desenvolveu a Teologia da Libertação, movimento expressivo nas décadas de 1970 e 1980 no Brasil.

Resposta da questão 15:

[A]

Os slogans foram produzidos em períodos históricos distintos e refletem diferentes concepções políticas. O governo Médici foi o ápice da ditadura, pois foi o período mais repressivo, apoiado na ideia de “segurança nacional” e na luta contra “inimigos internos”. Já o slogan do governo Lula, numa época democrática, reflete uma nova forma de perceber a sociedade e o país ao desenvolver políticas sociais que visam diminuir as desigualdades, valorizar as diferentes culturas, assim como estimular o nacionalismo no brasileiro.

Resposta da questão 16:

[C]

O texto supõe que existe democracia quando governantes estabelecem e exercem leis de acordo com regras bem definidas, ou seja, com o respeito à Constituição. A questão, que se utilizava de texto curto e simples, permite aos estudantes refletirem sobre as diversas formas possíveis para definir democracia.

Resposta da questão 17:

[D]

Antropoceno, o termo foi criado pelo ganhador do Prêmio Nobel de Química (1995) Prof. Paul Jozef Crutzen em 2000 quando alertou sobre os efeitos produzidos pela ação humana o planeta. Portanto, partindo da ideia de que o homem desequilibra a vida, podemos considerar que tal período iniciou-se após a revolução industrial.

Resposta da questão 18:

[C]

Toyotismo é uma expressão criada a partir do modelo implementado na indústria automobilística japonesa, inicialmente na Toyota, com o objetivo de enxugar gastos, evitar desperdícios e reduzir o custo do produto. Nesse modelo de produção, as fábricas passam a atuar a partir da demanda e de uma relação diferenciada entre aqueles que participam do processo produtivo, caracterizando uma estrutura horizontal.

Resposta da questão 19:

[D]

No século XIX o transporte ferroviário se desenvolveu na Europa e na América, inclusive no Brasil. Em nosso país esteve ligado à exportação de café para a Europa, escoando o produto do interior para os portos de Santos e Rio de Janeiro. Na Inglaterra, as ferrovias são posteriores ao surgimento do “sistema de fábrica”, necessárias para escoar a produção em expansão. As ferrovias foram fundamentais nos EUA, pois foi no século XIX que as terras no sul, até a Califórnia no extremo oeste, pertencentes ao México, foram conquistadas e tiveram sua exploração iniciada.

Resposta da questão 20:

[E]

Aurélio Agostinho viveu no Império Romano no século IV e inspirou-se em Platão, ou melhor, no neoplatonismo. Procurou equilibrar em seus escritos as reflexões especulativas típicas da cultura grega, para alimentar seu raciocínio religioso, relacionados, fundamentalmente, aos problemas práticos e morais: o mal, a liberdade, a graça, a predestinação.

Resposta da questão 21:

[B]

A imigração para São Paulo atualmente é caracterizada pela presença, principalmente, de coreanos e, em menor escala, de chineses provenientes de Taiwan. Esses grupos são formados por elementos marginalizados em seus países de origem, devido à concentração de riquezas.

Resposta da questão 22:

[B]

Questão de conhecimento específico e regional, que se atem a elementos da cultura do Estado do Piauí e que não são tratadas nos principais livros didáticos do país.

Resposta da questão 23:

[C]

Nos “oitocentos” – século XIX – o Brasil ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do país. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica de nosso país e o cotidiano popular.

Resposta da questão 24:

[A]

Cuba vivenciou uma grave crise econômica nos anos noventa, fruto da crise da URSS e do leste europeu. A antiga potência comunista era o principal parceiro econômico dos cubanos. Procurando adaptar-se às tendências internacionais, tomando como modelo teórico a China, os cubanos pretendem promover reformas econômicas que dinamizem as estruturas do país e, ao mesmo tempo, preservar o modelo político e as conquistas sociais.

