TRADIÇÃO & CULTURA



A REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª REGIÃO

TRADICIONALISTA

ACESSE o novo galpão virtual: primeiraregiaors..br

Nº 107

No ar desde o dia 04 de julho de 2003

Alvorada/RS, 08 de dezembro de 2006

Bueno! Estamos chegando mais uma vez para adentrar no teu rancho para darmos continuidade à REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA DO RIO GRANDE DO SUL, que tem por objetivo, divulgarmos entre nós TUDO o que acontece em nossos CTGs.

E se o vivente não que mais receber a REDE DE INFORMAÇÕES, basta enviar um CHASQUE ELETRÔNICO, solicitando descadastramento para o Valdemar Engroff - valdemar@.br ou gaucho.valdemar@.br ou gaucho.valdemar@.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Visite a NOVA comunidade da 1ª Região Tradicionalista do RS no galpão virtual do tal de ORKUT. Acesse e participe:

Agora o vivente tem um NOVO AMIGO VIRTUAL no de galpão virtual do tal de ORKUT. Acesse e seja AMIGO da 1ª Região Tradicionalista do RS. É só acessar e participar:

CHASQUES & NOTÍCIAS

ESPECTATIVA NO TOMBAMENTO DO GRÊMIO GAÚCHO

Bueno! Como tradicionalmente acontece nas quartas-feiras na Churrascaria Galpão Crioulo em Porto Alegre, a Confraria da Campesina, capitaneada pelo comunicador Dorotéo Fagundes e esposa, se reúne para debater assuntos culturais com ícones da tradição e da cultura do nosso Estado.

No dia 22 de novembro, a charla aconteceu num galpão ao lado da churrascaria, com a presença dos anfitriões Dorotéo e esposa, Paixão Côrtes, Manoelito Carlos Savaris, presidente do MTG do RS, Antônio Augusto Fagundes (Nico), Elma Santana, Osório Orlando Jr, jornalista Ricardo Orlandini, vereador Bernardino Vendrúsculo, Ary Moraes da Rosa, Dr. Carlos Homrich, integrantes da Maçonaria, Valdemar Engroff, da Divulgação da 1ª Região Tradicionalista, entre outros.

A abertura foi feita por Dorotéo Fagundes, desejando as boas vindas aos presentes e passou a palavra ao vereador Bernardino Vendrúsculo, que comentou da indignação e angústia do Sr, Ary Moraes da Rosa (tio Ary), a respeito do patrimônio material e histórico do Grêmio Gaúcho, “o gauchinho”, que foi fundado no dia 22 de maio de 1898, pelo patrono do tradicionalismo gaúcho – Cezimbra Jaques, que, não conseguindo se manter como entidade de culto às tradições gaúchas, se transformou posteriormente em um clube qualquer. Salientou que “este evento tem como pretensão encaminhar o tombamento do patrimônio do Grêmio Gaúcho, pois este local, quando tombado e recuperado, pode abrigar todos os segmentos culturais e históricos do Rio Grande do Sul”.

Seu Ary em seu pronunciamento, comentou histórias do gauchinho, dizendo ser ele, junto com Paixão Côrtes, “os únicos sócios vivos da primeira entidade de cunho tradicionalista, criada por Cezimbra Jaques, no final do século retrasado”. Entre os fatos comentados, citou que “para ajudar o Grêmio Gaúcho, o General Flores da Cunha doou trinta contos de réis para comemorar o Centenário da Revolução Farroupilha no ano de 1935 e que Getúlio Vargas também doou a mesma quantia naquele ano”. Ary concordou com o vereador Vendrúsculo em formar no local um centro de cultura gaúcha, pois o prédio, em péssimas condições, é formado por um quarteirão, com 40m de frente por 80m de fundos, localizado no bairro Medianeira. Pediu também que “os gaúchos arregacem as mangas e que o Rio Grande não perca o Grêmio Gaúcho”.

Paixão Côrtes comentou que depois da inauguração do Piquete de Tradições Gaúchas do Colégio Júlio de Castilhos(1947), e da fundação do 35 CTG (1948), foi realizado o primeiro baile gaúcho e na época o Grêmio Gaúcho foi procurado, mas este não oferecia condições. O baile foi realizado no Teresópolis Tênis Clube. Diversas vezes, continua Paixão, “o Grêmio Gaúcho foi procurado para fins de reativação como entidade mãe do tradicionalismo gaúcho, e em busca de documentos, mas, estes não haviam, praticamente todos estavam perdidos, a não ser alguns salvos por abnegados como o Seu Ary, que tem diversos documentos históricos guardados em seu rancho”. Naquela época, em 1947 e 1948, o gauchinho já estava descaracterizado e os eventos que aconteciam não tinham nada de cunho gauchesco.

Segundo Nico Fagundes, “Cezimbra Jaques fundou o Grêmio Gaúcho, pois, soube que no Uruguai foi fundada uma Associação Nativista para preservar os valores do gaucho uruguaio”. Mas, continua Nico Fagundes, Cezimbra queria mais entidades pelo Rio Grande afora. Surgiram em Pelotas, Bagé e Santa Maria, mas tudo esmoreceu, pois nada estava ameaçado. Com a transferência do Coronel Cezimbra Jaques para o Rio de janeiro, acabou esmorecendo também o Grêmio Gaúcho, desaparecendo o embrião do Movimento Tradicionalista, passando a ser uma sociedade comum e de baixo nível. E no nosso Estado, todas as entidades que nasceram com fins tradicionalistas se transformaram em sociedades civis comuns.

Em 1943 era fundada a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, por jovens alemães, gaúchos por opção. Também em Ijuí, Dr. Laureano de Medeiros fundava o Clube Farroupilha, em defesa do gauchismo. Após a segunda guerra, a tendência era a invasão cultural americana, que no Rio Grande foi “barrada” em 1947 por Paixão Côrtes e mais sete magníficos, que se rebelaram, se levantaram e desfilaram a cavalo por Porto Alegre. Nico também falou que o Grêmio Gaúcho não teve a oportunidade que o Paixão Cortes teve, “mas hoje a oportunidade de resgate passa pela Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre”.

Usando a palavra, o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris enfatizou que a luta encabeçada há anos pelo Seu Ary, praticamente sozinho, e que nesta data, neste galpão, “estamos traçando um marco importante rumo ao tombamento, que é o caminho mais adequado e o Grêmio Gaúcho, mesmo não existindo mais como entidade, é um patrimônio histórico da sociedade portoalegrense”. Salientou também que o museu do gaúcho foi criado por lei em 1999, mas o mesmo ainda não foi instalado e existe a grande possibilidade, de, o governo municipal com a combinação de esforços, instalar o museu do gaúcho neste local. Prefere também que no local sejam instaladas entidades dedicadas à cultura e não para festas, “em respeito ao objetivo inicial do Grêmio Gaúcho, pois, as festas devem ser realizadas nos galpões dos CTGs”.

O senhor Osório Orlando Jr, do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Porto Alegre, salientou e agradeceu à “aula de história que acabou de assistir”, sendo matéria de registro vivo. Achava que se tratava de apenas mais um tombamento. Mas chegou à conclusão que é uma proposta de congregação da história, sendo muito mais do que um tombamento e falou que há um projeto de um museu, que precisa se adaptado à realidade atual. Falou em “projeto auto-sustentável” e que a temática gauchesca é do interesse da sociedade.

Finalizando, Dorotéo Fagundes comentou que a energia formatada neste galpão está acima de qualquer interesse pessoal ou de alguma entidade, “e que o sonho do Seu Ary deixe de ser angústia”, pois, sairemos deste galpão com a convicção do tombamento do Grêmio Gaúcho. Terminou dizendo que “Nação se faz com cultura forte e economia forte” e que “está nascendo um projeto que Cezimbra Jaques preconizou, Paixão Côrtes formatou e para a atualidade é o pontapé inicial rumo ao resgate do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul”.

Chasque de autoria de Valdemar Engroff, presente nesta charla, em 22 de novembro de 2006.

------------------------------------------------------------------------------------------------

O CHASQUITO: GRANDE PARCEIRO DA 1ª RT

Bueno! O CTG Raízes do Sul, referência cultural no Rio Grande do Sul, agora é parceiro direto da 1ª Região Tradicionalista do RS, pois, no seu galpão virtual, através do Chasquito – jornal virtual, inserido na própria página do CTG na internet, quase que instantaneamente a edição da REDE DE INFORMAÇÕES, desde a edição anterior, a de nº 106.

Parabéns ao parceiro e amigo Paulo Guimarães, ao CTG Raízes do Sul pela parceria, sua patronagem, quadro associativo, conselho de vaqueanos. Não é por acaso que o CTG Raízes do Sul é referência cultural no Rio Grande do Sul. Grande abraço. Valdemar Engroff.

------------------------------------------------------------------------------------------------

UM RECANTO PARA ABRIGAR O LAÇADOR

Dotada de estacionamento e espaços de lazer, nova praça onde será instalado símbolo gaúcho em Porto Alegre deve ser inaugurada em março, a 600 metros do local em que hoje é mantida a estátua.

Depois de dar boas-vindas aos visitantes de Porto Alegre na urbanizada entrada da cidade por 48 anos, um dos principais símbolos gaúchos se mudará para um recanto. O prefeito José Fogaça anuncia hoje a construção do Sítio do Laçador, que ocupará uma área de 4 mil metros quadrados na Avenida dos Estados, a 600 metros da atual localização da estátua.

A mudança assegura que a administração municipal execute um viaduto para permitir a ligação da Terceira Perimetral aos bairros Humaitá e Navegantes e à BR-290 (freeway). Se não houver a remoção, que ocorrerá em janeiro, o símbolo desaparecerá diante da construção.

- O viaduto oferecerá uma oportunidade para uma região que vem sendo degradada por não ter comunicação com o resto da cidade - explicou o prefeito.

Na avaliação de Fogaça, o novo espaço, que deve ser inaugurado em março, dois meses depois da transferência, dará visibilidade ao monumento. O Laçador vai mirar o horizonte sobre uma coxilha gramada de 3,5 metros , no caminho dos visitantes que chegam à Capital pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho. A praça terá ainda espaços para convivência entre os visitantes, plataforma para celebrações tradicionalistas e estacionamento para cerca de 60 veículos. O investimento atingirá R$ 1 milhão, numa parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada.

- Diferentemente do atual local, será um espaço com facilidade de acesso e bonito, que estimulará a confraternização - disse o prefeito.

Regionalistas acompanham mudanças com desconfiança

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, teme que, com a troca, a estátua perca a exposição, ao contrário do que diz a prefeitura.

- O projeto é muito bonito, mas receio que não seja o melhor para o Laçador. Por nossas medições que fizemos no local, o monumento pode perder visibilidade - disse.

Apesar de sua posição, o tradicionalista garantiu que o MTG não baterá o pé contra a transferência. Ele crê nos esforços do governo da Capital em assegurar boas condições para o ícone gaúcho.

Fonte! Jornal Zero Hora de Porto Alegre – RS, do dia 07 de dezembro de 2006.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

O VERDADEIRO CORAÇÃO DO BRASIL

Brasil, oh! Brasil, terra paradisíaca, dotada por Deus de uma natureza diversificada impar, Rio grande do Sul, oh! Rio Grande dotado por Deus por uma natureza e um clima que temperado com o ardor das batalhas e esfregas para manter esse chão sagrado gerou essa raça varonil, indomada, destemida, guerreira, pioneira, ética, integra, politizada, com amor à liberdade, responsável, nativista e associativa.

Sim, os gaúchos esse povo diferente do resto do Brasil têm suas características próprias, coragem nem se fala, por muitos anos sustentou uma revolução contra o resto do Brasil para lutar por melhores condições financeiras, políticas e sociais para seu povo, trabalhador como poucos, testemunho é a quantidade de gaúchos emigrados pelo Brasil afora gerando riquezas e trabalho por aonde chegam, mais ética, sim, pois pelo caldeamento de raças e índole os valores morais e políticos aqui são mais apurados que do resto do Brasil, nativista como poucos povos dão tanto valor à sua terra natal.

Espírito associativo é que não nos falta, prova disto é o orçamento participativo, modelo de gestão elogiado pelo mundo todo, enfim tudo isso gerou esse estado e esse povo que hoje tem para se orgulhar de ter colonizado o Brasil, tem o povo mais politizado, até já formaram a sua própria Republica, encabeçaram revoluções que acabou com a República Velha da política café com leite, e introduziu o Estado Novo. A maioria dos presidentes e ditadores são gaúchos. É o estado com melhor qualidade de vida do Brasil, a cidade brasileira com melhor expectativa de vida é do Rio Grande do Sul, por onde passam os gaúchos trazem progresso por serem trabalhadores e arrojados em suas iniciativas, enfim falar das qualidades desse espírito gaúcho seria encher páginas, mas tudo isso corrobora o que vou dizer agora:

O Rio Grande do Sul é o verdadeiro Coração do Brasil

Se não bastasse tudo isso que falei, sendo o centro de tantas coisas boas, não o centro geográfico, pergunto qual estado brasileiro tem o formato de coração? Já pararam para olhar esse detalhe, pois olhem o mapa do nosso querido estado tem o formato de um coração. Esse é o coração do Brasil meus senhores, central de forças positivas irradiando energia e exemplo para o restante do país e ainda espalhando essa raça para todos os rincões para dar o exemplo de perseverança, altivez, cedendo aos outros pagos parte do seu povo para ajudar a desenvolver a economia e a características pouco altivas que por ventura encontrarem em outros Estados.

Chasque enviado pelo autor Paulo Guimarães, editor do Chasquito, órgão oficial de Divulgação do CTG Raízes do Sul de Porto Alegre. Acesse: .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CARTA DE 2095

A partir do ano de 2006 com os Cursos CFor Avançado e com o conhecimento adquirido, multiplicado e sendo o tradicionalismo um modo de vida a ser oferecido por ser consistente e flexível, como já deu provas em todas as épocas, e baseado em seus valores básicos: o espírito associativo, o nativismo, o respeito à palavra dada, a defesa da honra, a coragem, o cavalheirismo, o amor à liberdade, o sentimento de igualdade, a politização e o senso de modernidade, apresentamos a realidade de 2095 :

A falta de água é o principal problema, além de outros de preservação do meio ambiente enfrentado no momento, o tradicionalistas por sua índole de preservação dos reais valores, são o melhor exemplo, nos CTGs , que hoje são milhares em todo o mundo é debatido e ensinado às pessoas a preocupação em manter essa riqueza que são os recursos hídricos, os CTGs se tornaram pólos irradiadores do conhecimento, conseguindo no seu meio que esse problema não seja tão grave como no resto do mundo, assim nos núcleos tradicionalistas e outros por esse influenciado a água ainda existe em quantidade necessária para a manutenção da vida, ainda podemos tomar oito copos de água por dia e não meio copo como acontece em algumas regiões, onde os recursos hídricos foram totalmente aniquilados. Nos CTGs se ensina as maneiras de reciclar a água utilizada sem jogar fora nada. .Um cientista tradicionalista achou um substituto para o petróleo usando a energia solar, hoje todos os carros através de suas superfície, têm poros, que retiram do próprio sol a energia necessária para se deslocarem, tudo de maneira limpa e inesgotável.

Os gaúchos sempre foram mais éticos em relação às demais pessoas, os tradicionalistas mais ainda, assim a partir de 2006 mais e mais lideranças MTG foram formadas e por serem mais éticas estão sendo requisitados para colaborar em todos os níveis, políticos econômicos e sociais, a sociedade está tendo mais ética nas ações e assim mais sucesso. Éramos 3 milhões, hoje somos 30 milhões de tradicionalistas multiplicadores da ética e da cultura e com isso influenciando positivamente um número sem fim de pessoas.

Por ser sempre mais moderno em relação aos demais, os tradicionalistas são hoje referência em Cibercultura, os CTGs, são núcleos irradiantes da cultura, tudo de maneira rápida e instantânea, o sementinha plantada em 2006 , através dos poucos sites, hoje germinou e milhares de sites interativos ensinam a cultura e a maneira de viver tradicionalista para milhões de pessoas .Hoje professores formados pelo tradicionalismo ensinam ao mundo todo, além das idéias próprias, matérias como; controle demográfico, preservação da biodiversidade, controle do efeito estufa, políticas de incentivo a pequena agricultura , práticas de saúde pública, ética nas ações .

Cientistas do meio tradicionalista criam e difundem projetos de erradicação da pobreza, cancro existente em épocas passadas e que hoje graças a visão futurista dos gaúchos está melhor solucionada.

Comprovando a máxima dos gaúchos de serem pioneiros e estarem sempre à frente das coisas no seu tempo está a fundação do CTG DESGARRADOS DA TERRA, na recém formada colônia no planeta Marte.

O mundo está um pouco melhor, mas isso se tornou possível, após a cultura tradicionalista ser melhor difundida para todos, fato que começou em 2006 com os cursos e palestras promovidos pelos dirigentes do MTG da época. A multiplicação do conhecimento, acontecido a partir desse ano e que chamamos da QUARTA ONDA, ou seja, uma onda de cultura, ética, amor e espírito associativo que se espalha pelo mundo todo e além fronteiras da terra trazendo felicidade e prosperidade a todos.

Chasque enviado pelo autor: Paulo Guimarães, editor do Chasquito, órgão oficial de Divulgação do CTG Raízes do Sul de Porto Alegre. Acesse: .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CFOR QUALIFICANDO OS TRADICIONALISTAS

CFOR: porque fazer um curso como este?

Num país e estado aonde a educação vai tão mal, onde verificamos com toda a sua brutalidade a frase de Bertand Russell, “O homem nasce ignorante, não estúpido; o que o torna estúpido é a educação",ou seja a educação que têm.Todos os que terminarem o curso serão educadores, multiplicadores, quer queiram ou não e cada triunfo individual, cada “estudo" publicado , como se diz, é uma demonstração de que não somos, necessariamente, imbecis. Então vamos falar de educação e CFor.

Nascemos ignorantes, mas pela educação deixamos de ser estúpidos, ou seja, devemos estudar preparar-nos para a vida e também para ensinar, por quê?

O grande mal do nosso País e do atraso econômico é a falta de priorização de políticas educacionais. O dia em que a educação for prioridade começaremos a deixar de ser atrasados e pensar que teremos um futuro mais promissor para as futuras gerações. Tudo começa na Educação, em aprender, para então ensinar, transmitir aos demais, por isso devemos fazer o CURSO CFor BÁSICO E AVANÇADO, para conhecermos as origens e princípios do Tradicionalismo e cultura gauchesca e assim poder com segurança do conhecimento adquirido transmitir a quem possa querer.Então para que o Tradicionalismo seja bem aceito pela sociedade, compreendido pelas crianças que serão os nossos futuros guardiões da cultura gauchesca devemos preparar-nos e bem preparar, não adianta ficarmos assistindo a incompreensão geral, reclamarmos da falta de apoio das autoridades, que somos tachados de grossos, que a imprensa não atende nossos reclames, se não fizermos um trabalho de base em educação, pois tudo começa ai, na educação das crianças, jovens para então começarmos a reverter o processo de esquecimento e incompreensão da sociedade.

Quando vemos nossas Entidades morrendo culturalmente, somente preocupadas em atividades lucrativas, deturpando a verdadeira cultura.

Quando vemos entidades onde os Patrões usam a entidade para promoção pessoal e benefício próprio, estimulando somente o culto de sua personalidade.

Quando visitamos entidades e constatamos várias pessoas, inclusive crianças com chapéu na cabeça, as vezes americanizado pensamos que conservar o modo gaúcho de viver, herdado de nossos antepassados, é um dos deveres de todos os Tradicionalistas Gaúchos.

Quando vemos prendas com vestimentas inadequadas à tradição e fora do recato, que é um ponto forte dos trajes femininos gaúchos.

Quando vemos CTGs sendo palco para difusão de cultura alienígenas, como recentemente se tornou público com a repercussão sobre a desfiliação do CCN Nova Raça de Canoas, pois tinha se transformado em local de difusão da Tchê Music , tipo de música que nada condiz com a nossa verdadeira vertente musical gaúcha, pois além de não ser gaúcha, mostra as reais intenções dos organizadores em reunir multidões para simplesmente lucrar sem preocupação com os bons costumes.

Quando vemos reportagens em jornais que não condizem com a realidade tradicionalista, pois são desprovidas de conhecimento da realidade dos CTGs e assim desconhecendo falam mal, não apoiando as verdadeiras ações culturais.

Quando vemos CTGs sendo mal administrados em sua situação financeira, desprovidos completamente de estrutura empresarial para assim poderem sobreviver, e sem ter como sobreviver virarem mortos vivos culturais.

Quando vemos CTGs, que não se preocupam em bem divulgar seus eventos, achando que basta fazer por fazer, que o próprio evento se auto divulgará para quem nele vier.

Quando vemos escolas sem ensino de História do Rio Grande do Sul nos currículos, falamos escolas em qualquer nível, como a própria Faculdade de História, que só tem uma matéria de história do Rio Grande do Sul em um semestre do curso, como querer que as crianças e jovens que são o grande patrimônio do nosso futuro, por serem elas que irão gerir as nossas entidades e a nossa pátria sejam totalmente alienadas da cultura tradicionalista, como querer que gostem da tradição gaúcha se não a conhecem.

Quando vemos CTGs aonde ao chegar à época da eleição não aparece nenhum associado para se candidatar a conduzir a entidade na próxima gestão, onde os associados não ajudam a patronagem a levar adiante a administração , só se preocupando em usar o CTG como um local de lazer e diversão e creche para as crianças, etc., deixando assim os dirigentes sozinhos e com dificuldades para gerir os destinos da entidade, pois sem apoio muito pouco podem fazer.

Após tudo isso, penso ter citado fatos que justifiquem porque fazer o CFor, para que tudo isso que falei não aconteça,não adianta ficar só reclamando, devemos sim é começar a nos preocupar em educar as pessoas, pois é por falta de conhecimento, que muitas vezes fazem o que fazem, vamos estudar para depois ensinar. Nós como lideranças, após estudar, temos o dever de difundir a verdadeira cultura tradicionalista, por isso tudo a grande importância do Cfor.

Peço que reflitam sobre o que vou perguntar agora:

Qual a diferença, por exemplo, entre os países ricos e os pobres?

Muitos dizem que os ricos são nações que por terem mais idade tiveram mais tempo para se desenvolver, mas como já foi pesquisado e anunciado, a questão central não é essa, pois se fosse assim, países pobres como a Índia e o Egito e que tem mais de 2000 anos não seriam pobre, por outro lado nações como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, também seriam pobres, pois há 150 anos atrás eram inexpressivos e hoje são países desenvolvidos e ricos. A diferença também não reside nos recursos disponíveis que a natureza deu para cada país, pois se fosse assim países como o Japão, com um território montanhoso,e inadequado para a agricultura e criação de gado, não seria um das primeiras economias do mundo atual, o país é como uma imensa fábrica flutuante importando matéria prima do mundo todo e exportando manufaturados, e assim temos vários outros exemplos de outros países que não vou citar. As diferenças intelectuais também não são significativas, mas então qual o segredo do sucesso dessas nações? Qual é então a diferença?

A diferença é a atitude das pessoas, moldada ao  longo dos anos pela educação e pela cultura. Ao analisarmos a conduta das pessoas nos  países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os  seguintes princípios de vida:

1. A ética, como princípio  básico.

2. A integridade.

3. A responsabilidade.

4. O respeito às leis e  regulamentos.

5. O respeito pelo direito dos demais  cidadãos.

6. O amor ao trabalho.

7. O esforço pela poupança e pelo  investimento.

8. O desejo de superação.

9. A pontualidade.

Nos países pobres apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.

Somos pobres porque nos falta  atitude. Falta-nos vontade  para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

Porque falei tudo isso das diferenças entre as nações pobres e as desenvolvidas?

Falei porque também em relação aos CTGs e ao Tradicionalismo a origem do insucesso é o mesmo, ou seja, falta mudar a atitude das pessoas e só se muda as atitudes com educação e cultura.

Também podemos ver CTGs onde todos querem levar vantagem sobre os outros de qualquer maneira, sem ética nenhuma nas atividades e CTGs onde ao verem as coisas erradas, a maioria diz: DEIXA-PRA-LÁ.

Nesses CTGs temos que mudar a atitude das pessoas e assim começar o processo de mudança dentro das entidades. Devemos ter memória viva e não esquecer os nossos erros e dos outros e assim desenvolver a educação e a cultura nos CTGs.

Como querer que os patrões, integrantes de Patronagem, coordenadores ,conselheiros, instrutores e avaliadores de danças, professores de peões e prendas regionais, participantes de departamentos jovens façam as coisas certas dentro da ótica tradicionalista, se não estão preparados?

Para isso temos o CFor que tem como objetivos principais:

- Instrumentalizar às lideranças que, direta ou indiretamente, contribuem para a formação dos jovens tradicionalistas.

- Difundir a filosofia e os objetivos do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG entre os tradicionalistas e a comunidade em geral.

- Estreitar e aprimorar as relações entre instrutores, ensaiadores, avaliadores, patronagem, coordenadores, conselheiros e diretoria do MTG.

E após o CFor como devemos ensinar ?

Quem aceita a abençoada missão de ensinar, deve especializar-se nessa arte de formar os caracteres dos seus educandos, muito mais do que adestrar-se em passar informações pura e simplesmente.

É preciso que aqueles que se dizem professores ou palestrantes tenham consciência de que cada criatura que passa por uma sala de aula, levará consigo, para sempre, as marcas indeléveis de suas lições. Sejam elas nobres ou não.

É imprescindível que os educadores sejam realmente mestres, no verdadeiro sentido do termo.

Que ensinem com sabedoria, entusiasmo e alegria.

Que exemplifiquem a confiança, a paz, a amizade, o companheirismo e o respeito.

Por fim, todo palestrante ou professor deverá ter sempre em mente que a sua tarefa é uma das mais nobres, porque é a grande responsável por iluminar consciências e formar cidadãos de bem e cultos. 

Mestre verdadeiro é aquele que ajuda a esculpir nas almas as mais belas lições de sabedoria.

Devemos ser tudo isso, para então termos sucesso na nossa missão de educadores e transmissores de cultura.

Componentes do CTG RAÍZES DO SUL, que participaram do Cfor Básico no dia 02/12/2006 (seis integrantes):

• PATRÃO: Flavio Luiz Pérego - F: 9846.6128

• 1º CAPATAZ: Luiz Ernani Ferreira de Souza- PENA -F: 3386.6292/9961.4703

• AGREGADA DAS PILCHAS OU GUAIACA: Dione Aparecida Mattos de Souza - F: 9803.0358

• Secretária do Conselho de Vaqueanos - Daniela Siqueira Jackle

• Ex Agregada das Pilchas – Marisa Auler Guimarães

• Desenvolvedor Gráfico do Galpão Virtual e peão da invernada juvenil - Silvano Ozyrys Auler Guimarães.

Chasque enviado por Paulo Guimarães – editor do Chasquito, órgão oficial de divulgação do CTG Raízes do Sul de Porto Alegre – RS.

A propósito!

Quantos integrantes da patronagem ou do quadro associativo do TEU CTG participaram deste CFOR? E quantos vão participar do primeiro CFOR Básico a ser realizado em 2007???? Não fique de fora! FAÇA COM FEZ O CTG RAÍZES DO SUL!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

BLOG DA RÁDIO RURAL AM 1120

Bueno! A Rádio Rural AM 1120 está com o seu blog na Internet. O endereço é .br/blogradioruralam. O espaço, que permite a participação dos ouvintes, divulga os principais eventos da cultura regional gaúcha e mostra os bastidores da Rádio Rural.

Chasque enviado pelo Coordenador Geral da Rádio Rural – Marcelo Machado – marcelo.machado@.br.

Sintonize a Rádio Rural na faixa AM 1120; pela antena parabólica no Canal Rural, modificando o áudio até sintonizar a rádio ou na internet pelo galpão virtual .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CLIC RBS LANÇA BLOG SOBRE TRADICIONALISMO

O portal do grupo RBS na internet, o clicRBS, lançou um blog dedicado ao tradicionalismo. Chamado "Roda de Chimarrão", a página será atualizada

diariamente, com informações e fotos sobre a cultura gaúcha. O espaço surgiu durante a cobertura dedicada pelo portal à Semana Farroupilha de 2006, mas agora vai receber notícias permanentemente. Dicas de bailes, rodeios e o dia-a-dia de prendas e peões do Estado, do Brasil e do Mundo vão estar no blog. O endereço é .br/rodadechimarrao.

Chasque enviado por Giovani Grizotti – giovani.grizotti@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG, COMUNIDADE E GOVERNO JUNTOS NA VITÓRIA.

Por quê? Todos vitoriosos? Porque o CTG teve a sua importância reconhecida, sua integração com a comunidade consagrada, a necessidade de sua existência com o espaço atual e continuidade cantada por todos os oradores.

A comunidade saiu vitoriosa porque soube mostrar que unida jamais será vencida, o espetáculo democrático participativo que se viu foi de arrepiar a todos. As lideranças comunitárias souberam capitanear a vontade da população e traduzir em palavras a vontade e a necessidade de contar com o CTG no local em que se encontra cada vez mais forte e prestigiado.

E o governo como saiu vitorioso?

Saiu, porque, apesar da insistência do Secretário da SMAM soube captar o anseio da massa, soube buscar a vontade de todos e ai seu mérito em buscar e concordar.

E como foi construída essa vitória?

Foi construída com a união dos tradicionalistas liderados pelo Editor do Chasquito e as lideranças comunitárias, que juntos mobilizaram, planejaram e executaram todos os atos necessários para o bom êxito da reunião. Nunca um CTG obteve tanto apoio comunitário como agora nós tivemos nesse dia, mas isso não foi conseguido de graça ou em um dia só, foi o resultado de um trabalho, graças a integração social, cultural, assistencial do CTG com a população do Bairro onde está situado. O apoio entusiasmado de todos foi porque o CTG nos últimos tempos se tornou um local da reunião das lideranças da região, sempre presente e atuante para lutar pelas necessidades de todos.

E o que se viu nesse dia?

Vimos uma grande presença da população, que atendeu o chamado da organização da reunião, unida, entusiasmada e ordeiramente soube lutar pela preservação e fortalecimento do CTG, dizemos do CTG, mas o mais correto seria dizer pelos interesses da própria população, que é o que compõe a Entidade.

Após a saudação e abertura dos trabalhos pelo Patrão Sr. Flavio Pérego falou o Presidente do MTG Sr. Manoelito Carlos Savaris, historiando sobre a ocupação do CTG Raízes do Sul e a necessidade de sua preservação, após o Sr. César Busatto, representando o Prefeito, Secretário da SMAM Alberto Pretto Moesch e o Sr. Mauro que é Diretor da Fasc, falando da parceria que tinha com o CTG. zes do Sul e a necessidade desua preservaç a ocupaçe o som advindo da vizinhança nquase toda a sua fam

Vimos o primeiro orador o Padre Luciano de Souza Oliveira, grande orador e Líder Espiritual do Bairro, Pároco da Igreja Senhor Bom Jesus com suas palavras eloqüentes mostrando a necessidade de em cada praça ter um CTG para assim a juventude ter um porto seguro para ancorar seus anseios e aprender o correto e o que é bom para suas vidas.

Vimos o Conselheiro Copinaré Acosta do FROP-Leste falar sobre a necessidade de termos a decisão da reunião registrada em ata e de que realmente seja elaborada e respeitada a minuta da conversação.

Após falou o Coordenador da 1ª RT Sr. Nelson Lima dos Santos defendendo que não seja tomado um centímetro sequer do CTG e pedindo mais diálogo com o poder público.

Após vimos a líder da Vila Pinto do CEA (Centro de Educação Ambiental), Sra. Marli Medeiros, respeitadíssima líder comunitária com reconhecimento mundial pelo seu trabalho desenvolvido em prol de sua gente dizendo que em frente a sua Entidade tinha um local para fazer uma praça e que também além da praça queria um CTG nessa mesma praça.

Os moradores da frente do CTG se manifestaram a favor do CTG, apenas um, já conhecidas as suas razões particulares se manifestou contra, os outros todos disseram que não se incomodam com o som que vem do CTG, exemplo disso foi a moradora Valquíria Reis, irmã do morador contrário, moradora bem próxima afirmando não se sentir incomodada com a vizinhança com o CTG, e que seu pai Senhor Ido José dos Santos, já falecido também morador da frente foi pessoa importante na construção do galpão do CTG, e que recentemente por ocasião da comemoração do aniversário teve seu trabalho reconhecido em especial homenagem com o comparecimento de quase toda a sua família. Também o Sr. Eduardo Chardosim corroborou com o que foi dito dizendo que seu avô de 76 anos, morador da frente não se sentia incomodado com o barulho que vinha do CTG.

Tivemos também a oratória do Conselheiro Nelson Guimarães do Frop, da Sra. Betty, Presidente da Associação da Vila Divinéia que também defenderam veementemente a posição do CTG. Se fossemos ouvir a todas as lideranças presentes e favoráveis com certeza uma noite não chegaria.

Dois Vereadores tiveram discursos eloqüentes, o Vereador Bernardino Vendrúscolo, líder do PMDB e o Vereador Nereu D’Ávila líder do PDT, os dois em defesa do CTG.

Defendendo a situação do CTG, quanto à altura do som, falou o Ex-Patrão Pimenta, que mostrou laudo pericial judicial comprovando que o som advindo do CTG para a vizinhança não ultrapassava o permitido.

Enfim após todas as manifestações unânimes em favor do CTG o Secretário César Busatto propôs que se fizesse um termo de cooperação em que o CTG, SMAM e a comunidade se comprometeriam a cuidar da praça em torno, que junto com a comunidade será decidido o mais adequado e de acordo com as necessidades da população do Bairro.

E para terminar falou Paulo Guimarães, representante do CTG nessa luta dizendo-se agradecido pela presença de todos, mas pedindo que a ata que estava sendo feita fosse assinada pelos representantes do governo e pela comunidade presente à reunião, e foi o que ocorreu a seguir coroando assim a luta de quase dois meses, luta árdua, mas que terminava com a vitória dos interesses do meio tradicionalista e comunitário. A ata foi assinada pelo Secretário César Busatto e pelo Secretário da Smam Alberto Pretto Moesch, pelos componentes da mesa e após pela população que fez questão de fazer fila para assinar, dando legitimidade a um ato histórico para o CTG e para a comunidade. Assim encerrou-se a reunião com a vitória da vontade do povo.

Chasque de autoria de Paulo Guimarães - Editor do Chasquito, órgão oficial do CTG Raízes do Sul de Porto Alegre.

------------------------------------------------------------------------------------------------

PARABÉNS ABNEGADOS DO CTG RAÍZES DO SUL

Bueno! No dia 23 de novembro, a angústia da sociedade tradicionalista de Porto Alegre, da 1ª Região Tradicionalista e de todo o Rio Grande do Sul estava aflita e com os olhos e ouvidos direcionados ao Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, mais precisamente, no galpão do CTG Raízes do Sul.

Luta árdua liderada por Paulo Guimarães, que na patronagem anterior deste CTG era o Capataz e atualmente é do Conselho de Vaqueanos e continua sendo o editor do Chasquito, órgão oficial de divulgação do CTG na internet, conseguiu, que a comunidade e os diversos segmentos culturais defendessem o CTG perante a Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre.

Os trabalhos foram mediados por Manoelito Carlos Savaris, presidente do MTG. O governo municipal estava representado por César Buzatto, que tranquilizou os tradicionalistas e as demais entidades locais ali representadas que “a intenção do prefeito é regularizar a situação dos CTGs em Porto Alegre” (aplausos). Buzatto ainda falou que “o governo está fazendo um protocolo de cooperação entre a prefeitura e o CTG e que será posto à apreciação, antes de ser assinado, num evento democrático como este”.

Por sua vez, o secretário Beto Moech salientou que a secretaria do Meio Ambiente está disciplinando o usos dos CTGs em praças. Falou da situação do CTG Tiarayú, que está muito bem encaminhada. Salientou também que o evento que ora está acontecendo no CTG Raízes do Sul “é para saber o que os moradores querem desta área: transformá-la em praça ou manter as instalações do CTG”. Assim, na cidade, cada CTG vai decidir com o conjunto da população o que vai decidir sobre a praça em questão..

No seu comentário, o vereador Bernardino Vendrúsculo, iniciou cumprimentando Paulo Guimarães (aplaudido de pé) e seguiu dizendo que dificilmente um CTG se instala em área privada e faz um trabalho comunitário e público onde muitas vezes o poder público não chega.

As lideranças comunitárias e autoridades do tradicionalismo gaúcho, que se sucederam no uso da palavra, foram categóricas: não permitirão que o CTG Raízes do Sul perca um centímetro do seu galpão.

Isso se deve ao trabalho comunitário realizado pelo CTG, pois em seu galpão, são realizados eventos beneficentes, com a cedência sem ônus às entidades comunitárias diversas do Bairro Bom Jesus. Também foi levado em conta o trabalho cultural sério que é realizado, combinado com o trabalho social, onde crianças, que em vez de estar nas ruas, no perigo da perdição das drogas, estão lá no CTG aprendendo a dançar e a cultuar a nossa tradição. E a comunidade vê, pelo que se pôde perceber nos argumentos das lideranças, que o CTG é um local de respeito, pois é um local da presença constante da família, desde o avô até o neto, passando pelos vizinhos e amigos.

Chasque de autoria de Valdemar Engroff, presente neste evento.

----------------------------------------------------------------------------------------------

JUSTIÇA E FAMÍLIA

Buenas Amigos! Conforme nos ensina a Agenda Gaúcha, estamos na época da piracema e necessitamos respeitar nossos rios e peixes. No dia 8/12, reverenciamos o dia da família e da justiça. Que boa coincidência porque vivemos num período mundial de muita falta de família e de justiça. Não somente da justiça como instituição do aparato governamental a penalizar faltantes das regras sociais, mas sobre tudo da justeza de nós mesmos, do homem, do ser, do indivíduo. Consequentemente promotor de causas injustas contra si e contra os outros. Contra si porque se justo fosse, não sofreria pelo remoço que sedo ou tarde desponta. Contra os outros porque ouviu mais a voz da razão calculista pessoal ou de determinado grupo que pertence ou que lhe pagou, do que ouvir a voz do coração.

É certo que a crise moral porque passa os homens, o País e o mundo, verte da insensatez, da ganância de espíritos viciosos, que precisam urgente mudar sua história, passando para o estado virtuoso, a recuperar a sua família, célula inconteste da harmonia e da desarmonia social. Um homem justo dificilmente perde sua mulher, seus filhos para as drogas, para o jogo, para o roubo, e uma mulher justa também não destrói sua família.

Então creio estar certo que o dia da família e do da justiça estejam juntos, porque sendo justos os homens e as mulheres, harmoniosas serão suas famílias e indestrutíveis. Como foram dos nossos bisavós que viveram na rudeza da lida do campo, e com ele aprenderam naturalmente as regras de sobreviver, não só para comer e dormir, mas para progredir pela força, pela luz e pela beleza da natureza que é sábia, justa e que a milhares de anos mantém suas famílias dos animais e dos vegetais unidas, como deveria ser a dos homens.

Para pensar: Não basta parecer justo e de família, temos que

justamente ser.

ATENÇÃO > Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2007 – já nas lojas por R$ 26,00 ou peça para o JORNAL, e concorra a um Cavalo Crioulo e a uma viajem de 7 dias para qualquer capital brasileira / peça também o CD - DOROTÉO FAGUNDES - 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda por R$ 15,00 na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@.br. Visite o nosso site .br (palanqueando no VIA-RS o provedor de todos os gaúchos).

Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA - AM; e aos sábados das 20h00 às 21h00 no Programa Gauchesco & Brasileiro na Rádio TAQUARA e EMOÇÃO de Taquara e em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio GBOEX – Previdência Privada; PLANALTO – Transportando Cultura;

Obs > esta matéria também está na internet nas páginas:

.br; ; .br; .br; valdemargauderio..br; primeiraregiaors..br; .br

CONTATE CONOSCO > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Marta, 424 – CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@.br

Coluna Regionalismo de nº 239, de 06 de dezembro de 2006, por Dorotéo Fagundes. Colunas anteriores podem ser acessadas nas páginas valdemargauderio..br e primeiraregiaors..br.

------------------------------------------------------------------------------------------------

PRÊMIO VITOR MATEUS TEIXEIRA

OS SERRANOS comunicam aos queridos fãs e amigos que irão receber, pela TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA, o PRÊMIO VITOR MATEUS TEIXEIRA, instituído pela Assembléia Legislativa do Estado do RS.

A cerimônia de entrega está prevista para o dia 13 de dezembro próximo, nas dependências da própria Assembléia, em Porto Alegre, durante a realização de SARAU ESPECIAL, a ser organizado pelo Departamento de Relações Institucionais da Casa.

Desde já CONVIDAMOS aos nossos fãs e amigos a se fazerem presentes e estarem conosco neste dia e neste local, pois será mais um dia de glória para a música gaúcha e obviamente para OS SERRANOS.

"Um conjunto que se orgulha de ser e permanecer gaúcho"

Chasque enviado pelo grupo Os Serranos, por e-mail – osserranos@.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------

RIVERA INSTITUI FERIADO FARROUPILHA

Da coluna do jornalista Felipe Vieira: "a notícia foi recebida com grande alegria pelos representantes das mais de 50 entidades tradicionalistas de Livramento que participaram esta semana da reunião do chamado Grande Grupo. A partir de agora, o dia 20 de Setembro passa a ser feriado oficial no Departamento de Rivera para que o povo da vizinha cidade possa comemorar o "Dia de la Cultura Gaucha" ou "Cultura de la Pampa". O decreto conjunto do Senado e da Câmara de Representantes uruguaios foi aprovado no dia 8 deste mês e agora foi sancionado também pelo presidente da República do Uruguai".

Chasque postado por Giovani Grizotti, no dia 01 de dezembro de 2006, no blog Roda de Chimarrão – .br/rodadechimarrao.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

ESQUECERAM AS CHURRASCARIAS

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e o ministério do Turismo estão divulgando o "Roteiro Gastronômico" de Porto Alegre. O texto preparado pela assessoria começa afirmando que "por sua cultura gaúcha e seu povo brasileiro, Porto Alegre está entre as capitais brasileiras que mais recebem turistas". Assim, o tal roteiro é formado pela Rua Padre Chagas (e seus cafés), o Memorial do Ministério Público (sic) e o Mercado Público. Nenhuma, mas nenhuma churrascaria está incluída. Se depender do roteiro, os turistas que vierem à capital deixarão de saborear o prato típico do gaúcho, que até virou lei na Assembléia. Perdem ainda a chance de apreciar nossas danças tradicionais, apresentadas em alguns desses locais. Em tempo: o título do material de divulgação distribuído pela Associação e o ministério: "gastronomia como identidade cultural". Pode??

Chasque postado por Giovani Grizotti no dia 30 de novembro de 2006, no blog Roda de Chimarrão .br/rodadechimarrao.

------------------------------------------------------------------------------------------------

RESULTADO DO FETG

Entre os dias 2 e 5 de novembro de 2006 São José dos Campos foi palco do maior evento tradicionalista gaúcho do estado de São Paulo: o Festival Estadual da Tradição Gaúcha - FETG. O CTG Saudades da Querência orgulha-se de ter sediado o evento pela segunda vez. No Festival, realizado nas instalações do Clube de Empregados da Petrobras, centenas de tradicionalistas de mais de vinte entidades do estado participaram de provas artísticas e esportivas. No dia 2 também foi realizado o Concurso de Prendas e Peões do MTG-SP. Para completar a programação, o evento contou com dois bailes e show com Gaúcho da Fronteira.

    O CTG Saudades da Querência agradece o apoio de sócios, amigos e colaboradores, cujo esforço, dedicação e trabalho contribuíram para fazer deste evento um grande sucesso. Nossos participantes também estão de parabéns, obtendo dezenove troféus nas provas, um recorde para o CTG Saudades da Querência. Cabe lembrar que todos os que ficaram em primeiro e segundo lugares estão classificados para disputar o 9º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha - FENART- a ser realizado na cidade de Pato Branco - PR, em janeiro de 2007. Já foi disponibilizada no site do CTG a relação dos premiados, bem como uma galeria de fotos do Festival.

Chasque enviado pelo CTG Saudades da Querência, de São José dos Campos – SP. Galpão virtual .br.

------------------------------------------------------------------------------------------------

ONDE ENCONTRAR A ERVA-MATE MARCA GRANDE?

Bueno! As lojas SESI agora tem a erva-mate Marca Grande. Visite as lojas abaixo e adquire a erva do MTG:

Bagé - Loja SESI

Rua Gomes Carneiro,1052 – centro

Cachoeira do Sul - Loja SESI

Rua Marechal Floriano, 23 – centro

Campo Bom - Loja SESI

Av. Brasil,1482 – centro

Canela - Loja SESI

Av. João Pessoa,850 –centro

Canoas - Loja SESI

Rua Bagé, 58 – Bairro Niterói

Caxias do Sul - Loja SESI

Rua Emilio ribas, 1006 – Bairro Santa Catarina

Charqueadas - Loja SESI

Av. Cruz de malta, 1610

Erechim - Loja SESI

Rua Argentina, 87 – centro

Estância Velha - Loja SESI

Rua Eça de Queiroz,70- centro

Esteio - Loja SESI

Av. Presidente Vargas, 1426-centro

Gravataí - Loja SESI

Av. Dorival Cândido de Oliveira,4620 - V.Branca

Guaíba - Loja SESI

Av. Nestor Moura Jardim,1206 - Fátima

Igrejinha - Loja SESI

Rua. Gen. Ernesto Dornelles,250 - centro

Ijuí - Loja SESI

Rua do Comercio, 965 - centro

Lageado - Loja SESI

Rua Francisco Oscar Karnal,360-centro

Montenegro - Loja SESI

Rua Capitão Cruz, 1761 –centro

Novo Hamburgo - Loja SESI

Rua Teixeira de Freitas, 275 – Bairro Rio Branco

Parobé - Loja SESI

Av.das Nações, 795 – Guarujá

Passo Fundo - Loja SESI

Av. Presidente Vargas, 933

Pelotas - Loja SESI

Rua Santos Dumont,156-centro

Porto Alegre-Loja SESI:

POA-Azenha- Av. Aenha,693 Lj.1 – Bairro Azenha

POA-Cavalhada –Av. Cavalhada,2540 –Bairro Cavalhada

POA-FIERGS – Av. Assis Brasil,8787 – subsolo Sarandi

POA-Formac – Trav. Leonardo Truda, 20 – centro

POA Partenon – Av. Bento Gonçalves, 4195 – Partenon

POA- Sarandi – Av. Assis Brasil,6654 – Sarandi

Mercado Público de Porto Alegre

Banca E- Quadra 2 – Ponto do Chimarrão

Banca 16 – Rancho Gaúcho

Rio Grande- Loja SESI

Av. Cidade de Pelotas,147 – Cidade Nova

Santana do Livramento - Loja SESI

Av. AlmiranteTamandaré,2264

Santa Cruz - Loja SESI

Rua Carlos Trein Filho,347

Santa Maria- Loja SESI

Rua Walter Jobim, 835 – Bairro Patronato

Santa Rosa - Loja SESI

Rua Guerino rigo,104 – centro

Santo Ângelo - Loja SESI

Rua Duque de Caxias,1006- Bairro Dido

São Leopoldo - Loja SESI

Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 87 – centro

Sapucaia do Sul - Loja SESI

Av. Lúcio Bitencourt,1080 – Bairro Piratini

Uruguaiana - Loja SESI

Rua Domingos de Almeida,2071 – centro

Viamão - Loja SESI

Av. Liberdade,1867 – Santa Izabel

Chasque enviado por Suzana Shuschow, do MTG do RS. Outras informações pelo fone 0xx51.3223.5194 ou pelo chasque eletrônico suzana@.br.

------------------------------------------------------------------------------------------------

ALGUNS CTGs DE SANTA CATARINA

DESCONHECEM A CARTA DE PRINCÍPIOS

É lamentável que mais uma vez temos que nos deparar com notícias que são constrangedoras para o meio tradicionalista. Como alguns estabelecimentos que usam e abusam do nome: "CTG" ( Centros de Tradições Gaúchas),  para fins lucrativos e nem se quer preservam o significado destas três letras.

Fui tomar um café nos pagos de Itajaí –SC, no centro da cidade ai resolvi dar uma lida num jornal da cidade chamado "Diarinho”  e uma matéria que constava na capa do jornal me chamou a atenção cujo o titulo era “ Delegado é preso por atrapalhar investigação do MP”  então resolvi ler o tal furdunço, quando me deparo com um espaço escrito "Delegado está sendo investigado por libera festa rave, na Fazenda Silva Neto”, então pensei, seria muita coincidência pois à pouco tempo havia escrito uma matéria com este nome (CTG Silva Neto), só que tinha o CTG antes do nome do estabelecimento.

Então cheguei no rancho e fui pesquisar na tal de internet no site http:// .br , fui até o menu contatos para ver se encontrava o endereço, ver se batia com o endereço que constava no Jornal, pois não queria acreditar, já que seus rodeios estavam totalmente fora do estatuto do MTG e do acordo fechado na cidade de Pato Branco-PR, pela CBTG ( Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha), o acordado lá era que nas contratações para shows, não poderiam trazer tchê music e sertanejos, e o patrão do silva alegou que o MTG não tinha passado nada para ele.

Mas, abrir o espaço para outras fins como, por exemplo, “ Raves”  báh isso precisa que o MTG oriente também? Será que não esta faltando ele ser um tradicionalista e amar a tradição gaúcha? Já que usa bastante o nome.  Quando abri o tal site, percebi que o CTG tem o mesmo endereço que o jornal esta falando, que saía a tal de “Rave”. Neste link se clicarem poderão ver a imagem do jornal com as noticias. .

“E também me pergunto de que mais provas o MTG-SC precisa para tomar uma atitude!” Sem mais delongas: André Trindade – Um jovem sim e tradicionalista também!

Chasque enviado por André Andrade, do galpão virtual .br, dos pagos Itajaí – de Santa Catarina.

------------------------------------------------------------------------------------------------

AS BOMBACHAS DO PADRE REIS

Segundo o Dicionário Houaiss bombachas seriam calções folgados que se atavam por sob os joelhos e antigamente, no século XVIII, certos calções largos de montar. A palavra viria do espanhol calzon bombacho, espécie de calção largo, aberto em um dos lados, indo até os joelhos, que era usual na Andaluzia, provavelmente de bomba+acha+s, pelo feitio arredondado e avultado da vestimenta que sugere a figura de bomba. Diz também que entre os gaúchos eram certas calças muito largas, cingidas nos tornozelos por botões., que datava provavelmente da segunda década do século XIX.

Segundo o mesmo Dicionário Houaiss, as primeiras citações de bombachas no Brasil estariam registradas na coleção Documentos para a história do açúcar, publicadas pelo Instituto do Açúcar e Álcool. No volume 3, publicado no Rio de Janeiro, em 1963, Engenho Sergipe do Conde. Espólio de Mém de Sá (1569-1579); e no volume 2, publicado no Rio de Janeiro em 1956, Engenho Sergipe do Conde, Livro de Contas (1622-1653), este no século XVIII, página 326.

Ainda segundo o mesmo dicionário, na língua portuguesa o primeiro registro em dicionário seria de Rafael Bluteau em seu Vocabulário português e latino, 8 volumes, publicados entre 1712 e 1728.

Bombachas – Calsoens de seda que ou se trazião com tufos, ou garambazes; erão muito largos & se atavão pelos juelhos. ‘Fluxae luxitatis bracae’, ou ‘braccae, holoferic.e’. Plur. Fem.

Traduzindo a descrição: Calções de seda que ou se traziam com tufos, ou garambazes; eram muito largos e se atavam pelos joelhos.

        Explicando algumas das palavras:

Garambazes era o mesmo que barambás, coisa que vai pendendo.

Braca, ae – bragas, calções compridos, largos e apertados em baixo, usados pelos bárbaros, ou então bragas usadas pelos romanos.

Laxitas, tates – no sentido próprio era grande extensão, espaço e no sentido figurado comodidade, bem estar.

Fluxus – largo, solto, pendente, relaxado.    

O padre João da Silva Reis nasceu provavelmente na paragem chamada Boa Vista, nos campos da Lapa, onde seu pai assistia desde mais ou menos 1719. Foi batizado no dia 7 de agosto de 1730 na igreja matriz de Nossa Senhora da Luz da vila de Curitiba e era filho de João Pereira Braga e de Josefa da Silva, ambos portugueses, casados em Curitiba no dia 14 de janeiro de 1726.

Foi ordenado presbítero em 1757. Após ordenado costumava celebrar sacramentos na capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá. Foi o primeiro vigário da freguesia de Santo Antônio da Lapa, criada em 13 de junho de 1769.

O padre foi proprietário de fazendas de gado na região da Lapa.

Na relação de 1772 a fazenda do reverendo vigário João dos Reis na freguesia de Santo Antonio da Lapa, era distante da estrada uma légua. Em 1782 comprou fazenda no Campo do Tenente.

O padre provavelmente costumava voltear suas terras para apreciar as criações e divisas e para isso não montaria usando batinas, vestimenta pouco prática para cavalgar, teria trajes mais apropriados, o que se constata examinando seus bens inventariados.

Faleceu na freguesia de Santo Antônio da Lapa no dia 21 de fevereiro de 1785. No seu inventário foram avaliados bens de raiz, animais, escravos, vestimentas e outros. De bens de raiz foram avaliados a metade do campo no Campo do Tenente, 3 campinas com seus pedaços de terras lavradias místicas com o Barreiro e Rocio e uns campos chamados os Barreiros, de sociedade com Miguel Garcês e pedaços de matos lavradios; tinha também animais no Cercadinho. Possuía cerca de 310 cabeças de gado vacum, cerca de 250 de gado cavalar, asinino e muar, 36 ovinos e 7 suínos.

Neste inventário foram avaliadas duas bombaxas novas sem uso algum em mil e duzentos e oitenta rs, documento mais antigo em que vimos o uso da palavra bombachas no sul do Brasil. Alguém poderia dizer que se tratavam de calções ou ceroulas, mas no mesmo inventário foram avaliados hum calcao’ de Canga em bom uzo azul em mil e quinhentos rs, um outro de Canga amarela já uzada em seiscentos e quarenta reis e duas cyroulas velhas em trezentos reis.

Outro lapeano, Salvador José Correia Coelho, relatando no livro Passeio à minha terra, publicado em 1860, viagem que fez a sua terra entre dezembro de 1844 e janeiro de 1845: Aquele que nos Campos Gerais entrega-se continuamente ao costeio da criação no campo, fazendo o serviço a cavalo, é conhecido por ‘monarca da coxilha’. Descreve todo o vestuário masculino e quando chega às pernas diz: calças mui largas com feição de ceroilas. Esta descrição está muito semelhante à de bombachas.

No sul do Brasil e países do Prata o uso vulgarizou-se em meados do século XIX.

De um site sobre o uso da bombacha no Uruguai, existem duas versões. Uma que a origem se remontaria à guerra da Criméia, onde as tropas aliadas usaram uniformes similares ao dos turcos, adotando suas amplíssimas calças comprida, e devido à grande produção e ao concluir inesperadamente a contenda as sobras foram remetidas ao Prata, onde os soldados a usaram, mas continuaram as sobras e foram enviadas às vendas onde os peões a adotaram; isso pela época de 1855 a 1856. Outra versão diz que o general Fructuoso Rivera pedia a sua esposa, via postal, que lhe enviasse bombachas, mandame unos calsones de merino mordore von vachas o como generalmente cedice alo chino, el Gen. Medina me ametido en esto y por esta rrazon te dio este petarde, no te olvides de mandarme las vatas, isto em 1843 no Uruguai, ou seja, que a vestimenta tinha uma origem e terras uruguaias um tanto dilatadas, mas sua ascendência truca era praticamente inegável. (baseado em Fernando O. Assunção em El gaúcho – 1963).

Segundo Antônio Augusto Fagundes em seu livro Indumentária Gaúcha (1976): Coincidindo em traços gerais com a Guerra do Paraguai surge no pampa uma peça de indumentária: os ‘calções bombachos’, as ‘calças bombachas’, ou simplesmente ‘bombachas’. No Uruguai, onde apareceram antes, são também chamados ‘calzones chinos’, porque tudo que fosse do Oriente, para os castelhanos, era chinês.

Continuando: Foram provavelmente os comerciantes ingleses que introduziram essas calças fofas em Montevidéu, sobras de guerras colônias onde o inglês copiava livremente o traje dos povos conquistados. No caso, a bombacha era turca, em sua origem, e não árabe, ao contrário do que supôs Manoelito de Ornellas.

Mais adiante: No RS, a bombacha toma conta da campanha em pouco mais de vinte anos. Sim, porque começa a ser usada na Guerra do Paraguai, ou um pouquinho antes.

Concluindo: já em 1785 nos campos da Lapa, nos Campos Gerais de Curitiba, um padre fazendeiro usava bombachas, que não necessariamente seriam os mesmos modelos usados posteriormente pelos campeiros do sul do Brasil e países do Prata, e em 1844 os habitantes dos mesmos campos gerais usavam calças muito largas com feição de ceroulas.

Texto de autoria de JOSÉ CARLOS VEIGA LOPES - membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Autor de diversos livros, especialmente sobre os Campos Gerais, entre eles podemos citar "Fazendas e Sítios de Castro e Carambeí" e " Introdução à História de Tibagi", orgulhosamentes disponíveis na Livraria da Terra dos Pinheirais - Shopping Itália, Curitiba-PR. Inserida por: LEAHY

  fonte:  LIVRARIA PEDRA DA GAZETA - ESPECIALIZADA NA HISTÓRIA DO PARANÁ - SHOPPING ITÁLIA - (41) 3029 1995

 

* Matéria enviada ao sítio Bombacha Larga – .br, pelo escritor Carlos Zatti, de Curitiba-PR, que ora estamos reproduzindo nesta edição da REDE DE INORMAÇÕES DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA DO RS.

----------------------------------------------------------------------------------------------

OPORTUNIDADE DE TRABALHO

Prezados Amigos! Estou em busca de oportunidade de trabalho para o meu filho Germano Reis. Ele tem 19 anos, É músico, compositor, toca bateria, violão, baixo e também canta. Atua em qualquer segmento musical.

Já se apresentou em alguns eventos importantes como Rodeio Internacional de Osório e Festa Nacional da Cachaça, do Sonho e da Rapadura. Tem tocado no estilo "Violão e Voz" em diversos bares do Litoral Norte. Contatos: (51) 9816.4080 - gentegaucha@ ou reis.germano@.

Muito obrigado pela atenção. Abraços a todos.

Jairo Reis

------------------------------------------------------------------------------------------------

TRADICIONALISMO: CONSCIÊNCIA REGIONALISTA!

