Padrão (template) para submissão de trabalhos ao



Modos de endereçamento dos telejornais do grupo RBS: um estudo comparativo das estratégias de enunciação

Acadêmico: Franciele Bolzan

Orientador: Sibila Rocha

Resumo

O estudo se insere nas discussões sobre como as estratégias discursivas podem configurar diferentes modos de endereçamento de telejornais. Neste sentido, investiga-se os contratos de leitura dos três telejornais do grupo RBS, a saber, Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS Notícias. Por meio de processo observacional e metodologias qualitativas, foram mapeadas estratégias discursivas, produzidas por esses telejornais.

Trata-se de um estudo comparativo organizado em três fases de realização. A primeira etapa caracteriza-se por uma rigorosa pesquisa bibliográfica sobre telejornalismo, modos de endereçamento, contratos de leituras enunciação jornalística. Na segunda etapa realiza-se um estudo exploratório para mapeamento e a seleção do objeto empírico com fins de delimitar o corpus de pesquisa. Na terceira fase (a ser percorrida no TFG II) será descrito o objeto empírico e suas estratégias para analisar e sistematizar as formações discursivas, encontradas nos respectivos telejornais e seus contratos de leitura. Para dar conta desta revisão de literatura, utiliza-se autores como Charaudeau, Vizeu, Curado, Rezende, Carvalho, Duarte, entre outros. Este cenário é percorrido metodologicamente para responder a seguinte problemática de trabalho: De que forma, de que maneira, os telejornais da RBS TV apresentam suas notícias? E, decorrente destes modos de endereçamento, quais são os contratos de leitura que estabelecem? A partir desta questão, pergunta-se, comparativamente, quais as estratégias discursivas que diferenciam o Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS notícias?

O intuito deste trabalho é Compreender os modos como os telejornais do Grupo RBS, Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS Notícias são apresentados e, constroem, através de estratégias, seus contratos leitura.

Palavras-chave

Telejornal; modos de endereçamento; contratos de leitura e enunciação jornalística.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download