WordPress.com



[pic]

UNIVERSO DA GEOGRAFIA[pic]

EXERCÍCIOS – Capitalismo e Globalização

1. (MODELO ENEM) – Com o objetivo de evitar as crises, como a de 1929, o Estado passou a intervir na economia. Essa intervenção dá-se tanto mediante o controle de muitos ramos nos quais outrora havia apenas empresas particulares, como também pelo planejamento econômico. (…) O Estado controla os créditos (juros bancários, condições gerais de empréstimo), os preços (uma parte já depende basicamente da oferta e da procura), as exportações e importações (seja por tarifas alfandegárias, seja proibindo a importação de certos produtos, incentivando a de outros)...

O texto anterior refere-se à realidade política e econômica característica do:

a) feudalismo centralizado, do século XV e XVI.

b) capitalismo monopolista ou financeiro, pós-Segunda Guerra Mundial.

c) socialismo moderno, pós-Segunda Guerra Mundial.

d) totalitarismo liberal do século XIX.

e) capitalismo industrial comercial pós-Segunda Guerra Mundial.

2. (UERJ-2013) O nível de concentração de renda em uma sociedade capitalista relaciona-se com as doutrinas econômicas que fundamentam as ações do Estado. Observe, no gráfico abaixo, a variação da participação da população que constitui o 1% mais rico na renda total nos Estados Unidos.

[pic] 

Gráfico sobre parcela da população dos EUA (Foto: Reprodução/UERJ)

a) keynesianismo – neoliberalismo

b) estruturalismo – classicismo

c) fisiocratismo – institucionalismo

d) liberalismo – estatismo

3. (UFAL – ADAPTADA) Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue.

a) Sua origem pode ser identificada no período mercantilista iniciado, aproximadamente, no século XV.

b) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.

c) O processo de globalização expandiu-se com o fim da Guerra Fria.

d) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.

e) Fez surgir um mundo bipolar, cujo padrão de poder é essencialmente econômico e tecnológico.

4. (UFU-96) Por “divisão internacional do trabalho” entende-se:

a) produção de tudo de que um país necessita para o seu desenvolvimento, isso em virtude de sua intensa industrialização.

b) organização política dos países visando defender suas posições no cenário internacional.

c) autonomia entre países exportadores de matérias-primas e os exportadores de produtos industrializados.

d) especialização dos países na produção de determinadas mercadorias destinadas ao mercado internacional.

e) necessidade de circulação de mercadorias, isto é, o comércio nos diferentes graus de desenvolvimento.

5. (UFSC) Vivemos uma época de grandes acontecimentos e, você, está no meio desse turbilhão. O entendimento da realidade que nos envolve, exige que estejamos sempre atentos ao desenrolar dos fatos, acompanhando as abordagens dos diferentes meios de comunicação e trabalhadas na Geografia.

Leia com atenção a(s) proposição(ões) apresentada(s) e assinale aquela(s) que estiver(em) CORRETA(S).

01. A diversidade étnica e religiosa é uma das características marcantes dos Bálcãs e é causa de inúmeros conflitos que ocorreram no século XX, nessa área.

02. Dos conflitos no Oriente Médio, que mais preocupam e preocuparam o mundo, destacam-se a questão árabe-israelense, a questão do Líbano, as guerras Irã x Iraque e Iraque x Kuwait, e a luta separatista curda.

04. O mês de junho de 2000 marcou o primeiro encontro de cúpula entre as duas Coreias: a do Norte, com economia planificada, e a do Sul, com economia de mercado.

08. As Olimpíadas 2000, em Sydney, evidenciaram também a disputa de marcas de grandes corporações multinacionais, em sintonia com o espírito esportivo, apregoado nos primeiros jogos realizados em Olímpia, na Grécia.

16. A Colômbia se nos apresenta hoje como uma nação mutilada e com medo da ação de narcotraficantes, guerrilheiros e paramilitares, e forma, com o Brasil, a rota de tráfico de drogas mais importante do mundo.

6. (UFSC) A partir dos anos 80, o mundo assistiu a grandes mudanças, emergindo daí uma "nova ordem mundial", abaixo caracterizada.

 

Assinale a(s) proposição(ões) que estiver(em) DE ACORDO com essa "nova ordem".

 

01. Formação de blocos econômicos supranacionais, como a União Europeia e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

02. Manutenção do bloco soviético e continuidade da Guerra Fria baseada na bipolaridade.

04. Expansão das multinacionais como agentes dessa nova fase da evolução capitalista.

08. Capacitação econômica como medida de poder no mundo multipolar.

16. Expressivo avanço técnico-científico e mais atenção à qualificação profissional.

 

Resposta: 29 (01 + 04 + 08 + 16)

7. (UFRN/RN) modificada. A globalização faz parte do processo de expansão do capitalismo, que atinge as diversas esferas da sociedade, em escala planetária. Sobre a globalização, é correto afirmar que se trata de um processo

a) o qual, embora apresente tendência à homogeneização do espaço mundial, é seletivo e excludente.

b) o qual, embora apresente tendência à fragmentação do espaço mundial, tem reduzido as desigualdades socioeconômicas.

c) o qual eleva a produção da riqueza e conduz à distribuição equitativa de renda entre os países do mundo.

d) o qual reduz a competitividade entre os países e ameniza os conflitos nacionalistas.

e) o qual afeta somente o lado econômico.

8. (UEMS)- adaptada. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - “(...) apesar de toda a pretensa homogeneização promovida pelos processos de globalização, notadamente pela difusão da economia de mercado em esferas inéditas da sociedade e do espaço mundial, e apesar de toda a complexidade promovida pela circulação de pessoas, mercadorias e informações, tanto do centro para a periferia quanto da periferia para o centro, ainda é possível delimitar com clareza enormes espaços relativamente à margem das benesses da globalização e outros extremamente privilegiados. (...)” (Haesbaert, Rogério e Porto-Gonçalves, Carlos W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006, p. 49).

Em relação ao assunto abordado no texto, é correto afirmar que:

a) a globalização é um processo que ao difundir a economia de mercado em todo o globo, também promove maior igualdade entre os países.

b) a maior circulação de pessoas, mercadorias e informações promovida pela globalização resultou no fim das fronteiras entre os Estados-Nações.

c) os enormes espaços relativamente à margem das benesses da globalização citados no texto localizam-se principalmente na América Latina, África e Ásia.

d) a globalização promove a homogeneização do espaço mundial, em suas várias faces, comercial, cultural, política e econômica.

e) com a globalização, países da América Latina, África e Ásia puderam atingir os mesmos níveis de desenvolvimento socioeconômico que os países da Europa e América do Norte.