Jorge Lima, poeta regionalista gaúcho da cidade de São Miguel das Missões-RS, tem sido um dos colaboradores da seção Poesias, deste espaço cultural. Funcionário federal do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e um dos guardiões do Museu das Missões, daquela cidade missioneira, o poeta é autor do livro Essência Nativa (São Miguel das Missões: Gráfica A Notícia Ltda, 2003, 55p.). Em homenagem a esse filho da Terra Miguelina, estamos publicando hoje uma das suas poesias gauchescas intitulada Gaiteiro, que o poeta Jorge Lima oferece a todos os acordionistas das Missões e do Rio Grande do Sul. Assim Jorge Lima expressa a sua inspiração poética e o seu sentimento nativista: “Quando pegas esta tua gaita, campereia a plenitude dessa alma de índio rude, gaúcha por descendência, levando na tua consciência a pura essência do pago; e cada som que floreias é como tomar um trago. Quando espichas tua cordeona, no estilo missioneiro, mostrando pro mundo inteiro a velha fibra pampeana, sente que o sangue te chama pra junto deste teclado; e cada vez que abres o fole eu me paro emocionado. Gaiteiro, sangue charrua nos entreveiros do pago, e cada nota é um afago que ecoa na pampa bruta; na dura e medonha luta que travas com a evolução, pra mim tu ganhas folgado com tua gaita na mão. Gaiteiro, voz da campanha, que vai tropeando no tempo, com essa gaita nos tentos, que recebeu como herança. E nestas tuas andanças, nas Missões, Serra e Fronteira, deixaste gravada tua marca, bailando na polvadeira. Tocando leva tua vida, num vaneirão caborteiro, ou num bugio patacoeiro que a gente dança de espora; ou milonga campo a fora, bancando o zaino no freio; numa rancheira clinuda, de partir a gaita no meio. Gaiteiro do meu Rio Grande, és vertente de água pura; matas a sede de cultura deste povo farroupilha, contando a história caudilha ao revelar seus segredos, na voz xucra desta gaita que vai domando com os dedos. E desde piazito novo soltou as rédeas no vento, para buscar sentimentos na gaita de voz trocada. E a História, sem ser rogada, já ergueu até monumento, pois nessa briga com o mundo só vence quem tem talento!”. Ao Poeta Missioneiro e Tradicionalista Gaúcho Jorge Lima, os nossos agradecimentos pela remessa de um exemplar do seu Essência Nativa, obra que ressalta as tradições gauchescas e o valor das Missões, nas suas palavras: a eterna Pátria do Bravo Povo Guarani!

Chasque publicado no galpão virtual Bombacha Larga, em “Matérias”, no dia 07 de dezembro de 2006. Acesse .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

PARABÉNS AOS REPENTISTAS E ARTISTAS

REGIONALISTAS GAÚCHOS!

A data de 4 de dezembro é lembrada pelos gaúchos por ser o dia do falecimento de Leovegildo José de Freitas, o grande trovador Gildo de Freitas (04.12.1982) e de Vitor Mateus Teixeira, o imortal Teixeirinha (04.12.1985). No Estado do Rio Grande do Sul, por disposição da Lei Estadual n° 8.814, de 10 de janeiro de 1989, o dia 4 de dezembro foi instituído como Dia do Poeta Repentista Gaúcho e Dia do Artista Regional Gaúcho, efeméride que homenageia a todos os demais repentistas e artistas regionalistas gaúchos. Gildo de Freitas ficou consagrado como o Patrono do Poeta Regionalista Gaúcho, e Teixeirinha, como o Patrono do Artista Regionalista Gaúcho. A referida lei, nos termos de seu art. 1., determina que as homenagens devam ser públicas, ficando as comemorações oficiais a cargo do IGTF-Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. O sítio Bombacha Larga, no seu mister de valorizar a cultura gaúcha, homenageia aos dois Patronos Gaúchos, nos versos de José Itajaú Oleques Teixeira. “TEIXEIRINHA É O MAIOR!: Teixeirinha é o maior; maior expressão musical. Nunca teve outro igual entre os artistas gaúchos. Cantor e autor de luxo, da Serra até a Fronteira. Aqui e na Terra inteira é hoje reconhecido. O gaúcho mais querido é Victor Matheus Teixeira! Teixeirinha é o maior cantor de nosso Rio Grande. Sua voz ainda se expande por todo o globo terrestre. Tem o valor de um mestre na arte de cantador, no dom de compositor, ao cantar o nosso Pago. Por isso nos versos trago um ode ao nosso cantor!”. “GILDO DE FREITAS É SENHOR!: Gildo de Freitas é senhor da trova crioula gaúcha, vai um verso e o outro puxa, com rima de qualidade. Na campanha ou na cidade, como se andasse em boléia, na armada grande da idéia, pialada de sobrelombo, a rima vinha num tombo pra o “Trovador do Rio Grande”! Gildo de Freitas é senhor dos trovadores gaúchos. Agüentou muitos repuxos de outros galos da trova; a todos foi dando a prova, por meio de tantos fatores, que ele tinha os valores, brotados da inteligência, pra se tornar na Querência o “Campeão dos Trovadores”! Parabéns aos repentistas e a todos os artistas regionais gaúchos pela passagem do seu dia! Parabéns aos Patronos Gildo de Freitas e Teixeirinha, por suas grandes contribuições à Cultura Musical do Povo Gaúcho Brasileiro!

Chasque publicado no galpão virtual Bombacha Larga, em “Matérias”, no dia 04 de dezembro de 2006. Acesse .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

MATIZES DE CAMPO E DE ALMA!

Os campos do Rio Grande do Sul, além das naturais gramíneas, são também compostos de diferentes herbáceos e pequenos arbustos. Dependendo do tipo do terreno, entre as ervas se encontram o capim roseta, as salsaparrilhas ou salparrilhas, as guanxumas, os carrapichos, o picão, o mio-mio, as pega-pegas, quebra-pedras e carquejas. Umas tóxicas, outras medicinais, essas plantas compõem o panorama campeiro e o matiz nativo das verdes campinas gaúchas. No entanto, é em outubro que os campos do Rio Grande do Sul, do Uruguai, da Argentina, e de outros estados brasileiros como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, se vestem de um bonito e colorido amarelado. É a Maria Mole, uma planta do gênero Compositae, que inclui mais de 1.200 espécies, mas conhecida no Brasil por cerca de 128 diferentes qualidades. Não deve, no entanto, ser confundida com outras plantas de florada amarelada, conhecidas por macela ou marcela, camomila ou, popularmente. maçanilha. Estas, embora fisionomicamente distintas, são pertencentes aos gêneros Tagetes, de cujas flores de aroma agradável se prepara um chá medicinal. A marcela tem flores pequenas e ramos ressecados, sendo colhida na sexta-feira santa, antes de nascer o sol, conforme a crendice popular, para ter uma maior eficácia. Era usada, antigamente, em travesseiros, contra a insônia ou a enxaqueca. Seu chá é, ainda, utilizado contra problemas estomacais e gástricos. Já as flores da camomila são maiores e parecidas com as de uma margarida. É popularmente conhecida como maçanilha. Contudo, as flores amarelas mais presentes nas pastagens do Sul, especialmente na Fronteira Gaúcha, são aquelas da Maria-Mole ou Flor das Almas. Esta última denominação se dá pelo fato de a mesma ser colhida na véspera do Dia de Finados, para ser oferecida aos mortos. Essas tasneirinhas, o outro nome atribuído à Maria-Mole, são plantas com folhas tóxicas que invadem as culturas e as pastagens nativas, podendo causar lesões no fígado e nos pulmões dos animais, quando por eles ingeridas. Mas, apesar da nocividade dessa planta herbácea, quando um peão campeiro gaúcho, enamorado de sua prenda querida, cruza os campos verdes pintados com o tom amarelado dessas ervas, montado no seu pingo amigo, sente o seu coração bater mais forte, a sua alma serenar e o seu viver campechano tornar-se mais feliz, com esses matizes campeiros do seu belo Pago-Sul!

Chasque publicado no galpão virtual Bombacha Larga, em “Matérias”, no dia 03 de dezembro de 2006. Acesse .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

HOMENAGEM A TODAS AS MULHERES GAÚCHAS!

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grande gaúcho Dimas Costa, publicamos hoje a poesia de sua marca intitulada “Homenagem a todas as mulheres gaúchas”. Nascido aos 20 de janeiro de 1926, o autor do Parabéns Crioulo foi radialista, tendo participado do programa “Grande Rodeio Curinga” juntamente com Paixão Côrtes e Darci Fagundes. Morreu aos 71 anos, no dia 11 de julho de 1997, em Porto Alegre. Com estes versos o poeta venerou a mulher gaúcha: “Chinoca quando te vejo virando a ponta da trança, num passo de pomba mansa andando pelo terreiro, fico bombeando de largo, meio abombado de apreço, que dizem que até pareço um sorro velho e matreiro. Esse teu corpo, chinoca, tem meneios sedutores, convite para os amores, mangueadas para o pecado. Ah, se eu pudesse, chinoca, ter um dia esse teu porte jungido num laço forte e no meu peito palanqueado. Sentir teu corpo tremendo como presa de mundéu, corcoveando no escarcéu, na volúpia dos desejos. Te juro, chinoca linda, que sem ter de ti piedade, te dava, barbaridade, uma sumanta de beijos!”. Segue, abaixo, com o fim de melhor esclarecer o significado de alguns termos utilizados por Dimas Costa, próprios do vocabulário gaúcho, o seguinte glossário reduzido, com fonte no Minidicionário Guasca e na matéria contida no Blogger Vida Curiosa: chinoca – china, descendente ou mulher de índio, ou pessoa do sexo feminino que apresente alguns dos característicos étnicos das mulheres indígenas, com olhos puxados (como chinesa), cabocla, mulher morena, esposa; bombeando – espreitando, olhando, observando; de largo - à pequena distância, de soslaio; abombado de apreço – arquejante, estafado por tanto gostar; sorro – guaraxaim; o mesmo que zorro; adjetivo que, em sentido figurado, quer dizer manhoso, dissimulado, astuto, matreiro; matreiro – diz-se do animal arisco, esquivo, que se esconde no mato para não se deixar pegar; também, da pessoa muito esperta, difícil de convencer, que raramente cede ou entra em acordo, que está sempre com evasivas; meneios - movimentos de corpo, ao andar; mangueadas – guiadas, conduzidas; porte – postura do corpo; jungido - unido, atado, preso; palanqueado - preso como um animal ao palanque, esteio grosso e forte cravado na chão, localizado na mangueira ou curral, no qual se atam os animais para doma, cura de bicheiras ou outros serviços; presa de mundéu - mundéu é armadilha para aves, especialmente perdizes; é uma pequena forca feita com crina de cavalo trançada, colocada no caminho das perdizes de modo que as aves se enforquem ao passar em uma vereda criada com ramos de vassoura, de chirca; corcoveando no escarcéu – pinoteando, saltando, curvando o lombo, como um animal corcoveando para lançar do lombo o cavaleiro, levantando e abaixando briosamente a cabeça, curvando, com garbo, o pescoço; barbaridade – interjeição que exprime espanto, admiração, estupefação, surpresa.; sumanta – sova, surra, tunda, sapeca. Assim, após mais de nove anos do passamento desse gaúcho que amou o seu Pago e as suas tradições, prestamos ao grande Dimas Costa as homenagens e o agradecimento pela relevante contribuição prestada ao culto e à preservação das autênticas Tradições do Povo Gaúcho Brasileiro. Ao comunicador e poeta Dimas Costa, onde estiver, em nome de Todos os Gaúchos, o nosso Muito Obrigado!

Chasque publicado no galpão virtual Bombacha Larga, em “Matérias”, no dia 03 de dezembro de 2006. Acesse .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

AGENDA GAÚCHA

Os grandes jornais do país, (O Globo, O Estadão, e aqui ZH, Correio do Povo, O Sul) realizam para aumentarem faturamento promoção de produtos tipo fascículo, disco, livro e DVD. Essa praxe é altamente rentável, e se caso não fosse não seria aplicada por esses veículos. Infelizmente os jornais do interior não têm acesso a esses produtos porque teriam que ocupar seu capital de giro para garantir tais promoções, que de qualquer sorte sempre é interessante.

Considerando que nossa empresa desenvolve o bem sucedido e independente projeto cultural AGENDA GAÚCHA, com 65 mil exemplares na rua, que diz do seu município, remete em anexo as características da sua edição 2007, visando agregar valor institucional ao produto e valor econômico para esse jornal, gerando um fluxo rápido de caixa, sem risco algum, com um investimento único de 10 agendas.

Nossa sugestão é que esse veículo crie uma promoção de assinantes de outubro a dezembro, e utilize a AGENDA GAÚCHA como incentivo promocional do jornal, ou, simplesmente diga ao seu público que tem com exclusividade para venda nossa AGENDA GAÚCHA 2007, considerada pela Biblioteca Nacional, livro, premiada pela ABIGRAF como excelência gráfica e outras virtudes, relacionada no anexo.

A mecânica da nossa relação comercial é simples:

1) Jornal vende, cobra, entrega e paga o preço de custo das agendas.

2) STC, mediante pedido mínimo de 10 agendas, despacha sem custo para o

jornal.

Chasque enviado por Dorotéo Fagundes. Informamos que esta proposta pode ser estendida para a TUA REGIÃO TRADICIONALISTA, para o TEU CTG, para a tua EMPRESA DE ARTIGOS GAÚCHOS, para o teu grupo musical, etc....

O Projeto

Está pronta a AGENDA GAÚCHA - 2007, agenda executiva trilingüe; única; numerada que dá prêmios ao usuário; considerada LIVRO é a agenda mais cultural do Brasil; que recebeu o troféu excelência gráfica da ABIGRAF - Associação Brasileira das Industrias Gráficas; que pode ser personalizada com o perfil de sua empresa e ou de seus produtos, em alto estilo.

Veja como é, e o que contém nossa AGENDA GAÚCHA 2007!

01) Capa dura em couro sintético em varias cores, com impressão em baixo relevo de um gaúcho com seu cavalo estampado na capa;  

02) Ilustrações coloridas, históricas e geográficas, usos e costumes do Rio Grande do Sul, com legenda, abrindo cada mês do ano seguida de impressão marca d’água dia à dia, correspondente com a imagem do mês ; 

03) A história da Revolução Farroupilha do ano de 1837, mês a mês, dia a dia;

04) Espaço para os dados pessoais completo do usuário;

05) Calendário de 2006 / 2007 e 2008;

06) Espaço para escrever o planejamento mensal de 2007 e 2008.

07) Rol das datas comemorativas, profissionais e históricas do RS e do BR

08) Expressões de comparações campeiras, mês a mês;

09) Datas de emancipação de todos os municípios gaúchos no dia histórico;

10) Fases da Lua e agenda de endereços;

11) História dos símbolos Riograndenses - A Bandeira, O Brasão e o Hino

12) A letra do Hino Rio-Grandese e seus autores;

13) Dicionário Rio Grandense;

14) Dicionário Tupi e Guarani;

15) Calendário de Eventos dos Festivais Nativistas, Cavalgadas, Torneios de Pesca, Rodeios,    Feiras e Exposições Agropecuárias do RGS;

16) Mapa Político e Rodoviário do Estado;

17) As distâncias entre os principais municípios gaúchos;

18) A citação das fontes de pesquisa;

19) Informação de sites sobre Cultura Gaúcha;

20) Promoção Gaudéria, (neste ano a Agenda Gaúcha que é numerada, oferta por sorteio aos usuários da agenda gaúcha - um cavalo da raça Crioula e uma viagem para duas pessoas a qualquer capital brasileira da escolha do contemplado na Promoção Gaudéria de Páscoa, sempre realizada ao vivo na Rádio Gaúcha no domingo de Páscoa, ás 8 horas, durante o programa Galpão do Nativismo;

Por essas 20 razões é que a AGENDA GAÚCHA deva ser escolhida por você para brindar com elegância a sua clientela, colaboradores, fornecedores e amigos, porque estarás oferecendo algo muito mais que uma simples agenda de compromissos cultura e prêmios junto com a boa imagem da sua empresa.

Esse plano auto sustentável, é uma promoção que consiste em cooperativadamente personalizar as agendas na capa com a marca BR, e internamente personalização color com as características dos Postos, imprimi endereço, foto da fachada, etc...

Oferta preço especial aos pedidos feitos dependerão da tiragem final e o preço nas livrarias será de R$ 26,00 a unidade. Em virtude da personalização sugerimos que os postos vendam mais barato que nas livrarias.

SISTEMA TARCA DE COMUNICAÇÃO Cristina Fagundes Lima (assistente de marketing) Fone: (51) 3499.2439 - 3499.2473  E-mail: tarca@.br Endereço: Dona Martha, 424 Bairro: Sans Souci / Eldorado do Sul - RS/BR - CEP: 92990-000 REGIÃO METROPOLITANA

-----------------------------------------------------------------------------------------------

SURGE A COLUNA JOVEM

Bueno! Conheci Paulo Guimarães, capataz do CTG Raízes do Sul de Porto Alegre – RS através do jornal virtual do CTG, O Chasquito, que por opção, divulga os eventos, as notícias e depoimentos de tradicionalistas do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ele disponibiliza o galpão virtual do CTG .br para que os CTGs coirmãos tenham os seus acontecimentos divulgados. Para nós da coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista, o Guimarães é um parceiro da primeira hora e seria de bom alvitre que, na 1ª Região Tradicionalista do RS, tivesse pelo menos dez pessoas arrojadas como o Guimarães. Assim veríamos os acontecimentos dos nossos CTGs muito mais divulgados.

E como se diz, o jovem é o futuro do tradicionalismo. Eles contestam e dizem que são o presente, no qual concordamos. E o Guimarães, que carinhosamente chamo de “louco”, disponibiliza no galpão virtual do CTG, a COLUNA JOVEM. E ela já teve o chasque inaugural (abaixo), escrito e muito bem fundamentado pela 1ª Prenda da 1ª Região Tradicionalista do RS - Cristina Silva Borges. Este é o espaço dos jovens tradicionalistas. Ocupem-no sem rodeios e não se façam de rogados!

Atenção jovens da 1ª Região Tradicionalista do RS, do Rio Grande e do Brasil. Quem se animará para escrever a segunda coluna? Não deixem este espaço MORRER!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CALENDÁRIOS:

1 – Movimento Tradicionalista Gaúcho

2 – 1ª Região Tradicionalista do RS

3 – Programação dos Esportes Tradicionalistas da 1ª RT/RS

4 – Programação dos Encontros de Poesia da 1ª RT/RS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CALENDÁRIO TRADICIONALISTA DO MTG DO RS

Bueno! O MTG já dispõe para todo o Rio Grande do Sul o seu calendário de eventos para o ano de 2006.

➢ Dia 16 de dezembro – 7ª Reunião do Conselho Diretor (Encerramento).

➢ Obs: Calendário com possíveis alterações ao longo do ano, mas permanentemente atualizado nas próximas edições da REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª Região Tradicionalista do RS.

➢ Mas detalhes e informações na sede do MTG, na Av. Guilherme Schell, n° 60, no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre; pelo fone 0xx51.3223.5194; nas páginas do jornal oficial Eco da Tradição (ASSINE! ! ! ); no galpão virtual do MTG: .br e nas edições futuras da REDE DE INFORMAÇÕES DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA, que também podem ser acessadas no galpão virtual primeiraregiaors..br.

-------------------------------------------------------------------------------------------

CALENDÁRIO DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA

Bueno! A Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, a partir do Calendário do MTG, acima exposto, elaborou o seu calendário de eventos para o ano de 2006, conforme segue:

---------------------------------------------------------------------------------------------

CALENDÁRIO ESPORTIVO DA 1ª REGIÃO TRADICIONALISTA

Bueno! O Departamento de Esportes da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul elaborou o Calendário de Eventos Esportivos para o ano de 2006, como segue abaixo:

➢ Dia 10 de dezembro – torneio rotativo de truco, no galpão do CTG Pialo da Saudade, que fica na Rua Florianópolis, 720, no bairro Cohab A, em Gravataí. Informações pelo fone do CTG 0xx51.3496.1058 ou com o patrão Laudelino pelo fone 0xx51.3496.2353 ou pelo chasque eletrônico: ero1000lton@.br.

➢ Obs: Se não conseguires informações pelos fones acima dos respectivos CTGs, entre em contato com:

- Ricardo – Diretor de Esportes da 1ª Região Tradicionalista pelos fones 0xx51.3337.1682 ou 051.9236.7312;

- Juliano – responsável pelos esportes do Vale do Gravataí pelo fone 051.9942.5367;

- Rudi – responsável pelos esportes de Porto Alegre pelo fone 051.9138.0618

- Paulinho – responsável pelos esportes de Alvorada pelo fone 051.9947.0282.

➢ Os torneios realizados aos domingos, tem início por volta das 9h.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CHASQUES E EVENTOS CULTURAIS

PORTAL STARSHOW

Você sabia que existe um site onde se pode pesquisar rapidamente o telefone de tudo sobre música e eventos? Confira no Portal .br, clique em "Cadastro" a esquerda da página e digite o nome chave de quem você quer pesquisar, por ex. para saber o telefone do cantor "Amado Batista", digite somente a palavra chave "Batista" ou "Amado" e logo abaixo clique em "Consulta Rápida" e você terá "gratuitamente" o telefone de contato. Se você precisa das outras informações (endereço, site, e-mail e contato) clique em "Consulta Completa", para isso, você precisa fazer uma assinatura On Line, por apenas R$ 60,00 por ano.

Chasque enviado por Rogério Meuerann .br

-------------------------------------------------------------------------------------------------CENTRO GAÚCHO DA BAHIA

Bueno! Toda última quarta-feira de cada mês, o Centro Gaúcho da Bahia faz um costelão imperdível. Se o vivente ainda não foi, aproveite e marque no seu calendário e traga os seus amigos. Informações pelo telefone 0xx71.3461.1594 ou 0xx71.3461.1033. O Centro Gaúcho da Bahia fica na Rua Mário Bestetti, 25, na Boca do Rio, em Salvador – BA.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAMPEIROS DO SUL

Semana Cultural do 46º aniversário

Bueno! O Departamento Cultural, juntamente com a patronagem do CTG Campeiros do Sul, o pioneiro de Alvorada, programaram a Semana Cultural do 46º aniversário desta entidade tradicionalista. Eis a programação:

- Dia 13 de dezembro – quarta-feira – às 20h30min – palestra sobre Tradição e Tradicionalismo, com o Coordenador da 1ª Região Tradicionalista do RS, Sr. Nelson Lima dos Santos.

- Dia 14 de dezembro – quinta-feira – palestra sobre a Importância do Tradicionalismo para Prendas e Peões, com a Srª Neusa Secchi, Diretora Cultural da 1ª Região Tradicionalista.

- Dia 15 de dezembro – sexta-feira – grande tertúlia livre, capitaneada por Paulo de Juli, presidente da Associação dos Músicos Gaúchos de Alvorada.

- Dia 16 de dezembro – sábado – grande jantar-baile a partir das 21h30min, com churrasco, galeto e saladas no cardápio, com a animação do Grupo Oh de Casa

Informações pelo fone 0xx51.3483.2767 com Marta ou 0xx51.3442.1560 com Gladis. O CTG fica na Av. Maringá, 720, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG RAÍZES DO SUL

Oficinas Gratuitas

Bueno! Fazendo parte da integração e parceria com a comunidade o CTG Raízes do Sul, têm o prazer de oferecer à comunidade oficinas, enquanto as crianças participam do ensaio de danças tradicionais suas mães e outras pessoas interessadas aproveitam o tempo para aprender algo de útil para suas vidas.

PROJETO DE OFICINAS: FAZER E REFAZER

PRIMEIRAS OFICINAS:

-FUXICO

-AMARRADINHO (TAPETES)

QUANDO: INICIO DIA 30/11

HORÁRIO: 20H00MIN

ONDE: Rua São Domingos, 89, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre – RS.

INFORMAÇÕES: com DIONE pelo fone 051.9803.0358.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

AVALIAÇÃO DO 5º FESTIVAL DE BARRANCA - SC

Bueno! A Estância Querência Gaúcha, apresenta o relatório final das festividades culturais gaúchas realizadas no último dia 18 do corrente mês de novembro de 2006.

No dia 15, a escolha do tema foi num lindo dia de sol. O tempo virou e no dia 17, a beleza da paisagem se modificava para tons verde e cinza, não menos belos que os dourados dias de sol e as prateadas noites enluaradas.

Dentro da Estância, nada de barro ou alagamento, porém, o acesso teve as pinguelas transbordando, misturando água, terra e campo, pois o riacho havia vencido as margens que o reprimem.

Mas não foi impedimento para verdadeiros gaúchos que amam a liberdade, a terra e as águas, de aquerenciarem e viver momentos de culto a tradição gaúcha com gaita e violão nos galpões da querência.

Felizmente, não faltou luz. A força como de sempre chega meio fraca, mas quanto adentra a Estância Querência Gaúcha, parece que recebe a força que vem do sul, do gaúcho, do pampa, da coxilha, das peleias e das águas do aqüífero guarani e agüentou o repuxo.

Por essas adversidades, pode não ter sido o maior festival em público e participantes, mas foi um dos melhores em compreensão da necessidade de solidariedade para vencer as adversidades naturais e com certeza entra pra história da Estância Querência Gaúcha que teve:

*COMISSÃO ORGANIZADORA: Valdorion Klein;

Eva Jossara Klein;

Leda Mrowinscki.

*COMISSÃO AVALIADORA – 2º Festival Infanto-Juvenil:

JOSÉ ALVARO MACHADO: Natural de Novo Hamburgo/RS, músico, compositor, cantor e advogado;

LEDA MROWINSKI: Natural de Ijuí/SC, formada em música, membro fundadora da academia de letra de Itajaí e Balneário Camboriú;

JOÃO PASSOS: Natural de Passo Fundo/RS, jornalista e tradicionalista;

JANE DA TRINDADE PESSOA: Natural de Caçapava do Sul/RS, produtora e organizadora de Festivais Nativistas;

TOMAS IRINEU PEREIRA: Natural de Santana do Livramento, jornalista e tradicionalista.

• APRESENTAÇÃO: Eloísa da Cunha Klein, natural de Ijuí/RS, jornalista, escritora e apresentadora de Eventos no RS.

Na abertura, apresentação especial de danças folclóricas pela Invernada Mirim Saudades da Querência de Camboriú/SC.

APRESENTAÇÕES INFANTIS

CATEGORIA INSTRUMENTAL

1 – VALDORION KLEIN JR., apresentação de gaita: “A dança dos facões”, de Barbosa Lessa e Paixão Cortes.

2 – GABRIELA DA CUNHA KLEIN, apresentação de gaita: “Pezinho”, composição de Barbosa Lessa e Paixão Cortes.

3 – EVERTON LEITE HERING, apresentação de gaita: “Bombachudo”, composição dos mirins.

CATEGORIA POESIAS INFANTIS

4 – RAQUEL JOSIANE KLEIN, declamou de Salvador F. Lamberty “Prenda Criança”.

5 – VALDORION KLEIN JR., declamou de Adair José de Aguiar “Cheiro de Galpão”.

6 – GABRIELA DA CUNHA KLEIN, declamou de Adair José de Aguiar “Cambona”.

7 – CHRISTIAN RICARDO KLEIN, declamou de Antônio A. Fagundes “Piá”.

8 – PAOLA ALFLEN DE MATOS, declamou de Salvador F. Lamberty “Apaixonada”.

9 – MATEUS DE SOUZA declamou de Lauri Martins “Perpetuando a Tradição”.

10 – BÁRBARA SANTANA, declamou de Jurema Chaves “Prendinha Feliz”.

11 – DAIANE BARBOSA MARTINS, declamou de Jurema Chaves “Descendência”.

12 – ANDREZA LAMIM, declamou de João Freitas “Prenda Mirim”.

A premiação do 2º Festival Infanto Juvenil ficou apenas para crianças até 12 anos com os 12 trabalhos acima, os de 13 a 16 anos tiveram premiação em separado e na seqüência relatados.

PREMIAÇÃO DO 2º FESTIVAL INFANTO JUVENIL:

|TROFÉU GAUCHINHA |GABRIELA DA C. KLEIN |(Dançou invernada; Declamou e tocou gaita). |

|TROFÉU PIAZITO |VALDORION J. C. KLEIN JR. |(Dançou invernada; Declamou e tocou gaita). |

|TROFÉU ESPECIAL |INVERNADA MIRIM SAUDADES DA QUERÊNCIA |Dançou invernada |

|TROFÉU PRENDINHA 1º lugar |BÁRBARA SANTANA |POESIA |

|TROFÉU PRENDINHA 2º lugar |DAIANY B. MARTINS |POESIA |

|TROFÉU PRENDINHA 3º lugar |ANDREZA LAMIM |POESIA |

|TROFÉU PIAZITO 1º lugar |EVERTON L. HERING |Gaita |

|TROFÉU PIAZITO 2º lugar |VALDORION J. C. KLEIN JR. |Poesia |

|TROFÉU PIAZITO 3º lugar |MATHEUS F. DE SOUZA. |Poesia |

POESIAS JUVENIAL (NÃO INÉDITAS):

13 – LINCON MÜLLER, declamou de Apparicio Silva Rillo “Romance do Voluntário”.

14 – GEOVANI GUEDES, declamou de Leandro Araújo “Sonhos de um guri campeiro”.

15 – FELIPE MARCELO declamou de Dimas Costa “Original”.

A PREMIAÇÃO FOI A SEGUINTE:

|MELHOR POESIA 1º LUGAR |FELIPE MARCELO |Original |

|MELHOR POESIA 2º LUGAR |LINCON MÜLLER |Romance do Voluntário |

|MELHOR POESIA 3º LUGAR |GEOVANI GUEDES |Sonhos de um guri campeiro |

Assim, a tarde que contrariando o poeta que conta “... a tarde morreu com chuva, mais garoa que aguaceiro...”. Pode ter findado num aguaceiro, com o corredor de chão batido transformado em corredor das águas, mas trouxe a certeza de que a preservação da tradição gaúcha continuará pelas nossas crianças.

À noite de chuva, veio lenta e calma, a roda de chimarrão não tinha os causos e histórias das edições anteriores do festival. O Patrão da Mateada da Estância, que é Patrão da mateada pela CBTG entre outros títulos, o Patrão de Liz, não pode se fazer presente, pois coincidiu a data com o casamento de um dos seus filhos e para um autentico gaúcho tradicionalista como o Patrão de Liz, o amor à família é o esteio da tradição gaúcha. A gauchada mateou com a erva mate PATRÃO DE LIZ

No palco, convidei os apresentadores do 5º Festival da Barranca.

Convidei para apresentadores:

TOMAS IRINEU PEREIRA, jornalista, tradicionalista e apresentador de televisão na TV Mocinha de Bal. Camboriú, programa em discussão;

ELOÍSA DA CUNHA KLEIN, formada em jornalismo, cursando mestrado em comunicação, escritora e minha irmã caçula que veio de Porto Alegre para nos ajudar.

Fizemos um minuto de silêncio pelos 30 dias de falecimento do 1º Capataz da Estância Querência Gaúcha, Gonçalves Neto. Também era o nosso apresentador oficial dos Festivais, julgador, radialista e fundador da ACTG (Associação dos Comunicadores da Tradição Gaúcha). Em homenagem durante o festival, ficou um microfone enlutado com os dizeres “saudades do capataz Gonçalves Neto” ao termino do Festival, entre as homenagens, lhe foi oferecido pelo Osmar Fernandes seu lenço chimango e pelo Carlos Antônio seu lenço maragato.

A vida continua, e o Festival que o Gonçalves tanto gostava, também tinha que prosseguir.

Os apresentadores convidaram os avaliadores a tomarem seus lugares.

*COMISSÃO AVALIADORA – 5º Festival de Barranca da tradição gaúcha:

BRUNO LANGE: Natural de Santo Ângelo/RS, gaiteiro das Invernadas mirim-juvenil e adulta do CTG Tropeiros da Querência, penta campeão estadual de declamação pelo CTG “Tropeiros da Querência de Campo Grande”, tri campeão brasileiro de declamação pela CBTG, defendendo o MTG do Mato Grosso, participante do movimento tradicionalista desde o ano de 1955, tendo atuado em diversos festivais como a avaliador;

JOSÉ ÁLVARO MACHADO: Natural de Novo Hamburgo/RS, advogado, músico, compositor e cantor.

LEDA MROWINSKI: Natural de Ijuí/SC, formada em música, membro fundadora da academia de letra de Itajaí e Balneário Camboriú;

LUIZ ANTONIO GONÇALVES: radialista, tradicionalista, segue os passos deixados por seu tio Gonçalves Neto.

CARLOS ANTÔNIO: radialista, tradicionalista, avaliador de festivais do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina;

Chamamos ao palco para iniciar o 5º Festival de Barranca:

1 – GEOGRAFIA CAMPESINA:

Intérprete: Pablo Vargas

Letra: Alessandro Civa

Música: Alessandro Civa; Pablo Vargas; Daniel Picoloto; Robson Coldebella

Músicos: Maurício Coldebella (violão); Robson Coldebella (baixo); Daniel Picoloto (gaita botoneira); Pablo Vargas (violão);

Ritmo: Chamarra

2 – CLARIM DE UM NOVO TEMPO

Intérprete: Juan Daniel Isernhagen

Letra: Juan Daniel Isernhagen e Marcelo Machado

Música: Juan Daniel Isernhagen e Marcelo Machado

Músicos: Marcelo Machado (violão e voz); Daniel Bernardine (gaita, piano);

Ritmo: Chamarra

3 – PRENÚNCIO DO PRÓPRIO FIM

Intérprete: Thalison Felipe Riscaroli de Souza

Letra: Alfredo Bressow

Músicos: Robson Coldebella (baixo); Maurício Coldebella (violão)

Ritmo: Chamarra

4 – ÁGUA GUARANI / ALMA GURI

Intérprete: Juan Daniel Isernhagen

Letra: Juan Daniel Isernhagen

Música: Juan Daniel Isernhagen e Marcelo Machado

Músicos: Marcelo Machado (violão); Robson Coldebella (baixo); Daniel Bernardine (gaita, piano);

Ritmo: Chamarra

5 – LIÇAO GUARANI

Intérprete: Edson Copetti

Letra e Música: Edson Copetti

Músicos: Edson Copetti (violão); Ivair Hunek (baixo acústico); Beto Liell (violão).

Ritmo: Chamamé

6 – TESOURO E ILUSÕES

Intérprete: Beto Liell

Letra e Música: Beto Liell

Músicos: Beto Liell (violão); Edson Copetti (violão); Ivair Hunek (baixo acústico).

Ritmo: Galope

CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

| |TÍTULO |INTERPRETE |

|MELHOR MÚSICA 1º LUGAR |LIÇÃO GUARANI |EDSON COPETTI |

|MELHOR MÚSICA 2º LUGAR |TESOURO E ILUSÕES |BETO LIELL |

|MELHOR MÚSICA 3º LUGAR |GEOGRAFIA CAMPESINA |PABLO R. VARGAS |

| | | |

|MELHOR INTERPRETE |TESOURO E ILUSÕES |BETO LIELL |

|MELHOR PESQUISA |LIÇÃO GUARANI |EDSON COPETTI |

|MELHOR INSTRUMENTISTA |VÁRIAS MÚSICAS |DANIEL PICOLOTO - GAITA |

|MELHOR LETRA |LIÇÃO GUARANI |EDSON COPETTI |

|MUSICA MAIS POPULAR |GEOGRAFIA CAMPESINA |PABLO R. VARGAS |

|TROFÉU PEÃO |ESTÂNCIA QUERÊNCIA GAÚCHA |ALDO DE ARAUJO |

|TROFEU PRENDA |JANE PRODUÇÕES E EVENTOS |JANE TRINDADE |

| | | |

Ao final tivemos show com o grupo ALMA DE GALPÃO.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A comissão organizadora do 5º Festival de Barranca e da Tradição Gaúcha agradece aos gaúchos que não se desgarraram do amor a terra, à liberdade e às águas que compareceram e ajudaram com fibra e coragem a preservar a tradição gaúcha.

O Bagre Fagundes numa de suas mensagens, nos parabenizou dizendo “o nosso Festival...”. Respondi: “Gostei quando tu disse” nosso festival “, essa é uma grande verdade, nada fazemos pra nós. e sim em respeito a um passado de lutas, de homens e mulheres de fibra e coragem, assim preservarmos a história sem as” frescuras atuais e seus adeptos “, acreditando que no futuro possamos continuar a ter homens e mulheres de fibra e de coragem, apesar de alguns riograndenses de hoje, que continuam a fazer acordos com os imperiais negando os princípios  LIBERDADE IGUALDADE e HUMANIDADE e ou FRATERNIDADE”.

O Hilo Paim nos mandou uma mensagem parabenizando o Festival, e conclui dizendo: “vou concentrar esforços para que na próxima edição possa viver junto com os amigos as emoções da 6º Edição”.

O Péricles Almeida conclui dizendo “que a distancia impossibilitou de nos visitar para imergirmos no mar das nossas almas e fazermos aquilo que mais gostamos, de fazer que é preservar o que ainda temos da cultura gaúcha e tomarmos um mate com cara alegre”.

No todo, recebemos mais de 50 mensagens, respondi todas, mas impossível transcrevê-las todas por falta de espaço. Quem sabe, no ano que vem as distancias fiquem mais curtas e possamos no dia 17 de novembro de 2007, comemorar os 10 anos da Estância Querência Gaúcha, com a 10º Tertúlia Nativa e o 6º Festival de Barranca e o 3º Festival infanto-juvenil, com um maior numero de músicos e musicistas.

Já começaremos neste domingo, 03 de dezembro de 2006 lá na Estância, a preparar o Festival.

Não importa onde fica teu rancho, se tu tens amor à liberdade, a terra e às águas, lembre-se do poeta: “Sou gaúcho e me basta pra ser feliz no universo”.

Mas sozinho ninguém é feliz. Ajude a preservar as tradições gaúchas, ajude com idéias, com o que tu podes, assim combateremos as “frescuras” que tomaram de assalto às mentes de alguns “riograndenses”, não gaúchos, que tentam deturpar a cultura gaúcha.

Lembre-se do Pedro Ortaça “[...] não vou matar meus avós pra ficar de bem com os netos [...]”. Incentivamos como fazemos aqui, os netos seguirão os avós e a tradição continuará com a força de nossas crianças. Agradecemos todos os que ajudaram no Festival, em especial minha mãe Odete Inês da Cunha Klein, que todos os anos vem lá de Ijuí/RS, vencendo todas as adversidades para nos ajudar a realizar o Festival, minha esposa, Eva Jussara Klein pela dedicação, trabalho e companheirismo, sem os quais, impossível à realização do festival. Aos apresentadores Eloísa e Tomas, a comissão julgadora, aos músicos, essência viva do festival. Aos que trabalharam na Secretaria: Soraya, Jane Trindade, Analu e Rubens, na digitação, programação e apuração. Aos que trabalharam na cozinha, Rita, Bernadete, Jussara, a Janete e até a Jane Trindade. Ao Aldo, à Bernadete e o Daniel por colocarem a infra-estrutura em condições adequadas. A dona Leda, pela dedicação quase que exclusiva nos últimos dias.

Impossível não lembrar a emoção da Helia (nossa grande amiga chilena), que recitou um poema escrito por seu pai seu Antonio f. Jimenez, que retrata momentos felizes que passamos com ele numa tarde noite na Querência, junto com nós estava: Ademar Silva, o mais antigo gaiteiro em atividade, João Freitas, poeta e compositor, gaiteiro e o Pedrinho Nunes o Pedrinho Missioneiro Guarani, com seus dedos mágicos num violão, entre outros. Seu Antonio teve que atender um pedido do patrão celestial e partiu há três meses.

Mas um campeiro nunca esquece de saudar o bolicheiro, ainda mais se é parceiro de todos os festivais vendendo cerveja gelada de garrafa 600ml. Por R$2, 50 e o refri pra gurizada quase a preço de custo. Parceiro desses nunca pode faltar.

Com parceiros dessa qualidade, gaúchas e gaúchos que não se limitam à fronteiras geográficas, folclóricas e culturais é que neste domingo 02/12/2006 começaremos a pensar no 6º Festival de Barranca da Tradição Gaúcha. Faça chuva ou faça sol, nós estaremos lá.

Saudações de rios e barrancas duns missioneiros aquerenciados e fazendo arte no Camboriú.

Comissão Organizadora.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

MTG FAZ PARCERIA COM A AMBEP

Bueno! O MTG e a AMBEP – Associação dos Mantenedores Beneficiários da Petrus firmaram uma parceria que envolve o benefício de assistência médica, abrangendo a área médica, odontológica, hospitalar, laboratorial, entre outras. Para se associar, o interessado deverá:

- preencher a ficha “Proposta de Sócio”;

- fornecer 01(uma) foto do titular;

- pagar a contribuição de R$ 60,00 anual à vista;

- prazo de validade 1 ano;

- carteiras para dependentes custo unitário R$ 1,00;

- dependentes: filhos até 21 anos e pais;

- relação de cidades onde possui credenciados, Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Esteio, Gramado, Gravataí, Guaíba, Imbé, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Santo Antonio da Patrulha, Taquara, Tramandaí, Viamão, Balneário Camburiú, Blumenau e Florianópolis.

O atendimento será mediante a apresentação da Carteira do associado (prazo de validade vigente) juntamente com a carteira de identidade. O associado deverá ligar para a empresa conveniada solicitando o valor do desconto a ser concedido pela mesma. Maiores informações com Cloni ou Suzana pelo fone: 0xx51.3223-5194, ou pelo chasque eletrônico suzana@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

MTG OFERECE BIRÔ GRÁFICO

Bueno! Agora o MTG passa a ter um Birô Gráfico, que será administrado pela Danna Produções. Estaremos oferecendo trabalhos de designer, criação, organização de livros, diagramação, pesquisas históricas, assessoria de eventos, orçamento gráficos. Além de podermos orientar os patrões na organização de: seminários, Workshops, Rodeios, projetos na LIC e criação de materiais para divulgação dos Rodeios. Nos concursos regionais e municipais estaremos ajudando e orientando as prendas e peões a fazerem eventos. Informações pelo fone do MTG 0xx51.3223.5194, com Suzana ou pelo chasque eletrônico suzana@.br, ou na sede do MTG, na Rua Guilherme Shell, 60, no bairro Partenon, em Porto Alegre/RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

DEPARTAMENTO DE PIQUETES DO MTG

O Departamento de Piquetes do Movimento Tradicionalista Gaúcho foi fundado em 29/04/2003. E um órgão auxiliar da Diretoria do MTG, e tem por finalidade representar os interesses de seus filiados (Piquetes), defender a filosofia do MTG e a sua Carta de Princípios, representar a entidade maior (MTG) em cavalgadas, desfiles e atividades que esteja qualificado, estimulando e colaborando com a regularização destes eventos.

O objetivo do Departamento de Piquetes é uni-los e abrigar como associados os piquetes da 1ª Região Tradicionalista, auxiliando as entidades filiadas na sua regularização, divulgação de eventos, pugnando pelo culto aos usos e costumes do gaúcho.

Os piquetes interessados em se filiar ao Departamento de Piquetes, devem se dirigir ao MTG, somente às segundas-feiras á partir da 17h, ou pelo telefone 0xx51.3219.5626. Nos demais dias pelo telefone 0xx51.3334.2258 com Celso Matzenbacher, ou ainda pelo chasque eletrônico contacertaltda@.br.

---------------------------------------------------------------------------------------------

SAIBA PARA QUE SERVE A ASSESSORA ÀS ENTIDADES DO MTG

A assessoria serve para atender e orientar os patrões e demais sócios dos CTGs filiados ao Movimento Tradicionalistas Gaúcho. Objetivo é dirimir as freqüentes dúvidas que chegam ao MTG sobre:

- cartão tradicionalista

- ecad

- lista de Destaque

- alteração do estatuto do CTG

- organização do quadro social do CTG

- elaboração, produção e encaminhamento de projetos para a LIC (Lei de Incentivo a Cultura)

- orientação para os Departamentos de Jovens na produção de seus eventos

- orientação na produção de material gráfico e editorial

COMO SOLICITAR A ASSESSORIA NO MTG?

Fale com Suzana Schuwchow

Fone (0xx51) 3223-5194

End.: Rua Guilherme Shell, 60 - POA

E-mail: suzana@.br

Todos os meses, no jornal Eco da Tradição, nós vamos dar algumas dicas sobre os assuntos mais procurados. Não perca!

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ARQUIVO DAS

ENTIDADES NO MTG

- histórico de sua entidade (resumo) no máximo 3 laudas.

- cópia do estatuto atualizado

- eleição de patronagem e conselho com nominata atualizada

- concurso de prendas e peões atualizados

- resumo dos eventos realizados nos últimos meses.

IMPORTANTE

Toda e qualquer atividade social e beneficente, campeira, esportiva e cultural informar a assessoria do MTG para divulgação no Eco da Tradição e para constar no arquivo da Entidade no MTG.

Fonte: jornal Eco da Tradição – órgão oficial de divulgação do MTG/RS, ed. Nº 45, de maio de 2005.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

FANDANGOS – BAILES – DOMINGUEIRAS

DTG SANGUE NATIVO

Bueno! A patronagem do DTG Sangue Nativo programou uma penca de eventos para o ano de 2006, como segue:

- Toda sexta-feira – curso básico de danças de fandango, a partir das 20h30min. Fandanguinho das 19h às 20h30min;

- Dia 10 de dezembro – almoço de natal para os idosos;

- Dia 23 de dezembro – encerramento das atividades de 2006.

- Informações com o patrão Augenor Luvison pelo fone 0xx51.3245.1788. O DTG fica na Rua Fernando Pessoa, 300, Zona Sul de Porto Alegre.

------------------------------------------------------------------------------------------------

GRUPO TIMBRE GAÚCHO

Bueno! O Grupo Timbre Gaúcho, tradicional com dez anos de estrada e gauchismo, de Montenegro para ao sucesso, convida a gauchada para dois grandes eventos, onde estarão animando ao som do compasso gaúcho autêntico:

1 - Dia 09/12/2006 – jantar-baile de formatura de danças de Fandango no CTG Valentes da Tradição, em Porto Alegre – RS;

2 – Dia 15/12/2006 – Show e espetáculo gauchesco no grande rodeio na cidade de Tabaí.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG PEDRO SERRANO – 30ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Pedro Serrano convida os amigos para participarem no dia 08 de dezembro de grande baile em seu galpão, que será animado pelo Grupo Tchê Moçada, com show especial de César Oliveira & Rogério Melo. Informações com Maicon pelo fone 051.9665.7951. O CTG fica na Av. João Correa, 735, em Sapiranga, na 30ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SENTINELA DOS PAMPAS

Bueno! O CTG Sentinela dos Pampas programou para o dia 09 de dezembro, grande jantar-baile que terá a animação do grupo Seiva Campeira. Informações pelo fone do CTG 0xx51.3019.3219 ou com o patrão Claudir Reis pelos fones 0xx51.3381.3982 ou 051.8428.1903 ou pelo Chasque Eletrônico: sentinelapampas@.br. O CTG fica na Rua Ivo Janson, 31, no bairro Intercap, em Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG VALENTES DA TRADIÇÃO

Bueno! A patronagem do CTG Valentes da Tradição convida a gauchada para participar no dia 09 de dezembro em seu galpão, de grande jantar-baile de formatura de danças de fandango, que será animado pelo Grupo Timbre Gaúcho. Informações com o patrão Elton Monticelli pelos fones 0xx51.3365.7264 ou 051.9688.5362 ou pelo chasque eletrônico: lawrencelopes@.br. O CTG fica na Rua Francisco Pinto da Fontoura, 634, no bairro Sarandi, em Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ALMA CRIOULA – 1ªRT

Bueno! O CTG Alma Crioula programou para o dia 09 de dezembro em seu galpão, grande baile de formatura de fandango que será animado pelo Grupo Extremo Sul. Informações com o patrão Kleber Gabardo da Silvas pelo fone 0xx51.3436.0267 ou pelos chasques eletrônicos ctgalmacrioula@.br ou cn.santos@.br. O CTG fica na Av. Frederico Dihel, 700, na Vila Elza, em Viamão – RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG COXILHA ABERTA

Bueno! A patronagem do CTG Coxilha Aberta e a Academia Estampa Gaúcha te convidam para boleares a perna e te aprochegar no dia 09 de dezembro, para participares de um grande baile de formatura que terá a animação do Grupo Coração Gaúcho. Informações pelo fone do CTG (após as 19h): 0xx51.3348.8689 ou com o instrutor Caio pelo fone 051.9143.7166. O CTG fica na Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG INHANDUÍ

Bueno! A patronagem do CTG Inhanduí programou para o dia 09 de dezembro, grande baile com a animação do Grupo Alma de Campo. Informações pelo chasque Eletrônico almadecampo@. O CTG fica na Rua Gervásio da Rosa, 190, no bairro Vila Nova, em Porto Alegre – RS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ALMA CRIOULA – 12ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Alma Crioula convida a gauchada para grande baile no dia 09 de dezembro, que terá a animação do Grupo Sul América. Informações pelo fone 051.9183.8813. O CTG fica Rua Pelotas, 308, em Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ESTÂNCIA DA AMIZADE – 12ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Estância da Amizade programou para o dia 09 de dezembro, grande baile que terá a animação de Porca Véia e Grupo Cordiona. O CTG fica na cidade de São Leopoldo, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG GALPÃO SINTINELAS DO PAGO – 30ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Galpão Sentinelas do Pago programou e te convida para participares no dia 09 de dezembro, de grande baile de formatura de fandango, que será animado pelo Grupo Chão Gaúcho. O CTG fica na cidade de Sapiranga – na 30ª Região Tradicionalista do RS.

---------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SAUDADES DO PAGO – 2ª RT

Preito da Saudade

Bueno! A patronagem do CTG Saudades do Pago, a 1ª Prenda Regional da 2ª Região Tradicionalista 2006/2007 Karina da Silva e Rogério Soares Lemos – Peão Farroupilha da 2ª Região Tradicionalista 2006/2007, convidam a comunidade tradicionalista de Butiá e região, para participarem do Preito da Saudade, que será realizado no dia 09 de dezembro, com a seguinte programação:

20h – Recepção dos convidados

20h30min – jantar com comida campeira a R$ 8,00 por pessoa

22h – Sessão de homenagens (homenagem póstuma)

23h30min – baile com o Grupo Cruzando Fronteiras.

Traje: pilcha ou social discreto

Há pessoas que ficam na memória por seus ideais, ações e principalmente por sua trajetória no Movimento Tradicionalista Gaúcho. É natural que se registre em forma de homenagem, aqueles que ficaram em nossos corações, na memória do Estado, da 2ª RT e do CTG Saudades do Pago.

Desde já contamos com a sua presença, para que possamos fazer uma bela homenagem a Cyro Dutra Ferreira, Alfeu Oliveira e Gertrudes Tereza Antunes. Estes que preservaram por muito tempo o amor pelas coisas de nossa terra.

Esse evento tem o apoio da 1ª Região Tradicionalista, da 2ª Região Tradicionalista, do CTG Saudades do pago, da prefeitura municipal de Butiá. Colaboração das prendas e peões regionais da 2ª RT gestão 2006/2007 e do CTG Amaranto Pereira de Alvorada – 1ª RT.

Para confirmar presença, entrar com contado com Karina da Silva de oliveira pelo fone 0518115.2766 ou pelo chasque eletrônico pretaoliv@.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG SAUDADES DA QUERÊNCIA - SP

Bueno! A patronagem do CTG Saudades da Querência programou para o dia 09 de dezembro e está te esperando para participar, de grande jantar-baile gaúcho que terá a animação do Grupo Os Pirilampos. No cardápio o tradicional churrasco gaúcho. Informações com o Patrão Fernando pelo fone 0xx12.9701.6688. O CTG fica na cidade de São José dos Campos - SP

-------------------------------------------------------------------------------------------------

35 CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS

Bueno! A patronagem do 35 CTG, o pioneiro de tradicionalismo organizado convida a gauchada para grande domingueira que será realizada no dia 10 de dezembro. A animação será com Grupo Coração Gaúcho. Informações pelo fone do CTG 0xx51.3336.0035 ou pelos fones do patrão Clóvis 0xx51.3341.5599 ou 051.9129.7033 / 9968.5288 / 9129.7033, ou pelo chasque eletrônico 35ctg@. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300, em Porto Alegre.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ALMA CRIOULA – 12ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Alma Crioula convida a gauchada para grande baile no dia 12 de dezembro, que terá a animação do Grupo Marcas. Informações pelo fone 051.9183.8813. O CTG fica Rua Pelotas, 308, em Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

SOCIEDADE GAÚCHO LOMBA GRANDE – 30ª RT

Bueno! No dia 12 de dezembro, como acontece às terças-feiras, a Sociedade Gaúcho de Lomba Grande te espera para o grande baile que será animado por Albino Manique e os Mirins. A Sociedade fica no Bairro Lomba Grande, na cidade de Novo Hamburgo, na 30ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! O CTG Amaranto Pereira e a Academia de Danças Estampa Gaúcha convidam a gauchada para grande jantar-baile de formatura de fandango no dia 16 de dezembro, que terá a animação do Grupo Seiva Campeira. Informações com o Patrão Dilson pelo telefone 9937.9261 ou com instrutor Caio pelo fone 051.9143.7166. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve, em Alvorada – RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG RINCÃO DA AMIZADE

Bueno! O CTG Rincão da Amizade programou para o dia 16 de dezembro e conta com a tua presença, um grande baile que será animado pelo Grupo Sul América. Informações com o patrão Vercelino dos Santos pelos fones 0xx51.3497.3122 ou 051.8128.9018 ou pelo chasque eletrônico tchevand@.br. O CTG fica na Rua Teotônio Vilela, 1150,, no Parque Florido, em Gravataí – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ALDEIA DOS ANJOS

Bueno! O CTG Aldeia dos Anjos está convidando a gauchada de Gravataí e de toda a Região para participar no dia 16 de dezembro, do grande jantar-baile de troca da nova patronagem, que será animado por Porca Veia e Grupo Cordiona. Informações pelos fones do CTG 0xx51.3488.4000 ou 0xx51.3488.3095 ou com o patrão Chico Peretto pelos fones (comercial) 0xx51.3490.1389 ou 051.9946.2942 ou pelo chasque eletrônico: aldeiadosanjos@.br. O CTG fica na Rua Adolfo Barcelos, 1553, no Centro de Gravataí – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAUDILHO GUAIBENSE

Bueno! A patronagem do CTG Caudilho Guaibense programou para o dia 16 de dezembro, grande baile de encerramento das atividades tradicionalistas de 2006. A animação do mesmo será por conta do Grupo Chão Gaúcho. Informações com o patrão Eduardo Debon dos Santos pelo fone 51. 3402.1847 (Secretária) ou pelos chasques eletrônicos contato@.br ou consciencia@.br. O CTG fica na Av. João Arnaldo Gonzales, 220 , na COHAB Ruy Coelho Gonçalves, em Guaíba – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ESTÂNCIA DA FIGUEIRA

Bueno! O CTG Estância da Figueira te convida para participar no dia 16 de dezembro, de grande baile de formatura de fandango, que será animado pelo Grupo Cruzando Fronteiras. Informações pelo fone do CTG 0xx51.3245.2891, ou pelos fones do patrão Jorge Ferreira Lopes 0xx51.3247.9113 ou 0xx51.3249.7541 ou 051.9964.4661 ou pelo chasque eletrônico: jorge.ferreira.lopes@.br. O CTG fica na Estrada Costa Gama, 1009, no bairro Belém Velho, em Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG CAMPEIROS DO SUL

Bueno! A patronagem do CTG Campeiros do Sul, o pioneiro de Alvorada programou para o dia 16 de dezembro do grande jantar-baile do 46° aniversário e que será animado pelo Grupo Oh de Casa, do meu amigo Quadros. No cardápio churrasco e saladas diversas. Informações com o patrão Protásio pelo fone 0xx51.3483.2767 ou com a secretária pelo fone 0xx51.3442.1560. O CTG fica na Av. Maringá, 720, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG PEDRO SERRANO – 30ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Pedro Serrano convida os amigos para participarem no dia 16 de dezembro de grande baile em seu galpão, que será animado pelo Grupo Tchê Moçada. Valor do ingresso apenas a R$ 10,00 por pessoa com direito a concorrer ao sorteio de uma moto zero km, que será sorteada nesta mesma noite. Informações com Maicon pelo fone 051.9665.7951. O CTG fica na Av. João Correa, 735, em Sapiranga, na 30ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

Bueno! O CTG Bento Gonçalves e a Academia de Danças Alma Crioula, programaram para o dia 17 de dezembro, grande domingueira de formatura, que será animado pelo Grupo Alma de Campo. Informações com o patrão Vilmar pelo fone 3411.6048, pelo fone do CTG 3411.4492 ou no galpão, na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada - RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

35 CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS

Bueno! A patronagem do 35 CTG, o pioneiro de tradicionalismo organizado convida a gauchada para grande domingueira que será realizada no dia 17 de dezembro. A animação será com Grupo Alma e Tradição. Informações pelo fone do CTG 0xx51.3336.0035 ou pelos fones do patrão Clóvis 0xx51.3341.5599 ou 051.9129.7033 / 9968.5288 / 9129.7033, ou pelo chasque eletrônico 35ctg@. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300, em Porto Alegre.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG MANOTAÇO – GRAMADO

Bueno! No dia 17 de dezembro, no galpão do CTG Manotaço, será realizado grande baile que terá a animação do gaiteiro Roger Constantino e Grupo Loko de Bom. O CTG fica na cidade serrana de Gramado – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG UNIÃO E TRADIÇÃO – SP

Bueno! A patronagem do CTG União e Tradição programou para o dia 17 de dezembro, grande almoço com domingueira que terá a animação do Grupo Sarandeio. Informações e reservas pelo fone 0xx11.4704.6845 ou pelo chasque eletrônico email@.br. O CTG fica na Av. Rosana, 601, em Embú – Estado de São Paulo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

SOCIEDADE GAÚCHO LOMBA GRANDE – 30ª RT

Bueno! No dia 19 de dezembro, como acontece às terças-feiras, a Sociedade Gaúcho de Lomba Grande te espera para o grande baile que será animado pelo Grupo Os Serranos. A Sociedade fica no Bairro Lomba Grande, na cidade de Novo Hamburgo, na 30ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ESTÂNCIA DA AMIZADE – 12ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Estância da Amizade programou para o dia 19 de dezembro, grande baile que terá a animação do Grupo Marcas. O CTG fica na cidade de São Leopoldo, na 12ª Região Tradicionalista do RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG ESTÂNCIA DA FIGUEIRA

Bueno! O CTG Estância da Figueira te convida para participar no dia 22 de dezembro, de grande baile que será animado pelo Grupo Cruzando Fronteiras. Informações pelo fone do CTG 0xx51.3245.2891, ou pelos fones do patrão Jorge Ferreira Lopes 0xx51.3247.9113 ou 0xx51.3249.7541 ou 051.9964.4661 ou pelo chasque eletrônico: jorge.ferreira.lopes@.br. O CTG fica na Estrada Costa Gama, 1009, no bairro Belém Velho, em Porto Alegre – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG GALPÃO SENTINELAS DO PAGO – 30ª RT

Bueno! A patronagem do CTG Galpão Sentinelas do Pago convida a gauchada em geral para participar e prestigiar no dia 22 de dezembro do grande baile que será animado pelo Grupo Os Serranos. O CTG fica na Rua Lídia Closs, em Sapiranga, na 30ª Região Tradicionalista do RS.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG TRADIÇÃO

Bueno! A patronagem do CTG Tradição e os instrutores Junior e Miriam convidam a gauchada para participar no dia 06 de janeiro de 2007, de grande baile de formatura da danças de fandango, que terá a animação do Grupo Os Xucros. Informações com o patrão Neco pelo fone 0xx51. 9905.3902 ou com o Fernando Santine pelo fone 0xx51.9276.3511 ou pelos chasques eletrônicos fernandosmcx@.br ou fernandosmcx@.br. O CTG fica na Av. Ildo Meneghetti, 360, no bairro Jardim Aparecida, no Jardim Alvorada, em Alvorada – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

FESTIVAIS, RODEIOS & FESTAS CAMPEIRAS

RODEIOS AGITAM GAUCHADA

Dois rodeios prometem movimentar o final de semana da gauchada. Em Santo Antonio da Patrulha, o CTG Coronel Chico Borges promove a partir de sexta-feira o XXII Rodeio Crioulo Nacional. Haverá provas campeiras, artísticas e bailes animados pelos grupos Jean e Juliano e Gaitaç. Para entrar no parque, com acesso pela RS 030, os visitante pagam três reais e mais cinco reais para estacionar o carro. O ingresso aos fandangos é gratuito. Em Antônio Prado, na Serra gaúcha, a festa acontece na sede campeira do CTG Cancela do Imigrante, que promove o X Rodeio Crioulo Nacional. O evento começa nesta quarta-feira e prossegue até domingo, com expectativa de público de 20 mil pessoas. A patronagem espera dois mil competidores na artística e na campeira, em provas como danças tradicionais, declamação e tiro de laço. Já confirmaram presença representantes de Santa Catarina, Paraná e do Paraguai. Os vencedores disputarão quatro motos e mais 15 mil reais. Nesta quinta-feira acontece baile gratuíto com o grupo Chão Nativo. Na sexta-feira, o fangango será com Walther Morais e grupo Balanço de Galpão (ingressos a quatro reais para as mulheres e oito reais para os homens). No sábado, a animação será do conjunto Os Mateadores (ingressos a 10 reais para as mulheres e 12 reais para os homens). O ingresso ao parque custa dois reais (entre quarta-feira e sexta-feira) e no sábado e domingo três reais.

Chasque postado por Giovani Grizotti no dia 05 de dezembro de 2006 no blog Roda de Chimarrão

------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG PORTEIRA DA TRADIÇÃO

3° Rodeio Cultural e Artístico e 1° rodeio Campeiro

Bueno! A patronagem e os Departamentos do CTG Porteira da Tradição convidam as entidades tradicionalistas coirmãs para participarem nos dias 09 e 10 de dezembro, do 3° Rodeio Artístico e Cultural e do 1° Rodeio Campeiro. Eis a programação:

Dia 09 de dezembro - Sábado

8h- hasteamento das bandeiras

8h30min - Concurso mais prendada prenda e peão farroupilha

8h30min - Concurso Declamação

12:h - Almoço

13h - Concurso Dança de par

13h - Concurso. Interprete vocal

13h - Concurso Gaita

16h - Concurso Chula

17h30min – Concurso Dança de fandango

18h - Arriamento das bandeiras

18h30min – Concurso invernada chirú

20h - Resultado da mais prendada e peão farroupilha

Dia 10 de dezembro -domingo

8h - hasteamento das bandeiras

8h30min – Concurso invernada mirim

8h30min - Torneio de truco

11h – Concurso invernada juvenil

12h30min - almoço

13h30min - Continuação invernada juvenil

15h- Concurso invernada adulta.

Informações e inscrições com Rogério Almeida pelos fones 0xx51.3499.2120 ou 051. 9613.3247 ou com o patrão Dirceu Schultz pelo chasque eletrônico schultz@brigadamilitar..br. O CTG fica na Av. Emancipação, 1000, em Eldorado do Sul – RS.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CTG QUERÊNCIA – NOVA HARTZ – 30ª RT

3° Movimento Artístico e Cultural

Bueno! A patronagem do CTG Querência tem o orgulho de convidar as entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul, para participar do 3° Movimento Artístico e Cultural, a ser realizado nos dias 09 e 10 de dezembro, nos Pavilhões de Eventos da Prefeitura Municipal de Nova Hartz. Eis a programação:

Dia 09 de dezembro – sábado

8h – Hasteamento das bandeiras

9h – Provas “Mais Prendada Prenda” e “Peão Cultura” – na escola

9h às 13h – Inscrições dos concursos de sábado

13h30min – Danças Tradicionais mirim e juvenil – palco A

13h30min – Declamação – câmara de vereadores

13h30min – Intérprete Vocal – no espaço cultural

13h30min – Gaita – palco B

Após o encerramento dos intérpretes – torneio de truco – palco E

18h – Arriamento das bandeiras

Obs: após o encerramento dos concursos será realizada a premiação dos concursos de sábado no palco A.

Dia 10 de dezembro – domingo

8h – Hasteamento das bandeiras

8h às 9h – Inscrições para as danças tradicionais chirú e chula

9h30min – Danças Tradicionais Chirú – palco A

Após encerramento das danças – Chula no palco A.

9h30min – Trova – palco E

10h às 13h – Inscrições danças tradicionais Adulta

13h30min – Danças tradicionais adulta – palco A

18h – Arriamento das bandeiras

Obs: após o encerramento dos concursos, será realizada uma domingueira com Roger Constantino e Grupo Loko de Bom e após a premiação dos concursos do domingo no Palco A.

Premiação

Troféus para 1°, 2° e 3° lugar para:

- Declamação prenda mirim, juvenil e adulta

- Declamação peão mirim, juvenil e adulto

- Intérprete vocal prenda juvenil e adulta

- Intérprete vocal peão juvenil e adulto

- Chula mirim, juvenil e adulta

- Gaita juvenil e adulto

- Truco para entidade (1) e individuais (3)

- Faixas e brasões para Mais prendada prenda e peão cultural

Trova Mi Maior, Gildo e Martelo

1° lugar – R$ 150,00 e troféu

2° lugar – R$ 100,00 e troféu

3° lugar – R$ 50,00 e troféu

Danças Tradicionais Mirim

1° lugar – R$ 1.000,00 e troféu

2° lugar – R$ 1.000,00 e troféu

3° lugar – R$ 500,00 e troféu

5° lugar – Troféu

6° lugar – Troféu

Danças Tradicionais Juvenil

1° lugar – R$ 1.500,00 e troféu

2° lugar – R$ 1.000,00 e troféu

3° lugar – R$ 500,00 e troféu

4° lugar – Troféu

5° lugar – Troféu

Danças Tradicionais Chirú

1° lugar – R$ 1.000,00 e troféu

2° lugar – R$ 700,00 e troféu

3° lugar – R$ 300,00 e troféu

5° lugar – Troféu

6° lugar – Troféu

Danças Tradicionais Adulto

1° lugar – R$ 2.500,00 e troféu

2° lugar – R$ 1.500,00 e troféu

3° lugar – R$ 1.000,00 e troféu

4° lugar – R$ 700,00 e troféu

5° lugar – R$ 300,00 e troféu

6° lugar – Troféu

7° lugar – Troféu

8° lugar – Troféu

9° lugar – Troféu

10° lugar – Troféu

Informações:

Luciano Fleck – Artística – 051.9117.3368 ou 0xx51.3565.3670

Sidinei da Silva – Artística – 051.9151.2662 ou 0xx51.3598.6005

Patrão Alcionor – 051.9619.5411

Rodrigo Brizola – Acampamentos – 051.9315.3414

-------------------------------------------------------------------------------------------------

DTG LENÇO COLORADO

2° Rodeio Artístico Estadual

Bueno! A patronagem do DTG Lenço Colorado, braço cultural do Sport Club Internacional, tem a honra de convidá-lo a participar juntamente com a sua Entidade Tradicionalista , do 2° Rodeio Artístico Estadual, que terá lugar em Porto Alegre, no Complexo Beira-Rio, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro. Além de uma oportunidade para apresentar sua performance artística no culto das tradições riograndenses, as entidades presentes concorrerão a diversos prêmios.Eis a programação:

Até dia 11 de dezembro – inscrições com vagas limitadas

Dia 15 de dezembro – sexta-feira

20h – Credenciamento

20h30min – Concurso Mais Prendada Prenda

Dia 16 de dezembro – sábado

9h – Recepção com café campeiro

10h – Declamação mirim e Chirú no palco B

14h – Danças Tradicionais Mirim – Palco A

14h – Intérprete Vocal menos de 15 anos – Palco C

17h – Concurso Chula Mirim – Palco C

18h30min – Danças Tradicionais Chirú – Palco A

19h30min – Danças de par e danças de fandango – Palco C

22h – Encerramento das atividades

22h30min – Espetáculo gauchesco com Jairo Lambari e Ângelo Franco

Dia 17 de dezembro – domingo

8h – Danças Tradicionais Juvenil – palco A

9h – Declamação Juvenil e Adulto – palco B

14h30min – Danças Tradicionais Adulto – palco A

14h30min – Chula juvenil e adulto – palco C

17h – Intérprete acima de 15 anos – palco C

21h – Entrega das premiações

Obs: em razão do interesse e comodidade dos participantes, a comissão organizadora poderá alterar alguns horários previstos neste cronograma de apresentação.

Premiação:

Danças Tradicionais Adulto

1° lugar – R$ 2.000,00

2° lugar – R$ 1.500,00

3° lugar – R$ 1.000,00

Danças Tradicionais Juvenil

1° lugar – R$ 1.200,00

2° lugar – R$ 800,00

3° lugar – R$ 600,00

Danças Tradicionais Chirú

1° lugar – R$ 1.200,00

2° lugar – R$ 800,00

3° lugar – R$ 600,00

Danças Tradicionais Mirim

1° lugar – R$ 1.200,00

2° lugar – R$ 800,00

3° lugar – R$ 600,00

Declamação Adulta Prenda

1° lugar – R$ 200,00

2° lugar – R$ 150,00

3° lugar – R$ 100,00

Declamação Juvenil Prenda

1° lugar – R$ 150,00

2° lugar – R$ 100,00

3° lugar – R$ 80,00

Declamação Mirim Prenda

1° lugar – R$ 100,00

2° lugar – R$ 80,00

3° lugar – R$ 50,00

Declamação Adulta Peão

1° lugar – R$ 200,00

2° lugar – R$ 150,00

3° lugar – R$ 100,00

Declamação Juvenil Peão

1° lugar – R$ 150,00

2° lugar – R$ 100,00

3° lugar – R$ 80,00

Declamação Mirim Peão

1° lugar – R$ 100,00

2° lugar – R$ 80,00

3° lugar – R$ 50,00

Declamação Chirú Prenda

1° lugar – R$ 200,00

2° lugar – R$ 150,00

3° lugar – R$ 100,00

Declamação Chirú Peão

1° lugar – R$ 150,00

2° lugar – R$ 100,00

3° lugar – R$ 80,00

Solista Vocal acima dos 15 anos

1° lugar – R$ 100,00

2° lugar – R$ 80,00

3° lugar – R$ 50,00

Solista Vocal até 15 anos

1° lugar – R$ 200,00

2° lugar – R$ 150,00

3° lugar – R$ 100,00

Grupo Musical de Danças Tradicionais

1° lugar – R$ 200,00

2° lugar – R$ 150,00

3° lugar – R$ 100,00

Chula Mirim

1° lugar – R$ 100,00

2° lugar – R$ 80,00

3° lugar – R$ 50,00

Chula Juvenil

1° lugar – R$ 120,00

2° lugar – R$ 100,00

3° lugar – R$ 80,00

Chula Adulto

1° lugar – R$ 250,00

2° lugar – R$ 150,00

3° lugar – R$ 80,00

Mais Prendada Prenda - Faixa

Adulta – R$ 250,00

Juvenil – R$ 150,00

Mirim – R$ 80,00

Danças de Par – Peão/Prenda

1° lugar – R$ 200,00

2° lugar – R$ 100,00

3° lugar – R$ 80,00

Danças de Fandango – Peão/prenda

1° lugar – R$ 200,00

2° lugar – R$ 100,00

3° lugar – R$ 80,00

Entidade mais Premiada – maior n° de troféus

1° lugar – R$ 1.500,00

2° lugar – R$ 1.300,00

3° lugar – R$ 1.000,00

Obs: em todas as modalidades os vencedores receberão UM TROFÉU além do prêmio em dinheiro, com exceção da modalidade “Mais Prendada Prenda”.

Informações com Jefferson Goulart Bernardo pelos fones 0xx51.3242.7591 ou 051.9115.0908 ou pelo chasque eletrônico patronagem@.br. Maiores informações no galpão virtual .br.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

2ª QUERÊNCIA DA POESIA GAÚCHA

Em 16/12/2006 – Caxias do Sul-RS

Poesias Selecionadas

         Bueno! A triagem da 2ª Querência da Poesia Gaúcha ocorreu no dia 30 de setembro. A comissão avaliadora, composta por Jadir Oliveira, Jurema Chaves e Valdir Verona, selecionou, entre as 131  Poesias Inscritas, As 12 obras que irão compor o CD e subir ao palco para as premiações  dia  16 de dezembro de 2006, as 20:30hs,  no Auditório da Casa do Gaúcho em Caxias do Sul.                

       O festival é financiado pelo fundoprocultura do município, que incentivou a produção artística local com 1/3 de participação, para um intercâmbio cultural com as demais regiões do RS.                    

As 12 obras selecionados e seus autores.

|   POESIAS |   AUTORES |  LOCAL |

| Com  Permisso | João de Freitas |  Caxias do Sul |

| Do Meu Galpão | Alberto Sales |  Caxias do Sul  |

| Morto... Agora livre  o Proscrito | Luis Lopes de Souza |  Passo Fundo |

| Nas Estrelas das Esporas | Colmar Duarte |  Uruguaiana |

| No Bolicho | Cristiano Ferreira |  Santana do  Livramento |

| Quando o Sol Caiu | Carlos Omar Villela |  Santa Maria |

| | Gomes | |

| Reculuta  de  Versos | Sebastião Teixeira |  Caxias do Sul |

| | Correa /João Marin | |

| Réquiem ao Pajador | Vaine Darde |  Capão da Canoa |

| Um Certo Capitão  Mariano  | Moisés Silveira |  São Pedro do Sul |

| Flôres | de Menezes | |

| Um Homem no Rumo  de Seu  | Jorge Chaves |  Santana do  Livramento |

| Tempo | | |

| Um Quadro da Estância | Érico Padilha |  Caxias do Sul |

| Voltando à Querência | Roberto Mara |  Porto Alegre |

Informações pelos e-mails: lauro@.br, alcionecpadilha@.br e robalo@via-rs.ner Por fones: 054–3026 6064 – Lauro – 054.3221 4916 - Robalo - Adelar - 054.3227 2290 - 054.3227 5576 ou 054.9948.5462 – Marta ou galpão virtual projetomvgalpao..br

Realização: A QUERÊNCIA DA POESIA XUCRA - Associação dos poetas, escritores e simpatizantes da poesia xucra do Rio Grande do Sul, fundada em 26/04/1994 - filiada ao MTG-RS sob o n° 2065. Rua Marquês do Herval, 1425, S/ 202 –

Cep: 95020-261 - Caxias do Sul –RS

Apoio Cultural: 25ª Região Tradicionalista

Patrocínio: FUNDO PROCULTURA

Chasque enviado por Lauro Teodoro, responsável pela Divulgação e Coordenação do evento.

------------------------------------------------------------------------------------------------

GAN ARTE NATIVA - ESPUMOSO

6° Rodeio Crioulo e Artístico e Cultural das Barrancas do Jacuí

Grande Final do 6° Festival Nacional da Cultura Gaúcha

Bueno! O Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju em cooperação com a Prefeitura Municipal de Espumoso e Rota das Terras, promove nos dias 08,09 e 10 de dezembro de 2006, no Parque de Exposições Armídio Bertani de Espumoso o VI Rodeio Crioulo e Artístico Cultural das Barrancas do Jacuí e a Grande Final do VI Festival Nacional da Cultura Gaúcha.

Nosso rodeio será realizado em homenagem ao Casal Jandir Castoldi e Marilena Capitânio Castoldi, que em muito contribuem para o crescimento da nossa entidade bem como o desenvolvimento da comunidade espumosense.

E, é com imensa alegria e satisfação que convidamos a todos os peões e prendas de todas as querências para participar desta grande festa da tradição gaúcha. N a certeza de tão ilustres presenças, desde já agradecemos. Leonir Berté - Patrão do G.A.N. Sepé Tiaraju e José Parisotto - Prefeito Municipal. Programação:

DIA 08/12/2005 – SEXTA-FEIRA

15horas -Abertura de Inscrições dos Concursos Campeiros.

15h30min -Tiro de Laço Modalidade Raspadinha

20horas -Abertura Oficial no Parque de Exposições Armídio Bertani

Show das Invernadas do GAN Sepé Tiaraju

Show com João de Almeida Neto

DIA 09/12/2005 – SÁBADO

08h30min -Início Tiro de Laço Dupla Moto (1ª, 2ª e 3ª Volta)

09h30min -Início do Concurso de Tiro de Laço Equipe (1ª e 2ª volta)

13horas -Concurso de Laço Patrão, Capataz, vaqueano, Veterano,Prenda, Piá e Guri (1ª, 2ª e 3ª Volta)

11horas -Reunião de Posteiros na Secretaria Artística

13:30h -Palco 1 (Central) - Concurso de Chula Adulto

14horas - Continuação Tiro de Laço Dupla Moto

-Abertura Concurso de Danças – apresentação Invernada APAE

14:30min -Palco 1: (Central) - • Danças Tradicionais Mirim e Juvenil

-Palco 3: (Lona) - Declamação Veterana e Adulta – Prenda e Peão

15horas -Palco 2: (Pórtico) - Gaita Ponto, Gaita Tecla e Violão - Adulto

16horas -Início Concurso de Laço Vaca Gorda

17horas -Palco 2: (Pórtico) - Solista

20horas -Palco 1: (Central) Vocal Prenda e Peão Adulto

-Laço Equipe (3ª volta)

-Danças Birivas

-Gineteada com Boi

20:30min -Palco 1: (Central) - Danças tradicionais Veterana

22horas -Palco 1: (Central) - Conjuntos Vocais

23horas -(Ginásio) - Show Baile

DIA 10/12/2005 – DOMINGO

07h30min -Laço Equipe (4ª volta)

09horas -Início do Concurso de Laço Taça Empresa

10horas -Palco 1: (Central) - Chula Mirim, Juvenil e Danças Tradicionais Adulta

10horas -Palco 3: (Lona) - Declamação (Mirim e Juvenil) - Peão e Prenda

-Palco 2: (Pórtico) - Gaita Ponto e Tecla (Mirim e Juvenil) e Violão (Mirim e Juvenil)

13horas -Concurso de Laço Patrão, Capataz, Veterano, Vaqueano, Prenda, Piá e Guri (4ª e 5ª voltas)

14h00min -Palco 2: (Pórtico) - Chula e Solista Vocal (Mirim e Juvenil)

14h30min -Laço Equipe (5ª volta)

15h30min -Disputa Final Dupla Moto

17horas -Final Laço Equipe (Disputas se Houver)

18horas -Entrega de premiação Campeira (Podendo se Prorrogar devido numero participantes)

19horas -Entrega de premiação Artística (Podendo se Prorrogar devido numero participantes)

20horas -Encerramento do Rodeio

Informações com o patrão Leonir Berté pelos fones 54-3383-3160 e 54-9972-3151 ou pelo galpão virtual ou pelo chasque eletrônico gansepetiaraju@.br ou pelo MSN gansepetiaraju@.br

--------------------------------------------------------------------------------------------

RECOMENDAÇÕES AOS PARTICIPANTES DO NACIONAL EM PATO BRANCO - FENART

Conforme o disposto no Art. 6º.do regulamento Artístico da CBTG, a participação no FENART se dará, obedecidas as seguintes exigências:

II As Entidades Concorrentes farão as suas inscrições no festival, até o dia 27 de novembro de 2006, declarando as suas participações nas Modalidades e Provas.

III Até o dia 12 de Dezembro de 2006, os MTGs que atenderem o inciso I acima, inscreverão os Participantes nas Modalidades e Provas do Festival, respeitados os grupos das mesmas.

IIII Para os participantes que se fizerem valer do parágrafo único do Art 8º (direito adquirido) deve acompanhar a inscrição do Festival em qual participou bem como a sua classificação.

Nas danças tradicionais fica excluído para FENART de 2007 os Blocos 1 e 2 com as seguintes danças: Rilo, Queromana, Chimarrita, Xote de 2 Damas, Balaio e Caranguejo, ficando conforme abaixo a interpretação do Art 22 do Regulamento Artístico

I. Em cada modalidade, se houver mais do que 3 (três) grupos concorrentes será feita eliminatória no sábado classificando-se para domingo a seguinte quantidade de grupos:

a. De 4 a 8 grupos concorrentes serão classificados para o domingo os 4 grupos com maior pontuação;

b. Acima de 8 grupos serão classificados para o domingo no máximo 50% dos grupos participantes;

c. Em caso de número ímpar de grupos participantes o 50% dos grupos aproxima-se para mais.

II. Danças Tradicionais Mirim e Xiru: serão apresentadas no sábado 03 (três) danças de livre escolha dentre as das urnas 1, 2 e 3 , a seguir, não podendo serem repetidas no caso de classificação no domingo.

III. Danças Tradicionais Juvenil e Adulta: serão apresentadas no sábado 03 (três) danças, sorteadas uma de cada urna, conforme relação de urnas a seguir, não podendo ser repetidas no caso de classificação para o domingo.

|Urna 1 |Urna 2 |Urna 3 |

|chimarrita balão |chico sapateado |maçanico |

|tirana do lenço |sarrabalho |havanera marcada |

|xote inglês |rancheira de carreirinha |pezinho |

|xote das sete voltas |anú |cana verde |

|pau de fita |tatu com volta no meio |xote de carreirinha |

Art 58. .......................

§ 7° - Ficam automaticamente classificadas para o próximo FENART as invernadas de danças tradicionais classificadas em primeiro e segundo lugares nas suas respectivas categorias, respeitado o Art. 6°, § 5° deste regulamento, desde que tenha participado dos festivais estaduais que antecedem ao FENART.

RODEIO CRIOULO NACIONAL DE CAMPEÕES

Conforme o disposto no Art. 10 do Regulamento Campeiro da CBTG, a participação no Rodeio Crioulo Nacional de Campeões se dará, obedecidas as seguintes exigências:

Art. 10. As inscrições dos MTGs no Rodeio Crioulo Nacional de Campeões se darão com 30 dias de antecedência ao mesmo (até o dia 27 DEZ 2006) e, dos participantes nas provas, com antecedência mínima de 10 dias (até o dia 16 JAN 2007), ao início do rodeio, observando o seguinte:

I. Os participantes somente poderão ser inscritos em até 02 (duas) provas por uma categoria.

II. Somente serão substituídos participantes inscritos em qualquer prova de rodeio, por motivo comprovadamente de força maior.

Regulamento dos Jogos Tradicionalistas

Capítulo II

Dos Participantes e das Inscrições

Art. 5º. A participação se dará, obedecidas as seguintes exigências:

1. Comprovação de que foi realizada pelo menos uma seletiva a nível MTG-Federação, mediante encaminhamento a CBTG, de relatório, súmula ou ata da realização dos Jogos, com seus respectivos vencedores e a classificação até o 3º lugar, no mínimo.

2. As Entidades Concorrentes, com 60 dias de antecedência (até o dia 27 NOV 2006) ao início dos Jogos Tradicionalistas, informarão a Comissão de Esportes do Evento, em quais das modalidades estarão participando.

3. Com 30 (trinta) dias (até o dia 27 DEZ 2006) de antecedência, as Entidades Concorrentes que atenderem os incisos 1 e 2 acima, preencherão a ficha de inscrições (anexo 01) e encaminharão juntamente com os documentos dos atletas, conforme inciso 8 do Art. 7º.

São permitidas as seguintes inscrições de Equipes:

- Bocha - 1 Equipe Masculina e 1 Equipe Feminina;

- Bolão - 1 Equipe Masculina e 1 Equipe Feminina;

- Tava - 3 Equipes;

- Truco - 3 Equipes.

Para efeito deste Regulamento, as Equipes serão formadas pelas seguintes quantidades de atletas, conforme a modalidade:

1. Bocha - Até 08 (oito) atletas;

2. Bolão - Até 14 (quatorze) atletas;

3. Tava - Até 04 (quatro) atletas;

4. Truco Espanhol-Cego - Até 04 (quatro) atletas;

Cada Equipe, conforme a modalidade, deverá ter um número mínimo de atletas, ou seja:

1. Bocha - 06 (seis) atletas;

2. Bolão - 10 (oito) atletas;

3. Tava - 03 (três) atletas;

4. Truco Espanhol-Cego - 03 (três) atletas

As inscrições devem ser encaminhadas para a Secretaria Geral da CBTG, via e-mail ou por correio, com postagem na data-limite.

A Diretoria

Fonte! Galpão virtual da CBTG – .br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CHASQUES DA IMPRENSA TRADICIONALISTA

GALPÃO VIRTUAL VEJA SÃO JOSÉ – SP

Bueno! O galpão virtual Vejo São José – .br, de São José dos Campos – SP é um galpão de notícias e possui uma penca dos mais renomados colunistas e entres os quais, FREDY ANDRADE, cria de São José dos Campos, mas de pais mineiros, torcedor fanático do São Paulo FC, adora a tradição e a cultura do Rio Grande do Sul, mesmo sem nunca ter pisado em solo riograndense. Ele tem como desafio trazer a cada sexta-feira, algum assunto que aborde o tradicionalismo gaúcho ou alguma entrevista sobre o mesmo tema. Visite a página e leia a coluna de Fredy Andrade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

“DESGARRADOS DA QUERÊNCIA” LEVA A CULTURA

A OUTROS RINCÕES

Já está circulando nas principais bancas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul o novo jornal mensal “Desgarrados da Querência”. Em formato tablóide, com 20 páginas, o jornal nasceu movido pelas sementes dos ideais que a Revolução Farroupilha lançou nos solos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina há 170 anos e pela saudade da querência que o gaúcho deixou em busca de novos desafios.

A união dos três Estados do Sul também está representada na equipe que faz o jornal. A jornalista, Véra Regina Friederichs e o representante comercial Harlei Darski Pacheco, residentes em Joinville, são gaúchos. O projeto gráfico e diagramação são do joinvilense Marcelo Duarte e a impressão, da Grafinorte, de Apucarana, Paraná. Os ideais farroupilhas que inspiraram o jornal surgem como um modelo urgente na construção de uma nova sociedade.

Segundo a deputada Leila Fetter, do Legislativo gaúcho, o que se pretende lembrar é a força de uma luta que conseguiu ser forte e coerente no desafio das imposições que lhe eram trazidas pelo poder central. “E mais: não se tratava, e tanto o registro a História, de uma rebelião sem projetos ou líderes. Havia a idéia de uma sociedade igualitária, de modo a permitir que diferenças de cor, credo ou outras não tornassem as pessoas desiguais dentro da nova estrutura sócio-política que se começava a construir”, afirmou a deputada.

Em síntese, é preciso que os ideais de liberdade e igualdade, sustentáculos de uma democracia plena não sejam esquecidos em momento algum. É como diz o hino do RS: “sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra”. Modelo que haverá de fazer parte do dia a dia da gente gaúcha. Gente que tem ajudado a consolidar a sociedade que todos querem, na valorização do ser humano e na cristalização da cidadania, nesse pampa gaúcho e em toda a parte por onde os desgarrados da querência levarem esta cultura na sua bagagem.

Os leitores do “Desgarrados da Querência” vão encontrar “causos”, “o desgarrado” (reportagem sobre gaúchos que deixaram o RS, sendo hoje vencedores); informações sobre o pingo (cavalo), o cusco (cachorro), eventos; indumentária; o chimarrão; CTGs; cursos de dança gaúcha; futebol (a eterna rivalidade entre Internacional e Grêmio) fotos do site .br; solidariedade; saúde animal; horóscopo gaudério; História em Quadrinhos: A Guerra dos Farrapos; culinária campeira; poesia; música cifrada para violão; lendas; medicina campeira; literatura, história; cultura; etc.

Os colunistas são o advogado; jornalista e escritor Carlos Adauto Vieira; o tradicionalista Ciro Harger e o historiador Jadir Anchieta.

“Desgarrar”, no Dicionário Gaúcho Brasileiro, de Batista Bossle, significa apartar-se dos companheiros, perder-se, separar-se, mudar-se do seu pago. Por isso o nome do jornal, que já está registrado, é “Desgarrados da Querência”. É uma homenagem a todos aqueles que tiveram a coragem, mesmo com o coração partido, de buscar novos pagos sem esquecer das suas raízes e do legado farroupilha.

EXPEDIENTE, PRODUÇÃO E DIREÇÃO - Friederichs Editoração e Material Jornalístico Ltda. CNPJ: 06816475/0001-37

Tel./fax: (47) 3454-6755.

REDAÇÃO, EDIÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL - Véra Regina Friederichs • DRT SC/0777. verajornalista1@.br.

CONTATO COMERCIAL - Harlei Darski Pacheco • (47) 9978-3521 -

tiocometa@.br.

PROJETO GRÁFICO DE DIAGRAMAÇÃO - Marcelo Duarte • (47)9933-3089

mdu@.br.

ILUSTRAÇÕES - Paulo Sérgio

IMPRESSÃO - Grafinorte • Apucarana/PR

TIRAGEM - 10 mil exemplares.

---------------------------------------------------------------------------------------------

MANUAL FARRAPOS

Bueno! O Manual Farrapos é um guia de endereços e telefones dos CTGs do Brasil, tradicionalistas, conjuntos gaúchos e músicos regionalistas. Recebeu o título de "Guia Oficial de endereços do Tradicionalismo Gaúcho" da CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha) e o Selo "ISO TCHÊ" do MTG do Rio Grande do Sul.

Periodicidade: Anual, tiragem em junho/2006. Circulação: Nacional, dirigida para CTGs, músicos, prefeituras, promotoras de eventos e prestadores de serviços para eventos e entidades e personalidades tradicionalistas.

Chasque enviado pelo sue diretor Rogério Mauermann. Informações pelo fone 51-3476.3827 ou na página .br.

--------------------------------------------------------------------------------------------

RIO GRANDE TCHÊ – RÁDIO REAL DE CANOAS

Bueno! A Rádio Real de Canoas, que o vivente poderá sintonizar na faixa 540, realiza com o tradicionalista e defensor ferrenho da trova, Sr. Derly Silva, aos sábados, das 8 às 10h, o programa Rio Grande Tchê. Um programa diversificado que toca a autêntica música do Rio Grande, com a participação do ouvinte e também trás chasques e notícias dos eventos tradicionalistas da Região. Sintonize e participe pelo fone 0xx51.3472.4000.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

ODILON RAMOS NO CANAL 6 DA NET

Bueno! O meu amigo Odilon Ramos estréia no dia 28 de setembro o programa “Gauderiadas”, na POA TV – Canal 6 da Net. O programa vai ao ar sempre às quartas-feiras, a partir das 12h30min. A Agenda Gaudéria é o espaço de divulgação dos eventos tradicionalistas. Portanto, mande a programação do TEU CTG para nós, pois o Odilon utilizará a Rede de Informações da 1ª Região Tradicionalista neste espaço de divulgação de tudo o que acontece no nosso meio tradicionalista.

------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA CANTA RIO GRANDE

Bueno! O Programa Canta Rio Grande é uma opção de qualidade na televisão gaúcha, que cresce com sucesso sob a força do trabalho e a vontade de realizar. Profissionais, equipamentos e um grande investimento no talento que levam a todo o Rio Grande do Sul, todos os domingos, com apresentação de Alexandre Bittencourt e Marila Campos, pelo canal da Rede TV, a rede que mais cresce no Brasil, com reprise aos sábados às 10h.

Leve o programa para o seu evento. Informações com o Departamento Comercial pelo fone 0xx51.3233.4017 ou 051.9971.5779 ou 051.9996.9180 ou pelo chasque eletrônico cantariogrande@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 PROGRAMA DE TV: COISAS DO SUL

Bueno! Os domingos de manhã do Rio Grande do Sul, em matéria de programa de televisão, estão mais “gauchescos”, pois está no ar o programa Coisas do Sul, apresentando pelo SBT – canal 5 de Porto Alegre a partir das 9h da manhã, com a presença de vários artistas gaúchos, que apresentam a autêntica música e arte do Rio Grande do Sul. A apresentação é por conta do amigaço Volmir Martins e pela prenda Flávia Nogueira. Contatos: 0xx51.3249.5742 ou 051.9193.8463 ou pelo chasque eletrônico producoescsul@.br. Assista o programa Coisas do Sul – um programa que veio para ficar!

------------------------------------------------------------------------------------------------

JORNAL BUENAS CHE

Bueno! No ano em que completara seu décimo quarto aniversário o Buenas Chê vem com novidades. Com o objetivo de encurtar o tempo de ausência e do fortalecimento das notícias da tradição gaúcha, o Buenas dobrará as suas edições. E no lugar de circular somente uma vez por mês, estará presente na casa dos tradicionalistas de quinze em quinze dias. Assim os CTG’s e os promotores terão assegurado uma cobertura maior de seus eventos, e o Buenas certamente mais dinâmico. Sem dúvida uma ótima notícia para os amigos leitores e que fazem da tradição gaúcha o seu lado prazeroso de viver a vida embalada por bailantas e tropeiradas.

Fonte: Jornal tradicionalista Buenas Che, edição 141, de fevereiro de 2005, o seu editorial, por D. Machry.

---------------------------------------------------------------------------------------------

ECO DA TRADIÇÃO – ÓRGÃO OFICIAL DO MTG

Bueno! Para assinar o jornal Eco da Tradição, órgão oficial de divulgação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o vivente paga apenas R$ 40,00 por ano, por doze edições, sendo encaminhado via correios para todos os pagos do Brasil. Para assiná-lo, entre em contado com o MTG e fale com o meu amigo Fraga Cirne, pelo fones 0xx51.3223.5194, ou vá até a sede do MTG, que fica na Rua Guilherme Shell, 60, no bairro Partenon, em Porto Alegre, ou pelo chasque eletrônico ecodatradicao.mtg@.br.

E ATENÇÃO: Os CTGs do Rio Grande do Sul, ao atualizarem as suas obrigações (anuidade) com o MTG, receberão de cortesia uma assinatura do jornal. No entanto, não receberão os seus exemplares pelos correios e para terem direito, deverão participar dos encontros regionais, onde estes exemplares lhe serão entregues pelos Coordenadores Regionais.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

JORNAL DO NATIVISMO

Bueno! O Jornal do Nativismo foi o primeiro jornal que trás notícias da cultura do Rio Grande do Sul que eu assinei. Vi, conheci, gostei e já sou assinante por uma penca de anos, em torno de dez. Hoje colaboro, na medida do possível com este magnífico jornal, que não tem fronteiras, pois é de circulação nacional e de periodicidade mensal. Para assiná-lo, basta o vivente entrar em contato com os meus amigos e Diretores Paulo de Freitas Mendonça ou sua sócia Salete Maria Mattje pelo telefone 0xx51.3336.8131 ou pelo chasque eletrônico nativismo@.br. O jornal também está com página na Internet. Basta acessar .br. Lá encontrarás formulário para a assinatura, que por ano custa apenas R$ 50,00 ou então a R$ 100,00 por dois anos de assinatura.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

©CHASQUITO nº 28 – OUTUBRO DE 2006 NO AR....

Bueno! O Jornal Virtual do CTG Raízes do Sul, atualmente é mandado para mais de 3500 endereços eletrônicos, tendo assim uma forca de penetração muito grande no meio tradicionalista, ajudando a divulgar os eventos verdadeiramente culturais. O CHASQUITO ON LINE, SEMPRE ATUALIZADO, nele você encontrará:

➢ Eventos Raízes do Sul - relação dos eventos culturais do CTG Raízes do Sul.

➢ Notícias - aqui encontrarás sempre as últimas noticias do meio tradicionalista com a instantaneidade que lhe é peculiar, etc.

➢ Chasque do Dorotéo: coluna com os artigos enviados pelo Dorotéo Fagundes;

➢ Chasque do Guimarães: coluna com os artigos do Guimarães;

➢ Resumo dos Rodeios-resumo simplificado do mês em curso;

➢ Calendário de rodeios-calendário anual completo;

➢ Eventos outros CTGS-outros eventos como bailes, cursos de fandango, etc.

Divulgue seu evento: local para divulgação dos eventos

Nos dias de hoje informação é tudo e o CHASQUITO é mais de toda a comunidade Tradicionalista do que nosso, aproveite esse meio de divulgação e envie o seu Evento ou Notícia.

Convidamos a todos a visitarem o GALPÃO VIRTUAL do CTG Raízes do Sul: .br, que está cada vez melhor e funcional. Informações com o Editor Guimarães pelos fones 0xx51.3338.6777 ou 051.9987.5880, ou ainda pelo chasque eletrônico ctgraizesdosul@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CONSTRUIMOS A TUA PÁGINA

Bueno! O meu amigo, declamador e tradicionalista alvoradense Fernando Araújo, coloca o seu nome a disposição de todos para a construção de páginas na Internet. O Fernando é o responsável pela atualização da página oficial da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul – primeiraregiaors..br e da página deste peão – valdemargauderio..br. Possui também uma página na Internet onde enfoca a Poesia Gaúcha. Lá o vivente poderá encontrar a poesia que está procurando, pois tem mais de 250. Acesse juntandorimas..br. Contatos pelo fone 0xx51.3447.2801 ou pelo chasque eletrônico winter-rs@.br.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CONSTRUIMOS A TUA PÁGINA II

Bueno! Silvano Ozyrys Auler Guimarães componente da Invernada Juvenil do CTG Raízes do Sul, coloca o seu nome a disposição de todos para a construção de páginas na Internet. É responsável pela atualização da página do Corretor de Imóveis e Seguros Paulo Guimarães - guimaraes.cim.br e da página do CTG Raízes Do Sul– .br. Contatos pelo fone 0xx51.3338.8738 ou pelo chasque eletrônico silvano@guimaraes.cim.br.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Valdemar Engroff – Diretor de Divulgação da 1ª RT/RS

Fones: 0xx51.3483.6323 (do rancho) / 051.9966.5164 (preso à guaiaca)

Chasques Eletrônicos: valdemar@.br; gaucho.valdemar@.br; gaucho.valdemar@

Ajude a construir o GALPÃO VIRTUAL OFICIAL DA 1ª RT/RS:

primeiraregiaors..br

 Acesse também o galpão virtual deste peão:

valdemargauderio..br

E o galpão virtual do capataz das atualizações Fernando Araújo:

juntandorimas..br

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related download
Related searches