Lista de Química - Coweb



LISTA DE RECUPERAÇÃO ESPECIAL – GEOGRAFIA – 1º ANO

VALOR: 10,0 PT

CAPÍTULO 08 - ATIVIDADES ECONÔMICAS DO MEIO RURAL

Questão 01)

"Há favelas gigantescas geradas pelas monoculturas que estão por aí"(Adaptado da entrevista do líder camponês Manoel da Conceição ao site Repórter Brasil, em 04 de julho de 2006).

a) Interprete a afirmação do líder camponês, a partir da extensão das propriedades agrícolas do país.

b) Explique o que é um latifúndio.

Questão 02)

A pecuária, ao longo de praticamente todo período colonial brasileiro, foi uma atividade econômica sempre secundária, mas sempre em expansão, ao contrário do que ocorreu com a agricultura canavieira e com a mineração aurífera. Explique, com relação à pecuária, o porquê destas características.

Questão 03)

Observe as figuras abaixo.

[pic]

Fonte: Folha de São Paulo, 22 de abril de 2008.In:

agricultura/agrocombustibles/agrocombustibles_e_alimentos.htm.

Acesso em outubro de 2009.

Localização das Usinas de Álcool e Açúcar no Brasil

[pic]

Fonte: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico (Nipe).

In: . Acesso em outubro de 2009.

Sobre a atual expansão dos agrocombustíveis no Brasil, cujo principal produto é a cana-de-açúcar, faça o que se pede.

a) Indique dois fatores que justificam essa expansão no Brasil.

b) Cite duas áreas brasileiras que foram incorporadas recentemente pelo cultivo de cana-de-açúcar.

c) Mencione três consequências socioambientais resultantes dessa expansão.

Questão 04)

“O campesinato neste continente [América Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura – proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão-de-obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os ‘tubarões’ da agricultura de exportação.”

(Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico

na América Latina e a questão camponesa, em

Ana Maria Motta Ribeiro; Jorge Atílio S.

Iulianelli (Orgs.), Narcotráfico e violência no

campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.24.)

a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo “grilagem”?

b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?

Questão 05)

A luta pela terra no Brasil ganhou dimensão nacional com a emergência de movimentos sociais e políticas de distribuição de terras pelo governo. Apesar disso, persistem os conflitos no campo brasileiro.

a) Por que ocorrem conflitos na fronteira agrícola do país?

b) Qual foi a principal mudança ocorrida nos conflitos no campo brasileiro nos últimos anos? Explique.

Questão 06)

crescimento do agronegócio

[pic]

Folha de São Paulo, 01/06/2008

PIB da Amazônia Legal cresce mais que o do país

O agronegócio avança e é apontado por ambientalistas como a principal causa da devastação na Amazônia.

Setores do governo e representantes de produtores rurais descartam a hipótese de recuo do agronegócio na Amazônia Legal e afirmam que a tendência será aumentar a produção em áreas de florestas já abertas.

Adaptado de Zero Hora, 16/06/2008

Diferentes critérios e objetivos podem orientar a divisão do espaço geográfico em regiões. Na Amazônia, uma variedade de parâmetros tem sido empregada para essa divisão, o que pode gerar dúvidas quanto ao recorte territorial de suas regionalizações.

Diferencie o recorte territorial da Região Norte do recorte da Amazônia Legal. Em seguida, aponte os dois principais produtos do agronegócio cuja expansão da produção representa um sério risco para o desmatamento na Amazônia.

Questão 07)

A atividade agropecuária em Goiás vem se modernizando bastante nas últimas décadas. Dentre os elementosque podem comprovar tal modificação estão o aumento na venda de agrotóxicos e a comercialização demáquinas agrícolas, com a implementação do chamado agribusiness. Em Goiás, esse setor tem como seusgrandes representantes os complexos cereais-carne e sucroalcooleiro. A respeito dessa modernização daatividade agropecuária em Goiás, responda ao que se pede.

a) Identifique a região de predominância desses complexos.

b) Identifique os reflexos dessa atividade na estrutura fundiária.

Questão 08)

Leia o fragmento de texto a seguir.

“O impacto da soja excede em muito a perda direta de áreas naturais convertidas a esse uso da terra, porque somente a soja pode justificar o desenvolvimento da infraestrutura volumosa necessária para prover transporte para o escoamento da safra e chegada de insumos. Outras formas de uso da terra, como pastagens, ocupam vastas áreas, mas não têm o peso político necessário para induzir o governo a construir oito hidrovias, estradas de ferro e uma rede extensa de rodovias. Muito da porção amazônica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dá seqüência a planos anteriores para a expansão de infra-estrutura para soja.

[...] Muitos dos efeitos dos projetos de infra-estrutura vêm do que os planejadores brasileiros chamam de ‘efeito de arrasto’, ou seja, a estimulação de investimento privado como resultado de uma despesa pública em um projeto”.

