A Nossa Casa



Projeto pedagógico

Jardim de Infância

[pic]

“A brincar com o corpo humano ”

Educadora de Infância: Diana Tavares

Auxiliar de Educação: Cátia Rodrigues

Ano letivo: 2017/2018

“Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas.

Mas, eu fiz dela um amigo, agora ela é única no mundo.”

Antoine de Saint-Exupéry

Introdução

O projeto pedagógico da sala do jardim de infância baseia-se em educar pela afetividade, privilegiando a singularidade de cada criança que faz parte do grupo. Por conseguinte, gostávamos de estabelecer uma relação próxima com a família, implicando-a ativamente no nosso quotidiano e juntos trabalhar os 4 pilares da educação, o aprender a ser, o aprender a conhecer, o aprender a fazer e o aprender a viver juntos.

“O projeto curricular de grupo vai sendo revisto e ajustado através de ciclos sucessivos de planeamento, ação e avaliação, que se vão alargando e aprofundando, ao longo do ano. Assim, o/a educador/a prevê em cada dia a sua ação do dia seguinte, sendo que, a partir do que observa, regista e documenta sobre o desenvolvimento do processo e das aprendizagens das crianças, recolhe elementos para avaliar e refletir, numa base semanal ou mensal. Esta reflexão, sobre a pertinência e sentido das oportunidades educativas proporcionadas, permite perceber se contribuíram para a aprendizagem de todas e de cada uma das crianças”.

(Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2016: p. 19)

Quando realizamos este projeto pedagógico tivemos em conta a idade das crianças que vão frequentar o jardim de infância e as suas necessidades e interesses. Atendendo à faixa etária do grupo, procuramos estabelecer um conjunto de objetivos e um plano anual de atividades que contemplam o tempo de concentração, a necessidade de estabelecer uma relação de afeto, de experimentação e a realização de atividades lúdico pedagógicas. Como é referido nas orientações curriculares para a educação pré-escolar (Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2016: p. 11), este processo não é linear nem único, as alterações e ajustes fazem parte do processo, por isso a importância de sermos mutuamente flexíveis. É importante dar à criança o tempo que necessita para despertar para a aprendizagem, pois “o acesso à educação é também um direito de todas as crianças, especificando-se que essa educação tem como base uma igualdade de oportunidades (Convenção dos Direitos da Criança, 1989, art.º 28 e 29)”.

É na infância que as crianças querem saber tudo sobre o corpo humano, é a fase em que ocorrem as maiores descobertas. Braços, pernas, mãos… o corpo vai sendo descoberto pela curiosidade natural da idade. O respeito que cada criança tem por si própria constrói-se a partir do conhecimento do próprio corpo e das suas capacidades e limitações. Quando a criança se conhece, torna-se capaz de se relacionar com os seres vivos e o meio ambiente. Maragon (p. 74, 2006) afirma que "quanto mais experiências corporais a criança tiver, maiores as chances de refinar seus movimentos". Estas foram as principais motivações para desenvolver este projeto intitulado “A brincar com o corpo humano”, tendo como principal objetivo despertar na criança a consciência do seu corpo, o conhecimento das suas partes, funções e os cuidados a ter com o mesmo.

A possibilidade de aprender a própria anatomia e as diferenças entre a sua e a das outras crianças, é também uma fonte de aprendizagem agradável que deve ser utilizada em contexto de sala. A exploração das partes do corpo será o ponto de partida para a criança explorar todo o corpo humano despertando nesta a curiosidade pelo tema para que se iniciei uma tomada de consciência de cada segmento do corpo e da sua função.

A criança começa a conhecer-se além da estrutura básica corporal (cabeça, tronco e membros) e começa a desenhar a forma humana rica em detalhes (sobrancelhas, orelhas, mãos, pés,…). Esta forma de expressão demonstra que a criança começa a perceber que todos os órgãos do nosso corpo são importantes e desempenham funções diferentes e únicas. “Todo ser humano tem uma imagem de si mesmo, de seu corpo, de seu corpo em movimento. A imagem corporal da criança pode ser definida como todas as respostas mensuráveis que formula em relação às dimensões, à forma e aos componentes de seu corpo, assim como em relação às capacidades para o movimento que ela percebe de seu corpo e as interações deste com o ambiente” (Cratty, 1982).

 A cada descoberta sobre o corpo humano, novos conhecimentos serão agregados aos já existentes, contribuindo para desenhos cada vez mais elaborados. "A criança não desenha o que vê, mas o que sabe o que sente. Seu saber é seu sentir e perceber. O desenho da figura humana não tem intenções explicitamente anatômicas, simétricas e referenciais (Derdyk, p.119, 1990)", logo é muito importante que a criança tenha liberdade de se expressar através do desenho, partindo da sua criatividade e do conhecimento do mundo.

As sensações que o nosso corpo pode desempenhar serão exploradas através dos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. A ampliação do conhecimento e interiorização destes, ocorre através da exploração do meio em que a criança está inserida, proporcionando o desenvolvimento motor. Logo, o movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana, as crianças movimentam-se desde que nascem e vão adquirindo cada vez mais um maior controle sobre o seu corpo.

Para que a criança tenha consciência do seu corpo é muito importante que ela perceba a sua importância e os cuidados que devemos ter com ele. Vão ser exploradas questões de higiene, alimentação e saúde, como a importância de ter uma alimentação equilibrada, higiene para o nosso bem-estar e saúde. Os hábitos e rotinas diárias reforçam a autonomia da criança, desta forma, os hábitos convertem-se em valiosos recursos de identidade pessoal.

Também a diversidade cultural e as diferenças físicas serão aspetos abordados durante o projeto "A brincar com o corpo humano ", ampliando a visão das crianças para as diferentes raças, etnias, semelhanças e diferenças entre os seres humanos, levando-as a perceber a importância de cada pessoa como ser único dentro do seu grupo.

A elaboração deste projeto pretende demonstrar que descobrir o nosso corpo humano é uma tarefa fascinante e prazerosa que promove uma fonte de conhecimentos, de atualizações, de habilidades, de construção cognitiva, afetiva e social.