Resposta da questão 25:

[D]

Adotando uma política tolerante, seguindo o exemplo da Argentina, a justiça brasileira garantia amplo conjunto de direitos aos casais homossexuais.

Resposta da questão 26:

[C]

Tanto o patrimônio como a memória são realidades presentes. Vieram do passado, permanecem no presente, mas não são o passado nem o presente. Podemos dizer que são marcas do passado no presente; estabelecem uma ponte entre a fluidez do presente à inacessibilidade do passado. O patrimônio não é apenas monumentos ou obras artísticas, mas qualquer produção humana no campo da cultura social, inclusive as manifestações não materiais.

Resposta da questão 27:

[E]

A Tunísia foi o primeiro país a registrar importantes mudanças e os grupos de oposição passaram a governar o país. Na Líbia, após a queda de Khadafi, formou-se um governo provisório para reorganizar o país. Na Síria – até o momento em que esta foi questão foi elaborada – Assad se mantinha no poder.

Resposta da questão 28:

[A]

O texto considera que o processo de globalização atinge também as atividades ilegais. As mercadorias – sejam elas quais forem – criaram nova dinâmica de expansão, acompanhando o desenvolvimento da mentalidade neoliberal. A resposta destaca os mecanismos ilegais de propagação, como o envolvimento de empresários e políticos, infiltrando-se nas estruturas do Estado, parte fundamental para atingir o consumidor final e manter sua propagação.

Resposta da questão 29:

[A]

Apesar de não terem sido o alvo dos jesuítas catequizadores, a adoção da religião católica, ou mesmo o sincretismo, foi uma forma encontrada pelos africanos, principalmente os alforriados, de se sentirem aceitos em uma sociedade que, ao longo do tempo, promoveu sua exclusão.

Resposta da questão 30:

[E]

Alternativa escolhida por exclusão. Não houve uma lei específica que garantisse direito de voto a ex-escravos. Um ex-escravo tornou-se eleitor quando, enquanto individuo livre, passou a cumprir os requisitos das leis que valiam para todos. O voto secreto foi instituído nas eleições de 1932 e existe ainda hoje, assim como o direito de voto para as mulheres. Ainda hoje o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos.

Pode-se considerar que o direito de voto para os analfabetos foi uma grande mudança, instituída pela Constituição de 1988, mas difícil afirmar que é “uma luta histórica” de setores da sociedade.

Resposta da questão 31:

[B]

O Marxismo ou materialismo histórico compreende a história da humanidade como a história da luta de classes, definidas pela propriedade dos meios de produção e pela exploração de uma classe sobre a outra. Baseia-se numa análise das condições materiais das sociedades humanas como determinantes para a compreensão de suas formas políticas e religiosas.

Resposta da questão 32:

[E]

Questão de interpretação de texto, de um grande historiador marxista brasileiro, que adota o conceito de “classe social” na análise da estrutura colonial do Brasil, entendendo-a dividida entre senhores e escravos, apesar da existência de setores intermediários.

Resposta da questão 33:

[D]

Na medida em que a História procura entender o desenvolvimento das sociedades humanas, ela é forçada a entender de que maneira as condições geológicas, climáticas, biológicas ou de outras naturezas interferem nesse desenvolvimento.

Resposta da questão 34:

[B]

O próprio documento permite perceber que “o colonizador”, na fala de Pero Vaz de Caminha, pretendeu entender os nativos a partir de uma visão exterior, europeia, pois um dos grandes objetivos da expansão marítima era a obtenção de riquezas, sendo que predominava a cultura metalista. O contato entre as culturas indígena e europeia se deu, portanto, a partir de bases diferentes e contraditórias, sem a preocupação do colonizador compreender os povos nativos.

Resposta da questão 35:

[B]

A "Escola dos Annales" foi um movimento inovador que surgiu na França, no século XX, dando origem ao que conhecemos hoje de Nova História, que começa a tecer suas redes de conhecimento em contraposição à história tradicional “enraizada” nos grandes homens e fatos. Para a “história nova”, toda vivência humana é portadora de uma história. Partindo desta ideia que os Annales construíram o sentido de “História total”.