Fonte:Ameaça da soja. Philip M. Fearnside in: Amazônia: destinos. v.3. Scientific American Brasil. São Paulo: Ediouro, Segmento-Duetto Editorial.

a) O que é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?

b) Cite um impacto sobre os ecossistemas naturais provocado pelo ‘efeito dearrasto’.

c) Por que somente a soja pode justificar o desenvolvimento da infra-estrutura volumosa necessária para prover transporte para o escoamento da safra e chegada de insumos?

Questão 09)

Analise o texto e a figura abaixo.

“Rei da carne” tira boi do pasto e planta soja

“Belarmino Iglesias diz que não podia mais adiar a entrada na produção de soja. Tem uma das poucas fazendas que ainda se dedica à pecuária na região de Dourados(Mato Grosso do Sul). Cercado de soja por todos os lados, ele era assediado seguidamente por produtores que propunham o arrendamento de suas terras ou parcerias.

Já que as propostas eram tão vantajosas, decidiu entrar sozinho no negócio. O que pesou na decisão de reformar pastos com o rodízio de grãos é que a soja diminui os riscos que antes a fazenda poderia ter com a cultura de outros produtos.”

(Folha de São Paulo,25/09/2003)

Evolução da área livre de febre aftosa no Brasil

[pic]

Fonte: Ministério da Agricultura

Tendo em vista os impedimentos levantados pela União Européia à importação de carne provinda de áreas atingidas pela febre aftosa, relacione a situação expressa no texto e nos mapas e aponte uma provável conseqüência para a área ainda ocupada pela Floresta Amazônica.

Questão 10)

Recentemente, a relação entre a expansão da produção de agrocombustíveis e a produção de alimentos entrou na agenda política internacional. Considerando esse fato, responda às questões:

a) No Brasil, a produção de agrocombustíveis tem forte base na cultura da cana-de-açúcar. Aponte o principal impacto sócio-econômico advindo do crescimento da produção de cana-de-açúcar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expansão vem ocorrendo mais fortemente.

b) A implementação de uma política de soberania ou segurança alimentar tem sido indicada como alternativa à crise de alimentos. Quais os principais objetivos das políticas de segurança alimentar?

Questão 11)

A agropecuária é uma atividade produtiva integrante do setor primário da economia, caracterizada pela produção de bens alimentícios e matérias-primas decorrentes do cultivo de plantas e de criação de animais. No Brasil, a partir da década de 1950, essa atividade se modernizou atingindo atualmente elevados índices de produção. Considerando estes dados, responda ao que se pede.

a) Diferencie agropecuária extensiva e intensiva.

b) Identifique e explique dois aspectos positivos da agricultura moderna para a economia brasileira.

c) Identifique e explique dois impactos negativos, resultantes da modernização da agricultura, para os trabalhadores rurais.

CAPÍTULO 09 – PRODUÇÃO DE ENERGIA E DESENVOLVIMENTO

Questão 12)

Governo já tem data para tirar Angra 3 do papel: 1º de setembro

O Brasil está muito próximo de tirar do papel a retomada do programa nuclear. O governo debateu por anos se deveria ou não reiniciar as obras de Angra 3. Por fim, em junho do ano passado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu autorizar a Eletronuclear a construir a terceira usina em Angra dos Reis.

Pelos planos que o governo vem anunciando recentemente, Angra 3 será apenas a primeira de uma série de novas usinas nucleares que deverão ser construídas no Brasil.

LEONARDO GOY

Adaptado de O Estado de São Paulo, 08/07/2008

A retomada do programa nuclear brasileiro traz à tona a polêmica que envolve essa forma de gerar energia não apenas no país, mas no mundo.

Aponte dois argumentos favoráveis e dois argumentos contrários à opção de ampliar a geração de energia elétrica em centrais termonucleares no Brasil.

Questão 13)

No Brasil, a produção de etanol tornou-se projeto de governo e está em franco processo de expansão nos últimos anos. Na região do Cerrado, os grandes canaviais vêm avançando a cada dia e incorporando novas áreas à produção. Explique a importância e a contribuição do relevo, do solo e da rede hidrográfica para o avanço da cultura canavieira na região.

Questão 14)

[Em 2007], 45,8% da energia usada pelos brasileiros veio de fontes renováveis, e o restante, de fontes não renováveis.

Temos a matriz mais equilibrada entre as grandes nações e muitas vias para expandir nossa geração, com energia hidrelétrica, petróleo e biomassa.

(BRASIL... 2009, p. 49).

[pic]

A partir das informações do texto, da análise da ilustração e dos conhecimentos sobre questões energéticas,

• conceitue energia renovável e não-renovável, citando um exemplo de cada tipo;

• situe, geograficamente, o novo megacampo de petróleo, no Brasil.

Questão 15)

O Brasil é dotado de uma vasta rede hidrográfica. Muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura, profundidade e volume de água escoado, tornando o país detentor de uma das maiores reservas de água doce do mundo. Apesar desta realidade, o país já enfrenta problemas no que concerne ao abastecimento urbano de água potável (como no caso de São Paulo), além de conflitos no campo pela distribuição de água para as atividades da agricultura e pecuária. Com base nestas informações, responda ao que se pede.

a) Caracterize o potencial das bacias hidrográficas do Paraná e do Amazonas para o abastecimento de água potável nos centros urbanos, considerando a atual distribuição geográfica da população sobre o território nacional.

b) Cite e explique dois impactos negativos decorrentes da utilização dos recursos hídricos da Bacia do Paraná.

