GKO FRETE – MANUAL DE INSTALAÇÃO DO UTILITÁRIO …



GKO FRETE – MANUAL DE INSTALAÇÃO DO UTILITÁRIO ComSEFAZ

INSTALAÇÃO:

1.1 - Acessar URL de download:



1.2 – Clicar na opção GKOComSEFAZ.ZIP

[pic]

Indique uma pasta para salvar o arquivo. Ao final da instalação, na pasta indicada haverá duas pastas criadas (BIN e CONF) e um arquivo. Clique em “cert-ws-rout-util.jar”, para configurarmos o aplicativo:

[pic]

MANUAL DE USO GRÁFICO:

Importante: O modo gráfico é derrubado quando o usuário faz logoff. Para manter o utilitário executando após logoff do usuário, seguir os procedimentos de instalação do serviço windows do utilitário descritos a partir da pág.10.

O utilitário ComSEFAZ tem como objetivo receber solicitações de aplicações GKO FRETE para validação de chaves CTe retornando o protocolo gerado pelo SEFAZ para registro dos dados do mesmo.

• Requisitos:

Certificado digital eCNPJ do tipo A1 instalado no servidor/usuário em que o utilitário vai ser instalado ou arquivo .pfx em pasta local do servidor. Este certificado é necessário para fazer a conexão segura e permitida com o serviço do SEFAZ.

Executando o utilitário:

2.1 – Na aba Certificado, escolher entre as opções “Instalado no Windows” ou “Manual “.

No modo “Instalado no Windows” basta selecionar o certificado digital (eCNPJ) instalado na máquina conforme abaixo :

[pic]

No modo “Manual” é necessário escolher o caminho do certificado em uma pasta local e fornecer a senha do certificado conforme abaixo:

[pic]

2.2 – Configure o Proxy na aba Proxy para acessar a internet, caso seja necessário.

[pic]

2.3 – Uma vez configurado o certificado e proxy, se necessário, é possível pular para a etapa de diagnóstico do uso gráfico que ira permitir identificar se a conexão com o SEFAZ esta estabelecida. Para isso executar item 3.1 e retornar.

2.4 – Seguindo com a configuração de uso do modo gráfico, na aba Conexão é necessário definir a porta em que o serviço vai executar e receber as solicitações do GKO FRETE. A porta default utilizada e recomendada é a porta de número 3051.

[pic]

2.5 – Para que o aplicativo comece a receber solicitações do GKO FRETE aperte o botão de Play no canto inferior direito do utilitário para iniciar a execução.

[pic]

A primeira vez que o aplicativo é iniciado, o Windows pode exibir uma janela de diálogo de configuração de firewall, na qual precisamos clicar em “Permitir acesso” para que o utilitário possa se conectar através da internet.

[pic]

Após apertar o botão Play, o mesmo muda para um botão de interrupção (Stop) vermelho que por sua vez irá parar o utilitário.

Importante: Para qualquer alteração nas configurações é necessário parar o utilitário, fazer as alterações e iniciá-lo novamente.

[pic]

Neste ponto o utilitário já está executando e recebendo solicitações no IP do servidor no qual o utilitário foi instalado e porta configurada na aba Conexão.

Diagnósticos no uso gráfico:

O utilitário permite alguns diagnósticos para validação do bom funcionamento do mesmo.

Após a instalação é recomendado executar os diagnósticos em modo gráfico antes mesmo de instalar o utilitário como serviço Windows para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Diagnóstico de comunicação com SEFAZ:

3.1 – Validação de status SEFAZ por estado. Na aba “Info” temos uma opção chamada Validar Status SEFAZ do Estado. Esta opção permite validar a disponibilidade dos servidores do SEFAZ dos estados permitindo uma validação a qualquer momento da disponibilidade do serviço do SEFAZ e também a comunicação do utilitário com o mesmo. O resultado desta consulta deverá retornar “Serviço em Operação” mensagem retornada pelo próprio SEFAZ.

[pic]

3.2- Na aba “Console” temos uma visão em tempo real da execução do utilitário no recebimento de solicitações e nas respostas de consultas. Esta tela ajuda a identificar qualquer erro ao receber uma solicitação do GKO FRETE e ou problema ao fazer a consulta ao serviço do SEFAZ.