Resposta da questão 36:

[D]

Apesar da alternativa correta, os monumentos não foram produzidos com esse objetivo. Ao contrário, cada um deles exalta grupos sociais diferentes, e nesse caso, até antagônicos de nossa cultura. O monumento às bandeiras valoriza a ação dos bandeirantes, homens brancos, alguns envolvidos no processo de destruição de quilombos. Vale lembrar que foi um bandeirante paulista, Domingos Jorge Velho, que liderou a expedição que destruiu o Quilombo de Palmares, culminando com o assassinato de Zumbi, retratado no outro monumento. Mas a ideia da questão é que, no Brasil, existem elementos sociais importantes em todos os segmentos sociais. Discutível.

Resposta da questão 37:

[E]

De uma forma geral, as comunidades indígenas foram tratadas de violenta, sempre consideradas inferiores, apesar de um discurso marcado por preocupações. No entanto, sempre que o interesse econômico capitalista se apresentou, como a ocupação de terras, exploração mineral ou construção de estradas ou usinas hidrelétricas, foram desrespeitadas e violentadas em seu modo de vida e organização. A alternativa “A” não pode ser considerada, apenas porque não está de acordo com o enunciado, apesar de fazer uma afirmação correta.

Resposta da questão 38:

[E]

A questão busca fazer um apanhado geral sobre a situação indígena na América, antes e durante o processo de colonização. Destaca a diversidade de sociedades, denominadas genericamente de “indígenas” e o desenvolvimento diferenciado de Astecas, Maias e Incas. A civilização Maia desapareceu antes da chegada do colonizador e não há uma resposta exata que explique essa ocorrência. Ressalta-se a presença de indígenas nos quilombos, muito comum no interior do Brasil durante o período colonial.

Resposta da questão 39:

[B]

A questão das raças ganhou grande destaque no século XIX, época dos estudos de Darwin e da Teoria da Evolução das Espécies. A visão do autor parte do pressuposto de que é possível desenvolver um processo de integração e aperfeiçoamento, envolvendo brancos, negros e índios, numa época em que, no Brasil, havia a preocupação com o “branqueamento” da sociedade.

Resposta da questão 40:

[D]

Nas décadas de 70 e 80 do século passado, Brasília – assim como outros centros urbanos do sudeste, vivenciou um processo acelerado de crescimento demográfico. Parte dele pela atração que a nova cidade representava, parte pela crise que assolou a região nordeste, origem do maior contingente de migrantes. A crença na propaganda ufanista da época militar de que “esse é um país que vai pra frente” fez com que milhares de pessoas se deslocassem em busca de trabalhos nas grandes cidades. Elas cresceram sem planejamento ou infraestrutura e, atualmente, possuem problemas semelhantes como falta de moradia, abastecimento, transporte e saneamento básico.

Resposta da questão 41:

[D]

A drástica redução da escravidão e a percepção de que ela acabaria determinou o surgimento de novas teses para justificar as diferenças sociais e a marginalização. Eliminou-se a distinção tradicional entre o “livre” e o “escravo” e se estabeleceu uma nova forma de distinção, envolvendo a ideia de “cor da pele”, destacando-se “aqueles que eram brancos” e “aqueles que eram negros”.

Resposta da questão 42:

[A]

FONTE foi muito mais uma atitude do que uma obra. Representa a contestação dos padrões e convenções vigentes na arte. Criou o conceito de ready-made, utilizando objetos da vida cotidiana nas artes plásticas.

Resposta da questão 43:

[A]

Uma das características mais marcantes do tropicalismo foi a mistura de ritmos e instrumentos nacionais, em especial os instrumentos de percussão, com a guitarra elétrica. Nesse sentido, não havia uma preocupação em denunciar o “estrangeiro – a guitarra, por exemplo, e nem apenas em destacar o “nacional”. Criticado, Caetano Veloso julgou sofrer “patrulhamento ideológico” por grupos de esquerda que gostariam de homogeneizar a cultura, defendendo apenas um comportamento politizado e engajado, de denúncia da ditadura militar e do apoio ao governo estadunidense à ela.