9. (UNCISAL/AL) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Competições, concorrências, vencedores, vencidos, ricos, pobres, abandonados à própria sorte: termos que exprimem as modalidades e os resultados do funcionamento de um sistema mundial assimilado então ao desenvolvimento do capitalismo. Nunca na história da humanidade houve tamanha concentração e diferença no interior da comunidade humana. (Oliver Dolfus, Geopolítica do sistema-mundo) O fenômeno descrito revela

a) o fluxo de informações.

b) a Revolução Industrial.

c) a formação dos blocos econômicos.

d) os efeitos da globalização.

e) o fluxo de mercadorias.

10. (UFPI) - Universidade Federal do Piauí – Na última década do século XX, entra em cena uma nova ordem mundial, caracterizada pela multipolaridade. Essa característica é atribuída à (ao):

a) equilíbrio econômico entre Estados Unidos da América, União Europeia e Japão.

b) aumento do comércio internacional entre países do hemisfério Sul.

c) fortalecimento da democracia nos países asiáticos.

d) queda do muro de Berlim.

e) fortalecimento da União Europeia.

11. Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. O texto faz referência aos (as):

a) cartéis.

b) trustes.

c) holdings.

d) dumpings.

e) banalidades.

12. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas. Sociedade anônima é uma designação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa. Estamos falando dos (as):

a) Trustes.

b) Holdings.

c) Cartéis.

d) Dumpings.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

13. Explique como é obtido o IDH, criado pela ONU para indicar ou classificar o nível de vida dos habitantes de um determinado país.

14. (UFSC)

Brasil, mostra tua cara

Pesquisas apontam que a consolidação da democracia tem colaborado com sensíveis melhoras nos índices econômicos e sociais – mas falta muito para superar o velho carma da desigualdade.

Adaptado de: Dieguez, Flávio. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala, p. 35, Ano 4, n. 20 [s.d].

Com relação ao exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A sociedade brasileira está se modernizando: avança especialmente no mundo virtual e, consequentemente, essas melhorias acessíveis a toda a população implicam melhorias na saúde e no saneamento básico.

02. A colonização de exploração é um fator a ser considerado na análise do processo de exclusão no Brasil. A segregação inicial entre colonizador e colonizado já implicava uma forma de exclusão.

04. No Brasil, com a distribuição mais justa da renda nos últimos anos, as pessoas mais jovens e com renda inferior a um salário mínimo passaram a ter mais acesso a consultas médicas e odontológicas junto à rede privada de saúde.

08. Atualmente, no Brasil, assim como em vários países do mundo, há, de forma geral, um inchaço do setor secundário (catadores de lixo, técnicos em informática etc.). Isto é, existe grande quantidade de trabalhadores sem nenhuma qualificação que vivem da economia formal.

16. A exclusão social pode levar à formação de verdadeiros estados paralelos em áreas dominadas pelo crime organizado, o que gera inúmeras formas de violência, que atingem parcela significativa da sociedade.

32. No Brasil, é comum o indivíduo chegar à idade adulta qualificado profissionalmente, pronto para ingressar na atual era técnico-científico-informacional.

15. (Upe 2012) Observe com atenção o organograma a seguir:

[pic]

O organograma acima exibe duas versões distintas do sistema capitalista, planejadas em diferentes épocas, intrínsecas à economia de mercado, contudo diferenciadas por características marcadas por oposições conjuntas. Sobre elas, analise os itens a seguir:

I. O Keynesianismo defende a ampla intervenção do Estado na economia, enquanto o Neoliberalismo aceita uma intervenção mínima do Estado na economia.

II. O Keynesianismo é favorável ao aumento de gastos públicos, enquanto o Neoliberalismo estimula o Estado de bem-estar social.

III. O Keynesianismo propõe a geração de empregos por intermédio da receita pública, enquanto o Neoliberalismo defende a abertura econômica dos países.

IV. O Keynesianismo critica o pensamento econômico clássico, enquanto o Neoliberalismo busca aplicar os princípios do liberalismo clássico.

V. O Keynesianismo critica o princípio da “mão invisível”, enquanto o Neoliberalismo critica a privatização de estatais.

Apenas está correto o que se afirma em

a) I.

b) III.

c) I e II.

d) I, III e IV.

e) I, II, III e V.

16. (ENEM -2009) Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação. BRIGADÃO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado.

São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que:

a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.

c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.

d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.

e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

17. Sobre o processo de globalização assinale a alternativa INCORRETA:

a) O processo de globalização surgiu para atender ao socialismo e, principalmente, os países subdesenvolvidos.

b) A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. 

c) A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias.

d) O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

e) Uma característica da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.

18. Sobre o capitalismo, a globalização e suas consequências, escolha a alternativa incorreta:

a) Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. 

b) Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

c) Uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações em desenvolvimento, o que faz disparar número de pessoas que vivem em extrema pobreza. 

d) Desestimulou a formação de blocos econômicos mundiais, por tender à fragmentação da economia.

e) Fez surgir um mundo multipolar, cujo padrão de poder é essencialmente econômico e tecnológico.

19. Após o fim da Guerra fria assistimos a uma Nova Ordem Mundial. Isso quer dizer que:

a) Os Estados Unidos passou a vigorar como a única potência mundial.

b) O mundo se tornou multipolar, tendo Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão no centro.

c) Com o fim da Guerra fria o mundo passou a ser marcado pela bipolaridade, com a emergência dos Estados Unidos e da União Soviética como principais detentores do poder.

d) O mundo se tornou multipolar, tendo Estados Unidos, Europa Oriental e China no centro.

e) Os principais agentes detentores do poder no mundo passaram a ser a Rússia e a Alemanha.

20. (UNEAL) Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo.

a) Revolução industrial.

b) Capitalismo.

c) Globalização.

d) Guerra Fria.

e) Blocos econômicos.

21. (UEMG) A atual fase da evolução capitalista é denominada: Globalização. Assinale a afirmativa INCORRETA sobre esse fenômeno.

a) É marcado pela mundialização da produção, da circulação e do consumo.

b) Preocupa-se com a eliminação de barreiras entre nações, enfraquecendo as grandes corporações econômicas e fortalecendo o Estado.

c) Acelera o processo competitivo avançado na informatização, automatização e na robotização das atividades produtivas.

d) O espaço mundial tende a ficar cada vez mais homogêneo.

e) Acelera o fluxo de informações e capital.

22. Depois da Segunda Guerra Mundial duas potências passaram a disputar a liderança do mundo. O texto se refere a quais países:

a) Inglaterra e França.

b) Japão e Alemanha.

c) Itália e Espanha.

d) Portugal e Holanda.

e) Estados Unidos e União Soviética.

23. (UFSC) Desde a queda do Muro de Berlim, em 1989, um dos assuntos mais discutidos é o surgimento de uma nova ordem mundial diferente daquela que existiu no período da Guerra Fria. Assinale a(s) proposição(ões) que tenha(m) relação com esta nova ordem mundial.

01. Com o fim da Guerra Fria, a nova ordem mundial é caracterizada pela emergência de um mundo multipolar, cujo padrão de poder é essencialmente econômico.

02. A capacidade tecnológica, a produtividade e a competitividade fazem parte do novo padrão de poder da Rússia, que se mantém como potência no contexto da atualidade.

04. A globalização corresponde à fase de expansão dos capitais trazendo como consequência a interdependência econômica.

08. O surgimento dos megablocos econômicos significa que, regionalmente, em maior ou menor grau, as fronteiras econômicas entre os países estão sendo diluídas.

16. A União Europeia forma um mercado comum e o seu processo integracionista é mais antigo e aprofundado do que o de outros blocos econômicos.

24. No final do século XIX, alguns países europeus (como a Inglaterra, França e Alemanha) tiveram uma aceleração na industrialização e, consequentemente, uma ascensão na concentração de capital. Após a Grande Depressão capitalista, entre 1880 e 1896, as empresas e as indústrias passaram a concentrar capital e formar os grandes monopólios. Ou seja, com a concorrência entre as empresas, somente as mais fortes prevaleceram e incorporaram as pequenas empresas, formando, assim, as grandes indústrias. No lugar das grandes concorrências, começaram a surgir associações de empresas, chamados de cartéis, trustes e holdings. Defina cada uma dessas estratégias e dê exemplos.

25. A discussão a respeito da entrada da Turquia na União Europeia espalhou a discórdia entre os vários governos europeus e também na opinião pública do continente. Os defensores e os adversários da candidatura turca já se mobilizam na França e a questão se tornou tema de campanha eleitoral na Alemanha, na Áustria, na Hungria, em Chipre e em outros países. Em relação ao texto, comente: que motivos barram a entrada da Turquia na União Europeia.

26. O aumento do desemprego é uma das características do chamado processo de globalização. Existem dois tipos de desemprego: estrutural e conjuntural. O Desemprego estrutural está associado:

a) a uma economia desaquecida que provoca ondas gigantescas de desemprego, gerando revoltas e crises institucionais.

b) ao setor de serviços que se expande provocando ondas de desemprego no setor industrial, atraindo essa mão de obra para este novo setor.

c) ao setor industrial que passa a produzir menos, buscando enxugar custos provocando, com isso, demissões em larga escala.

d) a novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam.

e) ao emprego informal que cresce, já que uma parcela da população não tem condições de regularizar o seu comércio.

27. (UFSC/2017) Sobre a organização econômica do espaço mundial e brasileiro é correto afirmar que:

01. a economia mundial teve enorme crescimento a partir da Primeira Guerra Mundial, principalmente em função da “revolução verde”.

02. a extensão territorial de um país é o principal fator para determinar seu grau de desenvolvimento econômico e social.

04. a expansão do capitalismo no século XVI levou à fundação de várias feitorias no Brasil, nas quais as atividades econômicas dependiam exclusivamente do comércio de produtos pecuários.

08. as duas primeiras revoluções industriais nos séculos XVIII e XIX serviram para expandir o capitalismo dos centros econômicos mundiais – Europa ocidental e Estados Unidos da América – principalmente para os países periféricos.

16. o capitalismo – sistema social e econômico em que a propriedade é privada – baseia-se na relação social entre a classe que detém o monopólio dos meios de produção e do capital e a classe trabalhadora.

32. os meios de produção no sistema capitalista incluem as máquinas, as ferramentas, as instalações físicas, as fontes de energia, os meios de transporte e a tecnologia em produtos e processos.

64. a chamada produção em série, o toyotismo, dominante entre a década de 1930 e a década de 1970, foi substituída pela produção exclusivista.

28 - Sobre a divisão atual do mundo em dois principais conjuntos, Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido. È correto afirmar que nos países do Norte desenvolvido:

a) Existe uma distribuição equitativa entre a população rural e urbana, e a sociedade de consumo é altamente expressiva.

b) Apresentam alta taxa de natalidade e elevada renda per capita.

c) A economia está na vanguarda da revolução técnico-científica e os setores de ponta da tecnologia são gerados e aplicados com mais intensidade.

d) Existem grandes desigualdades sociais.

29. (UFSC/2017) O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) está em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, contem com uma equipe de refugiados. A edição do Rio de Janeiro foi a primeira a ter uma delegação de refugiados entre os competidores.

Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2016.

Sobre o mundo contemporâneo, é correto afirmar que:

01. a Turquia, que faz parte da União Europeia, pode ser considerada um país altamente industrializado, tendo sido esse um dos requisitos para a sua entrada no bloco.

02. as adversidades impostas pelas condições edafoclimáticas causam a intensa imigração de etíopes.

04. a possível saída da Grã-Bretanha da União Europeia terá como ponto positivo a facilitação da entrada de imigrantes em seu território, sobretudo refugiados africanos.

08. a Lei Brasileira de Refúgio criou o Comitê Nacional para os Refugiados, um órgão interministerial presidido pelo Ministério da Justiça que lida principalmente com a formulação de políticas para refugiados no país.

16. todos os imigrantes são considerados refugiados, uma vez que o motivo de seus deslocamentos é o mesmo, ou seja, a violação dos direitos humanos.

32. como resultado de graves conflitos, como o que ocorre na Síria, milhares de pessoas têm fugido do seu país em busca de um lugar seguro para viver. No momento, o Mar Mediterrâneo é o cenário em que se desenrolam as cenas mais dramáticas dessa crise humanitária, considerada uma das piores desde a Segunda Guerra Mundial.

30. Uma das características do mundo em que vivemos é a questão da interdependência entre os diversos locais do mundo. Atualmente, muitas empresas dos países desenvolvidos, passaram a instalar multinacionais nos chamados países subdesenvolvidos. Que condições favoráveis a essa iniciativa encontraram esses países?

a) Grande mercado consumidor, presença de mão-de-obra especializada e de alto grau de escolaridade, alto nível de renda.

b) Grande quantidade de mão-de-obra disponível, salários baixos, impostos reduzidos, facilidade de remessas de lucro para o exterior, ausência de controle de poluição.

c) Rígidas leis de controle de poluição, impostos altos, mão-de-obra barata.

d) As alternativas “a” e “b” estão corretas.

31. (IBMECRJ) A chamada Nova Ordem Mundial, que marcou o final do século XX, é caracterizada por uma série de importantes acontecimentos, EXCETO:

a) A queda do Muro de Berlim.

b) A implosão da União Soviética.

c) A redemocratização da Europa Oriental.

d) A reunificação da Coréia.

e) O fim da Guerra Fria.

32. (Enem) Em dezembro de 1998, um dos assuntos mais veiculados nos jornais era o que tratava da moeda única europeia. Leia a notícia destacada a seguir.

“O nascimento do Euro, a moeda única a ser adotada por onze países europeus a partir de 1 de janeiro, é possivelmente a mais importante realização deste continente nos últimos dez anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim, à reunificação das Alemanha, à libertação dos países da Cortina de Ferro e ao fim da União Soviética. Enquanto todos esses eventos têm a ver com a desmontagem de estruturas do passado, o Euro é uma ousada aposta no futuro e uma prova da vitalidade da sociedade europeia. A “Euroland”, região abrangida por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, tem um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente a quase 80% do americano, 289 milhões de consumidores e responde por cerca de 20% do comércio internacional. Com este cacife, o Euro vai disputar com o dólar a condição de moeda hegemônica.” (Gazeta Mercantil, 30/12/1998)

A matéria refere-se à “desmontagem das estruturas do passado” que pode ser entendida como

a) o fim da Guerra Fria, período de inquietação mundial que dividiu o mundo em dois blocos ideológicos opostos.

b) a inserção de alguns países do Leste Europeu em organismos supranacionais, com o intuito de exercer o controle ideológico no mundo.

c) a crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia levando à polarização ideológica da antiga URSS.

d) a confrontação dos modelos socialistas e capitalista para deter o processo de unificação das duas Alemanhas.

e) a prosperidade das economias capitalistas e socialistas, com o consequente fim da Guerra Fria entre EUA e a URSS.

33. (Ufam) Na passagem da década de 80 para a de 90, com o final da oposição entre o socialismo e o capitalismo, emergiram conflitos de interesse fundamentalmente econômico entre países capitalistas desenvolvidos e países capitalistas subdesenvolvidos. Trata-se da oposição:

a) Leste e Oeste

b) Norte e Sul

c) Ocidente e Oriente

d) Bipolar

e) Não-alinhada

34. (UNIFEI) O G-8 é um órgão informal, mas exclusivo, cujos membros têm como objetivo enfrentar desafios considerados globais, por meio de discussões e ações conjuntas. As metas visam aumentar a cooperação comercial e financeira, promover a democracia e resolver conflitos entre países. Fazem parte do G8, além de Itália, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América e Japão, os seguintes países:

a) China e Rússia.

b) Canadá e Brasil.

c) China e Espanha.

d) Canadá e Rússia.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

35. (ENEM) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética. HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.

b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.

c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

36. Sobre a globalização, assinale a alternativa incorreta:

a) É um processo recente da economia capitalista que surgiu depois da Segunda Guerra Mundial.

b) Aumentou o desemprego estrutural.

c) Com a sua intensificação torna-se cada vez mais comum a formação de monopólios e oligopólios.

d) A partir da década de 1990 o grande bloco socialista do mundo se desintegra e o processo de globalização se intensifica.

e) É um fenômeno existente no mundo capitalista, chamado por alguns autores de fase superior do capitalismo.

37. (UNIP) Sobre o feudalismo, assinale a alternativa correta:

a) A economia era dinâmica, monetária e voltada para o mercado.

b) A sociedade era móvel, permitindo a ascensão social.

c) O poder político estava centralizado nas mãos de um monarca absolutista;

d) A mão-de-obra básica era formada por trabalhadores escravos.

e) As principais obrigações devidas pelos trabalhadores eram a corveia e a talha.

38. (UFRN) Os acontecimentos abaixo constituem as características principais do feudalismo, exceto:

a) Ausência de poder centralizado.

b) As cidades perdem sua função econômica.

c) Instauração da relação vassalagem / suserania.

d) Comércio internacional intenso.

e) Organização do trabalho com base na servidão.

39. Qual das alternativas abaixo apresenta causas do enfraquecimento do feudalismo na Europa?

a) A Revolução Industrial do século XVIII fez com que o feudalismo perde-se força em quase toda Europa.

b) O renascimento comercial, impulsionado pelas Cruzadas, deu início ao enfraquecimento do feudalismo no século XII.

c) A influência da Igreja Católica na política foi a principal causa do enfraquecimento e fim do feudalismo.

d) A Reforma Protestante fez com que muitos senhores feudais abandonassem o poder, transferindo-o para os monarcas.

e) Nenhuma das alternativas.

40. (CESCEM-SP) As corporações de ofício eram organizadas com o objetivo de:

a) defender os interesses dos artesãos diante dos patrões.

b) proporcionar formação profissional aos jovens fidalgos.

c) aplicar os princípios religiosos às atividades cotidianas.

d) combater os senhores feudais.

e) proteger os ofícios contra a concorrência e controlar a produção.

41. (UNAERP) O feudalismo, como todos os outros modos de produção, não surgiu repentinamente. Ele foi o resultado:

a) do surgimento da Igreja Católica Romana, instituição que, de certa forma, tomou o lugar do Estado romano.

b) de uma síntese entre a sociedade romana em expansão e a sociedade bárbaro-germânica em decadência.

c) das contribuições isoladas dos bárbaros e dos romanos que deram aos feudos um caráter urbano.

d) do fortalecimento do Estado e da fragmentação política.

e) de uma lenta transformação que começou no final do império romano, passou pela invasão dos bárbaros-germânicos no século V, e começou a se efetivar a partir do século IX.

42. (Uel) "O modo de produção feudal, que se desenvolve e atinge seu apogeu na Alta Idade Média, é caracterizado essencialmente pela existência das relações servis de produção..." Assinale a alternativa que se identifica com a fonte de poder e riqueza no modo de produção a que o texto se refere.

a) " ... Deus quis que, entre os homens, houvesse soluta igualdade..."

b) " ... os acontecimentos provam o julgamento de Deus sobre nós..."

c) " ... a luta social desaparece quando os homem vivem em comunhão..."

d) " ... não havia senhor sem terra, nem terra sem senhor..."

e) " ... quando Adão cavava a terra e Eva fiava, onde estavam os senhores... "

43. O fim da Guerra Fria mudou a geopolítica do globo e, consequentemente, as estratégias de investimento dos Estados nacionais na indústria bélica. Em relação ao tema, é correto afirmar:

a) O término da polarização ideológica existente no período da Guerra Fria não eliminou a corrida armamentista nem reduziu a ocorrência de conflitos violentos.

b) Com o fim da Guerra Fria, os investimentos das superpotências na fabricação de armas nucleares foram reduzidos ao mínimo necessário para manter o arsenal atômico que já existia em 1989.

c) Os países emergentes, por não serem mais pressionados a se alinhar ideologicamente a uma das superpotências, abandonaram seus projetos de construção de armas nucleares.

d) Com o fim da Guerra Fria, estabeleceu-se um maior equilíbrio do poder mundial.

e) Com exceção do que ocorre nas potências nucleares, os investimentos realizados pela maioria dos governos nacionais na indústria bélica são pouco expressivos.

44. (UESPI) O conceito de globalização reúne um conjunto vasto de prescrições ancoradas no consenso hegemônico conhecido por “Consenso de Washington”. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

a) O Consenso de Washington foi subscrito pelos Estados Centrais do sistema mundial.

b) Esse consenso hegemônico elaborou prescrições acerca do futuro da economia mundial.

c) As políticas de desenvolvimento compõem um dos pilares do consenso de Washington.

d) O papel do Estado na economia está inscrito no receituário desse consenso hegemônico.

e) Esse consenso foi elaborado pelos Estados periféricos do sistema mundial, no início da década de 1970, na Inglaterra.

45. (Ufc) A partir de 1989, a América Latina incorpora o neoliberalismo. Este modelo, contestado por diferentes grupos e movimentos sociais, caracterizou-se, neste continente, por

a) atenuar as diferenças sociais e a dependência em relação ao capital internacional, ofertando o pleno emprego.

b) estimular o desenvolvimento do campo social e político e implementar uma sociedade mais justa e igualitária.

c) diminuir o poder da iniciativa privada transnacional, mediante a intervenção do Estado a favor da burguesia nacional.

d) ter uma base econômica formada por empresas públicas que regularam a oferta e a demanda, assim como o mercado de trabalho.

e) instaurar um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendeu a diminuição da ingerência do Estado na economia.

46. (UFAC) Sobre o atual processo de globalização, afirma-se que:

I. Houve um enorme desenvolvimento nos meios de transporte e de comunicações, nas viagens e no turismo internacional e nas trocas comerciais entre os países.

II. Com a crise do mundo socialista no final da década de 1980, a globalização se expandiu ainda mais.

III. As economias estão mais fechadas para o exterior do que no passado.

Relativamente às afirmações, pode-se dizer que:

a) apenas I está correta;

b) apenas I e II estão corretas;

c) apenas I e III estão corretas;

d) apenas II e III estão corretas.

e) todas estão corretas.

47. Fusão entre empresas para controle total de uma mercadoria ou de um ramo na economia. Divide-se em dois tipos: Verticais, quando buscam o controle de grande parte da cadeia produtiva de uma mercadoria, por exemplo uma empresa que produza aço se funde também a uma empresa que produza o minério de ferro usado na produção do aço; e Horizontais, empresas que se fundem em um mesmo ramo da economia. O texto apresenta a definição de:

a) Holdings.

b) Cartéis.

c) Dumpings.

d) Corvéia.

e) Trustes.

48. (MODELO ENEM) – Em 1991, um tratado foi assinado na cidade holandesa de Maastricht, cujo texto apresenta significativa revisão do Tratado de Roma de 1957. Esse novo tratado redefine os objetivos e diretrizes político-econômicas de uma comunidade de países, agora em um mundo não mais polarizado por duas grandes potências. O texto refere-se ao tratado assinado pelos

a) sete países de maior importância no mundo capitalista na busca da adoção de uma política de salvaguarda de seus interesses comuns.

b) Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e Canadá, que redefinem estratégias econômicas globais para o planeta e formas de incorporação política da Europa Oriental.

c) países ligados à Otan que determinam ações imediatas a serem implementadas contra todos os países que, como o Iraque e a Líbia, continuam produzindo armamentos pesados.

d) países do Mercado Comum Europeu e pelo Japão, que reforçam suas relações político-econômicas voltadas ao fortalecimento de seus programas de ajuda mútua.

e) países da Comunidade Europeia, definindo uma etapa superior de unificação econômica e política, inclusive com a adoção de uma moeda única.

49. (PUCCAMP) – O Tratado de Roma, em 1957, estabeleceu novos princípios na forma de intervenção dos Estados na organização do capital. Esses princípios resultaram na criação do Mercado Comum Europeu, cujo objetivo consistia

a) na livre importação e exportação de produtos, na circulação de mão de obra, na igualdade de direitos dos trabalhadores e na uniformização das tarifas aduaneiras entre os países membros.

b) na formação de uma aliança de países europeus, liderados pela França e Alemanha Ocidental, estabelecendo acordos militares, visando conter os avanços do socialismo soviético.

c) no acordo para a redefinição do mapa político da Europa, principalmente das fronteiras de França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Itália, a fim de eliminar as discórdias decorrentes dos conflitos bélicos, nas décadas de 1930 e 1940.

d) na organização de um poder político unificado de todos os países europeus, com a finalidade de promover a desmilitarização das superpotências.

e) na superação das rivalidades entre os países europeus, em especial da anglo-francesa, como forma de realizar o grande sonho dos antigos romanos da construção de uma Europa unida.

50. A maior parte da riqueza gerada na economia globalizada tem sido apropriada pelas nações desenvolvidas, que elevam cada vez mais seu nível tecnológico. Em contrapartida, os países subdesenvolvidos tornam-se ainda mais pobres, com uma limitação muito grande de recursos financeiros, o que constitui um sério entrave ao desenvolvimento e à capacidade de gerar novas tecnologias. Assim, podemos dizer que na atual divisão internacional do trabalho existe uma sequência de etapas, ligadas ao nível de desenvolvimento tecnológico, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países subdesenvolvidos.

Diante do exposto, responda:

a) O que se entende por DIT?

b) Explique o funcionamento desta divisão.

51. A globalização ora em curso está para o atual período científico-tecnológico do capitalismo como o colonialismo esteve para sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da fase financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar mercados e, portanto, lucros, que é o que de fato move os capitais produtivos ou especulativos, na arena do mercado. SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 1998. p. 64. Texto adaptado. Sobre as manifestações características da globalização, é correto afirmar:

a) A redefinição das relações políticas, econômicas e culturais entre os países modifica o papel e o significado das fronteiras nacionais.

b) A globalização anulou a força/influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social dos países.

c) A nova divisão internacional do trabalho permite que grandes conglomerados empresariais passem a exercer uma dominação crescente no setor industrial e de serviços.

d) É cada vez menor a cooperação internacional entre governos, instituições não governamentais e indivíduos, dado o crescente isolamento das nações.

e) É decrescente a interligação e interdependência dos mercados financeiros em escala mundial.

52. O nome União Europeia só foi adotado pelo bloco em 1992, com o Tratado de Maastricht. Tal acordo também decidiu algo importante para o futuro do grupo: 

a) Criação de uma constituição única que deveria ser implantada até 2000.

b) Inclusão de mais 12 membros no bloco.

c) Exclusão dos países com péssimos resultados econômicos.

d) Criação uma moeda única para o bloco. Um acordo bilateral com a CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

e) Nenhuma das afirmativas está correta.

53. Observe o mapa abaixo e assinale a alternativa verdadeira.

[pic]

a) O mapa registra o período da Guerra Fria quando o mundo vivia as tensões de um choque entre as superpotências difundindo a partir da população europeia um efeito de caráter psicológico que reforçava as alianças dos dois blocos.

b) O mapa retrata o momento da Nova Ordem Mundial caracterizando as divergências entre potências econômicas como o Japão e os Estados Unidos na disputa pelo controle e maior participação no mercado europeu.

c) O mapa caracteriza o período da Guerra Fria quando, em duas ocasiões logo após o término da 2ª GM, as organizações militares OTAN e Pacto de Varsóvia entraram em conflito pela hegemonia do espaço aéreo no continente europeu.

d) O mapa representa o momento da Nova Ordem Mundial quando os conflitos étnicos estão espalhados pela Europa e, em especial, na região dos Bálcãs quando as tropas do governo da Iugoslávia são atacadas pela OTAN e o governo Chinês ameaça entrar no conflito em apoio aos Sérvios seus antigos aliados.

e) O mapa retrata o momento da Nova Ordem Mundial quando o avanço da tecnologia de informática e da eletrônica melhora a comunicação integrando os diferentes espaços, mas em contrapartida esta outra vez acirrando as disputas entre empresas americanas e russas, trazendo à tona o conflito do mundo Bipolar.

54. (UEL) Considere o texto apresentado a seguir.

"O projeto de abrir os mercados europeus remonta ao pós-guerra, quando os EUA, por meio do Plano Marshall, iniciaram a reconstrução do Velho Continente. (...) Simultaneamente, eram erguidos os alicerces de um mercado global de capitais. Num futuro próximo, o sistema, acreditavam com razão os americanos, permitiria uma expansão internacional das empresas."

(Revista "Carta Capital", 04/08/99, p.24)

Além do aspecto econômico, a ajuda norte-americana aos países europeus também comportava uma preocupação geopolítica:

a) barrar o fluxo de imigrantes europeus, em especial dos países da Europa Oriental, para os EUA.

b) diminuir o envio de auxílio humanitário dirigido aos países da América Latina e Caribe para os países europeus.

c) impedir o avanço das áreas de influência da ex-União Soviética para além dos países do Leste Europeu.

d) possibilitar o acesso das empresas norte-americanas às matérias-primas minerais e aos mercados da Europa Ocidental.

e) garantir a soberania norte-americana sobre os novos territórios conquistados na região do Mediterrâneo, trocando-a por ajuda econômica.

55. (FGV) Derrotada nas duas guerras mundiais, a Alemanha esteve dividida por quarenta anos. A respeito das mudanças nas fronteiras alemãs, é correto afirmar que:

a) Os acordos de Potsdam, no final da Segunda Guerra Mundial, dividiram o território alemão em três zonas de ocupação: norte-americana, germânica e russa.

b) A cidade de Berlim, localizada na ex-República Democrática Alemã - de regime socialista - foi dividida em dois setores: ocidental capitalista, de economia de mercado, e o oriental socialista, de economia estatal.

c) A queda do muro de Berlim em 1989 possibilitou a reunificação da Alemanha, mas ao contrário do que se previa, tal fato enfraqueceu sua condição de potência mundial, devido à xenofobia e à ação de grupos neonazistas.

d) A Alemanha Ocidental comandou o processo de reunificação do território germânico no final da década de 1980, sem altos custos, pois a Alemanha Oriental figurava entre os países europeus mais industrializados e de elevada renda per capita.

e) A ex-República Federal Alemã e a ex-República Democrática Alemã constituíram o centro do conflito entre EUA e ex-URSS durante a Guerra Fria, sendo a primeira ligada ao Pacto de Varsóvia e a segunda, à OTAN.

56. Com a derrota de Hitler, a Alemanha foi dividida em quatro zonas (norte-americana, britânica, francesa e soviética). Berlim, situada na zona de ocupação russa, foi também dividida em quatro setores administrativos, sob o controle de uma comissão quadripartida. Em junho de 1948. Stalin estabeleceu o bloqueio de todas as comunicações berlinenses com os países ocidentais, com o objetivo de dominar completamente a cidade, mas seu plano falhou porque:

a) aviões americanos e britânicos estabeleceram uma ponte aérea para o abastecimento dos setores bloqueados.

b) a Guerra Fria diminuiu subitamente.

c) o Pacto de Varsóvia não aprovou essas medidas e Stalin ficou sem apoio necessário.

d) estalou a Guerra da Coréia e os soldados foram chamados à linha de frente

e) a Conferência de Potsdan pronunciou-se contra o bloqueio.

57. (FGV-2008) Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo à subjugação por minorias armadas ou pressões externas. Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois

a) começam a Guerra do Vietnã e a revolução socialista na Mongólia.

b) a Iugoslávia comanda a criação do Pacto de Varsóvia e eclode a revolução iraniana.

c) ocorre a Revolução Chinesa e há o primeiro experimento nuclear bélico soviético.

d) forma-se o Mercado Comum Europeu e Stalin é afastado do poder soviético.

e) a União Soviética invade a Hungria e o Egito nacionaliza o canal de Suez.

58. (FGV/2007) “Naqueles tempos havia equilíbrio e medo de destruição mútua. Naqueles tempos, uma parte tinha medo de dar um passo extra sem consultar as outras. Era com certeza uma paz frágil e assustadora, mas vista de hoje ela nos parece suficientemente confiável. Hoje parece que a paz não é tão confiável.”

A declaração do presidente russo Vladimir Putin, dada em fevereiro de 2007, evoca:

a) O período anterior à Segunda Guerra Mundial.

b) A belle époque, que julgava impossível uma nova guerra geral.

c) A situação vigente após a Primeira Guerra Mundial.

d) A era stalinista, auge da URSS como potência.

e) O mundo bipolarizado da guerra fria.

59. No período 1945-1991, a Europa passou por um processo de transformação político-econômico que se manifestou de forma diferente nas suas sub-regiões.

Com relação às transformações ocorridas nas sub-regiões europeias não podemos afirmar que:

a) a Europa Ocidental passou a receber fortes investimentos de capitais norte-americanos;

b) o Leste Europeu tornou-se uma área que passou por um processo de socialização nos moldes da URSS;

c) a Europa Central manteve-se distante das pressões políticas da Guerra Fria;

d) na Europa Setentrional, os países Bálticos sofreram uma forte intervenção da URSS;

e) na Europa Meridional tiveram países que mantiveram-se capitalistas e outros adotaram o regime socialista como por exemplo a Iugoslávia e Albânia.

60. Podemos afirmar sobre o Plano Marshall

a) ajudou a reconstrução dos países comunistas depois da Segunda Guerra.

b)levou à liquidação dos impérios coloniais da França e Inglaterra.

c)foi uma forma de os Estados Unidos ajudarem os países do Comecom a restaurarem a economia capitalista abalada pela guerra.

d) foi a ajuda concedida pelos Estados Unidos á Inglaterra durante a guerra.

e) através dele, os Estados Unidos ajudaram o reerguimento da economia capitalista nos países da Europa Ocidental.

61. No contexto político do pós-guerra, a Europa fica dividida em duas áreas de influência, que vão determinar um período de bipolarização do mundo, conhecido como Guerra Fria. Assinale a alternativa que NÃO condiz com este período.

a) O bloqueio da cidade de Berlim por tropas da URSS é um marco inicial deste período.

b) A ameaça de expansão da influência soviética na Europa, leva os EUA, Canadá e alguns países da Europa Ocidental a criarem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para se prevenirem de um possível ataque da URSS.

c) Para manter a influência política e militar nos países do Leste europeu, a URSS militariza as fronteiras entre os países socialistas e capitalistas da Europa, criando a chamada “Cortina de Ferro”, e também cria o Pacto de Varsóvia.

d) Para promover a reconstrução do pós-guerra nos países europeus, os EUA criam o Plano Marshall, ou seja, ajuda financeira aos países que adotassem a economia de mercado.

e) A política externa da URSS nos países do Leste Europeu sempre foi no sentido de estimular a autonomia dos socialistas, para que estes implantassem em cada país um regime socialista independente do Partido Comunista da União Soviética (PCUS).

62. Descreva três fatos que ocorrem no dia-a-dia dos brasileiros que esteja vinculado ao sistema capitalista em que vivemos.

63. (UFSC/2013) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

|01. |A consolidação e o fortalecimento do Mercado Comum do Sul (Mercosul) têm gerado impactos sobre a gestão do território, criando novos |

| |“regionalismos”. |

|02. |Em relação ao processo de integração regional, a organização espacial brasileira atual apresenta-se como centro de uma região virtual em|

| |formação. |

|04. |O Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo, localiza-se totalmente na região sul do Brasil. |

|08. |A integração brasileira com outros países sul-americanos tem afetado apenas os estados da Região Sul do país, devido à proximidade de |

| |suas fronteiras. |

|16. |Não é apenas a integração regional sul-americana que tem transformado o espaço geográfico brasileiro, mas também as transformações pelas|

| |quais as economias regionais têm passado nas últimas duas décadas, principalmente. |

|32. |Assim como o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, em inglês), a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) estabelece |

| |relações comerciais privilegiadas apenas com os Estados Unidos da América. |

GABARITO: 19

64. (UFSC/2013)

[pic]

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

|01. |A única classe que apresentou redução, no período de 2002 até 2011, foi a classe E, aquela que representava, em 2002, aproximadamente |

| |1/3 da população brasileira. |

|02. |Em 2011, as classes E e D correspondiam, juntas, ao que representava aproximadamente a primeira em 2002, o que denota um aumento do |

| |rendimento médio entre as classes. |

|04. |De 2002 até 2011, houve um acréscimo em todas as classes econômicas, que resultou em um maior equilíbrio na renda média do brasileiro. |

|08. |O aumento do consumo no período citado (2002-2011) é o resultado do aumento da condição econômica da nova classe média. |

|16. |A elite, que concentra as classes A e B, teve um decréscimo desde 2002, o que demonstra uma concentração de capital nas mãos das classes|

| |D e E. |

|32. |A inserção de pobres e remediados no mercado consumidor é salutar, mas ao mesmo tempo preocupante, pois o aumento do consumo intensifica|

| |a degradação ambiental. |

| |GABARITO: 43 |

65. (UFSC/2012)

| |

|[...], o Egito é um dos principais aliados dos Estados Unidos e da Europa no mundo árabe. O principal temor do Ocidente é que a Irmandade Muçulmana |

|possa assumir o governo do país. Além da Jordânia, o Egito é o único país árabe a reconhecer o Estado de Israel. |

|Fonte: Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2011. |

|Imagem disponível em:. Acesso em: 15 jul. 2011. |

|[pic] |

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

|01. |De acordo com o texto acima, o principal motivo dos conflitos no Egito são as disputas pelas terras do Sudão e de Israel. |

|02. |De acordo com o Mapa 4, na sua porção oriental, o Egito tem como limite o Mar Mediterrâneo. |

|04. |O judaísmo e o islamismo, por possuírem características em comum, levaram o Egito a se aliar com Israel desde a década de 1960. |

|08. |Apesar de estar localizado no hemisfério norte, o Egito, de acordo com as suas condições socioeconômicas, pertence ao bloco dos países do |

| |Eixo Sul. |

|16. |Nos últimos meses, as populações de países africanos como o Egito e a Líbia têm se manifestado pela queda de ditaduras implantadas ao |

| |longo de décadas. |

GABARITO: 24

66. (UFSC/2011) A Geografia Política atual foca o interesse nos processos ligados às formas de gestão do território, examinando mais de perto as engrenagens da atividade estatal, formulando e pondo em prática políticas públicas territoriais.

Assinale a(s) proposição(ões) que caracteriza(m) de forma CORRETA o entendimento dos movimentos geopolíticos na atualidade.

01. A China pode ser considerada um novo ator nas relações econômicas, políticas e militares, desbancando os Estados Unidos como “polícia do mundo”.

02. As guerras travadas pelos Estados Unidos da América nos últimos anos (Iraque, Afeganistão etc.) têm surtido efeito positivo quanto à segurança mundial.

04. Qualquer sociedade em qualquer tempo histórico estabelece determinados modos de relação com seu espaço, ou seja, valoriza-o.

08. A União Europeia não tem medido esforços para a entrada da Turquia, pois este país é estratégico para as pretensões de expansão territorial da União Europeia na Europa e fora deste continente.

16. Na maioria dos Estados é a institucionalização do poder político que determina a fixação de limites entre as sociedades-nações; por conseguinte, os conflitos se tornam cada vez mais internacionais.

32. No mundo contemporâneo a dominação de um império não se dá apenas pela influência geográfica e/ou militar, mas também pela supremacia nas redes econômicas, pelos fluxos financeiros, pelas inovações tecnológicas, pelas trocas comerciais etc.

GABARITO: 52

67. (UFSC/2013)

[pic]

Charge de Quino

Disponível em: . [Adaptado] Acesso em: 14 ago. 2012.

Sobre as relações de poder entre países, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

|01. |A queda do muro de Berlim em 1989 e a dissolução da União Soviética em 1991 alteraram as relações de poder entre os países e as destes |

| |com instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU). |

|02. |Atualmente, existem vários conflitos no mundo, todos de cunho eminentemente econômico e religioso, como é o caso dos que ocorrem no |

| |Egito, na Síria e no Paraguai. |

|04. |A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), criada em 1949 no contexto da Guerra Fria, tinha como objetivo integrar, em um pacto |

| |militar, os países capitalistas da Europa ocidental capitaneados pelos Estados Unidos da América. Hoje também fazem parte da OTAN alguns |

| |países do leste europeu que eram ligados ao Pacto de Varsóvia. |

|08. |Um dos principais focos de tensão no Oriente Médio é a histórica luta de um povo sem território – os sionistas – contra um território sem|

| |povo – o palestino. |

|16. |A denominada globalização é um fator que tem redefinido os espaços geográficos locais, regionais, nacionais e mundiais de acordo com as |

| |regras impostas pelo neoliberalismo econômico, aprofundado a partir dos anos 1970. |

|32. |As novas tecnologias de comunicação têm desempenhado importante papel na divulgação de conflitos regionais, como é o caso da chamada |

| |“primavera árabe”. |

| |GABARITO: 53 |

68. “A globalização ora em curso está para o atual período científico-tecnológico do capitalismo como o colonialismo esteve para sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da fase financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar mercados e, portanto, lucros”.

Sobre o processo de globalização, é correto afirmar:

( ) A globalização aumentou a força/influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social dos países.

( ) Em virtude do processo de globalização, as grandes corporações passam a ter uma menor capacidade competitiva.

( ) No processo de globalização é crescente a interligação e interdependência dos mercados financeiros em escala mundial.

( ) A globalização é um fenômeno econômico e, ao mesmo tempo, cultural.

( ) A globalização favorece a manutenção da diversidade de costumes.

( ) O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e América do Norte.

( ) A globalização é um processo ideal para garantir o acesso a bens e serviços para toda a população.

69. (UFSC/2012) Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

|01. |Após a Segunda Grande Guerra, o mundo dividia-se ideologicamente em três grandes blocos: países de economia agroexportadora, sob |

| |influência soviética; países industrializados, sob hegemonia norte-americana e ainda os países de economia planejada ou planificada, não |

| |filiados a blocos hegemônicos. |

|02. |Na atualidade, com a denominada globalização, não existem propriamente países dominados e países dominantes, mas um mundo em constante |

| |transformação onde a cooperação entre eles se dá de maneira profunda e intensa. |

|04. |Com o grande desenvolvimento econômico da maioria dos países africanos e latino-americanos associado ao fenômeno da globalização, as |

| |fronteiras dos países hegemônicos se tornaram mais permeáveis à entrada de pessoas e produtos, exceto alguns produtos com alta intensidade|

| |tecnológica, restritos aos países mais avançados. |

|08. |Durante os anos 1950 e nas duas décadas seguintes à Guerra Fria, estabeleceu-se um marco diferencial entre grandes blocos de poder: os |

| |países que compunham o primeiro mundo (ricos e industrializados), o segundo mundo (países de economia planificada) e o terceiro mundo |

| |(países pobres e agroexportadores). |

|16. |A Guerra Fria foi caracterizada como uma divisão entre os países que compunham a área de influência dos Estados Unidos e outros sob |

| |hegemonia da União Soviética. |

|32. |Na América Latina, durante a Guerra Fria, um dos países que fez frente à influência norte-americana foi Cuba, que levou a cabo sua |

| |revolução em 1959. |

GABARITO: 56

70. (UFSC/2012) Sobre os temas capitalismo e globalização, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

|01. |No Brasil, a base material da reprodução da sociedade capitalista foi fundamentada na dominação consentida das classes subalternas sobre a|

| |burguesia. |

|02. |A regulação do capitalismo se dá por uma relação dialética do mercado, que através dos preços regula a quantidade e as técnicas de |

| |produção de mercadorias. |

|04. |Atualmente, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na rede mundial de |

| |computadores (internet) uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer |

| |aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta.  |

|08. |Mesmo antes do que seria conhecido como globalização, a maior internacionalização das economias permitiu às grandes corporações produzirem|

| |seus produtos em diversas partes do mundo, buscando principalmente a redução de custos. |

|16. |A sociedade capitalista foi gestada em meio à dissolução da ordem feudal, particularmente nos países asiáticos, considerando-se o |

| |fortalecimento da relação de servidão em detrimento do trabalho assalariado. |

|32. |O neoliberalismo se caracteriza como uma doutrina baseada em um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a |

| |ampla participação do Estado na economia. |

| |GABARITO: 14 |

[pic]

Bons estudos!!!

-----------------------

Nos Estados Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos períodos de 1930 a 1980 e de 1980 a 2009 foram, respectivamente:

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download