Na tela, pode-se observar uma solicitação recebida e respondida:

[pic]

3.3 – Na aba “Log” temos a opção de geração de um arquivo de Log, ou seja, um arquivo de rastreamento de toda a atividade do utilitário. Esta opção somente deve ser usada caso exista um problema recorrente e intermitente permitindo capturar eventos e problemas em momentos que não temos controle. O ponto positivo deste recurso é capturar erros e problemas em qualquer momento e mantendo o histórico destas ocorrências. O ponto negativo é a geração de arquivos de log que podem ser bastante grandes e caso esta opção fique ligada existe o risco de esgotar o espaço em disco da máquina rodando o utilitário.

Pode-se ligar e desligar a geração de log sem a necessidade de interromper o funcionamento do utilitário. Ao ligar e desligar o log na aba “LOG” o mesmo ocorre em tempo real.

[pic]

Instalando e configurando como serviço no Windows:

A instalação do serviço Windows do utilitário ComSEFAZ permite que o mesmo seja executado e gerenciado pelo sistema operacional, sem a necessidade de manter o aplicativo rodando em um terminal de usuário. Desta forma pode-se fazer logoff da máquina e manter o serviço ativo.

• Requisitos:

- Certificado digital eCNPJ do tipo A1 instalado no servidor/usuário em que o utilitário vai ser instalado ou arquivo .pfx em pasta local do servidor. Este certificado é necessário para fazer a conexão segura e permitida com o serviço do SEFAZ.

- Acesso de administrador na máquina.

4.1 – Dentro da pasta “BIN”, clique no arquivo “InstallApp-NT.bat” , esta bat instalará o serviço ComSEFAZ

[pic]

4.2 – Antes de habilitar e ativar o serviço, precisamos encontra–lo na lista de serviços do Windows e configurar o usuário e senha no qual o certificado foi instalado para que o mesmo tenha acesso ao certificado.

A configuração de usuário e senha só é necessária se utilizar o certificado digital instalado no servidor. Caso a opção seja por apontar para o certificado localizado em uma pasta local o usuário e senha não é necessário.

[pic]

Ao encontrar o serviço GKO ComSEFAZ na lista, clique com o botão direito - Propriedades.

Navegue até a aba Logon selecione a opção Esta conta e digite o nome de usuário e senha do usuário no qual o certificado foi instalado e Aplicar.

[pic]

4.3 - Após instalar e configurar com o usuário para acessar o certificado digital, configure a porta e o certificado que serão usados pelo serviço no aplicativo no arquivo “config.properties” que está na pasta “CONF”:

[pic]

4.3.1 - Configurações do serviço obtendo o certificado instalado no servidor:

Defina local=false e substitua o alias: GKO SISTEMAS LOGISTICOS LTDA\:09028690000161, pelo alias que está no aplicativo (para obter este nome, acesse a aba “Certificado” do utilitário ComSEFAZ no modo gráfico e selecione um certificado, o nome estará na descrição logo após a sigla CN (selecionar todo o texto depois de CN= até a virgula).

[pic]

Ex:

[pic]

4.3.2 - Configurações do serviço obtendo o certificado em pasta local:

Defina local=true, substitua o alias pelo caminho até o arquivo .pfx e inclua a variável senha com a senha do certificado.

OBS: Usar barras duplas para definir o caminho até o certificado.

[pic]

Uma vez configuradas as propriedades: Porta e Alias Certificado, basta INICIAR o serviço.

Diagnósticos de serviço Windows:

O serviço Windows roda desacoplado do utilitário gráfico, desta forma não podemos contar com os mesmos procedimentos de diagnósticos.

5.1 – Para analisar um arquivo de erro gerado pelo serviço ou processo de instalação e inicialização do mesmo, acesse a pasta de instalação do serviço escolhida no momento da instalação do serviço e abra a pasta BIN. Dentro desta pasta podemos encontrar um arquivo chamado wrapper.log. Este arquivo pode conter informações importantes referentes a qualquer falha na execução ou instalação do serviço.

5.2 – Na pasta BIN também encontramos alguns arquivos “.BAT” que entre outras coisas permitem a desinstalação do serviço, neste caso p.ex. UninstallApp-NT.bat.

5.3 – Caso não consiga diagnosticar o problema acesse o serviço do Windows na lista de serviços do Windows, desative o mesmo e execute o modo gráfico para utilizar das ferramentas de diagnóstico.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download