“Cabe ao/à educador/a apoiar e estimular esse desenvolvimento e aprendizagem, tirando partido do meio social alargado e das interações que os contextos de educação de infância possibilitam, de modo a que, progressivamente, as escolhas, opiniões e perspetivas de cada criança sejam explicitadas e debatidas. Deste modo, cada criança aprende a defender as suas ideias, a respeitar as dos outros e, simultaneamente, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem de todos (crianças e educador/a).” (Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2016: p. 10). Deve portanto, o educador proporcionar à criança um ambiente seguro e rico em informação, onde todas as conquistas, erros e comportamentos sejam valorizados e que a construção do saber e o gosto por fazer sejam momentos de constante enriquecimento pessoal.

Fundamentação Teórica

“A educação pré-escolar, tal como está estabelecido na Lei Quadro (Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro), destina-se às crianças entre os 3 anos e a entrada na escolaridade obrigatória, sendo considerada como “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”.

(Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2016: p. 5).

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica e um processo que resulta da interação entre todos os intervenientes na vida da criança, nomeadamente o meio familiar é um processo educativo. Como é referido nas orientações curriculares, este processo tem um tempo e espaço próprio que insere e leva as crianças a interagirem num grupo com outras crianças e adultos.

Nesta perspetiva o meio revela-se fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, na medida que usufruem de experiências educativas diversificadas num contexto de compreensão de si e do outro. O meio social envolvente, localidade ou localidades de onde provêm as crianças que frequentam um determinado estabelecimento de educação, assim como a inserção geográfica do estabelecimento, contribuem de forma direta ou indireta nas crianças. Desta forma, as características da localização – instituições, moradias, redes de transporte e serviços, meios de comunicação social, entre outros – não se tornam independentes de sistemas mais vastos. Assim a diversidade da riqueza das contribuições de serviços e instituições desempenham um papel relevante na educação pré-escolar.

“A inserção da criança na sociedade parte, necessariamente, das relações que estabelece com as estâncias sociais mais próximas para se ampliar, de modo progressivo, em estâncias menos próximas. O conhecimento, manipulação e compreensão dos processos que se desenvolvem no meio social da criança, potenciam o seu processo de socialização e permitem-lhe inserir-se no complexo ambiente social que o rodeia” (Enciclopédia de Educação Infantil, 1997, pág.381). Tendo em conta todos estes aspetos referidos anteriormente o projeto “a brincar com o corpo humano” é uma mais-valia baseado numa perspetiva sistémica que nos ajuda a compreender os sistemas onde cada criança cresce e se desenvolve, tendo em conta, as suas características pessoais e saberes já adquiridos.

O processo de descoberta e assimilação da realidade envolvente deverá contribuir para que a criança consiga um melhor conhecimento do mundo social, das suas características, elementos mais significativos e um desenvolvimento no meio, sem colocar à margem o contexto social em que está inserida.

Horário da sala do Jardim de Infância

9h 30m – Acolhimento

Canção os bons dias/ Novidades

10h – Atividade dirigida/ semi-dirigida/ atividades livres

10h 30m – Reforço matinal

10h 45m – Atividade dirigida/semi-dirigida

12h – Arrumar/ higiene

12h 15m– Almoço/ higiene

13h 30m às 15h – Descanso

15h – Acordar/ higiene

15h 15m – Atividade dirigida/semi-dirigida

16h – Lanche/ higiene

16h 15m – Atividade dirigida/ semi-dirigida/ atividades livres

17h 00m - Preenchimento do quadro do comportamento, do quadro do tempo e das presenças/ termino das atividades diárias

Após este período as crianças são encaminhadas para a sala polivalente onde vêm um filme e aguardam a chegada dos pais.

Caraterísticas das crianças 3/4 anos

As crianças de 3/4 anos, interessam-se muito por tudo o que as rodeia e divertem-se aprendendo sobre temas diferentes: a origem das coisas, a natureza, a reprodução e o nascimento, os animais, as profissões, …

Gostam de experimentar e procurar diferentes estratégias para chegar ao resultado desejado. Aborrece-lhes o papel de espetador. Conseguem descobrir os pormenores das coisas.

Começam a antecipar as suas ações, a criar hipóteses e a testá-las logo. Gostam de criar e repetir coisas já realizadas.

Começam a realizar verdadeiros intercâmbios, pelo que, pouco a pouco, têm em conta as ideias e propostas dos outros para enriquecer as suas próprias. Começam a compreender os sentimentos das outras pessoas.

As amizades são cada vez mais importantes. É comum vê-los com um amigo preferido partilhando com este a maior parte das suas atividades. Começam a diferenciar-se os interesses entre as meninas e os meninos.

Passam também por um período de birras e negativismo, mas conseguem falar das suas zangas e exercer um maior controlo sobre os seus impulsos e sentimentos.

Permanecem muito mais tempo a realizar qualquer atividade e têm gosto em terminar o seu trabalho. Podem realizar tarefas por etapas.

Sentem-se mais crescidos; gostam de ter responsabilidades, de cuidar dos mais pequenos e de ajudar os adultos em pequenas tarefas.

Apreciam muito o jogo dramático e os fantoches. Encontram-se na fase do jogo simbólico, socializado e cooperativo e elegem outros para compartilharem dos seus jogos. No jogo, incorporam papéis que não são da vida familiar mas, quase sempre, relacionados com experiências vividas. Adoram disfarçar-se. “Planificam” o jogo distribuindo papéis e atribuindo funções a cada participante.

O jogo torna-se mais competitivo. Começam a organizar-se os jogos de grupo, passam a respeitar a vez de cada um e a cumprir algumas regras estabelecidas e, além dessas, criam as próprias.

Conversam incessantemente, mesmo que ninguém os ouça. A linguagem é um verdadeiro meio de comunicação, cada vez mais rigoroso, claro e detalhado. Contam histórias misturando ficção e realidade. Etapa rica em fantasias. Apreciam imenso o relato de contos, especialmente os fantasiosos e disparatados, os quais conseguem recriar cada vez com maior precisão.

Têm sentido de humor. Gostam do que é divertido e disparatado. Adoram os exageros.

Começam a interessar-se cada vez mais pela leitura e pela escrita, comoalgo para conhecer e investigar. São capazes de reconhecer os seus nomes e dos colegas escritos. Começam a ensaiar escritas próprias.

Estão, também, a descobrir os números e a sua utilidade. Pouco a pouco irão relacionando o signo com o seu significado e acabarão por descobrir no número uma ferramenta útil para resolver algumas situações quotidianas. Necessitam que os seus desenhos se pareçam com a realidade; ensaiam vários “esboços” até encontrarem o que mais lhes agrada e tentam estabelecer uma relação com o que querem representar. Os seus desenhos começam a ser mais pormenorizados e reconhecíveis. Põem-lhes nome com intenção. O espaço e a cor são usados emocionalmente, desenham em maior escala aquilo de que mais gostam.

A figura humana irá evoluindo. Desenham a cabeça, o tronco, as partes da cara, braços e pernas bem colocados. Já conseguem respeitar os limites da folha em que desenham. Interessa-lhes o destino dos seus produtos e conservar as suas obras.

Na modelagem, copiam objetos da vida diária e fazem figuras humanas. Gostam de enriquecer as suas obras com acessórios.

Com os blocos/legos, cobrem grandes superfícies com as suas construções.

Planeiam algumas construções e convidam outros a participar. Integram mais acessórios e dão-lhes nome.

Manejam o lápis, o pincel e a tesoura com facilidade; ainda lhes é difícil recortar figuras pequenas.

São capazes de alcançar metas mais precisas propostas pela educadora. Desfrutam do domínio que têm sobre o corpo. Possuem uma maior coordenação manual que lhes permite abotoar, transvazar, encaixar, enfiar.

Reconhecem as diferentes partes da cara, as articulações. Começam a interessar-se pelo corpo, pelo que acontece no seu interior e pelas suas funções. O seu pensamento é intuitivo, mais adaptado à realidade que na fase anterior.

Dominam relações espaciais no solo com o seu próprio corpo e relacionam, também, dois objetos entre si.

A sua orientação temporal é deficiente, ainda vivem principalmente no presente. Começam a compreender, em situações concretas, o passado e o futuro.

Características das crianças 4/5 anos

As crianças desta faixa etária observam com interesse e fazem perguntas sobre tudo o que acontece ao seu redor. Interessam-se pela utilidade, origem das coisas e pelos processos biológicos: o crescimento das plantas, o nascimento dos bebés. O seu sentido da realidade evolui e estão a descobrir a diferença entre a realidade e a fantasia. Esta curiosidade pelo mundo leva-os a questionar-se e a trabalhar com os objetos.

Apresentam, progressivamente, um domínio mais nítido da conceção do tempo, sempre relacionado com acontecimentos, conseguindo antecipa-los e, também, explicá-los.

Encontram-se numa fase do jogo de socialização, partilhando as situações de jogo e os materiais. As amizades são cada vez mais importantes, onde as opiniões e atitudes dos amigos terão influência sobre as suas.

Muitas vezes constituem “grupos”, preferindo a companhia de crianças do mesmo sexo.

Divertem-se com jogos em que é necessário competir e começam a aceitar as regras dos mesmo.

Gostam de dramatizar acontecimentos familiares e personagens da televisão, geralmente heróis. Dramatizam situações mais complexas e planeiam o desenvolvimento da cena, distribuindo os papéis. Com os jogos de mesa, empenham-se mais na resolução do problema, concluindo o jogo até ao fim, e geralmente não pedem ajuda.

Conseguem trabalhar em conjunto durante um tempo bastante prolongado. O seu pensamento começa a sair do egocentrismo das idades anteriores, começam a ter um pouco mais em conta o ponto de vista dos outros e chegam a acordos que facilitam a convivência. De dia para dia podem realizar situações que se lhe apresentam sem necessitar da ajuda do adulto. Estão preparados para assumir pequenas responsabilidades e gostam de cooperar.

Já sentem necessidade de que os seus desenhos sejam reconhecíveis pelo adulto, esmerando-se para que tal aconteça. Antecipam o que vão desenhar, planeando o seu trabalho. À medida que evoluem nesta etapa, usam a cor com critério realista. A figura humana é mais complexa, proporcionada e há pormenores de vestuário, cabelo, etc. Nesta fase observam-se diferenças entre as produções dos meninos e das meninas.

Na modelagem dominam totalmente o material, acrescentam detalhes e imprimem movimento às figuras. Conseguem alcançar metas mais precisas determinadas pelo educador, trabalhando em espaços reduzidos e em tempos estipulados.

Utilizam a linguagem oral como um verdadeiro meio de comunicação. Falam para expressar os seus sentimentos, pensamentos e interesses, com relatos cada vez mais claro e pormenorizados.

Demonstram muito interesse pelos contos fantasiosos e gostam de narrações longas e divididas em capítulos. Começam a interessar-se por aprender a ler e a escrever. Ensaiam escritas próprias e copiam as que encontram à sua volta. Interessam-se pelos números, podem realizar operações simples com material concreto. Utilizam os números como instrumento para resolver problemas quotidianos. Discriminam tamanhos diferentes e podem seriá-los por ordem. São capazes de agrupar segundo alguns critérios simultâneos: cor, tamanho, forma,… Conseguem seriar até 10 elementos.

Alcançam grande independência e competências nos seus movimentos, possuindo um grande domínio da motricidade fina. Reconhecem posições espaciais em referência ao seu corpo e a objetos entre si. Iniciam-se no conhecimento de algumas funções do corpo humano e dos seus órgãos. Interessa-lhes “o que não se vê” do corpo. Começam aa demonstrar interesse pelas diferenças sexuais.

Características das crianças 5/6 anos

As crianças desta faixa etária já conseguem vestir e despir sozinhos, sendo também capazes de assegurar a sua higiene de forma independente.

Podem manifestar dores de estomago ou vómitos quando obrigadas a comer comidas que noa gostam, têm preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma grande variedade de alimentos. Falam fluentemente, utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais. Demonstram um grande interesse pela aquisição de novas palavras e pela própria linguagem. Poderão gaguejar se demonstrarem cansaço ou nervosos.

Seguem instruções e aceitam supervisão. Conhecem todas as cores, números, etc… podendo ainda distinguir cêntimos e euros. Possuem uma enorme capacidade de memorizar histórias e de as repetir. São capazes de agrupar e ordenar objetos, tendo em conta o tamanho (do mais pequeno ao maior). Começam a entender os conceitos de “antes” e “depois”, “em cima” e “em baixo”, etc., bem como conceito de tempo “ontem”, “hoje”, “amanhã”.

A mãe é o centro do mundo da criança, pelo que poderá recear não a voltar a ver após uma separação.

Brinca com meninos e meninas. Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros. É capaz de brincar com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo.

Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão. Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar.

Conhece as diferenças de sexo, apreciar conversar durante as refeições. Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebés. Nesta faixa, a criança esta numa fase de maior conformismo, sendo critica relativamente aqueles que não apresentam o mesmo comportamento. Pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair, de cães ou de danos corporais, embora esta não seja uma fase de grandes medos. Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, chuchar no dedo,…

Preocupa-se em agradar os adultos, e possuiu uma maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros, e devido a esta grande preocupação em fazer bem as coisas poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis. Envergonham-se facilmente.

Caracterização do Grupo

O grupo é composto por nove crianças, sendo três do sexo feminino e seis do sexo masculino.

| Nome |Data de nascimento |Idade |

|Sofia |26/9/2012 |5 |

|António |11/3/2013 |4 |

|Santiago |16/2/2013 |4 |

|João Carvalho |21/3/2013 |4 |

|Inês |22/5/2013 |4 |

|Salomé |24/8/2013 |4 |

|Ronaldo |22/12/2013 |3 |

|Hugo |22/7/2014 |3 |

|Vasco |11/7/2014 |3 |

A sala de jardim-de-infância é constituída por um grupo de crianças multidimensionalmente heterogéneo, incluindo-se os 3, 4 e 5 anos. Todas as crianças já frequentam a instituição há algum tempo, o que é visível pelo à vontade que as crianças manifestam quando estão no jardim-de-infância, assim como pela interação com o restante pessoal da instituição.

A maioria das crianças da sala já são autónomas nas suas rotinas diárias e na utilização de materiais e equipamentos existentes na sala. Este grupo caracteriza-se por participativo, ativo, interativo e curioso por se envolver com elevados níveis de entusiasmo, alegria e boa disposição, tanto em atividades espontâneas como planificadas. A expressividade e a felicidade são constantes neste grupo, apesar das crianças que transitaram da sala da creche ainda fazerem algumas birras comuns na fase em que se encontram.

Tratando-se de um grupo heterogéneo é essencial respeitar as etapas de desenvolvimento de cada criança, tendo em conta a sua individualidade e por conseguinte o seu próprio ritmo. Como nos refere as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, “a interação entre crianças em momentos diferentes de desenvolvimento e com saberes diversos é facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem. A existência de grupos com crianças de diferentes idades acentua a diversidade e enriquece as interações no grupo, proporcionando múltiplas ocasiões de aprendizagem entre crianças (M.E., 2016: 26) o que permite afirmar a riqueza que advém do trabalho com um grupo com estas características.

Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, é essencial que nesta sala mista as crianças de 3 anos sejam inseridas no grupo de 4 e cinco anos. Todavia, dada a diferença do seu desenvolvimento é necessário em determinadas atividades subdividir o grande grupo em pequenos grupos de trabalho, para desta forma poder trabalhar de acordo com as necessidades de cada um.

Com este grupo heterogéneo as crianças mais velhas sentem-se responsáveis porque ajudam as mais novas nas diferentes tarefas e a crescer, aumentando a sua auto-estima. Por outro lado, as crianças mais novas têm como modelo as mais velhas o que facilita e potencia o desenvolvimento individual, de todo o grupo e de todo o processo ensino/aprendizagem.

A existência de um grupo heterogéneo permite às crianças partilhar saberes, cooperar entre si e ajudarem-se a crescer, porque na “educação pré-escolar, o grupo proporciona o contexto imediato de interação social e de socialização através da relação entre crianças, crianças e adultos e entre adultos. Esta dimensão relacional constitui a base do processo educativo. Há diferentes fatores que influenciam o modo próprio de funcionamento de um grupo, tais como as características individuais das crianças que o compõem, o maior ou menor número de crianças de cada sexo, a diversidade de idades, ou a dimensão do grupo” (Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2016: p. 26).

Objetivos gerais do Projeto:

- Despertar na criança a consciência do seu corpo;

- Conhecer e identificar as diferentes partes do corpo e os cuidados a ter com este;

- Desenvolver as diferentes funções do corpo humano;

- Proporcionar experiências que envolvam a utilização dos sentidos;

- Perceber as possibilidades e limitações do corpo;

- Possibilitar situações nas quais as crianças aperfeiçoem as suas habilidades psicomotoras, permitindo também a ampliação da noção de lateralidade;

- Conhecer as diferenças e semelhanças quanto às raças, etnias, entre os seres humanos e a perceber a importância de cada pessoa como ser único;

- Desenvolver a observação, criatividade e linguagem oral e escrita.

Objetivos específicos:

- Conhecer as partes do corpo e aprender a nomeá-las;

- Reconhecer a função de cada parte e órgão do nosso corpo;

- Incitar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;

- Estimular o respeito por si mesmo, pelas suas capacidades e limitações;

- Proporcionar a perceção do próprio corpo e a expressão desta imagem através do desenho;

- Desenvolver a visão do mundo da criança através dos cinco sentidos;

- Estimular a importância de ter uma alimentação equilibrada e rica em frutas e verduras;

- Fomentar na criança a sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde;

- Explorar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de situações lúdicas, registrando através de diversas linguagens, a fim de ampliar o conhecimento de si, do outro e do mundo, bem como suas capacidades e limitações;

- Vivenciar no quotidiano, situações que favoreçam a construção da estrutura lógica-matemática;

- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;

- Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

- Incentivar a participação das famílias no processo educativo.

Objetivos e áreas de desenvolvimento

|Área da Formação Pessoal e Social |

|Objetivos Gerais |Objetivos Específicos |

|• Promover o desenvolvimento de uma |• Permitir que a criança adquira uma personalidade única e própria através |

|personalidade própria na criança |do conhecimento exterior e do contacto com os outros, e com os valores |

| |incutidos. |

|• Fomentar o desenvolvimento da auto- estima |• Mostrar à criança que a sua presença na sala é importante; |

| | |

| |• Fazer com que a criança tenha auto- estima oferecendo-lhe estímulos |

| |positivos: |

| |- dizendo que ela é capaz; |

| |- que já esta melhor; |

| |- que está bonito; |

| |- que se portou bem… |

| | |

| |• Levar a criança a sentir-se valorizada nas diferentes tarefas/atividades a |

| |realizar e encoraja-la a fazer cada vez melhor. |

|• Promover o desenvolvimento do auto- conceito |• Conseguir que a criança verbalize características que são valorizadas por |

| |si: |

| |- ser menino/ menina; |

| |- ser bonito; |

| |- ser corajoso; |

| |- ser amigo; |

| |- ser forte; |

| |- ser bom… |

| | |

| |• Reconhecer estas características em si e considerá-las: |

| |- muito importantes; |

| |- pouco importantes; |

| |- nada importantes; |

| | |

| |• Favorecer a desinibição, levando a criança a sentir confiança nos seus|

| |atos; |

| | |

| |• Fazer com que a criança tenha confiança no espaço em que se desloca de |

| |forma a ter liberdade de movimentos; |

| | |

| |• Conseguir que a criança conheça os seus objetos pessoais. |

|• Promover o desenvolvimento do |• Conseguir que a criança nomeie os amigos que faltam; |

|conceito do outro | |

| |• Conseguir que a criança ajude os amigos quando estes precisam; |

| | |

| |• Conseguir que a criança reconheça e admire o trabalho dos outros e saiba |

| |elogiar; |

| | |

| |• Conseguir que a criança respeite os outros pedindo “desculpa”, “obrigado”, |

| |“por favor”. |

| • Promover o desenvolvimento da capacidade de |• Ser capaz de reconhecer, ter ou sentir sentimentos externos: |

|reconhecer e expressar sentimentos, emoções e |- zanga; |

|necessidades |- cansaço; |

| |- alegria; |

| |- dor; |

| |- medo; |

| |- tristeza; |

| |- curiosidade… |

| | |

| |• Conseguir que a criança verbalize o que sente e explique o porquê desse |

| |sentimento. |

| | |

| |• Conseguir que a criança seja carinhosa com tudo o que a rodeia: |

| |- pessoas; |

| |- animais; |

| |- objetos da sala. |

|• Promover o desenvolvimento da socialização e do |• Levar a criança a ter boas maneiras, ser respeitador para ser respeitado; |

|respeito mutuo |• Conseguir que a criança seja capaz de esperar pela sua vez, não interrompendo|

| |quem está a falar, criar hábitos de escuta; |

| | |

| |• Conseguir que a criança partilhe com os outros aquilo que é seu; |

| | |

| |• Conseguir que a criança brinque sem estragar os brinquedos e os materiais|

| |da sala de atividades; |

| | |

| |• Ser capaz de trabalhar em grupo. |

|• Proporcionar a aquisição de atitudes e hábitos em |• Ser capaz de falar baixo; |

|função de o tornar um cidadão na sociedade | |

| |• Ser capaz de esperar pela sua vez para brincar, falar e jogar. |

| | |

| |• Ser capaz de ouvir os outros; |

| | |

| |• Saber estar à mesa: |

| |- mastigar com a boca fechada; |

| |- utilizar os talheres corretamente; |

| |- não deitar comida para fora do prato/chão. |

| | |

| |• Ser capaz de comer sozinho em todas as refeições; |

| | |

| |• Ser capaz de arrumar a cadeira depois da refeição; |

| | |

| |• Ser capaz de: |

| |- ser obediente; |

| |- ser sincero; |

| |- ser generoso; |

| |- ser companheiro/amigo; |

| |- pedir desculpa; |

| |-pedir e oferecer ajuda. |

| | |

| |• Conhecer e respeitar as regras de |

| |transito, levando a criança a compreender as razões porque: |

| |- se deve atravessar nas passadeiras; |

| |- se deve respeitar os semáforos; |

| |- se deve agir com prudência para evitar acidentes; |

| |• Levar a criança a conhecer a sinalização relativa à segurança/sinais de|

| |perigo. |

| |

| |

|Área do Conhecimento do Mundo |

|• Fomentar o conhecimento e a |A sua identificação |

|descoberta de si mesmo | |

| |• levar a criança a saber: |

| |- o seu nome e apelido; |

| |- a sua idade; |

| |- o seu sexo (menino/menina); |

| |- o nome do jardim que frequenta; |

| | |

| |• Levar a criança a ter consciência dos seus gostos próprios e das suas |

| |preferência, sendo capaz de selecionar: |

| |- jogos; |

| |- brincadeiras; |

| |- livros; |

| |- canções… |

| |O seu corpo |

| | |

| |• Reconhecer a sua identidade sexual |

| |(feminino/ masculino); |

| | |

| |• Identificar características do seu corpo e dos outros: |

| |- cor de cabelo; |

| |- cor de pele; |

| |-cor de olhos… |

| | |

| |• Levar a criança a conhecer e identificar as partes constituintes do seu |

| |corpo: |

| |- cabeça; |

| |- tronco; |

| |- membros; |

| |- e todos os restantes pormenores. |

| | |

| |• Desenvolver as diferentes funções do corpo humano; |

| | |

| |• Proporcionar experiências que envolvam a utilização dos sentidos; |

| | |

| |• Perceber as possibilidades e limitações do corpo; |

| | |

| |• Possibilitar situações nas quais as crianças aperfeiçoem as suas habilidades |

| |psicomotoras, ampliando da noção de lateralidade; |

| | |

| |• Representar o seu corpo através do desenho; |

| | |

| |• Comparar-se com outros colegas e adultos da sala/escola: |

| |- mais novo/mais velho; |

| |- mais alto/mais baixo… |

| | |

| |• Conhecer e aplicar normas de higiene corporal e alimentar (tomar banho |

| |todos os dias, lavar as mãos, lavar a fruta….); |

| | |

| |• Levar a criança a identificar os alimentos que se devem comer mais, menos ou |

| |moderadamente, para uma alimentação saudável; |

|• Promover o desenvolvimento na criança do ambiente|• Reconhecer e nomear o tempo que faz: sol, chuva, vento… |

|natural | |

| |• Registar de forma simbólica as condições atmosféricas diárias no quadro |

| |do tempo; |

| | |

| |• Reconhecer e identificar as estações do ano: |

| |- verão: sol, roupas leves, praia, ferias,… |

| |- Outono: chuva: folhas secas, magusto, botas,… |

| |- Inverno: frio: roupa quente, Natal; |

| |- Primavera: sol, menos roupa, passarinhos, flores,… |

| | |

| |• Levar a criança reconhecer e distinguir: manhã, tarde e noite; |

| | |

| |• Levar a criança a exprimir os seus desejos e aspirações; |

| | |

| |• Levar a criança dizer o que fará amanha, no fim-de-semana, nas |

| |próximas ferias,… |

|• Promover o desenvolvimento da descoberta dos | |

|outros |• Conhecer os nomes próprios, apelidos, sexo dos membros da sua família mais |

| |próxima; |

| | |

| |• Estabelecer relações de parentescos: pai, mãe, irmãos, tios, primos, avós, |

| |padrinhos,… |

| | |

| |• Representar a sua família através do desenho e pintura; |

| | |

| |• Conhecer o modo de vida e as funções sociais dos membros da família mais |

| |próximos (mãe é advogada e faz sempre o jantar,….); |

| | |

| |• Conhecer as diferenças e semelhanças quanto às raças, etnias, entre os seres |

| |humanos e a perceber a importância de cada pessoa como ser único. |

|• Promover a descoberta dos diferentes meios de |• Levar a criança a conhecer diferentes meios |

|transporte |de transporte, tais como: autocarro, moto, comboio, barco, avião,… |

| | |

| |• Dar a conhecer à criança as diferentes formas de deslocação dos meios de|

| |transporte (sobre carris, sobre rodas,…) |

| | |

| |• Entender a importância dos transportes para o funcionamento da cidade; |

| | |

| |• Compreender a evolução dos meios de transporte; |

| | |

| |• Conscientizar a importância dos sinais de trânsito, o cinto de segurança e a |

| |faixa de pedestre. |

| |

| |

|Área da Expressão e Comunicação |

|Domínio da Educação motora |

|• Promover o desenvolvimento dos dos |• Ser capaz de andar: |

|movimentos globais da criança | |

| |- normal; |

| |- sobre um risco; |

| |- para a frente; |

| |- para trás; |

| |- para os lados; |

| |- de coçaras; |

| |- de gatas; |

| |- de joelhos; |

| |- bicos de pés; |

| |- sobre os calcanhares. |

| | |

| |• Ser capaz de correr livremente obedecendo a ordens de paragem que podem ser |

| |visuais ou auditivas; |

| | |

| |• Ser capaz de correr devagar/ |

| |depressa/ em jogo de competição; |

| | |

| |• Ser capaz de saltar: |

| |- de pés juntos; |

| |- num só pé; |

| |- transpondo pequeno obstáculos; |

| |- imitando alguns animais. |

| | |

| |• Ser capaz de rastejar; |

| | |

| |• Se equilibrar com um só pé, num banco, andar com um objeto sobre a |

| |cabeça equilibrando; |

| |• de subir e descer escadas; |

| |• inibir o movimento parando ao sinal dado; |

| |• dançar com ritmos diferentes individualmente ou aos pares; |

| | |

| |• Rolar no chão para a esquerda e para a direita; |

|• Desenvolver os movimentos precisos (coordenação |• Controlar e coordenar as pequenas articulações: |

|fina) |- calçar/descalçar sapatos; |

| |- abrir/ fechar (portas, gavetas…); |

| |- fazer enfiamentos; |

| |- jogos de encaixe; |

| |- puzzles; |

| |- pentear-se; |

| |- apertar/ desapertar botões; |

| | |

| |-vestir roupa às bonecas; |

| | |

| |- torcer panos/esponjas molhadas. |

| | |

| |• Coordenação óculo-manual: |

| | |

| |- pegar no lápis, pincel, carimbos corretamente; |

| | |

| |- pegar na tesoura e cortar na horizontal e vertical segundo o seu |

| |contorno; |

| | |

| |• atirar a bola e apanha-la com ambas as mãos; |

| | |

| |• Atirar objetos em direção um alvo. |

| • Adquirir segurança e confiança na utilização|• Identificar e nomear em si e nos outros as partes do corpo; |

|do seu próprio corpo | |

| |• Orientar e coordenar o seu corpo no espaço de forma correta; |

| | |

| |• Ser capaz de imitar movimentos em espelho; |

| | |

| |• Ser capaz de construir uma figura humana; |

| | |

| |• Perceber as orientações e posições que o corpo pode tomar e ser capaz de |

| |as reproduzir, tais como: |

| |- de pé/sentada/deitada; |

| |- pernas à chinês/ pernas esticadas; |

| |- barriga para baixo/ barriga para cima. |

|• Promover o desenvolvimento da lateralidade|• Distinguir entre: |

|de ambos os membros |- em baixo/em cima; |

| |- ao lado/ no meio; |

| |- atrás/ à frente. |

|• Promover o desenvolvimento da acuidade |Apurar o sentido da audição: |

|sensorial | |

| |• Levar a criança a reagir a sons e ruídos; |

| | |

| |• Levar a criança a distinguir barulho/ |

| |silencio; |

| | |

| |• Distinguir vozes diferentes: |

| | |

| |- mulher/homem; |

| | |

| |- criança/ bebe; |

| |- Vozes dos animais; |

| | |

| |• Ser capaz de reconhecer a própria voz e a dos colegas. |

| | |

| |Apurar o sentido da visão: |

| | |

| |• Estimular a capacidade de observação; |

| | |

| |• Identificar e nomear cores; |

| | |

| |Apurar o sentido do tacto: |

| | |

| |• Descobrir e identificar diferentes texturas: |

| | |

| |• Identificar e nomear humidades e temperaturas: |

| | |

| |• Identificar através do tato objetos e materiais existentes na sala. |

| | |

| | |

| |Apurar o sentido do olfato |

| | |

| |• Levar a criança e identificar frutos pelo odor; |

| | |

| |• Levar a criança a identificar o cheiro como agradável/ desagradável. |

| | |

| | |

| |Apurar o sentido do gosto: |

| | |

| |• Identificar e nomear sabores. |

|Domínio da Educação Artística |

|A – subdomínio da dramatização |

|• Promover o desenvolvimento na criança pelo gosto da|• Usar os recursos expressivos do corpo para: |

|expressão dramática. |-dançar livremente; |

| |-interpretar canções; |

| |-fazer mímicas. |

| | |

| |• Reconhecer ações representadas por gestos. |

| | |

| |• Improvisar jogos dramáticos a partir de diversos objetos da sala, |

| |atribuindo-lhes significados múltiplos; |

| | |

| |• Promover o desenvolvimento da capacidade de dramatizar historias conhecidas |

| |ou inventadas pelas crianças; |

| | |

| |• Comunicar por gestos; |

| |• Reconhecer ações representadas por gestos; |

| | |

| |• Promover o desenvolvimento da imaginação e criatividade. |

|B – subdomínio das artes visuais |

|• Promover o gosto pela arte e pela cultura, |• Dar oportunidade à criança de experimentar diversas técnicas de expressão e |

|permitindo a exploração de diversos materiais e |representação: |

|instrumentos de expressão plástica; |-desenho; |

| |-pintura; |

| |-colagem; |

| |-carimbagem; |

| |-rasgagem; |

| |-modelagem; |

| |-pintura vertical/horizontal; |

| |-construções a 3 dimensões; |

| | |

| |• Promover o desenvolvimento de um controle perceptivo-motor do traço e do |

| |espaço gráfico; |

| | |

| |• Expor e elogiar todos os trabalhos da |

| |criança de forma a ter incentivos e confiança nas suas criações. |

|C e D – subdomínio da música e da dança |

|Proporcionar momentos: |• Identificar sons da natureza, de animais, de objetos, de factos de vida |

| |quotidiana; |

|•de escuta | |

| |•Levar a criança a ouvir diferentes tipos de música; |

| | |

| |•Utilizar o gravador para ouvir contos e canções. |

| | |

| |•Incentivar a criança a cantar; |

| | |

| |•Cantar canções já conhecidas e novas; |

| | |

|•de canto |•Cantar reproduzindo diferentes formas de ritmo: |

| |-com as várias partes do corpo; |

| |-com objetos diferentes; |

| |-com instrumentos. |

| | |

| | |

| |•Dançar livremente ao som da música; |

| | |

| |•Criar formas de movimento; |

| | |

| |• Ajustar os movimentos corporais de acordo com a musica que estão a |

| |ouvir; |

| | |

| |• Levar a criança a dançar musicas típicas de cada país; |

|•de dança | |

| |•Manusear e experimentar tocar instrumentos musicais; |

| | |

| |•Conhecer os instrumentos e o seu som; |

| | |

| |•Acompanhar canções ritmicamente com os instrumentos. |

| | |

| | |

| | |

| | |

| | |

| | |

| | |

|•de tocar | |

|Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita |

|• Promover o desenvolvimento da linguagem verbal, |• Despertar na criança o interesse pela sua própria língua; |

|levando a criança a compreender as mensagens e | |

|intenções comunicadas pelos outros, valorizando-a |• Alargar e enriquecer o vocabulário da criança; |

|como meio de relação com os outros; | |

| |• Articular corretamente os fonemas e palavras; |

| | |

| |• Memorizar e utilizar novos vocábulos; |

| | |

| |• Exprimir oralmente factos, sentimentos, ideias e vivencias; |

| | |

| |• Descrever situações vividas anteriormente; |

| | |

| |• Verbalizar ações observadas; |

| | |

| |• Explicar o significado de algumas palavras; |

| | |

| |• Conseguir que a criança leve o recado e traga a resposta; |

| | |

| |• Fazer leitura de símbolos, imagens e fotos; |

| | |

| |• Distinguir e identificar símbolos, imagens e fotos; |

| | |

| |• Recitar poemas, lengalengas, trava- línguas… |

|• Comunicar oralmente com progressiva autonomia e |•Conseguir que a criança formule corretamente perguntas e respostas; |

|clareza; | |

| |•Exprimir-se por iniciativa própria; |

| | |

| |•Participar em diálogo e conversas em grupo; |

| | |

| |•Comunicar oralmente descobertas realizadas; |

| | |

| |•Estimular a correção da dicção melhorando a articulação de fonemas e palavras.|

|• Promover o desenvolvimento da capacidade de |•Identificar intervenientes de uma historia e as suas atividades; |

|retenção de informação oral | |

| |•Reproduzir o enredo de uma história; |

| |•Completar histórias. |

|• Incutir na criança o gosto pela escrita e pela |• Contactar com diversos registos de escrita (revistas, jornais,..); |

|leitura | |

| |• Procurar com as crianças informações em livros; |

| | |

| |•Desenvolver gosto pela escrita por iniciativa própria; |

| | |

| |•Fazer leitura de imagens, gravuras, desenhos; |

| | |

| |•Levar a criança a começar a reproduzir o seu nome. |

|Domínio da Matemática |

|• Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico; |• Levar a criança a colocar por sequência lógica as imagens de uma história |

| |(por exemplo); |

| | |

| |•Colocar objetos por uma determinada ordem; |

| | |

| |•Levar a criança a comparar objetos por: |

| |-tamanho (grande, pequeno); |

| |-quantidade (muito, pouco); |

| |-forma (circulares, quadrados,..). |

| | |

| |•Estabelecer relações entre objetos segundo a sua posição no espaço; |

| |-ao lado; |

| |-em cima/em baixo; |

| |-frente/trás; |

| |-longe/perto; |

| |-aberto/fechado; |

| | |

| |•Estabelecer relações de grandeza entre objetos: |

| |-pequenino/pequeno; |

| |-grande/muito grande; |

| |-alto/baixo; |

| |-pesado/leve; |

| |• Dar a conhecer à criança as seguintes formas geométricas; |

| | |

| |• Fazer classificações de objetos segundo a forma; |

| | |

| |• Levar a criança a utilizar os blocos lógicos e a fazer representações de |

| |acordo com a sua imaginação; |

| | |

| |•Dar a conhecer à criança o conceito de número; |

| | |

| |• Levar a criança a fazer contagens de objetos ou pessoas, tocando-lhes; |

| | |

| |• Levar a criança a contar até vinte usando a reta numérica; |

| | |

| |•Levar a criança a desenhar os números até 10; |

| | |

| |• Trabalhar a diferença entre mais e menos. |

Plano Anual de Atividades

|Mês |Dia |Atividades |

|Setembro | |- Acolhimento |

| | |- Montagem/exploração da sala |

| | |- Construção dos quadros do tempo, de aniversários e de comportamento |

| | | |

| | |- culinária |

| | |- atividades de expressão plástica |

| | |- atividades sensoriais |

| | |- desfolhada |

| | |- vindimas |

| |4 | |

| |7 |- Teatro de boas vindas: Capuchinho vermelho |

| | | |

| | |- Visita ao parque da cidade de Lourosa |

| |20 | |

| | | |

| |22 | |

| | | |

| | | |

| | | |

|Outubro | |- Decoração de Outono (árvore do Outono)/ apanhar folhas no Buçaquinho |

| |11 |- Feira do livro |

| | | |

| | |- Comemoração do dia do animal – visita à clinica veterinária |

| |4 | |

| | |- Comemoração do dia dos castelos |

| |9 | |

| | |- Introdução ao projeto pedagógico de sala: |

| | |● conhecer e identificar as diferentes partes do corpo |

| | |● reconhecer a sua identidade sexual |

| | |● identificar caraterísticas do seu corpo e dos outros |

| | |● promover uma alimentação equilibrada levando a criança a identificar os alimentos que |

| | |devem comer mais ou menos |

| | | |

| | |- Dia Mundial da Alimentação – sumos naturais |

| | |- Semana da alimentação saudável – fazer iogurtes caseiros, batidos de fruta, roda dos |

| | |alimentos… |

| | | |

| | |- Lanche convívio com os avós (culinária, confeção de lembrança) |

| |16 | |

| | |- Lanche do dia das bruxas (culinária, histórias, pinturas faciais) |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| |25 | |

| | | |

| | | |

| |31 | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

| | | |

|Novembro | |- Proporcionar experiências que envolvam a utilização dos sentidos; |

| | | |

| | |- S. Martinho (trazer uma mão cheia de castanhas já cortadas) |

| |10 | |

| | |- Dia Mundial do Pijama |

| | | |

| | |- Visita ao consultório de um dentista |

| | | |

| |20 | |

| | | |

| | | |

| |29 | |

| | | |

|Dezembro | |- Decoração da sala com motivos alusivos ao Natal, confeção de lembrança natalícia, |

| | |culinária, lanche Natalício, …. |

| | | |

| | |- Festa de Natal |

| |15 | |

| | |- Início do inverno |

| |21 | |

| | |- Vinda do Pai Natal e Ceia de Natal |

| | | |

| | |- Recolha de brinquedos, roupa e alimentos para entregar numa instituição de caridade – |

| | |Centro Comunitário de Esmoriz |

|Janeiro | |- Conhecer e aplicar normas de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde |

| |5 | |

| | |- Cantar os reis no centro de dia (confeção de coroa, culinária, história, canções,…) |

| | | |

| | |- A higienista vem à escola |

| | | |

| | |- Visita à clinica de Cortegaça |

| | | |

| | |- Teatro alusivo ao Inverno |

| | | |

| | | |

|Fevereiro | |- Adquirir a noção que o corpo é sustentado pelo esqueleto e sensibilizar as crianças para |

| | |a sua importância |

| | | |

| |9 |- Lanche de carnaval |

| | | |

| |14 |- Dia dos Namorados (confeção de lembrança, culinária, troca de mensagens de amizade entre |

| | |as crianças da instituição |

| | | |

| |21 |- Visita à biblioteca de Ovar |

| | | |

| | | |

|Março | |- Conhecer as diferentes funções do corpo humano e dos principais órgãos que o constituem |

| | | |

| | |- Visita ao Centro de Saúde |

| |7 | |

| | |- Dia do Pai (lanche/convívio, confeção de lembrança,…) |

| |19 | |

| | |- Início da Primavera (canções, poesias, dramatizações, saídas ao exterior, plantação na |

| |21 |horta…) |

| | | |

| | |- Dia Mundial da Árvore (plantação na horta) |

| | | |

| | |- Dia Mundial da Água (canções, sequencias lógicas, história) |

| |22 | |

| | |- Realização da flor para os padrinhos |

| | | |

| | | |

|Abril | |- Conhecer as diferentes funções do corpo humano e dos principais órgãos que o constituem |

| | |(continuação) |

| | | |

| | |- Páscoa (decoração da sala, canções, poesias, lengalengas, culinária, elaboração de |

| | |lembrança, lanche alusivo à Páscoa,…) |

| | | |

| |2 |- Vinda do escritor à instituição no âmbito do dia internacional de livro infantil |

| | | |

| | |- Visita ao parque do Buçaquinho |

| |11 | |

| | |- Sessão parental |

|Maio | |- Promover o conhecimento da diversidade cultural e sensibilizar as crianças para a |

| | |diferença |

| | | |

| |7 |- Dia da mãe (elaboração de lembrança, canções, poesias, culinária, lanche/ convívio do dia|

| | |da Mãe) |

| | | |

| |15 |- Dia Internacional da Família (poesias, culinária, jogos,…) |

| | | |

| |23 |- Visita à quinta dos comboios e Valadares |

| | | |

| |29 |- Dia Nacional do Bombeiro (visitar os bombeiros e entregar os bens angariados pelas |

| | |crianças) |

| | | |

|Junho | | |

| |1 |- Dia Mundial da Criança (comemoração na instituição) |

| | | |

| |4 |- Passeio a Paramos para andar de cavalo e pónei no âmbito da comemoração do dia da criança|

| | | |

| | |- Dia Mundial do Ambiente (Canções, poesias, expressão plástica, dramatizações) |

| |5 | |

| | |- Comemoração dos santos populares |

| | | |

| | |- Verão (canções, poesias, expressão plástica, decoração da sala) |

| | | |

| | |-Vista ao parque Ornitológico de Lourosa |

| | | |

| | |- Festa de final de ano (dramatizações, canções, dança, mimicas) |

| |22 | |

| | | |

| |29 | |

|Julho e | | |

|Agosto |6 |- Passeio de final de ano |

| | | |

| | |- Atividades recreativas (praia, passeios, piqueniques, jogos, atelier variados, gincanas |

| | |de jogos, piscina, pinturas faciais, insuflável,….) |

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download