Prezados Brasileiros e Brasileiras,



Prezados Brasileiros e Brasileiras,

A Presidenta Dilma Roussef lançou no início do semestre o Programa Ciência sem Fronteiras, com vistas ao desenvolvimento tecnológico, ao estímulo dos processos de inovação e ao crescimento da competitividade brasileira, por meio da promoção da

mobilidade acadêmica em aéreas definidas como prioritárias para o desenvolvimento nacional.

O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas do Governo brasileiro nos próximos quatro anos, para alunos, professores e pesquisadores, nos níveis de graduação e pós-graduação, em áreas estratégicas.As bolsas poderão ter duração de seis meses a quatro anos, a depender da categoria.

Com orçamento estimado em 3,16 bilhões de reais, o Governo deverá conceder 40 mil bolsas de estudo por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), e outras 35 mil bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

No dia 14 de outubro tivemos a visita, aqui em Nova York, dos presidentes da CAPES e do CNPq os quais se encontraram com representantes de diversas instituições norte-americanas voltadas para educação, com vistas a estabelecer as necessárias parcerias para implementação do programa Ciência sem Fronteiras.

Com o Programa, o Governo brasileiro espera não só enviar estudantes brasileiros para universidades de excelência no exterior, como também, com base na reciprocidade de isenção de taxas acadêmicas, receber professores e pesquisadores estrangeiros nas instituições brasileiras de ensino superior.

Outra iniciativa importante que gostaria de compartilhar com vocês refere-se à próxima Reunião de Coordenação Consular entre a Embaixada em Washington e os Consulados nos Estados Unidos, a realizar-se em Brasília, no final deste mês de outubro.

Os resultados da última reunião consular, em 2011, bem como o Acordo de Previdência Brasil-EUA e as novas diretrizes do Governo Obama para deportação de imigrantes indocumentados serão os principais temas tratados dentro da agenda bilateral Brasil-EUA. Já no painel que abrange as políticas para as comunidades brasileiras no exterior teremos debates sobre o Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE), a organização da próxima conferência Brasileiros no Mundo e as novas estimativas referentes ao número de brasileiros nos EUA.

Atendimento e assistência consular e novas tecnologias aplicadas ao serviço consular serão assuntos debatidos em dois outros painéis desdobrados em temas como o plano diretor da reforma consular, a padronização de rotinas e informações consulares além da avaliação do sistema consular integrado e o novo portal consular. Outros temas serão analisados e espero, na próxima Coluna do Cônsul, apresentar um resumo do que foi debatido e as novas orientações. Até lá!

Cordialmente,

Luiz Felipe de Seixas Corrêa

Cônsul-Geral do Brasil em Nova York

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download