Questão 16)

O Brasil tem, cada vez mais, buscado investir em novas fontes de energia, o que tem exigido da sociedade mudanças de hábitos e reflexões sobre maneiras de utilizá-las. Sobre essa problemática, atenda ao que se solicita nos itens abaixo.

a) Nomeie duas das principais fontes de energia do país.

b) Aponte três áreas onde estão localizadas importantes fontes de energia do país.

c) Cite dois tipos de energia alternativa em expansão no Brasil.

d) Cite três exemplos de atitudes e mudanças de hábitos cotidianos que podem contribuir para uma melhor maneira de utilizar os recursos energéticos.

Questão 17)

Desde a década de 1960, a Petrobras tem realizado estudos sísmicos para identificar a capacidade de produção de petróleo e gás de uma determinada bacia do litoral brasileiro.

Em 2006, 2007 e 2008, foi noticiada a descoberta de novas jazidas, o que possibilitaria a manutenção da auto-suficiência brasileira no abastecimento de petróleo e na consolidação do mercado de gás natural.

(riodejaneiro..br)

Com base na observação do mapa, indique qual o nome da Bacia recém-descoberta e os estados que fazem parte dela.

Questão 18)

A proposta brasileira de estimular a produção de etanol, com tecnologia nacional, para os mercados interno e externo tem sido tratada com destaque no cenário mundial.

a) Apresente dois fatores que despertam o interesse atual pelo desenvolvimento da produção de biocombustíveis.

b) Apresente dois riscos da expansão da produção de etanol no Brasil.

Questão 19)

O Brasil vai se tornar a Arábia Saudita verde?

O Brasil é novamente o país do futuro. Depois de rodar pelo país e se encantar com o processo de produção do álcool a partir da cana-de-açúcar, Thomas Friedman, colunista do New York Times e um dos maiores especialistas em Oriente Médio, voltou para os Estados Unidos convencido de que o Brasil pode se tornar a Arábia Saudita do álcool. A comparação com o maior exportador mundial de petróleo não é delirante. O Brasil é o país mais avançado em produção de combustíveis de origem vegetal, também chamados biocombustíveis.

Época, 12/02/2007

Após vislumbrar a auto-suficiência na produção de petróleo, o Brasil desponta como possível destaque na utilização da biomassa como fonte de energia.

Cite duas características do espaço físico brasileiro que favorecem a produção de biomassa no país. Cite também dois riscos, um socioeconômico e outro ambiental, caso se confirme o prognóstico apresentado no texto.

Questão 20)

O biodiesel é um combustível biodegradável, derivado basicamente de diversas fontes vegetais, e que podesubstituir total ou parcialmente o diesel de petróleo em vários tipos de motores.

a) Dê exemplo de duas fontes utilizadas na produção do biodiesel.

b) Explique por que o biodiesel tem sido considerado uma alternativa econômica e ambientalmente viável parao Brasil.

Questão 21)

A construção do gasoduto Brasil–Bolívia, inaugurado em 1999, consumiu U$ 2 bilhões de investimentos e foi muito importante para o setor energético brasileiro, pois gerou um considerável aumento na oferta de gás natural no país. O gasoduto foi projetado para transportar – a partir de 2007, quando deve ser atingida sua capacidade máxima – 30 milhões de metros cúbicos de gás, correspondentes à metade das necessidades nacionais.

(Adaptado de MORAES, P. R. Geografia do Brasil. 2ª. ed. São Paulo: Harbra, 2003, p. 510.)

Com base nos dados fornecidos acima e nos conhecimentos sobre fontes de energia, analise a vantagem do uso do gás natural do ponto de vista do meio ambiente e a vantagem específica dessa fonte de energia em relação à matriz energética brasileira.

Questão 22)

A energia é imprescindível ao homem e às suas atividades econômicas. Existem dois tipos de fontes energéticas primárias.

a) Quais são esses dois tipos? Exemplifique- os.

b) Por que a busca de fontes alternativas de energia está sendo estimulada? Cite dois exemplos.

Questão 23)

Ao longo da história, a ampliação da capacidade produtiva das sociedades teve como contrapartida o aumento do consumo e a contínua incorporação de novas fontes de energia.

Balanço energético mundial (%)

2001

[pic]

a) Apresente uma vantagem do uso do petróleo e uma vantagem do uso do gás natural como fontes de energia.

b) Apresente dois impactos negativos associados à produção de energia hidrelétrica.

-----------------------

BUSCAR, SEM PARAR, UMA META: EIS O SEGREDO DO SUCESSO.

“E Jesus lhes disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. Lucas 9.62

-----------------------

[pic]

Série:

de

2010

de

Goiânia,

Nº :

Aluno:

Valor: 5,0

Nota:

Professor :

Ass. Responsável:

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches