Irp-cdn.multiscreensite.com



Dia 16 de janeiro

Dia dos Cortadores de Cana.

Santos do Dia: Marcelo/ / Priscila/ Beraldo/ Bento Bishcop/ Honorato.

Faltam 349 dias para terminar o ano (350 em anos bissextos)

Império Romano: início

27 a.C. O Senado Romano vota a atribuição do cognome Augustus a Octávio, data em se iniciou o Império Romano, sucessor da República Romana. Nascido em Roma em 23 de setembro de 63 a.C. e morto em 19 de agosto de 14 a.C., Caio Júlio César Otaviano Augusto foi o primeiro Imperador de Roma. 78.

Rodrigues Alves, morte

1919. Morre aos 70 anos no Rio de Janeiro (Distrito Federal), vitimado pela epidemia de gripe espanhola, o advogado e político Francisco de Paula Rodrigues Alves, o 5º presidente do Brasil. Em 1872, ingressou na carreira política, elegendo-se Deputado Provincial. Foi Ministro da Fazenda nos governos de Floriano Peixoto e Prudente de Morais. Em 1900 foi eleito Presidente de São Paulo. Em 1902 chegou à Presidência da República pela primeira vez, com 316.248 votos. Rodrigues Alves marcou seu governo com uma série de obras públicas controvertidas, mas que promoveram a remodelação da cidade do Rio de Janeiro. Entre elas, o Porto do Rio de Janeiro, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e outros importantes edifícios públicos federais. Demoliu pardieiros no centro da cidade, provocando assim, o deslocamento da população de baixa renda para os subúrbios, o que causou uma valorização nos preços do imóveis do aluguel - que se refletiu na alta do custo de vida. Mas obteve grande sucesso ao pôr em prática outras medidas, principalmente na questão do bem-estar da população brasileira, ao contratar Oswaldo Cruz (1872 – 1917), o médico sanitarista que realizou uma revolução na saúde.

[pic]

A Revolta da Vacina

Em julho de 1904 a vacinação foi declarada obrigatória no país. Mas por falta de esclarecimento do governo federal e a pressão da oposição política ao presidente Rodrigues Alves, a população carioca, em nome da liberdade individual se rebelou contra as medidas adotadas por Oswaldo Cruz. Entre 10 e 15 de novembro de 1904 o povo saqueou, espancou policiais, quebrou bondes e tentou invadir o Palácio do Catete, então sede do governo federal. No dia 15, a oposição, valendo-se da situação, tentou depor o presidente. Mas o general Hermes da Fonseca (1855 – 1923), comandante da Escola Preparatória do Realengo sufocou a rebelião. Centenas de populares foram presos, e alguns, desterrados para o Acre. Depois de tudo, cabe a pergunta: será que o povo enlouqueceu? Afinal, a intenção do Dr. Oswaldo Cruz era apenas acabar com as doenças.

Políticos opositores ao governo de Rodrigues Alves, aproveitando-se da falta de esclarecimento oferecido por sua administração, fizeram muita propaganda contra Oswaldo Cruz, onde o epidemiologista era apresentado como errado, que a febre amarela não era transmitida por mosquito - e que a vacinação das mulheres era um despudor. E mais. Que o cidadão tinha o direito de não se vacinar, e até que era a própria vacina a transmissora da doença. Declarado Estado de Sítio, a vacinação foi, enfim, garantida.

Alguns historiadores apontam que o real motivo da Revolta da Vacina estava no fato de os militares estarem descontentes com a perseguição ao Florianismo, termo que designa a todos os apoiadores do marechal Floriano Peixoto (1839 – 1895), o primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, cujo governo abrange a maior parte do período da história brasileira conhecido como República da Espada (1891/1894). Além de tudo, o povo sofria com a carestia, o desemprego e o autoritarismo dos vacinadores, que entravam nas residências e nos cortiços apoiados fortemente pela polícia. Mas logo, passados os dias de violência, todos reconheceram que aquele jovem e dedicado médico sanitarista era, na verdade, um benfeitor. Nos primeiros anos do Século 20, a febre amarela matara pelo menos 2 200 pessoas só na cidade do Rio de Janeiro. Número de mortos após a campanha de vacinação: 39. Em 1907, as doenças foram erradicadas.

No plano internacional, Rodrigues Alves resolveu, em 1903, a delicada questão com a Bolívia, negociando a aquisição do Território do Acre, apoiando as medidas tomadas pelo Barão do Rio Branco (1845 - 1912), ministro das Relações Exteriores – e enfrentou duas tentativas de golpe (1904 e 1906. Contudo, o governo de Francisco de Paula Rodrigues Alves é amplamente considerado um mandato calmo. Em 1912, voltou à presidência de São Paulo, e em 1918 foi eleito Presidente da República pela segunda vez. Mas não tomou posse, pois foi infectado pela epidemia de gripe espanhola, que só no Rio de Janeiro causou mais de 6 000. Ele nasceu em Guaratinguetá (SP), em sete de junho de 1848. 22.14/03/1991 - 41 – 74.

Charles Chaplin: O Garoto, seu primeiro longa-metragem

1920. Estreia nos Estados Unidos o filme mudo The Kid; no Brasil O Garoto, primeiro longa-metragem do ator e diretor Charles Chaplin (1889 - )1977), o Carlitos. Comédia dramática, The Kid conta a história de um garoto abandonado pela mãe e criado pelo Vagabundo, o personagem maltrapilho da bengala, do chapéu-coco e do bigodinho que consagrou Chaplin. 87.

Popeye (o personagem): estreia

1929. O marinheiro Popeye aparece pela primeira vez nas páginas do jornal New York Evening Star. Precursor dos heróis com superpoderes, Popeye foi criado em 1919 pelo desenhista norte-americano Elzie Crisler Segar (1848 – 1938). No Brasil ele apareceu em 1936 no Suplemento Juvenil, com o nome de Brocoió. Segundo Segar, Popeye realmente existiu. Era uma velho marinheiro escocês de nome Mac Carthy, um contador de velhas histórias sobre o mar e que gostava de espinafre.

[pic]

Nos anos de 1930, Popeye era mais popular do que Mickey. Estreou no cinema em 1933 no desenho em preto e branco Popeye, the Saylor. O primeiro desenho colorido saiu em 1936. No auge da fama, suas tiras apareciam em 628 jornais de 25 países. O desenhista Elzie Crisler Segar morreu em 13 de outubro de 1938, mas as aventuras do esperto e zangado marinheiro continuaram. No cinema, o marinheiro ganhou vida na pele do ator Robin Williams (1951 - 2014) numa superprodução de 1980.

Em 1999 foi anunciado seu casamento com a eterna namorada Olívia Palito. Pela promoção nas vendas do espinafre, Popeye ganhou uma estátua construída na cidade texana de Crystal City, grande produtora dessa verdura. Outra estátua do marinheiro foi erguida em Chester, Illinois, terra do seu criador. 128 - 33.09/01/1999.

Older Cazzaré, nascimento

1935. Nasce em Pelotas (RS), o ator, produtor teatral, diretor e dublador Older Berard Cazarré. Estreou no cinema em 1956, fazendo três filmes ao mesmo tempo: Com Água na Boca, Sai de Baixo e Samba na Vila. Na extinta Rede Tupi, Cazarré participou de novelas como Na Idade do Lobo (1972), O Machão (1974), O Sheik de Ipanema (1975) e O Julgamento (1976). Foi para a Rede Globo em 1979, onde fez Feijão Maravilha (1979), O Amor é Nosso (1981), Ti Ti Ti (1985), Fera Radical (1988) e O Direito de Amar (1987). Como dublador marcou época dando a voz para personagens famosos dos desenhos animados, entre eles Dom Pixote, Zé Colmeia, Plic, da série Plic, Ploc & Chuvisco e Chumbinho, parceiro do Bacamarte. Older Cazarré morreu aos 57 anos no Rio de Janeiro, em 26 de fevereiro de 1992, vítima de uma bala perdida enquanto dormia em seu apartamento. 31.17/02/1998.

Jô Soares, nascimento

1938. Numa dia como hoje, nascia na cidade do Rio de Janeiro o humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, diretor teatral e ator José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares. Nascido numa família de classe média alta, ele viveu até os 18 anos nos Estados Unidos e na Europa, mais precisamente na Suíça, onde estudou durante seis anos. Voltou ao Brasil com a intenção de seguir carreira diplomática, mas optou por seguir a carreira artística. Estreou no cinema em 1958 no filme O Homem do Sputnik, e depois apareceu em Tudo Legal (1960), Vai Que é Mole (1960), A Mulher de Todos (1969), O Pai do Povo (1976, Cidade Oculta (1986), e em Sábado (1995).

Ainda em 1958, Jô Soares fez suas primeiras aparições na TV Rio nos programas Noite de Gala e TV Mistério. Depois de atuar na televisão como redator, roteirista, entrevistador, humorista e ator, conheceu a fama nacional como comediante em 1967, encarnado o mordomo Gordon da Família Trapo, o programa que também ajudava a escrever.

Em 1970 foi para a TV Globo, onde solidificou a carreira atuando nos humorísticos Faça o Humor, Não Faça a Guerra, Satiricon, O Planeta dos Homens e Viva o Gordo. Deixou a Globo e foi para o SBT para apresentar os programas Veja o Gordo e Jô Onze e Meia, que estreou em 16 de agosto de 1988.

Em três de abril de 2000, depois quase 12 anos no SBT, ele voltou para a Rede Globo para apresentar o Programa do Jô, onde ficou até 16 de dezembro de 2016. Além de se dedicar à literatura, Jô Soares também escrevia, e dirigia várias peças teatrais. Seu livro de maior sucesso é O Xangô de Baker Street, que foi adaptado para o cinema em 2001.

“O imenso espaço que Jô Soares ocupa na vida dos brasileiros”.

Artur Xexéu () – Colunista de O Globo

Artur Xexéu homenageou Jô Soares em sua coluna do Caderno B do jornal O Globo em sua edição de sete de dezembro de 2016. Eis um trecho do artigo:

“(...) A atração tem uma existência única na nossa TV – está no ar há décadas e atravessou duas emissoras importantes. Na Globo desde 2000, foi, antes disso, por 11 anos no SBT e sempre um dos produtos mais nobres da programação. Inaugurou no Brasil um formato que era muito bem sucedido nos Estados Unidos. Parecia uma fórmula simples, mas não era bem assim. Além de apoiar-se no talento de uma figura mais do que rara – Jô é humorista, escritor, dramaturgo, ator, enfim, homem renascentista -, havia uma banda da pesada e um time e tanto por trás. Max Nunes e Dilea Frate estiveram nele, entre muitos outros. A produção também é de primeira, com Anne Porlan, dona da mais afiada antena, comandando as pautas.

Tudo isso compõe o que os brasileiros aprenderam a chamar de talk-show. O termo, hoje passados muitos anos, caiu no uso comum. Mas no início do ‘Onze e Meia’, parecia um praticamente um neologismo. Me lembro que quando na redação do jornal se perguntava; é com hiffen? Tem grifo ou já está abrasileirado?

No sofá do Jô sentaram-se todas as figuras mais importantes do país, e algumas de fora também. Mas não era só elas. Munido da caneca cujo conteúdo mexe com a imaginação do público, ele conversou com gente anônima e mostrou para as massas suas antes anônimas realizações: invenções, artes, criações de toda sorte. Para estar ali não precisava se famoso. Era preciso ter assunto. Assunto, aliás, uma palavra-chave para falar do programa. Os críticos gostam de dizer que o apresentador às vezes fala demais e dá pouco espaço ao seu convidado. Um equívoco. Quem entrevista sabe que nem sempre uma conversa rende. Daí o papel fundamental de quem comanda a festa. É preciso ser grande como Jô Soares para invariavelmente encher a cena com seu espírito

(com todos os trocadilhos). (...) Jô abriu um caminho, um horário, faz o Brasil se ver, se ouvir, dialogar. Diverte, marcou, leva todo mundo a dormir mais tarde. Viva o Gordo”.

Jô Soares morreu aos 84 anos na capital paulista, em cinco de agosto de 2022. 33.07.12.2016 - 36 – 78 -

Adolf Hitler se refugia no seu Bunker

1945. Pressentindo a derrota inevitável, o ditador Adolf Hitler (1889 – 1945) e um grupo de funcionários, oficiais e oligarcas nazistas, se escondem no Führerbunker, uma fortaleza de concreto construída a cinco metros de profundidade nos jardins da Chancelaria do Reich, em Berlim. A casamata tinha a função de protegê-los dos ataques aéreos aliados que devastavam a capital da Alemanha.

Em dia 18 de abril de 1945, uma frota de blindados e tanques, canhões e aviões espalharam pelo menos dois milhões e meio de soldados russos nas cercanias da cidade. Em 30 de abril de 1945 Adolf Hitler cometeu suicídio com um tiro de pistola.

O filme A Queda! - As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang) retrata o episódio. Com o ator Bruno Ganz (1941 - 2019) no papel de Hitler, o filme se propõe a apresentar um lado – até então – desconhecido do fim da II Guerra Mundial: como foram os últimos dias de Adolf Hitler no poder, quais eram os seus pensamentos e os da sua equipe de militares e, principalmente, o que ele e os que o cercavam estavam sentindo naquele determinado momento. Como a maioria dos que estavam presentes naqueles dias está morta, Oliver Hirschbiegel (1957 - ) tomou os depoimentos da Srta. Junge, a secretária particular de Hitler, como base para o roteiro do filme – o que confere ao mesmo um caráter documental. O filme A Queda! - As Últimas Horas de Hitler foi lançado no Brasil em seis de maio de 2005. 41.

Sade Adu, nascimento

1959. Nasce em Ibadan, Nigéria, a cantora e compositora britânica Helen Folasade Adu, mais conhecida como Sade Adu, ou simplesmente Sade, vocalista da banda que leva seu nome. Filha de pai nigeriano e mãe britânica, mudou-se para a Inglaterra aos quatro anos. Começou a carreira no grupo de funk-latino Ariva, em 1981. O grupo passou, mais tarde a se chamar Pride, e depois evoluiu para Sade.

Em 1984, a banda lançou Diamond Life, seu primeiro álbum, no qual estava incluído Smooth Operator, que obteve sucesso internacional imediato e rendeu um Grammy de Melhor Artista Novo e um disco de platina como artista pop e soul mais vendido. Em 1985, lançou Promise, o segundo álbum, de onde foram extraídos dois singles de sucesso: Never As Good As The First Time e The Sweetest Taboo, que figuraram nas paradas norte-americanas por seis meses.

[pic]

A vocalista Sade, consagrada pela crítica especializada A Rainha do Estilo Cool foi eleita Musa da Década de 1980 pela elegância de seu visual e de suas músicas. Os seis álbuns de estúdio de Sade ganharam remasterização no Abbey Road Studios e foram lançados em formato de vinil. O resultado do trabalho foi tornado público em nove de outubro de 2020. Intitulada This Far, a coleção inclui Diamond Life (1984), Promise (1985), Stronger Than Pride (1988), Love Deluxe (1992), Lovers Rock (2000) e Soldier of Love (2000).

Outros sucessos da cantora Sade são: Paradise, Nothing Can Come Between Us, Keep Looking No Ordinary Love, Pearls e Feel No Pain. 36 – 41 – 78 – 242.

Bebeto de Freitas, nascimento

1950. Nasce no Rio de Janeiro o ex-jogador e ex-técnico de vôlei Paulo Roberto de Freitas. Sobrinho de João Saldanha (1917 – 1990) e Heleno de Freitas (1926 – 1959), ele começou a carreira jogando basquete no início dos anos 1960, adotando a seguir o vôlei, jogando pelo Botafogo, onde ficou por 17 anos. No clube da estrela solitária, conquistou 11 campeonatos cariocas consecutivos. Um dos maiores levantadores desse esporte no Brasil, Bebeto brilhou na Seleção Brasileira entre 1968 e 1978, pela qual disputou os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique, e os Jogos Olímpicos de Montreal em 1976.

Em 1977, foi para os Estados Unidos como jogador e técnico do Santa Bárbara, na Califórnia. Voltou ao Brasil como técnico da Seleção Brasileira, onde conquistou o vice-campeonato mundial em 1982, a Medalha de Ouro Pan-Americano de Caracas em 1983, e a Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Bebeto foi também treinador da equipe de voleibol da Escola Naval do Rio de Janeiro entre 1981 e 1984; das equipes do Bradesco, do México, do Parma e da Seleção da Itália.

Como dirigente, Bebeto de Freitas foi manager do Clube Atlético Mineiro em 1999 e 2001. Durante estas duas passagens, o Galo foi Campeão Mineiro e Vice-Campeão Brasileiro em 1999, e chegou ao 4º lugar no Campeonato Brasileiro de 2001. No Botafogo foi diretor entre 2003 e 2005. Reeleito em 2008, conquistou a Taça Guanabara e Campeão Carioca em 2006, Taça Rio 2007 e 2008. Sua direção teve outro marco importante, que foi a volta do time de futebol à primeira divisão do Campeonato Nacional. Em 2009 voltou ao Atlético Mineiro. Em 2016, Bebeto foi indicado pelo prefeito Alexandre Kalil para o cargo de Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte. Comandou a pasta de 1º de janeiro de 2017 a seis de janeiro de 2018. No início de 2018, assumiu, a convite do presidente Sérgio Sette Câmara o recém criado cargo de Diretor de Administração e Controle do Clube Atlético Mineiro. Bebeto de Freitas morreu 68 anos em decorrência de uma parada cardíaca em Vespasiano (MG), em 13 de março de 2018. 36 – 41.

Arturo Toscanini, morte

1957. Morre em Nova York aos 90 anos, o maestro Arturo Toscanini, considerado o maior dirigente de orquestra do Século 20, ele se revelou numa excursão ao Brasil em 1886, fato marcante em sua biografia. O dirigente da orquestra Leopoldo Miguez (1850 – 1902) atravessava uma crise com os músicos e ficou impedido de atuar. Toscanini foi convocado para reger a ópera Aída de Verdi no Imperial Teatro Pedro II em seu lugar, consagrando-se assim como maestro a partir desse dia. Toscanini tinha na época, 19 anos de idade. Em 1898 assumiu a direção da orquestra do Teatro Scala de Milão, e em 1907 o Metropolitan Opera House de Nova York. Em junho de 1931, na Itália, se recusou a tocar num festival em Bolonha a Giovanezza, hino oficial do Partido Fascista, implantado por Benito Mussolini (1883 – 1945) em 1925. Por isso, Toscanini foi condenado a prisão domiciliar.

Um mês depois recebeu autorização para deixar o país, mudando-se para os Estados Unidos, onde criou a NBC Symphony Orchestra. Mais tarde passou a dirigir a Sinfônica de Nova York, que com seus severos métodos de trabalho foi transformada no maior conjunto orquestral do mundo. Arturo Toscanini nasceu em Parma Itália, em 25 de março de 1867 . 19.

The Beatles e a inauguração do The Cavern Club

1957. Em Liverpool, Inglaterra, o empresário Alan Sytner (1935 – 2006) inaugura o The Cavern Club, que ficaria famoso por ser o local onde os Beatles começaram a carreira. Entre 21 de fevereiro de 1961 e três de agosto de 1963, o grupo se apresentou ali em 293 concertos memoráveis. Foi nessa aconchegante casa que o empresário musical Brian Epstein (1934 – 1967) conheceu os Beatles.

[pic]

Ao contrário do que muitos pensam, não foram os Beatles os únicos a se apresentaram ali. Outros artistas e bandas de renome, como The Rolling Stones, The Yardbirds, Elton Jonh, Queen, Suzi Quatro, John Lee Hooker e Focus , entre outros, também iniciaram suas carreiras no Cavern Club. A casa foi demolida em 1973, mas reconstruída dez anos depois, de forma idêntica a alguns metros de distância, com os tijolos recuperados do edifício original. 78 -. 87.

[pic]

Bomba atômica: incidente na Inglaterra

1961. Um avião norte-americano carregado com uma bomba atômica pega fogo na base aérea norte-americana da RAF Lakenheath, Suffolk, incidente que deixou a Inglaterra à beira de uma tragédia nuclear parecida com a de Chernobil, ocorrida em 26 de abril 1986, na Rússia. O incêndio na base aérea de Lakenheath só foi controlado depois que a aeronave estava bastante danificada, com a boma chamuscada e coberta de bolhas. 33.01/06/1998.

Hello Dolly!, o musical: estreia

1964. O musical Hello Dolly estreia na Broadway, no St. James Theater. Nos papéis principais, Carol Chaming (1921 - ), David Burns (1902 – 1971) e Mary Jo Catlett (1938 - ). Escrita por Michael Stewart (1924 – 1987), o musical é baseado na peça The Matchmaker, de Thornton Wilder (1897 – 1975).

Ganhador do Prêmio Tony de Melhor Musical do Ano, Hello Dolly! foi encenada em quatro revivals, com diferentes elencos. A versão cinematográfica do musical foi dirigida por Genne Kelly (1912 – 1996) e tem a participação de Barbra Streisand (1942 - ) e Walter Mathau (1920 – 2000). O filme recebeu quatro indicações para o Premio BAFTA, cinco para o Globo de Ouro e sete para o Oscar e levou três estatuetas: Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

Em 1964, Louis Armstrong (1901 - 1971) gravou a música título Hello Dolly e chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucessos. Isso fez dele, aos 63 anos, o artista mais velho a conseguir tal façanha, além de desbancar os Beatles que estavam a 14 semanas no topo, com três músicas diferentes. 147.

Gordurinha, morte

1969. Morre aos 47 anos em Nova Iguaçu (RJ), o cantor, compositor e radialista Waldeck Artur de Azevedo, mais conhecido como Gordurinha. Começou a carreira musical aos 16 anos tocando violão, e aos 19 se apresentou num programa de calouros na Rádio Sociedade da Bahia. Estudou até o 2º grau na Faculdade de Medicina, e no início da década de 1950 se apresentava em programas nas rádios Recife e Tamandaré.

[pic]

Em 1952, Gordurinha foi para o Rio de Janeiro onde trabalhou em várias emissoras de rádio. Em 1955 gravou com a Orquestra Tabajara Soldado da Rainha e Sonhei com Você, sucessos do carnaval de 1956. Em 1957 ele foi contratado pela Rádio Nacional para apresentar o programa Varandão da Casa. Em 1958, foi para a Rádio Tupi para produzir o programa Café Sem Concerto. Em 1962, gravou um LP com músicas que confirmavam seu estilo irreverente, como Baiano Não é Palhaço, Anestesia Para a Moral e Baiano Burro Nasce Morto. Gordurinha, é autor de clássicos da MPB, como Súplica Cearense, Vendedor de Caranguejo e Chiclete Com Banana. Gordurinha nasceu em Salvador (BA), em 10 de agosto de 1922. 36.

Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, inauguração

1974. O então presidente Emilio Garrastazu Médici (1905 – 1985) inaugura a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, na divisa dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Maior hidrelétrica da CESP (Centrais Elétricas do Estado de São Paulo), ela está localizada no Rio Paraná. Em conjunto com a Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias ou Jupiá, forma o sexto maior complexo hidrelétrico do mundo.

[pic]

Em novembro de 2015, a CTG (China Three Gorges Corporation) adquiriu as concessões de Ilha Solteira e Jupiá em um leilão organizado pelo governo brasileiro, com uma outorga de R$ 13,8 bilhões, e iniciou a operação das usinas em julho de 2016 pelo período de 30 anos. Presente em 10 estados brasileiros, a CTG Brasil também administra mais 12 hidrelétricas e possui participação em outras três, além de participações em ativos de energia eólica.

Com capacidade instalada de 3.444 MW e 20 unidades geradoras, a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira produz energia para abastecer uma cidade de cerca de 4,2 milhões de habitantes. Em março de 2017, a usina passou a receber o maior investimento em modernização de hidrelétricas do Brasil: R$ 3 bilhões em um projeto que contempla também a vizinha usina Jupiá. Iniciado, o trabalho deve modernizar as 34 unidades geradoras do complexo Jupiá-Ilha Solteira deve durar de oito a dez anos. 36 – 41 - 87.

Xá Mohammad Reza Pahlav vai para o exílio

1979. O Xá Mohammad Reza Pahlav (1919 – 1980) e a imperatriz Farah Diba (1938 - ) deixam definitivamente Teerã, capital do Irã, depois de uma insurreição no país. As correntes de oposição formadas por esquerdistas liberais e muçulmanos tradicionais uniram-se ao aiatolá Ruhollah Khomeini (1900 – 1989), exilado na França. O Xá, doente e sem poder de controle, entregou o governo ao primeiro ministro Shapour Baktiar (1914 ou 1915 – 1991), e fugiu para os Estados Unidos acompanhado pela família, médicos, assessores e segurança. Imediatamente o aiatolá Khomeini voltou ao Irã. Aclamado pelo povo, ele inaugurou um governo religioso, gerando crises dentro e fora do país.

Como represália aos EUA, um grupo de militares islâmicos ocupou a embaixada americana em Teerã, tomando como reféns 64 funcionários. O governo do aiatolá Khomeini imediatamente apoiou o ato, fazendo exigências. A principal, a extradição do Xá Reza Pahlav. Com o agravamento da crise, o governo norte-americano iniciou negociações com o Panamá, acertando a ida do ex-ditador iraniano para aquele país, que se instalou por pouco tempo na Ilha de Contadora, antigo refúgio de piratas e localizada a 60 quilômetros da costa panamenha. Depois de perambular por outros países, o Xá Mohammad Reza Pahlav morreu de câncer no Egito em 21 de julho de 1980. 36.

Thriller, o disco recebe prêmios

1984. O disco Thriller, sexto álbum da carreira do multi instrumentista, cantor, compositor, dançarino e produtor Michael Jackson (1958 – 2009) em parceria como o produtor Quincy Jones (1933 - ) recebe sete prêmios da American Music Awards. Gravado no Westlake Recording Studio em Los Angeles entre abril e novembro de 1982, e lançado em 30 de novembro de 1982, em pouco mais de um ano Thriller se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos. Sete das nove canções do álbum foram lançadas como single, e todas alcançaram o Top 10 na Billboard Hot 100. Até 2012, estima-se que ele já vendeu cerca de 170 milhões de cópias.

[pic]

Em 12 de fevereiro de 2008, foi lançada uma edição especial para comemorar os 25 anos do álbum, com um livreto com 48 páginas coloridas com as letras das canções e fotos raras, assinadas por Dick Zimmerman, Matthew Rolston & Harrison Funk, além de remixes com participações de Fergie, Akon, Will. I Am e Kany West.

[pic]

O carioca Paulinho da Costa (1948 - ), há mais de 40 anos radicado na Califórnia e um dos músicos mais requisitados nos estúdios de gravações em Los Angeles é o percussionista de Thriller e de todos os discos de Michael Jackson, desde Off the Wall. Dominando mais de 200 instrumentos de percussão, Paulinho da Costa construiu uma carreira ímpar dentro do cenário da música internacional. Ele gravou com mais de 100 artistas de diversos gêneros. Pense em um nome e aposte: com certeza, o percussionista carioca já tocou com ele. 78 - 87.

Titanic, o filme: lançamento no Brasil

1998. É lançado nos cinemas brasileiros o filme Titanic, a superprodução mais cara da História do cinema norte-americano. Com roteiro, produção e direção de James Cameron (1954 - ), o longametragem custou mais de 230 milhões dólares e reconstitui o naufrágio do transatlântico que afundou em 14 de abril de 1912.

Antes de ser lançado nos EUA, a crítica apostava que o filme, tal como o navio, afundaria de imediato. Mas com apenas um mês de exibição, superou os gastos da produção e se tornou o maior acontecimento cinematográfico do Século 20. Indicado para o Oscar em 14 categorias, a fita levou 11 estatuetas e se igualou à Ben-Hur, uma superprodução épica de 1959. Em abril de 2012, Titanic recebeu o número 25 na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos da revista Monet.

[pic]

Na vida real, em 10 de abril de 1912, o RMS Titanic, um navio da Classe Olympicus e o mais luxuoso transatlântico então construído partiu de Southampton, na Inglaterra com destino a Nova York, nos EUA, para sua viagem inaugural. Às 02h40min da madrugada do dia 15 de abril de 1912, o navio transportando um total de 2 240 pessoas entre passageiros e tripulantes se choca com um iceberg e afunda a 900 quilômetros ao sul da costa da Ilha Terra Nova, no Canadá, duas horas depois. Na tragédia, 1 517 vítimas e uma fortuna em ouro, pedras preciosas, obras de arte e dinheiro afundaram, tornando-se um dos maiores desastres da história da navegação marítima, comparada apenas com o incidente que envolveu o transatlântico SMS Lusitânia, que afundou com 1 988 pessoas a bordo, atingido por um barco-torpedo alemão em 1º de maio de 1915 matando 1198 passageiros.

Lançado ao mar em 31 de março de 1912, o Titanic tinha 296,10 metros de comprimento, 28 metros de largura e pesando 46 328 toneladas. Um folheto publicitário de 1910, supostamente emitido pela White Star Line, dona do transatlântico, alegava que ele fora concebido para ser inafundável. 73 anos depois, em dois de setembro de 1985, uma equipe chefiada pelo cientista Robert Ballard, a bordo do navio oceanográfico Knorr localizou os destroços do Titanic, com a ajuda de câmeras instaladas no robô submarino Argo, captando imagens e tirando mais de 12 mil fotos.

Em abril de 2012, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) nomeou os destroços do Titanic Patrimônio Natural Mundial da Humanidade, a fim de preserva-los. Segundo a entidade, mais de 700 mergulhadores já estiveram no local onde o navio afundou, a 4 300 metros de profundidade. 19 – 28 - 33.16/10/1998 - 147.

Jacques Custeau faz críticas

1989. Em entrevista ao jornal Le Figaro, o cientista e oceanologia francês Jacques Cousteau (1910 – 1997) declara que a exploração da Antártida é perigosa e imoral, e que o equilíbrio ecológico da região, que classifica como muito frágil, só se mantém por milagre.

Segundo Cousteau, a Antártida é tão árida quanto o deserto do Saara, e as grandes tempestades colocariam em risco as construções que ali fossem feitas. A transformação da região em reserva mundial, sob a proteção das Nações Unidas foi a solução apontada por Jacques Cousteau para evitar os programas de exploração da Antártida. 33.17/01/1989.

Avião Boeing faz pouso forçado no Rio Solo

2002. Um Boeing 737-300 da Companhia Garuda Indonésia, executando o voo GA-421 com 60 pessoas a bordo faz um pouso de emergência inusitado. Depois de uma falha mecânica que causou a perda dos dois motores, o piloto Abdul Rozak demonstrou grande perícia ao conseguir descer no leito do Rio Solo, na Ilha de Java, a 480 quilômetros de Jacarta, capital da Indonésia. A falha mecânica foi causada por uma tempestade severa, com grande queda de gelo, o que fez com que os motores se apagassem. Uma comissária de bordo morreu e 23 passageiros se feriram. 46.23/01/2002.

Rudolf-August Oetker, morte

2007. Morre em Hamburgo aos 90 anos o empresário Rudolf-August Oetker, um dos símbolos da reconstrução alemã. Depois da Segunda Guerra Mundial, ele transformou a Dr. Oetker, empresa de comida industrializada criada por seu avô, o farmacêutico Dr. August Oetker (1862 – 1918) em 1891. O Dr. Oetker foi o primeiro a lançar o fermento em saches, na medida exata para 500 gramas de farinha, com a garantia do perfeito crescimento de bolos e pães.

[pic]

A marca Dr. Oetker foi registrada e a partir daí, a Cabeça Branca impressa nas embalagens simboliza a marca. Seu neto Rudolf-August assumiu o negócio em 1944, junto com a família e construiu um império de bolo instantâneo. A partir daí, empresa expandiu suas atividades para outros segmentos: transportes marítimos, bebidas, serviços financeiros e hotéis. No Brasil, a Cabeça Branca ficou bastante conhecida na década de 1950. Mas aos poucos, ela deu lugar à verdadeira marca; Oetker. Rudolf-August Oetker nasceu em Bielefeld, Alemanha em 20 de setembro de 1916. 41 - 46.24/01/2007.

Terremoto de Kobe (Grande Sismo de Hanshin), Japão em 1995

1995. Um terremoto de 7,2 graus na Escala Richter castiga a cidade de Kobe, a 480 quilômetros de Tóquio, no Japão. Com apenas 20 segundos de duração, o tremor deixou um trágico saldo de 6 434 (estimativas de 22 de dezembro de 2005) mortos, mais de 24 000 feridos e 270 000 desabrigados, e milhões de dólares em prejuízos. 15 brasileiros que viviam em Kobe morreram nesse terremoto. 22.29/11/1995.

Lotus abandona a Formula 1

1995. Uma das mais importantes escuderias da história do automobilismo mundial, a Lotus Engineering Co Ltd., ou Team Lotus Ltd., anuncia sua saída da Formula 1. A Lotus foi criada em 1952 pelo designer, inventor e construtor britânico Anthony Colin Bruce Chapman (1928 – 1980). Seu primeiro carro a disputar uma corrida internacional foi a Lotus 11, nas categorias de 1 100 e 1 500 cilindradas, nas 24 horas de Le Mans de 1956. Começou a disputar o Mundial de Formula 1 em 1958, obtendo a primeira vitória em 1961, nos Estados Unidos, com o piloto Innes Ireland (1930 – 1993).

[pic]

Revolucionária, a Lotus foi a primeira a apresentar um carro de Formula 1 com chassi monocoque: foi o lendário Modelo 25, tracionado por um motor Coventry-Climax V-8 montado na traseira do veículo. O carro estreou em 20 de maio de 1962 no GP da Holanda, pilotado por Jim Clarck (1936 – 1968). Com o Modelo 25, o piloto escocês venceria o Campeonato Mundial de 1963.

Em 1968, Colin Chapman assombrou nas 500 milhas de Indianápolis ao apresentar um carro a turbina com tração nas quatro rodas. Porém, o piloto Mike Spence morreu durantes os treinos. A Lotus nunca mais voltou lá.

Em 1978, Chapman introduziu o famoso Lotus 79, o chamado carro-asa, cujo segredo era o efeito solo, uma ideia revolucionária que proporcionava grande estabilidade ao carro, e que era equipado com dutos aerodinâmicos bem desenvolvidos em todo o assoalho, incluindo a parte inferior das entradas de ar. O resultado era muita aderência e pouco arrasto. O Lotus 79 fazia curvas a 240 quilômetros por hora e levou a Lotus a conquistar o último título de pilotos e construtores da Formula 1 em 1978, pelas mãos do piloto norte-americano Mario Andretti (1940 - ). Na temporada de 1979, a maioria das equipes copiaram o carro-asa, largamente considerado ousado e revolucionário.

Na Formula 1, a Lotus disputou 490 GPS e ganhou sete títulos de construtores, conquistou 79 vitórias, 107 poles e 71 melhores voltas.

Em 1963 Jim Clarck (1936 – 1968) deu o primeiro título mundial à equipe, repetindo o feito em 1965. A seguir, foram campeões mundiais pela Lotus Graham Hill (1929 – 1975) em 1968, Jochen Rindt (1942 – 1970) em 1970, Emerson Fittipaldi (1946 - ) em 1972 e Mario Andretti (1940 - ) em 1978.

A última vitória da Lotus foi em 1987 em Detroit, Estados Unidos, com Ayrton Senna (1960 – 1994), que já havia conquistado sua primeira pole e vencido sua primeira corrida na Fórmula 1 com o carro negro, em 21 de abril de 1985. Em 1988, Nelson Piquet (1952 - ) entrou para a equipe Lotus, que a essa altura se encontrava em plena decadência. 18.18/01/1995 – 78.

Pico do Aconcágua: brasileiro bate recorde

1996. O alpinista brasileiro José Luiz Pauletto, 38 anos, chega sozinho e sem auxílio de oxigênio ao topo do Aconcágua. Localizado na Cordilheira dos Andes no Parque Provincial Aconcágua, na Argentina, é o ponto mais alto da América do Sul, e a maior montanha do mundo, fora da cordilheira do Himalaia. Pauletto gastou na escalada 5h29min. A melhor marca anterior foi de um grupo de militares franceses em 1992: 4h36min30. 18.04/02/1996.

[pic]

Dia 17 de janeiro

Dia do Tribunal de Contas da União.

Santos do Dia: Antão/ Mariano/ Inês/ Leonila.

Faltam 348 dias para terminar o ano (349 em anos bissextos)

Benjamin Franklin, nascimento

1706. Nasce em Boston, Massachusetts, o jornalista, editor, autor, diplomata e inventor Benjamin Franklin, muitas vezes considerado o inventor do para-raios, e um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos. Foi jornalista e tipógrafo desde os 15 anos e começou a profissão no jornal The New England Courant, de propriedade de seu meio-irmão. Em 1729, comprou o Pennsylvania Gazette e publicou, a partir de 1732 o Almanaque do Pobre Ricardo (Poor Richard’s Almanac), seu maior sucesso como editor. Em 1748, muito rico, vendeu a editora para se tornar cientista, realizando várias descobertas sobre a eletricidade.

Benjamin Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrou que os trovões são um fenômeno de natureza elétrica, fato que serviu de base para ele inventar o para-raios, em 15 de junho de 1752. Antes, os cientistas achavam que o relâmpago e a eletricidade fossem duas forças distintas. Franklin provou que ambas são a mesma coisa. Ele cunhou as palavras bateria, condutor, carga e descarga elétrica.

Além de ser eleito membro da Royal Society, Franklin ganhou a Medalha Copley, em 1973. Herói nacional por participar da Declaração da Independência e da Constituição, ele também se engajou no movimento abolicionista dos Estados Unidos. Benjamin Franklin Benjamin Franklin morreu aos 84 na Filadélfia, Pensilvânia, em 17 de abril de 1790. 186.10/1976.

Primeira demonstração do Daguerreótipo no Brasil e na América Latina

1840. O Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, em sua edição de 17 de janeiro de 1840, publicou que o capelão e abade Louis Compte estava apresentando pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, o Daguerreótipo, um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa, inventado em 1837 pelo físico e inventor francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre (1787 – 1851). Capelão do navio-escola francês franco-belga L’Orientale que aportou no Rio de Janeiro, Compte realizou as primeiras demonstrações do daguerreotipo no Hotel Pharoux, no Largo do Paço, - hoje Praça XV - no Rio de Janeiro.

Depois de apresentar a invenção ao imperador Dom Pedro II (1825 -1891), em menos de nove minutos o abade fotografou o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e o Mosteiro de São Bento. Essas imagens ficaram em poder do imperador até seu exílio em 1889, e hoje fazem parte do acervo da família imperial. Em 21 de janeiro de 1840 Dom Pedro II encomendou um equipamento de daguerrotipia e se tornou, aos 15 anos de idade, o primeiro fotógrafo brasileiro.

A expedição científica com o saveiro franco-belga O L’Orientale começou em 25 de setembro de 1839, quando o barco saiu do porto de Paimbeoeuf, na França, para dar a volta ao mundo e, pela primeira vez na História, documentar o trajeto por meio de fotografia. Para isso, o abade Louis Comnte trazia à bordo a máquina mágica criada por Daguerre. Depois de cumprir a missão no Rio de Janeiro, o L’Orientale partiu em direção ao Uruguai, sem o cientista Soulier de Sauve e sua esposa, que resolveram ficar no país. Sauve se tornou, em 1945, diretor do Imperial Observatório, instituição criada por Dom Pedro I em 15 de outubro de 1827.

O abade Louis Compte deixou a expedição em Montevidéu, onde se tornou professor de daguerreotipia. O saveiro partiu rumo ao Chile, para de lá, atravessar o Oceano Pacífico. Porém, em 23 de junho de 1840, assim que deixou o porto de Valparaíso, naufragou. 2 - 23 – 29 - 41 – 78 – 208.

Al Capone, nascimento

1899. A lenda pretende que Alfonso “Fiorello” Capone, mais tarde Alfonse Brown Capone, teria nascido em Nápoles, Itália. Alguns historiadores escrevem que ele teria, na sua infância, perambulado de pés descalços pelas rua da cidade italiana. No entanto, parece que realmente ele teria nascido quatro anos antes, em seis de janeiro de 1895, em Castel Amara, perto de Roma. Mas com certeza, sua família desembarcou de um navio de emigrantes em 1900 na cidade de Nova York, onde começou a carreira criminosa, até chegar a ser considerado O Maior Gangster de todos os tempos.

Alfonse Capone e seu irmão mais velho, Ricardo, juntaram-se a alguns rapazes: Ralph, John Mathew e Franck, e uma moça chamada Mafalda. Mais tarde, essa gente formaria a corte de Al Capone. Seus primeiros companheiros são os rapazes do bando Five Points. Seu primeiro homicídio foi de um chinês, e o primeiro patrão foi Saddie, o Cabra, um dos chefes do bas-fond, local onde existe altos índices de prostituição. Sua carreira, nesse sentido, parece ser promissora. Rapidamente, se junta aos chefões da União Siciliana. Os negócios prosperam, e logo ele fica sob a mira da polícia. Quando ele considera irrespiráveis os ares da cidade de Nova Iorque, resolve mudar de ambiente.

Então, em 1920, Capone foi para Chicago com a mulher, entrando para a família mafiosa conhecida como Mão Negra, encabeçada por John “Papa Johnny” Torrio (1882 – 1957). Em 1925, herdou o controle da gang, assumindo a venda clandestina de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a maior cidade do estado de Illinois tinha 2.700.000 habitantes, dos quais, 900.000 eram emigrantes, onde viviam os maiores matadores do mundo e as mais “eficientes” equipes de gangsteres. Assim, Alfonse Brown Capone, conhecido pelo apelido de Scarface - em português Cara de Cicatriz por causa de uma marca no rosto, encontrou em Chicago uma campo de ação digno dele.

Capone logo se destacou na hierarquia da Máfia. Dominou a cidade de Chicago nos 14 anos em que vigorou a Lei Seca nos EUA, a medida legal que proibiu a venda de bebidas alcoólicas no país a partir de 16 de janeiro de 1920. Sua quadrilha agia com violência, eliminando seus inimigos com tacos de beisebol, revólveres e metralhadoras. Eram comuns as emboscadas, aquela do famoso Massacre do Dia de San Valentin, ou Massacre do Dia dos Namorados em 14 de fevereiro de 1929, quando foram eliminados seis inimigos e um popular que nada tinha a ver com os criminosos. O episódio chocou o país e alertou as autoridades.

Prenda-me se for capaz

Na Chicago de 1930, época da Lei Seca a carreira criminosa de Capone era camuflada por vultosas doações a obras de caridade; e gordas contribuições à ala podre da polícia de Chicago. Ninguém sabia em quem confiar. Na maioria, são pagos por Capone, Moran, Sheldon e outros chefões. E a administração municipal mais corrompida não protegia os comerciantes honestos. Mas pessoas sérias, principalmente negociantes, começam a reagir. Assim, eles se agrupam e formam a Comissão Cívica de Punição e Prevenção do Crime, às vezes chamada de Comissão dos Seis. O coronel Robert Isham Randolph, presidente da Câmara do Comércio era um comerciante ativo e influente. Ele próprio estava cansado de ver a cidade transformada em palco de tiroteios promovidos pelos gângsteres. Então, a Comissão dos Seis contrata Alexander Jamie, um funcionário público incorruptível indicado pelo Ministério da Justiça. Logo, ele começa a aplicar suas ideias. Agora, só precisa encontrar meia dúzia de policiais ficha limpa, o que não é fácil. Mas logo, Jamie descobre que a solução está bem próxima dele. É seu cunhado Eliot Ness (1903 – 1954), um jovem advogado que acabava de se formar e que tinha aceitado uma nomeação no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Em 1927, ele foi designado para Chicago, onde faria valer a legislação da proibição do comércio de bebidas durante a Lei Seca, a maior fonte de renda de Capone.

O advogado George EQ Johnson (1874 - 1949) vai ter um papel preponderante na prisão de vários chefes do mundo do crime. Durante seu breve mandato como procurador dos Estados Unidos, e atuando como Juiz no Distrito Norte do estado de Illinois, Johnson vão condenar Al Capone e seus associados por sonegação de impostos. Eliot Ness recebeu carta branca do juiz George EQ Johnson para criar uma equipe de elite composta de policiais e oficiais do Tesouro, que logo foram apelidados de Os Intocáveis. Depois de trabalhar por seis meses, Ness e sua equipe já haviam apreendido mais de um milhão de dólares ou encerrado várias cervejarias clandestinas. Ainda assim, Capone não encerrou suas atividades de contrabando de bebidas. Isso só aconteceria um ano mais tarde, quando Os Intocáveis conseguiram prender Scarface por sonegação de imposto de renda. Em 22 de outubro de 1931, o gangster foi preso e condenado a 11 anos de cadeia. Passou por algumas penitenciárias até ser levado para a prisão de segurança máxima da Ilha de Alcatraz, na Baía de São Francisco, em julho de 1933. Em 1939 foi libertado por boa conduta. Mas com problemas mentais, vegetou até morrer em decorrência da sífilis. Em 1933, a Lei Seca foi encerrada pelo Congresso dos Estados Unidos.

No livro Os Intocáveis (The Untouchables) (1957) co-escrito com o jornalista Oscar Fraoe (1914 – 1994), Eliot Ness diz o seguinte:

"Esses seis homens estavam jogando com a vida, desarmados, para realizar o que três mil policiais e 300 agentes da proibição haviam falhado miseravelmente: A liquidação de uma combinação criminosa que pagou em dólares aos gananciosos e a morte aos gananciosos ou incorruptíveis”. (...) “Inquestionavelmente, seria altamente perigoso. No entanto, eu senti que era natural saltar para a tarefa. Afinal, se você não gosta de ação e emoção, não entra no trabalho policial. E que diabos, imaginei, ninguém vive para sempre!

Em 1934, Eliot Ness tornou-se o principal investigador do Departamento de Proibição do Departamento do Tesouro para o estado de Ohio, e logo ele se tornou diretor de segurança pública de Cleveland, onde montou uma incorruptível e reconhecida força policial na cidade, respeitada em todo o país. Em 1942, ele deixou o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

[pic]

A saga dessa icônica equipe foi contada na série de TV Os Intocáveis, nos anos 1960, e nos filmes Scarface-Vergonha de Uma Nação (1932) e refilmado em 1983, com Al Pacino no papel de Capone, e Os Intocáveis (1987), com Kevin Costner no papel de Eliot Ness. Al Capone morreu aos 42 anos em Palm Beach, Flórida, em 25 de janeiro de 1947. 1 - 36.

Joaquim Nabuco, morte

1910. Morre aos 61 anos em Washington, Estados Unidos, o advogado, político, diplomata, historiador e jornalista Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, um dos maiores defensores da abolição da escravatura no Brasil. Ele movimentou a opinião pública como jornalista e deputado ao lançar em 1880 um projeto de extinção da escravatura no país, único do ocidente em que ainda perdurava a escravidão. Sua campanha de propaganda junto às massas resultou na criação da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão e na Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel (1846 – 1921) em 13 de maio de 1888. Nabuco deixou a política logo após a Proclamação da República para dedicar-se a escrever e representar o Brasil em missões diplomáticas. Um dos fundadores da ABL (Academia Brasileira de Letras) produziu, entre outros trabalhos, Minha Formação, Camões e os Lusíadas, Um Estadista do Império e O Abolicionismo. Em 1899, Joaquim Nabuco voltou a trabalhar na diplomacia, e em 1904 foi chefiar a embaixada brasileira em Washington. Ele nasceu em Recife (PE), em 19 de agosto de 1909. 33.27/08/2005.

Esso no Brasil

1912. Através de um decreto do presidente Hermes da Fonseca (1855 - 1923) a Esso, com a denominação de Standard Oil Company of Brazil começa no pais um serviço pioneiro de distribuição de produtos de petróleo, com destaque para a gasolina e o querosene, que eram comercializados em tambores e latas. Sua história é marcada pelo pioneirismo no país, como a instalação das primeiras bombas de rua e a construção do primeiro vagão tanque. Foi a primeira distribuidora a abastecer aeronaves na aviação brasileira. E empresa patrocinou durante 27 anos o Repórter Esso, o noticioso padrão do rádio brasileiro. 132.

Carmen Miranda na Revista Fon Fon

1929. A cantora brasileira Carmen Miranda (1909 – 1955), no auge da fama nos Estados Unidos recebe uma homenagem da revista Fon Fon, com foto de capa usando um novo turbante. Nascida na Cidade do Porto, Portugal em nove de fevereiro de 1909, chegou ao Brasil com apenas dois anos de idade e estudou num convento da Lapa, onde fazia recitais e participava do coro. Começou como cantora na Rádio Educadora em 1929, e nesse mesmo ano gravou Não Vá Simbora e Se o Samba é Moda, o primeiro de uma série de 140 discos gravados no Brasil. Mas ela só conheceria o sucesso em 1930, com a marchinha Taí, Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim. Este disco vendeu 35 000 cópias, uma cifra fabulosa para a época. Com seus turbantes, braceletes e balangandãs imitando baianas, Carmem partiu para apresentações pela América do Sul. Estreou no cinema em 1933, no filme A Voz do Carnaval, o primeiro dos cinco que ela fez no país.

Em 1939, gravou O Que é Que a Baiana Tem? o maior sucesso em suas apresentações no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro. Em maio de 1939, Carmen foi para os Estados Unidos com o conjunto Bando da Lua, abrindo as portas para a carreira internacional. Em 10 de junho de 1941, voltou ao Brasil e foi recepcionada por milhares de pessoas no cais da Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O policiamento teve que ser reforçado, mas o grande número de repórteres, fotógrafos e profissionais das rádios juntavam-se à enorme multidão impaciente com a espera da artista. Quando o navio Argentina apontou na curva da Ilha das Cobras, a coisa esquentou. A Autoridade Portuária precisou mandar fechar o Armazém de bagagens a fim de evitar a invasão dos populares que entravam por todos os lados.

A bordo do navio, o radialista César Ladeira (1910 – 1969) transmitia o acontecimento pela Rádio Mayrink Veiga. Ao microfone, Carmen falou:

“Povo carioca... estou muito satisfeita. Mais ainda pela manifestação que vocês estão fazendo”.

Quando ela desceu do navio, foi carregada pelos fãs enlouquecidos até uma viatura da polícia, e acabou desfilando pela Avenida Rio Branco, no centro da cidade. Era a resposta da população às críticas feitas por alguns órgãos de imprensa por ter ido morar em Hollywood. Diziam que ela tinha se americanizado. Mas Carmen já estava acostumada com essas reprovações. Sua primeira apresentação depois da volta foi no Cassino da Urca, onde as críticas à americanização dos ritmos brasileiros se acentuaram.

Então, bastante decepcionada ela resolveu voltar aos Estados Unidos, em três de outubro de 1940. Mas antes, em resposta, gravou a música Disseram Que Eu Voltei Americanizada. Lá, iniciou uma temporada que duraria 14 anos. Carmen Miranda se tornou a primeira artista brasileira a fazer sucesso no exterior. Apareceu em 19 filmes, gravou 154 discos e foi a mulher que mais pagou imposto de renda nos EUA em 1946. Morreu de ataque cardíaco em sua mansão de Beverly Hills aos 46 anos, em cinco de agosto de 1955, e foi sepultada no Rio de Janeiro. Seu enterro foi acompanhado por uma multidão estimada em mais de 500 000 pessoas cantando Taí, Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim. 74 – 78 -87.

Cassius Clay (Muhammad Ali-Haj), nascimento

1942. Nasce em Louisville, Kentucky, o peso-pesado Cassius Marcellus Clay Jr., depois Muhammad Ali-Haj. Considerado O Maior Pugilista de Todos os Tempos, começou a lutar aos 12 anos de idade. Como amador ganhou 102 lutas e perdeu apenas duas. Ganhador da Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960, profissionalizou-se em outubro do mesmo ano. O primeiro título mundial veio em 25 de fevereiro de 1964 ao derrotar Sonny Liston (1932 – 1970) por nocaute técnico no sexto assalto. Em 20 anos como profissional venceu 57 lutas e perdeu quatro.

Cassius Clay converteu-se ao islamismo em seis de março de 1964, quando adotou o nome de Muhammad Ali-Haj. Por força da religião, se recusou a atender a convocação do exército norte-americano para lutar no Vietnã. Em 1967, sua permissão para lutar foi cassada por três anos. O atleta foi destituído de seus títulos e condenado a cinco anos de prisão. Em 1970 a Suprema Corte revogou a anulação.

Em oito de março de 1971, Muhammad Ali voltou ao ringue do Madison Square Garden de Nova York para uma luta histórica, a chamada Luta do Século, onde ele perdeu por pontos para Joe Frazier (1944 – 2011). Dias antes, Ali havia chamado Frazier de “crioulo feio” para ser campeão Mundial de Pesos Pesados. Em 14 de março de 2001, ele pediu desculpas ao oponente, que imediatamente as aceitou.

Muhammad Ali ainda voltou aos ringues, perdendo também para Ken Norton (1943 - 2013) em 31 de março de 1973, mas se recuperou ao derrotar Frazier e reaver o título mundial ao vencer George Foreman (1949 - ) por nocaute, em 30 de outubro de 1974. Ele ganhou novamente o título mundial em 1978, passando para a História como o único peso-pesado a conquistar o cinturão de Campeão Mundial por três vezes. Muhammad Ali abandonou os ringues em 1980, ao sofrer a quarta derrota da carreira profissional, perdendo para Larry Holmes (1949 - ) por nocaute técnico. 41 - 87.

A Sangue Frio, o livro: publicação

1966. É publicado nos Estados Unidos o livro A Sangue Frio, o mais famoso romance reportagem da História. Escrito por Truman Capote (1924 – 1984), o livro narra os fatos reais do assassinato de uma família de fazendeiros do estado do Kansas em 15 de novembro de 1959. O sucesso da obra deve-se ao trabalho de pesquisa realizado pelo autor durante um ano e meio, época em que chegou a conhecer os autores da chacina.

Encomendado pelo editor da revista The New Yorker, Truman Capote levou seis anos para concluir o livro. Um dos maiores sucessos editoriais no mundo inteiro, o romance rendeu um filme em 2005 com o ator Philip Seymour Hoffman (1967 – 2014) no papel Truman Capote, com o qual ganhou o Oscar de Melhor Ator. 36.

Tarsila do Amaral, morte

1973. Morre em São Paulo (SP) aos 86 anos, a pintora, desenhista e tradutora Tarsila de Aguiar do Amaral, simplesmente Tarsila do Amaral, mais conhecida por ter sido membro do Grupo dos Cinco, uma reunião de artistas brasileiros considerados a maior influência do movimento de arte moderna no Brasil. Os demais integrantes do Grupo dos Cinco eram Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Tarsila também foi fundamental na formação do movimento Antropofagia (1928-1929) e a inspiradora do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade.

Tarsila do Amaral nasceu em uma família abastada. Seu pai herdou a fortuna de seu avô, fazendeiro e empresário construtor de edifícios importantes em São Paulo e Santos. Seus primeiros anos foram passados em meio à natureza na Fazenda São Bernardo, nas proximidades de Capivari, e mais tarde na Fazenda Santa Tereza do Alto, em Monte Serrat.

Tarsila passou parte de sua infância em São Paulo estudando em um colégio de freiras e depois no Colégio Sion. Mais tarde, seus pais a enviaram à Espanha para estudar no Colégio Sacré-Coeu, em Barcelona. Na cidade catalã, Tarsila morou durante dois anos e completou seus estudos. No Sacré-Coeu ela ganhou um prêmio de ortografia e teve seus primeiros contatos com a pintura. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro. Quando voltou ao Brasil em 1906, ela se casou com o médico André Teixeira Pinto, primo de sua mãe, com quem teve uma filha, Dulce Pinto.

Em 1917, Tarsila do Amaral começou a aprender pintura com o pintor, desenhista e professor Pedro Alexandrino Borges (1856- - 1942), e mais tarde com o pintor e professor alemão George Fischer Elpons  (1866 - 1939). Em 1920, seu casamento acabou. Então, ala foi para Paris estudar arte na Academia Julian, uma escola de pintura e escultura fundada em 1867. Quando voltou ao Brasil em 1922, Tarsila aderiu às ideias modernistas, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna. Nessa época, ala conheceu Anita Malfatti, que a apresentou aos modernistas Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade, com que se casaria em 1926. Estava formado assim o Grupo dos Cinco.

Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior, e fez parte de diversos movimentos das artes plásticas. Suas pinturas encheram-se de cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. Em 11 de janeiro de 1928, para presentear o marido Oswald de Andrade pelo seu aniversário, Tarsila pintou a óleo o quadro Abaporu, sua obra mais famosa. A origem do nome da tela vem do Tupi-guarani e significa Aba (homem) e Poru (comer). Tarsila descrevia o quadro como sendo imagens de seu subconsciente, sugeridas por histórias que ouvia quando criança. A partir desse momento, ela e o marido criam o movimento artístico e literário Antropofágico que tinha como proposta assimilar outras culturas, porém não copia-las. O nome vem do grego e significa antro (homem) e fagia (comer).

Em 1928, o Aboparu foi exibido pela primeira vez em uma exposição em Paris. No ano seguinte, integraria as duas primeiras mostras individuais de Tarsila, uma em São Paulo, outra no Rio. É a tela brasileira mais valorizada no mercado mundial das artes, com valor estimado 40 milhões de dólares. Em 1995, o Aboparu foi arrematado pelo empresário argentino Eduardo Constantini por 2 milhões e 500 mil dólares, em um leilão realizado na Christie’s, em Nova York.

Em 1965, Tarsila do Amaral foi submetida a uma cirurgia de coluna, mas um erro médico a deixou paralítica. Desta forma, a artista passou o resto de sua vida em uma cadeira de rodas. Ela nasceu em Capivari, estado de São Paulo, em 1º de setembro de 1886. 36 - 41 – 78.

Baretta, a série: lançamento

1975. É lançada nos Estados Unidos a série de TV Baretta, com o ator Robert Blake (1933 – ) no papel principal.

Tony Baretta é um detetive do Estado da Califórnia que mora no apartamento 2-C de um hotel com sua cacatua chamado Fred. Baretta não gosta de trabalhar com parceiros e prefere resolver os casos com a ajuda de informantes na rua. Além de tudo, Baretta é mestre em disfarces, talento que utiliza para se infiltrar nas gangues da cidade e desvendar os mais variados crimes.

O programa teve 80 episódios e saiu do ar em maio de 1978. Atualmente é exibida na Rede Brasil de Televisão para transmissão na televisão aberta brasileira. 41 – 152.

Acidente em Sete Quedas

1982. Uma ponte pênsil desaba em Sete Quedas, no Paraná, matando 29 pessoas. Cerca de 1 000 turistas ficaram isolados e tiveram que ser resgatados por helicópteros. 131.

Usina Nuclear Angra 1: inauguração

1985. Depois de um atraso de quase sete anos e 12 anos após o início de sua construção, o então ministro das Minas e Energias César Cals (1926 – 1999) inaugura oficialmente a Usina Nuclear Angra 1, localizada na Praia de Itaoma, em Angra dos Reis (RJ). A usina já estava operando desde 1982, quando foi conectada à rede pela primeira vez, operando a título de teste. Durante esse período ela parou por diversas vezes devido aos problemas decorrentes do material obsoleto comprado da empresa norte-americana Westinghouse Electric Manufactoring Co., Angra 1 é uma usina tipo PWR (Pressurized Water Reactor) onde o núcleo é refrigerado por água leve, desmineralizada. 2 - 36 – 74.

Guerra no Golfo (Operação Tempestade no Deserto): início

1991. Forças aliadas de 29 países lideradas pelos EUA atacam o Iraque, em represália à invasão do Kuwait pela Guarda Republicana em dois de agosto de 1990, quando o presidente Saddam Hussein (1937 - 2006) anunciou a anexação daquele país, medida condenada pela ONU.

Em 28 de agosto Saddan Hussein anuncia a anexação do Kuwait, transformando o país em 19ª Província do Iraque. A ONU não reconhece a nova república, e em 29 de novembro de 1990, o Conselho edita a resolução Nº 678, que dava um ultimato ao governo iraquiano e fixava um prazo para a retirada das tropas: 17 de janeiro de 1991.

Uma força coligada de 29 países liderados pelos EUA ficou de prontidão na Arábia Saudita, que foi transformada no maior acampamento militar que se conhece, em tempos modernos. Fracassadas as tentativas de negociações diplomáticas, a ONU autorizou o ataque.

Bombardeios aéreos sofisticados marcaram a Guerra no Golfo, também conhecida como Operação Tempestade do Deserto, com destaque para o avião norte-americano F-117, o caça invisível. O conflito, transmitido ao vivo pela televisão, terminou em 28 de fevereiro de 1991, após 37 dias de intenso bombardeio por terra, mar e ar, quando as forças aliadas controlavam o Kuwait.

Calcula-se que a Guerra no Golfo deixou um saldo de 130 000 mortos e provocou o maior desastre ecológico com petróleo da História. Ao se retirarem do Kuwait, soldados iraquianos incendiaram mais de 700 poços de petróleo, e derramaram mais de 400 milhões de barris de óleo no Golfo Pérsico. 22 – 33 - 36.01/01/1996. – 125.

Miguel Torga, morte

1995. Morre aos 87 anos em Coimbra, Portugal o médico e escritor português Adolfo Correia Rocha, mais conhecido como Miguel Torga. Considerado um dos maiores escritores de língua portuguesa do Século 20, ele publicou seu primeiro livro, A Criação do Mundo em 1934, um relato histórico dos acontecimentos políticos em Portugal. Por causa disso, foi preso pela PIDE, a temível polícia da ditadura portuguesa. Aos 12 anos veio para o Brasil, fixando-se em Minas Gerais. Voltou a Portugal, ingressando num seminário, desistindo de ser padre um ano depois. Entre seus livros importantes, destaque para Os Bichos e Orfeu Rebelde e uma autobiografia composta de 16 volumes, e publicou O Diário, em 1990, seu último livro. Miguel Torga nasceu em São Martinho de Anta, Portugal, em 12 de agosto de 1912. 45.18.01.1995.

Mônica Lewinsky lança documentário

2002. A ex-estagiária da Casa Branca Monika Lewinski, 28 anos, lança um documentário na TV americana em Pasadena, Califórnia, contando suas aventuras sexuais com e então presidente Bill Clinton (1946 - ). O programa foi ao ar em março de 2002. 46.23/01/2002.

Bezerra da Silva, morte

2005. Morre no Rio de Janeiro aos 77 anos o cantor e compositor José Bezerra da Silva. Foi para o Rio de Janeiro em 1942, onde se fixou no Morro do Cantagalo, trabalhando inicialmente como pintor de paredes. Instrumentista de percussão, logo entrou para a vida artística. Estreou em 1969 gravando um disco compacto e um LP, no mesmo ano. Um dos representantes do chamado samba de partido alto e inspiração para a criação do funk, Moreira gravou 28 álbuns e ganhou 11 discos de ouro, três de platina e um de platina dupla. Seu bordão mais conhecido é “malandro é malandro, mané é mane”.

[pic]

Os maiores sucessos de Bezerra da Silva são Vou Apertar Mas Não Vou Acender Agora, Candidato Caô, Sequestraram Minha Sogra, Tem Coca Aí na Geladeira, Cocada Boa, Overdose de Cocada e Meu Pirão Primeiro. Ele nasceu em Recife (PE), em 23 de fevereiro de 1927 de 1927. 33.18/01/2005.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download