Identificação do Folhas - Operação de migração para ...



Identificação do Folhas

Nome do professor: Jaqueline Kugler Tibucheski

Escola: DEM

Disciplina: Educação Física

Série: 1ª série

Faixa etária do aluno: a partir de 13 anos

Unidade Temática: Histórico dos Jogos Olímpicos da Antigüidade

Palavras chaves: jogos olímpicos antigo, circo romano, gladiador

Título: Ameaça aos Jogos Olímpicos

|Relacionado com conteúdos de: Educação Física |

|Matemática ( ) |Língua Portuguesa ( ) |Geografia ( ) |História ( x ) |

|Artes ( ) |Filosofia ( x ) |Sociologia ( ) |LEM ( ) |

|Biologia ( ) |Educação Física ( ) |Química ( ) |Física ( ) |

Terrorismo que afastar Turistas dos Jogos Olímpicos!

O assunto segurança continua a dominar os preparativos para os Jogos Olímpicos de Atenas, de 13 a 29 de agosto.

Nesta quinta, uma bomba caseira explodiu na porta de uma agência do Banco Alfa - patrocinador da Olimpíada - sem deixar feridos, e um grupo terrorista assumiu a autoria dos atentados ocorridos na última semana na capital Grega.

(Nilton Valentin, do Diário do Grande ABC, com Agências de 13/05/2004)

| |

|Será Atenas a última edição dos Jogos Olímpicos? |

Os Jogos Olímpicos de Atenas se aproximam e o mundo está na expectativa da competição mais famosa do planeta. Paira sobre Atenas, não o espírito Olímpico, mas ameaças terroristas. Se isso realmente acontecer, a história irá se repetir, você sabe esta história? Convido-o a entrar no túnel do tempo e conheça as razões que levarão a extinção dos Jogos Olímpicos Antigos.

Os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga.

Tudo começa na Grécia Antiga, aproximadamente em 776 a.C., na cidade de Olímpia. Apesar da idéia de que os gregos constituíam uma nação, uma única etnia, a Grécia foi formada por vários povos. A grande diversidade entre as cidades estado, colaborou para que os conflitos entre os povos da região fossem uma constante.

Um dos eventos que reunia a maioria dos gregos eram os Jogos Pan-helênicos, entre eles o mais famoso, os Jogos Olímpicos. As diferentes Grécias se aproximavam e conseguiam viver harmoniosamente no período dos Jogos.

Para os Gregos, o ideal para um cidadão era ter o corpo são em mente sã ou seja, o corpo a serviço do pensamento.

Os Jogos Olímpicos, aconteciam em Olímpia, numa cidade situada aos pé do monte Olimpo, também conhecido como a morada dos deuses.

Nos dias que antecediam os Jogos, podia se observar uma grande movimentação dos viajantes, não só apenas para assistir os jogos, mas para participar do festival religioso.

Era muito comum poetas e oradores aproveitarem a ocasião para tornar suas obras conhecidas, pois o melhor veículo de comunicação e propaganda na época era o corpo à corpo ou seja, o contato direto do artista com o público. Eles

se aproveitavam de uma grande feira que era montada nas proximidades do estádio de Olímpia e divulgavam seus feitos.

A participação era aberta a todos os homens, cidadãos livres.

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos era uma autoridade incontestável. Tinham o poder de decidir sobre a moral do atleta, se ele podia ou não competir. Após esta aprovação, os atletas passavam por um treinamento físico, espiritual e moral, sempre supervisionados pelos juizes. Era comum os atletas chegarem até um mês antes do início oficial do Jogos para se prepararem.

Estes Jogos sofreram várias modificações, acreditamos que em tal momento da história acontecia assim:

Nas primeiras edições, as competições duravam um dia e com o aumento da adesão passaram para cinco dias. Havia espaço para sacrifícios e cerimônias; provas atléticas para os jovens e adultos. As mulheres eram proibidas de participar.

No primeiro dia da competição, em frente a estátua de Zeus, cada atleta fazia um sacrifício e uma oração e começavam as competições. Nesta época não havia final de semana como agora, trabalhava-se ininterruptamente sem dia de folga. Então, esta pausa, quebrando a rotina, era esperada e festejada. Uma grande festa popular!

A programação do Jogos Antigos:

1º dia:

□ Sacrifícios;

□ Cerimônias de abertura.

2º dia:

Provas para efebos (nome grego para adolescentes)

□ Dromos (corrida que consistia uma volta no estádio, aproximadamente 182m)

3º dia:

Provas para adultos

□ Dromos e Diaulo (corrida semelhante ao dromos que consistia duas voltas no estádio, aproximadamente 364m);

□ Lutas greco-romana (luta semelhante a luta livre) e pancrático (luta parecida com o boxe);

□ Pentatlo (prova combinada do pancrático, salto em distância, stadia (corrida, aproximadamente 85m), lançamento de dardo e de disco).

4º dia:

Provas eqüestres

□ Corridas de cavalos montados;

□ Corridas de bigas puxadas por 4 cavalos (um tipo de chavete porém com a frente arredondada e aberta atras, era muito veloz)

□ Corridas de charretes puxadas por mulas.

5º dia:

□ Cerimônia de encerramento;

□ Sacrifícios;

□ Proclamação dos heróis.

Os vencedores era premiados com uma coroa de palma, de oliva ou de louros. A aclamação aos heróis realmente acontecia quando eles retornavam à sua cidade natal, sendo precedidos e seguidos por um cortejo numeroso, num aparato de triunfo. Vestidos de púrpura, num carro puxado por quatro cavalos, os "heróis olímpicos" adentravam a cidade em grande estilo.

Devido ao grande êxito alcançado, em alguns lugares, o tesouro público lhes proporcionava uma vida farta; em outros, comida para toda a vida; outros os eximiam dos impostos. Afinal, nada mais justo para a época, pois uma vitória evitava que os deuses enviassem às cidades pestes de toda a sorte.

Alguns esportes atuais nascem neste período, o atletismo, o boxe e as corridas eqüestres. A evolução das provas foi acontecendo de acordo com as circunstância da época.

Um exemplo, a prova de 200m rasos do atletismo. Em sua origem, era uma prova na qual os atletas corriam do lado de fora do estádio. Conta-se que durante a prova, provavelmente, o percurso não estava claro para todos os participantes e na eminência de uma chuva forte, o público que assistia a corrida entrou correndo para dentro do estádio para se proteger. Vendo isso, alguns competidores pensaram que a prova tinha terminado e entram também para dentro do estádio. Dada a confusão que deve ter acontecido entre os treinadores e os juizes no que diz respeito ao percurso da prova decidiram defini-lo em uma volta no estádio, ficando conhecida como dromos, virando assim regra.

Histórias inusitadas como esta devem ter acontecido em vários momentos no esporte. É a história viva se formando.

Curiosidades esportivas:

□ Os gregos explicavam muito de sua cultura através de mitos, dentre eles figura a de Héracles, ou Hércules para os romanos. No mito "dos 12 trabalhos de Héracles" lhe é atribuído a criação dos Jogos Olímpicos.

□ Atualmente para modificar qualquer regra de um esporte, deve-se apresentar uma proposta num congresso realizado após as competições (geralmente Jogos Olímpicos ou também campeonato mundial, variando de acordo com o esporte). Quando a proposta é apresentada, defendida e votada na presença de representantes de todo o mundo, a decisão passa a valer para todos.

Temas para Pesquisa:

□ Qual a programação atual do atletismo? Você saberia dizer o nome de heróis desta modalidade?

□ A quem cabe organizar os Jogos Olímpicos Atuais?

□ Apresente uma curiosidade esportiva da Grécia Antiga.

Temas para discussão:

□ A luta, na busca pela participação, da mulher desde os Jogos Olímpicos Antigos até hoje.

Sugestão de atividade:

□ Organize uma competição adaptando a realidade do seu colégio aos Jogos Olímpicos antigos

Sugestão de leitura:

□ A Ilíada (Homero)

Sugestão de filme:

□ As aventuras do Odisseu;

O Circo dos Romanos

No curso da história do mundo ocidental, surge o Império Romano com inclinação para a guerra (pois sua formação é de influência de vários povos guerreiros latinos, sabinos, etruscos, macedônicos, etc.) e paulatinamente, vão conquistando todo o mundo antigo e também a Grécia. Os romanos incorporam alguns de seus costumes e impõem o seu estilo de vida. Os Jogos Olímpicos do ponto de vista dos gregos, como um festival, que reunia exercícios físicos, poesia, música, passam por um período de decadência até a sua extinção.

No dia a dia dos romanos não eram só guerras, havia muita diversão popular. Entre as atividades que se destacam estavam o teatro, as corridas de biga, os jogos de dados, as lutas e a grande paixão popular: as lutas dos gladiadores!

Os embates dos gladiadores eram a concepção romana dos rituais de sacrifícios aos deuses. Isto acontecia quando sacrificava-se um prisioneiro de guerra no funeral dos seus próprios guerreiros, acreditando que a alma do herói morto seria beneficiada com a homenagem.

ocio/ articulo/html/oci12295.htm

O sacrifício foi ficando mais emocionante na medida em que ao prisioneiro era permitido lutar. Era preciso morrer com honra.

Para que isso acontecesse foram sendo aprimoradas as armas de luta. O circo romano acontecia num anfiteatro, via-se lutadores armados de capacetes, espada, garfos, lanças e escudos. Digladiavam-se até que um deles ficasse em posição para matar o adversário. O público manifestava-se levantando o polegar (poupando a vida) ou abaixando o polegar (condenando). Cabia ao representante do poder a decisão final, decretava a morte ou o adiamento da morte, pois este guerreiro certamente estaria em outra luta.

Outra competição que também agradava o público era quando gladiadores lutavam contra pessoas geralmente desarmadas, doentes e esfomeadas (composto de bandidos comuns, cristãos ou qualquer pessoa que se opusesse ao sistema). A diversão consistia em serem mortos com requintes de crueldade. Animais selvagens também eram utilizados (leões, tigres, cobras, etc.)

Os espetáculos eram abertos ao público, sendo financiado por "figurões" da política e do comércio, permitindo assim que o povo (escravos e pobres) pudessem assistir sem pagar. O circo nada mais era que um controle social.

O povo acreditava que o sacrifício e o sangue ajudavam a superar as suas dificuldades, como se todos pudessem se beneficiar do sacrifício somente assistindo. O público experimentava um delírio coletivo! Um ditado romano: "para o povo pão e circo".

O modelo dos antigos estádios romanos são muito parecidos aos de hoje. Um dos mais famosos foi o Coliseu, em Roma. A quantidade de pessoas variava de 30 mil até 55 mil pessoas assistindo o "circo dos horrores". No auge do império romano existiam cerca de 160 estádios, aproximadamente.

Quando o Imperador Teodósios I assume o poder, para se ver livre de uma crise de consciência, converte-se ao catolicismo e declara proibido os Jogos.

Acaba com a carnificina, afinal o circo foi utilizado para liquidar o povo cristão durante muitos anos. Até a sua proibição no anos de 392 a. C., foram celebrados 291 jogos.

Curiosidades esportivas:

Qualquer um poderia ser um herói olímpico. Até Nero (o imperador que colocou fogo em Roma) participou de uma competição de biga. Seu carro estava equipado com 3 parelhas de cavalos (normalmente eram utilizadas duas). Caiu e foi arrastado pelos cavalos em frente a multidão. Mesmo tendo abandonado a prova sem terminar o percurso, foi declarado campeão! Deve-se aqui explicar que, por ordens suas, ele era o único competidor.

Sugestão de filmes:

• Gladiador;

□ Tróia; Troy - EUA, 2004; Épico/Guerra - 163 min.

□ Daniel na cova dos leões;

□ Ben-hur;

□ Spartacus

Sugestão de atividade:

□ Desenvolva um roteiro de filme ou teatro sobre o circo dos romanos.

SITES:



Atenas1906.htm













BIBLIOGRAFIA:

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal do esporte. São Paulo, Ícone, volume 3, pp. 93-97, 2003.

DISNEY, Walt. Manual dos Jogos Olímpicos. São Paulo, ed. Abril, 1980. pp. 12 - 27.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Roma: vida pública e vida privada. São Paulo, Atual editora, 1994.

MEC. Telecurso 2000: educação para o esporte. Rio de Janeiro, ed. Globo, 1997.

SANTIN, Silvino. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporalidade. Ijúi, UNIJUÌ, 1987.

SCHWAB, Gustav. As mais belas histórias da antigüidade clássica: os mitos da Grécia e de Roma. Rio de Janeiro, Paz e terra, 4ª ed. 1974. pp. 184 - 225.

SOUZA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro Olhar: filosofia. FTD, São Paulo, 1995. pp.

-----------------------

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches