FMS Últimas noticias - Marist Brothers



|[pic] |ÚLTIMAS NOTÍCIAS |155 |

| |P.le M. Champagnat, 2 - C.P. 10250 - 00144 Roma |26-10-2004 |

| |Tel. (39) 06 545 171 - Fax (39) 06 545 17 217 – Email: publica@fms.it | |

-

|NOTÍCIAS |

Cruzeiro do Sul

O Provincial gostaria que “Reavivar a chama” não seja apenas uma missão reservada a alguns “especialistas”, mas seja uma responsabilidade para cada Irmão. Por isso ele lançou a cada um o seguinte convite:

“Ao te enviar esta carta, eu quero de convidar pessoalmente a participar da Assembléia provincial do sábado 16 e domingo 17 de setembro. Como você sabe, o principal assunto será a Pastoral marista das vocações. Eu lhe convido, pois, a participar com entusiasmo e esperança. A idéia é que todos nós, irmãos da Província e do Distrito, possamos oferecer o melhor de nós mesmos, a fim de que esta prioridade passe da teoria à vida. Nesse sentido, sua contribuição será insubstituível.”

Nigéria (Enugu)

Na terça-feira 21 de setembro de 2004, três Nigerianas foram as primeiras religiosas a fazer profissão na nova Congregação das Irmãs Maristas Missionárias da Sociedade de Jesus o Bom Pastor. Foi sob a inspiração do Irmão Thomas Ezeakku que esta nova congregação nasceu. As neoprofessas haviam esperado vários anos antes de poder realizar o seu desejo de se consagrarem a Deus através dos votos religiosos. Desde sua origem até ao momento, esta Congregação tem recebido o apoio constante dos Irmãos Maristas em todos os níveis do Instituto. Nós convidamos todos a rezarem pelo crescimento desta nova família religiosa.

O Irmão Laurentino e os 45 co-irmãos assassinados

O Irmão Giovanni Bigotto enviou à Congregação para as causas dos santos, dez cópias da “positio” do Irmão Laurentino e dos seus 45 co-irmãos assassinados em Barcelona no dia 8 de outubro de 1936. A “positio” é o texto que descreve o martírio deste grupo de Irmãos. Um trabalho de mais de 1000 páginas, obra do Irmão Gabriel Andreucci, a quem vai nossa homenagem.

O envio das 10 « positio » indica que os teólogos irão, já em novembro, iniciar o trabalho para examinar a causa que deverá ser votada em janeiro de 2005.A reunião dos Cardeais e bispos acontecerá somente em abril-maio, e a leitura do decreto sobre o martírio, junho-julho. Depois é necessário esperar a data da beatificação.

Um pequeno folheto sobre esse grupo de mártires será publicado no próximo mês. Ele será no mesmo modelo daquele sobre o Irmão Bernardo, o qual já está à disposição das Províncias que o desejarem.

Entre esses mártires nós encontramos alguns de uma estrutura humana excepcional que merecem ser conhecidos e dos quais nós podemos, enquanto Irmãos maristas, nos orgulhar. Eles representam um “capital espiritual” enorme, que seria lamentável ignorá-lo e não carregá-lo em nosso coração.

BREVES

Contribuições para o ww.

Os Provinciais confiaram a certos Irmãos a responsabilidade de enviar notícias para a página web. O Ir. Onorino Rota, responsável das publicações, lança-lhes um apelo especial, mas também a todos os outros Irmãos, para que enviem notícias (se possível com fotos anexas) à publica@fms.it para enriquecer nossa página web. O objetivo desse esforço é de “anunciar a vida” e de dar a conhecer a riqueza do Instituto espalhado pelo mundo.

Desenhos de Goyo (FMS Mensagem 33)

Vários Irmãos têm pedido para poder utilizar as fotografias que reproduzem um mural de Goyo e que apareceram no último número da revista FMS Mensagem. Lembramos que, como está escrito na página 2 da revista, os direitos pertencem ao Colégio Camberi de Madri.

Estatutos do Distrito da África Ocidental

O Conselho geral aprovou os Estatutos do Distrito da África Ocidental que depende da Província Mediterrânea. Lembramos que esse Distrito agrupa as comunidades e as obras maristas presentes em 6 países: Camarões, Costa do Marfim, Gana, Guiné equatorial, Libéria e Chade.

Um novo Conselho Provincial em Melbourne

A Província de Melbourne realizou seu 13o. Capítulo provincial entre os dias 27 e 30 de setembro, o qual marca o início do segundo mandato do Ir. Paul GILCHRIST.

O Capítulo nomeou 5 irmãos como Conselheiros provinciais. Eles são os irmãos Tony CADDY, Julian CASEY, Tony CLARK, Paul KANE e John MAC MAHON.

Um novo Conselho Provincial em Negombo

A Província de Sri Lanka e Paquistão acaba de realizar seu 16o. Capítulo provincial, no sábado, dia 2 de outubro. Este Capítulo marca o início do 2o. mandato do provincialato do Ir. Mike de WAAS. Quatro irmãos foram nomeados para o Conselho provincial: ALWIS Sunanda, LYANAGE Sunil, PERERA Mervyn e FONSEKA Noël.

Abertura de uma Comunidade em Roxton Falls (Canadá)

Dois Irmãos e um leigo abriram um Centro chamado “A Pequena Chácara”, para ajudar no trabalho de reintegração social de um grupo de jovens. Será através de trabalho de presença, de acolhida fraterna, de partilha de vida e das tarefas cotidianas em toda simplicidade, que os Irmãos esperam oferecer sua ajuda importante a esses jovens.

|NOTÍCIAS APARECIDAS NA WEB |

Arquivo na internet

01.10.2004 - Beslan

8 junho de 1972 a 3 setembro de 2004

A MENINA QUE CONTINUA A FUGIR DO NAPALM

Trinta anos passaram, mas a menina continua a correr, a chorar e a gritar. Ela está nua, não tendo como única vestimenta senão o medo. Uma nuvem escura e ameaçante a persegue, é uma nuvem de napalm. A garotinha tem nove anos e se chama Kim Phuc; o nome do seu vilarejo é Tang Bang, que fica há alguns quilômetros de Saigon, durante os anos da “gerra suja” do Vietnam.

A foto não é mais que um ponto de partida. Kim sobreviveu e consegue agora mostrar corajosamente as enormes cicatrizes que o napalm deixou sobre sua pela. Mas ela repete continuamente que as feridas, as mais terríveis, são interiores. No entanto, todo esses sofrimentos não a impediram de crescer, de a amar a vida, de tornar-se embaixadora da paz pela Unesco. Seu rosto, sua determinação e seu dinamismo nos dizem que ela venceu.

Um mês já se passou depois da tragédia na escola de Beslan (Rússia). As crianças que a mídia nos mostrou durante esses dias parecem muito com a pequena Kim. Do mais profundo do nosso coração nós desejamos que todos possam conseguir vencer, e poder, enfim, continuar amando a vida. São situações como essas que deveriam suscitar em nós os mesmos sentimentos que o Padre Champagnat sentiu diante da morte de João Batista Montagne: “Quantos outros meninos se encontram, todos os dias, na mesma situação... porque não têm ninguém...”

Eu, você, nós... podemos fazer alguma coisa pelas crianças de Ossétia do Norte (Sudeste da Rússia), por aquelas que moram em nosso bairro, por aquelas que vivem perto de nós: vencer o ódio pelo amor.

04.10.2004 - Argentina

Um século de trabalho em Luján

CEM ANOS COM MARIA E CHAMPAGNAT

A cidade de Luján não é somente a capital espiritual da Argentina, mas também o ponto de convergência que tem unido, ao longo dos séculos, os mais diversos lugares do país, graças ao trabalho infatigável de centenas de Irmãos e leigos.

Iniciamos um ano de festividades por ocasião do centenário do nosso querido colégio. São cem anos de educação fecunda, seguindo o exemplo de Maria e de São Marcelino: “Para bem educar uma criança, antes de tudo é preciso amá-la.”

As celebrações começaram no mês de setembro. Foi com muita propriedade que um dos jornais mais conhecidos da cidade, ao se referir ao evento, disse que celebramos o centenário “com humildade, simplicidade e modéstia”, segundo o espírito do Fundador.

Muitos foram os Irmãos, autoridades das diversas áreas educativas, políticos e religiosos, alunos, antigos alunos, professores e representantes das escolas locais e dos colégios marista da Província de Cruzeiro do Sul, além de um numeroso grupo de pais que vieram unir-se a nós para celebrar esse momento de festa e ação de graças.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a entrada da imagem de Nossa Senhora. Conduzida pelas mães catequistas e pelas crianças que se preparam para a primeira comunhão e acompanhada pelas vozes dos alunos e antigos alunos, ela é levada ao altar para ao lado de São Marcelino, presidir a celebração.

Escolhemos o dia do professor para comemorar o evento especial do centenário e para homenagear todos aqueles que deram sua vida para semear o amor educando as crianças e jovens. Ao final, cem pombas e cem balões com o logotipo alusivo ao evento: “Cem anos com Maria e Marcelino”, subiram ao céu.

A celebração também foi um gesto de gratidão aos primeiros Irmãos que, em 1904, iniciaram esta obra de educação e tornaram possível o que é hoje o Colégio de Nossa Senhora de Luján.

Veja as fotos

06.10.2004 - Argentina

Os Irmãos da Província de Cruzeiro do Sul

ENCONTRO DE COMUNIDADES

Os Irmãos das Comunidades da Cidade de Buenos Aires e vizinhança se reuniram para celebrar juntos Nossa Boa Mãe.

Ao meio dia, num amplo pátio junto à residência dos Irmãos anciãos da Villa Champagnat, em Pilar, mais de sessenta Irmãos se encontraram em torno à mesa, elevando a Deus preces e cantos a nossa Boa Mãe, e solicitando-lhe sua proteção.

Tivemos também a alegria da presença de alguns Irmãos jovens que estavam realizando um encontro em Luján e que fazem parte das comunidades do interior. Foi um momento para partilhar diferentes experiências, lembranças recentes e outras não tão recentes. A presença dos Irmãos anciãos em seu ritmo pausado de viver a vida marista foi complementada pela vitalidade e entusiasmo dos Irmãos de meia idade e pela alegria e disponibilidade dos mais jovens. Um momento para celebrar: a oração dirigida pelo Irmão Eugenio, a presença do Irmão Demétrio, a mesa partilhada. Degustamos o tradicional assado argentino, que nesse dia estava particularmente saboroso, além do insubstituível vinho que alegra o coração. Um momento de alegre partilha e convivência entre Irmãos em torno à mesa festiva.

Depois, as caminhadas em pequenos grupos, pequenas discussões, e os novos projetos para um ano que continua. Sob o terno olhar da Mãe, iluminados pela luz do Cruzeiro do Sul, retomamos forças para continuar a missão de construirmos juntos esta nova realidade provincial e tornar realidade o sonho de São Marcelino.

08.10.2004 - Sri Lanka

Encontro Interprovincial de Pastoral Vocacional

REGIÃO ÁSIA

Em agosto de 2004, em Sri Lanka, fui realizada uma Oficina de Pastoral Vocacional para a região da Ásia. Ao evento estiveram presentes os Irmãos encarregados da Pastoral Vocacional provenientes da China, Filipinas e Sri-Lanka-Paquistão, do Distrito da Coréia e do Setor da Índia. Estiveram também presentes, acompanhando o processo, os Irmãos Théoneste Kalisa e Ernesto Sánchez, da Comissão de Pastoral Vocacional do Conselho Geral. O grupo de treze Irmãos trabalhou intensamente durante uma semana, durante a qual houve momento para partilha, para orar e descansar. Durante os primeiros dias, foi feita uma análise da pastoral vocacional, situando-a no contexto atual dos jovens, da sociedade da vida marista na Ásia. Na maioria dos países asiáticos, a presença do catolicismo é minoritária, com exceção das Filipinas. É este contexto que se apresenta como desafio para a vida cristã e para a vida marista.

Continuando as reflexões, procurou-se estabelecer linhas de ação a partir da realidade estudada e dos apelos do XX Capítulo Geral. Buscou-se concretizar as idéias em projetos de acordo com os panos de cada Unidade Administrativa. Os planos sobre o Ano Vocacional Marista fizeram também parte de muitas reflexões. O restante do tempo foi dedicado ao estudo de temas importantes como: o acompanhamento e o discernimento das vocações. O encontro foi vivido dentro de um grande espírito de família com os Irmãos de Sri Lanka que foram excelentes anfitriões, e com os quais compartilhamos uma Eucaristia e uma refeição festiva.

10.10.2004 – Itália

Curso de renovação espiritual

CURSO DE ESPIRITUALIDADE PARA IRMÃOS DE TERCEIRA IDADE DE LÍNGUA ESPANHOLA, PORTUGUESA E ITALIANA

Veja as fotos

Desde o passado 10 de agosto, 22 Irmãos Maristas de terceira idade estão seguindo em Manziana, Itália, um curso de renovação espiritual.

São os Irmãos: Afonso Mário Heck, António Pisco, Benedetto Termini, Bruno Nebreda, Celso García, Enric Boix, Erasmo Alba, Ignacio el Pozo, Isaac Díez, Isaac Revilla, Jaime Juaristi, José G. Padilla, Jesús Luengo, José Gpe. Romero, José Luis Gorría, Juan Ortiz, Marco Aurelio Ospina, Néstor Machuca, Pedro Septiem, Quirino Calvo, Timoteo Pérez y Zacarías Aguirre.

Os Irmãos David Aranda, diretor, e Diamantino Duque, diretor adjunto, com a colaboração do capelão, Antônio Roig e do Irmão George Fontana, os acolheram fraternalmente e os ajudaram a alcançar os objetivos propostos: acolher em paz e alegria a história pessoal e a passagem de Deus por ela, responder neste momento da vida aos apelos do Espírito Santo, tomar consciência do seu papel importante na vida e missão do Instituto, regressar às suas comunidades dispostos a continuar sendo fermento de fraternidade, de esperança e serviço entre Irmãos e leigos(as).

Além das experiências orientadas com objetivo de aprofundar de maneira vivencial os diferentes aspectos da vida de Irmão, houve tempo pessoal para ler, para orar, para o silêncio e o encontro.

As várias visitas e peregrinações a Roma, Assis, Subíaco, Orvieto e Viterbo, também serviram para alimentar o espírito em contacto com os lugares que evocam os santos: Francisco e Clara de Assis, S. Bento e Escolástica, etc.

As audiências com o Papa e com o Irmão Superior Geral foram momentos de especial significado para o grupo, além do encontro com as Irmãzinhas de Jesus de Foucautd.

Os Irmãos estão muito agradecidos ao Senhor, à nossa Boa Mãe e aos Superiores pela dádiva que representou este tempo de paz, de fraternidade e plenitude num lugar maravilhoso e tranqüilo como é Manziana.

Nos próximos dias o grupo se deslocará a L´Hermitage, junto ao túmulo de S. Marcelino Champagnat, onde se realizará a última parte do programa.

12.10.2004 - Argentina

Província de Cruzeiro do Sul – Luján

ACAMPAMENTO UNIVERSITÁRIO

Sob o lema “sejamos o coração de Marcelino”, 25 jovens universitários acompanhados por cinco Irmãos realizaram durante os dias 25 e 26 de setembro, em “Vila São José”, Luján, um acampamento universitário. Este é um movimento dirigido por Irmãos jovens para universitários, ex-alunos maristas que realizam trabalho de pastoral em alguns colégios da Capital e no interior do país.

Durante o encontro foi vivido todo um trabalho de reflexão em torno da espiritualidade de São Marcelino, seu sonho dos Primeiros Irmãozinhos, seu crescimento espiritual, e de que maneira este sonho se faz realidade em cada jovem que pretende fazer da sua vida um serviço a partir do carisma marista.

O encontro foi iniciado com algumas atividades para logo em seguida se passar ao estudo de dois temas: “Herdeiros de um fogo inextinguível”, seguido de um tempo de deserto, para depois se refletir sobre a Carta “A Revolução do coração.” Em um terceiro momento trabalhou-se sobre os sonhos de Marcelino e nossos sonhos e ouviu-se uma palestra sobre o processo vocacional do Fundador e sua espiritualidade.

Os momentos de canto, as dinâmica vividas, a alegria, os momentos de oração e celebração, assim como os momentos de partilhar e as refeições, além de um tempo primaveral magnífico, tudo isso nos convidou a renascer para novas presenças entre os jovens e crianças onde trabalhos.

14.10.2004 - México

Irmão J. Jesús Sánchez Cobián, nascido em 15 de outubro de 1904

UM CENTENÁRIO

O Irmão J. Jesús Sánchez Cobián nasceu num pequeno povoado rural ao sul de Jalisco, São João de Amula, no seio de uma família profundamente cristã dedica ao trabalho do campo. Seu pai faleceu quando ele tinha apenas dois anos. Desde muito cedo o jovem Jesús se dedicou ao trabalho do campo.

Eis aqui o relato que ele mesmo faz de sua vocação

“Aos 17 anos, enquanto arava uma plantação de milho, eu perguntava a Jesus e a Maria, qual seria a minha vocação. Em 1921, enquanto eu ia à missa da quinta-feira santa, lhes pedi que me dissessem qual seria a minha vocação. Eles nada responderam. Porém, no dia seguinte, sexta-feira santa, ouvi claramente duas palavras: “Irmãos maristas.” Senti-me muito seguro ao ouvir isso. Guardei silêncio durante a sexta-feira, o sábado e o domingo. Na segunda-feira pela tarde, eu disse para minha mãe: “vou ser Irmão marista.” Ela me sorriu e disse: “filho, você não serve para isso.” Insisti, e ela me disse: “vai conversar com o padre para que ele lhe ajude.”

Nessa mesma tarde fui encontrar-me com o padre e ele me disse: “Que tolice! Melhor será você se juntar aos seus irmãos no seminário de Colima.” Eu lhe respondi: “Para ser padre, não.” Discutimos durante algum tempo e ele me dizia sempre a mesma coisa. Eu lhe respondi: “vou embora, já que você não quer me ajudar.” Foi então que ele me disse: “quando o Irmão Pedro Damián passar por aqui procurando vocações, eu lhe avisarei para que trates com ele desse assunto.” Eu lhe agradeci e fiquei esperando que ele me avisasse.

Poucos dias depois o padre me chamou dizendo que o Irmão Pedro Damián havia chegado, e que eu fosse encontrar-me com ele para tratar do meu assunto.

Encontrei-me com o Irmão Pedro Damián que me indicou um pequeno texto, li algumas linhas e ele me disse: basta! Escute, eu estou indo a Limón, a Grullo e a Autlán. Enquanto isso você se prepara. Quanto eu voltar se você estiver pronto, eu lhe levarei.

16.10.2004 - Brasil

A abertura do Ano Vocacional Marista

“VOCAÇÃO EM CENA”

“Viva Hoje o Sonho de Champagnat” – Com este lema, a comunidade educativa da Escola Medianeira de Erechim(RS) Brasil, realizou a abertura oficial do Ano Vocacional Marista. O objetivo é aprofundar o sentido da vida e da vocação no mundo, na busca de concretizar o “sonho de Champagnat”.

As atividades tiveram início no dia 08 de setembro, data da abertura oficial do Ano marista vocacional, em âmbito internacional. Os temas estão sendo abordados nas aulas de Ensino Religioso e nos momentos de espiritualização realizados pelo Serviço de Orientação Religiosa(SOR). Foram trabalhados: o significado da logomarca, a oração pelas vocações, o lema e as etapas de formação dos Irmãos Maristas. Todas as turmas visitaram o site vocacional da Província para pesquisar e conhecer mais sobre a vida dos Irmãos Maristas.

A culminância do Projeto ocorreu no dia 05 de outubro, quando cada turma apresentou o resultado do seu trabalho. Os alunos da Educação Infantil apresentaram uma dança ao som da música “Pescador de Cristo”, na qual fazem alusão ao compromisso do Irmão com Jesus Cristo. Os alunos de 1a à 4a Séries apresentaram a logomarca, o lema, a oração e o “chamado” que Jesus Cristo faz a cada jovem vocacionado.

Os alunos de 5a à 8a série, após haver estudado e discutido em sala de aula cada uma das quatro etapas de formação, apresentaram, com muita criatividade, peças teatrais representando o Juvenato,

Postulado, Noviciado e o Escolasticado. Foi um momento muito especial onde os alunos puderam compreender um pouco mais da vida e do dia-a-dia do jovem que procura tornar-se Irmão Marista.

Continuemos a viver o sonho de Champagnat!

18.10.2004 - Malawi

Profissão perpétua

IR. ANDREW SIKELO

O Irmão Andrew Sikelo emitiu seus votos perpétuos no dia 2 de outubro de 2004, na Igreja paroquial de São Luís de Montfort de Balaka. Ele é o mais velho entre os 8 irmãos de uma família nativa de Mwanga, ao sul de Malawi. Fez seus estudos secundários no Juvenato de Mtendere (hoje, Escola Secundária Marista).

Dirigindo-se à assembléia presente, o Ir. Sikelo agradeceu a todos aqueles que o ajudaram durante seu caminhar: pais, amigos e, evidentemente, os Irmãos maristas. Aproveitou também a ocasião para lançar um desafio aos jovens, dizendo: “Mesmo se o mundo está cheio de idéias sobre a sociedade de consumo, sobre o individualismo, o proveito dos interesses pessoais, podemos sempre seguir Jesus Cristo casto, pobre e obediente.”

O Bispo Dom Joseph Kimu presidiu a celebração eucarística que foi concelebrada por números padres da Diocese e das Congregações religiosas vizinhas. Durante sua homilia, Dom Kimu comparou o engajamento do Irmão Sikelo ao serviço que uma mãe africana presta a sua família. Ela pega três pedras, as coloca em forma de triângulo, coloca lenha entre elas e prepara a refeição. Assim, o Irmão Sikelo servirá o Senhor através dos três votos. Expressou ainda sua gratidão aos Irmãos maristas pelo trabalho formidável que prestam à Diocese. Lançou um apelo para que mais Irmãos venham trabalhar aí.

Esta profissão perpétua serviu como uma excelente ocasião para partilhar o sonho de Marcelino com outras pessoas, e uma maneira de promover as vocações à vida marista.

20.10.2004 - Guatemala

Primeiro Congresso da Vida Religiosa Juvenil

ALGO DE NOVO ESTÁ NASCENDO

Os religiosos e religiosas jovens de Guatemala se reuniram para celebrar o Primeiro Congresso da Vida Religiosa Juvenil, com o lema “algo de novo está nascendo”. Convocados pela Comissão dos Jovens da Confêrencia dos Religiosos de Guatemala (CONFREGUA), nos dias 8-10 de outubro, 96 religiosos e religiosas, de 37 comunidades e carismas diferentes, se reuniram na residência dos maristas, na cidade de Guatemala.

Muitas irmãs viajaram de vários estados do país, outras dos seus lugares de missão em El Salvador e Honduras, com o objetivo de se reunir, conviver e condividir os sonhos que a vida consagrada tem hoje para a América Central.

O congresso possibilitou aos jovens religiosos compartir seus carismas, agradecer a Deus suas vocacões, rezar e refletir juntos com o objetivo de estabelecer ideais e conseguir fazer de Jesus de Nazaré o centro de suas vidas, sendo, dessa maneira, verdadeiros testemunhas do evangelho no mundo de hoje.

O ambiente do encontro foi muito fraterno, cheio de alegria juvenil e com um toque muito internacional, pois os participantes vinham de 14 diferentes nações da América Latina. Seis irmãos maristas participaram do Congresso e outros dois colaboraram acompanhando a experiência e assessorando as reflexões.

22.10.2004 - Casa Geral

Em memória de Chris Mannion

SOMENTE UMA VEZ

No dia 1 de julho de 1994 nós recebemos a triste informação da morte de Chris Mannion, morto durante os trágicos acontecimentos de Ruanda. A lembrança desta morte permanecerá para sempre gravada em nossas memórias. Nós todos sabemos quanto o desencadeamento da violência foi humilhante para toda a população ruandesa.

A morte de Chris pode ainda hoje, dez anos depois, nos ajudar a refletir sobre essa violência insana que caracteriza o mundo atual. Sua morte deve nos motivar a trabalhar ainda mais para que haja mais justiça num mundo marcado pela violência, persuadidos de que somente a justiça gera a paz. A paz é o fruto da justiça, nos diz o salmo 85. O dever que nos incumbe é fazer justiça: única maneira de promover a paz.

O Conselho geral desejou recordar esse aniversário mandando imprimir um fascículo intitulado: SOMENTE UMA VEZ, uma pequena antologia de alguns escritos de Chris.

Na página 11, encontramos algumas reflexões que Chris escreveu no seu jornal no dia 12 de maio de 1994, quando se encontrava em Roma:

“Eu estou cada vez mais convencido que não são os anos de vida que contam, mas antes a paixão e o engajamento com que a vivemos. Esta vida é um dom que é preciso apreciar, que é necessário aproveitá-lo ao máximo, justamente porque ele termina com a morte (MINHA MORTE), da qual não sabemos o dia. Eu devo viver este dom da vida hoje, sem me preocupar com que vai acontecer. Deus, na sua misericórdia e sua bondade tomará conta de mim. Se, no momento, eu me preocupo ‘ir ao céu’ ou não, sou incapaz de me empenhar aqui e agora. Senão, por que a Encarnação?”

As questões sobre morte, o sentido da minha vida e da vida em plenitude me têm vindo com freqüência à mente durante nesses últimos dias. Por que? Talvez seja um chamado para viver mais a interioridade, a integridade e a entrega.

| BOLETINS MARISTAS |

Arquivo na internet

• Boletim marista 165, 21-10-2004

O irmão Chris Manion - 1951 –1994

• Boletim marista 164, 14-10-2004

UM CENTENÁRIO - Irmão J. Jesús Sánchez Cobián - nascido em 15 de outubro de 1904

• Boletim marista 164, 07-10-2004

Últimas Notícias

|PUBLICAÇÕES RECEBIDAS |

1. A Fonte e o Riacho. São Marcelino Champagnat e Veneráveo Irmão Francisco, Ir. Giovanni Bigotto, Postulador Geral (apresentação e seleção de textos), Roma setembro de 2004, 80 páginas.

IRMÃOS FALECIDOS DESDE 13.02.2004 A 26.10.2004

Segundo os dados chegados ao Serviço de Registro e Estatística do Secretariado geral

|Sobrenome |Nome |Nome religioso |Date |Idade |Província |

|HENNESSY |Edward R. |Thomas Edward |2004-02-13 |84 |UNITED STATES |

|MACHO GÓMEZ |José |Julián Alvaro |2004-02-23 |84 |NORANDINA |

|CÔTÉ |André |Henri André |2004-02-25 |72 |CANADA |

|NAVARRO ACEVES |Agustín |Narciso Pablo |2004-02-28 |79 |MÉXICO OCCIDENTAL |

|DI PIETRO |Giovanni |Alessandro |2004-03-02 |96 |MEDITERRÁNEA |

|PONCIN |Henri Germain |Georges Andronic |2004-03-06 |90 |EUROPE CENTRE-OUEST |

|SCANNELL |Desmond Joseph |Giles Vincent |2004-03-06 |83 |NEW-ZEALAND |

|GARCÍA BAÑOS |Miguel Cesáreo |Miguel Adrian |2004-03-07 |95 |MÉXICO CENTRAL |

|MACNEIL |Donald |Cyril Flavian |2004-03-17 |81 |EUROPE CENTRE-OUEST |

|HILBERT |Jean |Joseph Théophile |2004-04-03 |83 |EUROPE CENTRE-OUEST |

|SERNEELS |Augustin |Etienne Désiré |2004-04-19 |84 |EUROPE CENTRE-OUEST |

|MATA LUIS |Laureano |Pablo |2004-04-19 |98 |AMÉRICA CENTRAL |

|BERTO |Nilo |Fulgêncio Raúl |2004-04-22 |85 |RIO GRANDE DO SUL |

|GAUTHIER |Wilfrid |François Marie |2004-04-27 |86 |CANADA |

|MC GARRY |Thomas Kevin |Odran (Kevin) |2004-04-29 |77 |EUROPE CENTRE-OUEST |

|CHAZAL |Henri-Jean-Marie |Marie Vincent |2004-05-01 |82 |L'HERMITAGE |

|SILVA REIS |Manuel |Niceto |2004-05-07 |94 |COMPOSTELA |

|SOUZA |Eurico de |Heriberto Lucio |2004-05-15 |81 |BRASIL CENTRO-NORTE |

|BIGOTTO |Giorgio |Giorgio Giovanni |2004-05-21 |68 |MEDITERRÁNEA |

|FLYNN |Peter Francis |Marcellin John |2004-05-22 |73 |SYDNEY |

|MÉJEAN |Elie |Joseph Honorat |2004-05-24 |94 |L'HERMITAGE |

|TREMBLAY |Charles-Eugène |Charles Jérôme |2004-05-24 |84 |CANADA |

|RODRÍGUEZ RODRÍGUEZ |Antonio |Jorge Faustino |2004-06-03 |95 |COMPOSTELA |

|KANE |Thomas Joseph |Terence Mary |2004-06-03 |72 |MELBOURNE |

|GONZÁLEZ GALLO |Donato |Bernardo |2004-06-04 |78 |MEDITERRÁNEA |

|EMPINOTTI |Moacyr Caetano |Dionysio Félix |2004-06-13 |93 |RIO GRANDE DO SUL |

|DE COS GONZÁLEZ |Miguel |Mariano Miguel |2004-06-15 |88 |Sª. MARÍA DE LOS ANDES |

|AGBA |Sylvester |Linus Sylvester |2004-06-20 |75 |NIGERIA |

|FERNÁNDEZ DÍEZ |Santiago |Tadeo Antonio |2004-06-24 |78 |COMPOSTELA |

|GOUTAGNY |Pierre |Marie Claudius |2004-07-01 |89 |L'HERMITAGE |

|SHEILS |Patrick |Cormac |2004-07-10 |77 |EUROPE CENTRE-OUEST |

|SUÁREZ GARCÍA |Esteban |José Sebastian |2004-07-17 |82 |CRUZ DEL SUR |

|ACEBES FUENTES |Tomás |Tomás Agustín |2004-07-19 |69 |Sª. MARÍA DE LOS ANDES |

|NAHIRNIAK |André |Floriano João |2004-07-28 |86 |BRASIL CENTRO-SUL |

|EGUIGUREN AIZPURU |Dionisio |Ignacio Agustín |2004-07-29 |82 |IBÉRICA |

|ROY |Daniel | |2004-08-08 |62 |L'HERMITAGE |

|VILLARROYA GÓMEZ |Bernardo |Bernardo Ramón |2004-08-09 |66 |L'HERMITAGE |

|GÓMEZ GALVAN |Salvador |Salvador Gabriel |2004-08-11 |72 |MÉXICO OCCIDENTAL |

|O'HALLORAN |Brian |Brian |2004-08-12 |75 |EUROPE CENTRE-OUEST |

|TUNG TSAO LUNG |Paul |Malya Laurent |2004-08-14 |91 |CHINA |

|DEMATTÉ |Gildo |Samuel André |2004-08-21 |88 |BRASIL CENTRO-SUL |

|BAUER |Franz Xaver |Leo Xaver |2004-08-24 |86 |EUROPE CENTRE-OUEST |

|PRELORENZOS |Jean |Jean Emmanuel |2004-08-25 |69 |L'HERMITAGE |

|MATTUELLA |Rizzieri |Romildo María |2004-08-29 |74 |RIO GRANDE DO SUL |

|ZIEGLER |Paul |Marie Bertrand |2004-09-06 |96 |L'HERMITAGE |

|CORRIVEAU |Vincent |Vincent Arthur |2004-09-07 |83 |CANADA |

|GARCÍA MARTÍNEZ |José Dolores |Roque José |2004-09-08 |86 |AMÉRICA CENTRAL |

|LEFEBVRE |Marcel |Célestius |2004-09-10 |89 |CANADA |

|BLANCO BLANCO |Ruperto |Ruperto Víctor |2004-09-13 |83 |MEDITERRÁNEA |

|RUVER |José Francisco |Adelmo |2004-09-19 |85 |BRASIL CENTRO-SUL |

|DROUARD |Jean |Pierre Michael |2004-09-19 |84 |L'HERMITAGE |

|LODI |Sylvio João |Narciso Matías |2004-09-27 |82 |RIO GRANDE DO SUL |

|SAN MARTÍN ROJO |Juan José |José Daniel |2004-10-11 |73 |COMPOSTELA |

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download