Resposta da questão 44:

[C]

A questão procura criar uma pequena confusão, pois a obra de Leonardo da Vinci foi produzida na Idade Moderna, mas não é uma “obra moderna” no conceito expressado na questão. As demais obras, de estilos diferentes, se enquadram no período exigido, “entreguerras”.

Resposta da questão 45:

[B]

Uma das grandes inovações tecnológica do século XX foi a produção em série, adotada na indústria automobilística de Henry Ford nos Estados Unidos e que deu origem à expressão “Fordismo”. Taylorismo ou administração científica é um modelo de administração que se caracteriza pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Já Toyotismo representa a flexibilização da produção, ou seja, produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.

Resposta da questão 46:

[B]

Segundo o texto a arte produzida em Minas Gerais seguiu as orientações do Concílio de Trento, ou seja, do movimento conhecido como Contra Reforma (ou Reforma Católica). Os efeitos desse movimento foram muito significativos nos países da Península Ibérica e, consequentemente, em suas colônias – como o Brasil – sendo que a arte sacra que se desenvolveu nas Minas Gerais se enquadra na ideia de “barroco tardio”.

Resposta da questão 47:

[C]

A questão parte da tradicional ideia de que “o povo assistiu bestializado” a Proclamação da República, ou seja “alheio” ao que se passava, a transição da monarquia para a república não representou uma ruptura significativa, mas uma reordenação do Estado, apesar de admitir novos participantes na vida política, como os militares e os cafeicultores do oeste paulista.

Resposta da questão 48:

[B]

O Senado Federal é formado por três representantes de cada Unidade da Federação, ou seja, dos Estados e Distrito Federal. Cada UF tem o mesmo número de representantes, diferente do que acontece com a Câmara de Deputados, em que o número de representantes é proporcional aos cidadãos de unidade federativa.

Resposta da questão 49:

[C]

O texto destaca a organização política dos Estados que agem segundo os interesses do grande capital. Isso significa que, em épocas de crise, quando o capitalismo não encontra alternativas no mercado para superação de seus problemas, os Estados mais fortes – inclusive militarmente – promovem intervenção e reorganização das estruturas, como foi perceptível em diversos momentos da história, desde o Império Romano até as intervenções recentes deste início de século.

Resposta da questão 50:

[C]

As Câmaras Municipais do período colonial eram formadas pelos “homens bons”, ou seja, os proprietários rurais. O critério censitário foi abolido na República Velha. A Constituição de 1946 manteve o direito de voto da mulher, que já existia desde a Constituição de 1934. No período da ditadura, a eleição de Presidente da República era indireta.

Resposta da questão 51:

[B]

Nos Estados fascistas – particularmente italiano e alemão – assim como nos modelos populistas latino-americanos, a figura de líder destaca-se e assume um papel preponderante em relação a outros aspectos da organização da vida política, como instituições, partidos ou sindicatos. A supervalorização de um indivíduo normalmente apoia-se no carisma pessoal do mesmo.

Resposta da questão 52:

[B]

A segunda metade do século XIX foi marcada pela ascensão da burguesia ao poder em diversos estados europeus, nos Estados Unidos e no Japão e, do ponto de vista econômico, pela expansão do capitalismo com a segunda revolução industrial. As grandes obras e eventos científicos serviram para exaltar essa nova modernidade e a ideia de progresso que o desenvolvimento tecnológico poderia proporcionar.

Nesses países, predominou o liberalismo, mas não a democracia, pois o voto era censitário e a tendência foi o aumento da competição e da disputa por mercados entre as grandes potências.

Resposta da questão 53:

[A]

Para responder é necessário conhecer os autores e os momentos históricos em que as canções foram elaboradas. A primeira canção chama-se “Tropicália”, de Caetano Veloso; a segunda, chama-se “Desafinado”, de autoria de Tom Jobim, um dos ícones da Bossa Nova, movimento musical iniciado no final dos anos 50.

Resposta da questão 54:

[D]

Ao observar os artigos citados, percebe-se a preocupação em criminalizar atitudes comuns a uma parcela da população negra, como a capoeira, vista pela elite branca como uma ameaça. É interessante notar que o Código foi elaborado apenas dois anos depois do fim da escravidão e reflete a necessidade da criação de novos mecanismos, teoricamente democráticos, que mantivessem a população negra, assim como suas expressões culturais, marginalizada.

Resposta da questão 55:

[A]

A Carta de 1937, também conhecida como “Polaca”, reflete o caráter centralizador e autoritário do período do Estado Novo, a ditadura varguista, extinguindo o cargo de vice-presidente da República. Outra possibilidade de resolução seria por exclusão de alternativas. O termo província designa a divisão do país na época imperial. A separação entre Estado e Igreja marcou a organização do país desde a primeira constituição republicana em 1891; e o voto feminino apareceu pela primeira vez na Constituição de 1934.

Resposta da questão 56:

[A]

O enunciado propõe uma crítica à ideia tradicional de que a História se inicia com a escrita, pressupõe que se inicia antes, com as próprias pinturas no interior de cavernas na chamada “pré-história”, pois nos transmitem informações, usadas para entender o grupo humano que a produziu.

Resposta da questão 57:

[B]

Segundo o texto, os portugueses fizeram uma opção consciente, diante do problema efetivo de ocupação da terra, desde seus primórdios até o século XIX. As queimadas eram realizadas para facilitar a ocupação da terra e a prática da agricultura.

Resposta da questão 58:

[D]

Questão de interpretação e comparação que requer alguma atenção e mais do que conhecimento histórico, mas as novas tendências de interpretação da História. Os dois textos divergem quanto os motivos da guerra, sendo que o segundo texto apresenta uma crítica ao primeiro, ao considerá-lo “ideológico” e sem base documental.

É importante lembrar que, se a História é uma ciência humana, passível de interpretações diferentes onde as ideologias têm naturalmente visões diferentes, a História deve ser escrita a partir de base documental.

Resposta da questão 59:

[D]

Resposta da questão 60:

[E]

Resposta da questão 61:

[E]

A interpretação precisa dos artigos constitucionais mencionados no enunciado, sobretudo quanto ao da Constituição de 1934, levaria a resposta correta.

Do ponto de vista do conhecimento histórico, a Constituição de 1891 ampliou o direito de voto em relação a anterior, a de 1824 na qual o voto era censitário, mas manteve a restrição desse direito ao sexo masculino e sob determinadas condições. Na Constituição de 1934, estabeleceu-se o direito de voto às mulheres.

Resposta da questão 62:

[E]

A Constituição em vigor no Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, chamada de “Constituição Cidadã”, foi escrita no contexto de transição da ditadura do regime militar para a redemocratização do Brasil. Sua importância se justifica por representar um grande avanço em relação às Constituições anteriores. Dentre as conquistas mais significativas no que concerne ao amplo direito de cidadania destacam-se o direito de voto para os analfabetos, o voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos e a definição do crime de racismo.

Resposta da questão 63:

[E]

Resposta da questão 64:

[B]

O texto da Constituição Federal estabelece autonomia das famílias quanto ao planejamento familiar com o auxílio do Estado no que lhe compete. Porém, de acordo com a charge, a sociedade não está devidamente esclarecida quanto à importância do planejamento familiar.

Resposta da questão 65:

[C]

Resposta da questão 66:

[E]

Resposta da questão 67:

[B]

Resposta da questão 68:

[A]

Resposta da questão 69:

V F V V F

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 05/10/2012 às 13:28

Nome do arquivo: HISTÓRIA TEMÁTICAS

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Matéria Fonte Tipo

1 116561 Geografia Uerj/2013 Múltipla escolha

2 116635 História Uerj/2013 Múltipla escolha

3 116565 História Uerj/2013 Múltipla escolha

4 115241 História Uespi/2012 Múltipla escolha

5 107002 História Uerj/2012 Múltipla escolha

6 109072 História Ufpb/2012 Múltipla escolha

7 109892 História Ueg/2012 Múltipla escolha

8 108868 História Unesp/2012 Múltipla escolha

9 109070 História Ufpb/2012 Múltipla escolha

10 115249 História Uespi/2012 Múltipla escolha

11 115256 História Uespi/2012 Múltipla escolha

12 107005 História Uerj/2012 Múltipla escolha

13 109071 História Ufpb/2012 Múltipla escolha

14 112261 História Upe/2012 Múltipla escolha

15 107997 História Uerj/2012 Múltipla escolha

16 108001 História Uerj/2012 Múltipla escolha

17 106998 História Uerj/2012 Múltipla escolha

18 109202 História Ufpb/2012 Múltipla escolha

19 109380 História Fuvest/2012 Múltipla escolha

20 112233 História Upe/2012 Múltipla escolha

21 109204 História Ufpb/2012 Múltipla escolha

22 115274 História Uespi/2012 Múltipla escolha

23 112249 História Upe/2012 Múltipla escolha

24 109205 História Ufpb/2012 Múltipla escolha

25 109828 História Fgvrj/2012 Múltipla escolha

26 109073 História Ufpb/2012 Múltipla escolha

27 109829 História Fgvrj/2012 Múltipla escolha

28 109074 História Ufpb/2012 Múltipla escolha

29 114891 História Unb/2012 Múltipla escolha

30 108558 História Enem/2011 Múltipla escolha

31 100837 História Unicamp/2011 Múltipla escolha

32 100981 História Fuvest/2011 Múltipla escolha

33 104249 História Ufsm/2011 Múltipla escolha

34 100811 História Unicamp/2011 Múltipla escolha

35 104458 História Upe/2011 Múltipla escolha

36 95176 História Uerj/2011 Múltipla escolha

37 100721 História Uff/2011 Múltipla escolha

38 104250 História Ufsm/2011 Múltipla escolha

39 102261 História Ufu/2011 Múltipla escolha

40 95174 História Uerj/2011 Múltipla escolha

41 100831 História Unicamp/2011 Múltipla escolha

42 100619 História Unesp/2011 Múltipla escolha

43 95178 História Uerj/2011 Múltipla escolha

44 101224 História Udesc/2011 Múltipla escolha

45 95169 História Uerj/2011 Múltipla escolha

46 100814 História Unicamp/2011 Múltipla escolha

47 100617 História Unesp/2011 Múltipla escolha

48 103928 História Espm/2011 Múltipla escolha

49 100983 História Fuvest/2011 Múltipla escolha

50 104460 História Upe/2011 Múltipla escolha

51 108563 História Enem/2011 Múltipla escolha

52 95177 História Uerj/2011 Múltipla escolha

53 103925 História Espm/2011 Múltipla escolha

54 100442 História Enem/2010 Múltipla escolha

55 98204 História Uece/2010 Múltipla escolha

56 96961 História Ufg/2010 Múltipla escolha

57 101629 História Enem 2ª aplicação/2010 Múltipla escolha

58 100437 História Enem/2010 Múltipla escolha

59 85647 História Ibmecrj/2009 Múltipla escolha

60 85720 História Pucsp/2009 Múltipla escolha

61 90416 História Enem/2009 Múltipla escolha

62 91963 História Enem cancelado/2009 Múltipla escolha

63 85605 História Fgv/2009 Múltipla escolha

64 91980 História Enem cancelado/2009 Múltipla escolha

65 70487 História Ufg/2007 Múltipla escolha

66 72635 História Uel/2007 Múltipla escolha

67 70609 História Fuvest/2007 Múltipla escolha

68 75334 História Ufu/2007 Múltipla escolha

69 82231 História Ufal/2007 Múltipla escolha

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches