Instituto de Ciências Sociais e Comunicação



ROTEIRO DE ESTUDOS NP1 – DP RECREAÇÃO

PROFº MS. ANDRÉ DE FILIPPIS

1- Ao se tratar de lazer, autores da área especificam três aspectos básicos para o momento de lazer, e são eles: Tempo, Espaço e Atitude. Explique cada um desses aspectos e o que eles influenciam na temática discutida.

2- O lazer é um espaço privilegiado para manifestação do lúdico e contempla diferentes possibilidades de segmentação. Dumazedier (1980) apresenta uma descrição de condições do lazer em três vertentes. Cite e explique essas vertentes.

3- Considere-se que um profissional de educação física esteja comprometido com o resgate de jogos populares e que reconheça o significado de tais atividades para a formação do ser humano. Esse profissional, para sistematizar práticas pedagógicas que valorizam a tradição e a cultura local, faz reflexões acerca da intervenção docente, investigando o contexto educativo. Nesse sentido, de que forma o profissional deve agir para que favoreça a consolidação da identidade cultural e o enriquecimento do repertório de movimentos de crianças e jovens?

4- O uso de computadores e da televisão para o lazer e demais atividades é bastante discutido por médicos e educadores. Algumas ideias defendem alguns benefícios que essa prática pode causar no desenvolvimento. Comente e explique pelo menos 2 aspectos que favorecem essa discussão.

5- Atualmente os jogos eletrônicos e os programas de televisão geralmente são os principais tipos de lazer para muitas crianças. O lazer atual comparado com o de antigamente apresenta algumas características diferentes. Cite pelo menos três características.

6-Analise o texto a seguir.

Habituamo-nos a ter o que necessitamos com o suor do nosso rosto. O homem foi domesticado para o trabalho. Viver sem trabalho provoca sentimento de culpa e o tempo livre é um problema assustador para a maioria das pessoas que ou não cultivam interesses diversificados ou se acomodaram à passividade das formas de lazer para consumo. Por isso, se trabalharmos menos, talvez passemos mais tempo sentados à frente da televisão. Lembremo-nos, porém, que o enriquecimento do lazer só pode vir com uma melhora na educação.

(Baseado em: Domenico de Masi, J. M. Keynes e Wassily Leontief.)

Sobre o texto é válido argumentar que elas apontam para qual problema.

7- Um dos campos que mais tem crescido na atualidade é o do entretenimento, que envolve, geralmente, atividades programadas e pagas, como teatro, cinema, música, literatura, games, Internet, TV a cabo, entre outras. Dessa forma, o entretenimento agrupa uma vasta gama de atividades de lazer convertidas em produtos comercializáveis.

A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.

I - O entretenimento é uma área que pode agregar valor aos produtos e aos serviços turísticos.

II - Alguns autores, críticos do modelo capitalista, consideram o entretenimento uma forma de alienação da sociedade.

III - A oferta de entretenimento, importante atividade geradora de emprego e renda, tem sua origem em diferentes campos, tais como notícias, arte, educação e turismo.

8- Você acredita que democratização do lazer está acontecendo, e que o mesmo vem sendo oferecido da mesma forma para as diferentes classes sociais.

9- Apresente a seguir a diferença entre a Educação do Lazer e Educação para o Lazer:

10 - A atividade lúdica, recreativa, é inerente ao homem assim como aos animais, porém o que os difere é a capacidade do homem de tornar o lúdico um instrumento de desenvolvimento. O brincar é a essência da infância e é indispensável para o desenvolvimento global.

Comente uma brincadeira e explique quais as habilidades estão sendo desenvolvidas.

11- Por que para alguns autores/as a recreaçãodeve ser conduzida e/ou promovida por um profissional especialista, no caso, um animador sócio cultural?

12-Qual a relação dos brinquedos com o crescimento e desenvolvimento da criança?

13-A recreação pode ter objetivo puro de diversão e entretenimento, bastando-se em si mesma, assim como pode visar um ganho adicional, intelectual, social, emocional, terapêutico, físico, entre outros. Dê exemplo de uma atividade onde esses fatores acontecem e justifique sua resposta.

14 – O ser humano tem recebido várias designações: Homo sapiens, na sua capacidade de raciocinar para aprender e conhecer o mundo. Homo faber, porque é capaz de fabricar objetos e utensílios. O que representa a nomeação HOMO LUDENS aplicada ao ser humano.

15 - Podemos dizer que o esporte e a atividade física fazem parte do universo da recreação, assim como a recreação muitas vezes faz parte do universo dos esportes e da prática física, sem, no entanto, se caracterizarem como áreas comuns. Verbalize sobre essa temática dando um exemplo de como isso pode acontecer na educação física.

Referências

CAVALLARI, Vania Maria (Org.) – Recreação em Ação – São Paulo: Ícone, 2006.

KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura; 5 ed. tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo, Perspectiva, 2008.

ROTEIRO DE ESTUDOS NP2 – DP RECREAÇÃO

PROFº MS. ANDRÉ DE FILIPPIS

1- O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.

Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.

Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.

Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.

Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.

Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.

Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.

a) Trata-se de um jogo simbólico, mais indicado a partir dos 2 anos que desenvolve o equilíbrio no aspecto físico-motor, a noção de espaço no aspecto cognitivo e a cooperação no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.

b) Trata-se de um jogo de regras, mais indicado a partir dos 7 anos que desenvolve a lateralidade no aspecto físico-motor, a noção de força no aspecto cognitivo e a paciência no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.

c) Trata-se de um jogo de regras, mais indicado a partir dos 7 anos que desenvolve o equilíbrio no aspecto físico-motor, a noção de espaço no aspecto cognitivo e a paciência no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.

d)  Trata-se de um jogo de exercício, mais indicado a partir dos 5 anos que desenvolve o salto no aspecto físico-motor, a noção de equilíbrio no aspecto cognitivo e o desenho no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.

e) Trata-se de um jogo de regras, mais indicado a partir dos 10 anos que desenvolve o equilíbrio no aspecto físico-motor, a noção de espaço no aspecto cognitivo e a atenção no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.

2- A criança de 7 anos em diante, está motivada tanto para o jogo simbólico, pois está em uma fase de transição, quanto pelo jogo de regras que vão proporcionar novos desafios e outros valores como obediência e respeito, ganhar e perder. Nesta perspectiva quais são os jogos indicados para esta fase?

3 - O ser humano tem recebido várias designações:

Homo sapiens, na sua capacidade de raciocinar para aprender e conhecer o mundo.

Homo faber, porque é capaz de fabricar objetos e utensílios.

A nomeação HOMO LUDENS aplicada ao ser humano, representa:

4- Como deve ser o envolvimento dos participantes quando estamos diante de uma proposta recreativa:

5- Com a Industrialização, o tempo de lazer foi invadido pelo trabalho. Com as conquistas dos trabalhadores quanto à diminuição da jornada de trabalho sobrou mais tempo para o lazer porém, hoje podemos dizer que existe uma invasão física que faz com que os trabalhadores sejam prejudicados no seu lazer. Cite alguns exemplos que faz com que esse tempo de lazer do trabalhador seja prejudicado.

6- Aristóteles, na "Política", escreveu: "O primeiro princípio de toda ação é o ócio. Ambos (ação e ócio) são necessários, mas o ócio é melhor do que a ocupação e é o fim em razão do qual esta existe".

Qual o entendimento sobre o trecho citado acima¿

7- Qual a relação dos brinquedos com o crescimento e desenvolvimento da criança?

8- Qual a diferença entre Jogos recreativos e Jogos Pré-desportivos.       

9- Você acredita que um lazer criativo, evita a marginalização do indivíduo. Porque¿

10- Originariamente a Gincana apareceu na Índia, entre os dirigentes ingleses que aproveitaram a palavra “HindigentKhana”, local de jogo, para definir uma atividade que entremeava pequenas provas desportivas entre os convidados. Considerada um jogo tradicional, a gincana é uma atividade recreativa competitiva que se adapta a qualquer clientela, muito utilizada nas escolas como atividade, e tem como principais características:

 

11- Podemos dizer que o esporte e a atividade física fazem parte do universo da recreação, assim como a recreação muitas vezes faz parte do universo dos esportes e da prática física, sem, no entanto, se caracterizarem como áreas comuns. Verbalize sobre essa temática dando um exemplo de como isso pode acontecer na educação física.

12- O uso de computadores e da televisão para o lazer e demais atividades é bastante discutido por médicos e educadores. Algumas ideias defendem alguns benefícios que essa prática pode causar no desenvolvimento. Comente e explique pelo menos 2 aspectos que favorecem essa discussão.

13- Você acredita que democratização do lazer está acontecendo, e que o mesmo vem sendo oferecido da mesma forma para as diferentes classes sociais.

14- Habituamo-nos a ter o que necessitamos com o suor do nosso rosto. O homem foi domesticado para o trabalho. Viver sem trabalho provoca sentimento de culpa e o tempo livre é um problema assustador para a maioria das pessoas que ou não cultivam interesses diversificados ou se acomodaram à passividade das formas de lazer para consumo. Por isso, se trabalharmos menos, talvez passemos mais tempo sentados à frente da televisão. Lembremo-nos, porém, que o enriquecimento do lazer só pode vir com uma melhora na educação.

(Baseado em: Domenico de Masi, J. M. Keynes e Wassily Leontief.)

Sobre o texto é válido o que é valido argumentar sobre o seguinte problema:

15- Os estudos mais completos sobre a evolução do jogo na criança são de autoria de Jean Piaget, que verificou esse impulso lúdico já nos primeiros anos de vida do bebê, na forma do chamado jogo do exercício sensório-motor; do segundo ao sexto ano de vida predomina sob a forma de jogo simbólico, para se manifestar, a partir da etapa seguinte, através da prática do jogo de regras. Cite algumas características da classificação dos jogos feita pelo autor?

Referências

CAVALLARI, Vania Maria (Org.) – Recreação em Ação – São Paulo: Ícone, 2006.

KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura; 5 ed. tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo, Perspectiva, 2008.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches