Portal do Instituto Claro



|[pic] |Ensino Fundamental II e Ensino Médio |

| |Cinema e Educação: |

| |Song Song e a Pequena Gatinha: episódio de Crianças Invisíveis |

Disciplinas/Áreas do Conhecimento:

Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa); Arte; História e Geografia;

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem

• Refletir sobre o significado da infância e os desafios da vida adulta;

• Refletir sobre as desigualdades sociais da China, particularmente o trabalho infantil;

• Discutir sobre o abandono material e moral de crianças;

• Refletir sobre a infância e seus direitos;

• Conhecer alguns recursos da linguagem audiovisual;

Conteúdos:

Trabalho infantil;

Exploração de menores;

China;

Linguagem audiovisual;

Direitos Humanos; Direitos da Criança

Palavras Chave: China, crianças, exploração de menores; trabalho infantil; linguagem audiovisual;

Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

1. O filme Crianças Invisíveis está disponível em DVD (a renda com a venda do DVD vai para a Unicef e para o Programa Mundial contra a fome).

Também está disponível no youtube, dublado, no seguinte link: . O episódio Song Song e a Pequena Gatinha é o último e pode ser acessado em 1hora 38 minutos e 20 segundos (1:38:20).

O episódio original, sem legendas, pode ser acessado no youtube em duas partes:

Parte 1:

Parte 2:

Ou em português, parte 1

Parte 2:

2. Sobre trabalho infantil, há uma canção da dupla Palavra Cantada, que pode ser acessada no link:

3. Para saber mais sobre os recursos da linguagem cinematográfica, o vídeo indicado neste link explica os procedimentos básicos e suas funções:

4. Pode ser consultada a Declaração dos Direitos da Criança, nos links:





Proposta de Trabalho

1ª Etapa: Exibição do Filme

O curta metragem Song Song e a Gatinha é o último episódio do filme Crianças Invisíveis. Antes de exibi-lo, faça uma introdução explicativa sobre a proposta da UNICEF para realização do filme (material de apoio, link 4). Pergunte às crianças o que sabem sobre a China. Chame a atenção para as desigualdades socioeconômicas que aparecem no filme.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

O filme provoca emoção e interpretações controversas. É interessante que o mediador permita explorar vários finais, sem que haja um correto. No debate, vale levantar as cenas favoritas. Uma pergunta que pode ser feita é como o diretor colocou em imagens, sem muito texto, a discrepância social em que as meninas vivem. Caso não seja citada, pode ser retomada a cena em que Song Song está cercada de muitas bonecas, em contraposição à Gatinha, cercada de muitas crianças, partilhado uma única boneca (1h49min).

3ª Etapa: Língua Portuguesa – produção de texto

Vários podem ser os temas da produção de texto que este filme pode inspirar. Uma sugestão: um texto ficcional envolvendo uma criança rica e outra muito pobre.

4ª Etapa: Ciências Humanas – História e Geografia

Pode ser realizada uma pesquisa sobre a China: localização geográfica, economia, Direitos Humanos, política de controle de natalidade (por que a mãe abandona a criança na rua? seria medo da determinação governamental do filho único?); história política; trabalho infantil, entre outros.

5ª Etapa: Ciências Humanas – Arte – Conhecer os códigos e os recursos da linguagem audiovisual

O filme possibilita muitos exercícios para conhecimento dos códigos e recursos da linguagem audiovisual, o que torna possível o aluno começar a desenvolver uma leitura crítica.

Os enquadramentos podem nos mostrar planos descritivos (a definição da distância da câmera em relação ao objeto) ajudam a situar a história e a mostrar relações (entre os personagens e a cidade; ou entre si);

Planos descritivos, narrativos e expressivos:

• Plano geral: normalmente mostra o contexto/cenário em que a história vai se passar (início do filme, cena da rua, situando o espectador que o filme se passará no meio urbano);

• Plano de conjunto: mostra a relação entre as pessoas e/ou objetos:

[pic] [pic]

• Plano americano: mostra uma ou mais pessoas da metade da perna para cima, ajuda a mostrar a ação dos personagens;

• Plano médio: mostra parte do cenário, mas o principal é o personagem;

[pic]

• Primeiro plano: ajuda a narrar a história e tem foco principal no personagem ou em algum objeto; mostra emoção do personagem;

[pic] [pic]

• Plano detalhe: quando é importante mostrar um pequeno detalhe, como parte do corpo. É o caso da cena em que o avô morre segurando o lápis ou quando a Song Song toca piano:

[pic]

• Os enquadramentos podem ser de cima para baixo (ou plongê, ou plano superior) ou de baixo para cima (contra plongê, ou plano inferior). É o caso, por exemplo, das cenas em que Song Song está se sentindo muito triste e solitária e olha para o lustre. A cena tem enquadramento tanto plongê como contraplongê (cena 1:51:53).

Plano de aula: Profa. Dra. Cláudia Mogadouro

MATERIAL DE APOIO:

CRIANÇAS INVISÍVEIS – Episódio: Song Song e a Pequena Gatinha

Crianças Invisíveis é uma produção da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), realizada na Itália, em 2005, que encomendou a 7 diretores de países diferentes filmes com histórias de crianças em meio a grandes dificuldades, crianças que tivessem que amadurecer prematuramente. Da Inglaterra, foi chamado o grande diretor Ridley Scott, que contou com a colaboração de sua filha Jordan Scott. Eles realizaram juntos Jonathann. Também da Europa, mas da Itália, foi chamado o diretor Stefano Veneruso que dirigiu Ciro. Da Sérvia e Montenegro, o cineasta Emir Kusturica assina o episódio Ciganos Azuis. Do continente africano, o diretor escolhido foi o argelino Mehdi Charef, que fez o episódio Tanza, sobre crianças guerrilheiras. O diretor estadunidense Spike Lee realizou um episódio tocante sobre uma garota que é portadora do vírus do AIDS. Este episódio chama-se Jesus Criança da América. Do Brasil, Kátia Lund (co-diretora de Cidade de Deus) dirigiu um dos episódios mais interessantes e divertidos: Bilu e João. O episódio chinês (analisado nesta proposta pedagógica) é do diretor John Woo (conhecido por filmes de ação e artes marciais), chamado Song Song e a Gatinha.

Sinopse: Song Song é uma garota que vê seus pais se separarem porque surge a notícia de um filho fora do casamento. Quando o pai deixa a casa, embora a família tenha segurança material, a mãe fica deprimida e não consegue cuidar de sua filha. Song Song toca um lindo piano branco, tem muitas bonecas, mas é uma criança triste e solitária. A história da menina chamada de “gatinha” é oposta: ela possui uma deficiência para andar; quando era bebê foi abandonada na rua e achada por um catador de papelão, a quem ela chama de vovô. Apesar de todas as dificuldades materiais, ela foi criada com afeto e boa estrutura emocional, até que seu avô morre atropelado. Ela, então, é recolhida por um explorador de crianças e é obrigada a vender flores nas ruas. As duas meninas se encontram quando a mãe de Song Song está prestes a cometer uma loucura, mas tudo acaba bem. Ao final, há uma sugestão de que a gatinha conseguiu entrar na escola, o que era o sonho do avô, mas fica a dúvida se essa cena é imaginação da menina ou não. O filme é muito triste, trata de vários tipos de abandonos de crianças, mas apresenta um fio de esperança.

FICHA TÉCNICA:

Gênero: Drama Argumento e Direção: John Woo Elenco principal: Zhao Zhichum (Song Song), Qi Ruyi (Gatinha), Wenli Jiang (mãe de Song Song), Wang Bin (avô), You Yong (pai de Song Song), Jiang Tong (chefe, explorador de crianças);

Duração: 19 minutos Ano: 2005 Local de Produção: Itália Cor: Colorido Classificação Indicativa: livre

-----------------------

Curta: Acende a Luz

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download